subida das aguas do mar, a imagem, o que fazer
Re: subida das aguas do mar, a imagem, o que fazer
O custo de remover o CO2 em excesso: $15 trillion
POde parecer mto mas comparado com o que se gasta nas alternativas na actualidade +e uma pequena fracao.
Podem ler aqui artifgo https://www.bbc.com/future/article/2021 ... apture-co2
The scale of the challenge for carbon removal using technologies like DAC, rather than plants, is no less gargantuan. Gambhir's paper calculates that simply keeping pace with global CO2 emissions – currently 36 gigatonnes per year – would mean building in the region of 30,000 large-scale DAC plants, more than three for every coal-fired power station operating in the world today. Each plant would cost up to $500m (£362m) to build – coming in at a cost of up to $15 trillion (£11tn).
POde parecer mto mas comparado com o que se gasta nas alternativas na actualidade +e uma pequena fracao.
Podem ler aqui artifgo https://www.bbc.com/future/article/2021 ... apture-co2
The scale of the challenge for carbon removal using technologies like DAC, rather than plants, is no less gargantuan. Gambhir's paper calculates that simply keeping pace with global CO2 emissions – currently 36 gigatonnes per year – would mean building in the region of 30,000 large-scale DAC plants, more than three for every coal-fired power station operating in the world today. Each plant would cost up to $500m (£362m) to build – coming in at a cost of up to $15 trillion (£11tn).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
- Registado: 6/2/2021 11:42
Carrancho, isso mesmo. Mas repara que o transporte marítimo continua intocável. Os navios de cruzeiro são o pináculo da hipocrisia política. Quem conhece o mar, que lida com ele sabe bem a pazada que levou nos últimos 20 anos no que respeita a espécies marinhas. Até dói.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Àlvaro Escreveu:Enquanto estragar o Planete fizer dinheiro teremos um futuro pouco promissor. O capitalismo selvagem que destrói florestas, mares e rios precisa de regulação exigente e de polícia que a faça cumprir. Sem isso será o já fostes. Se os verdes ganharem na Alemanha talvez se faça muito do muitíssimo que é preciso fazer. Esta semana chegou-me uma encomenda que comprei pela Net. Uma pequena coisa trazia plástico e papel que daria para envolver um automóvel. Uma desgraça!
E possivelmente teve de ser transportado desde o outro lado do planeta até chegar a ti.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Enquanto estragar o Planete fizer dinheiro teremos um futuro pouco promissor. O capitalismo selvagem que destrói florestas, mares e rios precisa de regulação exigente e de polícia que a faça cumprir. Sem isso será o já fostes. Se os verdes ganharem na Alemanha talvez se faça muito do muitíssimo que é preciso fazer. Esta semana chegou-me uma encomenda que comprei pela Net. Uma pequena coisa trazia plástico e papel que daria para envolver um automóvel. Uma desgraça! 

- Registado: 31/5/2014 23:07
LoneWolf Escreveu:Opcard, sim, tens razao, estupidez minha. Só nao tinha conhecimento do problema de "ignition".
LW
Eu também exagerei a primeira utilização da energia da fusão nuclear é nos anos 50 com a bomba de hidrogênio .
A fusão liberta 1000 vezes mais energia que a fissão nuclear que é como funcionaram as actuais centrais nucleares .
Esta é a única solução para a salvação do nosso nível de vida , caso contrário voltamos ao passado, todos os grandes países estão na corrida .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Opcard, sim, tens razao, estupidez minha. Só nao tinha conhecimento do problema de "ignition".
LW
LW
BearManBull Escreveu:Carrancho_ Escreveu:O Homem não passa de um reles e insaciável parasita do planeta Terra que não sabe medir até que ponto pode explorar o seu hospedeiro sem o destruir/matar.
Entendo que estas a falar de politicos?
Não, refiro-me ao Homem, eu e tu incluídos. Os políticos não são outra espécie qualquer, são H. Sapiens também.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Nao digo que nao mas os meu pontos neste topico sao essencialmente:
A longo prazo coisas terrivelmentemàs vao acontecer independemente da acçao humana - o planeta nao è estàtico e jà segundo alguns artigo no final da fase adulta, dentro de 1000 milhoes de anos a terra vai torna-se invitavelmente inabitavel, neste momento a terra tem uns 4,5 mil milhoes de anos, ou seja è um planeta jà quase a entrar na terceira idade.
O ser humano com a capacidade intlectual que nos assombra è o unico agente que no longo prazo pode evitar este cataclismo maior para o planete, para a galaxia e para o proprio universo. Temos de pensar no ser humano como uma especie de quimioterapia, o planeta sofre mas se quiser sobreviver no longo prazo è a unica hipotese que tem. A terra è um planeta quase idoso.
Na actualidade existem eventos climaticos mais adversos, mas continuam a nao ser nem de perto tao dramaticos quanto se diz. Alem disso estamos no limiar de desenvolver tecnologias revolucionarias, nao tem qualquer sentido falar no plano de 50-100 anos sem considerar que va existir uma revoluçao tecnologica. A meu ver a AI vai ainda mais propiciar uma revoluçao ainda maior do que somos incapazes de imaginar.
Relativo ao que se esta a fazer para "combater as emissoes" nao passa de burla. Todos os anos se atigem novos recordes de emissoes, as alternativas nao passam em grande parte de transferencias de carbono de ocidente para o oriente e os governos sao os maiores agentes poluidores do planeta. Isso ja o discutimos noutros topicos que a soluçao actual imposta pelos governos è uma estupidez tanto para o clima como para a economia. O nuclear teria de desempenhar um papel muito mais fulcral numa estrategia real de reduzir o custo energetico e mais ainda a soluçao hibrida de H2 nuclear.

- Anexos
-
- 274px-Red_Giant_Earth_warm.jpg (10.54 KiB) Visualizado 9237 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
LoneWolf Escreveu:BMB, nunca tinha ouvido falar dessa tecnica. Vou investigar.
Também do mesmo site q partilhaste:Scientists are observing changes in the Earth’s climate in every region and across the whole climate system, according to the latest Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) Report, released today. Many of the observed climate changes are unprecedented in thousands, if not hundreds of thousands of years, and some of the changes already set in motion — such as continued sea-level rise — are irreversible over hundreds to thousands of years.
https://www.llnl.gov/news/ipcc-reports- ... tensifying
LW
Essa técnica é velhinha como o Sol ! Já muitos disseram que conseguiram estes foram mais longe conseguiram 70% da energia gasta .
“Fusão nuclear: Magneto mais poderoso do mundo já está a ser construído e vai criar uma força 280 mil vezes superior à do campo magnético da Terra
“ O magneto mais poderoso do mundo está a ser construído nos Estados Unidos e, uma vez completo, será o componente central do Reator Termonuclear Experimental Internacional (conhecido pelo acrónimo ITER) que está a ser instalado em França, uma máquina capaz de replicar o poder de fusão nuclear do Sol. O ITER servirá de protótipo a outros reatores do género, os quais produzirão energia elétrica, a uma escala industrial, a partir do elemento mais abundante no Universo, o hidrogénio. Tudo isto sem produzir gases com efeito de estufa ou lixo radioativo, um dos grandes problemas das centrais de fissão nuclear.
O Solenoide Central, ou seja, o magneto que funcionará como uma espécie de coração do ITER, está dividido em sete módulos e, quando estiver montado, terá 18 metros de altura e 4,25 metros de largura, com um peso de mil toneladas. Só para esclarecer: um solenoide é um tipo de magneto cujos fios metálicos (condutores de eletricidade) estão enrolados em forma de hélice em volta de um cilindro (uma bobina).
https://www.sapo.pt/noticias/atualidade ... o-da-terra
BMB, nunca tinha ouvido falar dessa tecnica. Vou investigar.
Também do mesmo site q partilhaste:
LW
Também do mesmo site q partilhaste:
Scientists are observing changes in the Earth’s climate in every region and across the whole climate system, according to the latest Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) Report, released today. Many of the observed climate changes are unprecedented in thousands, if not hundreds of thousands of years, and some of the changes already set in motion — such as continued sea-level rise — are irreversible over hundreds to thousands of years.
LW
National Ignition Facility experiment puts researchers at threshold of fusion ignition
On Aug. 8, 2021, an experiment at Lawrence Livermore National Laboratory’s (LLNL’s) National Ignition Facility (NIF) made a significant step toward ignition, achieving a yield of more than 1.3 megajoules (MJ). This advancement puts researchers at the threshold of fusion ignition, an important goal of the NIF, and opens access to a new experimental regime.
The experiment was enabled by focusing laser light from NIF — the size of three football fields — onto a target the size of a BB that produces a hot-spot the diameter of a human hair, generating more than 10 quadrillion watts of fusion power for 100 trillionths of a second.
“These extraordinary results from NIF advance the science that NNSA depends on to modernize our nuclear weapons and production as well as open new avenues of research,” said Jill Hruby, DOE under secretary for Nuclear Security and NNSA administrator.
The central mission of NIF is to provide experimental insight and data for NNSA’s science-based Stockpile Stewardship Program. Experiments in pursuit of fusion ignition are an important part of this effort. They provide data in an important experimental regime that is extremely difficult to access, furthering our understanding of the fundamental processes of fusion ignition and burn and enhancing our simulation tools to support stockpile stewardship. Fusion ignition is also an important gateway to enable access to high fusion yields in the future.
“This result is a historic step forward for inertial confinement fusion research, opening a fundamentally new regime for exploration and the advancement of our critical national security missions. It is also a testament to the innovation, ingenuity, commitment and grit of this team and the many researchers in this field over the decades who have steadfastly pursued this goal,” said LLNL Director Kim Budil. “For me it demonstrates one of the most important roles of the national labs – our relentless commitment to tackling the biggest and most important scientific grand challenges and finding solutions where others might be dissuaded by the obstacles.”
While a full scientific interpretation of these results will occur through the peer-reviewed journal/conference process, initial analysis shows an 8X improvement over experiments conducted in spring 2021 and a 25X increase over NIF’s 2018 record yield.
“Gaining experimental access to thermonuclear burn in the laboratory is the culmination of decades of scientific and technological work stretching across nearly 50 years,” said Los Alamos National Laboratory Director Thomas Mason. “This enables experiments that will check theory and simulation in the high energy density regime more rigorously than ever possible before and will enable fundamental achievements in applied science and engineering.”
The experiment built on several advances gained from insights developed over the last several years by the NIF team including new diagnostics; target fabrication improvements in the hohlraum, capsule shell and fill tube; improved laser precision; and design changes to increase the energy coupled to the implosion and the compression of the implosion.
“This significant advance was only made possible by the sustained support, dedication and hard work of a very large team over many decades, including those who have supported the effort at LLNL, industry and academic partners and our collaborators at Los Alamos National Laboratory and Sandia National Laboratories, the University of Rochester’s Laboratory for Laser Energetics and General Atomics,” said Mark Herrmann, LLNL’s deputy program director for Fundamental Weapons Physics. “This result builds on the work and successes of the entire team, including the people who pursued inertial confinement fusion from the earliest days of our Laboratory. They should also share in the excitement of this success.”
Looking ahead, access to this new experimental regime will inspire new avenues for research and provide the opportunity to benchmark modeling used to understand the proximity to ignition. Plans for repeat experiments are well underway, although it will take several months for them to be executed.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
MNPTLIS Escreveu:Ha 40 anos que ando no mar e ainda nao vi o nível de agua subir 1 cm.
As marcas das linhas de água estão lá para quem quiser ver.
A realidade é essa mesma, tudo o resto é publicidade catastrofica com interesses associados.
Ora la está…nós investidores so temos de interpretar da maneira que nos convém ;;)
cloudexpert Escreveu:Mas por algum lado temos de começar, a verdadeira questão é que infelizmente, crescimento económico não é muito compatível com clima.
Dou um exemplo, e contra mim falo, o meu carro pesa quase 2T. Eu peso 100 Kg , fará sentido eu deslocar 2T só para mover o meu rabo gordo e preguiçoso do ponto A ao ponto B ?
Depende se te deslocares para desenvolver a tecnologia de fusao nuclerar secalhar compensa...
Podemos obrigar os medics aandar de vicicleta? pudems...tamb se pode probir o futebol e os jogos olimpicos aquilo +e tudo mal fasanha de gente a praticar desport!
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Neste artigo refere pelo menos 5 eventos de estinçoes.
Claro que na cabeca de um intlectaual moderno o Homem é o demo... a natreza sozinha e tudo arco iris bonito.
Claro que na cabeca de um intlectaual moderno o Homem é o demo... a natreza sozinha e tudo arco iris bonito.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Carrancho_ Escreveu:O Homem não passa de um reles e insaciável parasita do planeta Terra que não sabe medir até que ponto pode explorar o seu hospedeiro sem o destruir/matar.
Entendo que estas a falar de politicos?
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
djovarius Escreveu:Com uma bateria de drones (militares, mas adaptados a este serviço) num país tão pequeno, com câmaras de infravermelhos, seria possível controlar de dia e de noite, em tempo real, o começo dos incêndios onde quer que fosse. Simples assim.
O problema dos fogos em Portugal é um problema acima de tudo de engenharia. De resto com um bom sistema de vigilancia e actuaçao a area ardida podia ser residual, ate mesmo na UE toda.
Ja ha uns anos num topico de incendios defendi tecnologia de vigilancia por cameras que cobrissem todo o territorio nacional e com meios capazes de intervir em todo o territorio com rapidez de evitar um incendio maior. Hoje em dia com os drones ainda sera uma tarefa mais factivel principal por ate se podem usar drones especializados em combate a incendios, capazes de extinguir pequenos fogos.
A visao drone para detectar fogos é extraordinaria.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: subida das aguas do mar, a imagem, o que faze
A solução é o progresso é proibido proibir o bem estar, ou nós nos salvamos com crescimento ou morremos a míngua com essa do decréscimo .
Ainda falta muito mas é o caminho .
“ Imagine um laser gigantesco, de 192 feixes, a incidir sobre um ponto microscópico de uma esfera minúscula e a produzir tanta energia em tão pouco tempo, que teria de usar cerca de 30 zeros para conseguir representar matematicamente o conceito. Difícil? Por agora, retenha a ideia de que a equipa que o conseguiu fazer diz estar mais perto da fusão nuclear. ”
Ainda falta muito mas é o caminho .
“ Imagine um laser gigantesco, de 192 feixes, a incidir sobre um ponto microscópico de uma esfera minúscula e a produzir tanta energia em tão pouco tempo, que teria de usar cerca de 30 zeros para conseguir representar matematicamente o conceito. Difícil? Por agora, retenha a ideia de que a equipa que o conseguiu fazer diz estar mais perto da fusão nuclear. ”
se vissemos a terra com a nossa nave espacial, pois o univeros continua a expandir-se e a terra a deslocar-se no universo. o homem é ganancioso.
Mas por algum lado temos de começar, a verdadeira questão é que infelizmente, crescimento económico não é muito compatível com clima.
Dou um exemplo, e contra mim falo, o meu carro pesa quase 2T. Eu peso 100 Kg , fará sentido eu deslocar 2T só para mover o meu rabo gordo e preguiçoso do ponto A ao ponto B ?
outro exemplo poderia dar, MAs eu gostava de ver personalidades tripo Ronaldo, a deixar de se fotografar com carros, por não criar uma moda com carros pequenos, usando os grandes s´´o para deslocações maiores ?
Podemos tods fazer a diferença, mas será que queremos ?... acho que não.
Em tempos um grande estadista disse, o que o teu pais pode faezr por ti, mas o que podes fazer pelo teu pa´is em vez de o que o teu pais pode faezr por ti ?
troquemos pais por planeta.
Todos nós todos os dias cravamos mais um prego no nosso caixão.
Tenho lido alguns exemplo de que há 30 anos alguem dizia que ia acontecer X e ainda não aconteceu. MAs nestes ultimos 30 anos, deixamos de ter diferenças entre estações, os Verões são mais quentes , chove pouco por váiros anos.
Os oceanos e rios estão carregado de plastico. A Sibéria está cheia de buracos gigantes por causa do degelo e da libertação do metano.
Grao a grão o glima vai se degradando, e um dia olhamos e não reconhecemos o que se está a passar.
Uma das grandes medidas simbólicas seria acabar com tudo o que é campeonatos motorizados, como a F1 ou as Motos. Apostem na Formula E .
Acabem com o paris Dakar
Será que queremos ?
Mas por algum lado temos de começar, a verdadeira questão é que infelizmente, crescimento económico não é muito compatível com clima.
outro exemplo poderia dar, MAs eu gostava de ver personalidades tripo Ronaldo, a deixar de se fotografar com carros, por não criar uma moda com carros pequenos, usando os grandes s´´o para deslocações maiores ?
Podemos tods fazer a diferença, mas será que queremos ?... acho que não.
Em tempos um grande estadista disse, o que o teu pais pode faezr por ti, mas o que podes fazer pelo teu pa´is em vez de o que o teu pais pode faezr por ti ?
troquemos pais por planeta.
Todos nós todos os dias cravamos mais um prego no nosso caixão.
Tenho lido alguns exemplo de que há 30 anos alguem dizia que ia acontecer X e ainda não aconteceu. MAs nestes ultimos 30 anos, deixamos de ter diferenças entre estações, os Verões são mais quentes , chove pouco por váiros anos.
Os oceanos e rios estão carregado de plastico. A Sibéria está cheia de buracos gigantes por causa do degelo e da libertação do metano.
Grao a grão o glima vai se degradando, e um dia olhamos e não reconhecemos o que se está a passar.
Uma das grandes medidas simbólicas seria acabar com tudo o que é campeonatos motorizados, como a F1 ou as Motos. Apostem na Formula E .
Acabem com o paris Dakar
Será que queremos ?
Infelizmente há pessoas que gostam de enfiar a cabeça na areia, mesmo perante todas as evidências. Um dia não terão onde a enfiar. É uma tendência Humana desvalorizar os problemas quando eles parecem distantes, só quando nos batem à porta é que se tornam reais. Gostamos mais da mentira quando encarar a verdade é doloroso ou implica prescindir de algo.
Os Estados não são uma entidade virtual, são o reflexo do povo que representam. Os estados não poluem, quem polui, quem esgota recursos, quem consome excessivamente... somos todos nós individual e coletivamente.
Ainda que em Portugal ainda não seja tão sentido como em muitos hotspots por esse planeta fora, o problema é real e devíamos enfrentá-lo desde já seriamente.
Pior ainda que a população Humana excessiva é o consumo brutal de recursos. Consumimos de tudo, em grandes quantidades e na maioria das vezes desnecessariamente, em produtos efémeros e sem reutilização. Criamos e consumimos produtos ridículos que a natureza não consegue processar. Basta visitar qualquer praia portuguesa depois de uma tempestade para constatar a quantidade de lixo Humano que o mar vomita nas praias.
Isto não são problemas que se verifiquem de um momento para o outro, ou mesmo no tempo de vida de um Humano. Não há uma linha em que se constate claramente que a partir daí estamos realmente a alterar algo.
Onde eu vivo, sabe-se hoje que no período lítico a linha de costa estaria até muitos km´ s afastada "offshore" do que temos hoje. No entanto também sabemos que o planeta deveria estar num ciclo de arrefecimento, ciclo esse que foi invertido pela acção do Homem em poucas décadas, quando é algo que deveria levar milhares de anos a ser concretizado naturalmente.
O Homem não passa de um reles e insaciável parasita do planeta Terra que não sabe medir até que ponto pode explorar o seu hospedeiro sem o destruir/matar. Tenho alguma esperança que quando percebermos o que custa, se é que é possível, terraformar Marte o Homem comece a valorizar o que a Terra lhe fornece.
Os Estados não são uma entidade virtual, são o reflexo do povo que representam. Os estados não poluem, quem polui, quem esgota recursos, quem consome excessivamente... somos todos nós individual e coletivamente.
Ainda que em Portugal ainda não seja tão sentido como em muitos hotspots por esse planeta fora, o problema é real e devíamos enfrentá-lo desde já seriamente.
Pior ainda que a população Humana excessiva é o consumo brutal de recursos. Consumimos de tudo, em grandes quantidades e na maioria das vezes desnecessariamente, em produtos efémeros e sem reutilização. Criamos e consumimos produtos ridículos que a natureza não consegue processar. Basta visitar qualquer praia portuguesa depois de uma tempestade para constatar a quantidade de lixo Humano que o mar vomita nas praias.
Isto não são problemas que se verifiquem de um momento para o outro, ou mesmo no tempo de vida de um Humano. Não há uma linha em que se constate claramente que a partir daí estamos realmente a alterar algo.
Onde eu vivo, sabe-se hoje que no período lítico a linha de costa estaria até muitos km´ s afastada "offshore" do que temos hoje. No entanto também sabemos que o planeta deveria estar num ciclo de arrefecimento, ciclo esse que foi invertido pela acção do Homem em poucas décadas, quando é algo que deveria levar milhares de anos a ser concretizado naturalmente.
O Homem não passa de um reles e insaciável parasita do planeta Terra que não sabe medir até que ponto pode explorar o seu hospedeiro sem o destruir/matar. Tenho alguma esperança que quando percebermos o que custa, se é que é possível, terraformar Marte o Homem comece a valorizar o que a Terra lhe fornece.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Viva,
A subida do nível MÉDIO das águas do mar é uma realidade, mas não podemos alimentar sensacionalismos, como em tantas questões ligadas ao meio ambiente.
Já nos anos 80 eu tinha uma professora "tree hugher" que dizia que em 30 anos as praias aqui do Algarve iam desaparecer completamente por esse motivo.
Pois 30 anos depois, eu olho para as praias e continuo a ir para onde ia. O bar da praia ainda lá está. A linha normal de maré também, tal como dantes.
Essa subida é real, é lenta, pode ser controlada pela tecnologia disponível. Se não souberem, chamem o pessoal técnico dos Países Baixos, que eles ensinam a fazer.
Eu falei com 2 deputados que eu conheço, falei do meu plano de cobertura vídeo por drones para monitorizar fogos de Verão logo no início, ficaram de boca aberta. Vão fazer alguma coisa? Não me parece.
Com uma bateria de drones (militares, mas adaptados a este serviço) num país tão pequeno, com câmaras de infravermelhos, seria possível controlar de dia e de noite, em tempo real, o começo dos incêndios onde quer que fosse. Simples assim.
Do mesmo modo, pode-se controlar o aumento das marés, etc... e há tempo e espaço para estudar soluções de acordo com os problemas de cada zona.
Abraço
dj
A subida do nível MÉDIO das águas do mar é uma realidade, mas não podemos alimentar sensacionalismos, como em tantas questões ligadas ao meio ambiente.
Já nos anos 80 eu tinha uma professora "tree hugher" que dizia que em 30 anos as praias aqui do Algarve iam desaparecer completamente por esse motivo.
Pois 30 anos depois, eu olho para as praias e continuo a ir para onde ia. O bar da praia ainda lá está. A linha normal de maré também, tal como dantes.
Essa subida é real, é lenta, pode ser controlada pela tecnologia disponível. Se não souberem, chamem o pessoal técnico dos Países Baixos, que eles ensinam a fazer.
Eu falei com 2 deputados que eu conheço, falei do meu plano de cobertura vídeo por drones para monitorizar fogos de Verão logo no início, ficaram de boca aberta. Vão fazer alguma coisa? Não me parece.
Com uma bateria de drones (militares, mas adaptados a este serviço) num país tão pequeno, com câmaras de infravermelhos, seria possível controlar de dia e de noite, em tempo real, o começo dos incêndios onde quer que fosse. Simples assim.
Do mesmo modo, pode-se controlar o aumento das marés, etc... e há tempo e espaço para estudar soluções de acordo com os problemas de cada zona.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Recomendo a leitura:
https://www.publico.pt/2019/07/18/ecosfera/noticia/erosao-costa-portuguesa-grave-efeitos-vao-piorar-especialistas-1880348
Onde se conlui que:
https://www.publico.pt/2019/07/18/ecosfera/noticia/erosao-costa-portuguesa-grave-efeitos-vao-piorar-especialistas-1880348
Onde se conlui que:
(...)
A situação não é exclusiva de Portugal e deve-se a vários factores, dos quais se destaca a intervenção humana nos leitos dos rios, nomeadamente barragens que impedem os sedimentos de se deslocarem para a zona costeira, os erros do ordenamento da faixa costeira cometidos ao longo de décadas e a retirada de areia dos rios para a construção.
Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa, destacou que a costa portuguesa “é das costas, à latitude a que se encontra, mais energéticas do mundo”, com ventos persistentes predominantemente de quadrante norte-oeste que orientam nesta direcção as ondas.
Quando o mar atinge a costa, “não a atinge de frente, mas um bocadinho de lado”, e este movimento é permanente, desgastando a costa e “transportando areais de praias de norte para sul, com um valor médio de um milhão de toneladas de sedimentos por ano”.
(...)
Segundo os investigadores, o mar “subiu”, mas na costa portuguesas “ainda não se identifica um fenómeno” de erosão que seja apenas devido às alterações climáticas.
“A subida do nível médio do mar, em resultado das alterações climáticas, virá agravar ainda mais essa situação. Mas nós, neste momento, não precisamos sequer das alterações climáticas para ter já um problema grave”, concluiu Óscar Ferreira.
(..)
- Registado: 7/4/2007 17:13
LoneWolf Escreveu:Basta olhar para a caparica, por exemplo. A cada inverno o parque de campismo fica mais perto da praia.
Outro exemplo é o portinho da arrabida... cada vez é só mais calhau.
E para quem é do norte, esposende!
Tinha lido algures que isso è causado pelas barragens porque os sedimentos arenosos ficam retidos.
Eu concordo que devemos limitar o impacto das acçoes antrópicas e que realmente existem alteraçoes de um impacto significativo decorrentes das emissoes.
Mas nao nos podemos esquecer que quase 50% da despesa mundial è realizada pelos proprios estados. O maior agente poluidor da humanidade sao os estados. No entanto continua-se a carregar o fardo sobre os particulares ocidentais. Obviamente que isso è pura manobra de propaganda e que nunca tera resultado pratico nenhum se realmente se quer reduzir a concetraçao de CO2 na atmosfera.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
MNPTLIS Escreveu:Ha 40 anos que ando no mar e ainda nao vi o nível de agua subir 1 cm.
As marcas das linhas de água estão lá para quem quiser ver.
A realidade é essa mesma, tudo o resto é publicidade catastrofica com interesses associados.
Aqui no Algarve, está tudo igual.
Às vezes com as marés grandes sobe mais um pouco, mas também vaza mais.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
J_Investidor Escreveu:Penso que o maior problema é mesmo a dimensão da população mundial...
E isso a ser verdade deve começar por aí (controlo da espécie)
OS chineses tiveram algum sucesso com isso, tenho em teoria minha que o covid poderia a ter sido algo natural, uma forma de haver esse controlo.
No passado tínhamos as guerras , as pestes a fome, hoje não há nada disso. Portanto o controlo está na natalidade. MAs havendo esse controlo a economia que está ligada ao consumo, iria ressentir-se.
No curto prazo não vejo com haver esse controlo, a não ser uma guerra mundial. O que também não seri uma boa solução, porque a mesma iria gerar muita poluição. Matar população, aos milhoes também não era solução pelo mesmo motivo, os mortos produzem metano, e se fossem incinerados pior ainda. Só mesmo contruir uma nave espacial a colocar lá metade da população mundial e atira-los pelo espaço....pode ser que fossem ter a outro planeta e ai formassem uma nova civilização. Quem sabe se não foi assim que viemos cá parar....
Portanto acho que o melhor seria proibir ou taxar como nunca certas atividades.
Ou seja estamos numa situação tramada.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 113 visitantes