Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
mas o certo é que os receios russos também se confirmaram
Quais receios Russos é que se confirmaram?
Infelizmente o erro do Ocidente é fazer negócios com outros países quando temos interesses e fechar os olhos ao que não interessa.
Mas tu não queres que isolemos a Rússia, afinal em que ficamos?
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
mais_um Escreveu:Marco Martins Escreveu:"Cabos submarinos europeus de comunicações foram cortados nesta quarta-feira - Pplware"
https://pplware.sapo.pt/informacao/cabos-submarinos-europeus-de-comunicacoes-foram-cortados-nesta-quarta-feira/amp/
Um titulo sensacionalista, o cabo em questão foi danificado em terra e o da Escócia foi um barco de pesca.
É sempre melhor ler o orginal do que traduções manhosas:
https://www.crn.com/news/security/zscal ... vandalism-
(...) As for the cause of the severed landline cable, Kuperman said local French and European media outlets are reporting the incident was an “act of vandalism.” Local telecom operators are privately reporting the same thing, Kuperman said.
He said there’s “no evidence” yet of who may have cut the “very sensitive infrastructure.”(...)
- Registado: 7/4/2007 17:13
Carrancho_ Escreveu:Marco Martins Escreveu:Carrancho_ Escreveu:
Depois de 24 de fevereiro, o que para ti o Ocidente lidou mal, o que devia ter feito e que problemas podiam ter sido evitados se assim tivesse procedido?
Os problemas não começaram depois de 24 de Fevereiro, mas sim antes da Rússia avançar para a Crimeia.
A Rússia tem medo do Ocidente e não quer ter a Nato nem o seu armamento perto das fronteiras russas.
Mas o Ocidente/Usa acha que tem que ir pegar com eles e provocar colocando as suas forças cada vez mais perto.
Nestas situações é sempre difícil dizer ao certo quem começou ou se aquilo que começou justificaria algo mais. O certo é que ninguém se quis sentar a uma mesa para discutir seriamente os problemas e quem mais se lixou está a ser a Ucrânia.
A NATO, antes de 24 de fevereiro, estava a definhar há muitos anos. A Rússia era cada vez menos vista como uma grande ameaça (apenas pelo arsenal nuclear virado para o ocidente), os EUA cada vez menos dispostos a suportar praticamente sozinhos a segurança dos restantes aliados enquanto estes investiam esses recursos no seu bem estar e estado de elevação moral fantasiosa. Não sei se te lembras mas recentemente os portugueses tiveram de implorar para os EUA não abandonarem as Lages, porque estrategicamente o Pacífico ganhava peso enquanto o Atlântico perdia. À Rússia bastava continuar o rumo que cada vez menos a NATO era para si uma ameaça e a Europa cada vez estava mais dependente de si (como se veio a comprovar). Povos de países do bloco de leste, que experimentaram os dois regimes, sabiam melhor que ninguém onde se encontrava a ameaça para eles, livremente optaram pela democracia e democraticamente quiseram juntar-se a UE e NATO. De parte a parte houve compromissos que não foram respeitados, alguns não fazia sentido respeitar, outros não deviam ter sido tolerados. O argumento da Rússia da ameaça e de não querer a NATO nas suas fronteiras é uma desculpa esfarrapada, óbvia quando Putin assume a vontade de expansão (mesmo que à força) da mãe Rússia para ocidente, precisamente para as fronteiras da NATO. Não foi a suposta ameaça que a NATO estava a ser para a Rússia mas o facto de ser um impedimento aos seus sonhos imperialistas, tanto é assim que achava que UE e NATO estavam fragilizados e esta era a oportunidade certa para avançar.
Tendes a atribuir responsabilidades aos EUA em todas estas dificuldades que os europeus estão e vão passar mas esqueces-te que se alguém foi avisando do risco da nossa dependência energética da Rússia foram eles, na altura era porque queriam vender-nos mais caro o que os russos nos vendiam barato (dizia-se), não foi certamente por aí que os EUA nos empurraram para esta situação, não tinham certamente qualquer interesse em a Europa estreitar relações económicas com a Rússia, como vinhamos fazendo.
Muitos erros se cometeram do lado ocidental o maior de todos, uma caixa de pandora foi aberta, o Kosovo. Ainda assim não consigo compreender como se coloca nos pratos da mesma balança esta invasão sanguinária injustificada da Ucrânia com os erros Ocidentais do passado.
Se alguém não quiz discutir a uma mesa os problemas foi o Putin, que unilateralmente e injustificadamente invadiu um país soberano e mata, tortura e viola todos os dias inocentes civis.Marco Martins Escreveu:
Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
Ou seja, perpetuar os erros do passado. Não podemos/devemos impor a ninguém o nosso sistema, como bem referes, mas podemos e devemos relacionar-nos com quem defenda os mesmos valores e liberdades. Não se trata de isolar mas sim de acolher quem entender que devemos.
Independentemente do que consideras erros Ocidentais do passado, que já não podemos fazer desaparecer e estou farto de ver apontar, queria era ler soluções para o presente e futuro, o que consideras que estamos a fazer mal, o que devíamos fazer diferente e o que achas que ganhávamos com isso.
O facto da Nato estar a perder notariedade e aparentemente estar mais fraca não quer dizer que assim estivesse, como se veio a demonstrar agora. De repente todos falam na Nato e está prestes a crescer mais e a ficar mais perto da Rússia. Pode-se dizer que isso aconteceu por causa da Rússia (e é verdade) , mas o certo é que os receios russos também se confirmaram.
Não estou com isto a defender os russos, mas tento apenas pôr-me no lugar deles, pois os medos que eles têm do Ocidente são os mesmos que nós temos do oriente. Também não vemos com bons olhos a aproximação da Rússia com a China e irão (e apesar da intenção deles não ser atacar a europa, nós não sabemos e sentimos receio) .
Infelizmente o erro do Ocidente é fazer negócios com outros países quando temos interesses e fechar os olhos ao que não interessa... E embora ache que estamos a evoluir para melhor, ainda existem muitas fragilidades, caso contrário não teríamos assistido ao crescimento europeu das últimas décadas com a ajuda de países sem liberdade mas que nos fornecem petróleo ou mão de obra barata e nos compram carros caros.
Enquanto ganhamos com a China, eles eram estratégicos .. agora que vemos que fizemos asneira, já são uma ameaça...
Tudo isto faz parte das trocas comerciais, mas muitas vezes as facetas piores são protegidas e encobertas pelos governos que temos.
Marco Martins Escreveu:Carrancho_ Escreveu:
Depois de 24 de fevereiro, o que para ti o Ocidente lidou mal, o que devia ter feito e que problemas podiam ter sido evitados se assim tivesse procedido?
Os problemas não começaram depois de 24 de Fevereiro, mas sim antes da Rússia avançar para a Crimeia.
A Rússia tem medo do Ocidente e não quer ter a Nato nem o seu armamento perto das fronteiras russas.
Mas o Ocidente/Usa acha que tem que ir pegar com eles e provocar colocando as suas forças cada vez mais perto.
Nestas situações é sempre difícil dizer ao certo quem começou ou se aquilo que começou justificaria algo mais. O certo é que ninguém se quis sentar a uma mesa para discutir seriamente os problemas e quem mais se lixou está a ser a Ucrânia.
A NATO, antes de 24 de fevereiro, estava a definhar há muitos anos. A Rússia era cada vez menos vista como uma grande ameaça (apenas pelo arsenal nuclear virado para o ocidente), os EUA cada vez menos dispostos a suportar praticamente sozinhos a segurança dos restantes aliados enquanto estes investiam esses recursos no seu bem estar e estado de elevação moral fantasiosa. Não sei se te lembras mas recentemente os portugueses tiveram de implorar para os EUA não abandonarem as Lages, porque estrategicamente o Pacífico ganhava peso enquanto o Atlântico perdia. À Rússia bastava continuar o rumo que cada vez menos a NATO era para si uma ameaça e a Europa cada vez estava mais dependente de si (como se veio a comprovar). Povos de países do bloco de leste, que experimentaram os dois regimes, sabiam melhor que ninguém onde se encontrava a ameaça para eles, livremente optaram pela democracia e democraticamente quiseram juntar-se a UE e NATO. De parte a parte houve compromissos que não foram respeitados, alguns não fazia sentido respeitar, outros não deviam ter sido tolerados. O argumento da Rússia da ameaça e de não querer a NATO nas suas fronteiras é uma desculpa esfarrapada, óbvia quando Putin assume a vontade de expansão (mesmo que à força) da mãe Rússia para ocidente, precisamente para as fronteiras da NATO. Não foi a suposta ameaça que a NATO estava a ser para a Rússia mas o facto de ser um impedimento aos seus sonhos imperialistas, tanto é assim que achava que UE e NATO estavam fragilizados e esta era a oportunidade certa para avançar.
Tendes a atribuir responsabilidades aos EUA em todas estas dificuldades que os europeus estão e vão passar mas esqueces-te que se alguém foi avisando do risco da nossa dependência energética da Rússia foram eles, na altura era porque queriam vender-nos mais caro o que os russos nos vendiam barato (dizia-se), não foi certamente por aí que os EUA nos empurraram para esta situação, não tinham certamente qualquer interesse em a Europa estreitar relações económicas com a Rússia, como vinhamos fazendo.
Muitos erros se cometeram do lado ocidental o maior de todos, uma caixa de pandora foi aberta, o Kosovo. Ainda assim não consigo compreender como se coloca nos pratos da mesma balança esta invasão sanguinária injustificada da Ucrânia com os erros Ocidentais do passado.
Se alguém não quiz discutir a uma mesa os problemas foi o Putin, que unilateralmente e injustificadamente invadiu um país soberano e mata, tortura e viola todos os dias inocentes civis.
Marco Martins Escreveu:
Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
Ou seja, perpetuar os erros do passado. Não podemos/devemos impor a ninguém o nosso sistema, como bem referes, mas podemos e devemos relacionar-nos com quem defenda os mesmos valores e liberdades. Não se trata de isolar mas sim de acolher quem entender que devemos.
Independentemente do que consideras erros Ocidentais do passado, que já não podemos fazer desaparecer e estou farto de ver apontar, queria era ler soluções para o presente e futuro, o que consideras que estamos a fazer mal, o que devíamos fazer diferente e o que achas que ganhávamos com isso.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Marco Martins Escreveu:"Cabos submarinos europeus de comunicações foram cortados nesta quarta-feira - Pplware"
https://pplware.sapo.pt/informacao/cabos-submarinos-europeus-de-comunicacoes-foram-cortados-nesta-quarta-feira/amp/
Um titulo sensacionalista, o cabo em questão foi danificado em terra e o da Escócia foi um barco de pesca.
É sempre melhor ler o orginal do que traduções manhosas:
https://www.crn.com/news/security/zscal ... vandalism-
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
O verdadeiro império do mal é a China com os ocidentais a dormir e eles a criar condições para dominar o.mundo, Twain ainda não é oportuno mas até ao fim da década vão atacar .
Nós estamos a julgar um rapaz chamado Pinto poder imbecil o ocidental , na China estes talentos quando veem o que não devem são confrontados ou trabalham para o poder ou 30 anos de cadeia , recrutam estudantes no mundo inteiro a 1000 dólares para fazerem traduções depois são lhes pedidos outros serviços muito do que desenvolveram é fruto de espionagem , mesmo a rede de restaurantes chineses servem o interesse China .
O José Rodrigues dos Santos tem coragem e no seu próximo romance denunciam o que é hoje a China a maior ditadura do mundo .
Nós estamos a julgar um rapaz chamado Pinto poder imbecil o ocidental , na China estes talentos quando veem o que não devem são confrontados ou trabalham para o poder ou 30 anos de cadeia , recrutam estudantes no mundo inteiro a 1000 dólares para fazerem traduções depois são lhes pedidos outros serviços muito do que desenvolveram é fruto de espionagem , mesmo a rede de restaurantes chineses servem o interesse China .
O José Rodrigues dos Santos tem coragem e no seu próximo romance denunciam o que é hoje a China a maior ditadura do mundo .
- Registado: 14/3/2009 0:19
MNPTLIS Escreveu:Meus amigos, tudo isto são manobras de diversão , estes atentados ou outros assim como a guerra na Ucrania e aqui quem sofre é sempre o povo, não passa de uma tremenda tentativa de isolar a Russia e o Putin (não o estou a defender ) mas eles russia têm em poder informação explosiva, de tal modo é esta informação que justificou uma guerra e tudo o resto, só que é uma questão de tempo até que o Putin fale, a partir daí vai ser o caos a revelação dos planos que estavam a ser feitos por elites mundiais na sombra,, como já tenho falado, até ao fim do ano , vamos ouvir muitas noticias e muita gente a perceber que foi completamente enganada e admirada com o que vai ouvir, aqueles que estão sempre a desvalorizar os planos mundias de control, as agendas secretas, etc. vão ouvir muita coisa que nem imaginavam que se fize-se ou existisse.
Podes elaborar mais sobre os planos que falas?
A questão de Taiwan é muito mais importante que a guerra na Ucrânia. Os EUA e a UE não se podem dar ao luxo de permitir o controlo da ilha pela china. E, ou muito me engano, ou a china vai invadir Taiwan.
O congresso do partido comunista chinês que reelegeu xi jinping (que vai no mesmo caminho do Putin), as ameaças do xi jinping e outros pequenos episódios (tipo a expulsão do antecessor de xi jinping do congresso com um recado deste ao xi jinping), tudo isto dá maus indicadores da intenção da china. Eu espero que não mas vejo o futuro do planeta muito negro...
O congresso do partido comunista chinês que reelegeu xi jinping (que vai no mesmo caminho do Putin), as ameaças do xi jinping e outros pequenos episódios (tipo a expulsão do antecessor de xi jinping do congresso com um recado deste ao xi jinping), tudo isto dá maus indicadores da intenção da china. Eu espero que não mas vejo o futuro do planeta muito negro...
Meus amigos, tudo isto são manobras de diversão , estes atentados ou outros assim como a guerra na Ucrania e aqui quem sofre é sempre o povo, não passa de uma tremenda tentativa de isolar a Russia e o Putin (não o estou a defender ) mas eles russia têm em poder informação explosiva, de tal modo é esta informação que justificou uma guerra e tudo o resto, só que é uma questão de tempo até que o Putin fale, a partir daí vai ser o caos a revelação dos planos que estavam a ser feitos por elites mundiais na sombra,, como já tenho falado, até ao fim do ano , vamos ouvir muitas noticias e muita gente a perceber que foi completamente enganada e admirada com o que vai ouvir, aqueles que estão sempre a desvalorizar os planos mundias de control, as agendas secretas, etc. vão ouvir muita coisa que nem imaginavam que se fize-se ou existisse.
- Registado: 7/11/2014 12:30
"Cabos submarinos europeus de comunicações foram cortados nesta quarta-feira - Pplware"
mais_um Escreveu:Mas já agora tirando a questão da Hungria não querer taxar as grande multinacionais a 15% (Google, Amazon, etc...) quais sãos as criticas da OCDE à Hungria em relação aos impostos?
A OCDE em conjunto com uma série de entidades G7, G20, FMI, UE estão proactivamente, com apoio dos governos locais, a tentar estabelecer harmonia fiscal no ocidente. O que é um processo anti democrático.
Qualquer país que tente divergir é imediatamente rotulado. A Irlanda também foi outra vitima, a Truss foi chacinada na praça publica (ninguém a criticou pela falta de corte na despesa, foi tudo por eliminar os 45% no IRS, se não fosse por isso provavelmente continuaria a governar, aqui ao lado em Espanha temos um OE que é uma catástrofe e pode atirar a Espanha para um resgate, mas como vão aumentar impostos já são bonzinhos...).
mais_um Escreveu:Não respondeste à minha questão, no teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
Nem que quisesse, actualmente não existe alternativa... Nesse aspecto pelo menos a administração do pacóvio Trump tinha um bocadinho mais de visão e ambição ao tentar desincentivar o consumo de produtos chineses.
Parece que vem mesmo a tema de conversa:
UE reconhece "rivalidade" com Pequim e quer cortar com produtos chineses
Von der Leyen quer os europeus independentes dos semicondutores e das matérias-primas chinesas, por causa do que aconteceu com o gás e o petróleo russos. UE vai controlar o investimento direto estrangeiro chinês nos 27.
Mas uma coisa querer, outra é poder.
Também prometiam energia barata infinita e o que temos é um buraco negro...
Pelo menos existe alguma discussão, mas eu não acredito que ocidente tenha capacidade de substituir a China, a unica forma é acabar com grande parte do estado social e reformar a America Latina.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/invas%C3%A3o-chinesa-de-taiwan-pode-acontecer-antes-de-2024-alerta-marinha-norte-americana/ar-AA13c3RD?ocid=entnewsntp&cvid=b444319b33f44f36a2d8fc20d0740b49“Quando falamos sobre a janela de 2027, na minha mente, deve ser uma janela de 2022 ou potencialmente uma janela de 2023. Não quero ser alarmista, só que não podemos desejar que a ameaça simplesmente desapareça”, disse o almirante Mike Gilday ao Atlantic Council, na quarta-feira, citado pelo Financial Times.
Os árabes raptavam bebés europeus para serem futuros militares a China tenta atrair pilotos ocidentais , não o podemos dizer mas os ocidentais são melhores nisto das armas só que estão entregues a boa vida .
Notícia de hoje num grande jornal francês Le Figaro :
“ «J'ai failli me laisser tenter»: Le Figaro a recueilli le témoignage d'un pilote français approché par Pékin pour former l'armée de l'air chinoise.”
- Registado: 14/3/2009 0:19
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/invas%C3%A3o-chinesa-de-taiwan-pode-acontecer-antes-de-2024-alerta-marinha-norte-americana/ar-AA13c3RD?ocid=entnewsntp&cvid=b444319b33f44f36a2d8fc20d0740b49
“Quando falamos sobre a janela de 2027, na minha mente, deve ser uma janela de 2022 ou potencialmente uma janela de 2023. Não quero ser alarmista, só que não podemos desejar que a ameaça simplesmente desapareça”, disse o almirante Mike Gilday ao Atlantic Council, na quarta-feira, citado pelo Financial Times.
Marco Martins Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
Sim, tens toda a razão. A necessidade de incorporar Taiwan como chinesa, não é de agora, nem tão pouco por causa dos chips.
Referi a questão dos chips apenas como sendo mais um argumento (que neste momento se acentua dada a conjuntura da guerra na Ucrânia) devido ao "peso que os chips têm na influência mundial" de quase tudo.
Mas também aceito que a razão não esteja do meu lado e que da forma como está escrito não seja essa a ideia que dá sobre o que pensei.

MarcoAntonio Escreveu:Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
Sim, tens toda a razão. A necessidade de incorporar Taiwan como chinesa, não é de agora, nem tão pouco por causa dos chips.
Referi a questão dos chips apenas como sendo mais um argumento (que neste momento se acentua dada a conjuntura da guerra na Ucrânia) devido ao "peso que os chips têm na influência mundial" de quase tudo.
Marco Martins Escreveu:https://pplware.sapo.pt/informacao/ucrania-russia-pode-perder-a-guerra-por-falta-de-chips/
Este poderá ser um dos motivos pelo qual a China quer controlar Taiwan.
Sinceramente, acho que à China não interessa qual é o regime de Taiwan... mas o controlo dos chips é o mais importante.
Ler um bocado às vezes ajuda. Podes começar por aqui, pode ser que te ilumine um pouco.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taiwan#Hist%C3%B3ria
“Buy high, sell higher...”.
Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
https://pplware.sapo.pt/informacao/ucrania-russia-pode-perder-a-guerra-por-falta-de-chips/
Sinceramente, acho que à China não interessa qual é o regime de Taiwan... mas o controlo dos chips é o mais importante.
BearManBull Escreveu:Marco Martins Escreveu:Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?
Devia ser uma pregunta de resposta fácil mas não é.
Exactamente.
Embora estejamos num nível de democracia e liberdades diferentes, a resposta não é assim tão simples.
A resposta depende de muitos factores e da história de cada país e cada povo em determinado contexto.
Não vou dizer que há povos que gostam de ser escravizados e explorados... não é nesse sentido! Mas existem muitos factores que influenciam a maioria das pessoas gostarem ou não de um regime, seja porque ele veio trazer mais riqueza, mais liberdade, mais segurança, mais paz ou organização...
Por exemplo, em Portugal não sentimos a insegurança que no Brasil se sente... no entato também não temos a riqueza da Alemanha... mas se calhar os alemães não têm a alegria de viver como os Brasileiros... ou seja existe sempre algo que influencia as pessoas sobre aquilo que é melhor para elas em cada momento.
Na China, apesar da falta de liberdade, uma parte grande da população apoia o governo que tem, porque este lhes trouxe a riqueza e notariedade mundial que estava perdida há umas décadas....
Mas volto ao mesmo... isto nada tem a ver com ser defesor de um regime abusador dos direitos humanos como tantas vezes vemos... e o facto de querermos que os outros regimes sejam iguais ao nosso, nem sempre é possível, pois existe uma evolução e contexto para que isso possa acontecer...
O melhor exemplo que temos, foi por exemplo o Iraque que o ocidente foi libertar de um ditador e o país ficou num caos...
mais_um Escreveu:
Vamos ver como está depois do inverno.
Essa é a aposta da Rússia, com a nova estratégia.
Militarmente, parece-me que pouco se vai passar, em termos de ganhos territoriais , quanto ao resto, acho que ninguém pode prever o que vais ser da Rússia, da Ucrânia e da Europa.
Pedro
Vamos ver como está depois do inverno.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:No sentido dos valores, até concordo contigo, a questão é, estás disposto de abdicar de conforto material para implementar uma medida dessas?
No teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
Tinha um paragrafo que estava para deixar no mesmo post relativo a isso.
A consequência para uma UE, que no total das importações cerca de 20% são da China, seria a de ter de abandonar boa parte do estado social. Como tu mesmo postaste o comentário do Borrel. já há muitos anos que ando a dizer isso pelo CdB, que a China tem sido o verdadeiro tampão deflacionista do ocidente.
Isto é de uma hipocrisia tremenda, porque no fundo uma sociedade que se diz solidaria e harmoniosa com o planeta, no fundo subsiste à base da exploração humana e da destruição de ecossistemas. O que os olhos não veem o coração não sente.
Portanto para mim acredito que inicialmente seria uma pequena catástrofe mas que no longo prazo seria o correcto. Tanto do lado oriental como ocidental seria um estimulo para abandonar o extremismo quer seja pela falta de democracia, quer seja pelo excesso de estado. No fundo teria o mesmo efeito liberador que o muro de Berlim.
Não respondeste à minha questão, no teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
BearManBull Escreveu: é espantoso como é que todas as democracias ocidentais seguem sistemas fiscais praticamente idênticos e quando algum membro da OCDE se afasta do consenso é imediatamente atacado de todos os lados (e.g.: Hungria com a flat tax de 15% para IRS e 9% para empresas).
É off topic mas parece-me que é necessário
Actualmente as taxas de IVA na Hungria são 27, 18 e 5, cá são 23, 11 e 6.
Um empregado na Hungria desconta 18, 5% para a segurança social, cá desconta 11%, etc...
Comparando com Portugal, haverá situações em que se paga menos e outras em que se paga mais, eu pagaria menos na Hungria mas a grande maioria da população portuguesa pagaria mais impostos.
Como sabemos, há várias formas das sociedades se organizarem, sendo que nenhuma é perfeita.
No caso concreto da Hungria, a nível dos indicadores de qualidade de vida, está abaixo da média da OCDE em muitos deles por isso não sei se o modelo deles é realmente assim tão bom.
Mas já agora tirando a questão da Hungria não querer taxar as grande multinacionais a 15% (Google, Amazon, etc...) quais sãos as criticas da OCDE à Hungria em relação aos impostos?
Marco Martins Escreveu:Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?
Devia ser uma pregunta de resposta fácil mas não é. Se a mesma pregunta fosse feita há 20 anos atrás não haveria margem de duvida. A nossa liberdade e nível de vida era infinitamente superior. Hoje em dia em países comunistas modernos (monopartidários) como a China ou Vietnam pode-se ter um nível de vida praticamente idêntico ao ocidente. No Vietnam não se pode ter terra própria, aluga-se ao estado por períodos de 50 anos (extensíveis), e pode-se construir um imóvel a gosto, aqui é praticamente o mesmo paga-se IMI que talvez até seja mais caro...
Tal como disse já neste tópico a globalização parece-me que teve a consequência de fazer convergir o oriente e ocidente, sendo que eles levaram com melhor da nossa parte (capitalismo) e nós absorvemos o pior (controlo, super burocratização, concentração de poderes). Ainda para mais temos a sociedade polarizada e vivemos numa mentira e numa ilusão de que a SS é sustentável quando é claramente uma bomba relógio (OEs que dedicam mais de 50% a gastos sociais...).
Apesar de tudo tenho esperança que a democracia seja um sistema que é mais flexível em alturas de crise e historicamente no longo prazo tem sido mais bem sucedido em respeitar a liberdade e atingir maior crescimento economico. Neste momento sinto que a democracia ocidental necessita de uma reforma, é espantoso como é que todas as democracias ocidentais seguem sistemas fiscais praticamente idênticos e quando algum membro da OCDE se afasta do consenso é imediatamente atacado de todos os lados (e.g.: Hungria com a flat tax de 15% para IRS e 9% para empresas).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], HFCA, trilhos2006 e 255 visitantes