Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral
Galp sobe mais de 3% após Bernstein atribuir potencial de quase 50%
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Re: Galp - Tópico Geral
os mercados ja demosnstraram que se querem levam a GALP a ganhar 30% em poucos dias..por tanto mesmo aqui resmungando com a cotaçao baixissima da galp nao ha que desanimar...se começam com essas teorias que o pior ja passou e tudo vai ser maravilhoso o petroleo e a galp poderam subir forte este ano..
nao e' que acredite muito mas tambem fico a espera a aguardar o que acontece sabendo que a galp nao vale tao pouco
nao e' que acredite muito mas tambem fico a espera a aguardar o que acontece sabendo que a galp nao vale tao pouco
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Re: Galp - Tópico Geral
O setor da energia é cíclico e a GALP tem sido inovadora em todos os sentidos caminhando para a modernização e a concorrência das energias e da mobilidade elétrica.
Logicamente que a descarbonização será uma realidade mas tudo passará por um longo processo para o qual a GALP já se está a preparar bem de longe.
Esta medida da refinaria de Matosinhos é mais uma de racionalização e otimização da empresa com uma poupança significativa que será encaminhada para os investimentos na rede de postos elétricos.
O atrativo para o investidor é olhar para o histórico de capital e cotações de mercado e perceber que tem condições de retoma.
Logicamente que a descarbonização será uma realidade mas tudo passará por um longo processo para o qual a GALP já se está a preparar bem de longe.
Esta medida da refinaria de Matosinhos é mais uma de racionalização e otimização da empresa com uma poupança significativa que será encaminhada para os investimentos na rede de postos elétricos.
O atrativo para o investidor é olhar para o histórico de capital e cotações de mercado e perceber que tem condições de retoma.
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Re: Galp - Tópico Geral
dados os baixos preços, no encontro de 3 de dezembro a OPEP+ decidiu aumentar a entrada de crude no mercado em meio milhão de barris por dia. Nessa reunião surgiu outra novidade: os membros da OPEP+ vão passar a reunir-se mensalmente para reverem as suas quotas de produção. Isto porque a rapidez com que se espera que as vacinas contra a covid-19 comecem a chegar ao mercado deverá reabrir mais cedo as economias, ajudando assim a um maior consumo de combustível, pelo que os produtores poderão não ter de fazer um esforço de corte da oferta durante tanto tempo quanto inicialmente pensavam.
Os investidores já estão agora na expectativa da próxima reunião, agendada para 4 de janeiro, na qual a OPEP´+ vai definir o nível de produção de fevereiro
Os investidores já estão agora na expectativa da próxima reunião, agendada para 4 de janeiro, na qual a OPEP´+ vai definir o nível de produção de fevereiro
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Re: Galp - Tópico Geral
Não percebo nada de refinarias ou de petróleos mas sendo um cidadão razoavelmente informado e não completamente estúpido posso deduzir que de há tempos para cá esta refinaria poderia estar, ainda, a apresentar resultados de exploração positivos, talvez pequenos mas positivos.Celsius-reloaded Escreveu:Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.
A tendência da economia vai no sentido de cada vez mais o petróleo ir perdendo peso e daí que, apesar de agora possivelmente ainda apresentar resultados de exploração positivos, a prazo o destino do ativo seria o vermelho e a desativação.
Mas o desativar tem custos, custos altos. Quando aparece a oportunidade da descarbornização da economia com os estados e programas europeus a pagar esses custos o que será melhor: manter mais uns poucos anos a ganhar pouco e depois pagar esse custo ou fechar já, perder esse ganhar pouco, e não ter esse custo? Eu não sou o gestor mas não hesitava...
A pandemia não ajudou nada ao consumo de produtos petrolíferos.Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.
Qual será a petrolífera ( petróleo pura e dura ) que está a escapar no atual contexto de mercado com a economia de rastos, o automóvel parado, a aviação no chão e... e... Será que há alguma que tem capacidade de produção menor que a procura?
Por isso é que, paulatinamente, a GALP e muitas outras se estão a virar para o novo futuro.Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.
A GALP já há bastante tempo que se está a definir não como uma petrolífera mas, isso sim, como uma empresa integrada de energia abarcando o petróleo, o gás e o elétrico.
( Ver o plano estratégico da empresa: https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/ ... estrategia )
Estamos de acordo. O futuro não é o petróleo mas ainda teremos muitos anos para conviver na relação petróleo/alternativos com os alternativos a ganhar gradualmente peso e o petróleo a perder gradualmente peso.Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.Vejo como uma coisa gradual.
Se tiver sucesso na diversificação não ficará menor.A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.
Pode ser uma empresa regional porque não está ao nível da Chevron, da BP e outras que são da primeira divisão. Noutro campeonato logo a seguir, a GALP tem peso.
Isso é muito pessimismo. Não irá subir em bolsa 500% nos próximos 3 anos mas se subir 40 ou 50% é ótimo.Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
Cumprimentos e bom ano,
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Re: Galp - Tópico Geral
PIKAS Escreveu:Pedro2018 Escreveu:A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Li por aí bastantes comentários que vão no sentido de se considerar a desactivação da refinaria como sendo algo negativo para a GALP e a cotação em bolsa também parece que não o aplaudiu.
Pois bem, no meu ponto de vista acho que é algo muito positivo para a empresa. Porquê?
- porque se descontinua uma instalação que se mostra claramente desnecessária porque Sines aguenta bem o fornecimento e com isso gera-se economias para a GALP que são estimadas em 90 milhões/ano,
- porque a desactivação tem pouco ou nenhum custo para a empresa já que é paga com fundos públicos nacionais e europeus. Até as indeminizações aos trabalhadores são ai incluídas,
- porque abre a porta a uma nova área de negócio ( dizem refinação de lítio ) que certamente irá trazer mais valor à empresa,
- porque, faça-se ali o que se fizer, haverá sempre algumas parcelas de terreno que serão desnecessárias e isso trará mais-valia.
O que se perde ou onde se irá gastar mais na óptica da empresa e do negócio? custo do transporte ferroviário de combustível de Sines para um parque a norte?
Cumprimentos,
As empresas retiram os lucro da operação dos seus activos.
Neste caso a refinaria é um activo como outro qualquer.
Tem um custo de operação que, numa empresa rentável e com um modelo de negócio saudável, tende a ser muito menor do que o rendimento que se retira desse activo.
Ora, das duas uma.
Se uma refinaria em Leça já é desnecessária há 10 ou 20 anos, isso equivale por dizer que o board da empresa foi completamente néscio ou inepto em não a ter já fechado. Se a poupança por ano seria de 90 milhões em 10 anos perderam-se 900 milhões e em 20 1,8 mil milhões.
Mas se só agora é que esse activo se tornou desnecessário isso quer dizer que o modelo de negócio da empresa está a encolher e que o rendimento que se retirava desse activo (lucro-custos) vai deixar de existir ou já deixou de exisitir.
Portanto afirmar que o encerramento de uma unidade produtiva, num contexto de redução da procura de refinados, é um bom sinal ou indicio na vida de uma petrolifera parece-me rebuscado, to say the least.
Não sou fundamentalista e como tal não acho que o shift para a eletricidade na mobilidade seja como o desligar e ligar de um botão.
Vejo como uma coisa gradual. A Galp é uma pequena empresa regional e que, fruto da redução da procura dos seus produtos, tem tendência a ficar menor.
Desconheço qq projecto da empresa no sentido de rentabilizar aquele espaço ou infra-estrutura. Tb não vejo no board ou accionistas de referência qq do brilhantismo aqui propalado.
Dificilmente será uma empresa que traga grandes alegrias no futuro.
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Re: Galp - Tópico Geral
PIKAS Escreveu:
O maior negócio das câmaras é o urbanismo. Todas se mostram muito indignadas mas todas deixam fazer praticamente tudo.



De quem é a peregrina ideia da refinaria de lítio?
O responsável pela refinaria da Galp de Matosinhos, José Silva, afirmou esta terça-feira que a decisão de encerramento “está tomada e fechada” e que para o complexo não está previsto “nenhum projeto de refinação de lítio”.
Alguém duvida que a Galp tem ideias muito claras sobre o destino a dar ao terreno?
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Galp está a estudar cadeia de valor das baterias de lítio, admite administrador
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Re: Galp - Tópico Geral
TheKeyboardDuck Escreveu:
Percebo que o terreno é super atrativo, mas existem politicas e custo avultados associados ao decomission da refinaria.
E não sei até que ponto a camara de Matosinhos autoriza novas construções perto dos tanques de combustivel. Seja industria, turismo e muito menos habitação.
Pelo que se tem escrito, o custo para a GALP da desactivação da refinaria é zero. São dinheiros p´ublicos e fundos europeus que se chegam à frente ( https://www.publico.pt/2020/12/22/econo ... os-1943934 ). Daí eu entender que isto, sob o ponto de vista da empresa, é um excelente negócio, é uma oportunidade única.
Quanto à CM de Matosinhos é só uma questão de deixar a poeira assentar e o mercado imobiliário voltar a ferver.
O maior negócio das câmaras é o urbanismo. Todas se mostram muito indignadas mas todas deixam fazer praticamente tudo. Já reparaste no IMI que aquela área pode fazer entrar nos cofres da câmara? e parte do IRS dos futuros residentes? e mais as taxas e taxinhas de tudo o que por lá se fizer?
Continuo a pensar que o encerramento da refinaria é um excelente negócio para a GALP, logo para os seus accionistas, e daí não entender o porquê de bastantes pessoas a dizer o contrário.
Cumprimentos,
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Re: Galp - Tópico Geral
PIKAS Escreveu:TheKeyboardDuck Escreveu:Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.
Não tenho bola de cristal mas o enredo do filme vai ser mais ou menos assim:
- 20 ou 30% daquela área de terreno vai ser ocupada por uma instalação industrial leve para processamento de lítio.
- Os restantes 70 ou 80% já se adivinha o que lhes vai acontecer. É uma questão de tempo e do estado do mercado imobiliário.
- A tancagem de combustíveis vindos de Sines é repartida entre 2 parques mas ambos perto de linha férrea. Um a norte do Porto e outro a norte de Coimbra e a partir deles faz-se a distribuição.
- Estes parques serão da CLC ( parte GALP ) tal como Aveiras.
Cumprimentos,
O transporte por barco continua a ser mais barato.
Tens uma pipeline do terminal - refinaria em Leça da palmeira que já esta montada e não ha custos. O hub de Leça permite distribuição para toda a zona norte sem problemas.
Aparte que o terminal de leça tem um depth ~33m, cabe perfeitamente um VLCC, neste caso seria um LR2 ou um AFRAMAX para transporte de material já processado. Isto também é algo a ter em conta.
Percebo que o terreno é super atrativo, mas existem politicas e custo avultados associados ao decomission da refinaria.
E não sei até que ponto a camara de Matosinhos autoriza novas construções perto dos tanques de combustivel. Seja industria, turismo e muito menos habitação.
https://www.findaport.com/port-of-leixoes-marine-terminal
Twitter:@tiagolvsantos
Market dashboard: https://tiagolvsantos.github.io/dashboard/
GitHub:https://github.com/tiagolvsantos?tab=repositories
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GitHub:https://github.com/tiagolvsantos?tab=repositories
Re: Galp - Tópico Geral
TheKeyboardDuck Escreveu:Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.
Não tenho bola de cristal mas o enredo do filme vai ser mais ou menos assim:
- 20 ou 30% daquela área de terreno vai ser ocupada por uma instalação industrial leve para processamento de lítio.
- Os restantes 70 ou 80% já se adivinha o que lhes vai acontecer. É uma questão de tempo e do estado do mercado imobiliário.
- A tancagem de combustíveis vindos de Sines é repartida entre 2 parques mas ambos perto de linha férrea. Um a norte do Porto e outro a norte de Coimbra e a partir deles faz-se a distribuição.
- Estes parques serão da CLC ( parte GALP ) tal como Aveiras.
Cumprimentos,
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Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:E o mar aqui tão perto ...
Refinaria de lítio? BALHAMASANTA!
Qual o melhor destino a dar a um terreno de 290 hectares, localizado junto ao mar?
Quer dizer: mesmo na frente do mar.
Sem qualquer tipo de provocação, gostaria de ouvir a opinião dos caldeireiros sobre esta pungente questão.
By Nirvana
Qual a dúvida?
É uma questão de tempo e aquele terreno vai ser muito bem aproveitado por tudo o que possamos imaginar MENOS indústria.
Seria um crime manterem ali indústria. UM CRIME.
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Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:Pageup Escreveu:Talvez algo parecido com o Dubai...
Talvez alguns não saibam mas a Dona deste terreno é a Dona da Comporta I.
E que tal uma Comporta II em Leça da Palmeira?
By Nirvana
Apesar do plano da refinaria acabar, o armazenamento e distribuição vai continuar.
Não vejo a criação de qualquer tipo empreendimento turistico ao lado de milhões de litros de combustivel.
Conheço muito bem a zona, se não fosse o que disse acima era uma localização excelente para criar um resort e tem excelentes acessos.
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Re: Galp - Tópico Geral
Pageup Escreveu:Talvez algo parecido com o Dubai...
Talvez alguns não saibam mas a Dona deste terreno é a Dona da Comporta I.
E que tal uma Comporta II em Leça da Palmeira?
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Re: Galp - Tópico Geral
Talvez algo parecido com o Dubai...podiam criar um paraiso fiscal
ou uma cadeia de alta segurança para governantes desonestos, temos 3 hipóteses.


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Re: Galp - Tópico Geral
E o mar aqui tão perto ...
Refinaria de lítio? BALHAMASANTA!
Qual o melhor destino a dar a um terreno de 290 hectares, localizado junto ao mar?
Quer dizer: mesmo na frente do mar.
Sem qualquer tipo de provocação, gostaria de ouvir a opinião dos caldeireiros sobre esta pungente questão.
By Nirvana
Refinaria de lítio? BALHAMASANTA!
Qual o melhor destino a dar a um terreno de 290 hectares, localizado junto ao mar?
Quer dizer: mesmo na frente do mar.
Sem qualquer tipo de provocação, gostaria de ouvir a opinião dos caldeireiros sobre esta pungente questão.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
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Re: Galp - Tópico Geral
Pedro2018 Escreveu:A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Li por aí bastantes comentários que vão no sentido de se considerar a desactivação da refinaria como sendo algo negativo para a GALP e a cotação em bolsa também parece que não o aplaudiu.
Pois bem, no meu ponto de vista acho que é algo muito positivo para a empresa. Porquê?
- porque se descontinua uma instalação que se mostra claramente desnecessária porque Sines aguenta bem o fornecimento e com isso gera-se economias para a GALP que são estimadas em 90 milhões/ano,
- porque a desactivação tem pouco ou nenhum custo para a empresa já que é paga com fundos públicos nacionais e europeus. Até as indeminizações aos trabalhadores são ai incluídas,
- porque abre a porta a uma nova área de negócio ( dizem refinação de lítio ) que certamente irá trazer mais valor à empresa,
- porque, faça-se ali o que se fizer, haverá sempre algumas parcelas de terreno que serão desnecessárias e isso trará mais-valia.
O que se perde ou onde se irá gastar mais na óptica da empresa e do negócio? custo do transporte ferroviário de combustível de Sines para um parque a norte?
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Re: Galp - Tópico Geral
Pedro2018 Escreveu:Punitor.
O que se passa na GALP é o tradicional quando as administrações demoram a esclarecer os planos de futuro.
A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Não vamos especular, mas naturalmente, a GALP como empresa chave em Portugal, da qual o próprio estado é acionista, vai definir o rumo com os parceiros.
A GALP é uma empresa com um património incrível que gerou lucros enormes durante década e que este ano teve que redirecionar estratégias.
Acabando a incerteza o salto pode ser súbito.
Aqui a decisão passa por comprar barato algo bom e com valor.
A questão da refinaria de Matosinhos é uma questão com seguramente umas 2 décadas. Há anos que ouço dizer que vai fechar, vai fechar.. e na realidade, se calhar pode fechar. A nível de refinação, Sines dá bem conta do recado (como está a dar desde outibro deste ano e não faltou combustível a ninguém) As restantes estruturas lá implantadas (tanqueamento e Fábrica de Lubrificantes), podem ser transferidos para outra zona industrial, com menos problemas de acessos e transito.
Além de que os terrenos onde a refinaria está, valem ouro. E sem a refinaria, ainda mais valem, assim como todos os empreendimentos de luxo que foram construídos na zona nas últimas décadas..
Esqueçam.. Podem dizer o que disserem, e o PCP e a CM de Matosinhos, mas é para fechar!
A Galp estima poupar 96 milhoes € por ano com este encerramento!
Neste sentido, acredito que a Galp seja a longo prazo uma empresa em que vale a pena (e muito) entrar nestes valores atuais.
Zorza
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Re: Galp - Tópico Geral
Tenho muitas duvidas sobre a sustentabilidade da Galp de facto.
Outra coisa que ainda não vi devidamente esclarecida foi a perda de várias milhões, 60 acho, numa questão qq de trading.
Outra coisa que ainda não vi devidamente esclarecida foi a perda de várias milhões, 60 acho, numa questão qq de trading.
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Re: Galp - Tópico Geral
Punitor.
O que se passa na GALP é o tradicional quando as administrações demoram a esclarecer os planos de futuro.
A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Não vamos especular, mas naturalmente, a GALP como empresa chave em Portugal, da qual o próprio estado é acionista, vai definir o rumo com os parceiros.
A GALP é uma empresa com um património incrível que gerou lucros enormes durante década e que este ano teve que redirecionar estratégias.
Acabando a incerteza o salto pode ser súbito.
Aqui a decisão passa por comprar barato algo bom e com valor.
O que se passa na GALP é o tradicional quando as administrações demoram a esclarecer os planos de futuro.
A situação da refinaria de Matosinhos está a criar incerteza nos mercados.
Não vamos especular, mas naturalmente, a GALP como empresa chave em Portugal, da qual o próprio estado é acionista, vai definir o rumo com os parceiros.
A GALP é uma empresa com um património incrível que gerou lucros enormes durante década e que este ano teve que redirecionar estratégias.
Acabando a incerteza o salto pode ser súbito.
Aqui a decisão passa por comprar barato algo bom e com valor.
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Re: Galp - Tópico Geral
Punitor Escreveu:A Galp é uma empresa que "adoro" no PSI, sem dúvida
Sempre me pareceu excelentemente bem gerida e sempre gerou muito valor.
Mas, mais do que tudo isso, o que adoro mesmo são os resultados das empresas.
E, nos três primeiros trimestres deste ano, a coisa foi do mais desastroso que há a esse nível, acumulando prejuízos de mais de 500 milhões só nos últimos 3 trimestres. Foram os prejuízos de mais de 500 milhões e a dívida a subir mais de 500 milhões também, no mesmo período...
É muito mau companheiros!!
Acresce a isso a confusão da refinaria de Matosinhos. Porquê? Lítio? de certeza? Deveriam ser mais claros...
Outra confusão são os grandes investimentos que terá de fazer para mudar o seu paradigma energético...
pois ha que reconhecer que tudo isto e' verdade..
e as congeneres europeias tambem andam de rastos
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Re: Galp - Tópico Geral
A Galp é uma empresa que "adoro" no PSI, sem dúvida
Sempre me pareceu excelentemente bem gerida e sempre gerou muito valor.
Mas, mais do que tudo isso, o que adoro mesmo são os resultados das empresas.
E, nos três primeiros trimestres deste ano, a coisa foi do mais desastroso que há a esse nível, acumulando prejuízos de mais de 500 milhões só nos últimos 3 trimestres. Foram os prejuízos de mais de 500 milhões e a dívida a subir mais de 500 milhões também, no mesmo período...
É muito mau companheiros!!
Acresce a isso a confusão da refinaria de Matosinhos. Porquê? Lítio? de certeza? Deveriam ser mais claros...
Outra confusão são os grandes investimentos que terá de fazer para mudar o seu paradigma energético...
Sempre me pareceu excelentemente bem gerida e sempre gerou muito valor.
Mas, mais do que tudo isso, o que adoro mesmo são os resultados das empresas.
E, nos três primeiros trimestres deste ano, a coisa foi do mais desastroso que há a esse nível, acumulando prejuízos de mais de 500 milhões só nos últimos 3 trimestres. Foram os prejuízos de mais de 500 milhões e a dívida a subir mais de 500 milhões também, no mesmo período...
É muito mau companheiros!!
Acresce a isso a confusão da refinaria de Matosinhos. Porquê? Lítio? de certeza? Deveriam ser mais claros...
Outra confusão são os grandes investimentos que terá de fazer para mudar o seu paradigma energético...
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Re: Galp - Tópico Geral
Galp reforça posição como empresa mais sustentável da Europa.
https://www.imagensdemarca.pt/artigo/ga ... da-europa/
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Re: Galp - Tópico Geral
Parece estar a começar com vontade de fechar o gap
Se assim for desenha algumafigura

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