Caldeirão da Bolsa

Trade de arbitragem - Par DJI/NDX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 3/1/2005 21:46

Obrigado pelo lembrete, Red. De vez em quando lembrava-me do teu trade sem saber o que se teria passado :).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Conclusão

por Red » 1/1/2005 16:34

Olá,
Venho dar conta do que aconteceu a este trade exploratório... Como se vê no gráfico, a linha que mostra a relação entre DJI e NDX (a vermelho) continuou a sua tendência descendente, o NDX continuou a subir em relação ao DJI, ou pelo menos não inverteu a tendência como seria preciso para o trade ser vencedor. Isto mostra a importância de se ter uma regra para fechar o trade quando o cenário favorável não se concretiza.

Na prática fechei o trade perto dos valores de abertura, pouco depois de o DJI ter quebrado em alta o seu canal descendente.

Abraços e um excelente 2005!
red

PS: De notar que a linha de relação entre os dois activos não tem em conta a diferença de pesos nas duas posições, DJI e NDX, devido às suas diferentes volatilidades. Pelo que o trade teria sido melhor do que parece (o DJI tem uma posição maior que o NDX).
Isto também mostra que seria preciso uma forma mais correcta de vizualizar a relação entre os dois activos do trade.
Anexos
DJI_NDX_PAIR.png
DJI_NDX_PAIR.png (20.19 KiB) Visualizado 371 vezes

Registado: 6/11/2002 15:42

por Red » 3/11/2004 10:38

Bom dia Pata,
Por enquanto está negativo, o nasdaq está com febre... :)
Não tenho um ponto de saída pré-definido, dependerá das situações técnicas dos dois índices. Provavelmente não deixarei que a relação entre os dois passe do meio daquele canal, mais ou menos onde está assinalado com tracejado laranja. A menos que ache muito provavel o trade continuar a evoluir positivamente.
Mas mais importante do que saber onde sair com lucro, é saber onde sair com prejuizo, é essa a vantagem dos sistemas mecânicos. E neste caso não sei muito bem.

Esquecí-me de dizer que os contratos são de CFD e não de futuros, pelo que o capital investido no trade é bem menor.

beijinhos,
red.
Anexos
djindx.png
djindx.png (20.13 KiB) Visualizado 408 vezes

por Pata-Hari » 3/11/2004 9:27

Como está o trade a correr? onde está o ponto de saída, red? ontem à noite dei comigo a pensar que me faltava a informação do ponto de saída e esta manhã vim à procura dos teus posts para te perguntar. Mas encontrei a resposta quanto ao método, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

errata

por red. » 27/10/2004 14:40

A correlação entre os dois índices está no gráfico do NDX e não no do DJI como escrevi por engano... É o primeiro indicador em cima. Peço desculpa :oops:
red
red.

Trade de arbitragem - Par DJI/NDX

por Red » 27/10/2004 14:29

Olá,
Aproveitando o interesse da Pata-Hari, resolvi desenvolver mais em detalhe este trade de arbitragem entre o Dow Jones e o Nasdaq 100, também para ter opiniões, nomeadamente sobre um bom ponto de fecho. Pois estou em plena fase de aprendizagem...

Como têm reparado, o SPX e DOW têm caído nas ultimas semanas, e o NDX tem continuado a subir, coisa que não é muito frequente. Gerando uma divergência acentuada, que tem mais probabilidades de voltar ao normal do que continuar a acentuar-se. E entre o SPX e o DOW, é este último que tem a maior divergência, pelo que foi o escolhido para este trade.
A expectativa é que, qualquer que seja o movimento geral do mercado nas próximas semanas, subida ou descida, estes dois índices se aproximem um do outro, e o trade seja lucrativo.
Na prática, se o mercado cair, espero que o NDX caia mais que o DOW, se o mercado subir, espero que o DOW suba mais que o NDX.

O que fiz foi, comprar um contracto de Dow Jones Industrial, e vender a descoberto 4 contractos de Nasdaq 100, de forma a que as duas posições sejam mais ou menos equivalentes.
E porquê não vender apenas o NDX ou comprar apenas o DJI, consoante ache que o mercado vais cair ou subir? Bem, porque desta forma espero ganhar quer o mercado suba ou desca! Fico mais ou menos imune ao risco do mercado, já que aposto no movimento relativo de dois activos e não no movimento de um activo. E a relação actual entre o DJI e NDX dá-me uma probabilidade grande de irem evoluir favoravelmente aproximando-se um do outro, para compensar o movimento relativamente anormal que têm tido nos últimos tempos.
Este trade é uma boa forma de diversificação em relação aos trades normais, direccionais.

Os valores do trade são estes:
DJI: 1 contracto comprado a 9737 = 9737 USD
NDX 4 contratos vendidos a 1434 = 5736 USD
Relação entre DJI/NDX = 9737 / 1434 = 6.7901 (Assinalado no gráfico do DJI).

Na realidade o NDX tem mais capital investido que o DOW, mas também é bastante menos volátil que o NDX (usei a volatilidade do SPX porque as minhas cotações do DOW têm o high e low errados, o que distorce o cálculo da volatilidade...).

Ajuste do capital em função da volatilidade:
Volatilidade DJI / SPX (ATR percentual) = 0.91 %
Volatilidade NDX (ATR percentual) = 1.56 %

Capital ajustado DJI = 9737 * 0.91 / 3 = 2658 USD
Capital ajustado NDX = 5736 * 1.56 / 3 = 2983 USD
(3 é um valor de referência arbitrário, para a volatilidade, usado para o ajuste)

Os dois valores não são idênticos mas com pouco capital não se consegue melhor, seria preciso ter mais contractos de cada para encontrar uma relação mais ideal.
O NDX tem um pouco mais capital ajustado, mas como espero que ele caia, não me importo, o contrário seria pior.

Existem dois gráficos, um do DJI e outro do NDX, onde se vê a relação dos dois índices DJI/NDX no gráfico do DJI e NDX/DJI no gráfico do NDX. A linha vermelha é a relação simples, a linha azul clara é a média móvel exponencial de 5 dias dessa relação, e a linha azul escura e a média móvel de 20 dias da outra MM de 5 dias.
Sobre estas linhas, estão desenhados canais que balizam um pouco a sua evolução e permitem uma espécie de AT dessas linhas... O importante é conseguir prever a forte probabilidade de a linha estar num ponto extremo e inverter, que penso ser o caso.

Agora, o ponto de saída deste trade é que é mais complicado, onde sair? É importante analisar os dois índices mas talvez mais importante é analisar a sua relação, e isso é toda uma nova ciência.
Uma técnica normalmente usada é fechar o trade quando a linha de relação dos dois índices regredir para a sua média (revertion to mean), uma média com um período grande (que não está desenhada). Neste caso em que se formou um canal, um bom ponto de saída talvez seja o centro do canal.

Se tiverem comentários ou sugestões, nomeadamente sobre o melhor ponto de saída terei todo o gosto em ler :)
Abraços,
red

PS: No gráfico do DOW está a evolução da correlação diária de 120 dias entre o DOW e NDX. Normalmente os trades deste género são feitos com activos muito correlacionados (>.85?), o que neste momento nem acontece muito com estes dois índices.
No entanto penso que a correlação diária não será a melhor indicação. Penso que a correlação semanal dará uma informação mais útil.
Anexos
DJI_pair.png
DJI_pair.png (21.52 KiB) Visualizado 510 vezes
NDX_pair.png
NDX_pair.png (27.51 KiB) Visualizado 503 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot], PAULOJOAO e 170 visitantes