Caldeirão da Bolsa

Qual a melhor corretora online?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jotix » 10/11/2004 20:09

Activo Escreveu:Concordo em pleno com o Jotix.


O post colocado por Alfred E. Neuman, não fui eu que o coloquei!
Jotix
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 17/5/2003 17:50
Localização: Lousã

Mais um...

por Lucas » 10/11/2004 16:02

Então podem juntar mais um...

Leio neste forum trocas de ideias sobre outros mercados que não o nosso.

Gostaria de saber qual a melhor forma de aceder a esses mercados?

Através dos nossos bancos, é possível? Ou existem outros processos mais fiáveis?

Obrigado
Lucas
 

Re: obrigado

por Rui Nobre » 10/11/2004 14:34

Anonymous Escreveu:Alfred, Activo, Quico e Ulisses Pereira.
Dada a minha "ainda inexperiência" no mercado de acções, compro e vendo por meio de uma instituição bancária, procuro alargar horizontes e, para isso, necessito de trabalhar com uma corretora que me disponibilize as melhores ferramentas com uma boa relação preço qualidade.

Um abraço a todos.


Também estou interessado em saber já que a correctora que eu utilizo,titulo directo, não permite negociar curto
A persistência é a chave do sucesso
 
Mensagens: 126
Registado: 10/11/2004 12:20

obrigado

por Visitante » 10/11/2004 14:17

Alfred, Activo, Quico e Ulisses Pereira.
Dada a minha "ainda inexperiência" no mercado de acções, compro e vendo por meio de uma instituição bancária, procuro alargar horizontes e, para isso, necessito de trabalhar com uma corretora que me disponibilize as melhores ferramentas com uma boa relação preço qualidade.

Um abraço a todos.
Visitante
 

por Ulisses Pereira » 10/11/2004 13:08

Visitante, transcrevo-lhe aqui um artigo que escrevi sobre esse tema e que talvez lhe possa interessar.

Um abraço,
Ulisses

Um dos passos que considero essencial ser dado por qualquer investidor que queira melhorar o seu desempenho nos mercados é a criação de condições que lhe permita abrir posições curtas.

Para aqueles que estão menos familiarizados com estes termos técnicos, relembro que quando um investidor abre uma posição curta sobre, por exemplo, uma acção, está a posicionar-se no mercado na expectativa de que essa acção caia e ele possa lucrar com isso. Hoje em dia, há diversos instrumentos financeiros que permitem ao investidor assumir uma posição curta sobre uma acção, um índice, entre outros activos, como por exemplo, o crude.

Futuros, CFD`s, short-selling e warrants são alguns dos instrumentos que permitem a abertura de posições curtas. De todos estes, o short selling é o mais difícil de aplicar em Portugal devido às restrições legais mas é, sem dúvida, o mais popular nos Estados Unidos e o mais fácil de explicar para que facilmente se perceba o mecanismo das posições curtas.

Abrir uma posição curta através do short selling consiste em vender primeiro a acção, apenas a comprando depois, numa operação cronologicamente inversa ao habitual, de forma a tentar aproveitar a queda que se prevê vir a acontecer. Se a acção cair, o investidor ganha o diferencial entre o preço a que vendeu e o preço a que a comprou posteriormente. Obviamente que, caso a acção suba, esse será o montante do prejuízo do investidor.

A vantagem mais óbvia do facto de um investidor poder abrir posições curtas é poder aproveitar os períodos em que as quedas dominam os mercados. Por exemplo, durante o violento “bear market” que assolou os principais mercados mundiais entre 2000 e 2002, por mais convicto que um investidor estivesse dessa queda, se não tivesse possibilidade de abrir posições curtas, não poderia ganhar dinheiro com isso. E acreditem que muito dinheiro foi feito através de posições curtas durante esse período de quedas fortes.

Por isso, quando a Bolsa cai isso não é sinal de um dia negro para os investidores. Para alguns, a queda do mercado é sinónimo de boas notícias e uma carteira mais recheada embora, numa opinião meramente pessoal, não dá o mesmo prazer ganhar dinheiro quando aqueles que nos rodeiam perdem (nas quedas) e ganhar dinheiro compartilhando essa alegria com toda a gente (nas subidas).

Há, no entanto, outra razão pela qual considero ser essencial - para um investidor que queira ter sucesso nos mercados - poder abrir posições curtas e tem a ver com uma questão psicológica. A maior parte dos investidores só negoceia acções, ignorando a hipótese de negociar o lado curto. Esse facto leva a que esses investidores apenas procurem oportunidades de subida, o que faz que sejam tendencialmente optimistas.

Ao poderem ganhar dinheiro com as quedas, os investidores alargam os seus horizontes e, em cada acção, reflectem mais racionalmente sobre as hipóteses de subida e de queda. Quem não pode (ou não sabe) abrir posições curtas, geralmente tem tanta vontade de negociar que vislumbram futuras subidas sem que qualquer sinal fiável tenha acontecido, o que conduz a análises erradas e a perdas.

Uma vez mais, a questão psicológica é referida por mim, pois considero que é a esse nível que se joga o sucesso de cada um dos investidores nos mercados. Por mais ridículo que possa parecer, acredito que um psicólogo com instruções muito precisas poderia fazer um excelente trabalho com muitos investidores.

Infelizmente, muitos continuam a ver os detentores de posições curtas como demónios que impedem os mercados de subir. Puro engano. Além de estarem a tentar ganhar dinheiro como qualquer outro investidores, estão a dotar o mercado de liquidez que é essencial para o bom funcionamento dos mercados e, muitas vezes - ao invés de “atirarem o mercado ao tapete”- fazem-no voar quando são obrigados a correr para fechar as suas posições, comprando acções.

Mas esta questão do que é visto com maus olhos está presente em muitos aspectos ligados aos mercados financeiros. Quando me perguntam o que eu faço na vida e eu digo que sou um “trader”, a maior parte das pessoas pergunta o que é isso. Quando lhes esclareço que sou um especulador que compra e vende acções, olham para mim com um ar de quem está a praticar alguma actividade ilegal.

Não deixem de ter acesso às posições curtas só porque isso é visto com maus olhos. É um preconceito que só mostra como o nosso mercado ainda é imaturo. Poder negociar do lado curto é essencial para se abrir horizontes e, sobretudo, para abanar os nossos esquemas mentais que são, por natureza, optimistas. Só caminhando para a imparcialidade nos aproximamos do sucesso nos mercados.

Longe vão os tempos em que as quedas dos mercados eram sinónimo de investidores infelizes…
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Quico » 10/11/2004 11:33

É vender primeiro e comprar depois! :wink:

Vê este tópico:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Um abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Visitante » 10/11/2004 11:30

Alfred E. Neuman Escreveu:nunca usei a Carregosa, mas penso que terá a melhor oferta de instrumentos financeiros, em particular aqueles que lhe permitem entrar curto ( o BIG apens o permite intra day, o q pode ser bastante arriscado)


Já agora o que é entrar curto?
Visitante
 

por Activo » 10/11/2004 11:14

Concordo em pleno com o Jotix.
Acrescento que o streamer do activo está bem mais estável do que há uns meses atrás.
cumpts
Activo
 

por Alfred E. Neuman » 10/11/2004 11:05

BIG - simples e estável

AB7 - streamar, é o melhor para a bolsa portuguesa, por vezes é instável e fica impossibilitado de transaccionar

BEST - o mais barato, processo de compar/ venda acções lento e demorado.

nunca usei a Carregosa, mas penso que terá a melhor oferta de instrumentos financeiros, em particular aqueles que lhe permitem entrar curto ( o BIG apens o permite intra day, o q pode ser bastante arriscado)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 596
Registado: 11/8/2004 10:39

Qual a melhor corretora online?

por Visitante » 10/11/2004 10:51

Qual a melhor corretora na relação preço qualidade?
Qual me aconselhariam para iniciar o tradinding online?

Cumpts ao forum.
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Albertomr , Ano nimus, cali010201, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, MR32, niceboy, Nuno V, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, PXYC, SalvaFP, SerCyc, Shimazaki_2, yggy e 154 visitantes