Caldeirão da Bolsa

Fundos reforçam posições na Sonae SGPS e BCP contra recuo na

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Fundos reforçam posições na Sonae SGPS e BCP contra recuo na

por marafado » 8/11/2004 18:39

Gestores substituem acções estrangeiras pelas nacionais
Fundos reforçam posições na Sonae SGPS e BCP contra recuo na PT e EDP
Os fundos de investimento mobiliário (FIM) reforçaram as posições em títulos da Sonae SGPS e BCP em detrimento da PT e EDP em Outubro, mês em que o investimento total em acções nacionais cresceu 0,8% face a Setembro, revela a CMVM. Os gestores nacionais reduziram as suas posições em acções estrangeiras para reforçarem em títulos nacionais.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


Os fundos de investimento mobiliário (FIM) reforçaram as posições em títulos da Sonae SGPS e BCP em detrimento da PT e EDP em Outubro, mês em que o investimento total em acções nacionais cresceu 0,8% face a Setembro, revela a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os gestores nacionais reduziram as suas posições em acções estrangeiras para reforçarem em títulos nacionais.

Os fundos de investimento têm 78,3 milhões de euros investidos em títulos da Sonae SGPS, ou 11,3% do valor total. No mês passado os fundos aumentaram o investimento em títulos da Sonae em 6,6%.

O total de investimento realizado no BCP cresceu para 72,3 milhões de euros, ou 10,4% do total investido, um aumento de 4,1%.

As entidades de investimento recuaram na Portugal Telecom e na Energias de Portugal. A PT registou uma queda de 2,1% para 57,3 milhões de euros, e a EDP baixou 5,1% para 46,2 milhões de euros, valor que representa 6,7% do total investido.

Os FMI investiram 42,4 milhões de euros em acções da PT Multimédia, um queda face ao mês anterior e nos títulos da Brisa o investimento foi de 38,5 milhões, ou 5,5% do total investido em Outubro, um recuo de 11,2%.

Os investimentos realizados em acções do BES cresceram para 33,9 milhões de euros, mais 1,9% que o registado em Setembro. As aplicações no banco BPI ascenderam a 33,4 milhões de euros. A Semapa viu os fundos reforçarem o investimento em 6,6% e o investimento realizados nas acções da empresa ascendeu aos 31,2 milhões de euros. A Sonaecom passou a constar no «ranking» das acções onde os fundos mais apostam. A empresa substituiu a Impresa e conta com 28,7 milhões de euros investidos.

O investimento nas acções nacionais aumentou em 0,8% para 694 milhões de euros, face a 688,7 milhões de euros registados em Setembro. As acções estrangeiras viram recuar o investimento em 5,5% para 1.166,2 milhões de euros.

A AF Investimentos mantém-se como entidade que lidera a quota de mercado de fundos de investimento mobiliário, com 21,3% de posição, igual a Setembro. A Caixagest segue em segundo lugar no ranking com 18,9% de quota de mercado. O Banif Gestão de Investimentos surge no mês de Outubro entre as dez maiores entidades com uma quota de 1,0% a substituir a Central Fundos que já não consta na listagem das dez maiores.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], cali010201, Eduardo R., eurowire.financeiro, Google Adsense [Bot], icemetal, Kury Yozo, latbal, Lisboa_Casino, mjcsreis, nunorpsilva, O Magriço, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, Shimazaki_2, Ugly bull e 209 visitantes