Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dizes bem, micro movimentos em redor de 1.40.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Mas ontem que fechou abaixo desse valor não poderias ter concluído precisamente o oposto? Confesso que não entendo como se conseguem tirar conclusões destes micro-movimentos.
As incertezas em torno do valor que foi publicitado 1.40 parecem não fazer sentido, 1.40 tem sido um valor bastante negociado desde que saiu a notícia. Portanto é bem provável que venha a se um valor de refrência para o aumento de capital. Valor mínimo.
Álvaro, não percebi este teu post. Podes explicar-me?
As incertezas da Mota fiaram fino, que era o valor nominal, que não se sabia ao certo. Cá está o 1.40 a limpar as vendas. 

Evv Escreveu:lito Escreveu:Evv Escreveu:estes 1.4 em que tem andado a lateralizar servirão os dois principais accionistas, antevejo é festa da grossa no aumento de capital, vou entrar de mansinho nos direitos e depois logo se vê ... Pode acontecer no aumento de capital continuar tudo controladinho como tem estado , mas tambem pode acontecer que uma vez atingidos os objetivos de detenções percentuais pela cccc ... , soltem os touros ... , ou os ursos ...
retira-me uma duvida a Martinfer não é da Mota? ....se é , os chineses não entram no seu capital?...
lita
os chineses entraram na ME , depois temos é as participações da ME, como a da martinfer, onde os chineses poderão vir a ter alguma influencia ou não.
penso que a ME detém 38% da martinfer, o primeiro acionista é a i'm SGPS com 44%. Esta i'm sgps é duns "irmão martins".
respondendo diretamente à tua pergunta a entrada dos chineses na ME em nada altera a estrutura acionista da martinfer.
por isso que ela não sofreu valorização alguma com isto dos chineses...!
lita
- Registado: 29/11/2007 9:45
lito Escreveu:Evv Escreveu:estes 1.4 em que tem andado a lateralizar servirão os dois principais accionistas, antevejo é festa da grossa no aumento de capital, vou entrar de mansinho nos direitos e depois logo se vê ... Pode acontecer no aumento de capital continuar tudo controladinho como tem estado , mas tambem pode acontecer que uma vez atingidos os objetivos de detenções percentuais pela cccc ... , soltem os touros ... , ou os ursos ...
retira-me uma duvida a Martinfer não é da Mota? ....se é , os chineses não entram no seu capital?...
lita
os chineses entraram na ME , depois temos é as participações da ME, como a da martinfer, onde os chineses poderão vir a ter alguma influencia ou não.
penso que a ME detém 38% da martinfer, o primeiro acionista é a i'm SGPS com 44%. Esta i'm sgps é duns "irmão martins".
respondendo diretamente à tua pergunta a entrada dos chineses na ME em nada altera a estrutura acionista da martinfer.
V V
- Registado: 28/10/2007 7:43
Evv Escreveu:estes 1.4 em que tem andado a lateralizar servirão os dois principais accionistas, antevejo é festa da grossa no aumento de capital, vou entrar de mansinho nos direitos e depois logo se vê ... Pode acontecer no aumento de capital continuar tudo controladinho como tem estado , mas tambem pode acontecer que uma vez atingidos os objetivos de detenções percentuais pela cccc ... , soltem os touros ... , ou os ursos ...
lita
estes 1.4 em que tem andado a lateralizar servirão os dois principais accionistas, antevejo é festa da grossa no aumento de capital, vou entrar de mansinho nos direitos e depois logo se vê ... Pode acontecer no aumento de capital continuar tudo controladinho como tem estado , mas tambem pode acontecer que uma vez atingidos os objetivos de detenções percentuais pela cccc ... , soltem os touros ... , ou os ursos ...
V V
- Registado: 28/10/2007 7:43
A lesma está a sair de uma certa letargia. 

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Até ver, "na mesma como a lesma",...
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA horário.jpg (103.55 KiB) Visualizado 5893 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Àlvaro Escreveu:F63, esse intervalo não surge na comunicação social por acaso, não se trata de conversa de rede social. O que dizes faz sentido, o que baliza o preço das novas ações andará neste intervalo. E com a possibilidade de alguma retração a curto prazo talvez até surjam mais compras na Mota.
acordou a mota.... há novidades...
lita
Outro resultado, mas sem Mota.
- Anexos
-
Infraestruturas de Portugal.pdf
- (198.61 KiB) Transferido 204 Vezes
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Barriguinha cheia ... 

- Anexos
-
Resultado Concurso.pdf
- (204.2 KiB) Transferido 243 Vezes
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
F63, quem segura a cotação e como é que isso se faz? Se a procura for grande, despejam? Para mim, não faz muito sentido...
- Registado: 14/12/2020 16:54
F63, esse intervalo não surge na comunicação social por acaso, não se trata de conversa de rede social. O que dizes faz sentido, o que baliza o preço das novas ações andará neste intervalo. E com a possibilidade de alguma retração a curto prazo talvez até surjam mais compras na Mota. 

Àlvaro Escreveu:F63, eu diria tratar-se da ternura dos 1.40. Repara como há quem esteja a acumular aproveitando os que não querem ir ao aumento de capital. 1.40 é um valor chave e a ação dificilmente cairá desse valor. Claro que a negociação de direitos fará disparar o preço das ações, trata-se de haver muita procura para pouca oferta, inevitavelmente.
Um cenário que me parece possivel é por ex. continuarem a segurar a cotação em 1,4 e o preço das ações novas ser de 1,6.
Durante os dias de transação dos direitos continuam a segurar o preço em 1,4 até os chineses conseguirem todos os direitos que necessitam.
BN
- Registado: 7/2/2017 15:10
F63, eu diria tratar-se da ternura dos 1.40. Repara como há quem esteja a acumular aproveitando os que não querem ir ao aumento de capital. 1.40 é um valor chave e a ação dificilmente cairá desse valor. Claro que a negociação de direitos fará disparar o preço das ações, trata-se de haver muita procura para pouca oferta, inevitavelmente. 

Àlvaro Escreveu:F63, essa é a ideia que tinha, mas nem arrisquei escrevê-la para evitar mais impaciência e nervosismo. É, aliás, mais um dado que ajuda a perceber quanto os direitos serão disputados e o impacto que isso terá no preço das ações.
Se os pequenos investidores estiverem interessados no aumento de capital a cotação poderá ir acima de 2 com muita facilidade. Acresce que a Mota será uma ação com visibilidade muito acima do que tem atualmente.
Concordo e pretendo manter-me dentro.
No entanto, estou curioso e apreensivo relativamente à forma como os chineses conseguirão obter quase a totalidade dos direitos dos pequenos acionistas para conseguirem a posição que pretendem de 30%.
É que a única forma que me ocorre é o preço das ações novas ser superior ao preço a que estiverem a cotar as antigas, tornando os direitos desinteressantes e sem valor. Num caso desses os pequenos acionistas não iriam subscrever os seus direitos para comprar ações novas a um preço acima daquele a que estiverem a ser transacionadas.
Ou seja, nesse cenário, os pequenos acionistas entregariam os direitos aos chineses gratuitamente e perderiam com a diluição.
BN
Quantos dias teremos de negociação dos direitos? 2, 3 ? Se nesse período o comportamento da acção for positivo, poderão dar taxas de rentabilidade bem superiores à da acção... lembro me aqui há uns anos do aumento de capital do bcp
- Registado: 28/11/2020 17:42
Àlvaro Escreveu:F63, essa é a ideia que tinha, mas nem arrisquei escrevê-la para evitar mais impaciência e nervosismo. É, aliás, mais um dado que ajuda a perceber quanto os direitos serão disputados e o impacto que isso terá no preço das ações.
Se os pequenos investidores estiverem interessados no aumento de capital a cotação poderá ir acima de 2 com muita facilidade. Acresce que a Mota será uma ação com visibilidade muito acima do que tem atualmente.
Boas.
as minhas já estão na folha de Excel para 2021.
depois logo se verá no que vai dar.
vou ao aumento de capital.
nem olho para ela antes da decisão do dia 07 janeiro sobre as condições do aumento de capital.
É perda de tempo, porque eles até lá vão jogando a seu belo prazer a cotação no dia a dia.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
F63, essa é a ideia que tinha, mas nem arrisquei escrevê-la para evitar mais impaciência e nervosismo. É, aliás, mais um dado que ajuda a perceber quanto os direitos serão disputados e o impacto que isso terá no preço das ações.
Àlvaro Escreveu:F63, esse trabalho está interessante, mas parece-me (não estou certo disso) que a família Mota tornou público que utilizará uma parte da mais valia da venda para ir ao aumento de capital.
Claro que vai ao aumento de capital.
Terá 40% antes do AC e irá comprar 40% das ações novas, mantendo assim a posição de 40% depois do AC.
Se vai pagar as ações novas com os €€ das mais valias da venda ou com outros €€ quaisquer, isso é indiferente.
BN
Pageup Escreveu:Só daqui a um mês é que vamos saber quem estava certo, para alguns será tarde...
Talvez não tanto pois diria que na AG já se irá votar sobre as condições incluindo o preço do AC que, como o Ulisses diz, é “só” o pormenor que falta.
E apesar de agora ficar tudo a quatro mãos e por isso mais condicionado e não propício aos mais inexperientes, quem assistiu ao IPO falhado da Mota África lembra-se bem da pipa de massa, proporcionalmente, que cada acionista recebeu aquando do destaque a título de dividendo extraordinário em ações... se dão um rebuçado deste género no âmbito do putativo valuation de 750m, para mostrar que os pequenos acionistas também saem beneficiados, haverá realmente muitos que se arrependerão de não estarem dentro. Não é para todos ainda assim.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Só daqui a um mês é que vamos saber quem estava certo, para alguns será tarde...
- Registado: 1/4/2019 10:52
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, malakas, navaldoc, OCTAMA, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 167 visitantes