Noticias de 10 de Novembro de 2004
Galp e BP descem preço do gasóleo em dois cêntimos
10-11-2004 10:15
A Galp Energia e a BP, que têm as duas maiores redes de postos de abastecimento de combustível em Portugal, desceram os preços do gasóleo em dois cêntimos, baixando também o preço das gasolinas, reflectindo assim a queda do petróleo nas últimas semanas.
Segundo a nova tabela de preços recomendada pela Galp a partir de hoje, o preço do litro de gasóleo passa para 0,878 euros, contra os 0,898 euros anteriores. Nas duas gasolinas, que já tinham descido a 4 de Novembro, a redução é de 1 cêntimo, com a sem chumbo de 95 octanas a passar de 1,089 para 1,079 euros por litro. Já a gasolina sem chumbo de 98 octanas passa de 1,149 para 1,139 euros por litro.
Também a BP reduziu os seus preços de venda recomendados. Na rede da companhia britânica, o litro de gasóleo é agora de 0,877 euros, contra os 0,897 euros anteriores. A gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a ser de 1,075 euros por litro.
A Repsol, que controla a rede da Shell e surge em terceiro no «ranking» nacional, já tinha descido os seus combustíveis, com o litro do gasóleo a descer para 0,887 euros por litro.
BolsaPt.com
Bruxelas inclinada para chumbar aquisição da GDP pela EDP e ENI
10-11-2004 9:35
A Comissão Europeia encaminha-se para uma decisão negativa a propósito da aquisição da GDP-Gás de Portugal pela EDP-Energias de Portugal e pela italiana ENI, o que, a confirmar-se, inviabiliza o negócio.
As empresas ainda dispõem, no entanto, de um prazo de uma semana, até 17 de Novembro, para salvar a operação, desde que proponham a Bruxelas novas medidas para assegurar uma concorrência efectiva no sector energético nacional.
Segundo o jornal «Público», as propostas de solução que as empresas têm vindo a apresentar para responder às objecções da Comissão continuam a ser consideradas insuficientes pelos serviços de Mario Monti, o comissário responsável pelo sector. A sua convicção é partilhada pela totalidade dos serviços envolvidos na avaliação do negócio, o que significa que não há qualquer margem para interpretações divergentes.
BolsaPt.com
Wall Street prepara-se para abrir em alta
10-11-2004 13:20
A queda do preço do barril de crude, para o mínimo das últimas sete semanas, está a influenciar positivamente os contratos futuros da praça novaiorquina, a qual deve iniciar a sessão de hoje em terreno positivo.
Os futuros sobre o Dow Jones subem 19,00 pontos para os 10406,00 pontos, ao passo que os futuros sobre o índice tecnológico Nasdaq-100 crescem para os 1529,50 pontos, o que significa que os peritos esperam uma abertura em alta para a praça novaiorquina.
BolsaPt.com
EUA: Défice Comercial cai mais do que o esperado
10-11-2004 13:50
O saldo negativo da balança comercial dos Estados Unidos diminuiu no nono mês do ano para os 51,56 mil milhões de dólares, contra o défice de 53,55 mil milhões de dólares verificado em Agosto e bastante abaixo dos 53,50 mil milhões de dólares esperados pelos analistas.
Segundo os dados hoje divulgados pelo Departamento do Comércio dos EUA, esta melhoria do défice deve-se ao aumento em 0,8% das Exportações para os 97,49 mil milhões de dólares, enquanto as Importações recuaram em 0,8% paramos 149,04 mil milhões de dólares.
Por parceiros comerciais, os maiores défices comerciais dos Estados Unidos foram registados com a China (15,52 mil milhões de dólares), Europa Ocidental (7,88 mil milhões de dólares) e OPEP (6,73 mil milhões de dólares), sendo que o saldo negativo da balança comercial com a China constitui um novo recorde histórico.
A mesma fonte adianta ainda que, em Setembro, os preços das importações norte-americanas de petróleo atingiram o valor recorde de 37,62 dólares por barril.
BolsaPt.com
Lucros da Cintra aumentam 15%
10-11-2004 13:40
A Cintra – Concesiones Infraestruturas de Transporte, que gere dois consórcios de auto-estradas em Portugal, na Via do Infante e no Norte Litoral, aumentou os lucros dos primeiros nove meses do ano em 15%, impulsionados pelo aumento do tráfego rodoviário.
A Cintra – Concesiones Infraestruturas de Transporte, que gere dois consórcios de auto-estradas em Portugal, na Via do Infante e no Norte Litoral, aumentou os lucros dos primeiros nove meses do ano em 15%, impulsionados pelo aumento do tráfego rodoviário.
Os resultados líquidos ascenderam a 103,5 milhões de euros face a 90 milhões de euros registados em período homólogo, anunciou a empresa em comunicado. As receitas cresceram 18% para 416 milhões de euros.
A oferta pública inicial da Cintra ascendeu aos 1,5 mil milhões de euros no mês passado, uma operação que teve como objectivo ajudar a expansão financeira da empresa e ajudar a concretizar a saída do accionista Macquarie Infrastructure.
BolsaPt.com
Banco de Inglaterra corta previsões de crescimento para 2005
10-11-2004 13:10
O Banco de Inglaterra cortou as previsões de crescimento para a economia do Reino Unido do próximo ano e estimou uma menor aceleração na inflação, indicando que o banco central pode fazer uma pausa na subida dos juros.
As previsões actuais apontam para uma subida do produto interno bruto (PIB) de 2,5% em 2005, contra os anteriores 3,1%. Acerca da inflação o Banco de Inglaterra aguarda que esta desça para os 2%, depois de durante dois anos ter ficado acima da meta do banco central.
Para 2006 prevê-se uma aceleração do crescimento económico – atingindo uma taxa de crescimento de 3% no terceiro trimestre – com a descida da libra a ajudar as empresas exportadoras.
BolsaPt.com
Alemanha: Instituto DIW revê em baixa previsão de crescimento para o terceiro trimestre
10-11-2004 13:0
O instituto de conjuntura alemão, DIW, reviu em baixa, pela segunda vez em seis semanas, as expectativas de crescimento para a primeira economia da Zona Euro no entre Janeiro e Setembro, prognosticando uma expansão de 0,2%.
A 8 de Outubro, o DIW já tinha revisto em baixa - de 0,5 para 0,3% - a previsão de crescimento para o terceiro trimestre.
O forte aumento da procura das exportações alemãs que sustentou a retoma na primeira metade do ano está a abrandar e a ligeira melhoria registada no consumo privado não chega a compensar, explica o instituto num comunicado.
O DIW é um dos seis institutos de conjuntura que apresentam um relatório duas vezes por ano que servem de base às previsões económicas do governo.
BolsaPt.com
Operações da Repsol no Irão deverão começar em 2009/2010
10-11-2004 12:0
A empresa energética espanhola anunciou que o projecto que está a elaborar em conjunto com a Royal Dutch/Shell para exportar gás natural liquefeito a partir do Irão poderá estar operacional dentro de seis ou sete anos.
O director da divisão de gás natural da Repsol, afirmou que este projecto inclui duas linhas de liquefacção, cada qual com capacidade para nove mil milhões de metros cúbicos por ano, devendo o primeiro abrir entre 2009 e 2010.
Este anúncio vem na sequência de um acordo assinado em Setembro pela Royal Dutch/Shell e a Repsol com a Companhia Nacional de Petróleo Iraniano.
BolsaPt.com
IEA considera que preço do petróleo já terá atingido os máximos
10-11-2004 11:55
A Agência Internacional de Energia (IEA) afirmou que o aumento das reservas mundiais de crude e o reconhecimento, por parte dos países consumidores que o preço demasiado elevado do petróleo está a prejudicar a economia pode fazer com que a escalada de preços do petróleo tenha terminado.
O aumento da produção de petróleo por parte da OPEC, tal como de alguns países fora desta organização, e um abrandamento da economia mundial na procura de crude já levaram a que o preço do barril caísse cerca de 15% em relação ao valor recorde de Outubro, acrescentou a IEA.
No seu relatório mensal sobre o mercado de crude, a IEA disse que o "aumento dos 'stocks', da produção de crude e uma previsão de um crescimento menos acelerado da economia sugerem um máximo sasonal. Mas operações sustentadas nos limites da capacidade dos produtores são necessários para assegurar um fornecimento ambundante de combustível de aquecimento no Inverno".
As reservas de petróleo estão a ser repostas depois de um ano em que o preço do crude aumentou perto de 50% em parte devido à enorme procura por parte da China, cuja indústria energética tem diminuído a procura de combustível nos últimos tempos.
BolsaPt.com
França: Produção industrial aumenta 3,2%
10-11-2004 10:40
A produção das fábricas francesas registou no nono mês do ano uma progressão mensal de 3,2%, a maior dos últimos sete anos e bastante acima do crescimento de 1,5% previsto pelos especialistas.
Segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto de Estatísticas e Estudos Económicos de França (INSEE) adiantam aidna que, em relação ao mesmo mês de 2003, a produção industrial francesa cresceu 2,9%.
O INSEE reviu ainda em baixa os números de Agosto para uma quebra de 2,1%, contra a descida de 1,9% anteriormente anunciada.
A subida do índice da produção industrial em Setembro deve-se, essencialmente à reabertura da linha de montagem do um construtor de automóveis PSA Peugeot Citroen, que fechara temporariamente a maior parte do mês de Agosto.
Os dados relativos ao terceiro trimestre mostram um recuo de 0,1% face aos três meses anteriores.
BolsaPt.com
Vodafone espera ter mais de dez milhões de clientes com UMTS em 2006
10-11-2004 10:30
A Vodafone espera ter mais de dez milhões de clientes da terceira geração movem, ou UMTS, em Março de 2006, no primeiro indício de como mais de 20 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros) em custos com licenças podem gerar receitas.
A maior operadora móvel do mundo vai introduzir dez novos modelos da terceira geração em 13 países na Europa (incluindo Portugal) e no Japão este Natal, revelou a Vodafone em comunicado, acrescentando que todos os produtos serão oferecidos através do Vodafone live!, que permite aos clientes fazerem «download» dos toques, jogar jogos e aceder à Internet nos seus telefones.
A Vodafone comprou as licenças europeias para vender serviços da terceira geração há mais de quatro anos. Operadoras móveis como a T-Mobile Internacional e como a Orange disseram que é muito cedo para introduzir esses serviços.
A nível detalhado, as subsidiárias da Vodafone vão oferecer em cada país planos com preços específicos, que serão fáceis de entender «para encorajar os usuários através de transparência nos custos», explicou a empresa.
BolsaPt.com
10-11-2004 10:30
A Vodafone espera ter mais de dez milhões de clientes da terceira geração movem, ou UMTS, em Março de 2006, no primeiro indício de como mais de 20 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros) em custos com licenças podem gerar receitas.
A maior operadora móvel do mundo vai introduzir dez novos modelos da terceira geração em 13 países na Europa (incluindo Portugal) e no Japão este Natal, revelou a Vodafone em comunicado, acrescentando que todos os produtos serão oferecidos através do Vodafone live!, que permite aos clientes fazerem «download» dos toques, jogar jogos e aceder à Internet nos seus telefones.
A Vodafone comprou as licenças europeias para vender serviços da terceira geração há mais de quatro anos. Operadoras móveis como a T-Mobile Internacional e como a Orange disseram que é muito cedo para introduzir esses serviços.
A nível detalhado, as subsidiárias da Vodafone vão oferecer em cada país planos com preços específicos, que serão fáceis de entender «para encorajar os usuários através de transparência nos custos», explicou a empresa.
BolsaPt.com
PSI-20 valoriza pela terceira sessão consecutiva com EDP a impulsionar
10/11/2004 12:43
PSI-20 valoriza pela terceira sessão consecutiva com EDP a impulsionar
O principal índice nacional seguia a valorizar, pela terceira sessão consecutiva, impulsionado pela EDP e pela banca. O PSI-20 subia 0,27% e acompanhava a tendência das congéneres europeias.
As bolsas europeias seguiam em tendência de valorização impulsionadas pela queda dos preços do petróleo que fazem diminuir a preocupação com a anulação dos lucros das empresas devido aos custos elevados da matéria-prima. O mercado aguarda a reunião de hoje da Fed nos Estados Unidos, que deverá voltar a aumentar os juros.
O PSI-20 ganhava 0,27% para os 7.568,93 pontos, com nove acções a subir, oito a cair e três inalteradas.
A Energias de Portugal (EDP) [edp] avançava 1,74% para os 2,34 euros, em máximos de Abril, em vésperas do aumento de capital. Estes ganhos são «sinal que o mercado está a valorizar o aumento de capital» por parte da empresa, disse um corretor contactado. O UBS subiu o preço-alvo da empresa para 2,35 euros.
Segundo explicou o administrador financeiro da EDP, Rui Horta e Costa, ao Jornal de Negócios o Estado vai ficar com cerca de 20,5% do capital da EDP, após o aumento de capital e a privatização via venda directa.
O sector da banca seguia a impulsionar o índice com o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] a avançar 0,3% para 13,54 euros. A Espírito Santo Financial Group negociava em máximos de Junho de 2002 nos 19,1 euros a subir 1,6%. O Banco BPI [bpin] ganhava 0,32% para os 3,15 euros. O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] contrariava a tendência do sector e recuava 0,54% para os 1,83 euros.
A Cimpor [cimp] avançava 0,73% para os 4,16 euros e a Sonae SGPS crescia 1,03% até aos 0,98 euros.
A impedir maiores ganhos no PSI-20 seguia a Brisa [brisa] a recuar 0,31% para os 6,33 euros e a Portucel [ptcl] que perdia 0,65% para os 1,54 euros.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] seguia inalterada nos 9,04 euros, enquanto a PT Multimédia [ptm] valorizava 0,32% para os 18,61 euros. Os lucros da Telefónica Moviles caíram no terceiro trimestre, pela primeira vez desde 2002, com a competição no Brasil, onde actua em parceria com a Portugal Telecom através da Vivo, a fazer aumentar os custos,
Fora do PSI-20 a Soluções Automóvel Globais (SAG) avançava 3,2% para os 1,29 euros, depois de ter valorizado um máximo de 4%. A Reditus perdia 4,33% para os 2,43 euros, a corrigir dos ganhos acumulados nas últimas sessões.
Os investidores acreditam que a Reditus é a empresa mais provável de vir a integrar o principal índice da bolsa nacional. Segundo a lista de espera de Novembro, seguem-se a Novabase â¿¿ que recuava 0,16% para os 6,28 euros â¿¿, a Efacec â¿¿ que estava perdia 1,7% para os 2,31 euros â¿¿ e a Soluções Automóvel Globais (SAG).
...
fonte CN
10/11/2004 12:43
PSI-20 valoriza pela terceira sessão consecutiva com EDP a impulsionar
O principal índice nacional seguia a valorizar, pela terceira sessão consecutiva, impulsionado pela EDP e pela banca. O PSI-20 subia 0,27% e acompanhava a tendência das congéneres europeias.
As bolsas europeias seguiam em tendência de valorização impulsionadas pela queda dos preços do petróleo que fazem diminuir a preocupação com a anulação dos lucros das empresas devido aos custos elevados da matéria-prima. O mercado aguarda a reunião de hoje da Fed nos Estados Unidos, que deverá voltar a aumentar os juros.
O PSI-20 ganhava 0,27% para os 7.568,93 pontos, com nove acções a subir, oito a cair e três inalteradas.
A Energias de Portugal (EDP) [edp] avançava 1,74% para os 2,34 euros, em máximos de Abril, em vésperas do aumento de capital. Estes ganhos são «sinal que o mercado está a valorizar o aumento de capital» por parte da empresa, disse um corretor contactado. O UBS subiu o preço-alvo da empresa para 2,35 euros.
Segundo explicou o administrador financeiro da EDP, Rui Horta e Costa, ao Jornal de Negócios o Estado vai ficar com cerca de 20,5% do capital da EDP, após o aumento de capital e a privatização via venda directa.
O sector da banca seguia a impulsionar o índice com o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] a avançar 0,3% para 13,54 euros. A Espírito Santo Financial Group negociava em máximos de Junho de 2002 nos 19,1 euros a subir 1,6%. O Banco BPI [bpin] ganhava 0,32% para os 3,15 euros. O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] contrariava a tendência do sector e recuava 0,54% para os 1,83 euros.
A Cimpor [cimp] avançava 0,73% para os 4,16 euros e a Sonae SGPS crescia 1,03% até aos 0,98 euros.
A impedir maiores ganhos no PSI-20 seguia a Brisa [brisa] a recuar 0,31% para os 6,33 euros e a Portucel [ptcl] que perdia 0,65% para os 1,54 euros.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] seguia inalterada nos 9,04 euros, enquanto a PT Multimédia [ptm] valorizava 0,32% para os 18,61 euros. Os lucros da Telefónica Moviles caíram no terceiro trimestre, pela primeira vez desde 2002, com a competição no Brasil, onde actua em parceria com a Portugal Telecom através da Vivo, a fazer aumentar os custos,
Fora do PSI-20 a Soluções Automóvel Globais (SAG) avançava 3,2% para os 1,29 euros, depois de ter valorizado um máximo de 4%. A Reditus perdia 4,33% para os 2,43 euros, a corrigir dos ganhos acumulados nas últimas sessões.
Os investidores acreditam que a Reditus é a empresa mais provável de vir a integrar o principal índice da bolsa nacional. Segundo a lista de espera de Novembro, seguem-se a Novabase â¿¿ que recuava 0,16% para os 6,28 euros â¿¿, a Efacec â¿¿ que estava perdia 1,7% para os 2,31 euros â¿¿ e a Soluções Automóvel Globais (SAG).
...
fonte CN
-
PSI-20
Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
10/11/2004 10:43
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
...
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
10/11/2004 10:43
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
...
in CN
10/11/2004 10:43
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
Especial novo Estatuto da Ordem Advogados vão passar a estar sujeitos a «testes» de idoneidade
O novo Estatuto dos Advogados vai introduzir um novo processo para apuramento da idoneidade para o exercício da profissão.
Esta é uma das novidades do novo Estatuto da Ordem dos Advogados, que já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e que vai subir à Assembleia da República.
Num suplemento especial de oito páginas publicado hoje, o Jornal de Negócios detalha as principais inovações que vão alterar a advocacia em Portugal, a partir do Estatuto e do decreto-lei das sociedades de advogados, a que este diário teve acesso.
Outras novidades passam pela publicidade informativa, formação profissional, revelação de clientes em casos excepcionais, responsabilidade limitada, etc..
...
----------------------------------------
----------------------------------------
----------------------------------------
Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
10/11/2004 10:43
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
Entrevista a Miguel Macedo Estágio de advogados passa de 18 para 24 meses
O período de estágio dos advogados vai passar de 18 para 24 meses, revela o secretário de Estado da Justiça em entrevista.
Miguel Macedo, em entrevista publicada na edição de hoje no Jornal de Negócios, explica que o alargamento de de 18 para 24 meses tem preocupações éticas e de harmonização com outras profissões jurídicas.
Esta é uma alteração que acrescentará às mudanças do Estatuto da Ordem dos Advogados e do decreto-lei das sociedades de advogados, os diplomas fundamentais da advocacia, que o Conselho de Ministros já aprovou e a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Leia tudo sobre as principais alterações destes diplomas numa edição despecial de LEX, um destacável de oito páginas, hoje nas bancas no Jornal de Negócios.
...
in CN
-
Advogados
Acções em leve alta com pares e futuros, destaque Fed
10/11/2004 10:03
LISBOA, 10 Nov (Reuters) - O mercado accionista segue com ganhos ligeiros, em linha com as restantes praças na Europa e com os futuros do Nasdaq , com os investidores animados com a descida do preço do petróleo .
Os operadores referem que o dia deverá ser marcado, no entanto, por alguma cautela e fraco volume uma vez que aguarda-se pela decisão da Reserva Federal norte-americana sobre as taxas de juro, às 1915 TMG.
As previsões apontam todas para o mesmo sentido, ou seja, de uma subida de 25 pontos base nas taxas de juro para os dois pct.
Os investidores ignoraram o facto da Cisco Systems ter anunciado ontem uma meta para as suas vendas no trimestre actual abaixo das previsões dos analistas.
"Os mercados reflectem a queda do preço do petróleo que já segue em níveis próximos dos 47 dólares o barril, em Nova Iorque, e pouco acima dos 43 em Londres", disse um trader.
"São boas notícias para os mercados accionistas, mas a Fed vai dominar a sessão, limitando sobretudo o volume", acrescenta.
O contrato de Dezembro do crude segue a perder 0,34 pct para 47,21 dólares e o Brent cai 0,34 pct para 43,56 dólares o barril.
O índice PSI20 soma 0,32 pct para os 7.573,04 pontos com sete papéis em alta, seis no vermelho e sete estáveis.
O índice FTSEurofirst segue a ganhar 0,42 pct.
A EDP-Energias de Portugal suporta o mercado em alta ao valorizar 1,3 pct para 2,33 euros, liderando o volume com 3,6 milhões de acções negociadas.
Nos restantes papéis de peso, o Millennium bcp cede 0,54 pct para 1,83 euros, enquanto a Portugal Telecom segue estabilizada nos 9,04 euros.
Os futuros do Nasdaq seguem a somar 0,13 pct.
Esta tarde, serão divulgados nos EUA os pedidos de emprego, na passada semana, a balança comercial de Setembro e os preços de importação e exportação no mês de Outubro.
Movimentaram-se 5,7 milhões de acções para um total de 19,3 milhões de euros. ((---Vanessa Chazan, Lisboa Editorial 351 21 3509205 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: vanessa.chazan.reuters.com@reuters.net))
10/11/2004 10:03
LISBOA, 10 Nov (Reuters) - O mercado accionista segue com ganhos ligeiros, em linha com as restantes praças na Europa e com os futuros do Nasdaq , com os investidores animados com a descida do preço do petróleo .
Os operadores referem que o dia deverá ser marcado, no entanto, por alguma cautela e fraco volume uma vez que aguarda-se pela decisão da Reserva Federal norte-americana sobre as taxas de juro, às 1915 TMG.
As previsões apontam todas para o mesmo sentido, ou seja, de uma subida de 25 pontos base nas taxas de juro para os dois pct.
Os investidores ignoraram o facto da Cisco Systems ter anunciado ontem uma meta para as suas vendas no trimestre actual abaixo das previsões dos analistas.
"Os mercados reflectem a queda do preço do petróleo que já segue em níveis próximos dos 47 dólares o barril, em Nova Iorque, e pouco acima dos 43 em Londres", disse um trader.
"São boas notícias para os mercados accionistas, mas a Fed vai dominar a sessão, limitando sobretudo o volume", acrescenta.
O contrato de Dezembro do crude segue a perder 0,34 pct para 47,21 dólares e o Brent cai 0,34 pct para 43,56 dólares o barril.
O índice PSI20 soma 0,32 pct para os 7.573,04 pontos com sete papéis em alta, seis no vermelho e sete estáveis.
O índice FTSEurofirst segue a ganhar 0,42 pct.
A EDP-Energias de Portugal suporta o mercado em alta ao valorizar 1,3 pct para 2,33 euros, liderando o volume com 3,6 milhões de acções negociadas.
Nos restantes papéis de peso, o Millennium bcp cede 0,54 pct para 1,83 euros, enquanto a Portugal Telecom segue estabilizada nos 9,04 euros.
Os futuros do Nasdaq seguem a somar 0,13 pct.
Esta tarde, serão divulgados nos EUA os pedidos de emprego, na passada semana, a balança comercial de Setembro e os preços de importação e exportação no mês de Outubro.
Movimentaram-se 5,7 milhões de acções para um total de 19,3 milhões de euros. ((---Vanessa Chazan, Lisboa Editorial 351 21 3509205 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: vanessa.chazan.reuters.com@reuters.net))
-
Resumo e Fed
Telefónica regista queda de lucros devido ao mercado brasileiro
10-11-2004 9:30
Os lucros da Telefónica Moviles caíram no terceiro trimestre, pela primeira vez desde 2002, com a competição no Brasil, onde actua em parceria com a Portugal Telecom através da Vivo, a fazer aumentar os custos.
Os resultados líquidos recuaram para 467,4 milhões de euros no trimestre findado a 30 de Setembro, o que compara com 478,7 milhões arrecadados no mesmo período do ano passado, anunciou a empresa em comunicado.
As vendas avançaram 11% para 2,95 mil milhões de euros, face a 2,67 mil milhões de euros registados em período homólogo. Os ganhos antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceram 1,2% para 1,26 mil milhões, no mesmo período do ano passado a empresa registou 1,24 mil milhões de EBITDA.
Os analistas esperavam que a empresa registasse lucros de 502 milhões de euros, o que representaria um aumento de 4,9%, com vendas de 2,9 mil milhões de euros e um EBITDA de 1,27 mil milhões.
BolsaPt.com
Cisco aumenta lucros mas desilude analistas
10-11-2004 9:20
A Cisco Systems aumentou os lucros do primeiro trimestre em 29% impulsionados pela procura de telefones para Internet. No mercado «after hours» as acções da tecnológica desceram 2,8%.
Os resultados líquidos ascenderam a 1,4 mil milhões de dólares (1,08 mil milhões de euros) o que compara com 1,09 mil milhões de dólares (845 milhões de euros) registados em período homólogo, anunciou a empresa ontem em comunicado. As vendas avançaram 17% para 5,97 mil milhões de dólares (4,63 mil milhões de euros).
A empresa estima que as vendas do trimestre corrente, que termina em Janeiro, vão avançar entre 1% e 3% face ao trimestre em análise. Este aumento vai originar receitas no valor de 6,15 mil milhões de dólares (4,77 mil milhões de euros), o que fica aquém do esperado pelos analistas consultados pela Thomson Financial, que estimavam receitas no valor de 6,21 mil milhões de dólares (4,82 mil milhões de euros).
As acções da Cisco fecharam a sessão de ontem a recuar 1,10% para 19,75 dólares (15,31 euros).
BolsaPt.com
Alemanha: Excedente comercial aumenta menos do que o esperado
10-11-2004 9:5
O saldo positivo da balança comercial germânica ascendeu no nono mês do ano aos doze mil milhões de euros, contra os onze mil milhões verificados em Agosto, mas abaixo dos 12,3 mil milhões de euros calculados pelos peritos.
Segundo os dados avançados pelo Instituto Federal de Estatística de Wiesbaden, no período de tempo em análise as exportações alemãs aumentaram 5,8% em termos homólogos para os 61,9 mil milhões de euros, enquanto as importações cresceram 13,1% para os 49,8 mil milhões de euros.
BolsaPt.com
Lucro da Total aumenta 39%
10-11-2004 9:5
A quarta maior petrolífera do mundo revelou ter registado entre Julho e Setembro um resultado líquido consolidado de 2,38 mil milhões de euros, um valor recorde tornado possível graças aos elevados preços do petróleo.
Segundo a empresa, a sua produçao de petróleo e gás registou no entanto uma quebra devido aos extensos trabalhos de manutenção que estão a ser realizados nas suas plataformas 'offshore'.
A Total anunciou também que irá pagar um dividendo interino de 2,40€ por acção no dia 24.
BolsaPt.com
Bruxelas inclinada para chumbar aquisição da GDP pela EDP e ENI
10-11-2004 9:35
A Comissão Europeia encaminha-se para uma decisão negativa a propósito da aquisição da GDP-Gás de Portugal pela EDP-Energias de Portugal e pela italiana ENI, o que, a confirmar-se, inviabiliza o negócio.
As empresas ainda dispõem, no entanto, de um prazo de uma semana, até 17 de Novembro, para salvar a operação, desde que proponham a Bruxelas novas medidas para assegurar uma concorrência efectiva no sector energético nacional.
Segundo o jornal «Público», as propostas de solução que as empresas têm vindo a apresentar para responder às objecções da Comissão continuam a ser consideradas insuficientes pelos serviços de Mario Monti, o comissário responsável pelo sector. A sua convicção é partilhada pela totalidade dos serviços envolvidos na avaliação do negócio, o que significa que não há qualquer margem para interpretações divergentes.
BolsaPt.com
10-11-2004 9:35
A Comissão Europeia encaminha-se para uma decisão negativa a propósito da aquisição da GDP-Gás de Portugal pela EDP-Energias de Portugal e pela italiana ENI, o que, a confirmar-se, inviabiliza o negócio.
As empresas ainda dispõem, no entanto, de um prazo de uma semana, até 17 de Novembro, para salvar a operação, desde que proponham a Bruxelas novas medidas para assegurar uma concorrência efectiva no sector energético nacional.
Segundo o jornal «Público», as propostas de solução que as empresas têm vindo a apresentar para responder às objecções da Comissão continuam a ser consideradas insuficientes pelos serviços de Mario Monti, o comissário responsável pelo sector. A sua convicção é partilhada pela totalidade dos serviços envolvidos na avaliação do negócio, o que significa que não há qualquer margem para interpretações divergentes.
BolsaPt.com
Governo vai vender 10% da SN Longos
10-11-2004 9:17
O Governo vai vender os 10% que o Estado ainda detém no capital da SN Longos, empresa siderúrgica com sede em Paio Pires, controlada pelos espanhóis da Megasa.
O estudo desta operação faz parte das privatizações que o Ministério dos Assuntos Económicos e Trabalho pretende estudar A venda dos 10% do Estado na SN Longos chegou a ser aprovada em Conselho de Ministros em 1997, através da realização de uma OPV destinada a trabalhadores e pequenos subscritores.
BolsaPt.com
ES Research é a mais «certeira»
10-11-2004 8:55
A Espírito Santo Research é a casa de investimento com as recomendações mais certeiras para as cotadas na Península Ibérica, segundo um estudo publicado pela AQ Research.
A análise procura aferir a acuidade das recomendações para um período de 12 meses terminado a 15 de Outubro de 2004.
A ES Research, neste período, acumulou uma pontuação média de 12,42 pontos, seguindo-se o Deutsche Bank e o Dresdner com uma classificação média de 12,08 pontos e 11,89 pontos, respectivamente.
O Dresdner, apesar de ter caído para a terceira posição, conseguiu as pontuações mais elevadas na cobertura dos títulos da Portugal Telecom (PT), da tabaqueira espanhola Altadis e da Energias de Portugal (EDP).
BolsaPt.com
Estado fica com 20,5% da EDP após aumento de capital
10-11-2004 8:50
O Estado vai ficar com cerca de 20,5% do capital da EDP, após o aumento de capital e a privatização via venda directa. Segundo declarações de Rui Horta e Costa ao Jornal de Negócios, o Estado vai acompanhar em parte o aumento de capital da eléctrica de 1.200 milhões de euros.
Inicialmente, estava previsto que o Estado aproveitasse a operação para reduzir a sua participação para 15% ou 10%. No entanto, a redução da posição pública fica-se, na prática, pela venda directa à própria EDP de 5% a 5,5% do capital, para esta alienar à Cajastur no quadro da compra da Hidrocantábrico.
BolsaPt.com
Parte da descida do IRS só se sentirá em ano de eleições
10-11-2004 8:45
O Governo não vai reflectir totalmente nas taxas de retenção na fonte de IRS do próximo ano a descida de taxas deste imposto que está prevista na proposta de OE para 2005. Esta decisão deverá beneficiar os reembolsos pagos aos contribuintes em 2006, ano de eleições legislativas.
A não actualização das taxas foi ontem revelada pelo ministro das Finanças, no Parlamento. Na última reunião sobre o Orçamento antes da sua votação na generalidade, Bagão Félix disse que "em 2005, [os contribuintes] ainda verão a liquidação dos seus impostos com base nos benefícios fiscais" de 2004 e "já terão alguma consequência, que pode não ser total, na descida das taxas de retenção".
Ou seja, as taxas de retenção na fonte de IRS vão "repercutir em parte já a descida das taxas [de imposto] mas não totalmente", esclareceu o ministro, acrescentando que o Governo socialista também utilizou este expediente quando desceu os impostos em 2001. É por este motivo que Bagão Félix defende que "é falso que os impostos vão diminuir" em 2005.
BolsaPt.com
Governo abre 4 mil vagas na Função Pública
10-11-2004 8:40
O Governo vai abrir quatro mil vagas para desempregados recém-licenciados estagiarem na Função Pública, anunciou o ministro das Finanças, na Assembleia da República.
Na comissão parlamentar conjunta de Economia e Finanças e Execução Orçamental, Bagão Félix afirmou que o Estado vai gastar, em 2005, 85 milhões de euros com estágios, dos quais 64 milhões vão ser co-financiados pelo Fundo Social Europeu.
A remuneração desses estagiários deve passar pelo equivalente ao subsídio de desemprego, acrescido de uma remuneração adicional, explicou o ministro das Finanças.
Com esta medida, o Estado ganha potencial rejuvenescimento da Função Pública e os desempregados passam a ter um emprego e ganham experiência profissional, acrescentou Bagão Félix.
BolsaPt.com
Noticias de 10 de Novembro de 2004
Bolsas Asiáticas fecham em alta
10-11-2004 7:52
Os mercados asiáticos fecharam com ganhos à medida que os preços do petróleo caíam para um mínimo de sete semanas, aliviando a preocupação de que um crude excessivamente caro cortará ganhos e atrasará o crescimento económico.
Exportadoras como a Samsung Electronics, e companhias aéreas como a Cathay Pacific Airways lideraram os ganhos.
O Nikkei de Tokio fechou a subir 0.3% para os 10,994.96 pontos.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, cali010201, Google Adsense [Bot], iniciado1, karaya75, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, MG2, Minsk, mjcsreis, MR32, nickforum, Nuno V, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, PAULOJOAO, SerCyc, Sertorio, Shimazaki_2, yggy e 270 visitantes