Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Seja por interesse ou não dos usa, RU ou Europa, acho que uma paz forçada ou não, sempre será melhor do que uma guerra sem sentido.
É claro que todos os que estão envolvidos no apoio à Ucrânia, apenas o fazem com um interesse pessoal, caso contrário, todos entrariam com a mesma força noutros países em guerra ou em crise humanitária.
O próprio apoio social que se tem visto apenas acontece pelo nosso próprio interesse onde receamos a qualquer momento ser também vítimas dos russos.
Com a guerra há sempre quem ganhe e quem perca.. é como tal quem vende armas terá sempre muito a ganhar.
É claro que todos os que estão envolvidos no apoio à Ucrânia, apenas o fazem com um interesse pessoal, caso contrário, todos entrariam com a mesma força noutros países em guerra ou em crise humanitária.
O próprio apoio social que se tem visto apenas acontece pelo nosso próprio interesse onde receamos a qualquer momento ser também vítimas dos russos.
Com a guerra há sempre quem ganhe e quem perca.. é como tal quem vende armas terá sempre muito a ganhar.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Segundo os "experts" da CNN a paz está próxima. Paz forçada (óbvio....quem paga a guerra manda...) mas ao virar da esquina.
Acabei de ouvir um "politólogo", José Filipe Pinto, que não me pareceu a perda tempo habitual. Equilibrado, razoável e com uma análise a fazer sentido. Vamos acompanhando.
Acabei de ouvir um "politólogo", José Filipe Pinto, que não me pareceu a perda tempo habitual. Equilibrado, razoável e com uma análise a fazer sentido. Vamos acompanhando.
“Buy high, sell higher...”.
Já todos chegámos à cozinha e nos cheirou a podre, e nos foi difícil perceber onde estava a cebola podre.
À cerca de 2 meses o Gen. Sergei Surovikin, proferiu uma frase que na altura passou despercebida a todos, e que basicamente dizia que estava preparado para tomar medidas difíceis.
Na semana passada, assistimos a uma encenação, onde este mesmo senhor pede ao ministro da defesa para retirar de Kherson, e por milagre desaparecem 20 a 30 mil homens e respectivos equipamentos, alguns pesados. Penso que foi a primeira retirada em directo na TV e que por milagre correu bem.
https://www.barrons.com/news/russia-says-pulled-back-over-30-000-troops-in-kherson-region-01668177308?tesla=y
Assusta-me o silêncio dos EUA e especialmente do RU, pois espero que não obriguem o povo ucraniano a negociar, algo que não podem ceder.
Para piorar, ouvi os senhores da guerra que estão suportar grande parte do esforço militar, inaltecer o Gen. Sergei Surovikin, que apenas retirou de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos e hoje território russo.
O passado mostrou-nos como os EUA traem com facilidade os seus aliados, espero sinceramente que não seja o caso, pois este povo não o merece.
Pedro
À cerca de 2 meses o Gen. Sergei Surovikin, proferiu uma frase que na altura passou despercebida a todos, e que basicamente dizia que estava preparado para tomar medidas difíceis.
Na semana passada, assistimos a uma encenação, onde este mesmo senhor pede ao ministro da defesa para retirar de Kherson, e por milagre desaparecem 20 a 30 mil homens e respectivos equipamentos, alguns pesados. Penso que foi a primeira retirada em directo na TV e que por milagre correu bem.
https://www.barrons.com/news/russia-says-pulled-back-over-30-000-troops-in-kherson-region-01668177308?tesla=y
Assusta-me o silêncio dos EUA e especialmente do RU, pois espero que não obriguem o povo ucraniano a negociar, algo que não podem ceder.
Para piorar, ouvi os senhores da guerra que estão suportar grande parte do esforço militar, inaltecer o Gen. Sergei Surovikin, que apenas retirou de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos e hoje território russo.
O passado mostrou-nos como os EUA traem com facilidade os seus aliados, espero sinceramente que não seja o caso, pois este povo não o merece.
Pedro
Carrancho_ Escreveu:Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.
Não percebo nada de assuntos militares, mas num raio de 40 km de Kherson parece-me que vai ser difícil encontrar russos.
Esse vai ser o desafio.
A linha defensiva russa na margem leste, parece-me frágil, pois é demasiada extensa (200 kms), para as unidades disponíveis.
Resta ainda confirmar, nas o passado diz-nos isso, que parte da força aplicada em Kherson vai deslocar-se para Donetsk.
Pedro
Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.
Não percebo nada de assuntos militares, mas num raio de 40 km de Kherson parece-me que vai ser difícil encontrar russos.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Carrancho_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.
Bom, isso aplicou-se durante meses a Karkiv, a segunda cidade mais populosa da Ucrânia.
Parece-me que as pessoas estão lá em Kherson (bastantes) e suspeito que mais ainda vão voltar.
Além disso os edifícios e estruturas foram mais protegidos, os russos não destruíram nem bombardearam como outras cidades, pe Mariupol.
A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. Além disso depois de tão fartos que estão de dizer que aquilo é Russo é complicado devastar uma cidade "russa" com bombardeamentos. Já uma barragem ir pelos ares e atribuir isso aos Ucranianos é mais fácil de passar, na Rússia pelo menos, e afetaria mais a margem direita. Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.
Carrancho, os russos em condições normais, tão cedo, não vão atravessar o Dniepre, a artilharia ucraniana que mencionei ontem, é muito superior à russa ..... mas a Rússia tem capacidade de fustigar a cidade de Kherson, se for abastecida, claro.
Militarmente, o desafio é usar a supremacia da artilharia ucraniana para destruir as defesas russas e permitir o atravessamento do Dniepre. No entanto, parece-me que antes do inverno isto não vai acontecer.
Pedro
MarcoAntonio Escreveu:PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.
Bom, isso aplicou-se durante meses a Karkiv, a segunda cidade mais populosa da Ucrânia.
Parece-me que as pessoas estão lá em Kherson (bastantes) e suspeito que mais ainda vão voltar.
Além disso os edifícios e estruturas foram mais protegidos, os russos não destruíram nem bombardearam como outras cidades, pe Mariupol.
A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. Além disso depois de tão fartos que estão de dizer que aquilo é Russo é complicado devastar uma cidade "russa" com bombardeamentos. Já uma barragem ir pelos ares e atribuir isso aos Ucranianos é mais fácil de passar, na Rússia pelo menos, e afetaria mais a margem direita. Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
MarcoAntonio Escreveu:Nem por sombras, também não estou a negar isso (antes pelo contrário, estou a aceitar tacitamente que está ao alcance da artilharia).
Não creio é que seja por isso que vá ficar deserta.
Deserta não fica, pois os ucranianos já mostraram que aguentam tudo. Mais, parece-me que neste momento os russos não tem munições suficiente para desperdiçarem.
O que me assusta? Que os EUA forcem os ucranianos a negociar, pois há algo nesta história que me cheira a esturro.
PS: se puderem vejam a análise do Gen. Isidoro Pereira na CNN.
Pedro
Nem por sombras, também não estou a negar isso (antes pelo contrário, estou a aceitar tacitamente que está ao alcance da artilharia).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.
Marco, se há algo que todos aprendemos nos últimos meses, é que o povo ucraniano tem uma resiliência nunca vista.
Não ponho isso em causa, até porque não acredito que os russos alguma vez tenham tido em conta as populações, e pode explicar como os russos retiraram os seus homens.
Agora é inegável que Kherson está ao alcance da artilharia russa.
Há várias variáveis que o tempo vai mostrar, como se os russos têm capacidade para abastecer a parte do Oblast de Kherson que ocupam, e que neste momento não o podem fazer via Crimeia, se conseguem segurar uma linha defensiva na margem direita com 200 kms.
Pedro
PMP69 Escreveu:Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Parece-me que a retirada russa teve início há algumas semanas, só foi anunciada agora quando estava praticamente concluída.
Ao contrário da ofensiva em Kharkiv não há imagens de material russo capturado (até agora só vi uma foto de um tanque) ou destruído.
Se confirmar-se que não há equipamento pesado abandonado significa que os russos conseguiram retirar o equipamento durante a noite nas últimas semanas, por barcaça ou pelas pontes.
Em relação à população, considerando que antes da guerra a cidade teria cerca de 290 mil habitantes, significa que a maior parte da população abandou a cidade, parece-me obvio, uns porque são pró-russos, outros porque foram obrigados outros porque conseguiram fugir.
Estando a cidade na linha da frente parece-me que vai ficar semi-deserta até a guerra acabar.
Tudo dá a entender que isso se passou, pois se se verificar no mapa interactivo que coloquei, os regimentos de artilharia estão no lado direito do Dniepre, o que indica que podem ter retirado, ainda antes da ponte ser danificada.
As unidades de infantaria ligeira, podem ter retirado durante a retirada dos "civis". No entanto, ontem e hoje houveram combates na margem esquerda do Dniepre.
Hoje, vi uma notícia, mas infelizmente não a encontro, que mencionava que ontem a aviação ucraniana tinha feito cerca de 10 saídas e tinha destruído lançadores russos. O que não deixa de ser extraordinário. Se encontrar coloco.
Também me parece que neste momento e nos próximos meses Kherson não é uma cidade para habitar, pois está ao alcance da artilharia russa. O grande desafio da Ucrânia, é conseguir, com o seu poder de fogo, afastar as forcas russas uns 30/50 kms do Dniepre, para o poder transportor.
Por fim, a retirada russa foi uma operação tactica de grande sucesso, pois retirar 20.000 homens isolados e sem grandes baixas, é um feito.
Pedro
Bom, as imagens não são de uma cidade deserta. Ora, há vários videos e clips diferentes, filmados em diferentes locais, em diferentes perspectivas, por diferentes pessoas (não é bem isto que acontece em imagens orquestradas, isto para dizer que os clips me parecem genuínos).
Seguramente que perdeu população, mas população a manifestar-se em diferentes locais da cidade, muita viatura a circular, não creio de todo que se possa falar de cidade deserta e se é assim ao fim de meses de ocupação, a minha expectativa é que haja gente a voltar também.
Salvaguardando o que eventualmente os russos possam ainda vir a fazer. Mas para já parece que foi mesmo uma retirada (por detrás de uma cortina de fumo) e, espero eu, agora os russos vão só ficar a "reclamar" que aquilo é deles porque referendo e tal e coisa.
Seguramente que perdeu população, mas população a manifestar-se em diferentes locais da cidade, muita viatura a circular, não creio de todo que se possa falar de cidade deserta e se é assim ao fim de meses de ocupação, a minha expectativa é que haja gente a voltar também.
Salvaguardando o que eventualmente os russos possam ainda vir a fazer. Mas para já parece que foi mesmo uma retirada (por detrás de uma cortina de fumo) e, espero eu, agora os russos vão só ficar a "reclamar" que aquilo é deles porque referendo e tal e coisa.
mais_um Escreveu:Parece-me que a retirada russa teve início há algumas semanas, só foi anunciada agora quando estava praticamente concluída.
Ao contrário da ofensiva em Kharkiv não há imagens de material russo capturado (até agora só vi uma foto de um tanque) ou destruído.
Se confirmar-se que não há equipamento pesado abandonado significa que os russos conseguiram retirar o equipamento durante a noite nas últimas semanas, por barcaça ou pelas pontes.
Em relação à população, considerando que antes da guerra a cidade teria cerca de 290 mil habitantes, significa que a maior parte da população abandou a cidade, parece-me obvio, uns porque são pró-russos, outros porque foram obrigados outros porque conseguiram fugir.
Estando a cidade na linha da frente parece-me que vai ficar semi-deserta até a guerra acabar.
Não me parece que esteja nem que venha a ficar deserta.
Quanto a material tirando o destruído não se tem para já visto nada de significativo, munições e pouco mais...
Se também de lá conseguiram tirar o armamento pesado, então tiro o chapéu às forças russas que o conseguiram fazer.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Parece-me que a retirada russa teve início há algumas semanas, só foi anunciada agora quando estava praticamente concluída.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Este vídeo é de março de 2022, em plena ocupação russa.
https://twitter.com/i/status/1500080905297317889
Mais um grande dia para as forças ucranianas e em especial para o povo ucraniano.
Notável a coragem com que lutavam quando o terreno estava inclinado, como lutam agora, e mesmo tendo em consideração o poderio bélico que têm, ninguém lhes pode tirar o mérito por mais esta importante conquista. Trata-se apenas da primeira grande cidade ocupada pelos russos.
Pedro
https://twitter.com/i/status/1500080905297317889
Mais um grande dia para as forças ucranianas e em especial para o povo ucraniano.
Notável a coragem com que lutavam quando o terreno estava inclinado, como lutam agora, e mesmo tendo em consideração o poderio bélico que têm, ninguém lhes pode tirar o mérito por mais esta importante conquista. Trata-se apenas da primeira grande cidade ocupada pelos russos.
Pedro
O que é notável, tendo em conta os meses de ocupação (tempo para purgas, deslocações, pseudo-referendos ganhos massivamente.... pois, certo!). Mas quando os ucranianos voltam, consegue-se assistir a isto no centro de Kherson.
Tropas Russas a chegar ao centro de Kherson:
https://www.youtube.com/watch?v=Zrf0yLxViRo&t=2s
https://www.youtube.com/watch?v=QqWgkdRaYJg&t=3s
Tropas Ucranianas a Chegar ao centro de Kherson:
Quase não se nota diferença nenhuma
https://www.youtube.com/watch?v=Zrf0yLxViRo&t=2s
https://www.youtube.com/watch?v=QqWgkdRaYJg&t=3s
Tropas Ucranianas a Chegar ao centro de Kherson:
Quase não se nota diferença nenhuma

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Outra coisa, circulou entretanto a notícia de que Putin teria recusado a retirada há 6 semanas atrás. Naturalmente não sabemos ao certo se isto é verdade, mas se assumirmos que essa info chegou ao lado de cá, então poderá ter acrescido à confusão (que poderá muito bem ter sido intencional): referendo a anexar a região de Kherson, leak de que Putin recusa retirada (quando na verdade possivelmente já está decidida), são observados soldados à civil (especula-se se estão a retirar, se são deserções, se é uma armadilha).
Entretanto anuncia-se uma retirada que já ocorreu.
É bem possível que a anexação (quando até já teriam decidido retirar) tenha sido só uma operação para transportar o problema para outra esfera, em parte ou precisamente por saberem que militarmente estava perdido.
Entretanto anuncia-se uma retirada que já ocorreu.
É bem possível que a anexação (quando até já teriam decidido retirar) tenha sido só uma operação para transportar o problema para outra esfera, em parte ou precisamente por saberem que militarmente estava perdido.
Desconfio que os civis que saíram não eram lá muito civis, ainda vamos ver fotos de kandyrovezinhos e wagnerzinhos a fugir de Kherson vestidos de saias.
Os civis estão lá na mesma, os criminosos é que não...
Os civis estão lá na mesma, os criminosos é que não...
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Bom, aqui fica um exemplo de 21 de Outubro, terá sido mais ou menos por esta altura que começaram a circular essas notícias:
https://news.yahoo.com/russians-kherson ... 00778.html
https://news.yahoo.com/russians-kherson ... 00778.html
Não consigo precisar exactamente quando começou, mas já há algum tempo que se comentava que os russos estariam a vestir os soldados à civil e que possivelmente estariam a retirar. Isto já vinha sendo discutido, mas claro que não se sabia exactamente do que se tratava.
Carrancho_ Escreveu:PMP69 Escreveu:
Continuo sem perceber onde andam as unidades que estão/estavam no lado esquerdo do Dniepre, nomeadamente a 83º Brigada Aerotransportada (VDV) e a 810ª Brigada de Fuzileiros Navais da Frota do Mar Negro.
Pedro
Parece que os russos se estão a especializar num dos conceitos a retirada, já a tinham feito e ninguém deu por nada.
Sede da polícia em Kherson:
Ou retiraram camuflados no meio dos civis, pois ninguém vai para a TV anunciar um retirada, ou houve um acordo que não conhecemos, e que permitiu a sua retirada nos últimos dias.
O rio Dniepre estava ao alcance da artilharia ucraniana, e acompanham ao "minuto" as movimentação das forças russas, quer por satélite, quer por drones.
Pedro
PMP69 Escreveu:
Continuo sem perceber onde andam as unidades que estão/estavam no lado esquerdo do Dniepre, nomeadamente a 83º Brigada Aerotransportada (VDV) e a 810ª Brigada de Fuzileiros Navais da Frota do Mar Negro.
Pedro
Parece que os russos se estão a especializar num dos conceitos a retirada, já a tinham feito e ninguém deu por nada.
Sede da polícia em Kherson:
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Concluída a retirada das tropas russas, mas Moscovo avisa: Kherson "é um assunto da Federação Russa"
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/conclu%C3%ADda-a-retirada-das-tropas-russas-mas-moscovo-avisa-kherson-%C3%A9-um-assunto-da-federa%C3%A7%C3%A3o-russa/ar-AA13ZU5n?ocid=entnewsntp&cvid=b35a585f72ab42e9845a56349eeeebe4
Um tópico que faz lembrar a China em relação a Taiwan....
- Registado: 7/4/2007 17:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400 e 193 visitantes