PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Só para recordar aos mais distraídos que a Euronext Lisboa é a bolsa de valores de Lisboa e pertence ao grupo Euronext.
O PSI 20 é apenas um índice.
Anteriormente era conhecida como Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.
Foi criada, segundo julgo, no ano 2000.
Bom Dia a todos nas actuais circunstâncias.
O PSI 20 é apenas um índice.
Anteriormente era conhecida como Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.
Foi criada, segundo julgo, no ano 2000.
Bom Dia a todos nas actuais circunstâncias.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
artista_ Escreveu:cali010201 Escreveu:Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.
Cali, o eventual fecho das bolsas está a ser discutido aqui: https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0&start=50
Eu não concordo pelas razões apontadas nesse tópico. Mas gostaria de te fazer uma pergunta, presumo que estejas investido no PSI20 (?), se for o caso, sentes-te mais defendido se os mercados fecharem?! Eu não tenho posições abertas, nem curtas nem longas, mas se tivesse, tudo o que não quereria era que eles fechassem. Se houver a falta de racionalidade que dizes será uma boa oportunidade para reforçares posições... se não, tens semper hipótese de sair antes de perderes tudo ou quase tudo. Fechados é que eu não os queria nunca.
Bom dia,
Desde já me penitencio por não ter colocado o post no tópico mais adequado, pois não me tinha apercebido da existência do tópico sobre o fecho das bolsas.
Eu estou investido na bolsa, em várias ações e há vários anos. Há ações que mantenho há mais de 15 anos.
A minha forma de atuar é investir em empresas sólidas, com dimensão, com bons fundamentais, boa gestão e que distribuam dividendos. Invisto sempre dinheiro sobrante, que prevejo não me faça falta nos próximos 5 anos ou mais. Nunca fiz short selling, nem farei, pois vejo essa forma de atuar como uma praga para a saúde das empresas, e apelio-a de oportunista e egoista, pois está-se a marimbar para da saúde financeira das empresas e para a economia em geral, tentando obter ganhos com o mal dessas empresas.
Defendo o fecho da bolsa, pois aquilo que está a acontecer é completamente anormal, irracional, provocado, por um lado pelo pânico do COVID-19 e por outro, pelos "espertos", que vendem a qualquer preço, na ânsia de conseguirem comprar outras que lhes parecem mais baratas.
Apesar da crise de saúde ser grave, a perda de valor atual das empresas em bolsa nada tem a ver com a perda de valor real. Em bolsa há uma perda exacerbada das cotações numa ordem que deverá ser da ordem de 10 vezes superior à perda real da empresa, daí eu defender o fecho da bolsa, até serem restabelecidas as condições normais de mercado.
Editado pela última vez por cali010201 em 19/3/2020 11:25, num total de 2 vezes.
- Registado: 29/11/2007 1:33
Àlvaro Escreveu:Uma bazuca para mandar os ursos hibernar:![]()
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... taquesTopo
Já tem nome a bazuca
Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP) agora como é que chega à economia real?
Nos USA creio tratar de cheques de mil $ para cada família
"Quem desdenha quer comprar"
O irónico disto tudo é que o Brexit tornou-se um assunto irrelevante, e os países europeus a fecharem fronteiras por causa de um vírus
E o vix em máximos de sempre
E o vix em máximos de sempre
"Quem desdenha quer comprar"
Àlvaro Escreveu:Uma bazuca para mandar os ursos hibernar:![]()
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... taquesTopo
Ainda pensei que tivesse algum efeito, mesmo que fosse só no curto prazo mas para já os futuros não estão a quase zeros. Ainda pode vir a surtir algum efeito nos mercados, mas eles estão sobretudo a olhar para a capacidade de controle da pandemia, porque sabem as implicações económicas e financeiras que provocará se demorarem muito a controlá-la.
Na minha opinião os países têm todos de unir esforços para resolver isto, sob pena de estarmos a beira da maior crise global de sempre. O planeta tem muito mais habitantes que alguma vez teve, os perigos são maiores que nunca! Enfim, espero estar a exagerar, e um bocado pessimista, amanhã passa-me!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
- Registado: 31/5/2014 23:07
artista_ Escreveu:cali010201 Escreveu:Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.
Cali, o eventual fecho das bolsas está a ser discutido aqui: https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0&start=50
Eu não concordo pelas razões apontadas nesse tópico. Mas gostaria de te fazer uma pergunta, presumo que estejas investido no PSI20 (?), se for o caso, sentes-te mais defendido se os mercados fecharem?! Eu não tenho posições abertas, nem curtas nem longas, mas se tivesse, tudo o que não quereria era que eles fechassem. Se houver a falta de racionalidade que dizes será uma boa oportunidade para reforçares posições... se não, tens semper hipótese de sair antes de perderes tudo ou quase tudo. Fechados é que eu não os queria nunca.
Também eu. Apoiado.
- Registado: 29/11/2007 1:36
O nosso PSI hoje levou mais um malheiro companheiros...
Hoje de manhã quando ouvi o Ministro das Finanças a anunciar estímulos de 3 mil milhões percebi que o Estado de Emergência seria inevitavelmente anunciado ainda hoje.
Esse dinheiro não vai dar para coisas por aí além obviamente...
Serão milhares de empresas no nosso país paradas durante quanto tempo?
Se eles preveem o pico entre abril e maio, o Estado de Emergência será renovado pelo menos mais 2 vezes, o que dará uns 45 dias de Estado de Emergência se as coisas correrem bem conforme o previsto!
Se for assim, isso terá um impacto colossal na nossa economia débil.
Serão milhões de portugueses a comer, a consumir, parados e isolados, sem produzirem nada a todos os níveis e a viverem à custa de subsídios também miseráveis...
Se houverem muitos países nas mesmas condições, não sei se a fome não aparecerá por cá e por lá.
Todos os países europeus ainda não atingiram o pico da pandemia e estão já todos impactados e uma parte deles parados.
Por isso, por cá o nosso PSI é capaz de ser o índice mais sintónico, em termos de mínimos, com esta realidade dantesca.
Hoje de manhã quando ouvi o Ministro das Finanças a anunciar estímulos de 3 mil milhões percebi que o Estado de Emergência seria inevitavelmente anunciado ainda hoje.
Esse dinheiro não vai dar para coisas por aí além obviamente...
Serão milhares de empresas no nosso país paradas durante quanto tempo?
Se eles preveem o pico entre abril e maio, o Estado de Emergência será renovado pelo menos mais 2 vezes, o que dará uns 45 dias de Estado de Emergência se as coisas correrem bem conforme o previsto!
Se for assim, isso terá um impacto colossal na nossa economia débil.
Serão milhões de portugueses a comer, a consumir, parados e isolados, sem produzirem nada a todos os níveis e a viverem à custa de subsídios também miseráveis...
Se houverem muitos países nas mesmas condições, não sei se a fome não aparecerá por cá e por lá.
Todos os países europeus ainda não atingiram o pico da pandemia e estão já todos impactados e uma parte deles parados.
Por isso, por cá o nosso PSI é capaz de ser o índice mais sintónico, em termos de mínimos, com esta realidade dantesca.
- Registado: 1/11/2015 12:47
cali010201 Escreveu:Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Não levem a mal, mas este tópico é sobre o PSI 
Abaço,
Ulisses

Abaço,
Ulisses
Sergon15 Escreveu:Não sei se estou a pedir demais, mas gostava de saber o que pensas do mercado alemão. Estou a pensar na Bayer, Daimler, BMW, WV se descer mais
Olá, Sergon
A realidade está a revelar-se pior do que a fição mais pessimista.
Vou dar-te a minha opinião que vale o que vale, obviamente: as empresas com mais futuro na bolsa alemã serão as empresas de biotecnologia/farmacêuticas por razões que estão à vista de todos. Se a BAYER descobre uma vacina ou um tratamento eficaz para o COVID-19 o seu valor em bolsa subirá a níveis estratosféricos..
No sector automóvel há, actualmente, três tecnologias em disputa: carros eléctricos a baterias, carros eléctricos a pilha de hidrogénio e carros de combustão de hidrogénio líquido (combustão directa).
Quem mais aposta e tem apostado nos carros eléctricos a hidrogénio e mesmo de combustão a hidrogénio é a Mercedes. E quanto a mim será essa a tecnologia vencedora. Ganhará dinheiro quem apostar na tecnologia mais promissora.
Um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
cali, reagimos sempre tarde, uma economia frágil como a nossa e com a bolsa de rastos é impressionante como os reguladores deixam correr os ganhos ao short selling, impresiona como esta gente se dispõe a fazer dos outros parvos. Claro que já deveria estar interdito por um longo período.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Grupo de pequenos investidores pede suspensão da bolsa de Lisboa
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... uto_outros
Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.
Há que pelo menos proceder à introdução de fortes restrições na atividade de short selling, que contribuem muito para a degradação de valor das empresas.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... uto_outros
Concordo totalmente com esta ação, pois estamos perante um período completamente excecional, em há muitas reações completamente irracionais.
Há que pelo menos proceder à introdução de fortes restrições na atividade de short selling, que contribuem muito para a degradação de valor das empresas.
- Registado: 29/11/2007 1:33
Aqui fica o gráfico actualizado do PSI em mais um dia de fortes quedas.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi.jpg (291.43 KiB) Visualizado 10008 vezes
Boa tarde Caro NirSup,
Que diabo é que se passou para tamanha transmutação? Será o bear que te afetou?
Não me leves a mal, pois são devaneios que nesta altura me fazem bem e, penso, também poderá agir positivamente aqui.
Mais uma vez grato pela amabilidade que me tens dispensado. Ainda não subscrevi a plataforma FT, mas a Marketsrceener é muito boa, não obstante irei ver a FT.
Não sei se estou a pedir demais, mas gostava de saber o que pensas do mercado alemão. Estou a pensar na Bayer, Daimler, BMW, WV se descer mais, Covestro, e dizes tu, este tipo só pensa em automóveis!...,ou seja quero ações para uns anos sem preocupações, no PSI não vejo disso.
Não leves a mal tanta pedincha, mas isto só acontece aos bons, pessoas com pensamento estruturado e conhecedor do mercado.
Os meus cumprimentos,
Sergon
Que diabo é que se passou para tamanha transmutação? Será o bear que te afetou?
Não me leves a mal, pois são devaneios que nesta altura me fazem bem e, penso, também poderá agir positivamente aqui.
Mais uma vez grato pela amabilidade que me tens dispensado. Ainda não subscrevi a plataforma FT, mas a Marketsrceener é muito boa, não obstante irei ver a FT.
Não sei se estou a pedir demais, mas gostava de saber o que pensas do mercado alemão. Estou a pensar na Bayer, Daimler, BMW, WV se descer mais, Covestro, e dizes tu, este tipo só pensa em automóveis!...,ou seja quero ações para uns anos sem preocupações, no PSI não vejo disso.
Não leves a mal tanta pedincha, mas isto só acontece aos bons, pessoas com pensamento estruturado e conhecedor do mercado.
Os meus cumprimentos,
Sergon
- Registado: 3/10/2009 21:39
artista_ Escreveu:Punitor Escreveu:
artista sentiremos isso nas emoções e nos sentimentos dos investidores a moverem-se no mercado. Os padrões mudarão consequentemente...
Também acredito que o mercado se antecipará na recuperação, mas na queda respondeu de forma atrasada...
Se calhar estavam distraídos!Mais a sério, não sei se se atrasaram, eu sinceramente já não sei se percebi que a pandemia era realmente muito grave por os mercados estarem a cair forte ou se foi o contrário?! Sei que quando a OMS declarou o primeiro estado, antes da pandemia, já os mercados tinham levado uma pancada valente. É claro que nessa altura já tinhamos tido a China, que provocou um primeiro abanão (zito), mas eles mostraram que conseguiam controlar a coisa, e os mercados recuperaram... talvez tenha sido por isso que os mercados desvalorizaram a primeira fase em que as coisas se complicaram na Itália.
EDIT: Por acaso até acho que não, que logo na fase em que as coisas se começaram a descontrolar em Itália os mercados começaram a cair forte. Na altura ainda havia muita gente que achava que as coisas ficavam por Itália! Enfim, será sempre uma questão de pormenor e esta situação é algo muito diferente de tudo aquilo porque passámos, para além de estar em jogo as mesmas coisas que nas outras crises (economia, finanças públicas, empregos, etc), está também algo ainda mais importante, a saúde, o bem estar e mesmo as vidas das pessoas, de todo o mundo!
Já o mercado e todos começamos a perceber que isto não é coisa para passar em 15 dias, 1 mês, 2 meses nem em 3 meses, não querendo ser demasiado alarmista se nada for feito urgentemente vamos ter problemas sociais nunca vistos isto é muito pior que 2008 onde os desempregados ainda tinham a oportunidade de imigrar... e hoje!!??
- Registado: 20/6/2011 21:37
Punitor Escreveu:
artista sentiremos isso nas emoções e nos sentimentos dos investidores a moverem-se no mercado. Os padrões mudarão consequentemente...
Também acredito que o mercado se antecipará na recuperação, mas na queda respondeu de forma atrasada...
Se calhar estavam distraídos!

EDIT: Por acaso até acho que não, que logo na fase em que as coisas se começaram a descontrolar em Itália os mercados começaram a cair forte. Na altura ainda havia muita gente que achava que as coisas ficavam por Itália! Enfim, será sempre uma questão de pormenor e esta situação é algo muito diferente de tudo aquilo porque passámos, para além de estar em jogo as mesmas coisas que nas outras crises (economia, finanças públicas, empregos, etc), está também algo ainda mais importante, a saúde, o bem estar e mesmo as vidas das pessoas, de todo o mundo!
Álvaro, há uma semana atrás escreveste algo parecido com o que escreveste há pouco. Eu recordo-te o que escreveste:
Hoje, o PSI está mais de 15% abaixo do que estava quando escreveste isto. Hoje, usas o mesmo argumento. Um dia acertarás claro.
Abraço,
Ulisses
Sim, isso pode ser mesmo como descreves, mas para mim, dado a sobrevenda, o ressalto terá de ir mais longe.
Hoje, o PSI está mais de 15% abaixo do que estava quando escreveste isto. Hoje, usas o mesmo argumento. Um dia acertarás claro.
Abraço,
Ulisses
Neste momento há muitas das empresas de comercio Hotelaria e restauração estão a proceder a despedimentos em masa ...a continuar assim num setor que mais emprega em Portugal.... isto fica muito feio...
- Registado: 20/6/2011 21:37
artista_ Escreveu:Punitor Escreveu:
Todos os dias o número de infetados e de mortos aumenta!
Todos os dias são anunciadas paragens de mais e mais atores económicos!
Por isso, as notícias estão longe de serem favoráveis. Os índices num dia ou dois ou três até poderão subir tipo 8%, para a seguir malharem 12% ou mais.
Todas as pessoas estão demasiado focadas na pandemia, no vírus, nas vacinas e por aí adiante. Mas, esta pandemia poderá levar a consequências e fraturas económicas com taxas de desemprego enormíssimas, muitas empresas falidas, paragens nas cadeias de produção, "desentendimentos políticos" entre países europeus e por aí fora.
É uma crise imprevisível que pelo menos a médio prazo não irá resolver-se e a seguir à sua resolução virão os números deprimentes...
Sim, mas também é muito provável que os mercados invertam antes da pandemia estar resolvida, seja agora, seja 20, 30 50 ou 70% abaixo dos valores atuais... já escrevi para ai que os mercados vão saber antes de todos que a pandemia será resolvida e que há muitas empresas que levaram mais porrada do que deviam, essas serão as primeiras a dar o sinal de partida... quando? Não sei, se alguém souber, avise!
Punitor Escreveu:
Por isso, as notícias estão longe de serem favoráveis. Os índices num dia ou dois ou três até poderão subir tipo 8%, para a seguir malharem 12% ou mais.
Todas as pessoas estão demasiado focadas na pandemia, no vírus, nas vacinas e por aí adiante. Mas, esta pandemia poderá levar a consequências e fraturas económicas com taxas de desemprego enormíssimas, muitas empresas falidas, paragens nas cadeias de produção, "desentendimentos políticos" entre países europeus e por aí fora.
É uma crise imprevisível que pelo menos a médio prazo não irá resolver-se e a seguir à sua resolução virão os números deprimentes...
Sim, mas também é muito provável que os mercados invertam antes da pandemia estar resolvida, seja agora, seja 20, 30 50 ou 70% abaixo dos valores atuais... já escrevi para ai que os mercados vão saber antes de todos que a pandemia será resolvida e que há muitas empresas que levaram mais porrada do que deviam, essas serão as primeiras a dar o sinal de partida... quando? Não sei, se alguém souber, avise!

artista_ Escreveu:Àlvaro Escreveu:Um pequeno ressalto, longe de acompanhar o exterior. É certo que a economia irá levar pancada e as empresas mais expostas também, mas isto está muito descontado, mais dia menos dia terão de fechar algumas posições curtas. Mesmo atendendo a dois trimestres desastrosos creio que este ressalto irá mais longe.
Nem eu nem tu sabemos o que está ou não descontado, até porque nem os mercados saberão ainda o que haverá para descontar, vão descontando à medida que as coisas vão evoluindo... tão ou mais difícil que isso é saber até onde irá um ressalto! Nem sequer podemos ter a certeza que isto é só um ressalto.
Imagina que amanhã até descobrem um fármaco extremamente eficaz no tratamento do virus e isto vira de vez! Por outro lado, se nada de especial acontecer, a tendência para cair será sempre maior...
Punitor Escreveu:O Ulisses já explicou que os ressaltos é para serem vendidos.
Ao contrário do que dizem, não considero que a REN, apesar de eu ser fiel à REN, seja dos ativos melhores para se "jogar" num dia e é evidente que se entende o porquê...
Mesmo quando a situação inverter, daqui por uns tempos, a REN não será o melhor ativo para se entrar em força, e também acho que se entende facilmente o porquê...
As variações da REN não permitirão grandes ganhos, tipo na ordem dos 100%...
O que é que o pessoal do rally procura em dias como o de hoje? Grandes variações para potenciarem os ganhos do dia obviamente.
A REN é para comprar a preço atractivo e deixá-la estar.
Para subidas de 100% como dizes há Motas e outras quantas mais. BCP, Navigator, por exemplo. Pode não ser num par de meses mas potencial têm
- Registado: 17/7/2014 22:33
O Ulisses já explicou que os ressaltos é para serem vendidos.
Ao contrário do que dizem, não considero que a REN, apesar de eu ser fiel à REN, seja dos ativos melhores para se "jogar" num dia e é evidente que se entende o porquê...
Mesmo quando a situação inverter, daqui por uns tempos, a REN não será o melhor ativo para se entrar em força, e também acho que se entende facilmente o porquê...
O que é que o pessoal do rally procura em dias como o de hoje? Grandes variações para potenciarem os ganhos do dia obviamente.
artista_ Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Aqui fica o gráfico actualizado do PSI em dia de ressalto nos mercados, depois do afundanço de ontem.
Abraço,
Ulisses
É incrível o que tenho de puxar para baixo o gráfico para ver toda a extensão deste crash!!(…)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 156 visitantes