Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 1/3/2022 13:38

caldeirum Escreveu:Eu percebo este tipo de opiniões na Ucrânia para mobilizar a população e moralizar as tropas, mas aqui sentados à frente de um computador temos a calma para poder ver a realidade. A Ucrânia está a perder a guerra, e está a perder desde o início. A Rússia não pretende, pelo menos até ao momento, destruir tudo. Se fosse esse o plano, acho que teria acabado numas horas.

Só necessitam de sitiar a capital, cortar o fornecimento de armas, energia e alimento e o tempo fará o resto com muito menos estragos.

Não entendo muitas das análises que se fazem desta guerra.

São uns santos os Russos, eles não querem matar ninguém, se estão a morrer pessoas a culpa é dos estúpidos dos Ucranianos que não se querem deixar subjugar pacificamente. :oh:
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por PMP69 » 1/3/2022 13:37

caldeirum Escreveu:Eu percebo este tipo de opiniões na Ucrânia para mobilizar a população e moralizar as tropas, mas aqui sentados à frente de um computador temos a calma para poder ver a realidade. A Ucrânia está a perder a guerra, e está a perder desde o início. A Rússia não pretende, pelo menos até ao momento, destruir tudo. Se fosse esse o plano, acho que teria acabado numas horas.

Só necessitam de sitiar a capital, cortar o fornecimento de armas, energia e alimento e o tempo fará o resto com muito menos estragos.

Sinceramente não me parece que estejam a ganhar, ou pelo menos, a atingir os objectivos iniciais.

Não destroem, porque é muito mais fácil defender uma posição destruída e eles sabem disso, e há insfraestruturas que necessitam intactas para o seu avanço.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Marco Martins » 1/3/2022 13:27

Sim, mas mesmo sem a capital, a Ucrânia poderá cair numa guerra civil e a Rússia precisará de mais militares para manter a lei e ordem.

Registado: 7/4/2007 17:13

por caldeirum » 1/3/2022 13:20

Eu percebo este tipo de opiniões na Ucrânia para mobilizar a população e moralizar as tropas, mas aqui sentados à frente de um computador temos a calma para poder ver a realidade. A Ucrânia está a perder a guerra, e está a perder desde o início. A Rússia não pretende, pelo menos até ao momento, destruir tudo. Se fosse esse o plano, acho que teria acabado numas horas.

"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por PMP69 » 1/3/2022 13:10

Marco Martins Escreveu:
PMP69 Escreveu:
cloubird Escreveu:o objetivo, nunca foi ocupar, alias o objetivo ainda não se sabe bem qual é.

MAs contas simples:

a area da ucrania : 603 628 km²

200k soldados / área da Ucrânia temos 0,3 soldados russos por km2 ...

e eles tem, uma densidade populacional de 76hab por km2

portanto podemos tirar conclusões,

continuo a achar que isto tem outro objetivo, mas o tempo dirá.

Ocupar não é garantidamente.

Mas como é que alguém consegue ganhar uma guerra sem ocupar/dominar/controlar o terreno?

Para se ter uma ideia, na Ossétia do Sul a Rússia mobilizou 70.000 homens, para uma área de cerca de 4.000 km2, e onde tinha o apoio das populações, na Ucrânia não têm esse apoio, ou muito pouco (leste), e estamos a falar de uma área de150 vezes maior.

Indo mais atrás, a Alemanha que tinha provavelmente as melhores forças armadas de sempre, quer em termos de estrategas, equipamento, homens, para tomar Kiev mobilizou metade do Grupo de Exércitos do Sul, ou seja, meio milhão de homens.

Sinceramente, acho impossível com as forças mobilizadas ganharem esta guerra, provavelmente nem ocuparem o leste, até ao Dniepre, muito menos espalhando as forças.

Um dias a história vai-se escrever e todos vamos perceber quais as reais intenções de Putin. Pessoalmente, acho que o plano inicial já foi alterado e que agora andam a navegar à vista.

Pedro

Neste sentido levanta-se a questão: o que terá a Rússia planeado e o planeia fazer para equilibrar as forças?!?

Não sei, mas já intensificaram os ataques aéreos, já pediram tropas à Bielor´ússia e ao Cazaquistão.

Um exército é como um lençol, quanto mais puxas para a frente, mais destapa atrás, e se não tens linhas de abastecimento à frente, ele pára e acaba por ter que recuar.

O tempo está do lado da Ucrânia, pois quanto mais se for prolongando este avanço a passo de caracol, mais as forças russas vão ficando desmoralizadas e mais as ucrânianas vão ganhando força.

Para ganhares uma guerra, acima de tudo tem que haver vontade de a ganhar, e não me parece que a maior parte das forças russas tenham essa vontade, pois estão a lutar em território externo e contra um inimigo com quem muitos têm relações próximas.

Pedro

por Marco Martins » 1/3/2022 12:54

PMP69 Escreveu:
cloubird Escreveu:o objetivo, nunca foi ocupar, alias o objetivo ainda não se sabe bem qual é.

MAs contas simples:

Mas como é que alguém consegue ganhar uma guerra sem ocupar/dominar/controlar o terreno?

Para se ter uma ideia, na Ossétia do Sul a Rússia mobilizou 70.000 homens, para uma área de cerca de 4.000 km2, e onde tinha o apoio das populações, na Ucrânia não têm esse apoio, ou muito pouco (leste), e estamos a falar de uma área de150 vezes maior.

Indo mais atrás, a Alemanha que tinha provavelmente as melhores forças armadas de sempre, quer em termos de estrategas, equipamento, homens, para tomar Kiev mobilizou metade do Grupo de Exércitos do Sul, ou seja, meio milhão de homens.

Sinceramente, acho impossível com as forças mobilizadas ganharem esta guerra, provavelmente nem ocuparem o leste, até ao Dniepre, muito menos espalhando as forças.

Um dias a história vai-se escrever e todos vamos perceber quais as reais intenções de Putin. Pessoalmente, acho que o plano inicial já foi alterado e que agora andam a navegar à vista.

Pedro

Neste sentido levanta-se a questão: o que terá a Rússia planeado e o planeia fazer para equilibrar as forças?!?

por Marco Martins » 1/3/2022 12:46

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Cada vez mais acho impossível com 200.000 homens ocuparem a Ucrânia.

Overstretched Russian forces could struggle to hold Ukraine at current levels, expert predicts

Ukrainian resistance to the Russian invasion has shown strength that has surprised many observers, but one international expert pointed out how historical precedent bodes poorly for Moscow should its forces be unable to subdue Ukraine quickly under current Russian troop levels.

“The Russian army is overextended and in a precarious position if Ukraine becomes a protracted war,” Seth Jones, vice president of the Center for Strategic and International Studies, said in a social media post.
Assuming 150,000 Russian soldiers in Ukraine and a population of 44 million, that is a force ratio of 3.4 soldiers per 1,000 people. You can’t hold territory with those numbers,” Jones said.
Jones compared the current Russian force ratio to occupations after previous wars around the world, saying successful occupations had force ratios that were “astronomically higher.”

For example, he said:

The Allied forces occupying Germany in 1945 had 89.3 troops to 1,000 inhabitants.
NATO forces in Bosnia in 1995 had 17.5 troops to 1,000 inhabitants.
NATO forces in Kosovo in 2000 had 19.3 to 1,000.
And international forces in East Timor in 2000 had 9.8 to 1,000.

“High numbers of troops and police are critical to establish basic law and order,” Jones said.
“In fact, the number of Russian soldiers in Ukraine aren’t even enough to hold any major cities for long.”
And if Russian occupiers face a guerrilla war in the event the Ukrainian government falls, the odds won’t be in Russia’s favor, he said.

“They will be in serious danger of being picked apart by Ukrainian insurgents.”

Yeap PMP69 este artigo parece que defende veemente os teus argumentos. Ou seja esta invasão esta condenada a ser um fracasso e no pior cenário um massacre e um desastre estratégico para historia bélica (inicialmente parecia tudo muito fácil mérito para a Ucrânia em mobilizar-se contra os invasores).

Lendo assim em números, não tenho como não mudar de opinião.
Realmente poderá ficar muito complicado para a Rússia.
No entanto em termos aéreos e de armamento as coisas são muito diferentes.

por Marco Martins » 1/3/2022 12:13

MAs contas simples:

O facto de ter uma densidade populacional de 76 hab/km2 não quer dizer muito, pois isso inclui mulheres, crianças, idosos e mesmo homens que entretanto também saíram do país.

O que contará para os russos será impossibilitar a comunicação entre as pessoas e fazer com que perdam munições, acesso a bens essenciais e a força da união. Nessa altura, bastarao poucos russos para conseguir controlar muitos civis.
Mas bastará conseguirem depor o governo para que o controlo seja total.

por PMP69 » 1/3/2022 12:08

MAs contas simples:

Pedro

por cloubird » 1/3/2022 11:27

o objetivo, nunca foi ocupar, alias o objetivo ainda não se sabe bem qual é.

MAs contas simples:

Registado: 11/1/2022 1:13

por Opcard » 1/3/2022 11:15

Marco Martins Escreveu:
Opcard Escreveu:Todos os homem da Ucrânia tem experiência militar , em muito países do ocidente está resistência era impossível

Em 2017 Suécia reintroduzi-o serviço militar obrigatório , para homem e mulheres
A justificação foi a agressividade da Rússia , mas também funciona como segunda oportunidade para os nem-nem na verdade nem todos fazem o SMO mas estes estão certos .

Sempre defendi o serviço militar obrigatório no mínimo para quem não trabalha nem estuda .

Assunto muito discutido em França onde haverá 2 milhões de Nem-Nem no Brasil terá 16 milhões Portugal também tem .

Também concordo com um serviço (preparatório) obrigatório, mas que deveria ir mais além do que o serviço militar.

Deveria haver um conjunto de áreas onde cada qual durante pelo menos 6 meses daria parte do seu tempo para componentes de apoio social, exército, saúde, florestal, bombeiros, etc (mesmo que a participação não fosse numa componente de guerra) .

Todas estas componentes poderiam de certa forma estar coordenadas ou não com o exército e possibilitar assim haver simulacros conjuntos.

Afinal de contas estamos num país que tudo fará para nos defender e nós também devemos ser chamados para o defender (mesmo sem ser em cenários de guerra) .

Eu também vejo em outra perspectiva profissional para quem falhou na escola , OPCARD porque tive formação de Operador de Controle Aéreo e Deteção da FAP .
Uns fizeram 6 anos e outros 3 , a grande verdade é todos cá fora tinham procura dos meteorologistas aos mecânicos de aviões .

Eu fui voluntário , mas quero o SMO em Portugal amanhã ‘

Registado: 14/3/2009 0:19

por BearManBull » 1/3/2022 11:03

PMP69 Escreveu:Cada vez mais acho impossível com 200.000 homens ocuparem a Ucrânia.

Overstretched Russian forces could struggle to hold Ukraine at current levels, expert predicts

Ukrainian resistance to the Russian invasion has shown strength that has surprised many observers, but one international expert pointed out how historical precedent bodes poorly for Moscow should its forces be unable to subdue Ukraine quickly under current Russian troop levels.

“The Russian army is overextended and in a precarious position if Ukraine becomes a protracted war,” Seth Jones, vice president of the Center for Strategic and International Studies, said in a social media post.
Assuming 150,000 Russian soldiers in Ukraine and a population of 44 million, that is a force ratio of 3.4 soldiers per 1,000 people. You can’t hold territory with those numbers,” Jones said.
Jones compared the current Russian force ratio to occupations after previous wars around the world, saying successful occupations had force ratios that were “astronomically higher.”

For example, he said:

The Allied forces occupying Germany in 1945 had 89.3 troops to 1,000 inhabitants.
NATO forces in Bosnia in 1995 had 17.5 troops to 1,000 inhabitants.
NATO forces in Kosovo in 2000 had 19.3 to 1,000.
And international forces in East Timor in 2000 had 9.8 to 1,000.

“High numbers of troops and police are critical to establish basic law and order,” Jones said.
“In fact, the number of Russian soldiers in Ukraine aren’t even enough to hold any major cities for long.”
And if Russian occupiers face a guerrilla war in the event the Ukrainian government falls, the odds won’t be in Russia’s favor, he said.

“They will be in serious danger of being picked apart by Ukrainian insurgents.”

Yeap PMP69 este artigo parece que defende veemente os teus argumentos. Ou seja esta invasão esta condenada a ser um fracasso e no pior cenário um massacre e um desastre estratégico para historia bélica (inicialmente parecia tudo muito fácil mérito para a Ucrânia em mobilizar-se contra os invasores).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por cloubird » 1/3/2022 10:54

Carrancho_ Escreveu:
yaya Escreveu:
A explicação é fácil: sem justificação para atacar civis é crime de guerra.

Não era isso que eu esperava, o que estranho no vídeo é que o normal seria a coluna militar em Guerra não parar para civis passarem, era a isso que me estava a referir.

a mim não me admira, mas como tenho uma opinião muito diferente dos demais.

outra coisa que não se fala muito a divida externa da Russia, SE a economia de lá levar um tombo a divida externa não será paga, e eles entram em default

https://www.ceicdata.com/pt/indicator/r ... ominal-gdp

Registado: 11/1/2022 1:13

por Carrancho_ » 1/3/2022 10:48

yaya Escreveu:

Não era isso que eu esperava, o que estranho no vídeo é que o normal seria a coluna militar em Guerra não parar para civis passarem, era a isso que me estava a referir.
Um abraço,

Carrancho

por Marco Martins » 1/3/2022 10:43

Opcard Escreveu:Todos os homem da Ucrânia tem experiência militar , em muito países do ocidente está resistência era impossível

Em 2017 Suécia reintroduzi-o serviço militar obrigatório , para homem e mulheres
A justificação foi a agressividade da Rússia , mas também funciona como segunda oportunidade para os nem-nem na verdade nem todos fazem o SMO mas estes estão certos .

Sempre defendi o serviço militar obrigatório no mínimo para quem não trabalha nem estuda .

Assunto muito discutido em França onde haverá 2 milhões de Nem-Nem no Brasil terá 16 milhões Portugal também tem .

Também concordo com um serviço (preparatório) obrigatório, mas que deveria ir mais além do que o serviço militar.

Deveria haver um conjunto de áreas onde cada qual durante pelo menos 6 meses daria parte do seu tempo para componentes de apoio social, exército, saúde, florestal, bombeiros, etc (mesmo que a participação não fosse numa componente de guerra) .

Todas estas componentes poderiam de certa forma estar coordenadas ou não com o exército e possibilitar assim haver simulacros conjuntos.

Afinal de contas estamos num país que tudo fará para nos defender e nós também devemos ser chamados para o defender (mesmo sem ser em cenários de guerra) .

por Carrancho_ » 1/3/2022 10:32

yaya Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Não, embora não possa confirmar a exactidão do próprio relato do embaixador ucraniano, a história que ele relatou nada tem que ver com a que estás a relatar. A versão que apresentei está resumida, mas trata-se (supostamente) de um smartphone recuperado de um soldado entretanto morto e onde era possível ver o chat que ele tinha mantido minutos antes com a mãe.

Os soldados ucranianos capturaram inúmeros soldados russos de 18 e 19 anos. Já foi noticiado em vários canais. É crime de guerra. E nem os pais sabem que eles lá estão.
Algo que o Hitler também fazia, infelizmente. E num desses casos, o jovem soldado russo capturado telefonou para casa a dizer onde estava, apanhando os pais de surpresa.

https://www.haaretz.com/world-news/euro ... 1.10633865

Caros,

Já vi vídeos de dezenas de soldados Russos (alguns até a receberem tratamento médico dos Ucranianos) e é comum os Ucranianos obrigarem-nos a telefonar para as mães a dizerem onde estão e o que estão a fazer. É uma estratégia muito comum dos Ucranianos com os seus prisioneiros.

Este relato é apenas mais um mas com a diferença de que foi uma mensagem encontrada no telemovel recuperado de um soldado morto em combate, não foi uma comunicação de prisioneiro de guerra.
Editado pela última vez por Carrancho_ em 1/3/2022 10:49, num total de 1 vez.
Um abraço,

Carrancho

por Opcard » 1/3/2022 10:25

Todos os homem da Ucrânia tem experiência militar , em muito países do ocidente está resistência era impossível

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 1/3/2022 9:46

yaya Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Para quem não está a ver, o embaixador da Ucrânia às Nações Unidas está a ler de um screenshot de um smartphone de um soldado russo entretanto morto a tentar explicar à mãe que não est´a em exercícios e que está a decorrer uma guerra a sério.

Múltiplas evidências, de várias fontes, têm sugerido que os soldados não sabiam ao que iam. Sabemos também que a comunicação social na russia é tremendamente controlada e censurada. Grande parte dos russos simplesmente não sabe do que se está a passar.

Creio que se referia a um soldado russo com ... 18 anos, capturado e os ucranianos obrigaram-no a telefonar para casa. Os pais nem sabiam que ele lá estava. Isto é a pior forma de humilhar os russos. Não tenho a certeza que foi morto.
Surreal. Pensavam que era uma brincadeira era só chegar lá e já estava. Clara metáfora de como Putin preparou está invasão.

Há um vídeo hilariante nas redes sociais de um trator ucraniano a rebocar um tanque russo como se fosse da EMEL e o soldado russo a correr atrás :lol:

Na Rússia existe o serviço militar obrigatório para todos os homens entre os 18 e 27 anos, e tem a duração de 1 ano.

Já tentaram acabar com ele, mas ia encolher muito os efectivos e fazer disparar o orçamento da defesa.

Provavelmente muitos dos envolvidos, são elementos que estão nessa fase.

Pedro

por BearManBull » 1/3/2022 9:32

MarcoAntonio Escreveu:Os termos do que é considerado desinformação são os anteriores: informação comprovadamente falsa ou enganadora, para os fins enumerados, nos termos enumerados.

Se agora vais dizer ah e tal mas podem não seguir a legislação, então o problema não é a lei, ou esta lei em particular, é o Estado não seguir a lei (o que pode ocorrer no limite com qualquer lei). Se por outro lado o teu problema com a lei é nos exactos termos desta, então descreve a lei nos seus exactos termos.

Não se trata de aplicar mal a legislação, trata-se de validar incorretamente que a informação é falsa.

Se for uma agencia do estado a validar isso, tens o caldo entornado para defender a perspectiva de quem está no poder.

Esse artigo foi amplamente contestado por alguns partidos como sendo algo que se esperaria de uma autocracia e um ataque aos direitos humanos e liberdade de expressão.

Não é aceitável ser o Estado a dotar de selos de qualidade estruturas de verificação de factos. Isso seria um primeiro passo para a criação de um Ministério da Verdade que passasse a controlar a opinião o que os cidadãos expressam na internet”, diz a IL.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por yaya » 1/3/2022 4:33

MarcoAntonio Escreveu:Tudo bem, mas tudo indica que ele está a narrar um episodio diferente. Podes ver no video.

Certo.

--------------------

A notícia de uma bomba que caiu na Ucrânia e que acabou por não explodir só prova que o material bélico de Putin pode em parte estar obsoleto. De notar nas redes sociais imagens de camiões russos capturados com munições onde é possível verificar rockets datados de 1986. Mas o Putin anda a usar material enferrujado do tempo da União Soviética? Aquilo se calhar já nem funciona sequer. :oh:

Não esquecer também que as ogivas nucleares têm um prazo de validade.

Registado: 28/8/2013 22:19

por yaya » 1/3/2022 4:31

Mais importante do que perder a independência é a forma como se perde a independência.
Se perdes a independência sem luta, por rendição, poupas vidas. Mas acabas completamente subjugado pelo invasor e como uma má memória para recordar no futuro.
Se perdes a independência após uma luta brava, crias o mito.
Se manténs a independência também após uma grande batalha, vais certamente ficar na história.

É óbvio que a Ucrânia vai querer ficar na história.

Muito ingénuo foi Putin se pensou que os líderes da Ucrânia entregavam o país de mão beijada.
Editado pela última vez por yaya em 1/3/2022 4:35, num total de 2 vezes.

por MarcoAntonio » 1/3/2022 4:24

Tudo bem, mas tudo indica que ele está a narrar um episodio diferente. Podes ver no video.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por yaya » 1/3/2022 4:09

MarcoAntonio Escreveu:Não, embora não possa confirmar a exactidão do próprio relato do embaixador ucraniano, a história que ele relatou nada tem que ver com a que estás a relatar. A versão que apresentei está resumida, mas trata-se (supostamente) de um smartphone recuperado de um soldado entretanto morto e onde era possível ver o chat que ele tinha mantido minutos antes com a mãe.

Os soldados ucranianos capturaram inúmeros soldados russos de 18 e 19 anos. Já foi noticiado em vários canais. É crime de guerra. E nem os pais sabem que eles lá estão.
Algo que o Hitler também fazia, infelizmente. E num desses casos, o jovem soldado russo capturado telefonou para casa a dizer onde estava, apanhando os pais de surpresa.

https://www.haaretz.com/world-news/euro ... 1.10633865

por pepe7 » 1/3/2022 3:59

yaya Escreveu:

Pelos relatos que tenho acompanhado na CNN Portugal, etc; e que já vimos, isso já acontece com bombardeamentos a centenas de edifícios destruídos onde estão civis, provocando mortes...infelizmente a tendência é aumentar...e já comentada essa preocupação entre autoridades nos States.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por pepe7 » 1/3/2022 3:37

Em "negociações" e ao mesmo tempo com bombardeamentos, etc....está tudo dito...

ah, fala-se muito em ajuda em todo os sentidos....armamento (algum já chegou), roupa, (etc...quentes), alimentos, água, medicamentos, material médico hospitalar,etc ; mas essas ajudas eram precisas para ontem....temos imensos cidadãos nas grandes Cidades, como mães e filhos, pessoas de idade...
Denoto imensa lentidão... :(
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Garfield, Shimazaki_2 e 131 visitantes