Caldeirão da Bolsa

SON e SNC: as resistências foram quebradas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BPI aplaudem estratégia da Sonaecom na b

por mcarvalho » 18/11/2004 17:04

Analistas do BPI aplaudem estratégia da Sonaecom na banda larga e acções atingem máximos

18/11/2004 16:04

Empresa estuda oferta conjunta de voz, dados e televisão Analistas do BPI aplaudem estratégia da Sonaecom na banda larga e acções atingem máximos
A Sonaecom realizou ontem um encontro com analistas e investidores, onde explicou a sua estratégia para o mercado de Internet de banda larga e admitiu a hipótese de lançar uma oferta tripla de voz, dados e televisão. O BPI diz que estas são notícias positivas e as acções da companhia já atingiram hoje um máximo de três anos.

No Iberian Daily de hoje o BPI diz que a Sonaecom explicou na reunião de ontem os seus novos produtos de ADSL, bem como os detalhes tecnológicos, económicos e de regulação.

Na semana passada a empresa regressou ao mercado de Internet de banda larga, lançando três produtos com velocidades de 2,4 e 8 MB por segundo. Esta oferta é disponibilizada através da rede própria da empresa, que permite maiores margens mas também implicam maior investimento.

Neste segmento, através da abertura do lacete local, a margem da empresa no negócio ascende a 40% e o retorno do investimento é de cerca de 22 meses.

Segundo o banco de investimento, a Sonaecom [snc] disse que, apesar do baixo investimento em publicidade, recebeu já um número «surpreendente» de clientes interessados.

A Portugal Telecom tem cerca de 1597 centrais que cobrem 3,6 milhões de linhas, e o processo de abertura do lacete local (através do qual os outros operadores podem aceder directamente ao cliente final) compreende 143 centrais, com acesso a 1,7 milhões de linhas.

A Sonaecom estima que no início do próximo ano atinja já uma cobertura de um milhão de linhas e tem como objectivo atingir uma quota de mercado de 8% entre as 1,7 milhões de linhas disponíveis, apesar de não adiantar uma data para a meta definida.

O BPI diz ainda que, na mesma reunião, a Sonaecom admitiu que está a estudar uma oferta tripla de voz, dados e televisão, o que, segundo o banco «pode ser a próxima grande revolução e canibalizar a oferta da TV Cabo».

A Sonaecom tem apenas ofertas de voz e dados, enquanto a TV Cabo, da PT Multimédia, oferece televisão e dados (Internet). A única operadora nacional com oferta tripla é a Cabovisão, que no entanto tem uma cobertura reduzida no território nacional.

O BPI considera que a estratégia da Sonaecom no segmento de banda larga é positiva e aumenta a visibilidade de um negócio atractivo para a empresa e para outros operadores de rede fixa alternativos.

«Estes novos produtos colocam em risco as receitas de rede fixa da Portugal Telecom e de banda larga da PTM/TV Cabo» e «será agora importante saber qual é a reacção da PT», diz o BPI.

O banco de investimento alerta ainda para outros aspectos importantes neste mercado de banda larga, como seja a oferta de voz através da Internet (VoIP), canais de distribuição, os detalhes tecnológicos e a questão da regulação e segmentação do mercado.

As acções da Sonaecom seguiam a subir 1,14% para os 3,54 euros e os títulos da PT caiam 0,56% para os 8,84 euros. Os títulos da empresa de Paulo de Azevedo chegaram hoje a negociar nos 3,58 euros, a que corresponde o valor mais elevado desde o início de Novembro de 2002.

...
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MarcoAntonio » 18/11/2004 16:55

Não, não é um disparate. Não constitui um padrão gráfico por excelência mas é um tipo de comportamento (típico de muitos sistemas, quem tiver estudo Teoria dos Sistemas estará bem por dentro do que é um overshoot) que ocorre também nos mercados. E há uma ou outra referência na literatura técnica sobre os mercados (muito embora não constitua por si um padrão).

Este tipo de situação tende é a acontecer em momentos de particular euforia e na minha opinião não se aplica ao momento actual (já considero que se aplica a Março passado, sim senhor).

Neste momento não creio que faça sentido falar de um overshoot (tanto mais que a SON não abordou os 1.00€ com particular violência, para os padrões da SON a vinda aos 1.00€ até foi relativamente lenta). Neste caso o que penso que poderá ser considerado é uma de duas coisas:

:arrow: Um retest ao euro;

:arrow: Ou o denominado trader remorse (arrependimento);

Mas penso que estaremos mais no primeiro caso, estou em crer que com ou sem correcção, com ou sem consolidação, a quebra será para valer.

No entanto estas situações não são lineares (não é evidente se é uma coisa ou outra, só se torna evidente passado algumas sessões) além de que perante uma resistência tão importante convém sempre dar de barato uma ou duas sessões para verificar se a quebra é para valer ou não.

Passando isto para trading poderá ser traduzido em abertura de posições parciais (que eu tanto defendo) e posteriores reforços caso se venha a confirmar a quebra...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41739
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Quico » 18/11/2004 16:47

Desculpe lá! É deformação profissional.

Em engenharia, ou mais precisamente na física, quando uma grandeza sobe muito deprassa para um patamar, por inércia tende a ultrapassar esse patamar momentâneamente. Posteriormente, quando passa o efeito da subida rápida, tende para o valor final. Chama-se a este ressalto (passagem acima do valor final) "over-shoot".

É evidente que não é nenhuma formação típica da AT, pese embora certos movimentos após puxadas muito fortes possam, no meu humilde ponto de vista, parecer-se com isto. Por vezes pode-se ver isso nas "flags".
Ou então se reparar, após a subida forte das bolsas na 2ª metade do ano passado, houve (digamos) um "over-shoot" que terminou em março. Isso vê-se bem em certos tíitulos como o da Sonae sgps.

Mas isto sou eu a divagar! :lol:
Quem perceba a sério de AT, poderá dizer se isto é tudo um disparate ou não!
Anexos
Sem título.GIF
Sem título.GIF (2.99 KiB) Visualizado 473 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por tiopatinhas » 18/11/2004 15:54

Desculpem a ignorância mas querem explicar o que é essa coisa...
ouver.... e suas consequências
tiopatinhas
 

Son....pois.....

por Visitante » 18/11/2004 10:30

"overshoot", não é? :roll:
Está a acontecer.... :cry:
Visitante
 

por Quico » 17/11/2004 22:41

Realmente, estava a contar com uma maior resistência no 1 euro. :?
É que até mesmo a linha superior do canal está praticamente quebrada. Até me deu para desenhar uma nova LT, mas parece-me um bocado "a pique".

Não me agrada se a SON começar a subir a pique. Basta ver o que aconteceu em maio e fevereiro: corecções subsequentes "a pique", também.

Mas se há euforia, é deixá-los andar, e estar atento! Até aos 1.04 não vejo resistências importantes, embora haja quem fale nos 1.07 para breve.
(Outra hipótese, é isto tratar-se de um "overshoot" e corrigir amanhã para a linha dos 1 euro; pouco provável se atendermos ao fecho de hoje, com mais procura que oferta).

Aqui fica o gráfico:
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (28.82 KiB) Visualizado 774 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

SON e SNC: as resistências foram quebradas?

por mvbb » 17/11/2004 21:13

Tanto a SON como a SNC fecharam acima das resistências de 1 e 3,48 respectivamente com um volume bastante elevado.

Penso que quebraram as resistências. :-k

Alguém opina?

Cumps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 15/2/2004 21:20