Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/2/2019 19:28

rollingsnowball, em termos técnicos dou-te razão, é cedo para entrar na Soi, enquanto não quebrar aquela linha uma entrada poderá significar perder dinheiro. Em termos fundamentais não foi só o Caixa BI a avaliar a empresa acima de 5 euros. Mesmo as avaliações mais conservadoras avaliam a acção acima de 4 euros. Pesquisa e verás que isso é verdade. A dívida não diz tudo, com os juros baixos diz até muito pouco. Os prejuízos de exercícios anteriores foram limpos com o último aumento de capital e a possibilidade da empresa distribuir dividendos é elevada. Não faz muito sentido que receba da Arauco e tendo lucros de 40 cêntimos por acção não distribua dividendos. A minha estratégia para a acção está planeada: entrar na rotura da linha descendente e esperar por resultados.

Registado: 31/5/2014 23:07

por rollingsnowball » 12/2/2019 19:08

zeanzol Escreveu:Rolling

No meu entender misturar a divida da Sonae Arauco na avaliacao da Sonae Industria não me parece certo ( apenas a minha opiniao )

Á data de 30/09/2018 a participacao da Sonae Industria na Sonae/Arauco está avaliada em 218 milhoes ...

A sonae industria tem a data de 30/09/2018 uma divida de +- 200 milhoes....

apresenta lucros de +- 22 milhoes a 30/09/2018

valor da empresa : :?: :-k

Se reparares não fiz qualquer mistura. Atribuí um valor à Sonae Arauco segundo os números (80-20) que afirmaste (o que claro que não é correcto, embora seja um guia).

Tive em conta que a Sonae Arauco vale não só pelos capitais próprios como também pela dívida que lhe é atribuída na avaliação dos activos remanescentes. Assim, se 80% vale 137.5x2+dívida, então 20% valem um quarto desse valor. Na avaliação final da SONI tens que somar metade da SONAE Arauco (sem dívida) com o valor dos tais 20% dos activos, substraídos da dívida que ficou na SONI (não incluí a dívida da Sonae Arauco, obviamente).

É claro que o valor da participação da SONI na Sonae Arauco faz a diferença. Eu apenas usei o valor que atribuíste á cabeça (137,5M) e acrescentei-lhe o valor da redução da dívida líquida atribuível (16M), e com isso cheguei a um valor de 153.5M para a participação da SONI na SONAE Arauco. Se cale menos ou mais é uma questão mais difícil de responder.

Quanto a essas contas: se separas o valor da SONAE ARAUCO não podes considerar os lucros da mesma para a avaliação da SONI. Aí sim estarias a misturar. Ou seja, a SONI vale
SONAE ARAUCO + RESTO sem dívida+ Dívida do RESTO (200M)

e não
SONAE ARAUCO+SONAE ARAUCO+ RESTO sem dívida+ Dívida do RESTO (200M)

Ou seja, a menos que consideres que os activos do RESTO valem mais do que 200M, o valor da SONI terá sempre que ser inferior ao valor da SONAE ARAUCO.

edit: note-se que a SONI excluindo a Sonae Arauco lucrou antes de impostos apenas 4M em 9 meses de 2018 (3M pós tax)

edit2: esses 22M têm em conta os seguros pelos incêndios, que são não recorrentes e que foram substanciais.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Zeanzol » 12/2/2019 18:31

Rolling

No meu entender misturar a divida da Sonae Arauco na avaliacao da Sonae Industria não me parece certo ( apenas a minha opiniao )

Á data de 30/09/2018 a participacao da Sonae Industria na Sonae/Arauco está avaliada em 218 milhoes ...

A sonae industria tem a data de 30/09/2018 uma divida de +- 200 milhoes....

apresenta lucros de +- 22 milhoes a 30/09/2018

valor da empresa : :?: :-k

Registado: 19/11/2015 16:21

por rollingsnowball » 12/2/2019 17:55

zeanzol Escreveu:Freitax

a questão que colocas é pertinente...

é verdade que não faz parte da minha forma de investir Stop loss... ou algo similar...

nao tens problema nenhum em criticar... sempre lidei bem com a critica... e só quando confrontados com outros pontos de vista podemos evoluir quando ´é caso disso... toda a critica construtiva é positiva.

referes um aspeto muito importante que já me fez pensar muita vez... o facto de ja ter tido mais valias muito mas mesmo muito boas e nao tive a minima vontade de vender a posição na empresa...mesmo com as acções a 4€ :-k

considero uma falha da minha parte nao ter estabelecido ainda um valor para sair se é que sair é o que realmente pretendo :-k :roll:

tenho de tentar olhar para o meu investimento de um outro ponto de vista... ...

quanto ao que me faz continuar a comprar ... o facto de ver um enorme potencial na empresa tendo em conta a restruturacao que foi feita e os lucros estarem a aparecer, a parceria com a Arauco , o dinamismo da empresa para abordar novos mercados dentro e fora da JV etc etc

A Arauco pagou 137.500.000€ por 40% da empresa... logo a parte da sonae industria na JV usando por base o valor que a arauco pagou vale tambem137.5 milhoes ( sabemos que ja vale muito mais mas nao vamos considerar para o calculo) + 55 milhoes para os restantes 20% dá um total de 192.5m ou seja 4.23€ por accao... isto na altura em que a arauco entrou na JV... agora vejam o que ja foi feito desde essa altura ate agora e façam as vossas contas / consideraçoes para o potencial da empresa... :idea: :?:

Falta a dívida nessas considerações.

Assumindo os valores que apresentas, com o devido ajuste à dívida assumida na altura:

80% dos activos valiam 137.5+137.5+234=508M.
20% dos activos assim, à proporção, valeriam 127 M
Mas como há dívida da SONI de 205M (dados mais recentes), então esses 20% valem 78 M negativos.
Se a Sonae Arauco ainda valer os 137.5M então 137.5-78=59.5M

Pelas contas que apresentaste, e pelos ajustes obrigatórios à dívida então a SONI até estaria sobrevalorizada. No entanto, aceita-se que se tenha em conta a redução da dívida da SONAE ARAUCO no entretanto. Assim, 234-202=32M, dos quais 50% (16M) atribuíveis à SONI.

Assim, 59.5M+16= 75.5M.
Isto comparado com uma market cap de 67M. O desconto, aí, existiria, mas seria de pouco mais de 10%. Estas contas têm uma pequena falha porque uso o valor da dívida da Sonae Arauco do final de Junho de 2016 em vez do valor do momento do negócio (salvo erro Maio de 2016).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por freitax » 12/2/2019 16:26

zeanzol Escreveu:Freitax

é verdade que não faz parte da minha forma de investir Stop loss... ou algo similar...

nao tens problema nenhum em criticar... sempre lidei bem com a critica... e só quando confrontados com outros pontos de vista podemos evoluir quando ´é caso disso... toda a critica construtiva é positiva.

referes um aspeto muito importante que já me fez pensar muita vez... o facto de ja ter tido mais valias muito mas mesmo muito boas e nao tive a minima vontade de vender a posição na empresa...mesmo com as acções a 4€ :-k

considero uma falha da minha parte nao ter estabelecido ainda um valor para sair se é que sair é o que realmente pretendo :-k :roll:

quanto ao que me faz continuar a comprar ... o facto de ver um enorme potencial na empresa tendo em conta a restruturacao que foi feita e os lucros estarem a aparecer, a parceria com a Arauco , o dinamismo da empresa para abordar novos mercados dentro e fora da JV etc etc

A Arauco pagou 137.500.000€ por 40% da empresa... logo a parte da sonae industria na JV usando por base o valor que a arauco pagou vale tambem137.5 milhoes ( sabemos que ja vale muito mais mas nao vamos considerar para o calculo) + 55 milhoes para os restantes 20% dá um total de 192.5m ou seja 4.23€ por accao... isto na altura em que a arauco entrou na JV... agora vejam o que ja foi feito desde essa altura ate agora e façam as vossas contas / consideraçoes para o potencial da empresa... :idea: :?:

Obrigado pela tua resposta.

Acho que deverias definir um objetivo para o teu investimento nesta cotada. Relativamente ao reinvestimento que tens vindo a fazer, acho que devemos tentar tomar essa decisão não numa tentativa de descer o preço médio mas sim numa lógica isolada de investimento, ie, esta ação está barata no momento dados os fundamentais presentes e futuros? Posto isto, e pelos argumentos que apresentas concordo que seja um bom investimento, mas deves então fixar um objetivo para o mesmo :D

Espero ter ajudado ..

P.S.: estou à espera que esta cotada dê um sinal de inversão para entrar na mesma, neste momento não tenho qualquer posição!

Registado: 16/4/2011 14:51

por Zeanzol » 12/2/2019 16:13

Freitax

por freitax » 12/2/2019 15:35

zeanzol Escreveu:
Flavc Escreveu:Realmente a estes preços!!?? a Soni continua com pouco volume de transação, apesar de ser expectável bons resultados. Eu vou amealhando mais algumas e qualquer dia junto-me ao Zeanzol e lançamos uma OPA, lol.

Acumular é a palavra de ordem para mim... no entanto não sou exemplo para ninguém tendo em conta que estou envestido nesta empresa há anos.

continuo a aumentar a exposição e mais moedas tivesse disponiveis para o efeito.

acredito em lucros para 2018 na casa dos 25/28 milhoes !

em face dos numeros considero a empresa muito barata...

Zeanzol, uma vez que tenho acompanhado de perto os teus comentários e análises a esta cotada, e uma vez que após anos de investimento na mesma nunca realizaste mais nem menos valias.. por acaso tens definido o teu objetivo de investimento para esta cotada? em que valores é que estarás disposto a vender? (isto porque stop-loss não se aplicou!) parece-me que estás tão "iludido" com esta cotada que dificilmente irás vender a tua posição mesmo que esta registe boas mais valias potenciais (como já foi o caso).

Não te quero criticar, mas sim perceber qual a tua estratégia de investimento nesta cotada :-k

Registado: 16/4/2011 14:51

por Zeanzol » 12/2/2019 15:29

Flavc Escreveu:Realmente a estes preços!!?? a Soni continua com pouco volume de transação, apesar de ser expectável bons resultados. Eu vou amealhando mais algumas e qualquer dia junto-me ao Zeanzol e lançamos uma OPA, lol.

Acumular é a palavra de ordem para mim... no entanto não sou exemplo para ninguém tendo em conta que estou envestido nesta empresa há anos.

continuo a aumentar a exposição e mais moedas tivesse disponiveis para o efeito.

acredito em lucros para 2018 na casa dos 25/28 milhoes !

em face dos numeros considero a empresa muito barata...

por manuelfaf » 12/2/2019 14:53

licenças de construção

Canadá
Imagem

USA
Imagem

Portugal
Imagem

Registado: 1/10/2015 12:34

por Àlvaro » 12/2/2019 13:11

Atendendo ao provável retorno é provavelmente a acção mais a desconto, mas não te iludas, não passará a linha sem que os ursos mostrem um último fôlego que poderá trazer de novo a acção a 1.30.

por Flavc » 12/2/2019 12:54

Realmente a estes preços!!?? a Soni continua com pouco volume de transação, apesar de ser expectável bons resultados. Eu vou amealhando mais algumas e qualquer dia junto-me ao Zeanzol e lançamos uma OPA, lol.

Registado: 9/3/2017 16:10

por manuelfaf » 12/2/2019 11:18

Imagem

por manuelfaf » 12/2/2019 11:12

Àlvaro Escreveu:Estimativas não sei, o que sei é que de todas análises que tenho lido dão um potencial na ordem dos 16% de crescimento nos próximos anos. E há que preveja lucros acima de 0.50 nos próximos anos. Mas insisto, os ursos estão a dominar. Para quem pensa entrar terá de esperar pela ruptura. De outro modo a atirar dinheiro aos ursos.

De facto a arauco está com uma subida desde o inicio do ano de +- 18%

por Àlvaro » 12/2/2019 10:59

Estimativas não sei, o que sei é que de todas análises que tenho lido dão um potencial na ordem dos 16% de crescimento nos próximos anos. E há que preveja lucros acima de 0.50 nos próximos anos. Mas insisto, os ursos estão a dominar. Para quem pensa entrar terá de esperar pela ruptura. De outro modo a atirar dinheiro aos ursos.

por manuelfaf » 12/2/2019 10:57

Àlvaro Escreveu:Em contra ciclo com a Arauco, a Soi está a ser dominada pelos ursos que têm aquela linha diagonal descendente como referência. Sonham levá-la a mínimos, mas nessa muito provável escorregadela poderá estar uma excelente oportunidade, pois a empresa está bastante sub avaliada. é provável que a empresa tenha terminado o ano 2018 com lucros acima de 0.40 por ação.

Estavas a responder no momento em que eu estava a escrever o meu texto.
Mais opiniões seriam benéficas. Obrigado

Estimativas de resultados

por manuelfaf » 12/2/2019 10:56

boas pessoal, alguém com estimativas de resultados para a SONI?

por Àlvaro » 12/2/2019 10:54

Em contra ciclo com a Arauco, a Soi está a ser dominada pelos ursos que têm aquela linha diagonal descendente como referência. Sonham levá-la a mínimos, mas nessa muito provável escorregadela poderá estar uma excelente oportunidade, pois a empresa está bastante sub avaliada. é provável que a empresa tenha terminado o ano 2018 com lucros acima de 0.40 por ação.

por Àlvaro » 11/2/2019 23:43

A Soi continua com aquele muro pela frente. Para haver esperança de subidas terá de o galgar com volume.
Anexos
soi.PNG
soi.PNG (52.45 KiB) Visualizado 9401 vezes

por Àlvaro » 25/1/2019 23:12

zeanzol, quando li fiquei exactamente com essa ideia. E tb não me parece que, caso tivesse, fosse motivo para fazer arrebitar a Soi que, mesmo depois da martelada que levou continua sem aproveitar este pequeno rali.

por Zeanzol » 25/1/2019 10:39

Àlvaro Escreveu:cali, consideras essa notícia relevante para a Soi? Não vejo porquê...

A noticia não tem quaisquer ligaçoes á Soni...

por Àlvaro » 24/1/2019 19:30

cali, consideras essa notícia relevante para a Soi? Não vejo porquê...

por cali010201 » 24/1/2019 17:10

Grupo ETE constrói navio que vai ser exportado para o Uruguai

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... uai-400789

Registado: 29/11/2007 1:33

por Ulisses Pereira » 3/1/2019 12:53

maturidade, se não apresentares qualquer argumento, infelizmente teremos que apagar o teu post.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por maturidade » 3/1/2019 9:55

Boas.
Esta menina está a ter um arranque de ano espectacular.
não me admirava nada de ela ir ali perto dos 2.00€.
é por esse valor que o JE queria sair.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por Àlvaro » 2/1/2019 19:33

O mais provável é que se trate de um ressalto que poderá esticar a coisa a 1.80. Mas a Impresa está com mais probabilidade de ser a estrela desse eventual ressalto. Depois da quebra da 1.ª linha diagonal, caso quebra a 2.ª poderá rapidamente atingir 0.16.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Musus, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 150 visitantes