Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Abatimento de mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Abatimento de mais valias

por luisribas » 29/12/2020 0:02

Antoforte Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Antoforte Escreveu:Então só volto a mencionar essas menos valias quando também reportar mais valias?

Não tem que menciona nada, elas estarão lá explicitas na demonstração de liquidação de IRS que receberá daqui a 6 ou 7 meses, por altura de maio/junho, no lado esquerdo desse documento como " perdas a reportar ".
Daqui para a frente faz o anexo G como é habitual. Tendo mais valias, o sistema vai automaticamente deduzir essas perdas reportadas mantendo o englobamento.
Por conseguinte, não tem que referir que tem perdas a haver, não há sequer qualquer campo para isso na folha e anexos.
Cumprimentos,

Só agora reparei que na demonstração de liquidação de 2019 estão lá as "perdas a reportar".
Ou seja, elas vão lá continuar durante 5 anos?
Mas como este ano não vendi ações nem tenho mais valias que se enquadrem no anexo G, não tenho que o preencher? Ou tenho sempre que o preencher por causa do englobamento? Mas neste caso, não faz sentido porque vou estar a referir umas menos valias que já declarei em 2019.
Não sei se me estou a conseguir explicar. Peço desculpa.
Obrigado.

Vamos por partes, apesar da explicação do PIKAS ser bastante clara:

1) Declarou as menos valias, não faz mais nada em relação a elas. Não declara, não nada, o que havia para fazer, está feito;

2) Se durante os 5 anos seguintes à declaração das menos valias obtiver mais valias, preenche o anexo G e a AT "deduz" as menos valias e calcula o imposto a pagar.

É só isto.
Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por Antoforte » 28/12/2020 21:15

PIKAS Escreveu:
Antoforte Escreveu:Então só volto a mencionar essas menos valias quando também reportar mais valias?

Não tem que menciona nada, elas estarão lá explicitas na demonstração de liquidação de IRS que receberá daqui a 6 ou 7 meses, por altura de maio/junho, no lado esquerdo desse documento como " perdas a reportar ".
Daqui para a frente faz o anexo G como é habitual. Tendo mais valias, o sistema vai automaticamente deduzir essas perdas reportadas mantendo o englobamento.
Por conseguinte, não tem que referir que tem perdas a haver, não há sequer qualquer campo para isso na folha e anexos.
Cumprimentos,

Só agora reparei que na demonstração de liquidação de 2019 estão lá as "perdas a reportar".
Ou seja, elas vão lá continuar durante 5 anos?
Mas como este ano não vendi ações nem tenho mais valias que se enquadrem no anexo G, não tenho que o preencher? Ou tenho sempre que o preencher por causa do englobamento? Mas neste caso, não faz sentido porque vou estar a referir umas menos valias que já declarei em 2019.
Não sei se me estou a conseguir explicar. Peço desculpa.
Obrigado.

Registado: 3/7/2014 21:19

por lobus3101 » 28/12/2020 19:42

Já agora pergunto:

A Compras e vendas da ações e derivados... a nivel Nacional, são incluídas no Anexo "G"

E as compras e vendas de derivados , como sejam especificamente os Warrants, de ativos do Estrangeiro são feitas em que anexo ?

Registado: 11/7/2015 18:32

por PIKAS » 28/12/2020 14:40

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Antoforte » 28/12/2020 14:04

AlfaTrader Escreveu:
Antoforte Escreveu:Boas,

Tirem-me uma dúvida, se faz favor.
No ano passado vendi ações de uma cotada, onde tive menos valias significativas, preenchi o Anexo G e optei pelo englobamento.
Este ano ainda não vendi nenhumas ações. Tenho que continuar a mencionar no anexo G essas menos valias de 2019 para por exemplo abater em mais valias de 2021? Ou é melhor vender, nestes dias que restam deste ano ações onde tenha mais valias?
Qual o período de tempo em que podemos abater as menos valias?
Obrigado

Bom dia,

Se não fez qualquer negocio com ações este ano não precisa de fazer nada, as menos valias, como optou pelo englobamento, vão estar à espera de mais valias para deduzir nos próximos 5 anos.

BN
AlfaTrader

Antes de mais, agradeço a resposta.
Então só volto a mencionar essas menos valias quando também reportar mais valias?

por AlfaTrader » 28/12/2020 13:22

Antoforte Escreveu:Boas,

No ano passado vendi ações de uma cotada, onde tive menos valias significativas, preenchi o Anexo G e optei pelo englobamento.
Este ano ainda não vendi nenhumas ações. Tenho que continuar a mencionar no anexo G essas menos valias de 2019 para por exemplo abater em mais valias de 2021? Ou é melhor vender, nestes dias que restam deste ano ações onde tenha mais valias?
Obrigado

Bom dia,

Se não fez qualquer negocio com ações este ano não precisa de fazer nada, as menos valias, como optou pelo englobamento, vão estar à espera de mais valias para deduzir nos próximos 5 anos.

BN
AlfaTrader

Registado: 29/4/2016 17:00

por Pedro2018 » 28/12/2020 12:13

Se fizeres amanhã a liquidação é ainda este ano a 31 de Dezembro.

Registado: 4/4/2003 15:20

por fosgass2020 » 28/12/2020 12:10

Confirmem aí, se faz favor, hoje é o último dia para fazer o trade das menos-valias, certo?

Registado: 7/12/2020 19:33

por Antoforte » 26/12/2020 20:46

Boas,

Obrigado

por ASimoes » 25/12/2020 23:21

As Finanças recebem a Informação de, todas e das anteriores transações :-k ! Por isso, a Informática, tem muita pontaria !
A Venda de Casas, é um " Tiro, no alvo " para as Finanças =; :!:

Evv Escreveu:
OCTAMA Escreveu:
Evv Escreveu:vou dar aqui uma dika, que garanto-vos se ter passado comigo, e posteriormente dei-a a um amigo meu em que tambem resultou.
Tinha de há varios atras menos valias em operações de bolsa , acções que basicamente ficaram a valer zero (delisted), e mais recentemente, mais valias na aquisição dum imóvel e posterior venda. Quando fiz a simulação do irs deu-me naturalmente um valor x a pagar. entretanto passei a carteira onde tinha as tais acçoes com menos valias associadas de uma conta titulada por mim para uma outra conta igualmente titulada por mim. quando o irs foi processado, em vez de ter um montante razoavel a pagar , resultou num montante muito razoavel a receber.

Bom Dia,

Não aconselho confiar-se a 100% neste "esquema", pois o risco de as Finanças irem verificar as entradas e saídas de títulos entre Bancos, existe também. Quem nos lê, pode ficar com a impressão vai dar certo, e o propósito não é esse, aqui no Fórum.

Às vezes funciona, outras não......o risco está lá.

Octama, foi no mesmo banco

Cps
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por ASimoes » 25/12/2020 23:18

:mrgreen: este ! Xiku Esperto vendeu algumas, em perca e espera ,reentrar, em baixa a 30 ou 31Dez, irão refletir-se, as compras, em 2021 ! :-k :wall: :-"
Cuidem-se, este Ano Bissexto, foi uma trampa ! :oh:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Evv » 23/12/2020 22:16

OCTAMA Escreveu:Bom Dia Evv,

Ok, mas continua a não ser relevante para o propósito final, ou seja, basta as Finanças não irem verificar e fica-se com a impressão de que funciona......mas na realidade, o risco continua lá. Os mapas dos Bancos para as Finanças são por conta a conta de títulos, onde se pode ver claramente que houve saídas e entradas de uma conta para outra......

Cps

eu percebo tudo o que dizes, mas numa situação como a que expus , que risco se corre? pagar a comissão que a corretora leva de passar os titulos duma conta para outra? eu não provoquei nada, perante uma situação de mais valias a pagar, transferi os titulos duma conta para outra, nao o podia fazer? claro que sim , o resto são contas automaticas feitas pelas financas, os unicos dados introduzidos por mim no site das financas sao os relativos à compra e posterior venda do imovel.
V V

Registado: 28/10/2007 7:43

por OCTAMA » 22/12/2020 13:01

Bom Dia Evv,

Ok, mas continua a não ser relevante para o propósito final, ou seja, basta as Finanças não irem verificar e fica-se com a impressão de que funciona......mas na realidade, o risco continua lá. Os mapas dos Bancos para as Finanças são por conta a conta de títulos, onde se pode ver claramente que houve saídas e entradas de uma conta para outra......

Cps

Registado: 19/4/2016 10:08

por Evv » 22/12/2020 12:53

OCTAMA Escreveu:
Evv Escreveu:vou dar aqui uma dika, que garanto-vos se ter passado comigo, e posteriormente dei-a a um amigo meu em que tambem resultou.
Tinha de há varios atras menos valias em operações de bolsa , acções que basicamente ficaram a valer zero (delisted), e mais recentemente, mais valias na aquisição dum imóvel e posterior venda. Quando fiz a simulação do irs deu-me naturalmente um valor x a pagar. entretanto passei a carteira onde tinha as tais acçoes com menos valias associadas de uma conta titulada por mim para uma outra conta igualmente titulada por mim. quando o irs foi processado, em vez de ter um montante razoavel a pagar , resultou num montante muito razoavel a receber.

Bom Dia,

Não aconselho confiar-se a 100% neste "esquema", pois o risco de as Finanças irem verificar as entradas e saídas de títulos entre Bancos, existe também. Quem nos lê, pode ficar com a impressão vai dar certo, e o propósito não é esse, aqui no Fórum.

Octama, foi no mesmo banco

Cps
V V

por OCTAMA » 22/12/2020 12:45

Bom Dia,

Cps

por OCTAMA » 22/12/2020 12:09

Bom Dia Daniel,

Não. O declarar uma Categoria não inplica declarar todas.

A Cat E que mencionas, de rendimentos de capitais é opcional. Não depende de nenhuma outra, uma vez que os Juros, etc já sofreram retenção, e aqui coloca-se é a questão de se poder ou não conseguir recuperar parte dessa retenção de acordo com o esclalão de IRS em que se está. Se existir essa possibilidade pode compensar declarar as retenções jápagas na fonte.

Cps

por danieljpires » 22/12/2020 10:30

Diacono Escreveu:
danieljpires Escreveu:
Zorza Escreveu:Boa tarde.

Ia precisamente colocar um post novo sobre esta questão, pois há algo que ainda não percebo.
Caso imaginário.

Tenho 1000 acções que custaram 2€ cada, ou seja, 2000€ de investimento nas acçoes X.

Imaginemos que as mesmas caíram para os 1,8€ e agora as mesmas 1000 acções só valem 1800€, ou seja, tenho uma menos valia de 200€.
Se eu vender e comprar hoje, vendo a 1,8 e admitimos que consigo recomprar ao mesmo preço. Fica assim registada uma menos valia de 200€.

Se durante o próximo ano, as acções subirem para os 2,2, eu tenho uma mais valia de (2,2-1,8)*1000=400€

OU seja, desde hoje tive um lucro de 200€ e dando entrada das menos valias e das mais valias, não é a mesma coisa??? Se me tivesse deixado ficar não era a mesma coisa a meio do p´róximo ano quando elas estivessem a 2,2?

Zorza

So podes ativar menos valias no ano que vendes as ações e nao podes acumular para o proximo ou seja se em 2020 tems menos valias...essas menos valias so sao contabilizadas em 2020...

Mas se recompras as ações a 1.8 e depois vendes no proximo ano a 2.2 sim tens uma valia em 2021 de 400€

As menos valias servem para abateres as mais valias deste ano

Ora, isto não ´é verdade pois optando pelo englobamento pode report´á-las nos 5 anos seguintes

https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... s-impostos

Andamos sempre a aprender :)

nao sabia que dava para dividir essas menos valias por 5 anos seguidos...isso é bom, só que ha um pequeno problenma, caso englobemos temos que declarar todos os juros recbidos de emprestimos e depositos, no caso de p2p quando temos 200 emprestimos é um massacre hahaha

Registado: 13/11/2008 20:09

por Evv » 22/12/2020 10:25

vou dar aqui uma dika, que garanto-vos se ter passado comigo, e posteriormente dei-a a um amigo meu em que tambem resultou.
V V

por OCTAMA » 22/12/2020 2:51

niceboy Escreveu:Pode declarar menos-valias de venda de ações, sem ter tido mais-valias noutras ações.
Mas para ter algum efeito, tem de englobar.
Mas esse efeito não será concedido nesse ano. Só será nos anos seguintes, se se lembrar de voltar a englobar, e se tiver movimentos a declarar. Mas se em anos posteriores, as mais valias forem substanciais, pode não ser vantajoso englobar, mas sim aplicar a taxa autónoma de 28%.
Além de que o simulador IRS não funciona com reportes de saldos de menos-valias, de uns anos para os outros.

Naturalmente, que convém fazer contas sempre, pois os salários podem colocar o escalão acima de 28%. Os simuladores da AT não contam com os prejuízos de anos anteriores nas simulações aquando do englobamento com prejuízos anteriores. Assim sendo, eu criei uma folha de cáculo para isso é aconselho outros a fazerem o mesmo se os valores forem materiais.......

Cps

por niceboy » 21/12/2020 23:53

Pode declarar menos-valias de venda de ações, sem ter tido mais-valias noutras ações.
Mas para ter algum efeito, tem de englobar.
Mas esse efeito não será concedido nesse ano. Só será nos anos seguintes, se se lembrar de voltar a englobar, e se tiver movimentos a declarar. Mas se em anos posteriores, as mais valias forem substanciais, pode não ser vantajoso englobar, mas sim aplicar a taxa autónoma de 28%.
Além de que o simulador IRS não funciona com reportes de saldos de menos-valias, de uns anos para os outros.

Registado: 29/11/2007 4:19

por Diacono » 21/12/2020 23:14

OCTAMA Escreveu:Correto, mas até se consumir os prejuízos fiscais tem de se efetuar englobamento da Cat G sempre.

Cps

Portanto, e como dizia o outro, "é uma questão de fazer contas"
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por OCTAMA » 21/12/2020 22:50

Correto, mas até se consumir os prejuízos fiscais tem de se efetuar englobamento da Cat G sempre.

Cps

por Diacono » 21/12/2020 22:36

danieljpires Escreveu:
Zorza Escreveu:Boa tarde.

Ia precisamente colocar um post novo sobre esta questão, pois há algo que ainda não percebo.
Caso imaginário.

Tenho 1000 acções que custaram 2€ cada, ou seja, 2000€ de investimento nas acçoes X.

Imaginemos que as mesmas caíram para os 1,8€ e agora as mesmas 1000 acções só valem 1800€, ou seja, tenho uma menos valia de 200€.
Se eu vender e comprar hoje, vendo a 1,8 e admitimos que consigo recomprar ao mesmo preço. Fica assim registada uma menos valia de 200€.

Se durante o próximo ano, as acções subirem para os 2,2, eu tenho uma mais valia de (2,2-1,8)*1000=400€

OU seja, desde hoje tive um lucro de 200€ e dando entrada das menos valias e das mais valias, não é a mesma coisa??? Se me tivesse deixado ficar não era a mesma coisa a meio do p´róximo ano quando elas estivessem a 2,2?

Zorza

So podes ativar menos valias no ano que vendes as ações e nao podes acumular para o proximo ou seja se em 2020 tems menos valias...essas menos valias so sao contabilizadas em 2020...

Mas se recompras as ações a 1.8 e depois vendes no proximo ano a 2.2 sim tens uma valia em 2021 de 400€

As menos valias servem para abateres as mais valias deste ano

Ora, isto não ´é verdade pois optando pelo englobamento pode report´á-las nos 5 anos seguintes

https://www.deco.proteste.pt/investe/in ... s-impostos
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por OCTAMA » 21/12/2020 22:07

danieljpires Escreveu:
KAWA Escreveu:Tenho mais valias de venda de imóvel.
Fazendo englobamento, posso abater menos valias de ações ?

Boa pergunta pois as mais e menos valias sao em base de IRS, sinceramente nao sei como sao contabilizadas as mais valias de imoveis

Sim podes. São ambos rendimentos Cat G e concorrem entre si.

Cps

por danieljpires » 21/12/2020 20:34

KAWA Escreveu:Tenho mais valias de venda de imóvel.
Fazendo englobamento, posso abater menos valias de ações ?

Boa pergunta pois as mais e menos valias sao em base de IRS, sinceramente nao sei como sao contabilizadas as mais valias de imoveis

Registado: 13/11/2008 20:09

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, brunoktm, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, Zguibz2 e 139 visitantes