Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 21/1/2021 22:48

artista_ Escreveu:Das duas uma, ou as pessoas que conheces não são representativas e conhecem mal as escolas ou estás a ser desonesto... para ser sincero, nem acredito muito que tu próprio acredites no que aqui escreveste. Eu conheço a realidade de muitas escolas, já lecionei em mais de 20 e tenho muitos colegas que estão noutras escolas com quem falo regularmente.

Lá atrás escrevi que me me fariam falta muitas competências que me ajudariam, ainda assim, no final do ano letivo passado cheguei a marcar reuniões no Zoom para 3 ou 4 colegas minhas, porque nenhuma delas sabia fazê-lo. Eu entrava, elas entravam, eu nomeava uma delas anfitriã e saia... não consigo contar a quantidade de colegas que estiveram a trabalhar por e-mail (e não por plataformas como a google classroom, que é a que uso), trabalhei por e-mail na primeira semana, quando ainda não tinha as classrooms preparadas, teria de trabalhar 26 horas por dia para funcionar assim...

Depois dás o exemplo do teu filho, que anda no secundário e tem um pai licenciado com intenet e outras tecnologias em casa. Sabes quantos milhares de alunos, com menos de 12 anos e pais sem qualquer tipo de competências digitais, temos no país? E sem ligação à internet? Mesmo muitos alunos do 3º ciclo têm dificuldade em funcionar assim... no ano passado tinha um pai a quem me disponibilizei para enviar um sms ou ligar, para o informar das tarefas semanais que o filho não fazia... enfim, custa-me a acreditar que tenhas essa opinião sobre o assunto!

Estás a ser pouco objectivo, vou tentar ajudar, se bem percebi identificas como problemas:
falta de equipamento (portáteis e acesso à internet)
falta de formação dos docentes

Em relação ao primeiro, deves pensar que comprar 170 mil portáteis é como tu ires à Worten e comprares um, enfim são 386 milhões de € em compras, achas que é a mesma coisa? Não ´e preciso definir configurações? Assegurar que há verba para pagar? Todo um conjunto de procedimentos jurídicos? Se tivesses dado ao trabalho de abrir um dos links que te deixei terias visto que a formalização da autorização para avançar com os procedimentos foi:
Através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-E/2020, de 20 de julho, foi autorizada a realização da despesa plurianual com a aquisição de computadores, conectividade e serviços conexos, para disponibilização aos estabelecimentos públicos dos ensinos básico e secundário, até ao montante máximo de €386.000.000,00

Para chegar até aqui teve que existir muito trabalho que tu teimas em ignorar.

A 13/04/2020 o ministro da educação dizia isto:

Computadores para todos os alunos? "Não há soluções imediatas" diz Ministro da Educação

https://tek.sapo.pt/noticias/computador ... a-educacao

Onde está o erro do governo? Aqui:

Em entrevista à Agência Lusa António Costa afirmou que "assumimos um objetivo muito claro: vamos iniciar o próximo ano letivo assegurando o acesso universal à rede e aos equipamentos a todos os alunos dos ensinos básico e secundário". Quando questionado sobre se cada aluno vai ter um computador, retomando-se o programa semelhante ao do Magalhães, respondeu que "é muito mais do que isso".

O optimismo irritante do 1º ministro deu disparate.

Formação dos docentes, dizes que estiveste em 20 escolas diferentes, presumo que tenhas estado em uma diferente em cada ano, ou seja, estás a avaliar os conhecimentos na área de TIC há 20 anos? Desculpa isso não faz sentido nenhum.
Dos professores que conheço tu és único a queixar-se da formação, nem me recordo da FENPROF falar nisso! Mas mais uma vez essa situação é facilmente resolvida a nível das escolas haja vontade de quem se queixa e competência de quem gere.

Um exemplo:
https://www.aepombal.edu.pt/destaques/c ... -aep-novo/

Deixo-te o relatório do inquérito realizado pela FENPROF:

https://www.fenprof.pt/Download/FENPROF ... 7o+extremo

Sobre os encarregados de educação.... no ensino presencial quando um aluno teu não faz as tarefas como comunicas com o encarregado de educação? Ou não comunicas?

artista_ Escreveu:Está a ficar surreal a troca de argumentos... deixa lá compramos para o ano que vem! E a formação docente e internet também é melhor ficar para daqui a 2 ou 3 anos!

Surreal é tu pensares que se consegue fazer chegar 170 mil equipamentos às escolas em meia dúzia de meses.

artista_ Escreveu:Não leves a mal mas começo a achar que também há algumas motivações partidárias na tua posição, lá atrás, a uma critica minha a quem está a tomar decisões falaste nos outros partidos, quando eu nunca falei deles, nem disse em algum lado que fariam melhor... depois vi uma resposta tua em que a algo que à partida consideraste mau, respondeste com o Ventura que também teria feito algo do género... os outros fazerem mal não justifica em nada que o façamos também, passo os dias a dizer isto aos meus alunos!

Não levo a mal, aprecio uma boa troca de argumentos e repito o que disse e se tiver errado diz-me, houve algum partido que criticou o governo na altura do natal por aligeirar as restrições? Pelo contrario houve quem votasse contra o estado de emergência, recordo-te: PCP, Chega, IL e PEV. CDS e BE abstiveram-se. PS e PSD votaram a favor. Há motivações politicas em dizer a verdade ou será que há quando se aldraba?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 21/1/2021 21:58

Phil2014 Escreveu:De acordo com os dados que sairam hoje até esta hora,fomos o 7º país da Europa em nr. de mortos.Dos 6 que ficaram à nossa frente, o menos populoso é a Polónia com 38 milhões de habitantes.
Por milhão de habitantes somos (junto com UK) de longe o pior,mas a grande distância.
Que pasa?
Governo à nora sem um minimo de competência?grunhos a mais por m2?
Um pouco de tudo,ao menos aprendam com a Alemanha,Grécia,nórdicos,etc etc

Não só estamos com números comparáveis com os do Reino Unido e, como bem dizes, entre os piores do mundo neste momento, o nosso percurso recente tem sido mesmo muito parecido com o do Reino Unido.

Imagem

Muito se tem falado das novas estirpes e nomeadamente da estirpe do reino unido que se pensa que tem uma taxa de transmissão bastante mais elevada e julgo que esse será eventualmente um dos factores (há outros, estou certo, incluindo a impreparação do governo para uma nova onda deste calibre).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 21/1/2021 21:32

@Peterams

É assim, tendo em conta a forma como a ciência funciona (nomeadamente em termos de publicações) não vais reunir publicações com elevados standards/requisitos. Isso não significa que não exista ampla evidência e um consenso geral na comunidade científica sobre a relevância das medidas (consenso geral não significa que não existam discordâncias e, em última instância, nunca se prova nada definitivamente).

Eu não tenho ilusões, dado o teu trajecto, que o que quer que seja te vá satisfazer, não é esse o meu objectivo.

Já agora, partilho também este documento, não é peer-reviewed (foi tanto quanto consigo ver submetido a 30 de Dezembro) mas tem um manancial de informação e referências, informação sobre imensos estudos já publicados que depois poderão ser seguidos para quem estiver interessado em mergulhar neste assunto, portanto, é desde logo por isso uma ferramenta interessante:

https://arxiv.org/pdf/2012.15230.pdf

Escusado será dizer que não li o artigo completo, dei uma olhada na organização geral, no que foi feito e uma vista de olhos nas conclusões.

Há já vários outros artigos publicados, incluindo artigos peer-reviewed, não vou deixar aqui listas exaustivas.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Phil2014 » 21/1/2021 21:26

De acordo com os dados que sairam hoje até esta hora,fomos o 7º país da Europa em nr. de mortos.Dos 6 que ficaram à nossa frente, o menos populoso é a Polónia com 38 milhões de habitantes.
Por milhão de habitantes somos (junto com UK) de longe o pior,mas a grande distância.
Que pasa?
Governo à nora sem um minimo de competência?grunhos a mais por m2?
Um pouco de tudo,ao menos aprendam com a Alemanha,Grécia,nórdicos,etc etc

Registado: 12/5/2010 11:55

por Peterams » 21/1/2021 21:16

Estuda apenas o período Janeiro/Fevereiro 2020 e estuda o impacto no numero de novos casos. Quando falei em estudo recente foi com o intuito de sugerior que apanhasse já a o periodo de Out Nov para alem do periodo Fev Mar.

Para analisarmos o ponto em debate temos de observar estudos que:
1: tenham em conta a aplicaçao das medidas numa otica de medio longo prazo (dado que é isso que estamos a viver e porque é isto que tem real impacto na saude fisica e mental das pessoas, e nao 1 lockdown de 15 dias no inicio da pandemia)
2. estudem o impacto na mortalidade total e nao o nr de novos casos

Registado: 5/1/2021 17:38

por artista_ » 21/1/2021 21:05

mais_um Escreveu:Humm... explica o falta muito mais, mas tenta ser objectivo, recordo-te, tenho um filho ainda no secundário que teve aulas online em todas as disciplinas, incluindo educação física e tenho pessoas amigas e familiares que dão aulas.

E daquilo que presenciei apenas uma professora já com alguma idade é que teve dificuldades e mesmo assim, como j´a referi a utilização da plataformas como o Zoom, etc... é intuitivo e h´a n informação na net sobre como usar mas se mesmo assim, se existir docentes com dificuldades os agrupamentos tem autonomia para resolver esse tema, qualquer explicação de 15 minutos é suficiente, afinal estamos a falar de pessoas licenciadas que supostamente utilizam um computador há n anos.

Das duas uma, ou as pessoas que conheces não são representativas e conhecem mal as escolas ou estás a ser desonesto... para ser sincero, nem acredito muito que tu próprio acredites no que aqui escreveste. Eu conheço a realidade de muitas escolas, já lecionei em mais de 20 e tenho muitos colegas que estão noutras escolas com quem falo regularmente.

Lá atrás escrevi que me me fariam falta muitas competências que me ajudariam, ainda assim, no final do ano letivo passado cheguei a marcar reuniões no Zoom para 3 ou 4 colegas minhas, porque nenhuma delas sabia fazê-lo. Eu entrava, elas entravam, eu nomeava uma delas anfitriã e saia... não consigo contar a quantidade de colegas que estiveram a trabalhar por e-mail (e não por plataformas como a google classroom, que é a que uso), trabalhei por e-mail na primeira semana, quando ainda não tinha as classrooms preparadas, teria de trabalhar 26 horas por dia para funcionar assim...

Depois dás o exemplo do teu filho, que anda no secundário e tem um pai licenciado com intenet e outras tecnologias em casa. Sabes quantos milhares de alunos, com menos de 12 anos e pais sem qualquer tipo de competências digitais, temos no país? E sem ligação à internet? Mesmo muitos alunos do 3º ciclo têm dificuldade em funcionar assim... no ano passado tinha um pai a quem me disponibilizei para enviar um sms ou ligar, para o informar das tarefas semanais que o filho não fazia... enfim, custa-me a acreditar que tenhas essa opinião sobre o assunto!

mais_um Escreveu:Sobre desde Março....enfim...vais-me dizer que se calhar devíamos ter logo comprado os computadores quando o virus apareceu na China, não?

Está a ficar surreal a troca de argumentos... deixa lá compramos para o ano que vem! E a formação docente e internet também é melhor ficar para daqui a 2 ou 3 anos!

mais_um Escreveu:Pensa um pouco sobre o desenrolar dos acontecimentos, junta-lhe as questões legais e burocráticas associadas à administração publica e vês que os prazos associados não são assim tão descabidos mas se calhar estou a ser injusto, provavelmente nunca trabalhaste com a AP na perspectiva de fornecedor mas foi por isso é que deixei-te os documentos para perceberes todo o trabalho que ´e necessário fazer antes se quer de fazer uma consulta publica, abriste algum?

Não leves a mal mas começo a achar que também há algumas motivações partidárias na tua posição, lá atrás, a uma critica minha a quem está a tomar decisões falaste nos outros partidos, quando eu nunca falei deles, nem disse em algum lado que fariam melhor... depois vi uma resposta tua em que a algo que à partida consideraste mau, respondeste com o Ventura que também teria feito algo do género... os outros fazerem mal não justifica em nada que o façamos também, passo os dias a dizer isto aos meus alunos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 21/1/2021 21:00

Uma tristeza..... sem palavras

Médico Baptista Leite disse que "nunca tinha visto tantas pessoas morrerem num turno"... afinal só morreu uma

Ricardo Baptista Leite usou as redes sociais para descrever um cenário que o impressionou, depois de ter trabalhado como médico voluntário no Hospital de Cascais, no sábado. "Nunca vi tantas pessoas morrerem num só turno de 12 horas. Nunca vi tantas mortes, na minha vida profissional, num tão curto espaço de tempo", disse, num apelo a medidas de confinamento mais duras que ganhou eco na comunicação social. Mas quantas pessoas morreram com covid-19, afinal, nessas horas nesse hospital? Segundo fonte oficial da instituição apenas uma.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detal ... GDETOUTRAS

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por MarcoAntonio » 21/1/2021 20:50

Já agora, este artigo publicado na Elsevier é sobre o impacto das medidas direccionadas ao COVID no Influenza (o virus que causa a gripe) e consiste numa revisão sistemática. A conclusão dos autores é que as medidas também estão a diminuir a transmissão do influenza. Penso que é um tópico oportuno e interessante (não li o artigo a não ser os highlights e abstract):

Impact of non-pharmaceutical interventions targeted at COVID-19 pandemic on influenza burden – a systematic review
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 21/1/2021 20:43

artista_ Escreveu:
mais_um Escreveu:

As escolas fecham já amanhã, férias forçadas.

Compraram mais de 170 mil portáteis, se consideras que há em armazém para fornecer de imediato....

Julga por ti:
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/914069
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929661
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929532
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929678

O limite de entrega do últimos é 25 de Março de 2021

Onde trabalho, os encomendados em Dezembro tem como data de entrega Maio.

Sim eles dizem que vão entregar, na realidade a última vez que verifiquei, acho que há pouco mais de uma semana, tinham distribuído cerca de 25 mil... posso-te garantir que os alunos da minha escola que não têm, receberam ZERO! E computadores não é a única coisa importante, a realidade é que desde março o ministério não fez quase nada para tornar o ensino à destància uma realidade minimamente aceitável para todos... e já sabemos que aqueles que já estão desfavorecidos ficam ainda pior... nem é preciso ter-mos chegado aqui, já tive turmas em isolamento e tivémos de fazer alguns materiais específicos para alguns alunos que não tinham acesso à internet nem computador! E falta muito mais... a formação de docentes por exemplo, fizeram zero!

Humm... explica o falta muito mais, mas tenta ser objectivo, recordo-te, tenho um filho ainda no secundário que teve aulas online em todas as disciplinas, incluindo educação física e tenho pessoas amigas e familiares que dão aulas.

E daquilo que presenciei apenas uma professora já com alguma idade é que teve dificuldades e mesmo assim, como j´a referi a utilização da plataformas como o Zoom, etc... é intuitivo e h´a n informação na net sobre como usar mas se mesmo assim, se existir docentes com dificuldades os agrupamentos tem autonomia para resolver esse tema, qualquer explicação de 15 minutos é suficiente, afinal estamos a falar de pessoas licenciadas que supostamente utilizam um computador há n anos.

Sobre desde Março....enfim...vais-me dizer que se calhar devíamos ter logo comprado os computadores quando o virus apareceu na China, não?
Pensa um pouco sobre o desenrolar dos acontecimentos, junta-lhe as questões legais e burocráticas associadas à administração publica e vês que os prazos associados não são assim tão descabidos mas se calhar estou a ser injusto, provavelmente nunca trabalhaste com a AP na perspectiva de fornecedor mas foi por isso é que deixei-te os documentos para perceberes todo o trabalho que ´e necessário fazer antes se quer de fazer uma consulta publica, abriste algum?

Edit: Como sabes trabalho num banco, quando necessitamos de substituir todo os postos de trabalho (+/- 4500) é um projecto que desde o inicio do projecto até chegar ao fim são cerca de 2 anos e é uma empresa privada. E agora para 170 mil equipamentos querias que se fizesse em quanto tempo?
Editado pela última vez por mais_um em 21/1/2021 20:49, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 21/1/2021 20:41

Peterams Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:
Pois é, mas por defeito. Mesmo com medidas de protecção nunca antes vistas, mesmo comparando estimativa remissivas de excesso de mortalidade para contabilizar as mortes atribuíveis à gripe com contagens diretas de morte por Covid-19... O Covid-19, mesmo com todas essas atenuantes, continua a ser muito pior que qualquer gripe sazonal quer em internados, UCI e mortes. Ou seja, o contrário do que estás a deduzir.

Mostra-me um estudo recente e credível que demonstre que a mortalidade total decresce significativamente por implementação de medidas de confinamento para combater o sars cov 2. Estou já a descartar impactos na sociedade no medio e longo prazo.

Publicado hoje na Nature preenche, pelo menos, o requisito de ser recente:

Estimating worldwide effects of non-pharmaceutical interventions on COVID-19 incidence and population mobility patterns using a multiple-event study
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 21/1/2021 20:32

Peterams Escreveu:Artista, essa questão é válida também para tentar entender por que motivo existem realmente quaisquer vozes discordantes da estratégia levada a cabo pela UE e outros países. Se é assim tão obvio que o que se está a fazer é o correto por que motivo existem vozes contra?

Se conseguires encontrar um tema que não tenha vozes discordantes avisa!

Peterams Escreveu:Esta gente contra a narrativa terá algo a ganhar? Da minha parte infelizmente só tenho a perder, as pessoas deixam de falar comigo, sou olhado de lado, etc

E os que têm de decidir e tomar decisões importantes, o que é que têm a ganhar? E aquele que perdeu as eleições porque teimou em discordar até já não ser mais possível, ganhou alguma coisa com isso?

Peterams Escreveu:Tens vários exemplos, o já falado Dr. Jorge Torgal, o Dr. Fernando Nobre, o grupo portugues de médicos pela verdade, as dezenas de assinantes da Great Barrington Declaration e muitos muitos mais que não são falados nos media.

Por cada um desses, há mil mais conceituados que dizem o contrário... mil, para ser simpático contigo!

Peterams Escreveu:Os médicos/especialistas que dão a cara também têm muito a perder. Alguns são afastados dos seus cargos, outros passam a ser vistos como conspiracionistas pelos pares, outros perdem simplesmente credibilidade perante opinião pública, outros passam a ter tempo de antena apenas em canas/media secundários.

Deixa-me ver... perdem credibilidade na opinião pública.... hummm... se calhar estão certos! :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Peterams Escreveu:Por isso, ou somos todos maluquinhos suicidas que quer pôr em risco as suas carreiras e o sustento das suas famílias, ou realmente achamos que temos motivos fortes para continuar a expor uma opinião claramente suicida na sociedade.

Isso és tu a dramatizar, alguém arrisca alguma coisa importante para a sua vida?!... mas do «maluquinhos»... as palavras são tuas, eu não disse nada!

Peterams Escreveu:Eu não sou ninguém na sociedade, não tenho exposição publica, por isso socialmente não tenho assim tanto a perder, mas não tenho gosto nenhum em continuar a remar contra a maré. É muito mais fácil alinhar no discurso corrente e juntar ao grupo. Infelizmente não o posso fazer.

Fazes o que quiseres... esqueceste-te foi de responder à minha pergunta/desafio... não está a morrer agora muito mais gente que o normal? Isso aconteceu em março quando fechámos tudo a tempo?

Peterams Escreveu:Já fui colocando diversos artigos, fontes, informações, que se leres te darão uma ideia dos motivos pelos quais tenho esta opinião.

Todas muito credíveis... opiniões de... como é que lhes chamaste? «maluquinhos»?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Peterams » 21/1/2021 20:26

Carrancho_ Escreveu:
Pois é, mas por defeito. Mesmo com medidas de protecção nunca antes vistas, mesmo comparando estimativa remissivas de excesso de mortalidade para contabilizar as mortes atribuíveis à gripe com contagens diretas de morte por Covid-19... O Covid-19, mesmo com todas essas atenuantes, continua a ser muito pior que qualquer gripe sazonal quer em internados, UCI e mortes. Ou seja, o contrário do que estás a deduzir.

Mostra-me um estudo recente e credível que demonstre que a mortalidade total decresce significativamente por implementação de medidas de confinamento para combater o sars cov 2. Estou já a descartar impactos na sociedade no medio e longo prazo.

por artista_ » 21/1/2021 20:22

mais_um Escreveu:
artista_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Sabem-me dizer se as escolas fecham já amanhã ou só na segunda-feira?

Por 15 dias... deve ser!!!

Não sei se eles estão a tentar evitar ao máximo que não se tenha de recorrer ao ensino à distância privilegiando o ensino presencial (parece-me lícito que o façam), ou se estão apenas a ganhar tempo para não se notar tanto a falta de preparação que houve da tutela nesta área?! Se calhar será um misto dos dois... mas duvido que seja apenas por duas semanas?! Seria bom, tanto para o ensino como porque, se isso acontecer, será sinal de que rapidamente se inverterá a tendência de aumento de casos de Covid19.

As escolas fecham já amanhã, férias forçadas.

Compraram mais de 170 mil portáteis, se consideras que há em armazém para fornecer de imediato....

Julga por ti:
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/914069
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929661
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929532
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/929678

O limite de entrega do últimos é 25 de Março de 2021

Onde trabalho, os encomendados em Dezembro tem como data de entrega Maio.

Sim eles dizem que vão entregar, na realidade a última vez que verifiquei, acho que há pouco mais de uma semana, tinham distribuído cerca de 25 mil... posso-te garantir que os alunos da minha escola que não têm, receberam ZERO! E computadores não é a única coisa importante, a realidade é que desde março o ministério não fez quase nada para tornar o ensino à destància uma realidade minimamente aceitável para todos... e já sabemos que aqueles que já estão desfavorecidos ficam ainda pior... nem é preciso ter-mos chegado aqui, já tive turmas em isolamento e tivémos de fazer alguns materiais específicos para alguns alunos que não tinham acesso à internet nem computador! E falta muito mais... a formação de docentes por exemplo, fizeram zero!

por Carrancho_ » 21/1/2021 20:06

Peterams Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Estás a negar que a pandemia estará neste momento a causar centenas de mortos diários (mais um numero indeterminado de vitimas por excesso por causas indirectas da pandemia)?

Gráfico mostra excesso de mortalidade enorme. Ponto. Se chamas pandemia a todo o contexto que vivemos agora, nao apenas ao virus, concordo que isso é causado pela pandemia. Mas pelo teu discurso dás a entender que esse excesso de mortes é apenas derivado de um virus que anda no país sem outra qualquer alteraçao de variáveis. Por isso quando se compara a letalidade deste virus com a da gripe e depois se compara um grafico de uma epidemia de gripe sem quaisquer medidas de contençao com um grafico com medidas extremas de contençao e alertas praticadas ha quase 1 ano é falacioso.
.

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por MarcoAntonio » 21/1/2021 19:56

Peterams Escreveu:Mas pelo teu discurso dás a entender que esse excesso de mortes é apenas derivado de um virus que anda no país sem outra qualquer alteraçao de variáveis.

Na verdade, ainda hoje escrevi isto (e está longe de ser a primeira vez que coloco a coisa nestes termos):

MarcoAntonio Escreveu:Isto ocorre também numa altura em que dos expectáveis cerca de 400 óbitos diários para esta altura do ano, estamos com cerca de 700. Um excesso de óbitos da ordem dos 300, que serão vítimas directas e vítimas indirectas da pandemia (valores bastante arredondados, mas será dentro disto).
Imagem

Administrador Fórum

por Peterams » 21/1/2021 19:52

MarcoAntonio Escreveu:Estás a negar que a pandemia estará neste momento a causar centenas de mortos diários (mais um numero indeterminado de vitimas por excesso por causas indirectas da pandemia)?

Gráfico mostra excesso de mortalidade enorme. Ponto. Se chamas pandemia a todo o contexto que vivemos agora, nao apenas ao virus, concordo que isso é causado pela pandemia. Mas pelo teu discurso dás a entender que esse excesso de mortes é apenas derivado de um virus que anda no país sem outra qualquer alteraçao de variáveis. Por isso quando se compara a letalidade deste virus com a da gripe e depois se compara um grafico de uma epidemia de gripe sem quaisquer medidas de contençao com um grafico com medidas extremas de contençao e alertas praticadas ha quase 1 ano é falacioso.

A vida das pessoas neste momento, basicamente de um ano para cá não é comparável a um estado normal de sociedade num ano normal. Por isso não se podem comparar diretamente as mortes com covid com as mortes por gripe. Num ano normal de surto de gripe as medidas tomadas são zero. Algumas diferenças de um ano normal para o que estamos a vier:

- Os idosos estão fechados nos lares sem contatar com as fam´lias ou contatando mt menos
- Os idoso, se antes tinham pouca atividade, agora ainda menos têm
- Os niveis de stress, ansiedade da população em geral dispararam
- Os niveis de atividade fisica da popupação em geral diminuiram
- Os niveis de contato social promotor do bem estar fisico e social estao em minimos historicos
- Os niveis de exposiçao solar sao inexistentes
- Niveis de ingestao de alcool, anti depressivos etc aumentaram
- Problemas em lares com violencia domestica e afins intensificaram pois as pessoas estão jutas 24h
- O desemprego aumentos e/ou rendmimento das familias alterou-se fortemente
- Os negocios que ainda nao foram à falencia, para la caminham o que provoca graves efeitos na saude fisica e mental das pessoas que os gerem e dos seus empregados
- Resumindo as pessoas estão em estado de alerta geral, há praticamente 1 ano com mudanças drásticas nas suas vidas

Por isso olhar para aqueles números, comparar com os números de um ano em que nada disto se aplica é falacioso.

por MarcoAntonio » 21/1/2021 19:40

Estás a negar que a pandemia estará neste momento a causar centenas de mortos diários (mais um numero indeterminado de vitimas por excesso por causas indirectas da pandemia)? Ou meramente a dizer que não se sabe exactamente quantos são uns e outros?
Imagem

Administrador Fórum

por Peterams » 21/1/2021 19:38

yggy Escreveu:Mas é que é isso mesmo. Acho que o Torgal mesmo olhando para o grafico vai dizer que é normal e que a gripe mesmo assim é pior.
E depois há malta que nem olha para o grafico...e ouve so o que o Torgal diz.

Gráfico mostra excesso de mortalidade enorme. Ponto. O que está em debate são as causas do mesmo e se confinamento da população é a melhor forma de dar resposta ao mesmo.

por djovarius » 21/1/2021 19:27

O "lockdown" vai para o 6ª dia e uma informação encorajadora. 3 concelhos algarvios baixaram os casos ativos.
Creio que finalmente, vamos começar a ter mais notícias dessas, aos poucos, a partir de agora.
Tudo o que seja pequeno e mais isolado neste país deve começar já a melhorar, espero, mesmo com tanta desorientação !! :?

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por yggy » 21/1/2021 19:23

MarcoAntonio Escreveu:
Peterams Escreveu:Tentar descredibilizar o Dr. Jorge Torgal, chamando alucinado, é também no mínimo baixo, e revela um total desconhecimento do curr´ículo e história do homem, assim como o seu peso na comunidade médica e científica.

O Jorge Torgal descredibiliza-se a ele próprio e "alucinado" é um termo adequado para quem não vive na realidade. O Jorge Torgal fartou-se de dizer que isto era uma situação banal e alegou multiplas vezes que a gripe sazonal era pior. Nunca fez um mea culpa, antes alegou e insistiu que tinha razão.

Mas a realidade porém é esta:

Imagem

Não te faças de vítima, não és vítima alguma.

Mas é que é isso mesmo. Acho que o Torgal mesmo olhando para o grafico vai dizer que é normal e que a gripe mesmo assim é pior.
E depois há malta que nem olha para o grafico...e ouve so o que o Torgal diz.

Registado: 29/11/2007 11:56

por MarcoAntonio » 21/1/2021 19:21

Peterams Escreveu:Tentar descredibilizar o Dr. Jorge Torgal, chamando alucinado, é também no mínimo baixo, e revela um total desconhecimento do curr´ículo e história do homem, assim como o seu peso na comunidade médica e científica.

O Jorge Torgal descredibiliza-se a ele próprio e "alucinado" é um termo adequado para quem não vive na realidade. O Jorge Torgal fartou-se de dizer que isto era uma situação banal e alegou multiplas vezes que a gripe sazonal era pior. Nunca fez um mea culpa, antes alegou e insistiu que tinha razão.

Mas a realidade porém é esta:

Imagem

Imagem

Não te faças de vítima, não és vítima alguma.
Imagem

Administrador Fórum

por Peterams » 21/1/2021 19:13

Tentam descredibilizar-me recorrendo a argumentos no mínimo baixos. Não tenho nada a provar a ninguém. São os tais ataques ad hominem que nada provam e apenas criam ruído.

Tentar descredibilizar o Dr. Jorge Torgal, chamando alucinado, é também no mínimo baixo, e revela um total desconhecimento do curr´ículo e história do homem, assim como o seu peso na comunidade médica e científica.

Para qualquer pessoa credível que leiam, o único argumento que encontrarão para justificarem as opiniões dos mesmos é que só poderão ser alucinados. Pois bem, acho que devem refletir se isso faz algum sentido.

por djovarius » 21/1/2021 19:10

Há uma notícia ali em cima na página em que especialistas pedem melhor comunicação ao governo e DGS.
Esse é um problema: a comunicação está salgada porque puseram demasiado sal.

Eu esperava algo do género: "cidadãos, do mais jovem ao mais idoso, vamos acabar com isto, todos juntos. Ninguém quer que isto nos estrague outro ano, sem festivais, sem visitas, sem cafés, sem emprego, sem pão, não é verdade?
Então, vamos TODOS, agir como se tivéssemos infetados. Durante 3 semanas, vamos agir com o pensamento de que se estivermos infetados, não podemos infetar ninguém. Seja em casa ou no trabalho. No supermercado ou na farmácia. Temos de conseguir, mas isto só funciona se formos todos sem exceção a fazer isto".

É o que eu estou à espera. Claro que esta estratégia implica um "hard lockdowm". Implica punições duras para prevaricadores.
Paciência. Pior foi o estado de sítio após o 25 de Novembro na RM Lisboa, aí arriscavam a levar com um balázio por ordem da tropa. :(

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 21/1/2021 19:02

Peterams Escreveu:Artista, essa questão é válida também para tentar entender por que motivo existem realmente quaisquer vozes discordantes da estratégia levada a cabo pela UE e outros países. Se é assim tão obvio que o que se está a fazer é o correto por que motivo existem vozes contra?

Em tema nenhum há consenso, fundamentalmente é esse o motivo.

Peterams Escreveu:Tens vários exemplos, o já falado Dr. Jorge Torgal, o Dr. Fernando Nobre, o grupo portugues de médicos pela verdade, as dezenas de assinantes da Great Barrington Declaration e muitos muitos mais que não são falados nos media.

A generalidade destes é coberta pelos média. Não faltam entrevistas ao Jorge Torgal e outros. A proporção? Provavelmente a mesma em que são representativos das respectivas classes ou coisa parecida.

O Jorge Torgal, que fartas-te de citar, poucos dias antes de rebentar a pandemia na europa dizia na TV e em entrevistas que isto era menos perigoso que a gripe, o que continuou a alegar durante as fases iniciais da pandemia para no verão vir dizer que os números lhe davam razão e que a situação era banal (mesmo quando os números da UCI já tinham sido completamente anormais comparado com a gripe por exemplo e quando já tinhamos situações completamente anormais em Itália, Espanha, New York, etc). Entretanto tem ajustado ligeiramente a retórica para uma posição ligeiramente mais sofisticada mas, grosso modo, é um alucinado. Não sei se já alguma vez foi competente, não estou em condições de avaliar isso neste momento. Mas por mais currículo académico que tenha, hoje tem uma credibilidade próxima de zero.

Isto nunca foi banal, nunca foi comparável à gripe sazonal e ele ainda não conseguiu perceber isso, nem ao fim de quase um ano.

Não basta ter currículo nem a credibilidade se mede com currículo.

PS: e já agora, tenho poucas dúvidas que tu não és um participante novo e é perfeitamente claro que os teus primeiros posts neste novo personagem foram para "disfarçar".
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado: