Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 20/11/2018 10:33

zeanzol Escreveu:Quais 2€ ? :shock:

como é possivel a empresa ter um market cap actual de 88milhoes :shock: :shock:

teria de valer pelo menos o valor dos capitais próprios...

Quem tiver euros para reforçar... parece-me claramente uma borla ... A sonae Industria tem as acções ao preço do BLACK FRIDAY ( anteciparam a promoção ) :mrgreen:

:-k

Porque teria de valer pelo menos o valor dos capitais Próprios ? Como estão distribuídos os mesmos ?

Qual o valor das reservas e resultados acumuladas nos capitais próprios ?

Qual o valor da divida ?

Qual foi o crescimento dos resultados no ultimo trimestre ?

Porque vale mais que a cotação atual ?

Qual o crescimento futuro dos resultados , tendo como base os últimos resultados ?

Quando vai distribuir dividendos e com que resultados , tendo ainda 160 Milhões NEGATIVOS nos resultados acumulados de exercícios anteriores ?
Anexos
soni cap proprio.PNG
soni cap proprio.PNG (57.73 KiB) Visualizado 10526 vezes
soni resultados 2011.PNG
soni resultados 2011.PNG (111.67 KiB) Visualizado 10526 vezes
divida liquida.PNG
divida liquida.PNG (22.72 KiB) Visualizado 10513 vezes

Registado: 11/5/2018 15:17

por Zeanzol » 20/11/2018 10:20

Quais 2€ ? :shock:

como é possivel a empresa ter um market cap actual de 88milhoes :shock: :shock:

teria de valer pelo menos o valor dos capitais próprios...

Quem tiver euros para reforçar... parece-me claramente uma borla ... A sonae Industria tem as acções ao preço do BLACK FRIDAY ( anteciparam a promoção ) :mrgreen:

:-k

Registado: 19/11/2015 16:21

por ZéManuel » 17/11/2018 15:32

Boa noticia, há pelos vistos apoio do Governo.
Mas eu queria era ver a SONI a subir como subiu durante 2017 e janeiro de 2018.
Será capaz? para já aguenta os 2 euros.

Registado: 7/8/2014 18:53

por Zeanzol » 17/11/2018 12:41

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/so ... mangualde/

Mais 42 milhoes de investimento ... desta vez em Mangualde acrescendo á nova linha de MDF que acabou de entrar em funcionamento em meados de Setembro... :clap:

parece-me que o management está mesmo compenetrado com o futuro... ninguem faz investimentos desta envergadura não acreditando nos lucros e reforço dos niveis de capital da empresa... :-k

por ZéManuel » 5/11/2018 22:11

A Soni já possibilitou durante 2017 e inicio de 2018 sair a ganhar bem aos que foram ao aumento de capital, mas para isso estes tiveram que esperar talvez uns 3 anos.
Quem não aproveitou, arrisca-se a estar mais 3 ou 4 anos para conseguir vender acima do valor do aumento de capital.
É uma empresa muito dificil de negociar, que tem dado muito poucas chances de ganhos aos acionistas e pelos vistos assim continua.
Eu acho que sem lucros maiores que os que tem conseguido muito dificilmente veremos melhores preços e parece que quase ninguém aposta em maiores lucros nos próximos meses.
Como graficamente tem estado lateral com pendor de baixa ninguém arrisca a entrar com compras.
Espera-se que um dia esta situação mude, mas se quebrar os 2 euros consistentemente então os acionistas que as mantêm ao preço do aumento de capital vão ter que esperar muito mais que 3 ou 4 anos para que fiquem com algum ganho.
É decepcionante sem dúvida.
Segundo as análises do Zeanzol que acompanha de perto este titulo parece estar boa para acumular, mas eu não sei não, tenho sérias dúvidas.
Salvo erro só em 2021 ou 2022 é que se espera eventualmente a hipótese do Engº poder acionar a opção na casa dos 5 euros, por isso até lá é capaz que não tenha grandes voos, tem que se esperar muito tempo para poder haver essa especulação da opção de compra, para já não vejo catalizadores para especular em alta.
O único catalisador para especular em alta poderia ser a entrada no PSI20, mas será isso possível a breve prazo? quando fazem essas mudanças? normalmente é em Março.

por Flavc » 5/11/2018 16:13

Também acho estranho (e não é por causa das geringonças, lol). No meu caso se sair nesta altura, não penso voltar a entrar mais alguma vez, nem sequer olhar para as cotações futuras. Há outras ações bem mais "confiáveis" no PSI Geral.

Registado: 9/3/2017 16:10

por Zeanzol » 5/11/2018 16:07

A bolsa sobe e a Sonae Industria desce... :-k

por Àlvaro » 2/11/2018 10:21

O que se passa? Passam-se várias coisas, sendo que a nível interno se passa o efeito geringonça. Basta olhar para o orçamento de Estado para perceber que o que sabem é gastar dinheiro e fazer cativações e impostos. E neste cenários levam todas, ainda por cima não há certezas se a empresa distribui ou não dividendos. É como dizes parece provável vir até mais abaixo que dois euros. Repara no comportamento geral das acções e percebes que não há quem lhes pegue. :shame:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Zeanzol » 2/11/2018 9:35

Àlvaro Escreveu:Porquê 2? Penso que os ursos não deitarão a toalha ao chão sem antes espernearem. Nesse esperneio parece-me razoável que a acção venha a esse valor. Mais abaixo parece-me pouco razoável pois a acção este ano apresentará provavelmente mais de 0.50 cêntimos de lucros por cada papel. Nunca separo a análise que faço a aspectos que considero relevantes como o lucro por acção ou o dividendo. Parece-me pouco razoável por isso apontar para o suporte mais abaixo. Mas possível é.

Tens razão e pelo andar da carruagem vais mesmo comprar abaixo de 2€... a bolsa vai estando mais ou menos positiva e a Soni continua a descer...

algo se passa e será muito mais profundo que os resultados em si... que até são positivos :-k

por Àlvaro » 30/10/2018 15:25

Porquê 2? Penso que os ursos não deitarão a toalha ao chão sem antes espernearem. Nesse esperneio parece-me razoável que a acção venha a esse valor. Mais abaixo parece-me pouco razoável pois a acção este ano apresentará provavelmente mais de 0.50 cêntimos de lucros por cada papel. Nunca separo a análise que faço a aspectos que considero relevantes como o lucro por acção ou o dividendo. Parece-me pouco razoável por isso apontar para o suporte mais abaixo. Mas possível é.

por Zeanzol » 30/10/2018 14:46

Àlvaro Escreveu:Fonseca, o Artista desde que abusou dos hambúrgueres da Ibersol ficou com a escrita enfartada e a carteira marada. Um pouco mais a sério: suponho que aquilo que o Artista está a ver é o que já referi anteriormente, dificilmente a Soi se livrará de vir a 2 euros. O resto ´é aquela conversa que ele faz amiúde, às vezes acerta, outras erra redondamente. Na Mota uma vez entrei na opinião contrária aquela que ele andava aqui sempre a bater e ganhei uns bons euros. E na Soi se vier a dois euros, lá vai disto, quero lá eu saber da conversa do Artista. 8-)

Fonseca

muita clarividencia na exposição :clap:

Alvaro

porque é que tem de ir a 2€ e não a menos por exemplo 1.25€ ? :-k

por Àlvaro » 29/10/2018 20:39

Fonseca, o Artista desde que abusou dos hambúrgueres da Ibersol ficou com a escrita enfartada e a carteira marada. Um pouco mais a sério: suponho que aquilo que o Artista está a ver é o que já referi anteriormente, dificilmente a Soi se livrará de vir a 2 euros. O resto ´é aquela conversa que ele faz amiúde, às vezes acerta, outras erra redondamente. Na Mota uma vez entrei na opinião contrária aquela que ele andava aqui sempre a bater e ganhei uns bons euros. E na Soi se vier a dois euros, lá vai disto, quero lá eu saber da conversa do Artista. 8-)

por Artista Romeno » 29/10/2018 20:25

VBFonseca Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
VBFonseca Escreveu:Boa noite,

Já aqui, em tempos, confessei a minha iliteracia no que a assuntos financeiros diz respeito. Por isso não vou escalpelizar os resultados da SONI, que até me dei ao trabalho de ler.
Eu não sou de vir para aqui embelezar uma cotada só por que estou dentro, ignorando todos os contras que ela possa ter. Epá, mas não façam de mim um burro completo: então a EDP lucra sensivelmente mil milhões por ano, tem uma dívida na casa dos 14mM€ e um accionista que que quer ter do lado de lá, rapidamente, o dinheiro que nela investiu - significando bons dividendos e baixa redução de dívida; a SONI teoricamente vai para o segundo ano a lucrar acima de 20M€ e tem uma dívida a rondar os 300M€. Grosso modo, mantendo estes resultados, ambas liquidariam as suas dívidas no mesmo período de tempo. Então a primeira é uma estrela do PSI e a segunda está falida?! Sejamos honestos...

Cumps

Ja dizia o filosofo so sei que nada sei, palavras bonitas mas sem significado se nao forem levadas a pratica. Ora bem qual foi o lucro recorrente da edp nos ultimos 10 anos e a estabilidade do mesmo e da soni, tas a comparar a empresa secalhar mais estavel do indice com a mais ciclica de todas a que nas recessoes mais prejuizos da, alguem mais sabido deste mundo ja te disse que jogar na raspadinha devia ser proibido mas isso para ti e chines......se ao menos va visses o grafico isso era suficiente para la chegares lá, se tivesses efetivamente feito o que disses.te

Já percebi, há muito tempo, que o Português é uma coisa que não te assiste, no entanto, devias fazer um esforço por melhorar essa escrita porque, metendo vinte assuntos na mesma frase, perde-se todo o sumo do que pretendes transmitir.

Recapitulando: com o que disse acima, eu não pretendia fazer uma comparação com a EDP mas sim estabelecer um paralelismo entre as diferentes formas de olhar para uma cotada quando se avaliam os mesmos parâmetros. O mesmo rácio dívida/lucro é bom para uma cotada e não é bom para outra?

Até hoje eu não disse se estava dentro ou fora, e tu assumes que eu estou a jogar na lotaria apenas porque eu reclamo um tratamento imparcial à análise da SONI. E se estiver dentro? Porquê que isso te enerva tanto?

Ao contrário de ti, saberei mudar de opinião quando os factos, análises e situação do mercado mo demonstrarem. Ainda me recordo da tua análise "catastrófica", quando a cotação estava na casa dos 3.1/3.2€ e, dizias, o caminho era para baixo. Passou dos 4€, onde andavas? Apenas quando quebrou em baixa os 3€ é que submergiste de novo a reclamar razão.

Nota-se que tens conhecimentos, tenta lá mostrá-los sem apoucares quem discorda de ti.

Cumps

muito sinceramente já houve tempo há 4 anos em que escrevi mal e mal tratei foristas, mas o post anterior nao faz parte desse lote. Voltando ao famoso artigo no inicio de todas as analises foi dito que AF nao seria para analises de trades de CP http://surfaratendencia.pt/analise-de-r ... industria/ , só tenho a dizer que o mesmo continua atual e para pior porque os resultados operacionais cairam. relativamente a comparação não comparação com a EDP, é lá dito numa parte o seguinte "Antes de analisar resultados, convém relembrar que o rácio de divida líquida/ EBITDA atualmente está nos 3.6 x, valor igual ao existente há um ano atrás. Já a dívida líquida proporcional caiu de 325 milhões de euros para 311 milhões de euros, tendo o EBITDA caído na proporção desta redução de dívida. Olhando para o passado da Sonae Industria, no relatório e contas de 2007 constava o seguinte: “Por conseguinte, no final de 2007, o rácio de Dívida Líquida para o EBITDA foi 2,4x e a Autonomia Financeira era de 127% (o que compara com 3,2x e 137% no final de 2006).”.Ora, na imagem abaixo consegue ver-se o nível do rácio em 2015, que comprova o quanto este negócio se deteriorou durante a crise (devendo-se ter presente que em 2014 foi feito um aumento de capital)"
:arrow: A soni com um nivel de divida/ resultados muito mais baixo que o atual que subiu de 3.6 x para 4.3x ( desde então o racio deteorou-se e muito, ao contrario dos resultados fabulosos nos vossos calculos eles tem em termos recorrentes caido e bem http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... M18_PT.pdf). falamos de algo ja limpou os acionistas uma x com muito menos divida vs resultados, já deu centenas de prejuizos antes á SGPS e querem comparar a EDP, e pah algo não bate certo a edp sempre teve racios de endividamento quase o dobro da soni e não limpou os acionistas conforme grafico abaixo em escala logaritmica porque será? só quem nao quiser mesmo olhar é que nao percebe que no LP esta empresa é um verdadeiro cemitério para os acionistas...Imagem
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VBFonseca » 29/10/2018 19:55

Artista Romeno Escreveu:

Já aqui, em tempos, confessei a minha iliteracia no que a assuntos financeiros diz respeito. Por isso não vou escalpelizar os resultados da SONI, que até me dei ao trabalho de ler.
Eu não sou de vir para aqui embelezar uma cotada só por que estou dentro, ignorando todos os contras que ela possa ter. Epá, mas não façam de mim um burro completo: então a EDP lucra sensivelmente mil milhões por ano, tem uma dívida na casa dos 14mM€ e um accionista que que quer ter do lado de lá, rapidamente, o dinheiro que nela investiu - significando bons dividendos e baixa redução de dívida; a SONI teoricamente vai para o segundo ano a lucrar acima de 20M€ e tem uma dívida a rondar os 300M€. Grosso modo, mantendo estes resultados, ambas liquidariam as suas dívidas no mesmo período de tempo. Então a primeira é uma estrela do PSI e a segunda está falida?! Sejamos honestos...

Cumps

Ja dizia o filosofo so sei que nada sei, palavras bonitas mas sem significado se nao forem levadas a pratica. Ora bem qual foi o lucro recorrente da edp nos ultimos 10 anos e a estabilidade do mesmo e da soni, tas a comparar a empresa secalhar mais estavel do indice com a mais ciclica de todas a que nas recessoes mais prejuizos da, alguem mais sabido deste mundo ja te disse que jogar na raspadinha devia ser proibido mas isso para ti e chines......se ao menos va visses o grafico isso era suficiente para la chegares lá, se tivesses efetivamente feito o que disses.te

Já percebi, há muito tempo, que o Português é uma coisa que não te assiste, no entanto, devias fazer um esforço por melhorar essa escrita porque, metendo vinte assuntos na mesma frase, perde-se todo o sumo do que pretendes transmitir.

Recapitulando: com o que disse acima, eu não pretendia fazer uma comparação com a EDP mas sim estabelecer um paralelismo entre as diferentes formas de olhar para uma cotada quando se avaliam os mesmos parâmetros. O mesmo rácio dívida/lucro é bom para uma cotada e não é bom para outra?

Até hoje eu não disse se estava dentro ou fora, e tu assumes que eu estou a jogar na lotaria apenas porque eu reclamo um tratamento imparcial à análise da SONI. E se estiver dentro? Porquê que isso te enerva tanto?

Ao contrário de ti, saberei mudar de opinião quando os factos, análises e situação do mercado mo demonstrarem. Ainda me recordo da tua análise "catastrófica", quando a cotação estava na casa dos 3.1/3.2€ e, dizias, o caminho era para baixo. Passou dos 4€, onde andavas? Apenas quando quebrou em baixa os 3€ é que submergiste de novo a reclamar razão.

Nota-se que tens conhecimentos, tenta lá mostrá-los sem apoucares quem discorda de ti.

Cumps

Registado: 21/4/2008 3:08

por Àlvaro » 29/10/2018 17:16

É preciso muito optimismo. A Soi está sem conseguir passar a linha descendente faz bastante tempo. E , agora que os mercados estão a apontar para baixo é que iria partir essa linha. Tem um suporte em 2 euros, ande por onde andar aqui terá de ir parar. Ou furar.

por Flavc » 29/10/2018 16:23

Se é para ir ao fundo não quero deixar ir o Zeanzol sózinho, lol. Estou a tentar refazer aqui tb a carteira de valores que já tive na SONAEIND. Muito se passou em termos de melhoria de indicadores desde que foi efetuado o reverse stock split e há bons motivos já acima descritos para a cotação subir ( a acrescentar que o Eagle está pessimista nesta tb, lol).

Registado: 9/3/2017 16:10

por Zeanzol » 29/10/2018 11:10

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Nesta só rasparia qualquer coisinha mais perto de 2 euros. Com a fé que têm vendido é bem provável que volte a dois euros brevemente. :?

Com muito maus resultados do ultimo trimestre , enorme divida , mau comportamento habitual quando economia abranda , o que está já a suceder na China e vai suceder nos próximos trimestres noutras economias e mais os 178 MILHÕES resultados NEGATIVOS ACUMULADOS ANTES no balanço nos capitais próprios .

Provavelmente bem ABAIXO de 2 euros

Sem duvida nenhuma bem abaixo dos 2€... isto é para fechar !

por Àlvaro » 29/10/2018 9:53

Talvez, talvez, mas espero começar a raspar por aí e ir raspando à medida que for resvalando. Estou à espera que a geringonça funcione, mas já lá está uma ficha para entrar se abrir a ranhura entre 2 e 2.02.

por EAGLE BULLMARKET » 29/10/2018 9:48

Àlvaro Escreveu:Nesta só rasparia qualquer coisinha mais perto de 2 euros. Com a fé que têm vendido é bem provável que volte a dois euros brevemente. :?

Com muito maus resultados do ultimo trimestre , enorme divida , mau comportamento habitual quando economia abranda , o que está já a suceder na China e vai suceder nos próximos trimestres noutras economias e mais os 178 MILHÕES resultados NEGATIVOS ACUMULADOS ANTES no balanço nos capitais próprios .

Provavelmente bem ABAIXO de 2 euros

Registado: 11/5/2018 15:17

por Àlvaro » 29/10/2018 9:44

Nesta só rasparia qualquer coisinha mais perto de 2 euros. Com a fé que têm vendido é bem provável que volte a dois euros brevemente. :?

por Artista Romeno » 29/10/2018 0:04

Cumps

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por VBFonseca » 28/10/2018 23:47

Boa noite,

Cumps

Registado: 21/4/2008 3:08

por ZéManuel » 27/10/2018 21:00

Ora bem,

A Soni trimestre após trimestre está a consolidar a geração de lucros referentes à sua atividade, sem considerar os extraordinários, melhor dizendo trimestre após trimestre está a mantê-los.
Se com os novos projetos nos continentes onde atua conseguir aumentar os lucros gradualmente, e for reduzindo a divida, então o preço da acção subirá, caso contrário não havendo novidades ficará por estes níveis pois já se viu que com este nível de lucros se agora não sobe então mais tarde também não subirá.
É esta a minha percepção da coisa.

Boa sorte.

por Zeanzol » 27/10/2018 19:59

Bom ... assim sendo e tendo em conta os comentários e resultados... chegamos á conclusao que a empresa está mais que falida :!:

a redução de divida nao interessa, o valor de 33m a receber das seguradoras ( que vai permitir baixar a divida substancialmente) tambem nada interessa, investimentos massivos em modernização para ganhos de eficiencia etc e sim os resultados positivos tambem não... Bom Bom é ter prejuizos e quantos mais melhor :-#

a apresentação de resultados de fecho de ano está marcada para o dia 27/03/2019... bem distante ... novidades até lá não me parece que apareçam pelo que irá cair no total esquecimento... a não ser que feche entretanto .

quem acredita compra ... quem nao acredita é melhor vender em quanto é tempo... a coisa está a ficar preta :!:

a Efanor o melhor que faz é vender a empresa ao homens da Arauco, visto que esses é que sabem andar nisto... e tem massa com fartura !!

por Artista Romeno » 26/10/2018 0:12

rollingsnowball Escreveu:
zeanzol Escreveu:Sem desprimor nenhum pelo Artista Romeno, muito pelo contrário gosto de trocar argumentos com pessoas que tem pontos de vista diferentes...

no entanto a questão de acertar ou nao falando no caso concreto da Soni é um bocado vago...

senão vejamos....

quando subiu para os 4 euros por accao não vi grandes comentários a "desfazer" na subida ?!!!?

da mesma forma que todos aqui falam ( eu incluido ) mas ainda ninguem mostrou real capacidade em dizer quanto é que a empresa vale...

usando agora o estilo com que o Artista nos brinda regularmente .... VALE BOLA :?: :?: :mrgreen:

tem tido resultados positivos ja há varios trimestres ( 9meses de 2018 com 22.6m lucro) e ainda por receber na sonae arauco minimo de 33m dos seguros e com divida a reduzir ... e vale menos que o valor a que foi executado o aumento de capital.... bem sei que o mercado tem reaçoes muito dispares da realidade... mas eu por 97 milhoes se os tivesse comprava a Soni toda para mim ...

Há acções mais fáceis de avaliar que outras: algumas , principalmente as com muita dívida, estão muito dependentes da conjuntura e da gestão, e de factores que a gestão poderá (ou não) saber mas não aparecem nos relatórios de contas. A SONI é uma dessas. Estive investido várias vezes nela e ainda fiz uns bons cobres, mas a dívida cria muita incerteza e portanto (felizmente) saí sempre depressa (a última saída foi a 2,22, salvo erro, no caminho da subida aos 4). Mas desde há algum tempo para cá (inclusive quando ainda estava bem lá para cima) que me dou por feliz: correu-me bem...
As minhas previsões iniciais estavam erradas: os resultados líquidos até têm sido razoáveis, mas a dívida tem caído demasiado devagar (mesmo que ajuste ao valor dos seguros). A empresa andava há anos sem capital para investir e agora está a modernizar as fábricas: o problema é que tivemos estes anos de boom e com isso a dívida não caiu, e corremos o risco de entrar em nova fase má com fábricas novas (e inúteis) que estarão velhas quando começar o próximo ciclo... Note-se que alguém (salvo erro o romeno) me tinha chamado a atenção na altura que o cash gerado podia ir para as fábricas em vez de ir para a dívida. Naturalmente tinha razão e eu não...

Claro que depois destes "lucros" e abaixo do valor a que vendi da última vez eu olho para a SONI, mas a verdade é que olho agora sem grande cobiça: há por aí coisas barata e menos endividadas. Pode correr bem a quem está dentro? Pode, mas também pode correr muito mal e eu não jogo na raspadinha (que aliás acho que devia ser ilegal).

fui eu no CFA aprendi uma coisa nos RC ver o valor liquido dos ativos sobre o bruto for residual isso é um valente alerta a navegação.... e na Soni era muito baixo ja nem sei se era tipo menos de 20% :mrgreen: é que o replacement pode ser o bruto....e isso é brutal.....o preocupante aqui e os resultados operacionais cairem sem piedade em pleno bull economico... no bear é melhor nem falar nisso entao...... :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2 e 127 visitantes