Caldeirão da Bolsa

Comentários BCP e BPI para o Marco António e para o Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/11/2004 17:01

Neste momento encontram-se em situações bastante diferentes...

BPI

O BPI encontra-se «em andamento» mas penso que poderá voltar a encontrar resistências já aí à frente. Eu tenho definida uma zona de resistência bastante larga entre os 3.20 e os 3.30€, gama de valores que o BPI está agora prestes a atingir...

Poderá subir ainda um pouco mais mas parece-me que o mais provável é que volte a entrar em consolidação algures nessa zona.

BCP

Quanto ao BCP, esse já está a consolidar algures entre os 1.80 e os 1.90 e algo prejudicado pelo desconto do dividendo intercalar.

Se vai já testar os 1.90 ou não (e creio que vai testá-los mais cedo ou mais tarde) dependerá muito do comportamento dos mercados nos próximos dias.

Em termos gerais parece-me bullish esta consolidação após ter quebrado em alta a primeira das suas duas grandes resistências (os 1.80€). O BCP já nos habituou (particularmente nos últimos meses) a significativas fases de consolidação pelo que há que ter alguma paciência...
Anexos
bcp-20041114a.png
bcp-20041114a.png (22.71 KiB) Visualizado 424 vezes
bpi-20041114a.png
bpi-20041114a.png (24.82 KiB) Visualizado 421 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por doji » 14/11/2004 15:36

e agora?
irá o BCP até aos 1,90?
e o BPI, qual é a sua próxima resistência?

Registado: 3/4/2003 19:51

por MarcoAntonio » 31/10/2004 16:20

Doji, a última vez que me referi ao BCP foi há um par de dias atrás numa resposta ao Maya. Na altura o BCP ainda não tinha quebrado em alta os 1.80€ que tal como o Ulisses vinha considerando uma importante resistência no BCP...

Eu deixo aqui a reprodução da resposta:

«Tem sido, entre as Blue Chips, a que tem tido o comportamento mais fraco. Entretanto estabilizou e recuperou ligeiramente dos mínimos mas até aqui, em comparação com outros papéis (por exemplo a PTC), a recuperação foi paupérrima. Está muito longe dos máximos...

Portanto, nem faz sentido estarmos, ao contrário da PTC e da EDP, estarmos à espera de uma quebra dos máximos.

Neste momento, uma quebra em alta da zona dos 1.80-1.90 já consituiría um sinal importante no BCP.

Em termos de curto-prazo a resistência está bem definida nos 1.80€ pelo que a quebra em alta deste valor deverá sinalizar pelo menos um pequeno movimento de alta de uns 5 ou 10 centimos, mas para o médio-prazo será também necessário que o BCP quebre ainda os 1.90€...

Enquanto não houver um arranque claro o BCP continua a ser o título que menos justifica a aposta neste momento. A fragilidade relativa face a outros papéis é mais do que evidente.»

O que se alterou desde então?

Bem, quebrou os 1.80€ e o tal movimento de 5 a 10 centimos já está em andamento. Falta-lhe portanto a quebra dos 1.90€ - a segunda e importante resistência horizontal que o BCP tem para «abater» - para o BCP ficar realmente interessante para o médio-prazo.

Não vale a pensa colocar o gráfico dado que os do Ulisses além de estarem óptimos são practicamente iguais aos meus.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 31/10/2004 13:06

Caro Doji,

Há uns dias atrás, antes da ruptura da resistência dos 1,8 euros, deixei aqui no fórum uma análise ao BCP. A ruptura da resistência em nada alterou essa análise, pelo que deixo apenas um gráfico actualizado e o link para essa detalhada análise:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Em relação ao BPI, em termos de longo prazo, mantenho o meu optimismo baseado na tendência ascendente em que se encontra. A sua linha de tendência ascendente foi quebrada este Verão, mas o papel conseguiu recuperar e retomar a sua tendência, gerando ali um falso sinal.

Em termos de curto prazo, o BPI encontra-se, uma vez mais, a consolidar junto à importante resistência horizontal dos 3,08 euros. Esta resistência tem travado todas as subidas do papel desde Maio deste ano, pelo que uma ruptura deste nível, abriria caminho ao título para voos mais altos. Uma vez que a tendência de longo prazo é ascendente, acredito que mais cedo ou mais tarde, esta resistência será quebrada, mas negociar com base em meras convicções não costuma produzir grandes resultados, pelo que o melhor é mesmo aguardar por essa ruptura para entrar no papel.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bcp.gif
forum-bcp.gif (21.86 KiB) Visualizado 621 vezes
forum-bpi1.gif
forum-bpi1.gif (18.18 KiB) Visualizado 620 vezes
forum-bpi2.gif
forum-bpi2.gif (18.66 KiB) Visualizado 619 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por doji » 31/10/2004 11:54

Caros colegas, é com bastante atenção que sigo os vossos comentários.
Assim sendo, e dado que noto a existência de poucos comentários sobre as acções do PSI20, venho por este meio pedir-vos um comentário sobre O BCP e BPI.
Obrigado pela atenção e bons negócios.

Registado: 3/4/2003 19:51

Quem está ligado: