BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Miguellene e artista, apaguei vários posts vossos porque este tópico é sobre o BCP e não sobre outra coisa qualquer.
Miguellene, modera-te. Saíste do Caldeirão, obigaste-nos a apagr todos os teus posts, a eliminar o teu registo e regressas com outro nick, sempre envolvido em polémica e acusações. Por isso, a tolerância que temos para ti é próxima de zero.
Miguellene, modera-te. Saíste do Caldeirão, obigaste-nos a apagr todos os teus posts, a eliminar o teu registo e regressas com outro nick, sempre envolvido em polémica e acusações. Por isso, a tolerância que temos para ti é próxima de zero.
Pela dinâmica do mercado, BCP recupera in tandem com o sector. BCP desce in tandem com todo o setor bancário Internacional (ver 1ª gráf), mas o nível de risco intrínseco é muito diferente (face a um Santander, BNP, WFC, Goldman ou mesmo CGD). BCP face a um hipotético agudizar da crise está descapitalizado e menos credibilizado na cena internacional. Mais tarde do que mais cedo existe sempre a possibilidade de ser cedido a um banco Internacional por 0 euros ( e comparticipações de milhares de milhões por parte do Estado e do Fundo bancário).
O Governo+Banco de Portugal+BCE, têm de ser proativos e antecipar a inevitável agonia da Banca comercial, colocando, idealmente, uma linha a 3 anos de 10 mil milhões a juros 0 para os poucos bancos de capitais privados maioritariamente nacionais do sistema. Na crise financeira de 2009/2013, o governo agiu demasiado tarde e a más horas. Sobretudo, apoiar o Grupo BCP que é uma escola na Banca nacional e no setor financeiro lato sensu, uma casa à qual estou grato, onde trabalhei e sou cliente, decisiva para muitas empresas.
Temos dois problemas gigantes no BCP e Novobanco (fora as banquetas luso-angolanas), que podem destruir a gradual retoma Lusa (apartir de Junho) implodindo algures em 2021 (quando se souber que dívida pública tocou em finais de 2020 os 140% sobre o PIB).
. O BCP e o NovoBanco valem no contexto atual / - 3.000 milhões de euros (valor mínimo por recapitalizar)/ e por isso todas as medidas de prevenção da derrocada são poucas e baratas. A bloodline da economia nacional são esses dois Bancos+CGD, BPI e Santander.
É urgente dada a péssima qualidade do crédito recente BCP e Novobanco, da montanha de mal parado "adiado" do passado, das sobre avaliações de ativos e o nosso país não aguenta depois do Covid uma nova crise financeira (quando os outros países estão em veloz expansão macro)! Todos vivenciámos o que muitos empresários Portugueses fazem com montanhas de créditos e leasings em fases recessivas - fecham a empresa, retém uns milhões em off-shore e arde o banco/leaser com ativos que não cobrem 50% do mal parado (e nunca se esqueçam que qualquer banco comercial alicerça a sua atividade em margens teóricas que vão do 1,0% a 7%, para "ganhar net 25 cents/anual" por cada 100 euros que cede a um cliente. Se o cliente não paga...).
nota 1 - A postcipação de créditos, medida salutar se circunscrita a 2 meses, tem um efeito irrisório nas contas do banco e reduz o % de incumprimentos e consequentemente do mal parado.
nota 2 - Um apoio coordenado aos dois bancos agora sai incomparavelmente mais barato do que no próximo ano e evita brutais aumentos de capital ou a (re)nacionalização das 2 entidades com custos inimagináveis (renacionalização nem da TAP se deve fazer. Deve-se deixar falir a TAP, não transmitir direitos, responsabilidades e encargos para nova sociedade, nem o 1B de passivo (nas 3 sociedades principais TAP) e criar uma nova companhia de bandeira do zero, a LusAir (nome imaginado agora mesmo), com garantias e incentivos fiscais e monetários do Estado mas 100% privada, joint-venture do tipo Grupo Pestana+Grupo Amorim).
O Governo+Banco de Portugal+BCE, têm de ser proativos e antecipar a inevitável agonia da Banca comercial, colocando, idealmente, uma linha a 3 anos de 10 mil milhões a juros 0 para os poucos bancos de capitais privados maioritariamente nacionais do sistema. Na crise financeira de 2009/2013, o governo agiu demasiado tarde e a más horas. Sobretudo, apoiar o Grupo BCP que é uma escola na Banca nacional e no setor financeiro lato sensu, uma casa à qual estou grato, onde trabalhei e sou cliente, decisiva para muitas empresas.
Temos dois problemas gigantes no BCP e Novobanco (fora as banquetas luso-angolanas), que podem destruir a gradual retoma Lusa (apartir de Junho) implodindo algures em 2021 (quando se souber que dívida pública tocou em finais de 2020 os 140% sobre o PIB).
. O BCP e o NovoBanco valem no contexto atual / - 3.000 milhões de euros (valor mínimo por recapitalizar)/ e por isso todas as medidas de prevenção da derrocada são poucas e baratas. A bloodline da economia nacional são esses dois Bancos+CGD, BPI e Santander.
É urgente dada a péssima qualidade do crédito recente BCP e Novobanco, da montanha de mal parado "adiado" do passado, das sobre avaliações de ativos e o nosso país não aguenta depois do Covid uma nova crise financeira (quando os outros países estão em veloz expansão macro)! Todos vivenciámos o que muitos empresários Portugueses fazem com montanhas de créditos e leasings em fases recessivas - fecham a empresa, retém uns milhões em off-shore e arde o banco/leaser com ativos que não cobrem 50% do mal parado (e nunca se esqueçam que qualquer banco comercial alicerça a sua atividade em margens teóricas que vão do 1,0% a 7%, para "ganhar net 25 cents/anual" por cada 100 euros que cede a um cliente. Se o cliente não paga...).
nota 1 - A postcipação de créditos, medida salutar se circunscrita a 2 meses, tem um efeito irrisório nas contas do banco e reduz o % de incumprimentos e consequentemente do mal parado.
nota 2 - Um apoio coordenado aos dois bancos agora sai incomparavelmente mais barato do que no próximo ano e evita brutais aumentos de capital ou a (re)nacionalização das 2 entidades com custos inimagináveis (renacionalização nem da TAP se deve fazer. Deve-se deixar falir a TAP, não transmitir direitos, responsabilidades e encargos para nova sociedade, nem o 1B de passivo (nas 3 sociedades principais TAP) e criar uma nova companhia de bandeira do zero, a LusAir (nome imaginado agora mesmo), com garantias e incentivos fiscais e monetários do Estado mas 100% privada, joint-venture do tipo Grupo Pestana+Grupo Amorim).
Esta questão das moratórias dos créditos não irá ter um impacto negativo nas contas durante os próximos 6 meses?
- Registado: 21/1/2017 12:56
miguellene Escreveu:artista_ Escreveu:miguellene Escreveu:Não tenho problemas em dizer que entrei no BCP e ontem reforcei a 0.0905.
Para já estás a dar-te bem... e mais depressa eu falasse mais depressa o BCP dava um pulo de jeito!![]()
Mas ainda há muita pedra para partir nesta pandemia, veremos se corre tudo pelo melhor!
Como queiras…. A minha média está à volta de 0.093. De qualquer forma poderia ter havido apostas bem melhores desse que comprei a este valor. Agora para mim a minha posição no bcp não é para alienar enquanto fizer mais valias ou eu ter alguma indicação de que o rumo vai mudar. Para mim o rumo neste momento é para cima. Muita histeria, muito medo, muita fumaça…
Também quando o preço do petróleo caiu que nem doidos disse que voltaria a 15$ rapidamente. Aí têm… muita histeria, muito pânico...
MiguelLené.
As confusões que fazes?! Foste citar algo que eu escrevi há algum tempo, quando o BCP até subiu durante umas sessões... qual é o propósito disto?
E depois falas do preço do petróleo que sabias que ia subir para 15$?! Como é que sabias isso? Tens algum dom? Se achas que te safas a investir assim, força...
Isto pode inverter, mas o BCP é provavelmente o título que menos força demonstra na bolsa portuguesa, nem quando os mercados recuperam o BCP se conseguiu afastar muito dos mínimos e foi dos primeiros a voltar perto deles, anulando quase todas as subidas do movimento ascendente anterior... podes acertar como que acerta que o Maritmo vai ganhar na Luz, às vezes acontece, mas muito raramente, aqui é o mesmo caso, as odds estão contra ti... cada um sabe de si, onde quer meter as suas poupanças. Uma coisa te digo, só nos últimos tempos já digo isto desde a zona dos 20 cêntimos e aparecem sempre uns como tu (é verdade o que é feito do Nãosei?) a dizer que sabem que isto agora vai subir... um a um vão desaparecendo... um dia há-de chegar um que acerta e que não se vai calar por muito tempo, pode ser que sejas tu!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Deixo aqui os gráficos actualizados do BCP que não consegue descolar dos mínimos históricos que estabeleceu no início de Abril.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Artista, a bazuca de cano largo ainda não foi incorporada, ainda não chegaram lá, estão na caçadeira de cano curto. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
artista_ Escreveu:
O gráfico deve ter problemas nos ajustamentos, o BCP está em mínimos históricos...
Ok, erro meu, olhei para o gráfico a pensar que era um gráfico diário e que tinha feito mínimos há uns meses atrás... portanto o gráfico está correto!
miguellene Escreveu:Não está não. Esteve a 0.089 . Eu comprei muitas a 0.0905.
A mim parece-me óbvio que venha a 0.13 muito em breve. Espero ir de férias com 30% no bucho.
Bem sei que o Artista não acredita...
Não acredito no quê?! que o BCP suba até aos 13 cêntimos ou que tenhas comprado a 0,0905?! Em relação aos 13 cêntimos não é uma questão de acreditar, se conseguir quebrar o topo anterior (que acho que está na zona dos 11 cêntimos) acho que 13 nem é nada de especial, mas por enquanto a tendência continua a ser de queda... em relação a teres comprado a esse preço não tenho nada que acreditar ou deixar de acreditar, apenas registo que é um facto que à posteriori tem aparecido aqui muita gente a comprar em fundos e a vender em topos e que tem ganhado muito dinheiro mesmo com o BCP a cair... muito menos frequente é ver pessoas a assumir que perderam muito no BCP, mesmo com o título a cair da forma que tem caído!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
miguellene Escreveu:artista_ Escreveu:luislobs Escreveu:bancos a emprestar a fartura com garantia de Estado nao deve ser mau..entretanto ficar de fora quando a qualquer momento temos
acordo sobre petroleo
acordo bce sobre os cocos
vacina
antiviral
mais um longo. 9.35.quem diz que nao se pode ganhar em bear..
O gráfico deve ter problemas nos ajustamentos, o BCP está em mínimos históricos...
Não está não. Esteve a 0.089 . Eu comprei muitas a 0.0905.
A mim parece-me óbvio que venha a 0.13 muito em breve. Espero ir de férias com 30% no bucho.
Bem sei que o Artista não acredita...
MiguelLené.
Nem eu...
- Registado: 20/6/2011 21:37
luislobs Escreveu:bancos a emprestar a fartura com garantia de Estado nao deve ser mau..entretanto ficar de fora quando a qualquer momento temos
acordo sobre petroleo
vacina
antiviral
luislobs Escreveu:bancos a emprestar a fartura com garantia de Estado nao deve ser mau..entretanto ficar de fora quando a qualquer momento temos
acordo sobre petroleo
vacina
antiviral
Esse projeto de Head and Shoulders invertido deixa muito a desejar. O segundo ombro está praticamente ao nível da cabeça, para a figura ser activada teria de romper em alta a resistência (neckline). Os restantes argumentos também me parecem muito mal amanhados, qualquer acordo do petróleo não resolve a falta de procura, a vacina virá certamente (para o ano), bancos estão a emprestar com garantia de estado (será mesmo assim?!?) hummm... então e o estado continua a pressionar e os bancos a pedir documentos at´rás de documentos para emprestarem? Se calhar não é assim tão simples.
Até pode vir para esses valores do teu target, mas eu vejo mais probabilidades de fazer novos mínimos.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
bancos a emprestar a fartura com garantia de Estado nao deve ser mau..entretanto ficar de fora quando a qualquer momento temos
acordo sobre petroleo
vacina
antiviral
acordo sobre petroleo
vacina
antiviral
- Anexos
-
- vir.png (39.72 KiB) Visualizado 11797 vezes
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Diacono Escreveu:A bem da saúde financeira dos bancos...não se deixem apanhar com a emprega!!!![]()
![]()
![]()
Pelo que sei, até porque tive que pedir um empréstimo habitação recentemente, querem saber é da taxa de esforço e declarações de emprego vitalício (que valem o que valem). De resto, dá-me a sensação que o acesso ao crédito continua a ser facilitado...
A ideia que tenho é que agora nunca emprestam a 100%, acho que até 80% será o mais comum. Antes emprestavam a 120% ou mais, em muitos casos incluiam todas as despesas no empréstimo também, se a pessoa quisesse. Muita gente via os empréstimos quase como um arrendamento, compravam e depois logo se via...
A diferença é muito grande, uma coisa é alguém não gastar um tostão e ir viver para uma casa, outra é ter investido uma parte dos custos à cabeça. E para o Banco também é muito diferente, se os preços cairem, até certo nível terão o valor do empréstimo garantido. Por isso eu sempre defendi que empréstimos até 50% do valor do imóvel estarão sempre garantidos, quer porque a pessoa dificilmente deixará de pagar e ficar sem o imóvel, quer porque o banco dificilmente não conseguirá o dinheiro e despesas de processo através do imóvel penhorado... mas eles olham é para as taxas de esforço e mais não sei o quê, como se a pessoa não pudesse ter hoje um rendimento e daqui a algum tempo ter metade ou menos do que esse rendimento.
Eu conheço alguns casos particulares de pessoas que têm imensa dificuldade em conseguir um empréstimo, quando podem pagar aquilo e muito mais e mesmo assim não lhe emprestam. E é isso que me faz confusão, porque pegunto-me, se os bancos forem em todos os casos exigentes como estão a ser nesses que conheço, como é que podem acumular milhares de milhões de crédito mal parado? Das duas uma, ou os critérios estão mal definidos, ou não estão a ser cumpridos, e as exigências que colocam a alguns é muito diferente das que colocam a outros... e eu diria que estes outros, não têm créditos de só 200 ou 300 mil euros!!

artista_ Escreveu:Goldendust Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/bcp-ja-concedeu-80-mil-moratorias-num-montante-de-45-mil-milhoes-de-euros?ref=HP_DestaquesdebaixoNegociosTV
Será este o total máximo de impacto da crise no que respeita ao BCP se tudo correr mal ? (4,5MM) Serão mais 3 anos a abater mal parado...
Eu percebo pouco do assunto, mas parece-me que não é por aqui que deverá passar o maior risco para o BCP e para a banca em geral. Depois da crise de 2008 a banca alterou a forma como aprova créditos, sobretudo a particulares (espero bem que seja para todos), pelo que me parece que terão a coisa bem mais coberta... depois há sempre aquelas negociatas, de que eu não percebo muito, que às tantas dão milhares de milhões de prejuízo, e ai é que pode residir o problema...
Enfim, isto é mais um bitaite que outra coisa, não percebo muito disto... mas sei que sempre me fez confusão a forma como os bancos emprestavam dinheiro até 2008 (espero que tenha parado por ai), se alguém tinha um vencimento de 5 mil euros por mês e queria comprar uma casa de 500 mil euros, como só tinha de pagar 2 mil por mês, estava bem, se fosse preciso ainda emprestavam mais qualquer coisa, que uma pessoa que compra uma casa dessas tem de comprar móveis e carro a condizer! Já alguém que ganhasse mil euritos por mês, quisesse comprar uma cada de 200 mil, mas até só queria 100 mil de empréstimo, como tinha de pagar 400 euros por mês, eles achavam que não podia ser... eu sempre disse, que uma pessoa que só quer 50% do valor do imóvel vai pagar sempre, ou o banco consegue facilmente o valor da dívida, já o tipo a quem lhe emprestam 120% do valor do imóvel, se ficar sem o emprego ou for apanhado pela mulher enrolado com a empregada, vai-se embora e o banco que se amanhe com a casa! Eu sempre disse isso, e depois de 2008 vi casos destes a dar com um pau!!
A bem da saúde financeira dos bancos...não se deixem apanhar com a emprega!!!

Pelo que sei, até porque tive que pedir um empréstimo habitação recentemente, querem saber é da taxa de esforço e declarações de emprego vitalício (que valem o que valem). De resto, dá-me a sensação que o acesso ao crédito continua a ser facilitado...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Goldendust Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/bcp-ja-concedeu-80-mil-moratorias-num-montante-de-45-mil-milhoes-de-euros?ref=HP_DestaquesdebaixoNegociosTV
Será este o total máximo de impacto da crise no que respeita ao BCP se tudo correr mal ? (4,5MM) Serão mais 3 anos a abater mal parado...
Eu percebo pouco do assunto, mas parece-me que não é por aqui que deverá passar o maior risco para o BCP e para a banca em geral. Depois da crise de 2008 a banca alterou a forma como aprova créditos, sobretudo a particulares (espero bem que seja para todos), pelo que me parece que terão a coisa bem mais coberta... depois há sempre aquelas negociatas, de que eu não percebo muito, que às tantas dão milhares de milhões de prejuízo, e ai é que pode residir o problema...
Enfim, isto é mais um bitaite que outra coisa, não percebo muito disto... mas sei que sempre me fez confusão a forma como os bancos emprestavam dinheiro até 2008 (espero que tenha parado por ai), se alguém tinha um vencimento de 5 mil euros por mês e queria comprar uma casa de 500 mil euros, como só tinha de pagar 2 mil por mês, estava bem, se fosse preciso ainda emprestavam mais qualquer coisa, que uma pessoa que compra uma casa dessas tem de comprar móveis e carro a condizer! Já alguém que ganhasse mil euritos por mês, quisesse comprar uma cada de 200 mil, mas até só queria 100 mil de empréstimo, como tinha de pagar 400 euros por mês, eles achavam que não podia ser... eu sempre disse, que uma pessoa que só quer 50% do valor do imóvel vai pagar sempre, ou o banco consegue facilmente o valor da dívida, já o tipo a quem lhe emprestam 120% do valor do imóvel, se ficar sem o emprego ou for apanhado pela mulher enrolado com a empregada, vai-se embora e o banco que se amanhe com a casa! Eu sempre disse isso, e depois de 2008 vi casos destes a dar com um pau!!

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/bcp-ja-concedeu-80-mil-moratorias-num-montante-de-45-mil-milhoes-de-euros?ref=HP_DestaquesdebaixoNegociosTV
- Registado: 12/5/2015 16:47
Bom dia,
Interessantes discussões mas que a meu ver rondam sempre a temática de evidenciar os seus pontos de vista numa óptica "eu é que sei"
Os gráficos mostram o S&P500 por exemplo a cerca de 20% dos máximos de sempre e este mostra o BCP a arrastar-se em mínimos de sempre, que distam do máximo relativo dos últimos 5 anos em mais de 300%...

Interessantes discussões mas que a meu ver rondam sempre a temática de evidenciar os seus pontos de vista numa óptica "eu é que sei"
Os gráficos mostram o S&P500 por exemplo a cerca de 20% dos máximos de sempre e este mostra o BCP a arrastar-se em mínimos de sempre, que distam do máximo relativo dos últimos 5 anos em mais de 300%...
- Registado: 6/4/2005 10:39
Bar38 Escreveu:artista_ Escreveu:miguellene Escreveu:
Diria mais: os bancos foram os que mais cairam - com alguma razão, pelo risco da incógnita. Eu tenho bcp a 0.0958 de média e conto ganhar muito mais...
MiguelLené.
É uma questão de continuares a insistir.. basta continuares a dizer regularmente a mesma coisa que algum dia vais acertar de certeza...
É isso mesmo Artista, e repara só na media 0,0958e isto contra a tendência ...só mesmo ao alcance dos melhores agora já percebi assim não crise nem vírus que meta medo ... Desde do dia 21 de fevereiro que o BCP caiu quase 50% ate hoje mas mesmo assim há quem se atreva a vir aqui dizer que esta a ganhar dinheiro
... muito dinheiro... a comprar...enfim..
.
Ganhar?! só com posições curtas
I love this game!
artista_ Escreveu:miguellene Escreveu:
Diria mais: os bancos foram os que mais cairam - com alguma razão, pelo risco da incógnita. Eu tenho bcp a 0.0958 de média e conto ganhar muito mais...
MiguelLené.
É uma questão de continuares a insistir.. basta continuares a dizer regularmente a mesma coisa que algum dia vais acertar de certeza...
É isso mesmo Artista, e repara só na media 0,0958

- Registado: 20/6/2011 21:37
miguellene Escreveu:Mas a mim parece-me que se atingiu um fundo nesta matéria.
Acredito que a próxima semana seja de subidas, com a entrada de vários países na regressão do covid.
Boas Noites,
A alguns posts atrás alguém questionou acerca dos NPL do BCP. A imagem que anexo é, para mim, mais pertinente porque vemos um panorama global do sistema bancario da UE e percebemos o debate de prós e contras sobre a possível mutualização (europeia) de divida.
A questão do BCP é extremamente especifica, e caso haja uma solução positiva global, acredito que tenha terreno favorável para crescer. Mas acho que o sistema financeiro europeu está sob um enorme stress, sobretudo politico. (França está a escalar o discurso).
Cumps,
Jorge Alves

A alguns posts atrás alguém questionou acerca dos NPL do BCP. A imagem que anexo é, para mim, mais pertinente porque vemos um panorama global do sistema bancario da UE e percebemos o debate de prós e contras sobre a possível mutualização (europeia) de divida.
A questão do BCP é extremamente especifica, e caso haja uma solução positiva global, acredito que tenha terreno favorável para crescer. Mas acho que o sistema financeiro europeu está sob um enorme stress, sobretudo politico. (França está a escalar o discurso).
Cumps,
Jorge Alves
- Registado: 2/8/2016 19:35
Não é só BCP que está em mínimos. A banca europeia está toda de rastos e suponho que o mesmo se deve aplicar a nível global!
Pergunto eu se não é de os bancos centrais meterem as mãos à cabeça com o que andam a fazer...
Pergunto eu se não é de os bancos centrais meterem as mãos à cabeça com o que andam a fazer...
- Anexos
-
- banks.png (50.64 KiB) Visualizado 10700 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Aqui deixo os gráficos actualizados do BCP que continua sem dar qualquer sinal de força e está encostado aos seus mínimos históricos. O gráfico de longo prazo mostra bem a ascensão e queda de um império.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Movi o post de tópico, são bem-vindos a discutir o tema se quiserem, mas no outro tópico.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... -avultados
É uma tristeza os nossos políticos fazerem estas tristes figuras, tanto uns, como outros...
Andamos governados há imensos anos por ministros que não entendem um boi de Economia, mesmo os que são licenciados em Economia...
O nosso PSI tem dado a resposta.
É uma tristeza os nossos políticos fazerem estas tristes figuras, tanto uns, como outros...
Andamos governados há imensos anos por ministros que não entendem um boi de Economia, mesmo os que são licenciados em Economia...
O nosso PSI tem dado a resposta.
- Registado: 1/11/2015 12:47
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 132 visitantes