Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2020 9:42

Àlvaro Escreveu:Sim, exatamente isso. Atenção à bazuca que se ela salta da gaveta a mota foge.

Um conselho de quem já viveu vários ciclos da Mota Engil. É uma ação que permite valorizações de 400 ou 500% num par de anos, veja-se apenas 2012-14. Mas para isso não dá para fazer trading e querer apanhar os pinguitos todos, porque há um dia que sobe 25 ou 30 cêntimos e depois já não se reentra porque psicologicamente está-se sempre à espera de um retracement... que não vem...

Quem acredita na acção, mais que na empresa, deve entrar, monitorizar stops com 15-20% de largueza (isso mesmo...) e deixar correr. Quem quer fazer trading, aquilo que ganha num dia ou numa semana, tem probabilidade de os perder logo nos seguintes. Trust me...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por trend=friend » 20/11/2020 9:26

Pois olha, fui mesmo rever e não encontrei. Podes transcrever? Obrigado
Clint Eastwood

por Àlvaro » 20/11/2020 9:05

Sim, exatamente isso. Atenção à bazuca que se ela salta da gaveta a mota foge.

Registado: 31/5/2014 23:07

por trend=friend » 20/11/2020 9:00

O quê? Que vai ser “bom” para os accionistas?
Clint Eastwood

por Àlvaro » 20/11/2020 8:44

Vamos cá então ver se a mota descai mais dois ou três metros para depois engatar de novo a 1.ª- Será mesmo isso?
Trend vai ver o comunicado da empresa. O que referi está mesmo lá.

por MCMAD1977 » 20/11/2020 0:39

Se a Mota está em mínimos de sempre é óbvio que uma possível venda será acima do valor atual, caso contrário os seus acionistas perdem dinheiro. Há um cruzamento de interesses, os atuais acionistas que querem vender a bom preço e os chineses que querem entrar por questões estratégicas, ou talvez outras que ninguém imagina.

Eu acho que a parceria vai acabar por acontecer, tenho posição e não vou estar aqui a viver o dia a dia, feito trader profissional a tentar apanhar os mínimos e vender nos máximos, porque a pouca experiência diz-me que vou perder dinheiro e anos de vida, tenho uma estratégia definida, estou vendedor na quebra do suporte em 1€, e acima dos 2€.

Registado: 25/2/2008 17:23

por Punitor » 20/11/2020 0:35

Tanta gente descrente na parceria e se esta vai ou não vai arrancar e ser oficializada...
Calma!!!
A Mota ponderou que isso acontecesse até ao final do ano e as informações que cedeu ao mercado no final de agosto já foram muitas, pelo menos eu acho.
Se a parceria é feita entre dois players (sim, porque a Mota pode vender 30% a quem quiser pelo preço que quiser), e se o AC, em princípio, apenas a eles dirá respeito, as informações que foram avançadas já foram até em demasia na minha opinião.
Disseram o que tinha de ser dito e farão o que terá de ser feito no tempo certo.
Se é bom ou mau para a Mota, pois cabe a cada um fazer os seus julgamentos, certos ou errados. A Mota considera que será muito bom e no meu entendimento eu concordo por todas as razões que a própria empresa e outros analistas também já explanaram.
Editado pela última vez por Punitor em 20/11/2020 0:40, num total de 1 vez.

Registado: 1/11/2015 12:47

por Pageup » 19/11/2020 23:28

:-k :-k :-k Isso deve ser o mais certo, para que dar dinheiro aos pequenos accionistas. Sempre ouvi dizer receber é para alguns, pagar (aumento de Capital) é para todos. Em parte é o que se passa com o nosso dinheiro no estado, dão muito a poucos e todos tapamos o buraco. Onde já viram estes filmes... :oh: :oh:

Registado: 1/4/2019 10:52

por trend=friend » 19/11/2020 23:26

Jkr1971 Escreveu:Se o negócio é feito entre eles, ou seja a engil vende a sua participação s
Internamente e sem benefícios aos restantes accionistas e informam o aumento de capital a ser apresentado a todos os accionistas a cotação passa para 0.94 aos valores de hoje. Será que o negócio é directo sem valorização da cotação em bolsa?

Acho que será directo e a valorização ou desvalorização será um efeito colateral. Se for apresentado a todos os accionistas nada te impedirá de subscrever a 2 e tal. Mas para um pequeno acionista não faz sentido porque compra no mercado muito mais barato. Já quem queira 30%, ou é assim ou não consegue essa posição estratégica.

Já num AC “deprimido”, em que faz falta o cash e ninguém quer uma empresa, aí sim teria de ser com desconto para convencer. Aqui é o inverso. Alegadamente os chineses e a Mota entendem que vale post money 750m e como os chineses querem uma grande fatia...

Edit atenção que eu entendo que isto será fenomenal para a Mota, e obviamente para os seus acionistas. Imagina que tens uma empresa de software onde investiste 100k, que está a fazer o seu caminho ao fim de uns anos, e chega um potencial investidor e diz que quer 30%. E então abrem-se os livros e chegam a um valuation de 500k. Se ele quer 30% é só fazer a conta, e não tens de vender as tuas acções, emitem-se novas num AC senão o dinheiro ia para o teu bolso pessoal e não beneficiava a sociedade. E se for cotada, ninguém vai ficar triste com isso. Mas na Mota falta confirmar que acontece. Há vários meses.
Editado pela última vez por trend=friend em 19/11/2020 23:33, num total de 1 vez.
Clint Eastwood

por Jkr1971 » 19/11/2020 23:19

Se o negócio é feito entre eles, ou seja a engil vende a sua participação
Internamente e sem benefícios aos restantes accionistas e informam o aumento de capital a ser apresentado a todos os accionistas a cotação passa para 0.94 aos valores de hoje. Será que o negócio é directo sem valorização da cotação em bolsa?

Registado: 23/9/2020 12:01

por trend=friend » 19/11/2020 23:12

Jkr1971 Escreveu:Actual: 237,505,141 accões . Cotação actual: 1,342€. Total: 318.731.899€ valor da empresa. Aumento de capital: 100.000.000 novas ações. Valor que dizem ter avaliado: 750.000.000€. este valor que dizem ter avaliado reflecte se apenas para a compra do 30%do capital e ou fazem o negócio entre eles e restantes accionistas não beneficiam dessa valorização e informam depois de terem concretizado o negócio o aumento de capital a ser para todos. A questão é esta? Engordam só eles e todos sofrem no aumento de capital ou todos beneficiam da suposta valorização e posteriormente assumem todos o aumento de capital????

Penso que os accionistas actuais só beneficiam indirectamente pela entrada de cash na sua sociedade e por haver alguém que se chega à frente assumindo uma valorização total post money de 750m. Estará tranquilo que a sociedade valha isso. O mercado normalmente costuma ter atracção pelo valor destas operações corporativas (normalmente para baixo como nos accelerated bookbuildings e similares), e até teve em Setembro quando foi a 1,90 e tal. Mas não é inevitável que se repita.

Engorda portanto a sociedade com 100m na conta pela emissão de ações e o market cap logo se vê o que o mercado decide. Não vejo outra forma possível. A verdade é que não há muito mais a dizer sobre a operação. O que pode ser inaceitável é o tempo que já leva no sim ou sopas, quando davam a entender que o deal ia ser rápido. AC só depois do deal preto no branco.
Clint Eastwood

por trend=friend » 19/11/2020 23:02

Àlvaro Escreveu:trend, se não vier a ser como dizes então isso seria grave porque o que foi comunicado ao mercado foi que a operação seria boa para os atuais acionistas. Acontece que não foi clarificada e o mercado não gosta de incertezas e dá-lhe pancada.

Álvaro, acho que ninguém disse que seria “boa” para os actuais accionistas. Isso poderá advir do maior músculo do novo accionista, mas boa, má, o que for, ninguém sabe... depende de como se portarem os accionistas e a gestão. Ninguém vai receber um tostão, a não ser a própria empresa com a entrada do capital.

E não seu eu que digo, é o que vem no comunicado. Pelo menos não conheço outra forma de se processar o AC nos termos do comunicado. A operação para mim está clara e nos prazos indicados. O que não está claro é se o acordo está preto no branco porque seria a breve trecho e até agora...
Clint Eastwood

por Àlvaro » 19/11/2020 22:56

trend, se não vier a ser como dizes então isso seria grave porque o que foi comunicado ao mercado foi que a operação seria boa para os atuais acionistas. Acontece que não foi clarificada e o mercado não gosta de incertezas e dá-lhe pancada.

por Jkr1971 » 19/11/2020 22:52

Actual: 237,505,141 accões . Cotação actual: 1,342€. Total: 318.731.899€ valor da empresa. Aumento de capital: 100.000.000 novas ações. Valor que dizem ter avaliado: 750.000.000€. este valor que dizem ter avaliado reflecte se apenas para a compra do 30%do capital e ou fazem o negócio entre eles e restantes accionistas não beneficiam dessa valorização e informam depois de terem concretizado o negócio o aumento de capital a ser para todos. A questão é esta? Engordam só eles e todos sofrem no aumento de capital ou todos beneficiam da suposta valorização e posteriormente assumem todos o aumento de capital????

por Jkr1971 » 19/11/2020 21:37

Penso Em termos numéricos para a engil chegar á avalição feita terá a cotação subir primeiro antes de ser feito aumento de capital. Senão esse valor ficará diluído e em valores globais não chega a empresa a valer esses 750m

por trend=friend » 19/11/2020 21:20

Jkr1971 Escreveu:Isto não foi ainda discutido nem esclarecido por ninguém, nem pela Engil. Está em segredo. No entanto os chineses para entrarem no capital e ficarem com 30% terão de fazer uma opa como agora tem de ser para: CMVM obriga Mário Ferreira a lançar OPA sobre 70% da Media Capital.
Ora a engil dizem ter sido avaliada em mais do dobro do que vale na altura da divulgação da notícia. Para que a cotação lá chegue têm eles primeiro de entrar e comprar a participação e só depois numa assembleia geral é aprovada á posteriori um aumento de capital. É só assim que vejo a cotação a subir aos valores indicados. O aumento de capital não pode ser feito na mesma altura da entrada dos chineses nem antes. Também não podem vender a participação abaixo do valor que foi avaliado. Senão a cotação e o valor da empresa não sobe. Ou como acham que vai ser feita a operação?

Não há cenário de OPA. Deverá haver simplesmente um AC como num cenário de venture capital. Quem quer comprar 30% não consegue no mercado e portanto tem de oferecer mais do que o valor nominal do CS ou do valor em mercado.
Esse prémio de emissão ou ágio é suportado pelo investidor (ou é assim ou não é...) e as restantes posições são diluídas se não acorrerem ao AC.
Daí a posição da família descer para 40%. Que prefere ter 40% de 750m do que a posição actual de 50 e tal ou 60, creio, mas de 300 e tal milhões

Edit: os 750m post money pressupõem portanto uma valorização superior a 2 euros, dado o número de ações . Se ainda não chegou lá é porque provavelmente a incerteza/silêncio actuais permitem duvidar sobre a concretização da operação. E assim, quem acredita, se a operação ocorrer e o preço de mercado tender a aproximar-se dos 2 euros e tal, pode também receber um prémio. Se não se concretizar lá terá de levar com a decepção
Clint Eastwood

por Jkr1971 » 19/11/2020 20:58

Isto não foi ainda discutido nem esclarecido por ninguém, nem pela Engil. Está em segredo. No entanto os chineses para entrarem no capital e ficarem com 30% terão de fazer uma opa como agora tem de ser para: CMVM obriga Mário Ferreira a lançar OPA sobre 70% da Media Capital.
Ora a engil dizem ter sido avaliada em mais do dobro do que vale na altura da divulgação da notícia. Para que a cotação lá chegue têm eles primeiro de entrar e comprar a participação e só depois numa assembleia geral é aprovada á posteriori um aumento de capital. É só assim que vejo a cotação a subir aos valores indicados. O aumento de capital não pode ser feito na mesma altura da entrada dos chineses nem antes. Também não podem vender a participação abaixo do valor que foi avaliado. Senão a cotação e o valor da empresa não sobe. Ou como acham que vai ser feita a operação?

por Flecha1966 » 19/11/2020 20:19

espero apanhá-la a 1,25/1,27€ dentro da próxima semana. quanto ao resto ainda é cedo para confirmar a noticia dos chineses. Mas sim penso de não deve servir de muito...bem isto com os dados que temos neste momento.

Registado: 23/7/2013 11:42

por Pageup » 19/11/2020 19:37

JMramos, no gráfico esquece aquela subida que não se vai repetir mais, o negócio dos chineses está mais que incorporado, e descontado já n´ão é surpresa para ninguem, surpresa foi naquele dia...agora no gráfico corta ali 5 dias e liga a descida, amanhã logo confirmas o que te digo.

Nota: Nada esta garantido quando sair a noticía da china, até pode fazer cair, basta falar em aumento de capital :wall: :wall:

A mota com tantas obras e 5k de prejuízo, está tudo dito....é como jogar a roleta russa, mas admito que tb ando nela, não me posso é queixar quando levo, por esse motivo fico a ver TV.

por nunoand99 » 19/11/2020 19:31

Bom,

Eu pelo contrário apanhei hoje de manhã umas a 1,376€, naquilo que é a primeira entrada daquilo que se espera mais uma longa série de entradas.

Era bom sinal, que elas só se tornam longas (ou o muro alto como eu ouvi aqui no outro dia :) ) quando é upa upa.

Se for para descer, não volto a comprar nada a não ser perto da M20 :shame:

Saudações & Bons Negócios.

P.S. Atenção a estes 1,374€. No gráfico semanal são um numero importante, e amanhã é Sexta Feira. Se fecha abaixo dos 1,374€ parece-me a morte do momentum.

Registado: 16/5/2005 21:38

por forza algarve » 19/11/2020 19:23

Ótimo o empate entre ursos e touros durante as últimas horas.
Quem queria sair provavelmente já o fez hoje.

Registado: 25/2/2019 17:26

por Jmramos » 19/11/2020 19:14

Será coincidência :-k :-k :-k
Anexos
mota.png

Registado: 29/11/2007 4:19

por Jmramos » 19/11/2020 16:38

meu amigo isto de bolsa não te esqueças é um jogo.... e muito manhoso.... quê entraste a 28/29 outubro... isso não e daytrading... ganho de 40 centimos.... muito bom....

lita[/quote]
A quem o dizes, claro que é um jogo e como tal cada um tem o seu perfil.
O meu é equacionar todos os cenarios e actuar da melhor posivel. Embora respeitando os outros, pois ninguem é igual a ninguem

Registado: 29/11/2007 4:19

por Pageup » 19/11/2020 15:41

Eu não acho nada estranho, é uma finta que acontece diariamente com muitas açoes, sobem uma nica depois caem, outras vezes caem uma nica e depois sobem por ai acima, o 1 movimento junto a abertura não quer dizer nada, são umas fintas....as vezes penduram malta. Vou voltar a minha jardinagem que estava em atraso, comprar mota :shame: :shame: só para a semana ainda tem muito espaço para corrigir. Só já venho espreitar o fecho.

por lito » 19/11/2020 15:15

Àlvaro Escreveu:lito, aqui nunca há verdades absolutas, nem perto disso. Há, na verdade, uma possibilidade interm+edia de grande risco que consiste em acreditar na diagonal ascendente que parece estar a formar-se. Nesse caso deveria haver entrada em 1.35. Mas o risco está lá, se o dax não furar e não for para cima é uma entrada em falso. Mas... nada de convencimentos que este Mundo é falso como Judas. Repara como está a fazer a paradinha talvez à espera da abertura dos States. Quando acordam mal dispostos enquanto não tomam o pequeno almoço é só chatice.

ela hoje já se constipou 4%.... acho um pouco estranho a sua abertura 1,42€....

lita

Registado: 29/11/2007 9:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Burbano, Google Adsense [Bot], hugob0ss, m-m, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 234 visitantes