CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Desculpa o rabisco mas aqui só tenho um laptop.
Nós nunca vamos poder testar o que teria ocorrido em Abril se não tivessemos agido dura e prontamente em Março. Podemos quanto muito estimar, melhor ou pior, será uma estimativa o que vai preencher aqueles pontos de interrogação.
E sabemos o que está a acontecer hoje com amplas medidas e quando já estamos muito melhor preparados.
Medidas destas devem ser vistas e avaliadas no seu próprio contexto no tempo, outra coisa não tem qualquer validade/interesse. Foi uma medida preventiva, tomada para "evitar o pior" (o que ocorreu, por exemplo, na Lombardia). E o que hoje se pode constatar é que foi justificada e muito provavelmente bem ajuizada. A ideal? Provavelmente não e hoje se voltassemos atrás (com mais informação) muito possivelmente não fazíamos exactamente o mesmo. Mas isso (esses ajustes) é porque hoje temos informação que na altura não tinhamos.
Nós nunca vamos poder testar o que teria ocorrido em Abril se não tivessemos agido dura e prontamente em Março. Podemos quanto muito estimar, melhor ou pior, será uma estimativa o que vai preencher aqueles pontos de interrogação.
E sabemos o que está a acontecer hoje com amplas medidas e quando já estamos muito melhor preparados.
Medidas destas devem ser vistas e avaliadas no seu próprio contexto no tempo, outra coisa não tem qualquer validade/interesse. Foi uma medida preventiva, tomada para "evitar o pior" (o que ocorreu, por exemplo, na Lombardia). E o que hoje se pode constatar é que foi justificada e muito provavelmente bem ajuizada. A ideal? Provavelmente não e hoje se voltassemos atrás (com mais informação) muito possivelmente não fazíamos exactamente o mesmo. Mas isso (esses ajustes) é porque hoje temos informação que na altura não tinhamos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ricardmag, como é que estarmos pior agora quando:
- os hospitais e a população estão mais apetrechados depois de meses de preparação
- quando existe um muito superior sistema de testes/rastreio
- quando já existem novas soluções de tratamento que não existiam em Março/Abril
- etc
isto é, imenso melhorou face a (ou simplesmente nem existia em) Março/Abril e mesmo assim é o que se está a ver.
E tu concluis que o que se fez em Março foi exagerado?
- os hospitais e a população estão mais apetrechados depois de meses de preparação
- quando existe um muito superior sistema de testes/rastreio
- quando já existem novas soluções de tratamento que não existiam em Março/Abril
- etc
isto é, imenso melhorou face a (ou simplesmente nem existia em) Março/Abril e mesmo assim é o que se está a ver.
E tu concluis que o que se fez em Março foi exagerado?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Desde já obrigado pelo destaque e pelo trabalho que lhe dei.
Queria só apontar umas coisitas ao seu decoro.
Para começar nunca disse que não se devia fazer nada, percebeu! Respeito por favor, mentiras não.
Segundo não retiro uma vírgula ao que disse nessa altura porque foi o que aconteceu e em certa medida está a acontecer outra vez. A prova que foi exagerado na altura é que agora que estamos pior não se pensa em fechar a economia, pelo menos é o que dizem os políticos.
Cumprimentos e tenha mais calma, não necessita de falar nesse tom que lhe faz mal. Obrigado
Queria só apontar umas coisitas ao seu decoro.
Para começar nunca disse que não se devia fazer nada, percebeu! Respeito por favor, mentiras não.
Segundo não retiro uma vírgula ao que disse nessa altura porque foi o que aconteceu e em certa medida está a acontecer outra vez. A prova que foi exagerado na altura é que agora que estamos pior não se pensa em fechar a economia, pelo menos é o que dizem os políticos.
Cumprimentos e tenha mais calma, não necessita de falar nesse tom que lhe faz mal. Obrigado
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:Dizer que está descontado parece me um completo exagero. Enquanto o r e a percentagem de positivos se manter estável penso que não está descontrolado.
Não está? Tens a certeza? Sem duvida que está "estável" desde há uma/duas/três...semanas...basta olhar para os números...enfim
Tinhas que passar um dias nos hospitais, presenciares na linha da frente o que eles estão a passar...quer pacientes, quer profissionais..só ai terias a noção da realidade e do grau de risco e perigos deste virus.
Com as medidas implementadas recentemente, notam-se algumas alterações no comportamento dos Portugueses...nas cidades o movimento já não é o mesmo. Vamos ver se isso ajuda...
Mesmo sem confinamento e com este aumento exponencial de infectados e a enorme pressão no sistema de saúde, a economia infelizmente não se vai livrar das consequenciais. A Europa só tem é que injecta dinheiro...
Na Europa e não só, como já se percebeu que não se consegue tratar dos dois problemas ao mesmo tempo, saúde e economia, pois hábitos sociais que o vírus a"agradece", sem disciplina, rigor..O que interessa é a libertada etc... Não são tempo para isso.
Para mim a pandemia está descontrolada, pois já não se consegue controlar as focos de contágio, agora é tentar implementar medidas para atenuar a curva.
Para mim depende e muito da população, isto é de todos nós. mas existe um parte da população que está preocupada com a liberdade...outro não entendem e outros não querem entender...
E mais, é preciso percebe que já foram reforçados profissionais, equipamentos, as camas nos internamentos e UCI, etc; nos hospitais pelo Pais fora, após inicio da Pandemia e mesmo assim parece que não chega...é preciso ter isso em conta...Nada está como antes. É que isso cria a certas pessoas mais uma ilusão...
ricardmag Escreveu:Não percebo porque não se recorre mais aos privados para aliviar os hospitais para outras doenças que estão a ser esquecidas como se pode ver pelo excesso de brutal de mortes não civis deste ano.
Isso já está a acontecer, admito que seja pouco...mas isso certamente é porque não existe entendimento entre a partes (questão de cifrões) deduzo...alias já estão a receber também doentes covid.
Tenho ideia que tb eras daquele que ignorava a Pandemia...afinal isso é preciso?
Coloquem a normalidade do dia a dia do pré covid...que iram verificar como ficaria o estado da situação...
Alias nem era preciso ter feito nada em março...certo? Afinal isto não é nada de grave...é "banal", é o "medo exagerado", "histeria social"...
Tenham respeito pelo virus e pela Pandemia...no mínimo!
Só vou colocar isto :
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1559380#p1559380ricardmag Escreveu:É mais difícil acertar no euro milhões do que no estado que estávamos.
E não é falar depois de ver, eu sempre disse que havia medo exagerado e histeria social. Quem não quer ficar em casa e receber uma tensa ?
Estava fácil de ver pelos dados das hospitalizações e internamentos em uci que não estávamos no pior dos casos, nem perto.
Volto a repetir, com os dados que tínhamos não se justificava a reação desproporcional, isso está a ser provado.
Custa assim tanto admitir que foi um erro fechar o país quase todo ? E ainda por cima faze-lo com injustiças sociais, levando a concluir que existem portugueses de primeira e de segunda ? Tenham noção
E agora não percebes? Estás preocupado com "excesso de brutal de mortes"? Contigo, tal como outros não se tinha feito nada...morriam mais pessoas e a própria economia parava...
Esse excesso que está a acontecer é consequência da Pandemia e a incapacidade de se tratar todos! Muitas tb evitaram os hospitais, etc e pelo que se verifica até faz seu sentido...temos profissionais infectados e temos um virus perigoso.
Como se verifica, por incapacidade (infelizmente) neste momento já se tem muitas dificuldades em tratar os pacientes com covid, infelizmente estando-se a adiar cirurgias, etc...porque não tem capacidade para tratar todos! Ou vais deixar as pessoas com problemas respiratórios morrer? Elas tem que ser acompanhados de imediato.
O mais grave no meio dsito tudo é certas pessoas não ter a noção da realidade...
Ninguém falou disso, isto foi uma resposta a outro participante, que sugeria parar tudo e pagar.
Eu peguei na ideia, porque acho inevitável que algo do género terá que ocorrer.
Vamos ver: onde está o aplanar da curva?????
Quanto mais tempo ficarmos em crescimento acelerado, mais difícil fica para atingir números razoáveis.
Perante o colapso dos sistemas de saúde, acabarão por tomar outras medidas.
Abr.
dl
Eu peguei na ideia, porque acho inevitável que algo do género terá que ocorrer.
Vamos ver: onde está o aplanar da curva?????
Quanto mais tempo ficarmos em crescimento acelerado, mais difícil fica para atingir números razoáveis.
Perante o colapso dos sistemas de saúde, acabarão por tomar outras medidas.
Abr.
dl
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
djovarius, não há nada que aponte para esse confinamento, nem estou a ver de onde vem essa ideia, pois nem os seviços de saúde falam disso.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Boas,
Artista, eu estava certo, infelizmente.
Mas será que só eu é que via?
Não, todos os responsáveis viam e assobiavam para o lado.
Agora querem esconder que fizeram tudo errado.
Já em Março, começaram tarde e acabaram cedo. Uma coisa era reabrir a Economia e os negócios, outra coisa era facilitar.
Podíamos ter melhorado e posto a epidemia quase a zero logo em Junho.
O que é demais é cometer os mesmos erros: o vírus estava ainda à solta, havia turistas, havia movimentação de pessoas.
Teriam que ter preparado os meios e as medidas para evitar este nível elevado de contágios. Sabiam que a partir de Setembro ia piorar.
Tudo atrasado no planeamento e na alocação de meios, agora correm atrás do prejuízo.
Já tenho dito aqui o que teria sido correto, bastava ver como fizeram na Ásia e Oceânia.
Só se pode ganhar esta guerra com "full deployment", rápido e em força.
Caso contrário, deixem de criticar outros, como a América, Suécia, etc... Se formos ver casos e mortos per capita estamos agora pior que muitos que criticávamos antes.
Concordo com a ideia de parar tudo em Janeiro e Fevereiro em toda a UE e pagar com o orçamento comunitário os salários e os subsídios durante esses dois meses, que são os mais fracos para a Economia, porque só assim se pode travar estes contágios.
Mais cedo ou mais tarde alguém virá com esta ideia.
Abraço
dj
Artista, eu estava certo, infelizmente.
Mas será que só eu é que via?
Não, todos os responsáveis viam e assobiavam para o lado.
Agora querem esconder que fizeram tudo errado.
Já em Março, começaram tarde e acabaram cedo. Uma coisa era reabrir a Economia e os negócios, outra coisa era facilitar.
Podíamos ter melhorado e posto a epidemia quase a zero logo em Junho.
O que é demais é cometer os mesmos erros: o vírus estava ainda à solta, havia turistas, havia movimentação de pessoas.
Teriam que ter preparado os meios e as medidas para evitar este nível elevado de contágios. Sabiam que a partir de Setembro ia piorar.
Tudo atrasado no planeamento e na alocação de meios, agora correm atrás do prejuízo.
Já tenho dito aqui o que teria sido correto, bastava ver como fizeram na Ásia e Oceânia.
Só se pode ganhar esta guerra com "full deployment", rápido e em força.
Caso contrário, deixem de criticar outros, como a América, Suécia, etc... Se formos ver casos e mortos per capita estamos agora pior que muitos que criticávamos antes.
Concordo com a ideia de parar tudo em Janeiro e Fevereiro em toda a UE e pagar com o orçamento comunitário os salários e os subsídios durante esses dois meses, que são os mais fracos para a Economia, porque só assim se pode travar estes contágios.
Mais cedo ou mais tarde alguém virá com esta ideia.
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Se o caos não está instalado, deve estar a caminho.
Inclusive, nas medidas que são tomadas e as suas explicações. Ainda não percebi, algumas delas. Li alguém revoltado porque não podia ir ter com a mulher porque estava num dos 121 concelhos e ele não, mas para restaurantes e espectáculos já é possivel deslocarem-se. Já estou na mesma, estou num concelho "livre" e não sei se posso deslocar-me a casa da namorada e ter que passar por 2 concelhos condicionados, sem me sentir um criminoso, e reenviado para trás se for controlado.
No meio desta confusão toda e tragédia, ninguém fala do desinvestimento na saúde que houve nos últimos anos antes disto. Ou melhor, o governo diz que houve, mas todo o resto diz que não. Terão sido as famosas cativações? Gasta, mas não gasta. Não é a melhor altura para discutir isso, mas as respostas e responsabilidades deviam ser dadas com as respectivas "recompensas".
Já agora, porque é que de um momento para o outro se passou a falar tão pouco da China e países asiáticos? Seja para o bem ou para o mal, é estranho. Que alguns não queiram sabemos, que os outros se calem... é esquisito.
Inclusive, nas medidas que são tomadas e as suas explicações. Ainda não percebi, algumas delas. Li alguém revoltado porque não podia ir ter com a mulher porque estava num dos 121 concelhos e ele não, mas para restaurantes e espectáculos já é possivel deslocarem-se. Já estou na mesma, estou num concelho "livre" e não sei se posso deslocar-me a casa da namorada e ter que passar por 2 concelhos condicionados, sem me sentir um criminoso, e reenviado para trás se for controlado.
No meio desta confusão toda e tragédia, ninguém fala do desinvestimento na saúde que houve nos últimos anos antes disto. Ou melhor, o governo diz que houve, mas todo o resto diz que não. Terão sido as famosas cativações? Gasta, mas não gasta. Não é a melhor altura para discutir isso, mas as respostas e responsabilidades deviam ser dadas com as respectivas "recompensas".
Já agora, porque é que de um momento para o outro se passou a falar tão pouco da China e países asiáticos? Seja para o bem ou para o mal, é estranho. Que alguns não queiram sabemos, que os outros se calem... é esquisito.
- Registado: 7/2/2018 17:57
ricardmag Escreveu:Dizer que está descontado parece me um completo exagero. Enquanto o r e a percentagem de positivos se manter estável penso que não está descontrolado.
Não percebo porque não se recorre mais aos privados para aliviar os hospitais para outras doenças que estão a ser esquecidas como se pode ver pelo excesso de brutal de mortes não civis deste ano.
Como é evidente ! E não é so quando as UCIS apertam que declara o CAOS !
O caos está instalado hà muito tempo, uma vez que as consultas, diagnosticos e cirurgias foram adiada !
Neste annus Horribilis de COVID, vamos chegar ao final de 2012 com uma yaxa abaixo dos 11,5 mortes por mil habitantes enquanto no ano anterior ficámos com 10,9 !
O que é mais grave é que este astronómico crescimento, é principalmente justificado pot causas náo justificáveis ( dizem eles !)
Colaboração com privados
Recurso e levantamente de todos pos profissionais no ativo e na reforma / reserva
Horas extraordinárias e fins de semana com flexibilidade de horários para pessoal médico
Forçagem de exclusividade para os médicos SNS que acumulam privado e clinicas;
Recurso a tecnologias de videovigilância para apoio do apoio médico;
São pequenos exemplos daquilo que permite aumentar a capacidade de resposta em tempos de emergència.
Talvez não sejam medidas muito constitucionais, mas a "dita pandemia" também não é !
Se fosse uma pandemia à séria, estavamos todos bem tramados com esta gestão !
Quanto a números fivulgados de Rrrrrrrrrrrrrrrrrr e testes, nem os comento !
Apenas dizer que se assistiu ao primeiro surto nas prisões ! Maravilhoso mundo da pandemia estatistica !
SE testaren à séria as prisóes saltavam surtos como pipocas !
Futebol profissional - IMPUNIDADE de GRUPO !
- Registado: 23/11/2011 21:02
Dizer que está descontado parece me um completo exagero. Enquanto o r e a percentagem de positivos se manter estável penso que não está descontrolado.
Não percebo porque não se recorre mais aos privados para aliviar os hospitais para outras doenças que estão a ser esquecidas como se pode ver pelo excesso de brutal de mortes não civis deste ano.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Posso estar enganado mas está completamente descontrolado. A história do "têm de ficar em casa mas podem sair" não vai funcionar.
Devia haver confinamento durante uma a duas semanas para tentar controlar a coisa e depois tentar fazer reset mas com regras apertadas (mas regras apertadas mesmo a doer). Como está descontrolado já não se controla sem parar o país. Com 50 mortes por dia e tendência a aumentar fica dificil.
Uma coisa que me lembrei e como não tenho capacidade de compreender questiono aqui.... Não ficamos em casa pois a economia não pode parar. Ok eu percebi isso mas com tanto dinheiro a vir da europa porque não se para durante 3 semanas (ou outro prazo) e com esse dinheiro que nos chega tentar pagar os ordenados do sector privado e publico desse periodo? Para-se o tempo suficiente para controlar este descontrolo e depois retoma-se mas com regras bem definidas e apertadas (como paises da asia)
Não se riam de mim por muito disparatado que seja mas não foi o Boris e o Trump que enviaram cheques às familias??
Devia haver confinamento durante uma a duas semanas para tentar controlar a coisa e depois tentar fazer reset mas com regras apertadas (mas regras apertadas mesmo a doer). Como está descontrolado já não se controla sem parar o país. Com 50 mortes por dia e tendência a aumentar fica dificil.
Uma coisa que me lembrei e como não tenho capacidade de compreender questiono aqui.... Não ficamos em casa pois a economia não pode parar. Ok eu percebi isso mas com tanto dinheiro a vir da europa porque não se para durante 3 semanas (ou outro prazo) e com esse dinheiro que nos chega tentar pagar os ordenados do sector privado e publico desse periodo? Para-se o tempo suficiente para controlar este descontrolo e depois retoma-se mas com regras bem definidas e apertadas (como paises da asia)
Não se riam de mim por muito disparatado que seja mas não foi o Boris e o Trump que enviaram cheques às familias??
- Registado: 8/3/2014 19:34
djovarius Escreveu:Eh pa, hoje mais 5.550 casos por cá.
Eu já sabia que as coisas iam piorar em relação a Março / Abril, mas não desta maneira.
Quer dizer: houve tempos em que 400 casos por dia era considerado razoável e gerenciável, mas agora são dez, doze vez mais por dia.
Desta maneira, vamos ficar em Estado de Emergência muito tempo e, se calhar, vamos ter recolher obrigatório e outras restrições![]()
dj
lembro-me de escreveres isso e eu achar que não ficariamos piores porque hoje conhecemos o virus e temos já muitos procedimentos que reduzem o contágio... estava bem enganado, foi rápido e tenho receio que isto se descontrole por completo... se é que não está já!?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Para quem tem acompanhado a evolução da Pandemia e o que nos rodeia no dia-a-dia...os números infelizmente não surpreendem...a não ser para quem ignora o vírus ou anda distraído.
Cada vez mais aumenta a pressão no sistema nacional de saúde, alias como na Europa, é muito triste...nem quero imaginar como devem estar os que estão a linha da frente e nos hospitais em geral...pois condiciona tudo, covid e não covid. Tal como os do INEM, Bombeiros, etc..
Com esta pressão (infelizmente), "todos" passamos a ser factor de risco, pois qualquer um de nós pode precisar de recorrer as urgências de um hospital a qualquer momento, seja qual for o motivo....ter que aguardar horas e horas para ser atendido...estamos a falar de uma urgência. Ou seja, passamos para uma situação de factor Sorte. É uma realidade! Pois não há capacidade! E pelo que "sabemos" foram aumentados as camas dos internamentos e salvo erro tb em UCI desde o inicio da Pandemia, é preciso também perceber isso e mesmo assim...
Ao aumentar de um lado retira do outro, pois a manta é curta, pois os hospitais não esticam, logo implementação de hospitais de campanha.Outro problema é a capacidade de profissionais de saúde de doenças respiratórias, é limitada, pois não nascem da noite para o dia. Os que estão na linha da frente, deduzo que estejam exaustos...
“Não somos robôs e precisamos de ajuda”: Enfermeira conta cenário caótico no Hospital de Penafiel : https://www.cmjornal.pt/sociedade/detal ... e-penafiel
"Estamos a assistir a uma desgraça." Relatos do dia a dia no Hospital de Penafiel" : https://observador.pt/especiais/estamos ... -penafiel/
Hospital de Penafiel: "Estamos a enganar as pessoas, não temos capacidade para as assistir" :
Elísio Badoni, enfermeiro do Serviço de Urgência, relata a situação caótica que se vive e as más condições de higiene e conforto em que os doentes ali ficam internados, mais do que um dia. Não tem pudor em apontar: "Ninguém pode dizer que fomos apanhados desprevenidos, isso é que revolta." : https://www.sabado.pt/ciencia---saude/d ... GDETOUTRAS
Penafiel. Contratação de mais 15 profissionais é "insuficiente”, diz Ordem dos Médicos. Ministra garante que internados diminuíram : https://observador.pt/2020/11/05/penafi ... iminuiram/
Sinceramente a pressão vai continuar a aumentar...por covid e não covid...
vamos ver se com as medidas implementadas vai ajudar ou não...o principal é todos nós cumprir com as recomendações : distanciamento social (especialmente entre famílias, amigos e colegas), etiqueta respiratório, uso de mascara, desinfecção da mãos, etc, penso que o mais importante passa por ai...problema é por em pratica...já se nota que o movimento nas Cidades se alterou novamente...pode ser um sinal positivo...mas que infelizmente vai ter implicações na economia. Mas o que se tem observado é que só com medidas é que se consegue inverter a curva, tanto cá como na Europa...Este vírus é que provoca tudo isto.
Cada vez mais aumenta a pressão no sistema nacional de saúde, alias como na Europa, é muito triste...nem quero imaginar como devem estar os que estão a linha da frente e nos hospitais em geral...pois condiciona tudo, covid e não covid. Tal como os do INEM, Bombeiros, etc..
Com esta pressão (infelizmente), "todos" passamos a ser factor de risco, pois qualquer um de nós pode precisar de recorrer as urgências de um hospital a qualquer momento, seja qual for o motivo....ter que aguardar horas e horas para ser atendido...estamos a falar de uma urgência. Ou seja, passamos para uma situação de factor Sorte. É uma realidade! Pois não há capacidade! E pelo que "sabemos" foram aumentados as camas dos internamentos e salvo erro tb em UCI desde o inicio da Pandemia, é preciso também perceber isso e mesmo assim...
Ao aumentar de um lado retira do outro, pois a manta é curta, pois os hospitais não esticam, logo implementação de hospitais de campanha.Outro problema é a capacidade de profissionais de saúde de doenças respiratórias, é limitada, pois não nascem da noite para o dia. Os que estão na linha da frente, deduzo que estejam exaustos...

“Não somos robôs e precisamos de ajuda”: Enfermeira conta cenário caótico no Hospital de Penafiel : https://www.cmjornal.pt/sociedade/detal ... e-penafiel
"Estamos a assistir a uma desgraça." Relatos do dia a dia no Hospital de Penafiel" : https://observador.pt/especiais/estamos ... -penafiel/
Hospital de Penafiel: "Estamos a enganar as pessoas, não temos capacidade para as assistir" :
Elísio Badoni, enfermeiro do Serviço de Urgência, relata a situação caótica que se vive e as más condições de higiene e conforto em que os doentes ali ficam internados, mais do que um dia. Não tem pudor em apontar: "Ninguém pode dizer que fomos apanhados desprevenidos, isso é que revolta." : https://www.sabado.pt/ciencia---saude/d ... GDETOUTRAS
Penafiel. Contratação de mais 15 profissionais é "insuficiente”, diz Ordem dos Médicos. Ministra garante que internados diminuíram : https://observador.pt/2020/11/05/penafi ... iminuiram/
Sinceramente a pressão vai continuar a aumentar...por covid e não covid...

"Os internistas estão muito cansados." Voluntarismo da primeira vaga desapareceu
Internistas dizem que se no início da pandemia os profissionais de saúde deram "o peito às balas" para ajudar como puderam, agora há muitas dificuldades em recrutar pessoas.
"...Na altura, parece que toda a gente deu as mãos" e, apesar de "a parte de leão" continuasse a ser da Medicina Interna e da Infeciologia, "o que é certo é que os outros apareceram, deram o peito às balas e ajudaram como puderam, e agora temos muitas dificuldades em recrutar pessoas fora destes setores, porque toda a gente foge para a sua área específica e se refugia nela..."
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/o ... m=13001572
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:Se fosse uma ditadura como a China, era muito mais facil.... aqui discute-se a instalação de uma aplicação inócua por causa da privacidade, mas qq um instala n apps com autorização para "controlar" o telemóvel sem qq discussão.
Sim porque seria com uma app que se iria controlar a pandemia.
Não estou muito por dentro da app, mas um dos erros cá é que somos nós próprios em caso de infecção por covid, a colocar a informação na app, quando deveriam ser os profissionais de saúde (médico ou enfermeiro). E porque? Tenho diversos relatos de pessoas que estão infectadas e vão trabalhar, uns por irresponsabilidade, outros porque tem receio de perder o emprego (represálias, perder subsidio alimentação, etc), outros assumir a importância da responsabilidade no trabalho, achar que sendo assintomático ou pré não há problemas ,etc; logo como vai a app funcionar

Pelo que já li, na china é o sistema de saúde que insere a informação e bem. Por exemplo estou infectado e dá-me na tola e vou jantar fora com um amigo infectado ou vários...ao entrar no restaurante existe controlo ...resumido : Já não entramos! Solução Piquenique...
Alias, relatos de pessoas que conheço, organizam-se jantares em que se sabe que um ou outro está infectado e há jantar na mesma.
“Aqui não se questiona. Cumpre-se.” Português repatriado em fevereiro regressou a Wuhan"
Na China, acredita-se que a aplicação para telemóveis ajudou muito a controlar a pandemia. Luis Estanislau, treinador de futebol na China, vai ficar isolado com a equipa, longe da família, até ao fim do campeonato
Foi no primeiro fim de semana de fevereiro que um grupo de cerca de duas dezenas de portugueses emigrados na China voltou a Portugal. Um repatriamento motivado pela pandemia de Covid-19, com origem na cidade onde viviam: Wuhan, na província chinesa de Hubei.
Nas duas semanas seguintes, foram obrigados a cumprir quarentena e só depois puderam juntar-se às famílias. Entre eles, estava Luis Estanislau. O português, treinador de futebol, ficou em Portugal praticamente seis meses, mas em julho regressou à China, e está de novo a treinar.
A partir do continente asiático, Estanislau conta à TSF que teve de fazer 15 dias de quarentena na primeira cidade chinesa onde o voo fez escala, e só depois pôde seguir para Wuhan.
Uma cidade “completamente igual” a antes da pandemia
Meio ano depois, Luis Estanislau garante que se vive com absoluta normalidade em Wuhan, por estes dias. “À excepção do uso de máscara, que é obrigatório em locais fechados, tudo normalíssimo”. Até nos locais onde habitualmente há mais gente.
Ainda assim, em Wuhan, não há notícia de novas infeções por coronavírus. É à boleia disso, que a conversa resvala para a polémica instalada em Portugal, por causa da intenção do Governo de tornar obrigatória a aplicação “stayaway covid”.
https://www.plataformamedia.com/2020/10 ... u-a-wuhan/
China atribui código QR aos cidadãos para conter coronavírus
O código é gerado por uma aplicação nova que classifica os cidadãos como “verde”, “vermelho”, ou “amarelo” com base no risco de terem contraído o novo cornavírus.
A China está a atribuir um código de QR aos cidadãos — que os identifica como parte dos grupos “verde”, “amarelo” ou “vermelho” — para facilitar o controlo do novo coronavírus (covid-19) no país e acelerar o retorno à normalidade. Funciona como uma espécie de código de barras que é lido através da câmara do telemóvel. O objectivo do Governo de Pequim é alertar os cidadãos em risco de contrair covid-19 que se devem isolar, bem como monitorizar a sua entrada em espaços públicos como estações de metro e centros comerciais.
O código é gerado através da aplicação Alipay Health Code, que foi desenvolvida pela equipa responsável pela Alipay, uma aplicação de pagamentos popular no país que pertence ao mesmo grupo que a gigante tecnológica Alibaba.
“Os códigos de QR, produzidos com a aplicação móvel da Alipay, baseiam-se nas deslocações dos utilizadores nas últimas duas semanas e avalia se os utilizadores visitaram áreas atingidas pelo vírus”, lê-se no comunicado partilhado no site da Comissão Nacional de Saúde da China. As províncias de Zhejiang, Sichuan and Hainan foram as primeiras a adoptar a utilização do QR Code que já é utilizada em mais de 200 cidades chinesas.
A informação é combinada com um inquérito sobre o estado de saúde dos cidadãos. No final, é atribuída uma cor aos utilizadores: verde (se não há motivo para se isolarem), amarelo (necessário sete dias de isolamento), ou vermelho (14 dias de isolamento).
Para entrar em muitos espaços públicos, os cidadãos devem mostrar o código QR da aplicação a “verde”. Segundo um artigo publicado pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua, expressões como “Estás verde hoje?” tornaram-se um código para falar sobre o surto de covid-19.
O resultado está associado a informação que os cidadãos usam para se registarem na aplicação como o nome, número de identidade e número de telemóvel, mas não são revelados mais detalhes sobre o futuro desses dados depois do surto de covid-19.
Mas o governo chinês também já foi criticado...tem os prós e contra sendo ditadura :
"Recentemente, porém, o Governo chinês tem sido criticado por usar tecnologia para tentar travar a informação inicial sobre o surto de coronavírus na cidade de Wuhan, epicentro da doença covid-19. A morte do médico chinês que detectou o surto inicial, e chegou a ser detido no início de Janeiro por espalhar falsos rumores, desencadeou fortes críticas ao Governo de Pequim."
https://www.publico.pt/2020/03/06/tecno ... us-1906462
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
djovarius Escreveu:Ó Pepe, e se isto quiser dizer que este tipo de coronavírus sempre existiu ou há muito que existe na natureza?
Melhor dizendo, no chamado reino animal?
Se for assim, estamos fritos![]()
![]()
Abraço
dj
Olá caro Djovarius,
Sinceramente não sei o que dizer concretamente sobre este assunto.
Mas para se voltar a falar nele...sempre não me parece, "recentemente" (após inicio da Pandemia) sim.
Tenho acompanhado com preocupação e "interesse" este "fenómeno novo" praticamente para todo nós: Pandemia (infelizmente)
O intuito de acompanhar o fórum é aprender com vocês...e da informação que vou recolhendo, assimilar e fazer a minha triagem, do que entendo ser importante e posso estar porventura em linha com a realidade. Porventura/infelizmente já devo ter colocado algum informação que não tenha a sua veracidade, pois ela é tanta e contraditória, logo é tentar montar o "puzzle", E até exagero no que coloco aqui...

Mas o intuito é alertar para a realidade e para os verdadeiros perigos desta Pandemia, apenas e só!
Quanto mais aumentar exponencialmente o contagio na população, pior é, os riscos são maiores...se calhar nesta altura já nada surpreende e que se contagie tudo e mais alguma coisa...entre animal/homem e vice-versa...mas já sou eu a especular.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Referia somente para os últimos 3 dias, que não existiu grande variação. Já há algum tempo que não tinha uma pausa.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Confesso que não percebo bem a tua interpretação. No início de Outubro, estávamos com 105 doentes internados em UCi, hoje estamos com 340... 200% num mês.
Vejam bem,
Eu ando a defender há meses (falei no Verão com 2 deputados do PS e um do PSD) que no início de Setembro poderiam ter preparado, em colaboração com grupos hoteleiros (já falei disto aqui) um esquema para levar infetados não hospitalizados para unidades hoteleiras em todo o país.
Isto facilitava o controlo dessas pessoas, diminuía a necessidade de meios para ajudar estas pessoas, por estarem no mesmo local, dava para alguns lá ficarem em teletrabalho e, importante, ajudava a diminuir o famoso R.
Assim, infetados, ficaram em casa, foram a festas
e o resto já sabemos !!
Agora vamos ficar meses nisto, com custos e consequências ainda por apurar. Enfim.
Abraço
dj
Eu ando a defender há meses (falei no Verão com 2 deputados do PS e um do PSD) que no início de Setembro poderiam ter preparado, em colaboração com grupos hoteleiros (já falei disto aqui) um esquema para levar infetados não hospitalizados para unidades hoteleiras em todo o país.
Isto facilitava o controlo dessas pessoas, diminuía a necessidade de meios para ajudar estas pessoas, por estarem no mesmo local, dava para alguns lá ficarem em teletrabalho e, importante, ajudava a diminuir o famoso R.
Assim, infetados, ficaram em casa, foram a festas

Agora vamos ficar meses nisto, com custos e consequências ainda por apurar. Enfim.
Abraço
dj
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:Se fosse uma ditadura como a China, era muito mais facil.... aqui discute-se a instalação de uma aplicação inócua por causa da privacidade, mas qq um instala n apps com autorização para "controlar" o telemóvel sem qq discussão.
Referi a APP como exemplo da diferença de atitude.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Se interessar a alguém a informação e segundo dados da ARS Algarve:
Aqui no distrito mais a sul, temos agora: 1165 casos ativos, 33 internados em hospitais, dos quais apenas 4 em UCI estando apenas um ventilado.
O reporte fala em 33 óbitos, divergindo da DGS, porque estão incluídas algumas pessoas que aqui pereceram sem serem de cá, houve até um ou outro turista.
dj
Aqui no distrito mais a sul, temos agora: 1165 casos ativos, 33 internados em hospitais, dos quais apenas 4 em UCI estando apenas um ventilado.
O reporte fala em 33 óbitos, divergindo da DGS, porque estão incluídas algumas pessoas que aqui pereceram sem serem de cá, houve até um ou outro turista.
dj
As UCI têm mantido os números o que pelo menos alivia alguma pressão hospitalar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
mais_um Escreveu:Se fosse uma ditadura como a China, era muito mais facil.... aqui discute-se a instalação de uma aplicação inócua por causa da privacidade, mas qq um instala n apps com autorização para "controlar" o telemóvel sem qq discussão.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Marco Martins Escreveu:
Quando os casos estavam nos 200 e foram aumentando até aos 400, aí é que deveriamos ter intervido.
De qualquer forma a ideia com que fico do combate a esta pandemia é de uma gestão fraca!!!
É certo que a dispersão do vírus é um pouco aleatória, mas a prevenção e preparação dos hospitais e centros de saúde já deveria ter acontecido há muito tempo, pois há muito tempo que os médicos e especialistas vêm alertando para o que iria acontecer quando o frio aparecesse!!!
Não se entende que seja preciso os trabalhadores dos hospitais como o de Penafiel virem dizer que não aguentam mais!!!
Temos um exército que tem médicos a tempo inteiro e supostamente deveriamos ter uma equipa já adaptada e treinada para poder intervir e ajudar os hospitais nesta situação de caos!! O problema não se resolve apenas com a movimentação dos doentes de um lado para o outro.... todo o atendimento a utentes e todo o funcionamento do hospital tem de ter um apoio!!! Como uma equipa treinada e um padrão que possa a qualquer momento entrar num hospital e ajudar em várias frentes!
Não se entende como é que nesta altura do campeonato, à hora do almoço de uma sexta-feira , seja exposto um caso de 2 míudos de uma escola , suspeitos de estar contaminados, mas que só vão fazer o teste na segunda-feira!!! Como é possível?!?!
Entendo que uma pandemia é o que é, e como tal existem muitos mais países desenvolvidos com problemas!!!
Mas por outro lado, vejo muitas situações que são clara falta de gestão da nossa parte.
Se fosse uma ditadura como a China, era muito mais facil.... aqui discute-se a instalação de uma aplicação inócua por causa da privacidade, mas qq um instala n apps com autorização para "controlar" o telemóvel sem qq discussão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
freitax Escreveu:
SInceramente essas medidas mais restritivas já deveriam ter sido implementadas, agora acho que já vamos tarde. os hospitais estão no limite.
Se tivessem sido implementadas mais cedo teríamos grande resistência, basta acompanhar este tópico para perceber que há uma minoria de pessoas que teima em desvalorizar o COVID, assim perante evidências tão fortes a resistência será menor, espero eu.[/quote]
A resistência será menor, mas entretanto o caos instalou-se, e começamos a perceber o atraso das medidas pelo crescimento exponencial de casos, mortes e internados nesta última semana[/quote]
Quando os casos estavam nos 200 e foram aumentando até aos 400, aí é que deveriamos ter intervido.
De qualquer forma a ideia com que fico do combate a esta pandemia é de uma gestão fraca!!!
É certo que a dispersão do vírus é um pouco aleatória, mas a prevenção e preparação dos hospitais e centros de saúde já deveria ter acontecido há muito tempo, pois há muito tempo que os médicos e especialistas vêm alertando para o que iria acontecer quando o frio aparecesse!!!
Não se entende que seja preciso os trabalhadores dos hospitais como o de Penafiel virem dizer que não aguentam mais!!!
Temos um exército que tem médicos a tempo inteiro e supostamente deveriamos ter uma equipa já adaptada e treinada para poder intervir e ajudar os hospitais nesta situação de caos!! O problema não se resolve apenas com a movimentação dos doentes de um lado para o outro.... todo o atendimento a utentes e todo o funcionamento do hospital tem de ter um apoio!!! Como uma equipa treinada e um padrão que possa a qualquer momento entrar num hospital e ajudar em várias frentes!
Não se entende como é que nesta altura do campeonato, à hora do almoço de uma sexta-feira , seja exposto um caso de 2 míudos de uma escola , suspeitos de estar contaminados, mas que só vão fazer o teste na segunda-feira!!! Como é possível?!?!
Entendo que uma pandemia é o que é, e como tal existem muitos mais países desenvolvidos com problemas!!!
Mas por outro lado, vejo muitas situações que são clara falta de gestão da nossa parte.
- Registado: 7/4/2007 17:13
mais_um Escreveu:freitax Escreveu:djovarius Escreveu:Eh pa, hoje mais 5.550 casos por cá.
Eu já sabia que as coisas iam piorar em relação a Março / Abril, mas não desta maneira.
Quer dizer: houve tempos em que 400 casos por dia era considerado razoável e gerenciável, mas agora são dez, doze vez mais por dia.
Desta maneira, vamos ficar em Estado de Emergência muito tempo e, se calhar, vamos ter recolher obrigatório e outras restrições![]()
dj
SInceramente essas medidas mais restritivas já deveriam ter sido implementadas, agora acho que já vamos tarde. os hospitais estão no limite.
Se tivessem sido implementadas mais cedo teríamos grande resistência, basta acompanhar este tópico para perceber que há uma minoria de pessoas que teima em desvalorizar o COVID, assim perante evidências tão fortes a resistência será menor, espero eu.
A resistência será menor, mas entretanto o caos instalou-se, e começamos a perceber o atraso das medidas pelo crescimento exponencial de casos, mortes e internados nesta última semana
- Registado: 16/4/2011 14:51
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Gold Stock, Google [Bot], Manchini888, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Punitor, Shimazaki_2, Sinedrio, trend=friend, trilhos2006 e 301 visitantes