Caldeirão da Bolsa

Triângulos Ascendentes - Parte 2 - PTM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/11/2004 9:13

Tutosat, só para assinalar que concordo com tudo o que escreveu.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tutosat » 17/11/2004 9:03

Caro Marco, concordo com algumas coisas q escreveu...mas acho q neste momento negociar a PTM de acordo com o TA é bastante forçado, pq viola determinadas premissas básicas dos TA. e cm escreveu e mt bem, o TA não é a unica coisa q existe na PTM e neste momento à coisas mt mais importantes...

O triangulo no indicador RSI, para ter algum significado, o RSI deveria mostrar uma tendencia de médio prazo.

Enquanto a PTM não sair desta lateralização, vai ser complicado negociar os triangulos, pq eles se encontram feridos...

Só mais uma coisa, a maior probalidade de os target dos TA serem atingidos, é qd essa quebra, se dá entre 2/3 e 3/4 do comprimento, neste caso estamos à beira de uma quebra "forçada".
Vamos aguardar o q vai fazer o mercado...
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por MarcoAntonio » 17/11/2004 2:22

Tutosat,

:arrow: Relativamente à questão da lateralização, é uma questão que considero bastante pertinente (abordei-a no primeiro tópico sobre o assunto do qual este é já uma continuação).

:arrow: A questão dos 2/3 e 3/4 é tb ela bastante importante (já não me recordo se a abordei no topico da PTM ou se foi noutro topico). Se o triangulo for quebrado em baixa (quebrar a LT) a quebra nesta altura já é bastante duvidosa devido a esse facto (o problema com os 2/3 ou 3/4 é que a partir de certa altura a mera lateralização do papel leva a que quebre o triangulo e por isso a quebra tende a perder significado. No entanto, se quebrar em alta pode ainda ser bastante válida porque nesse caso quebra uma resistência horizontal válida e relativamente bem definida (que podemos «separar» do triangulo e considerar isoladamente).

:arrow: Relativamente ao volume, eu não defendo que se deva encontrar uma tendência descendente no volume, apenas que ele tenda a ser mais reduzido durante o TA (não é bem a mesma coisa). Geralmente não é o que aparece escrito nos livros e manuais mas eu não estou totalmente de acordo com o que aparece escrito normalmente. Em todo caso, no caso presente os volumes não são claros e não servem de grande argumento em favor do triangulo (mas tb não funcionam em desfavor, na minha perspectiva).

:arrow: Relativamente aos padrões nos indicadores, não sou grande adepto sinceramente. No entanto, se há algum indicador onde eu ainda vou aceitando alguma análise nesse sentido é no RSI (é dos poucos casos onde dou alguma credibildade a esses padrões, principalmente se se derem em determinadas condições em conjunto com o padrão do próprio título). Por exemplo, neste caso temos o TA da PTM e o TS no RSI, é precisamente a este tipo de conjugação que eu me refiro.

Assim, em termos gerais, considero que podemos aceitar o TA embora não seja um padrão em condições ideiais e tenha um ou outro problema ao qual se deverá tomar alguma atenção.

Se for resolvido em baixa, nesta altura o sinal é já de fraca qualidade. Se for resolvido em alta, poderá ainda vir a funcionar em pleno muito embora seja necessário que a PTM rompa igualmente a resistência bem importante que tem pelos 19.50€...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por tutosat » 17/11/2004 2:02

olá, para mim o possivel TA da PTM cada vez tem menos significado, pelas seguintes razões...

No meu entender para ter uma maior validade a quebra do TA já se devia ter dado entre 2/3 e 3/4 do comprimento do TA, o q não aconteceu, e o q vem mostrar q o mercado está em regime lateral e mais cedo ou mais tarde vai quebrar o TA. A quebra deveria ser feita com volume. A PTM neste momento encontra-se na ponta do TA. e vai ser obrigada a quebrá-lo, sem grande significado, continuando

Como os triângulos são considerados padrões de continuação de tendência. A PTM cm podemos observar encontra-se numa lateralização de médio prazo, com cerca de um ano.

o VOLUME dentro do TA tem sido bastante irregular, qd deveria mostrar uma clara descida, na formação do TA

Penso q q seja mt melhor neste momento negociar a PTM tendo por base suportes e resistências, q quebradas com aumento de volume são excelentes sinais do caminho a tomar pela acção.

Para quem ainda gostar de negociar padrões gráficos, pode encontrar um Triângulo simétrico no RSI da PTM, com inicio em 13 de setembro. Eu pessoalmente acho q as figuras no indicadores não tem grande relevo, mas tenho lido alguns analistas a mostrarem o contrário. o acham?
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por MarcoAntonio » 17/11/2004 0:30

Ah bom. Bem, então vamos por partes:

:arrow: Considerando apenas e só o TA eu nem diría que é atrevida e optimista: uma ida dos 19 aos 21 para a PTM não é um movimento assim tão arrojado, trata-se de um movimento perfeitamente plausível para as característas da PTM;

:arrow: No entanto, não que invalide o target mas há algo que também deverá ser levado em conta: a resistência bastante importante que existe pelos 19.50€ (isto é, o TA não é a única coisa que temos na PTM nem a resistência horizontal que compõe o TA é a única que a PTM tem para «bater).

Ou seja, se a PTM quebrar em alta o TA devemos ainda ter ainda em consideração a resistência dos 19.50 que constituirá uma prova de fogo para o título. Se a bater também, então deverá ir com bastante facilidade ao target do TA...

Mais, essa zona dos 21€ é uma zona de suporte/resistência (ver 2001) pelo que é mesmo bastante provável que vá lá se bater as duas resistências (a do TA e a dos 19.50€).
Imagem

Administrador Fórum

por Quico » 17/11/2004 0:21

Não fui claro!

O que eu queria mostrar é que, segundo o exemplo didático da StockCharts.com, a PTM poderá disparar em breve para os 21€.
Bem sei que a escala temporal do exemplo não tem nada a ver com o gráfico da PTM em causa, mas mesmo asim...

No entanto, gostava que comentassem esta especulação, que de tão optimista e atrevida me pareceu antes de mais uma "provocação"!

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 17/11/2004 0:15

Então não percebo porque é que falas de provocação, Quico. Provocação porquê?
Imagem

Administrador Fórum

por Quico » 17/11/2004 0:14

Mas é da PTM que estamos a falar!... :?

por MarcoAntonio » 17/11/2004 0:13

Quico, eu no caso da PTM como deverás estar lembrado, disse que se podía aceitar o triangulo ascendente. Onde eu disse que não via um triangulo de todo foi na JMT, convém não fazer confusão.
Imagem

Administrador Fórum

por Quico » 17/11/2004 0:01

Cá vai mais uma "provocação" (assumindo triangulo ascendente):
Anexos
Sem título2.PNG
Num sou eu que digo; é o "pobom" (Neste caso StockCharts.com)!
Sem título2.PNG (30.23 KiB) Visualizado 855 vezes
Sem título.PNG
E agora, vejam só! :shock:
Sem título.PNG (25.1 KiB) Visualizado 859 vezes

por MarcoAntonio » 16/11/2004 23:58

Rura Escreveu:Se a quebra da rising wedge for em alta, qual o target?

Não tem target. Nesse caso, principalmente, não tem target.

A rising wedge (em portugues cunha ascendente, atenção as cunhas não são triangulos e têm características diferentes) é já um padrão onde os targets (projecções) são discutíveis mas nalguns casos considera-se a repetição de um movimento identico ao precendente (tal como se faz nas bandeiras e pendões). Mas para podermos fazer isso não poderíamos ter, obviamente, uma lateralização...

Ou seja, neste caso e mesmo que se considere a rising wedge, não há uma forma credível e consistente de projectar o padrão, o melhor é ir por outro caminho mais fiável (Exemplos: procurar suportes/resistências, projectar o range de lateralização com base na sua largura, etc).
Imagem

Administrador Fórum

por Rura » 16/11/2004 23:44

OK. No entanto, tal como o Marco disse, esta rising wedge (não sabia que era este o nome, mas no caldeirão estou sempre a aprender), que eu pensava que era um triângulo, não faz muito sentido num cenário de lateralização que a PTM tem tido. Além disso, não creio que o caminho seja para baixo. Deixo uma questão:

Se a quebra da rising wedge for em alta, qual o target?
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

por Quico » 16/11/2004 23:22

Rura:

Este tópico vem na continuação deste:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Nessa altura, tive uma discussão com o Marco António sobre um triangulo ascendente um pouco diferente do teu.

De qualquer forma, estamos de acordo quanto à zona de resistência que deve ser quebrada (ou não*) nos próximos dias.

* - ...e se assim fôr, saio! :wink:

por Rura » 16/11/2004 23:14

Eu não vejo o triângulo como o desenhas vejo-o de duas formas possíveis, como está no boneco que eu deixo. E para mim o que tem mais consistência é o que se está a formar com duas LTA's. Até porque o que é formado por uma linha horizontal e uma LTA, os pontos de inicio estão muito distantes e os toques na Linha horizontal têm sido nos ultimos tempos e não espaçados. Além disso, está mesmo a terminar e a ruptura, pelo que sei deve ser um bocado antes do fim da formação.

P.S: Não tenho a certeza se o triângulo formado pelas LTA's é válido, mas gostava da vossa opinião (quem souber :wink: )
Anexos
PTM.PNG
PTM.PNG (87.65 KiB) Visualizado 909 vezes
Rura

Registado: 8/1/2004 1:23

por Quico » 16/11/2004 23:09

Fi-los no Metastock.

Fiz um template a imitar os gráficos (espectaculares) do stockcharts.com. Mas não me parecem estar ao nível... :oops:

Graficos

por Faraó » 16/11/2004 23:04

Onde é que arranja estes graficos se faz favor?

Registado: 7/4/2003 21:49

Triângulos Ascendentes - Parte 2 - PTM

por Quico » 16/11/2004 22:58

A PTM cada vez tem menos por onde fugir! Estou curioso por ver o que se vai passar amanhã ou depois de amanhã.

Prognósticos?
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (25.48 KiB) Visualizado 933 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, As_paus , bigest, blackrider71, cftomas, darkreflection, eurowire.financeiro, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nickforum, Nuno V, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SerCyc, Simplório e 241 visitantes