EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
Basicamente o discurso é uma visão otimista a 4 anos tentando mudar o chip dos péssimos resultados que obteve em 2018 . Vão vender parte da operação e investir mais nas renovaveis e promessa de melhores resultados futuros . O discurso é, clichés habituais neste setor, o futuro vai ser maravilhoso , Renovaveis é o futuro , vão investir mais , mas os resultados de toda esta estrategia futura , ainda estarão por provar com os desafios regulatorios mais exigentes que se aproximam e vai beneficiando para já das taxas juro muito baixas .
Quanto á cotação está balizada pelos 3.26 da OPA , subiu agora um pouco na expectativa do stategic update , e agora deve ser , Sell the news pelo mercado e pode voltar para baixo dos 3.26 que são a barreira . Em termos tecnicos com Estocastico nos 80 e RSI nos 70 , é possivel uma correcção tecnica com o sell the news nos proximos dias até á zona 3.05-3.15. Nada de interessante para tempos mais proximos para entradas longas aqui, até se resolver a OPA e os 3.26 deixarem de ser uma forte barreira .
Quanto á cotação está balizada pelos 3.26 da OPA , subiu agora um pouco na expectativa do stategic update , e agora deve ser , Sell the news pelo mercado e pode voltar para baixo dos 3.26 que são a barreira . Em termos tecnicos com Estocastico nos 80 e RSI nos 70 , é possivel uma correcção tecnica com o sell the news nos proximos dias até á zona 3.05-3.15. Nada de interessante para tempos mais proximos para entradas longas aqui, até se resolver a OPA e os 3.26 deixarem de ser uma forte barreira .
- Registado: 18/2/2019 10:34
Estou a acompanhar a apresentação da EDP. Está claramente lançado o diapasão de uma empresa que pensa no futuro. A aposta nas renováveis e um claro reforço na internacionalização.
Estes pressupostos vão lançar a atenção dos institucionais e inclusivamente do interesse das grandes internacionais em tomar uma posição de relevo.
Estes pressupostos vão lançar a atenção dos institucionais e inclusivamente do interesse das grandes internacionais em tomar uma posição de relevo.
- Registado: 25/5/2014 19:16
Com um DY de 5,8% e um preço garantido e por isso (OPA chinesa a 3.26), a dívida de 13.5B será passada para o comprador bem como o ring fencing aos activos mais performantes (hegemonia das renováveis porque tudo o resto é fado)
Mas o interesse nem é tanto o"depósito a prazo, com juros a curtissimo prazo" de 5,8% de DY (daria uma taxa de juro anualizada de 22%, se considerarmos venda das ações no final de Maio), que a ação é interessante.
Influência do Fundo Elliott » Ação terá um pendor especulativo de curto prazo irresistível se, julgo que amanhã, o plano estratégico EDP, para além de indicar as vendas de operações na Iberia, afirmar a venda de toda a operação brasileira(que paradoxalmente está carregada de renováveis/hídricas). A tese é que a Administração da EDP só vai usar os neurónios do Elliott até porque não tem coragem e brainware próprio para pensar uma estratégia arrojada e diferenciada (apenas vão referir que deste modo vão dar outra pujança e saúde a uma empresa que, por amor pátrio, querem que seja lusitana in saecula saeculorum).
Como os chineses sobrevaloram a importância dos activos brasileiros no portfólio EDP (que até estão contabilística e temporariamente sobreavaliados), como existirão posições secundárias que refletem uma inevitabilidade da OPA. Os chineses vão ter de aumentar em pelo menos 15% a oferta de aquisição para terem sucesso e coartarem a venda de activos Brasileira (a alternativa única, nada provável, seria desistirem da OPA e sairem do capital EDP - precipitaria a ação para valores de 2,5).
Ao contrário do que afirmam (e exceptuando os chinese), poucos ou nenhuns serão os shareholders que pretendem permanecer a la longue na EDP (a começar no Board que vai continuar a andar a reboque do F Elliott e dos milhões de ações que os Administradores têm acumuladas), a única estratégia subjacente é de "milking the cow" (e a "cow" aqui são os chineses e a sua nata, porque a outra "cow", a EDP já não poderá dar tão boa nata, por comer cada vez menos (margens) e em prados cada vez mais pequenos (facturação/passivo).
Logo, quando fôr anunciado o plano estratégico (amanhã?), ficaremos a saber se existe aqui uma oportunidade interessante, com risco sem dúvida, mas com um risco pequeno.
obs. Análise cínica e falível como a música que anexo https://youtu.be/4E2_zay3B6Q
Mas o interesse nem é tanto o"depósito a prazo, com juros a curtissimo prazo" de 5,8% de DY (daria uma taxa de juro anualizada de 22%, se considerarmos venda das ações no final de Maio), que a ação é interessante.
Influência do Fundo Elliott » Ação terá um pendor especulativo de curto prazo irresistível se, julgo que amanhã, o plano estratégico EDP, para além de indicar as vendas de operações na Iberia, afirmar a venda de toda a operação brasileira(que paradoxalmente está carregada de renováveis/hídricas). A tese é que a Administração da EDP só vai usar os neurónios do Elliott até porque não tem coragem e brainware próprio para pensar uma estratégia arrojada e diferenciada (apenas vão referir que deste modo vão dar outra pujança e saúde a uma empresa que, por amor pátrio, querem que seja lusitana in saecula saeculorum).
Como os chineses sobrevaloram a importância dos activos brasileiros no portfólio EDP (que até estão contabilística e temporariamente sobreavaliados), como existirão posições secundárias que refletem uma inevitabilidade da OPA. Os chineses vão ter de aumentar em pelo menos 15% a oferta de aquisição para terem sucesso e coartarem a venda de activos Brasileira (a alternativa única, nada provável, seria desistirem da OPA e sairem do capital EDP - precipitaria a ação para valores de 2,5).
Ao contrário do que afirmam (e exceptuando os chinese), poucos ou nenhuns serão os shareholders que pretendem permanecer a la longue na EDP (a começar no Board que vai continuar a andar a reboque do F Elliott e dos milhões de ações que os Administradores têm acumuladas), a única estratégia subjacente é de "milking the cow" (e a "cow" aqui são os chineses e a sua nata, porque a outra "cow", a EDP já não poderá dar tão boa nata, por comer cada vez menos (margens) e em prados cada vez mais pequenos (facturação/passivo).
Logo, quando fôr anunciado o plano estratégico (amanhã?), ficaremos a saber se existe aqui uma oportunidade interessante, com risco sem dúvida, mas com um risco pequeno.
obs. Análise cínica e falível como a música que anexo https://youtu.be/4E2_zay3B6Q
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Os resultados da EDP desiludiram . Anteriormente eram esperados resultados de perto de 700 milhões e recentemente penso que a empresa já tinha atualizado o guidance e eram esperados resultados entre os 500 e 600 Milhões , saíram na parte inferior do intervalo com 519 Milhões.
Os resultados líquidos da EDP caíram 53% de 1.113 para 519 Milhões . O EBIT caiu 32% .
A empresa deverá pagar tal como nos anos anteriores cerca de 700 Milhões de dividendos , muito acima dos resultados líquidos e correspondendo a um dividendo bruto relativo a 2018 de 0.19 euros .
Apesar da empresa referir que em 2017 teve resultados avultados não recorrentes derivados de vendas de ativos e em 2018 Custos não recorrentes CMEC , o facto é que os lucros são cada vez menores em termos absolutos , até porque com a venda de empresas em 2017 , as receitas futuras são menores . Vende-se as empresas e deixa de se encaixar a faturação e lucros referentes a essas empresas .Mesmo parte do crescimento dos resultados no Brasil se devem a fatores extraordinários não recorrentes .
Apesar dos lucros estarem a diminuir significativamente o mesmo não aconteceu com a divida que pouco diminuiu . Mantem-se uma divida 13,5 Mil Milhões de euros para resultados de 519 Milhões . Muito elevada até no entendimento do fundo mais recente que entrou no capital.
Resta aguardar para ver qual a atualização do plano estratégico que empresa vai apresentar amanhã antes da abertura .
A OPA que ainda se mantem ativa a 3.26 pode contribuir para manter a cotação nestes niveis , pois a forte queda de resultados e expectativas futuras e a elevada divida não são para já animadoras.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais
Os resultados líquidos da EDP caíram 53% de 1.113 para 519 Milhões . O EBIT caiu 32% .
A empresa deverá pagar tal como nos anos anteriores cerca de 700 Milhões de dividendos , muito acima dos resultados líquidos e correspondendo a um dividendo bruto relativo a 2018 de 0.19 euros .
Apesar da empresa referir que em 2017 teve resultados avultados não recorrentes derivados de vendas de ativos e em 2018 Custos não recorrentes CMEC , o facto é que os lucros são cada vez menores em termos absolutos , até porque com a venda de empresas em 2017 , as receitas futuras são menores . Vende-se as empresas e deixa de se encaixar a faturação e lucros referentes a essas empresas .Mesmo parte do crescimento dos resultados no Brasil se devem a fatores extraordinários não recorrentes .
Apesar dos lucros estarem a diminuir significativamente o mesmo não aconteceu com a divida que pouco diminuiu . Mantem-se uma divida 13,5 Mil Milhões de euros para resultados de 519 Milhões . Muito elevada até no entendimento do fundo mais recente que entrou no capital.
Resta aguardar para ver qual a atualização do plano estratégico que empresa vai apresentar amanhã antes da abertura .
A OPA que ainda se mantem ativa a 3.26 pode contribuir para manter a cotação nestes niveis , pois a forte queda de resultados e expectativas futuras e a elevada divida não são para já animadoras.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais
A EDP alterou o calendario de apresentação de resultados para 11 de Março e deve apresentar hoje os resultados após final da sessão.
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm
https://www.reuters.com/article/us-edp-israel-sepio/portugals-edp-invests-in-cybersecurity-firm-sepio-systems-idUSKCN1QL1AV
Portugal's EDP invests in cybersecurity firm Sepio Systems
Portugal's EDP invests in cybersecurity firm Sepio Systems
"Quem desdenha quer comprar"
De facto é sempre bom relativizarmos as coisas.
Estava a ler o que escreveste e mentalmente fiz a conta do market cap da EDP, que é um dos pesos pesados do PSI18. A EDP a cotar nos USA valeria aprox 14 bi USD, em termos de market cap. Segundo o finviz talvez entrasse à justa na lista das 500 maiores empresas...
Estava a ler o que escreveste e mentalmente fiz a conta do market cap da EDP, que é um dos pesos pesados do PSI18. A EDP a cotar nos USA valeria aprox 14 bi USD, em termos de market cap. Segundo o finviz talvez entrasse à justa na lista das 500 maiores empresas...
“Buy high, sell higher...”.
Para o Estado é sempre tudo mais "valioso". No outro dia dizia um deputado qualquer que para retomar os CTT eram "mil milhões".
Agora, o Mexia diz:
Lol. Não, o Estado pegava em 6000 milhões e fazia uma OPA à EDP, meu caro. Ficava com mais de 50%, que é uma posição de controlo.
Agora, o Mexia diz:
“Se estiver arrependido dos contratos que fez é muito simples: devolve o dinheiro na tarifa. Só nas privatizações são mais de 15 mil milhões, no resto são 5 mil milhões de euros. Pega nos 20 mil milhões e tem energia de graça durante 4 anos em Portugal”.
Lol. Não, o Estado pegava em 6000 milhões e fazia uma OPA à EDP, meu caro. Ficava com mais de 50%, que é uma posição de controlo.
Pedro2018 Escreveu:Lucros mais que duplicam no Brasil e a procura em Portugal não pará de crescer até por via da mobilidade elétrica e a cotada longe longe longe de máximos de 3 anos.
O panorama não é tão risonho como se quer fazer parecer.
Os lucros no brasil devem-se a fatores extraordinarios não recorrentes , a queda nos lucros da EDP no 3º tri de 2018 foi de 76% e no ano de 2018 deve rondar uma queda de pelo menos 30% nos lucros . A divida é enorme e com resultados a cairem e até novo fundo ativista já tentou motivar a administração a diminuir a divida que no entendimento deles é excessiva .
Se não tivesse a OPA a decorrer há 1 ano poderia ter visitado valores muito inferiores aos 3 euros com esta queda nos resultados .
Estará sempre balizada pelos 3.26 da OPA e terá sempre dificuldades em ir acima desse valor sustentadamente .
O atual dividendo poderá diminuir no futuro face á diminuição do resultado recorrente e futura necessária diminuição da divida .
Lucros mais que duplicam no Brasil e a procura em Portugal não pará de crescer até por via da mobilidade elétrica e a cotada longe longe longe de máximos de 3 anos.
- Registado: 4/4/2003 15:20
Lucros da EDP Brasil mais do que duplicam em 2018 para novo máximo histórico
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ltimasSite
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ltimasSite
mais um fundo americano que se junta à Elliot como acionista da EDP quiçá para rivalizar com a OPA dos acionistas chineses
https://eco.sapo.pt/2019/02/22/edp-na-mira-do-hedge-fund-york-capital/
https://eco.sapo.pt/2019/02/22/edp-na-mira-do-hedge-fund-york-capital/
Sim. Surgem agora novas perspectivas e ideias diferentes sobre a estratégia da empresa. Segundo o Elliot a EDP devia fazer vendas estratégicas que lhe poderiam dar um encaixe financeiro enorme. Independentemente da possibilidade de reduzir a divida ou não a verdade é o Elliot vê potencial na empresa e adotou uma postura interventiva.
Vamos aguardar pela atitude da Administração. Mais importante que resultados anuais o que vai acontecer pelo controlo da empresa vai ditar a cotação. Eu acredito que este movimento proporcione o regresso aos máximos do ano passado nos 3,55 ou mais.
Vamos aguardar pela atitude da Administração. Mais importante que resultados anuais o que vai acontecer pelo controlo da empresa vai ditar a cotação. Eu acredito que este movimento proporcione o regresso aos máximos do ano passado nos 3,55 ou mais.
A procura intensifica-se porque tendo em consideração o potencial de rentabilidade da EDP( com a futura mobilidade elétrica) está muito acima do valor da CTG.
Os analistas e fundo internacionais continuam a pronunciar-se considerando a EDP com ativos subavaliados e desaconselham a OPA.
Eu acredito que haverá player's europeus com capacidade de valorizar mais a EDP.
Em agosto cotou a 3,55 e com este cenário é bem possível que com a proximidade do dividendo ultrapasse estes valores. É a minha previsão.
Eu acredito que haverá player's europeus com capacidade de valorizar mais a EDP.
Em agosto cotou a 3,55 e com este cenário é bem possível que com a proximidade do dividendo ultrapasse estes valores. É a minha previsão.
A EDP acabou de chegar a acordo com a BP para colocar dezenas que posto de carregamento eletrico no país. Por cada Kw/h de carregamento o BP da 3 pontos do seu cartão BPremier plus.
Começa a acelerar a disponibilização de posto de carregamento.
Começa a acelerar a disponibilização de posto de carregamento.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/edp-producao-sobe-3-em-2018-com-impulso-das-renovaveis-405590
Produção sobe 3% em 2018
Produção sobe 3% em 2018
noticia
Venda de eletricidade da EDP na Península Ibérica cai quase 5% em 2018
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques
é curioso que a noticia tem um titulo negativo, depois lemos a noticia e afinal são noticias mais positivas que negativas, as energéticas em geral estão positivas parece uma tendência de curto prazo.
Venda de eletricidade da EDP na Península Ibérica cai quase 5% em 2018
é curioso que a noticia tem um titulo negativo, depois lemos a noticia e afinal são noticias mais positivas que negativas, as energéticas em geral estão positivas parece uma tendência de curto prazo.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
- Registado: 29/11/2007 12:28
Porque é que há meses que nada escrevo sobre a EDP? Porque não consigo analisar o gráfico. Nem todos os gráficos me dão indicações claras e o gráfico da EDP, nos últimos meses, é para mim um total mistério sem qualquer referência interessante.
Quando não sei, não falo. É um princípio que sempre tenho e que me faz recusar convites para a participação em muitas coisas.
Aqui ficam os gráficos actualizados. Pode ser que alguém tenha uma opinião melhor formada que a minha.
Abraço,
Ulisses
Quando não sei, não falo. É um princípio que sempre tenho e que me faz recusar convites para a participação em muitas coisas.
Aqui ficam os gráficos actualizados. Pode ser que alguém tenha uma opinião melhor formada que a minha.
Abraço,
Ulisses
Pedro.
A bolsa é feita de sentimentos e também de empresas com desempenhos bem diversos do pouco de vista da eficiência de gestão.
Se podes esperar no meu entender a EDP é um exemplo bem claro do que referi.
A bolsa é feita de sentimentos e também de empresas com desempenhos bem diversos do pouco de vista da eficiência de gestão.
Se podes esperar no meu entender a EDP é um exemplo bem claro do que referi.
Eu estava à procura de preço. Ela agora sobe, sobe. parece que sobe do nada, mas a realidade é que passou o sentimento negativo e a bolsa é feita de sentimentos como aqueles que a fizeram ultrapassar várias vezes no ano passado os 3,55. E....... com os mesmo fundamentais ou menos favoráveis.
Agora reforço? Eis a questão?
Agora reforço? Eis a questão?
Mas se virem os números da operação internacional podem verificar com o crescimento dos resultados vai passar muito por lá mesmo sabendo que alguns mercados existem riscos politico-sociais.
EDP fecha 2018 com 81% do mercado mas perdeu clientes todos os meses
Em termos de quota de mercado, a EDP continua a ser líder no mercado livre de eletricidade e gás natural. Mas está a perder clientes desde janeiro de 2018.
Em termos de quota de mercado, a EDP continua a ser líder no mercado livre de eletricidade e gás natural. Mas está a perder clientes desde janeiro de 2018.
- Registado: 3/1/2019 11:08
A EDP está em franco crescimento no Brasil e os seus resultados estarão cada vez mais influenciados pela área internacional. As questões nacionais como as contribuições terão menor peso.
Eu sinceramente já ganhei com a EDP. Atualmente penso voltar a investir mas estou à procura de preço. Estou a deixar passar o sentimento que os cortes do estado nos contratos afetam os resultados. Eu acho que mentalmente os investidores de alguma importância já estão a assumir os resultados com esse handicap e acredito que a realidade vai superar a espectativa.
A questão da OPA acho que vai demorar e tenho a convicção que poderá haver um volte-face e eventual subida de preço tocada pela concorrência.
A questão da OPA acho que vai demorar e tenho a convicção que poderá haver um volte-face e eventual subida de preço tocada pela concorrência.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], josehenry400, niceboy, PAULOJOAO, VALHALLA e 53 visitantes