Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

MarcoAntonio Escreveu:
Cada vez mais acho impossível com 200.000 homens ocuparem a Ucrânia.
Três frentes, uma demasiado esticada. Só para as abastecer, é uma logística complicadissima, e cada vez que mais vão penetrando, mais dificil se torna, e vão estar sujeitos sabotagens, ou serem flaqueados.
Podem estar a tentar a todo custo a queda de Kiev, na esperança que o exército desista.
Posso estar enganado, mas temos guerra para muito tempo.
Pedro
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
cloubird Escreveu:e mortes ?
acho que não, nem uma
A verdadeira dimensão da tragédia só vai aparecer dentro de meses ou anos.
Para haver tantas baixas russas é porque deve haver bastantes mais ucranianas.
Hoje vi um vídeo no instagram de uma senhora que tinha as pernas desfeitas que tinha acabado de ser atingida por um rocket no caminho ao supermercado. Demasiado chocante, indigerível (nem sei que palavra, horror puro), tenho muitas duvidas se sobreviveu. A guerra é horrorosa, é inimaginável acordar um dia e vermos soldados a disparar nas ruas da nossa cidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica o que ele disse:(...)
Mr President, we are facing a tragedy for Ukraine but also a major regional crisis with potentially disastrous implications for us all. Yesterday, russian nuclear forces were put on high alert. This is a chilling development. The near idea of a nuclear conflict is simply unconceivable. Nothing can justify the use of nuclear weapons.
(...)
Agora, encarecidamente, explica-me lá porque é que estás a atacar o homem.
Stating the obvious. Para além que a ONU não serve praticamente nada, nem se vai decidir nada ali que tenha real impacto em resolver o que quer que seja. São ultra burocráticos, lentos, caros, altamente enviesados por conotações politicas.
Nuclear tensions prompt warning over iodine pills
The Belgian federal agency for nuclear control is tweeting telling people not to take radiation-blocking iodine pills without advice from authorities.
Many countries, including the UK, have a stockpile of these tablets in case of a major nuclear accident or leak. They should only be used if recommended by medical experts though for good reason.
There are health risks associated with taking them, so they are not something people should try to buy or acquire themselves to take.
Potassium iodide pills help block radioactive iodine from being absorbed in a part of the body called the thyroid gland, which is located in the neck.
They are a useful counter-measure because radioactive iodine that is breathed in or consumed in food and drink can be stored the gland for some time. The tablets only help protect the thyroid gland, not other parts of the body.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Sou totalmente contra a Ucrânia entrar na UE, principalmente antes da Turquia.
Com tudo isto, talvez possa acontecer que a Ucrânia fique mais unida, o que seria muito bom.
Com tudo isto, talvez possa acontecer que a Ucrânia fique mais unida, o que seria muito bom.
- Registado: 7/4/2007 17:13
vou sr suciento em virtude de pensar qu eposso ter alguma razão, e ser interessante não esconder este ponto de vista num texto lamanete estenso e confuso.
a minha teroria é:
: Putim queria ter um pezinho n aUE..coisa impensável h´a1 mês.
Cria-se um facto, sem provocar muito danos colaterais, a Ucrânia faz-se de vitima e implora a adesão à UE.. e cereja no topo seria a adesão ` á bolo NATO.
a Ucrânia entra na UE.
E o governo da Ucrânia seria deposto, por um mais próximo de moscovo..um pouco com a bielorussia.
Resumo, jogada de mestre de xadrez de putim a la Kasparov .
Recordo que os tratados da UE nada falam de govrnos fantoche.
e de um momento para o outros a UE teria um imbróglio d etoo o tamanho na mão , e Moscovo teria portas abertas na UE..mesmo eles não querendo.
o pedido de adesão a ue já foi feito pela Ucrânia..falta eles aceitarem, a Rússia manter o teatro mais uns meses e a Ucrânia fazer a sua parte.
Depois ou o governo actual da Ucrânia passa a ser pro russo, ou é derrubado e é eleito um pro russo, tipo Bielorrússia.
Veremos
a minha teroria é:
: Putim queria ter um pezinho n aUE..coisa impensável h´a1 mês.
Cria-se um facto, sem provocar muito danos colaterais, a Ucrânia faz-se de vitima e implora a adesão à UE.. e cereja no topo seria a adesão ` á bolo NATO.
a Ucrânia entra na UE.
E o governo da Ucrânia seria deposto, por um mais próximo de moscovo..um pouco com a bielorussia.
Resumo, jogada de mestre de xadrez de putim a la Kasparov .
Recordo que os tratados da UE nada falam de govrnos fantoche.
e de um momento para o outros a UE teria um imbróglio d etoo o tamanho na mão , e Moscovo teria portas abertas na UE..mesmo eles não querendo.
o pedido de adesão a ue já foi feito pela Ucrânia..falta eles aceitarem, a Rússia manter o teatro mais uns meses e a Ucrânia fazer a sua parte.
Depois ou o governo actual da Ucrânia passa a ser pro russo, ou é derrubado e é eleito um pro russo, tipo Bielorrússia.
Veremos
- Registado: 11/1/2022 1:13
Tudo bem, mas tenta ser sintético e organiza melhor as ideias.
É preferível escrever menos do que um longo post que se torna difícil de ler.
É preferível escrever menos do que um longo post que se torna difícil de ler.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Bom, pondera melhor o que escreves.
- Sugiro que escrevas menos e te esforces um pouco mais na qualidade da escrita, pois por vezes é inclusivamente difícil entender o que escreves. Nem escrevas sistematicamente que sabes do que estás a falar quando mudas de opinião tão frequentemente.
- Além disso, modera-te na abertura de tópicos e verifica se o teu post justifica a abertura de um tópico ou se já há um tópico aberto e activo onde ele se enquadra.
- Finalmente, não escrevas coisas como dizer para os restantes participantes não comentarem o que tu escreves ou para a moderação não remover o post. Tu não decides o que os outros participantes podem comentar e muito menos o que a moderação vai fazer.
No forum, respeitamos uma ampla liberdade de opinião mas não é um vale-tudo, existem regras e limites.
Concordo , quanto à escrita, embora tenha nascido em PT, fui muito novo para outras latitudes. dai que alguma lacunas estejam patentes.
MAs concordo Com tudo o que dizes.
Bom, pondera melhor o que escreves.
- Sugiro que escrevas menos e te esforces um pouco mais na qualidade da escrita, pois por vezes é inclusivamente difícil entender o que escreves. Nem escrevas sistematicamente que sabes do que estás a falar quando mudas de opinião tão frequentemente.
- Além disso, modera-te na abertura de tópicos e verifica se o teu post justifica a abertura de um tópico ou se já há um tópico aberto e activo onde ele se enquadra.
- Finalmente, não escrevas coisas como dizer para os restantes participantes não comentarem o que tu escreves ou para a moderação não remover o post. Tu não decides o que os outros participantes podem comentar e muito menos o que a moderação vai fazer.
No forum, respeitamos uma ampla liberdade de opinião mas não é um vale-tudo, existem regras e limites.
MarcoAntonio Escreveu:Cloud, eu vou ter de perguntar: qual é a finalidade do teu personagem?
Pouco antes da invasão alegaste que não vias problema em relação à entrada da Russia na Ucrânia.
No dia da invasão abriste um tópico a dizer que tinha começado a 3ª guerra mundial.
Ontem abriste um tópico alarmista para falar sobre armas que não há conhecimento que existam actualmente e foram proibidas há mais de 50 anos (post que foi removido).
Hoje colocas uma divagação sobre teorias das conspiração, de que isto pode ser um embuste e que não há mortos.
Se o teu personagem é uma brincadeira, é o tipo de brincadeira que não é bem-vinda no forum.
Se não é uma brincadeira, aconselho-te veementemente a ponderares melhor antes de postar.
sim posso esclarecer, limito-me a ver alguns factos e é uma verdade que por vezes mudo de opinião, um pouco como todos.
não estou a dizer que queria ver mortos, não, só estou a dizer que neste conflito com contas campanhas de informação de contra informação e tentativas de manipulação da opinião, que numa guerra, e em situações recentes, esse foi o padrão.
há 1 mes seria quase impossível a ucrânia aderir à UE. hoje tem esse objetivo e uma grande ajuda financeira e de armamento, acho que isto é um facto.
outro facto é que não duvidam da capacidade militar da Rússia, e é um facto que eles putim não esta claramente a colocar a carne todos no assador no que respeita a capacidade militar.
ou duvidam que não teriam capacidade para mais, eu não acredito que não tivessem.
Vemos edifícios destruídos, mas com o acontece em todos os conflitos, tentam mostrar, o caos nos hospitais com os feridos a chegar. e neste conflito isso não se vê.
o inicio pensei que a putim tinha intensões expansionistas, ou mesmo garantir que não teriia a Nato à porta.
MAs depois olhei para o mapa e simulei que a ucrânia fazia parte da Russia, e qu e a ucrania faz fronteira com vário países na Nato.
Deita-se assim por terra o argumento do putim de não ter a Nato à porta....
Depois vejo o interesse da ucrania pertencer à UE, e as ajudas subtancias que recebeu .
Agora eu pergunto e isto é uma pegrunta. SE e rpito SE a ucrania integrar a UE, e no dia seguinte eles passarem a ser controlados por moscovo, um pouco com a bielorussia.
Fica estranho... a ucrania que passa a ser uma republica controlado por Moscovo, e "putim" vai ter assento na UE. será assim tão aburdo ?
os tratados na ue nada falam de um territorio ser gerido por alguem que não passa de testa de ferro .
Portanto, há 1 mesmo a ucrânia nunca teria hipóteses de pertencer à UE, o governo da ucrânia hoje é ostil a moscovo. e se depois de integrarem a ue passar a sr um governo tipo bielorrussia ?
hoje tenho esta ideia, posso mudar caso as coisas não acontecem assim por exemplo se a UE colocar d parte essa hipótese.
Portanto não seria uma teoria da conspiração, mas sim uma teoria uma jogada a la kasparov, de genio para conseguir um objetivo que à partida estaria condenado.
E se a isto tivesse na equação a entrada da ucrania na NATO , essa seria o cuas, completo, mas poderia ser o xeque mate que putim poderia ambicionar. parece estranho ,mas se virem bem é uma teoria que iria lançar o caos nas instituições.
Se virmos bem esse mesmo imbróglio aconteceu com a Irlanda e a EU e e o brexit.
é absurodd ?, pode ser, mas pode ser uma jogada de genio, com eu tenho uma opinao propria em muita consideração, e visto que os russos , são grandes genios na matemática e na fisica e no Xadrez. est´a por provar estas teorias qu eno final buscam uam objetivo.
Ou seja com pode acabar ?
a ucrania entra na UE e quem sabe na NATO, a chian reforça o seu poder, e com base na retirada do sistema swift, os chineses já estão a criar uma alternativa com os russo, tendo nest caso com moeda base a a moeda chinesa.
os americanos ficam fulos com isso, pois ataca a esmoía do dolar
O que está errad ?
a russia argumentar com a Nato às portas da russia, MAs se anexar a ucrania vai ter a nato às suas portas.
Não se ver hospitais cheios.
o poder politico na Ucrania ainda não foi derrubado.
Ou seja podem sacrificar uns prédios e uns carros combate, mas a população não é morta.
Estou errado ?, posso estar, mas se virmo cada ponto verso que falta algumas pecas.
a teoria que tenho não passa disso, mas baseada em factos uns estão a ocorrer outros não.
a cereja no topo do bolo, será se a ucrânia aderir à UERE e o putim disser, p que acabou a operação especial.
Stock Trading in Russia to Be Closed Again on Tuesday
By Caitlin McCabe
An employee in 2020 at the Moscow Exchange, where trading was canceled on Monday.
A suspension of stock trading on the Moscow Exchange will extend through Tuesday, the Bank of Russia said.
Russia's central bank said in a written statement Monday evening that derivatives trading also wouldn't resume Tuesday. It said the Moscow Exchange's operating hours for Wednesday would be announced later.
Financial markets in Russia have been upended in recent days as the country attempts to stem the fallout from the financial sanctions imposed by the West. Stock trading on the Moscow Exchange was closed Monday. The central bank also canceled early-morning and evening sessions on the exchange through Saturday.
On Tuesday, currency and money-market trading on the Moscow Exchange is to begin at 10 a.m. local time.
WSJ
OK, já chega, retomemos a discussão normal.
cloubird Escreveu: putim
eu francamente não acredito que putim
dai pensar que tudo isto poderá não passar de um teatro de ambas as partes.
e mortes ?
acho que não, nem uma
Reparem que zero de imagens com mortos ou feridos.
Dai dizer que esta para mim não é uma guerra, é algo estranho.
já vi uns corpos de soldados, deitados no sangue, e não vi sangue à volta.
Já viram qu podemos estra num embuste ?
Could, o pingo de credibilidade que ainda terias por aqui, foi pela sanita abaixo...
Que se segue da tua parte? Terra plana? Aliens a fazer de vacas?
Falas dos faraónicos projectos de cloud em que participas. A tua contribuição é proporcional ao que aqui debitaste?
Enfim....o que temos de ler.....
- Registado: 29/2/2012 0:44
cloubird Escreveu:
(...)
e mortes ?
acho que não, nem uma
(...)
portanto isto é tudo um embuste, e dos grandes, objectivo ?

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Cloud, eu vou ter de perguntar: qual é a finalidade do teu personagem?
Pouco antes da invasão alegaste que não vias problema em relação à entrada da Russia na Ucrânia.
No dia da invasão abriste um tópico a dizer que tinha começado a 3ª guerra mundial.
Ontem abriste um tópico alarmista para falar sobre armas que não há conhecimento que existam actualmente e foram proibidas há mais de 50 anos (post que foi removido).
Hoje colocas uma divagação sobre teorias das conspiração, de que isto pode ser um embuste e que não há mortos.
Se o teu personagem é uma brincadeira, é o tipo de brincadeira que não é bem-vinda no forum.
Se não é uma brincadeira, aconselho-te veementemente a ponderares melhor antes de postar.
cloud.. nem sei pode onde começar, mais uma vez.
Claro que há mortes. Podemos viver na era digital mas há limites. Deve haver respeito e decência humana, queres ver corpos estropiados? Crianças? Mulheres? Homens? Animais? Achas que os familiares das vítimas devem correr o risco de ver isso? Para provar o quê? Que a Guerra é horrível? Por curiosidade mórbida ou sadismo?
Claro que a Rússia não está a usar "todo o poder". Isto é uma invasão com fins geopolíticos/estratégicos, controlar o território e o governo. Não é para aniquilar o território e sua população (para já). Para além disso, existem as Convenções de Genebra que se não conheces, foi elaborada exatamente para isso - para que mesmo em momentos de conflito armado, haja o mínimo de regras (claro que muitas vezes há violações mas o mundo está atento e a Rússia sabe disso).
Não entendo essas teorias da conspiração e devaneios.. onde estás a ver aqui um embuste? Com que finalidade?
Claro que há mortes. Podemos viver na era digital mas há limites. Deve haver respeito e decência humana, queres ver corpos estropiados? Crianças? Mulheres? Homens? Animais? Achas que os familiares das vítimas devem correr o risco de ver isso? Para provar o quê? Que a Guerra é horrível? Por curiosidade mórbida ou sadismo?
Claro que a Rússia não está a usar "todo o poder". Isto é uma invasão com fins geopolíticos/estratégicos, controlar o território e o governo. Não é para aniquilar o território e sua população (para já). Para além disso, existem as Convenções de Genebra que se não conheces, foi elaborada exatamente para isso - para que mesmo em momentos de conflito armado, haja o mínimo de regras (claro que muitas vezes há violações mas o mundo está atento e a Rússia sabe disso).
Não entendo essas teorias da conspiração e devaneios.. onde estás a ver aqui um embuste? Com que finalidade?
cloubird Escreveu:e mortes ?
acho que não, nem uma
(...)
Dispensam-se estas teorias da conspiração completamente desinformadas e irracionais.

no final do dia vão chegar à conclusão que a ucrania nunca poderá aderiri à nato e memso à UE
uma coisa nota, nas empresas a inteligência emocional é um factor determinante, coisa que não existe nos políticos que agem com a emoçao e não com a razão.
entendo o receio de putim com a NATO.
Mas em vez das armas poderiam ter optado por outras vias.
o 11-09 mudou o mundo assim com este conflito vai mudar o mundo, para pior.
a nato que era um fantasma segundo trump, viu aqui uma janela de oportunidade.
eu francamente não acredito que putim esteja la com a força toda . muitos russos tem familiares na ucrania e vice versa. eles não se odeiam, e se este conflito não passar disto.
Portanto temos aqui um jogo de xadrez, não sabemos é qual, nem sonhamos, mas obviamente não é claro para nos.
eu só tenho uma observação a fazer, dai pensar que tudo isto poderá não passar de um teatro de ambas as partes.
Existe refugiados ?
SIM
e tanques nas ruas ?
SIM
e mortes ?
acho que não, nem uma
Motivo: quem esta atento quando há ataques na palestina é logo imagens de hospitais com gente ferida e mortos
ou hospitais com ferido.
os ucraniaos falam em 500 soldasdo srusso mortos, o que é impossível
Portanto morto não acredito que exista.
Num conflito destes , as melhores imagens que se podem divulgar são crianças estpiadas pela guerra, com se faz noutro scenarios..aqui, nem crianças nem adultos, nem nada.
ou seja +é uma guerra, onde se vê tanques, soldados, bombas a voar, refugiados, mas não se vê mortes nem hospitais cheio de sangue e feridos.
uma das imagens tipicas das guerras é o governo desse pais ir ao hospital visitar os feridos e levar a comunicação social.
uma coisa nota, nas empresas a inteligência emocional é um factor determinante, coisa que não existe nos políticos que agem com a emoçao e não com a razão.
entendo o receio de putim com a NATO.
Mas em vez das armas poderiam ter optado por outras vias.
o 11-09 mudou o mundo assim com este conflito vai mudar o mundo, para pior.
a nato que era um fantasma segundo trump, viu aqui uma janela de oportunidade.
eu francamente não acredito que putim esteja la com a força toda . muitos russos tem familiares na ucrania e vice versa. eles não se odeiam, e se este conflito não passar disto.
Portanto temos aqui um jogo de xadrez, não sabemos é qual, nem sonhamos, mas obviamente não é claro para nos.
eu só tenho uma observação a fazer, dai pensar que tudo isto poderá não passar de um teatro de ambas as partes.
Existe refugiados ?
SIM
e tanques nas ruas ?
SIM
e mortes ?
acho que não, nem uma
Motivo: quem esta atento quando há ataques na palestina é logo imagens de hospitais com gente ferida e mortos
ou hospitais com ferido.
os ucraniaos falam em 500 soldasdo srusso mortos, o que é impossível
Portanto morto não acredito que exista.
Num conflito destes , as melhores imagens que se podem divulgar são crianças estpiadas pela guerra, com se faz noutro scenarios..aqui, nem crianças nem adultos, nem nada.
ou seja +é uma guerra, onde se vê tanques, soldados, bombas a voar, refugiados, mas não se vê mortes nem hospitais cheio de sangue e feridos.
uma das imagens tipicas das guerras é o governo desse pais ir ao hospital visitar os feridos e levar a comunicação social.
Aqui fica o que ele disse:
O "presidente" é o presidente da assembleia geral das nações unidas (ele é o secretário geral).
Uma boa parte das restantes intervenções tem mencionado expressamente o mesmo ponto e em termos semelhantes.
(...)
Mr President, we are facing a tragedy for Ukraine but also a major regional crisis with potentially disastrous implications for us all. Yesterday, russian nuclear forces were put on high alert. This is a chilling development. The near idea of a nuclear conflict is simply unconceivable. Nothing can justify the use of nuclear weapons.
(...)
O "presidente" é o presidente da assembleia geral das nações unidas (ele é o secretário geral).
Uma boa parte das restantes intervenções tem mencionado expressamente o mesmo ponto e em termos semelhantes.
MarcoAntonio Escreveu:Como assim, Bear?
Eu não detectei nada de minimamente problemático no que ele disse e ouvi em directo.
Porque não está focado na mensagem mas sim no mensageiro... politiquices à portuguesa que tolhem a razão, Bear

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Como assim, Bear?
Eu não detectei nada de minimamente problemático no que ele disse e ouvi em directo.
Masterchief Escreveu:A adesão da Ucrânia á UE nesta altura do campeonato é um estupidez e de uma burrice sem precedentes.
Nesta altura deve imperar o bom senso e não a provocação. Sim, é uma provocação a Putin. E se aparentemente o homem já não tem os parafusos todos, este tipo de iniciativas só provoca escaladas perigosas. A não ser que as intensões da UE sejam arranjar uma desculpa para a NATO entrar no conflito no terreno, o que seria uma péssima ideia.
Haja gente inteligente e com bom senso... ou isto pode-se tornar um holocausto nuclear.
Sim parece um pouco descontextualizado e provocador.
Entretanto este intlejumento veio com esta saída o que me acentua ainda mais o medo, de uma ameaça cada vez mais real.
“Ideia de um conflito nuclear é simplesmente inconcebível”, alerta António Guterres
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Carrancho_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:imauroxavier Escreveu:Sair neste momento, sem uma vitoria militar clara, é uma vergonha imensa para ele, é assumir que só contam porque têm o nuclear, e que militarmente são muito inferiores ao que apregoam.
O que entretanto já se percebeu que é o caso. Ele nem a capital a umas dezenas de kilometros da fronteira com a Bielorússia consegue tomar ao fim de 5 dias enviando para a Ucrânia metade das suas forças activas e fazendo disso o objectivo principal, contra um país que militarmente é suposto ser n vezes inferior.
Parece-me obvio que ele, fosse como fosse, pretendia poupar a população que ele vê como Russos. Porque se fosse para conquistar a todo o custo, então bombardeava as cidades devastando-as e depois entrava lá com armamento pesado. Por isso também não me parece que se possa concluir isso assim com algum grau de certeza. Se fosse um país que ele não considerasse dos "seus", acho que já tinha ocupado tudo e morrido muito mais gente.
Não acontecia nada disto:
Sim, percebe-se que ele quis infligir o mínimo de baixas, mas não é por os considerar dos "seus", acho que era apenas parte da estratégia, para reduzir a intervenção militar e económica do ocidente ao mínimo, e simultaneamente não ter muita oposição da população ucraniana.
E aí, é que bate o ponto, será que vai manter essa estratégia, ou será que vai endurecer para vergar a Ucrânia. Porque, até agora ele está a perder em todas as frentes, a única vitoria que tem, é a certeza que ninguém vai la meter um soldado, e ele só retira para onde, e quando quiser, faltando saber a troco de quê.
- Registado: 23/4/2015 17:00
MarcoAntonio Escreveu:A falar a China agora:
A China tem votado com abstenções e nunca chega a criticar a agressão da Rússia.
Para quem não teve oportunidade de ouvir em directo, a declaração foi breve e esteve mais ou menos em linha com as anteriores. Apela a parar com as hostilidades a todas as partes "incluindo a Rússia". Foi o mais próximo que chegou de criticar a Rússia. Nunca admitem expressamente que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Resta saber como vai votar no final da discussão.
Até agora, todas as intervenções que ocorreram criticaram expressamente a Rússia, à excepção da Rússia e da China.
Opcard Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:imauroxavier Escreveu:Sair neste momento, sem uma vitoria militar clara, é uma vergonha imensa para ele, é assumir que só contam porque têm o nuclear, e que militarmente são muito inferiores ao que apregoam.
O que entretanto já se percebeu que é o caso. Ele nem a capital a umas dezenas de kilometros da fronteira com a Bielorússia consegue tomar ao fim de 5 dias enviando para a Ucrânia metade das suas forças activas e fazendo disso o objectivo principal, contra um país que militarmente é suposto ser n vezes inferior.
Pois individualmente tem bons militares , mas numa operação complexa com
150 000 de homens no terreno são incompetentes .
Li sobre a parte logística do Dia D , o general Eisenhower futuro presidente dos USA que organizou a operação com centenas de milhares de homem onde nada pode faltar ou falhar esta ao nível gestores dos grandes grupos .
Nisto de organização a Nato dá 10-0 aos russos
Para começar, não conheço as forças russas actuais, mas não se pode comparar a Operação Overlord, com a invasão da Ucrânia, primeiro porque se tratou de uma guerra convencional, e hoje estamos perante uma guerra híbrida. Mais, os aliados tinham 1.500.000 de homens motivados e muitos nunca tinham entrado em combate, enquanto os alemães tinham 1/4 desses efectivos, e sendo que muitos tinham vindo da frente oriental, cansados de 4 anos de guerra. Tirando as Waffen SS, o restante queria o fim da guerra.
Militarmente, acho que foi um erro a Rússia invadir em tão grande escala, pois não tinha efectivos suficientes para uma operação desta envergadura.
Mesmo tendo 200.000 efectivos, não nos esqueçamos que estavam divididos pela Crimeia, Leste da Ucrânia e sul da Rússia, só aqui temos 3 frentes, que devem ter absorvido grande parte destes efectivos. E nesses zonas, apesar de enfrentarem bastante resistência, têm conseguido consolidar as suas posições.
A Ucrânia deve ter disposto grande parte dos seus efectivos e as melhores unidades na defesa de Kiev, o que deve ter sido a chave para impedir a tomada relâmpago da capital.
O principio em si estava correcto, lançar tropas aerotransportadas para tomar pontos chaves às portas de Kiev, como aeroportos, estações de radares e comunicações, baterias anti-aéreas, infraestruturas essenciais ao seu avanço .... mas a meu ver, estas forças foram insuficientes para o sucesso da operação, ou pelo menos, no tempo esperado. Isto, aliado às deficientes linhas de abastecimento, que todos temos visto.
Para se ter uma ideia, na véspera do dia D, os aliados lançaram mais de 20.000 paraquedistas atrás das linhas alemãs, que tiveram um papel decisivo no sucesso do desembarque.
Ao contrário do que já foi aqui dito, estas tropas aerotransportadas, por norma, são do melhor que existe, bem treinadas e equipadas e de grande heroísmo.
Como tenho dito desde o início, acho que os Russos subestimaram as forças ucranianas e principalmente, não tinham meios humanos e materiais, para um operação desta envergadura.
O que pode ter acontecido? Provavelmente o Putin, contra os pareceres dos seus generais, ter exigido esta operação.
Pedro
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, jprgodinho, macau5m, MP65, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 158 visitantes