EDP Renováveis - Tópico Geral
Re: EDP Renováveis - Tópico Geral
Que tem isso a ver com EDPR
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Grupo norueguês investe 80 milhões em Sines para "criar" salmão e bacalhau "made in Portugal".
Esta notícia é falsa. Como é que a Comunicação Social se presta a estas coisas? Eu sei que estamos em tempo de eleições, mas a decência ou a falta dela tem limites.
Um norueguês teso que nem um bacalhau, oops carapau, quer produzir salmão e bacalhau em Portugal. Com o dinheiro dos outros porque dinheiro ele não tem. Isto é, quer produzir salmão e bacalhau em Portugal e anda aqui à pesca de dinheiro.
A primeira tentativa aconteceu em março de 2021, na Figueira da Foz. Sem dinheiro e sem colaterais, a banca fechou-lhe as portas e o projeto foi pelo cano abaixo.
Mas o homem não desiste e agora quer produzir salmões e bacalhau em Sines, tendo já reservado uma área para o efeito. Reservar não é comprar. O homem não gastou um cêntimo, pela simples razão de estar dele desabonado.
Um projeto semelhante a este na Escócia, Niri Scoland Ltd., com custos de produção economicamente inviáveis, perde dinheiro. E o encerramento está ali ao virar da esquina.
Para levar este projecto para a frente o Senhor Arve Gravdal quer arrefecer a água dos tanques em terra com energia renovável, que, afirma ele, é muito barata em Portugal. Alguém sabia disso?
Mas não seria melhor criar salmões e bacalhau em águas naturalmente frias sem qualquer gasto de energia?
Portugal, país de tótós, governado por mentecaptos, tem uma atração fatal para charlatães e vigaristas. Isto é um KARMA.
Imagem vale mais que mil palavras
By Nirvana
Esta notícia é falsa. Como é que a Comunicação Social se presta a estas coisas? Eu sei que estamos em tempo de eleições, mas a decência ou a falta dela tem limites.
Um norueguês teso que nem um bacalhau, oops carapau, quer produzir salmão e bacalhau em Portugal. Com o dinheiro dos outros porque dinheiro ele não tem. Isto é, quer produzir salmão e bacalhau em Portugal e anda aqui à pesca de dinheiro.
A primeira tentativa aconteceu em março de 2021, na Figueira da Foz. Sem dinheiro e sem colaterais, a banca fechou-lhe as portas e o projeto foi pelo cano abaixo.
Mas o homem não desiste e agora quer produzir salmões e bacalhau em Sines, tendo já reservado uma área para o efeito. Reservar não é comprar. O homem não gastou um cêntimo, pela simples razão de estar dele desabonado.
Um projeto semelhante a este na Escócia, Niri Scoland Ltd., com custos de produção economicamente inviáveis, perde dinheiro. E o encerramento está ali ao virar da esquina.
Para levar este projecto para a frente o Senhor Arve Gravdal quer arrefecer a água dos tanques em terra com energia renovável, que, afirma ele, é muito barata em Portugal. Alguém sabia disso?
Mas não seria melhor criar salmões e bacalhau em águas naturalmente frias sem qualquer gasto de energia?
Portugal, país de tótós, governado por mentecaptos, tem uma atração fatal para charlatães e vigaristas. Isto é um KARMA.
Imagem vale mais que mil palavras
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
yaya Escreveu:
O ponto mais relevante é este: quando os VE se tornarem mais baratos e acessíveis, a dependência do cidadão comum em relação às oscilações a às escaladas do preço do petróleo acaba. Quando essa altura chegar, e já estivemos bem mais longe, bem podem fazer o que quiserem ao preço do petróleo. Hoje qualquer "guerrinha" ou bombinha da treta é motivo para fazer subir o preço petróleo. Alguém acredita na guerra Ucrânia? Eu não.
Se o petróleo continuar subir aos 100, 150, 200$ quanto vai custar encher o depósito?
Como dizia alguém: é fazer as contas. É vender as jóias, a casa, etc.. só para por meio depósito.
Há um artigo da Deco que refere que um carro elétrico já compensa
https://www.deco.proteste.pt/auto/autom ... a-compensa
Derrame de petróleo no Perú, na Tailândia, Equador.
https://twitter.com/SDonziger/status/14 ... AUz7-lUiTA
Maravilha, o planeta e os países vítimas destes desastres ambientais agradecem.
Siga, mais tropas para a Ucrânia...

Editado pela última vez por yaya em 30/1/2022 11:37, num total de 2 vezes.
Caro Opcard,
Esse teu receio é o meu receio. E já dei conta disso neste fórum.
No Sul da Austrália existe uma crise energética no solar fotovoltaico por excesso de produção. E há quem ache isso um disparate. Como pode haver uma crise energética por excesso de produção? Pode.
O que vai acontecer em 2030 ninguém sabe. Mas das duas uma: ou a IBÉRIA consegue ultrapassar os Pirenéus e vender energia à Europa ou as coisas poderão ficar feias.
A energia elétrica poderá ficar ao preço da uva mijona com fortes implicações na rentabilidade das empresas.
Podemos pensar que 2030 ainda vem longe. Mas os investidores olham para o longo prazo. É a única coisa que posso dizer. Mas o que me preocupa mais é isso, não são as taxas de juro.
O papão das taxas de juros apenas serviu um objetivo: as mãos fracas largaram ativos com medo a favor de mãos fortes.
Olha o que aconteceu ontem no NASDAQ.
By Nirvana
PS: malgré tout 52% da capacidade instalada da EDPR está na América do Norte. Onde não há imprevisíveis como o que aconteceu em França, que decidiu unilateralmente mudar as regras do jogo.
Esse teu receio é o meu receio. E já dei conta disso neste fórum.
No Sul da Austrália existe uma crise energética no solar fotovoltaico por excesso de produção. E há quem ache isso um disparate. Como pode haver uma crise energética por excesso de produção? Pode.
O que vai acontecer em 2030 ninguém sabe. Mas das duas uma: ou a IBÉRIA consegue ultrapassar os Pirenéus e vender energia à Europa ou as coisas poderão ficar feias.
A energia elétrica poderá ficar ao preço da uva mijona com fortes implicações na rentabilidade das empresas.
Podemos pensar que 2030 ainda vem longe. Mas os investidores olham para o longo prazo. É a única coisa que posso dizer. Mas o que me preocupa mais é isso, não são as taxas de juro.
O papão das taxas de juros apenas serviu um objetivo: as mãos fracas largaram ativos com medo a favor de mãos fortes.
Olha o que aconteceu ontem no NASDAQ.
By Nirvana
PS: malgré tout 52% da capacidade instalada da EDPR está na América do Norte. Onde não há imprevisíveis como o que aconteceu em França, que decidiu unilateralmente mudar as regras do jogo.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
O meu maior medo nem são as taxas juros é o estado , a necessidade de energia está ao nível dos bens de primeira necessidade , exemplo EDF estado francês vende ações a 32,30 hoje estão a 8 euros o estado neste caso obriga a venda muito abaixo do preço de mercado .
Estudo sobre energia eléctrica na Europa em 2030 , para quem não tenha tempo veja o gráfico página 8 .
https://deliverypdf.ssrn.com/delivery.p ... INDEX=TRUE
Estudo sobre energia eléctrica na Europa em 2030 , para quem não tenha tempo veja o gráfico página 8 .
https://deliverypdf.ssrn.com/delivery.p ... INDEX=TRUE
- Registado: 14/3/2009 0:19
Olá Nirvana,
Por falar em notícias.:
"Perante a perspetiva de subida das taxas de juro, decidimos fazer uma alteração na carteira de ações: vender a EDP Renováveis e investir na Microsoft. A perspetiva de subida das taxas de juro tem pressionado a cotação da EDP Renováveis, que opera num setor de capital intensivo."
Proteste Investe, 24 de janeiro de 2022
Eu sei, eu sei, o potencial a longo prazo, etc , etc, etc...
No entanto, acho que há nuvens bastante negras no horizonte.
Se suporte dos 18,00-18,20 for à vida cá pra mim vai até aos 16...
Por falar em notícias.:
"Perante a perspetiva de subida das taxas de juro, decidimos fazer uma alteração na carteira de ações: vender a EDP Renováveis e investir na Microsoft. A perspetiva de subida das taxas de juro tem pressionado a cotação da EDP Renováveis, que opera num setor de capital intensivo."
Proteste Investe, 24 de janeiro de 2022
Eu sei, eu sei, o potencial a longo prazo, etc , etc, etc...
No entanto, acho que há nuvens bastante negras no horizonte.
Se suporte dos 18,00-18,20 for à vida cá pra mim vai até aos 16...
- Registado: 11/12/2007 22:47
Estou a citar de cor, mas do que recordo daquilo que li dois têm 2/3 anos e os outros três começaram a bombar em Dezembro de 2021.
Claro que a idade dos parques eólicos conta por razões óbvias. Mas desenganem-se os que pensam que ao fim da sua vida útil um parque eólico é desmantelado. Os parques com mais de 15 anos estão a ser modernizados com novos aerogeradores mais potentes. Mas o preço da energia vendida à rede é mais baixo. Já existem alguns parques nestas condições. Saiu legislação a fazer o enquadramento legal daquilo que na gíria se designa por REPOWERING (repotenciacão).
Até hoje julgo que nenhum foi desmantelado.
By Nirvana
Ver AQUI:
https://www.dinheirovivo.pt/economia/go ... 76607.html
Claro que a idade dos parques eólicos conta por razões óbvias. Mas desenganem-se os que pensam que ao fim da sua vida útil um parque eólico é desmantelado. Os parques com mais de 15 anos estão a ser modernizados com novos aerogeradores mais potentes. Mas o preço da energia vendida à rede é mais baixo. Já existem alguns parques nestas condições. Saiu legislação a fazer o enquadramento legal daquilo que na gíria se designa por REPOWERING (repotenciacão).
Até hoje julgo que nenhum foi desmantelado.
By Nirvana
Ver AQUI:
https://www.dinheirovivo.pt/economia/go ... 76607.html
NirSup Escreveu:Caro Opcard,
Quanto a mim estás a ver bem. E das duas três:
a) Somos os dois anormalmente perfeitos.
b) Somos os dois uns perfeitos anormais.
c) Somos o dois perfeitamente normais (mas absurdamente visionários)
By Nirvana
Bem Nir só me falta uma variante para ver as renováveis que estão a desconto a idade do parque , que certamente vai influenciar o seu valor .Essa informação estará acessível? ,
Tive a sorte de aproveitar a onda de valorização das renováveis vendi no ano passado ,volto a olhar com interesse com as actuais valorizações .
Caro Opcard,
By Nirvana
By Nirvana
NirSup Escreveu:Caro Opcard,
Foram 5 (cinco) parques eólicos.
Está no título da notícia.
E já agora aproveito para acrescentar o seguinte: sabendo-se que o custo de instalação/desenvolvimento de 1 MW de capacidade instalada de um parque eólico anda à volta de 1,2 ME (se alguém tiver melhor informação, agradeço desde já a correção) o custo de reposição desses 221 MW será de 265 ME.
Façam as vossas contas e esqueçam o EBITDA da EDPR.
By Nirvana
Obrigado Nir
Vejamos sem lápis e papel papel, a esse preço de venda vendo reduzindo o custo há um potencial de mais valias de 16 mil milhões vendo a capacidade instalada .
Ou vendendo toda a capacidade ao preço de 2,4 MW dará 30 mil milhões ou estou a ver mal ?
Bom dia a todos,
Já agora um comentário para os amantes de carros elétricos e das respetivas baterias.
Já repararam que a garantia das baterias dos telemóveis, cuja tecnologia também tem evoluído, é de apenas 6 meses.
(Era, na última vez que comprei um telemóvel. Já lá vai alguma tempo.)
Eu sei que não estamos a falar do mesmo tipo de produto, mas...
Garantias de 12 anos???
Uma bateria das convencionais, aquelas dos motores de combustão, não dura isso!
Bom, mas vamos lá ao gráfico da semana.
Em semanal, mais uma vela vermelha na parte inferior do canal (descendente).
No gráfico diário, temos vários pontos de interesse.
Primeiro os negativos :-(.
A MM50 está a querer passar abaixo da MM200.
Aliás, a MM200 parece estar a fletir no sentido descendente.
Já para não falar da MM14 que está abaixo das outras 2.
Mas o pior mesmo é a cotação estar abaixo das MM, qualquer que seja ela.
A acrescentar ao panorama, das últimas 6 velas:
- as 3 primeiras são vermelhudas, com o volume a subir;
- a seguir 2 verdinhas, mas com o volume a descer;
- na sexta, outra vermelhuda e o volume outra a subir.
Chega, vamos aos pontos positivos!
O preço aguentou-se aparentemente nas 4 últimas velas.
Uma resistência? A próxima semana o dirá.
Há uma divergência no histograma do MACD.
Será? Espero que sim.
Além disso, o MACD parece caminhar para um sinal de compra.
Isso é que era...

Já agora um comentário para os amantes de carros elétricos e das respetivas baterias.
Já repararam que a garantia das baterias dos telemóveis, cuja tecnologia também tem evoluído, é de apenas 6 meses.
(Era, na última vez que comprei um telemóvel. Já lá vai alguma tempo.)
Eu sei que não estamos a falar do mesmo tipo de produto, mas...
Garantias de 12 anos???
Uma bateria das convencionais, aquelas dos motores de combustão, não dura isso!
Bom, mas vamos lá ao gráfico da semana.
Em semanal, mais uma vela vermelha na parte inferior do canal (descendente).
No gráfico diário, temos vários pontos de interesse.
Primeiro os negativos :-(.
A MM50 está a querer passar abaixo da MM200.
Aliás, a MM200 parece estar a fletir no sentido descendente.
Já para não falar da MM14 que está abaixo das outras 2.
Mas o pior mesmo é a cotação estar abaixo das MM, qualquer que seja ela.
A acrescentar ao panorama, das últimas 6 velas:
- as 3 primeiras são vermelhudas, com o volume a subir;
- a seguir 2 verdinhas, mas com o volume a descer;
- na sexta, outra vermelhuda e o volume outra a subir.
Chega, vamos aos pontos positivos!
O preço aguentou-se aparentemente nas 4 últimas velas.
Uma resistência? A próxima semana o dirá.
Há uma divergência no histograma do MACD.
Será? Espero que sim.
Além disso, o MACD parece caminhar para um sinal de compra.
Isso é que era...
- Registado: 11/12/2007 22:47
Caro Opcard,
E já agora aproveito para acrescentar o seguinte: sabendo-se que o custo de instalação/desenvolvimento de 1 MW de capacidade instalada de um parque eólico anda à volta de 1,2 ME (se alguém tiver melhor informação, agradeço desde já a correção) o custo de reposição desses 221 MW será de 265 ME.
By Nirvana
By Nirvana
NirSup Escreveu:EDP Renováveis conclui venda de cinco parques eólicos em Portugal à Onex avaliados em 534 milhões de euros
São 221 MW de capacidade instalada por 534 milhões de euros. Isto é, são 2,4 ME por MW. Se não é record, andará perto disso (os elevados preços no mercado grossista da energia eléctrica podem explicar muita coisa. Já falei lá para trás sobre isto).
Informou a EDPR o mercado de que, em 31/12/2021, detinha 13,6 GW de capacidade instalada. Sendo certo que a dívida líquida da EDPR será de 3,6 ME (mais coisa menos caracol) e que se propõe adicionar (novas adições) 20 GW de capacidade instalada até 2025 ...
Como diria o Guterres, façam as vossas contas. Eu já fiz as minhas.
By Nirvana
Em tempo: E PORAMORDASANTA ao avaliarem a EDPR não se limitem a EBITAS E EBITDAS. Há mais vida para lá do EBITDA, EBITA, ROI, ROE e do PER.
Mais de 90% da capacidade da EDP Renováveis são eólicas já as centrais solares são menos de 10% .
Qual é mais valiosa para venda os MW eólicos ou os solares .essa venda a 2,4 ME por MW foi solar ou eólico ?
EDP Renováveis conclui venda de cinco parques eólicos em Portugal à Onex avaliados em 534 milhões de euros
São 221 MW de capacidade instalada por 534 milhões de euros. Isto é, são 2,4 ME por MW. Se não é record, andará perto disso (os elevados preços no mercado grossista da energia eléctrica podem explicar muita coisa. Já falei lá para trás sobre isto).
Informou a EDPR o mercado de que, em 31/12/2021, detinha 13,6 GW de capacidade instalada. Sendo certo que a dívida líquida da EDPR será de 3,6 ME (mais coisa menos caracol) e que se propõe adicionar (novas adições) 20 GW de capacidade instalada até 2025 ...
Como diria o Guterres, façam as vossas contas. Eu já fiz as minhas.
By Nirvana
Em tempo: E PORAMORDASANTA ao avaliarem a EDPR não se limitem a EBITAS E EBITDAS. Há mais vida para lá do EBITDA, EBITA, ROI, ROE e do PER.
Pedro2018 Escreveu:Uma imagem que diz mais que mil palavras...
Publicado na página Electric Classic Cars onde são colocados, lado a lado, um motor de combustão interna e um motor elétrico.
Ambos os motores têm 120 cv.
Um deles pesa 54 kg, tem uma eficiência de 95%, tem apenas uma parte móvel e não precisa de manutenção.
O outro pesa 230 kg, tem uma eficiência de 30%, tem centenas de peças móveis e precisa de manutenção regular e dispendiosa para mantê-lo a funcionar.
O ponto mais relevante é este: quando os VE se tornarem mais baratos e acessíveis, a dependência do cidadão comum em relação às oscilações a às escaladas do preço do petróleo acaba. Quando essa altura chegar, e já estivemos bem mais longe, bem podem fazer o que quiserem ao preço do petróleo. Hoje qualquer "guerrinha" ou bombinha da treta é motivo para fazer subir o preço petróleo. Alguém acredita na guerra Ucrânia? Eu não.
Se o petróleo continuar subir aos 100, 150, 200$ quanto vai custar encher o depósito?
Como dizia alguém: é fazer as contas. É vender as jóias, a casa, etc.. só para por meio depósito.
Há um artigo da Deco que refere que um carro elétrico já compensa
https://www.deco.proteste.pt/auto/autom ... a-compensa
EDP (Brasil), Renner, Telefônica, CPFL e Natura lideram ranking de sustentabilidade da B3
https://br.investing.com/news/stock-mar ... -b3-968881
https://br.investing.com/news/stock-mar ... -b3-968881
Goya777 Escreveu:Pedro2018 Escreveu:Uma imagem que diz mais que mil palavras...
Publicado na página Electric Classic Cars onde são colocados, lado a lado, um motor de combustão interna e um motor elétrico.
Um deles pesa 54 kg, tem uma eficiência de 95%, tem apenas uma parte móvel e não precisa de manutenção.
O outro pesa 230 kg, tem uma eficiência de 30%, tem centenas de peças móveis e precisa de manutenção regular e dispendiosa para mantê-lo a funcionar.
E o peso das baterias? Nao conta?
E o preço.

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Pedro2018 Escreveu:Uma imagem que diz mais que mil palavras...
E o peso das baterias? Nao conta?
- Registado: 17/7/2014 22:33
Pedro2018 Escreveu:rsacramento Escreveu:Pedro2018 Escreveu:Talvez a empresa avança para um "split" como fazem grandes empresas mundiais com a APPLE.
estás a alvitrar um stock split na edpr?
Não. Apenas especulei. Nada mais. Nem rumor é. Conversamos aqui nos corredores.
Com a sua valorização previsível nada é deixado como impossível.
O valor fica no mesmo sitio... a 18 euros nao é que o valor afaste alguem de a comprar. So aqueles que gostam de ter meio milhao de BCP's

Uma imagem que diz mais que mil palavras...
- Registado: 4/4/2003 15:20
rsacramento Escreveu:Pedro2018 Escreveu:Talvez a empresa avança para um "split" como fazem grandes empresas mundiais com a APPLE.
Não. Apenas especulei. Nada mais. Nem rumor é. Conversamos aqui nos corredores.
Com a sua valorização previsível nada é deixado como impossível.
Para que vai a EDPR fazer um stock split com a acçao a 18 euros?
Pedro2018 Escreveu:Talvez a empresa avança para um "split" como fazem grandes empresas mundiais com a APPLE.

rsacramento Escreveu:JorgeM2014 Escreveu:O futuro é elétrico”Tavares não acredita que uma guinada para os elétricos seja a forma mais eficiente de combater as mudanças climáticas e reduzir a poluição.
O que está claro é que a eletrificação é uma tecnologia escolhida pelos políticos, não pela indústria (…) Dado o atual mix energético europeu, um carro elétrico precisa percorrer 70 mil quilômetros para compensar a pegada de carbono da fabricação da bateria e começar a alcançar um veículo híbrido leve, que custa metade do preço de um elétrico
in CEO da Stellantis culpa políticos pela obrigatoriedade de carros elétricos
A tecnologia dos carros elétricos está em constante evolução.
Está em desenvolvimento um formato de baterias solidas que vão ser revolucionárias e apontam para autonomias 25 a 50% superiores às atuais e durabilidade miníma de 12 anos.
Claramente o futuro. A mobilidade elétrica só está mais atrasada em Barcos, Aviões e camiões onde será sempre mais adequado a utilização do hidrogénio.
acredito numa valorização muito significativa de empresas como a EDPR
Talvez a empresa avança para um "split" como fazem grandes empresas mundiais com a APPLE.
JorgeM2014 Escreveu:O futuro é elétrico”
Tavares não acredita que uma guinada para os elétricos seja a forma mais eficiente de combater as mudanças climáticas e reduzir a poluição.
O que está claro é que a eletrificação é uma tecnologia escolhida pelos políticos, não pela indústria (…) Dado o atual mix energético europeu, um carro elétrico precisa percorrer 70 mil quilômetros para compensar a pegada de carbono da fabricação da bateria e começar a alcançar um veículo híbrido leve, que custa metade do preço de um elétrico
in CEO da Stellantis culpa políticos pela obrigatoriedade de carros elétricos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 163 visitantes