Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Grupo Espírito Santo estava falido cinco anos antes do seu c

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Grupo Espírito Santo estava falido cinco anos antes do s

por Artista Romeno » 15/7/2020 16:56

Este caso do bes foi uma licao barata porque nao meti um centimo. Como disse o primvs so percebi que o bes ia explodir aquando dos prejuizos de 3 bi 5 dias antes do fim. até aí acreditava que nao. A licao a retirar é que quando ha pessoas com suspeita de fraude na gestao nem se deve tocar.
nao sei se sabem mas ha para ai gente acusada que continuou em funcoes por bom tempo no nb...nem romenia é, quiça Bangladesh ou venezuela
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Celsius-reloaded » 15/7/2020 15:14

BearManBull Escreveu:Os gestores de topo portugueses estão a par dos políticos, farinha do mesmo saco.

Tudo isto em parte devido ao miserável sistema de justiça português que o povo insiste em fechar os olhos.

O que está em causa é uma burla monstruosa, apenas permitida por uma teia de pessoas com interesses concordantes e com a permissividade do sector politico, regulador e auditor.

Mesmo no sector do jornalismo houve o cultivo de uma aura de perfeição associada aos bes e ao ges. Mais, quem ousasse sair da linha, teria sido trucidado.

Não existe sector judiciário no universo que, sem denuncias, sem indicios, sem nada, conseguisse travar o que quer que fosse. Esse papel pertence aos auditores e aos reguladores.

A narração que vi desde ontem à noite assemelha-se à burla do Madoff, num nivel mto mais profissional! Recordo que o Madoff só foi condenado tão rápido - mesmo assim durou algum tempo - pq confessou, manifestamente nk contando que iria ficar encarcerado para o resto da vida.
Editado pela última vez por Celsius-reloaded em 15/7/2020 15:17, num total de 1 vez.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Primvs » 15/7/2020 15:06

Ja passaram 6 anos e nao consigo ler logs de conversa com 6 anos com pessoas que falo muitas vezes. Mas se a memoria nao me falha, eu soube disso do BPI porque estavamos em conversa sobre o GES e ele referiu que um gestor Private do BPI tinha ligado a uma pessoa proxima dele para por 200 ou 250 mil em obrigações do Universo GES (não posso precisar quais foram).

Vou confirmar isso e depois volto à fala.

Agora...isso das acusações graves tem muito que se lhe diga e especialmente no Universo da Banca. Fui funcionario BES ate Agosto de 2009 e sei muito bem o que vinha do topo para a rede, as vezes exponenciado por diretores ansiosos de mostrarem numeros e sei que muitos colegas nem sabiam o que estavam a fazer e mesmo que soubessem, é super dificil contrariar essas ordens que vinham de cima.

Sei, porque tenho amigos e conhecidos em todos os bancos em Portugal (e também porque sou bancario) que não há virgens neste negocio e os poucos que os tentam ser são trucidados.

Sei, que por comportamentos institucionais e particulares, o DMIF tem sido alterado para ser cada vez mais exigente para parar com essas situações, mas apenas as tem dificultado e que nao cessaram; nao tivesse eu ido com uma senhora amiga de familia a um banco em Portugal para cancelar a subscrição de um estruturado complexo a uma senhora com a 4ªclasse e mais de 80 anos.

Por isso, quando me refere que faço acusações graves, sei do que falo e sei que todos têm telhados de vidro.
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Marco Martins » 15/7/2020 14:57

O facto do BES estar falido há 5 anos antes da sua resolução, não me parece problema!!! Afinal de contas, temos tantos casos iguais, em bolsa e fora de bolsa!
Por exemplos a TAP (certamente já está falida há algum tempo), os clubes que praticamente todos têm a SAD falida e continuam cotados e mais exemplos certamente existem.

O que me incomoda neste caso do BES (embora seja um processo muito complexo) é toda a demora para incriminar os dirigentes...
Por exemplo o ex presidente do SLB (Vale e Azevedo) foi preso e quando ia sair, prenderam-no novamente por outro crime...

Na relação com os partidos políticos também há muitas empresas que deveriam ser investigadas, mas para haver mais transparência nos financiamentos, o estado deveria ser o único a patrocinar os partidos (através da RTP e rádios e através de dinheiro que seria igual para todos os partidos, variando apenas com a quantidade de votos obtidos).

De qualquer forma, é sempre bom que a justiça funcione... mesmo quando demorada.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Pata-Hari » 15/7/2020 14:47

Primvs Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:
Primvs Escreveu:Comprou porque quis. Eu uns 3 ou 4 meses antes já dizia que o BES ia falir e expliquei como e com que contas.

Até foi um belo despique com o Artista Romeno na altura.

Mas a aura Espirito Santo sempre toldou mentes mais racionais!!!!!

Uma das coisas mais giras que agora é finalmente fechada com a acusacao é que o BPI fez relatórios para o BP a mostrar que o ESFG estava falido mas depois andava a colocar Obrigações nos clientes...

Se eu fosse cliente BPI e tivesse ficado entalado...ia haver bronca da grossa.

Mas pronto...foi o BPI e muitos. Tenho pena de quem ficou sem dinheiro.

Tens a noção que a acusação que estás a fazer ao BPI é extremamente grave e, tanto quanto sei - e até sei alguma coisa - absolutamente e totalmente falsa. Esse tipo de afirmações genéricas e sem qualquer prova é matéria para processos legais complexos.

Nao é acusação. É facto. Deu em várias reportagens. Salvo erro e após uma pesquisa rápida pela net, relatório do BPI sobre o BES em Maio de 2013. Fica aqui o link https://sicnoticias.pt/programas/assalt ... obre-o-BES

Antes de dizer que sao afirmações genericas e sem qualquer prova...devia questionar-me primeiro porque disse isto.

Essa noticia diz que o BPI entregou um relatório explosivo sobre o BES. A tua grave acusação é dizer que o BPI estava simultaneamente a vender BES aos seus clientes, não é afirmar que o BPI "levantou" a lebre. A minha experiência é a oposta: o BPI chamou sistematicamente e durante tempo prolongado à atençao para a situação e à atenção para a sugestão de venda dos títulos aos clientes que os tinha em carteira. Essa tua acusação é grave.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Diacono » 15/7/2020 14:44

manilha3 Escreveu:Caso o Banco de Portugal e a CMVM também fossem acusados de um crime que fosse,não faltariam deduções de pedidos cíveis dos pequenos accionistas e demais lesados no âmbito do processo crime que vai durar até ás calendas...

E? Por cá ha um provérbio que diz que tanto é ladrão aquele que vai à quinta como aquele que fica à porta.
Para que servem supervisores de vistas tapadas? São um exemplo gravíssimo de incompetência extrema. Não sei como descrever a postura de ambas as entidades mencionadas...é chocante e escandalosa a facilidade com que vão passar entre os pingos da chuva.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por 5640533 » 15/7/2020 14:36

BearManBull Escreveu:Os gestores de topo portugueses estão a par dos políticos, farinha do mesmo saco.

Tudo isto em parte devido ao miserável sistema de justiça português que o povo insiste em fechar os olhos.

E também ao miserável sistema eleitoral.

Registado: 29/11/2007 1:36

por manilha3 » 15/7/2020 14:08

Caso o Banco de Portugal e a CMVM também fossem acusados de um crime que fosse,não faltariam deduções de pedidos cíveis dos pequenos accionistas e demais lesados no âmbito do processo crime que vai durar até ás calendas...

Registado: 11/1/2007 5:59

por Diacono » 15/7/2020 13:28

Pata-Hari Escreveu:O que "tem graça" é que isto levanta o tema de, se estava falido, quem encobriu isso gerou prejuizos muito maiores a quem ainda lá meteu dinheiro. Gera a questão da falta de supervisão, onde andavam a CMVM e o BP, gera muitas questões conexas que deveriam dar processos complicados e acusações francamente complicadas.

faltam esses no rol de acusados....
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

por Primvs » 15/7/2020 13:22

Pata-Hari Escreveu:
Primvs Escreveu:Comprou porque quis. Eu uns 3 ou 4 meses antes já dizia que o BES ia falir e expliquei como e com que contas.

Uma das coisas mais giras que agora é finalmente fechada com a acusacao é que o BPI fez relatórios para o BP a mostrar que o ESFG estava falido mas depois andava a colocar Obrigações nos clientes...

Tens a noção que a acusação que estás a fazer ao BPI é extremamente grave e, tanto quanto sei - e até sei alguma coisa - absolutamente e totalmente falsa. Esse tipo de afirmações genéricas e sem qualquer prova é matéria para processos legais complexos.

Nao é acusação. É facto. Deu em várias reportagens. Salvo erro e após uma pesquisa rápida pela net, relatório do BPI sobre o BES em Maio de 2013. Fica aqui o link https://sicnoticias.pt/programas/assalt ... obre-o-BES

Antes de dizer que sao afirmações genericas e sem qualquer prova...devia questionar-me primeiro porque disse isto.
É da vida...

por Pata-Hari » 15/7/2020 13:10

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 15/7/2020 13:07

O que "tem graça" é que isto levanta o tema de, se estava falido, quem encobriu isso gerou prejuizos muito maiores a quem ainda lá meteu dinheiro. Gera a questão da falta de supervisão, onde andavam a CMVM e o BP, gera muitas questões conexas que deveriam dar processos complicados e acusações francamente complicadas.
Administrador Fórum

por Primvs » 15/7/2020 13:05

Comprou porque quis. Eu uns 3 ou 4 meses antes já dizia que o BES ia falir e expliquei como e com que contas.

É da vida...

por maturidade » 15/7/2020 12:17

Boas.
este BES, vai ficar para sempre nas minhas lembranças, pelo nado NEGATIVO.
estive a comprar lotes de ações de 5000mil de cada vez no ultimo dia, até elas serem excluídas da negociação.
QUE BARRETADA............. :oh: :oh: :oh: :oh:

ABRAÇOS

Registado: 2/3/2016 20:30

por Artista Romeno » 15/7/2020 12:15

Ulisses Pereira Escreveu:Nem outra coisa seria de esperar. O Governo de Passos Coelho nunca tomaria uma decisão desse género se a situação não fosse a do título deste tópico. E, segundo o que a Imprensa foi escrevendo, Salgado tentou convencer Passos do apoio que o Banco precisava e, felizmente, recebeu um rotundo não. Pode não se gostar de Passos Coelho pelas suas políticas e decisões, mas teve coragem para dizer não a um dos donos disto tudo e à perpetuação de um gigante com pés de barro.

Abraço,
Ulisses

concordo, se fosse com costa, salgado ainda lá estava na boa :mrgreen: basta ver a tap :-"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ulisses Pereira » 15/7/2020 11:50

Nem outra coisa seria de esperar. O Governo de Passos Coelho nunca tomaria uma decisão desse género se a situação não fosse a do título deste tópico. E, segundo o que a Imprensa foi escrevendo, Salgado tentou convencer Passos do apoio que o Banco precisava e, felizmente, recebeu um rotundo não. Pode não se gostar de Passos Coelho pelas suas políticas e decisões, mas teve coragem para dizer não a um dos donos disto tudo e à perpetuação de um gigante com pés de barro.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Diacono » 15/7/2020 10:22

Os gestores de topo são quase todos eles ex politicos...daí serem todos farinha do mesmo saco.

por BearManBull » 15/7/2020 9:35

Os gestores de topo portugueses estão a par dos políticos, farinha do mesmo saco.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

Grupo Espírito Santo estava falido cinco anos antes do seu c

por Pata-Hari » 15/7/2020 9:31

Na ordem do dia de hoje.

Grupo Espírito Santo estava falido cinco anos antes do seu colapso

Grupo Espírito Santo estava falido cinco anos antes do seu colapso
Além de Ricardo Salgado, só foram acusados mais dois membros da família: José Manuel Espírito Santo e Manuel Fernando Espírito Santo.

Mariana Oliveira 15 de Julho de 2020, 0:51
Partilhar notícia
1
grupo-espirito-santo,sociedade,ministerio-publico,justica,bes,ricardo-salgado,Foto
DANIEL ROCHA
O Grupo Espírito Santo (GES) já estava falido cinco anos antes do seu colapso, em 2014, afirma a acusação do Ministério Público, que imputa ao antigo banqueiro Ricardo Salgado 65 crimes, incluindo associação criminosa, 30 crimes de burla qualificada e 12 crimes de corrupção activa.

e
Saco Azul do GES financiou campanha de Cavaco e pagou a Frasquilho
A acusação do Ministério Público dá conta que o saco azul do Grupo Espírito Santo financiou a campanha eleitoral de Cavaco Silva e pagou serviços ao atual presidente da TAP.
: https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... frasquilho
Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, carlosdsousa, Carrancho_, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, jorgemvm, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, Sulumbra, tami, trilhos2006, VALHALLA, Zguibz2 e 75 visitantes