Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 16/5/2018 13:18

Isso eu percebi.

Não percebi foi onde vês isso no gráfico.

Registado: 31/3/2017 13:26

por Ativo » 16/5/2018 13:14

salvador_guru Escreveu:" Penso que a cotação do BCP não voltará no corrente ano à casa dos 30 cêntimos...."

Acabaste de dizer que já tocou lá 5 vezes este ano, o ano ainda nem a meio vai, e agora na tua bola de cristal não volta mais aos 0.30 ate fim do ano. :clap:

A cotação do BCP fez 5 incursões à casa dos 30 cêntimos neste ano, mas, no meu entender, não volta à casa dos 30 cêntimos no corrente ano!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por salvador_guru » 16/5/2018 13:10

" Penso que a cotação do BCP não voltará no corrente ano à casa dos 30 cêntimos...."

Acabaste de dizer que já tocou lá 5 vezes este ano, o ano ainda nem a meio vai, e agora na tua bola de cristal não volta mais aos 0.30 ate fim do ano. :clap:

por PIKAS » 16/5/2018 13:08

DIXIE18 Escreveu:Seria bastante interessante a Fosun replicar o que a CTG esta a fazer na EDP:
tipo ataque directo da China à economia Tuga.
-Qual será a probabilidade no curto-médio prazo isso ocorrer: Fosun lançar uma OPA ao BCP?
-Alguém com conhecimentos de causa e interessado em comentar os prós e contras de tal?
:?:

Acerca disso, publiquei na tópico da EDP ( creio que domingo, dia 13 ) um extenso texto com o que penso.
Para mim, os chineses estão vendedores e não compradores na EDP.
Vendendo, vem meter a massa no BCP, opando o BCP. Claro que a novela EDP se vai arrastar por muitos e muitos meses, não sei se um ano chegará.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ativo » 16/5/2018 13:00

Já me referi no Fórum a um "castelo" de quatro torres com os pináculos na casa dos 30 cêntimos visível no gráfico da cotação do BCP. Por 4 vezes o mercado rejeitou a cotação do BCP na casa dos 30 cêntimos. Recentemente, a cotação do BCP fez mais uma incursão (a quinta) à casa dos 30 cêntimos. Tenho a impressão que esta última incursão deixou muitos "agarrados" ao título. Penso que a cotação do BCP não voltará no corrente ano à casa dos 30 cêntimos e que a descida do BCP vai levá-lo abaixo dos 26 cêntimos.

Muita gente esquece-se da capitalização bolsista do BCP que a cotação do BCP em 35 cêntimos implicaria, dos "trabalhos" que o BCP ainda tem pela frente e da necessidade para o BCP, e para a banca em geral, que o P.I.B. português cresça robustamente. Sem este crescimento os "trabalhos" futuros do BCP ficam comprometidos. Foi recentemente divulgado que o crescimento do P.I.B. português abrandou. Foi de 2,1 % no primeiro trimestre deste ano, quando no trimestre homólogo do ano passado tinha sido 2,4 %. Se o crescimento do P.I.B. dimiunuir tudo se complica, para a banca e para as contas públicas.

O mal é as pessoas perderem a noção da realidade e do que é razoável.

por maceirafernandesjose » 16/5/2018 12:50

Volume em queda pelo segundo dia consecutivo,mas onde raío andam os compradores. :?: :oh:

Registado: 17/12/2013 1:15

por ljbk » 16/5/2018 12:06

Investidor Escreveu:É realmente notária a nossa incapacidade para prever o próximo movimento do mercado. Da (cerca de) metade de nós que acertou hoje, só (cerca de) metade vai acertar amanhã e por aí adiante, ficando evidente que não há (quase) ninguem que acerta de forma sistemática. Nada de estranho há nisso. Estranho é haver quem cá anda há algum tempo e continua a achar estranho que o mercado se comporte assim.

A teoria do "random walk" é apenas uma das teorias. Existem outras como por exemplo se pode ler num livro em português do Sr. Braga de Matos.
O que é ruido para alguns pode não o ser para outros.
Não quer dizer que se acerte sempre qualquer que seja a escala temporal. NÃO SE ACERTA SEMPRE.
E para acertar consistentemente, na metodologia que utilizo, é necessário um extremo rigor na análise sendo qualquer erro punido sem piedade.
Aliás estes ultimos dias, no caso do BCP, recordaram-me isso amargamente, no caso de eu ter esquecido.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por DIXIE2020 » 16/5/2018 11:28

Seria bastante interessante a Fosun replicar o que a CTG esta a fazer na EDP:
tipo ataque directo da China à economia Tuga.
-Qual será a probabilidade no curto-médio prazo isso ocorrer: Fosun lançar uma OPA ao BCP?
-Alguém com conhecimentos de causa e interessado em comentar os prós e contras de tal?
:?:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Rango » 16/5/2018 9:03

De que lado está o único acionista ‘português’ da EDP?

O BCP, o único acionista 'português' da EDP, ainda não se pronunciou sobre a OPA à EDP, mas aparece como intermediário financeiro dos chineses na operação.

https://eco.pt/2018/05/16/de-que-lado-e ... es-da-edp/

Registado: 16/9/2016 15:35

por salvador_guru » 15/5/2018 18:44

Amanha se subir o que desceu hoje quero ver o que se vai comentar por aqui.

por INICIADO_2000 » 15/5/2018 16:17

BCP mantem o sentido descendente em direcção á zona de suporte . Nada a assinalar até lá chegar . Só aguardar.
Zona de Suporte . Zona de compra do mercado . 0.2650 - 0.2750
Zona de resistência . Zona de venda do mercado . 0.30

Registado: 12/12/2004 18:57

por PC05 » 15/5/2018 16:15

'

BlackRock aumenta posição curta ...

Titular da posição / % sobre o capital / Data de comunicação / Data da posição Comunicações anteriores

BlackRock Institutional Trust Company, N.A. / 0.60 / 15/05/2018 / 14/05/2018

Total de posições curtas a 15/05/2018: 3.57
Editado pela última vez por PC05 em 15/5/2018 16:17, num total de 1 vez.

Registado: 5/12/2005 21:28

por zelola » 15/5/2018 16:10

Boa tarde a todos,

Acho que esta queda do BCP resulta apenas e só, de hoje muita gente ter acordado, e ter pensado que pode ser este o momento de viragem do mercado.
E isto, como todos nós sabemos, acontece frequentemente.
Tal como o contrário! Há dias em que se não fosse o autocontrolo que felizmente já vou adquirindo, vendia ou comprava sem que houvesse razão para tal! Apenas porque me parecia que a coisa ia mudar.
É, como já diversas vezes lemos aqui, o mercado a funcionar.
Sim, porque o mercado funciona baseado em análises fundamentais e técnicas (as mais próximas de acertarem) mas também com base em razões subjectivas (que podem ser estudadas pela psicologia, e que pode ser desde o facto de gostarem/ou não da acção BCP, de estar sol/chuva, etc).

No fundo, quero dizer que o que está a acontecer, na minha opinião, é perfeitamente normal.
Nesta fase estou dentro, e contente. Quer pela análise técnica, quer pela análise fundamental, o BCP só tem um caminho - Subir.

Portanto, relaxem, e aproveitem o momento. Ainda não é desta que o mundo vai acabar. :)

Registado: 1/9/2017 16:27

por Rango » 15/5/2018 15:29

JohnyRobaz Escreveu:
Rango Escreveu:Não vale a pena estar a argumentar agora. Apenas tenho suspeitas e nada com que provar, mas daqui a uns tempos, talvez possamos voltar ao assunto.

Tanto os reforços da Fotsun como os da Sanangol, acontecem com a cotação do BCP bastante abaixo dos valores máximos a que já esteve. Não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que a cotação desceu por descer e que estes investidores institucionais apenas se limitaram a aproveitar essa descida. Facto notório: depois de terem reforçado a sua posição, a cotação volta a subir, atingindo valores bem mais altos.

A cotação sobe devido às compras desses institucionais, e também do mercado em geral, pois representma um grande aumento da procura. Tal como a cotação desce quando eles colocam as acções à venda, ou quando um hedge fund abre posições curtas. Isto não tem nada de manipulação, a meu ver, é apenas o mercado. E não há qualquer ingenuidade nisto. Por isso continuo a não perceber que raio de conspirações passam pela tua cabeça.

Tal como disse acima, não vale a pena continuar a argumentar. Já disse o que queria dizer nos meus comentários mais acima. Daqui a um tempo voltamos a falar nisto.

por JohnyRobaz » 15/5/2018 15:21

Rango Escreveu:Não vale a pena estar a argumentar agora. Apenas tenho suspeitas e nada com que provar, mas daqui a uns tempos, talvez possamos voltar ao assunto.

Tanto os reforços da Fotsun como os da Sanangol, acontecem com a cotação do BCP bastante abaixo dos valores máximos a que já esteve. Não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que a cotação desceu por descer e que estes investidores institucionais apenas se limitaram a aproveitar essa descida. Facto notório: depois de terem reforçado a sua posição, a cotação volta a subir, atingindo valores bem mais altos.

A cotação sobe devido às compras desses institucionais, e também do mercado em geral, pois representma um grande aumento da procura. Tal como a cotação desce quando eles colocam as acções à venda, ou quando um hedge fund abre posições curtas. Isto não tem nada de manipulação, a meu ver, é apenas o mercado. E não há qualquer ingenuidade nisto. Por isso continuo a não perceber que raio de conspirações passam pela tua cabeça.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Rango » 15/5/2018 14:54

Não vale a pena estar a argumentar agora. Apenas tenho suspeitas e nada com que provar, mas daqui a uns tempos, talvez possamos voltar ao assunto.

por Ulisses Pereira » 15/5/2018 13:55

Quando o BCP subiu en contra ciclo com o resto do mundo houve razões para isso, como também haveria agora, face aos óptimos resultados do 1º trimestre.

Tu achas que havia razoes para isso e o BCP subiu em contra-ciclo. Como agora outros haverão que há razões para descer em contra-ciclo. O que não podes é achar que o mercado tem que pensar igual a ti e se não pensar é uma manipulação ou um facto digno dos Ficheiros Secretos ou do ET.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ativo » 15/5/2018 13:43

Rango Escreveu:
ativo Escreveu:Se fosse posivel diariamente "explicar" o movimento de subida ou descida da cotação de uma ação, seria então também possível prever diariamente a subida ou descida da cotação da ação. Tentar diariamente prever o movimento da cotação de uma ação é a mesma coisa que jogar na lotaria. Não se consegue prever diariamente a subida ou descida da cotação de uma ação, mas consegue-se "explicar" diariamente a subida ou descida da cotação da ação?! :roll:

Se tivesses lido melhor o que escrevi, terias reparado que não me refiro ao movimento normal de subida e descida de uma acção. Se puseres os óculos poderás ler que me refiro a sessões que considero anormais, sessões que destoam claramente da tendência geral dos mercados e que tento interpretar as razões que estarão por detrás desse movimento.

Normalmente, quando a cotação sobe consistentemente, existem razões para isso... nos caso das últimas subidas, foi consequência dos bons resultados apresentados pelo BCP no 1º trimestre. Outras vezes, quando desce abruptamente, seguindo a tendência dos mercados internacionais, também há alguma razão para isso... agora, o que não se compreende muito bem, é que a cotação acentue vincadamente a sua queda em dias em que a tendência geral dos mercados é positiva, sem uma razão plausível.

A resposta está em tentar saber quem está por detrás dos sucessivos despejos quando a acção dá mostra de tentar subir ou recuperar da descida? Quem é que realmente não quer que o BCP passe de determinado patamar e porquê? A resposta certa a estas perguntas pode levar a que se consiga efectuar negócios com bom lucro.

Leio e li muito bem o que tu e outros foristas escrevem e para tal não preciso de usar óculos! :mrgreen:

É sabido e notório que procuras frequentemente dar explicações para as quedas da cotação do BCP nos dias em que tal se verifica. Também já por várias vezes "inventaste", e "inventas", como "explicação" para essas quedas , uma conspiração apostada em fazer descer a cotação do BCP. Curioso é que nos dias em que a cotação do BCP sobe não procuras "explicações" para tal, nem "inventas" alguma conspiração responsável por tal! :lol:

por Rango » 15/5/2018 13:26

Ulisses Pereira Escreveu:E quando o BCP subiu enquanto o resto do mundo não o fazia, isso indiciou alguma coisa? Não. Mas era ao contrário :roll:

Quando o BCP subiu en contra ciclo com o resto do mundo houve razões para isso, como também haveria agora, face aos óptimos resultados do 1º trimestre. É este retrocesso da cotação face aos resultados apresentados que o torna menos compreensível. Havia e há razões para a cotação subir. Porque desce então o BCP para patamar anterior ao da apresentação dos bons resultados? Porqure desce o BCP quando os mercados internacionais estão positivos e com várias acções do PSI20 bem positivas? Porque destoa o BCP da tendência positiva quer grassa nos mercados em geral?

por Ulisses Pereira » 15/5/2018 13:18

E quando o BCP subiu enquanto o resto do mundo não o fazia, isso indiciou alguma coisa? Não. Mas era ao contrário :roll:

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Rango » 15/5/2018 13:12

Ulisses Pereira Escreveu:Rango, o Eagle quando as acções descem acham normal sem precisar de justificação e quando sobem, há sempre um argumento qualquer criado para justificar esse facto extraordinário. Contigo, em relação ao BCP passa-se o oposto - quando a acção sobe é o normal, quando cai é sempre obra de um acontecimento extraordinário.

O que vale é que no balanço destas duas forças, acaba sempre tudo empatado em termos de fenómenos extraordinários.

Abraço,
Ulisses

Isso não é verdade! Repito para que não restem dúvidas: é normal as acções subirem e descerem. O que não é normal é descerem quase 6%, fazendo mínimos atrás de mínimos, num dia e meio, quando a tendência dos mercados internacionais até é positiva e até o PSI20 continua cada vez mais positivo.

É esta anormalidade de sessão diária que tento interpretar... e cada vez tenho menos dúvidas que lá mais para a frente, vamos ter novidades no BCP... :-k

por Rango » 15/5/2018 13:03

ativo Escreveu:Se fosse posivel diariamente "explicar" o movimento de subida ou descida da cotação de uma ação, seria então também possível prever diariamente a subida ou descida da cotação da ação. Tentar diariamente prever o movimento da cotação de uma ação é a mesma coisa que jogar na lotaria. Não se consegue prever diariamente a subida ou descida da cotação de uma ação, mas consegue-se "explicar" diariamente a subida ou descida da cotação da ação?! :roll:

Se tivesses lido melhor o que escrevi, terias reparado que não me refiro ao movimento normal de subida e descida de uma acção. Se puseres os óculos poderás ler que me refiro a sessões que considero anormais, sessões que destoam claramente da tendência geral dos mercados e que tento interpretar as razões que estarão por detrás desse movimento.

Normalmente, quando a cotação sobe consistentemente, existem razões para isso... nos caso das últimas subidas, foi consequência dos bons resultados apresentados pelo BCP no 1º trimestre. Outras vezes, quando desce abruptamente, seguindo a tendência dos mercados internacionais, também há alguma razão para isso... agora, o que não se compreende muito bem, é que a cotação acentue vincadamente a sua queda em dias em que a tendência geral dos mercados é positiva, sem uma razão plausível.

A resposta está em tentar saber quem está por detrás dos sucessivos despejos quando a acção dá mostra de tentar subir ou recuperar da descida? Quem é que realmente não quer que o BCP passe de determinado patamar e porquê? A resposta certa a estas perguntas pode levar a que se consiga efectuar negócios com bom lucro.
Editado pela última vez por Rango em 15/5/2018 13:16, num total de 1 vez.

por salvador_guru » 15/5/2018 11:36

PC05 Escreveu:
salvador_guru Escreveu:Queres que a EDP feche o GAP quando tem uma OPA em curso?!

Na minha opinião isso não faz sentido nenhum .... consegues sustentar essa afirmação com algum tipo de análise?

PC05 não não tenho nada em que possa sustentar esta minha afirmação. Apenas confio no meu intuito e nos anos que levo disto.

E atenção que não estou a dizer que o GAP vai ser todo fechado (sinceramente não acho que vá e até acho que já deve estar quase a inverter).

Agora quando tens uma acao como a EDP a subir 10% não podemos esperar que as outras pesadas de outros setores subam, porque se isso acontecesse o indice teria uma subida tambem de perto de 10% e isso não cabe na minha cabeça.

por Ulisses Pereira » 15/5/2018 11:16

Rango, o Eagle quando as acções descem acham normal sem precisar de justificação e quando sobem, há sempre um argumento qualquer criado para justificar esse facto extraordinário. Contigo, em relação ao BCP passa-se o oposto - quando a acção sobe é o normal, quando cai é sempre obra de um acontecimento extraordinário.

O que vale é que no balanço destas duas forças, acaba sempre tudo empatado em termos de fenómenos extraordinários.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por PC05 » 15/5/2018 11:16

salvador_guru Escreveu:Queres que a EDP feche o GAP quando tem uma OPA em curso?!

Na minha opinião isso não faz sentido nenhum .... consegues sustentar essa afirmação com algum tipo de análise?

Registado: 5/12/2005 21:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Kury Yozo, macau5m, niceboy, Opcard33, PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2, VALHALLA, Zguibz2 e 123 visitantes