Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 21/4/2022 13:08

Boas.
para mim têm a haver com a noticia do novo price target, e mais nada.
anda morta à meses e meses.
eles controlam-na a seu belo prazer.
se vão ou não subir o valor de uma nova OPA para a retirarem a 100% da bolsa, isso é uma incógnita,
e não merece o empate de capital à espera do TAL DIA..... :idea: :idea: :idea:

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por Spfgg » 21/4/2022 12:33

Se for para fazer outra miséria de oferta, mais vale estarem quietos.

Registado: 3/10/2017 9:05

por ogal » 21/4/2022 12:17

Pode ser que venha nova OPA antes dos dividendos, como fizeram no ano passado.

Registado: 22/2/2017 15:28

por Panchito07 » 21/4/2022 10:31

vinas1976 Escreveu:Bom dia !

Estão suspensas as negociações ? Passou-se algo ? Esta subida não pode ser só da noticia ..... alguém já deve ter informação privilegiada !

Bons negócios

Quando há uma movimentação superior a 10% as ações ficam alguns minutos bloqueadas, já estão a negociar normalmente.

Registado: 5/8/2016 23:06

por vinas1976 » 21/4/2022 10:12

Bom dia !

Estão suspensas as negociações ? Passou-se algo ? Esta subida não pode ser só da noticia ..... alguém já deve ter informação privilegiada !

Bons negócios

Registado: 1/8/2014 16:12

por Panchito07 » 21/4/2022 7:58

JB Capital retoma cobertura da Navigator e Semapa. Vê valorizações de 6% e 62%

A equipa de analistas liderada por João Pinto coloca o "target" da Semapa em 20,10 euros, apontando para um potencial de valorização de 62,62%, face à última cotação de fecho e a recomendação em "comprar"

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-6-e-62

por ogal » 13/4/2022 18:38

Alguém me sabe dizer, qual o valor por ação na SEMAPA que o dividendo da Navigator representa? Não foi por volta desta altura que no ano passado lançaram a OPA?

Registado: 22/2/2017 15:28

por ParaCima » 26/2/2022 18:18

A sodin ja percebeu que pode vir a tirar a semapa da bolsa, mas nao poderá ficar com 100% da empresa, ou seja, existirao sempre pessoas para alem da sodin como proprietarios da semapa.

A semapa tem novo ceo que ate ao momento estava responsavel pela semapa next, aparentemente a direçao da empresa "abdicou" da parte industrial por alguem que procura novas oportunidades, e, isso nao é mais que a gestao de qualquer holding.

Vamos ao que interessa. A semapa é uma empresa madura que poderia distribuir muito mais dividendos, considerando que a divida é bem gerivel, mad nao, a semapa está numa fase de amortizacao de divida brutal, ou seja, estamos numa fase de acumulaçao para seguidamente disparar, com um ceo direcionado para novas oportunidades.

Honestamente, parece-me que a oportunidade sera a navigator. Nesta fase a navigator está avaliada em 2,3 b. A semapa tem 70%. Caso a semapa tenha um balanço limpo "facilmente" poderia comprar os restantes 30% pir 1,2b.

Parece-me que a semapa vai ao mercado, agora nao sei se comprar negocios nada relacionados com a atual atividade, a navigator, ou mesmo comprar acçoes proprias com o intuito da sodin chegar aos 90% e pedir para retirar a empresa de bolsa(muita gente venderia por esse motivo.

Nao faz sentido a empresa madura estar a desalavancar em vez de retribuir os accionistas, para mais quando temos um dono com 82%,mesmo que eu seja um defensor acérrimo dessa postura, mas nao é a postura "normal"

Ficaste na mesma, eu tambem nao sei nada, mas nao deixa de ser estranho a empresa nao distribuir qua do trm uma divida gerivel
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por Ramsousa » 26/2/2022 13:00

ParaCima Escreveu:Vou aoresentar um argumento altamente especulativo, mas parece-me que a semapa se anda a preparar para ir ao mercado comprar qualquer coisa, e nao estou a falar em açoes proprias

Acompanhando o teu argumento altamente especulativo; o que achas que eles comprariam? Apostavam numa área nova de negocio? Qual seria?

Registado: 11/4/2016 14:23

por maturidade » 21/2/2022 11:44

GaussSLB47 Escreveu:Impressionante que com os excelentes resultados a ação cai.
Cada vez mais estou convencido que vão tirar a empresa da bolsa oferecendo um valor muito baixo. :evil:

Boas.
é mais que certo que a vão tirar da bolsa.
Mas de certeza que vão dar um valor acima da ultima OPA que fizeram.
por isso se eu tivesse dentro ficaria á espera de novidades sobre a sua retirada em bolsa.
Porque, têm bons dividendos, e os depósitos aprazo dão ZERO
é dinheiro em caixa certinho.
estou seriamente a pensar colocar lá uns BONS euros do meu Pai que não estão a dar nada nos certificados de aforro.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por GaussSLB47 » 21/2/2022 11:27

Impressionante que com os excelentes resultados a ação cai.
Cada vez mais estou convencido que vão tirar a empresa da bolsa oferecendo um valor muito baixo. :evil:

Registado: 3/10/2017 21:31

por ParaCima » 19/2/2022 16:09

A empresa nao está a acumular cash para distribuir aquando da saida da bolsa... na realidade a empresa está a pagar divida que no final do ano rendeu o pagamento de menos uns milhoes aos "bancos". ßó um pormenor interessante, quando a sodin tirar a empresa do mercado, isso nao significa que o dententores de açoes tenham de vender as mesmas. Nao se esqueçam do que aconteceu com a brisa... mais informo que para os atuais accionistas serem obrigados a vender a sua posicao a sodin teria de comprar 90% das acçows direitos e votos sujeitos á oferta. Ou seja, nesta fase a sodin tem 81% da semapa, teria de comprar numa futura opa 17,1% das acçoes restantes... ou seja, se do outro lado ficassem menos de 2% da empresa que corresponde, grosso modo, a 20 milhoes de euros, os accionistas nunca seriam obrigados a vender. Eu tenho e vou dar o meu "contributo" caso a opa ocorra, excepto se o preço for fantastico. Qualquer coisa como 25€, aos dias de hoje, se a evoluçao continuar favoravel, como espero o valor só terá tendencia a crescer.

Vou aoresentar um argumento altamente especulativo, mas parece-me que a semapa se anda a preparar para ir ao mercado comprar qualquer coisa, e nao estou a falar em açoes proprias

Os invewtimentos realizados na popança energetica, vai fazer com que tenhamos aquo mais uns pp no ebitda :D
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por SERRA LAPA » 19/2/2022 3:38

Panchito Escreveu:
Spfgg Escreveu:Não está mau.

Brutal! :clap: :clap:

Não é por acaso que é a 1ª Posição na minha carteira! \:D/

Nem nas minhas melhores expetativas esperava um resultados tão bons!

:-$ :-$ Shuuiiiiii..Panchito, não faças ondas!! Deixa acumular mais algumas! Nem 20% de lucro deu, só passou os 19!

Registado: 17/3/2008 4:57

por Panchito07 » 18/2/2022 21:08

Lucros da Semapa cresceram 86% para 198 milhões de euros em 2021

Brutal! :clap: :clap:

Não é por acaso que é a 1ª Posição na minha carteira! \:D/

Nem nas minhas melhores expetativas esperava um resultados tão bons!

por Spfgg » 18/2/2022 20:42

por Panchito07 » 9/2/2022 19:33

Forte subida hoje, graças aos resultados da Navigator.
Dia 18 apresenta resultados, espero resultados muitos bons tendo em conta os 3 primeiros trimestres.

por ASimoes » 18/1/2022 11:38

E a Navigater !? :idea: :shock:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por ASimoes » 18/1/2022 11:37

Spfgg Escreveu:O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)

Bom dia e bom Novo Ano !
Pergunto-vos e os Dividendos !? Haverão !? Eventualmente, continuam elevados !?
:-k
:mrgreen: Bons negócios !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Spfgg » 3/1/2022 21:45

O homem que mais entende disto aconselha também a toda a gente investir maioritariamente em ETFs.
(Incluindo a herança que eventualmente irá deixar: https://www.cnbc.com/2019/02/26/warren- ... funds.html)

por NirSup » 31/12/2021 16:24

O homem que mais entende disto também escreveu:
"Diversification makes little sense if you know what you are doing"
É por isso que desde sempre combati e critiquei todos os que tentam ganhar direito aproveitando-se da ignorância alheia. E falo concretamente de Fundos, ETF's e afins.
Obrigado e um BOM ANO para Ti com negócios proveitosos.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Panchito07 » 31/12/2021 13:25

NirSup Escreveu:
Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana

Da mesma forma que quem comprou a 6,45 em 2020 deve estar contente.
Mesmo que tivesse comprado a 13,68 em 2019 e não tivesse reforçado em 2020, estaria contente. Porquê? Porque o plano esta correr como previsto , basta acompanhar trimestre a trimestre os resultados e o desapalancamento da empresa.

Se Semapa é um bom negócio porquê conhecer outros?
Trata-se de gestão de risco da carteira, não invisto mais de 10% da carteira em uma ação por melhor que ela seja. Neste momento a semapa pesa 7,5%. Como já deves ter visto em estudos, se a tua carteira tem menos de 25 ações aumenta o risco.
Busco rentabilidade, mas com risco moderado, desde de 2016 que tenho 95% do meu património investido em bolsa com bons retornos sem assumir grandes loucuras.

Como diz a pessoa que mais sabe disto:
“a Bolsa é um mecanismo de transferência de dinheiro dos impacientes para pacientes”

Boas entradas!

por LaribauFarmer » 31/12/2021 12:51

NirSup Escreveu:Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? .... Não passa de uma múmia paralítica.
By Nirvana

Cuidado amigo NirSup, a Múmia, qual réplica de Ahmanet, pode subitamente acordar do seu sono milenar e, num assomo de bravura, compensar os seus devotos. Quanto aos detratores...bom, quanto aos detratores, a Adaga de Set, será implacável, infligindo-lhes uma valente dor ... (de cotovelo... 8-) )

Abraço e bom ano 2022, caro NirSup... :wink:

Registado: 20/3/2021 22:08

por NirSup » 31/12/2021 11:49

Panchito Escreveu:Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

A Semapa cotava, em 30/11/2019, salvo erro ou omissão, a €13,68. Está, hoje, a cotar a €11,64.
Quem comprou, nessa altura, a Semapa, levado pelos gurus da treta, não estará certamente muito satisfeito.
Mas se a compra em Bolsa da Semapa é um bom negócio, para quê querer conhecer outros iguais?
Não faz qualquer sentido. Comprem mais do mesmo. Ora bolas!
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

por Panchito07 » 31/12/2021 10:45

A Semapa tinha em 2016 uma dívida de 700 milhões, hoje a divida é de 206 milhões.
O que a direção tem feito é muito claro, desapalancar a companhia, dos 140 milhões que gera utiliza 90 milhões para abater dívida e 45 para dividendos. Pagar dívida é o melhor destino que podes aos lucros de uma empresa, por estar totalmente de acordo com a gestão da empresa é a 2º posição da minha carteira.

Em 2/3 anos a dívida estará totalmente paga, passando a companhia a ter 140 milhões livres para fazer o que acha melhor, pagar dividendos, recomprar ações ou investir novas linhas de negócio, qualquer um deles será bom para os acionistas.

A Semapa é o tipo de negócio onde gosto de investir o meu dinheiro, rentável mas ao mesmo tempo chato e aborrecido.
Se conhecerem mais negócios como a Semapa avisem!

por NirSup » 31/12/2021 9:42

Caros Amigos,
Fará sentido manter uma empresa como a Semapa na Bolsa de Valores Mobiliários? Não, não faz. Quem quer investir em rendimento fixo não compra ações na Bolsa de Valores Mobiliários.
Está no local errado.
O principal propósito das empresas que pedem a sua admissão em Bolsa é conseguir financiar-se a custos mais baixos. Quem aposta na empresa aposta sobretudo (não só mas também) nas mais-valias futuras à conta e por conta do crescimento da empresa. Claro que a empresa pode falhar os seus objetivos. É um risco.
Por isso, faz todo o sentido que empresas como a Greenvolt peçam a sua admissão em Bolsa, porque quer financiar o seu crescimento a custos mais baixos. A Semapa com uma gestão mathusaleneana não tem essa ambição. Não passa de uma múmia paralítica. Disse.
By Nirvana

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, PMP69 e 171 visitantes