Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 2/5/2018 8:22

Afinal ainda muita gente contava com o exercicio do call option...

vamos ver até onde vai a queda... se a esta situação juntar-mos uns eventuais maus resultados do 1ª trimestre... :oh:

Registado: 19/11/2015 16:21

por maturidade » 1/5/2018 14:17

Boas.
esta menina, deu-me ganhos quase nulos.
Apontava a sua ida para o psi20, e a opção de compra exercida ontem.
O que não veio a confirmar-se.
Mais vale estar fora por um tempo.
Vou aumentar a minha aposta na COFINA, e sair a 100% desta.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por ZéManuel » 30/4/2018 22:24

Zeanzol,

E há outra máxima que me ensinou um velhote que já não está cá mas que quando estava jogava na bolsa que é:
O que já deu, já deu o que tinha a dar.
A Soni já deu muito é normal que apesar de não ter eventualmente dado tudo o que tenha a dar faça uma boa pausa, como por exemplo a Corticeira que subiu subiu subiu e caiu vinte e tal porcento durante 5 ou 6 meses.

Cumps

Registado: 7/8/2014 18:53

por ZéManuel » 30/4/2018 22:05

Zeanzol,

Se a coisa correr bem daqui a 3 anos exerce a call, se não correr não exerce.
Mas vê-se nitidamente que é um projecto a muito longo prazo, 3 anos.
Acresce o facto de nestes próximos anos muita água vai correr debaixo das pontes, o mercado em geral pode sofrer um grande revés, os preços das acções em geral estão altíssimos e isso pode provocar grandes quedas em todas as acções.
Portanto é difícil aconselhar alguém, cada um que tome as suas decisões.
Há uma máxima em bolsa que me ensinaram e que eu sigo e não fico incomodado de deixar de ganhar toda a possível valorização que uma acção pode ter:
Apesar de poder não ganhar tudo numa acção nunca é errado to take profits, mesmo que sejam pequenos.

por Nuno_Castanheira » 30/4/2018 21:31

A minha grande dúvida são os resultados do 1T que saem já para a semana. Será que a não opção teve a ver com isso? A empresa não deixa de ter potencial, quantas outras não há em pior situação! Zé Anzol já estou como tu: estes resultados vão ser para mim a gota de água. Se não vir melhorias saio, arriscando-me a até lá perder ainda mais...

Registado: 6/1/2015 0:14

por Zeanzol » 30/4/2018 21:20

ZéManuel Escreveu:Zeanzol,

Em boa verdade já quase toda a gente sabia ou pressupunha que a call não ia ser exercida, isso viu-se logo quando a cotação começou a descambar e ficou muito abaixo dos 3,30 e daí não saía.
O Caixa Bi apimentou a coisa para mais alguns incautos comprarem, dando um price target salvo erro de 5,40.
Como o mercado já sabia que não iria ser exercida a call e o preço se tem mantido nos 3 euros mais coisa menos coisa, deve ser este o valor real dela.
O Engº se calhar tinha que ir buscar dinheiro ao banco e não teve nenhum que lhe fiasse, dado o calote que a La Seda deixou nos Bancos, será? não sei, ele é empreendedor mas pode não ter tanto dinheiro assim e sem crédito e com muitas empresas que a Soni tem em vários pontos do mundo criando incertezas se calhar os Bancos não arriscaram e não lhe fiaram.
O Artista acaba por ter razão deram uma desculpa para não exercer.

Zé Manuel

Eu entendo a tua ideia ... no entanto temos no meu ver de separar aqui umas águas ...

1 - 22.5m para o eng é uma brincadeira ... é um dos 20 homens mais ricos de Portugal ... portanto esquece lá essa parte dos bancos emprestarem ou não ...

2-acreditas que são os pequenos investidores que fazem subir ou descer a cotação desta empresa ?! Acreditas mesmo nisso? :-

3 - ok ! O artista tem razão ! Mas que ganham em dar continuidade a essa treta do call option ?

por ZéManuel » 30/4/2018 21:12

Zeanzol,

Em boa verdade já quase toda a gente sabia ou pressupunha que a call não ia ser exercida, isso viu-se logo quando a cotação começou a descambar e ficou muito abaixo dos 3,30 e daí não saía.
O Caixa Bi apimentou a coisa para mais alguns incautos comprarem, dando um price target salvo erro de 5,40.
Como o mercado já sabia que não iria ser exercida a call e o preço se tem mantido nos 3 euros mais coisa menos coisa, deve ser este o valor real dela.
O Engº se calhar tinha que ir buscar dinheiro ao banco e não teve nenhum que lhe fiasse, dado o calote que a La Seda deixou nos Bancos, será? não sei, ele é empreendedor mas pode não ter tanto dinheiro assim e sem crédito e com muitas empresas que a Soni tem em vários pontos do mundo criando incertezas se calhar os Bancos não arriscaram e não lhe fiaram.
O Artista acaba por ter razão deram uma desculpa para não exercer.

por Zeanzol » 30/4/2018 20:53

Artista Romeno Escreveu:
ZéManuel Escreveu:Artista Romeno,

Qual a avaliação em termos fundamentais que tens para a Soni?
E em termos de gráfico técnico qual a avaliação que tens?

Obg

fundamentalmente acho e este preço correto, so nao gosto do historico de destruir capital da empresa como disse num artigo em novembro

Eu já não acredito sequer no valor actual da empresa ... para o eng. não ter exercido ... algo se passa !
Só não percebo ( também não é para eu entender ) o que ganham comunicando este tipo de “coisa” que já toda a gente viu que não passam de isso mesmo ... comunicados ! :wall:

por ZéManuel » 30/4/2018 20:14

Artista,

E a avaliação por gráfico técnico?
Pescas alguma coisa disso ou nem por isso?

Obg

por Artista Romeno » 30/4/2018 20:03

ZéManuel Escreveu:Artista Romeno,

Obg

fundamentalmente acho e este preço correto, so nao gosto do historico de destruir capital da empresa como disse num artigo em novembro
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por ZéManuel » 30/4/2018 20:00

Artista Romeno,

Obg

por Artista Romeno » 30/4/2018 19:53

Resumindo, venceu a razão, foi só uma saida airosa, para nao dizer que nao exerceu :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por cristianosantos85 » 30/4/2018 19:09

ZéManuel Escreveu:Viva companheiros da Bolsa,

Vi agora que a call option afinal não foi exercida e foi adiada.
Nada mais natural segundo o meu pressentimento.
Nunca acreditei muito no Engº.
Por exemplo não conseguiu safar a La Seda de Barcelona que ficou na falência faz uns 3 ou 4 anos durante a sua Presidência se não estou em erro.
Nunca tive grande confiança na gestão do Engº sinceramente.
Gostava de ter acesso ao que diz o Borja sobre o assunto mas não tenho o seu serviço, se alguém souber que dê aqui umas dicas.
Boa sorte aos que estão dentro.

O Borja já disse há muito tempo para vender.

Agora, se nem os próprios que lá andam e conhecem os dossiers confiam no futuro da empresa... muito mau sinal.

Registado: 10/9/2015 16:45

por ZéManuel » 30/4/2018 18:45

Viva companheiros da Bolsa,

Vi agora que a call option afinal não foi exercida e foi adiada.
Nada mais natural segundo o meu pressentimento.
Nunca acreditei muito no Engº.
Por exemplo não conseguiu safar a La Seda de Barcelona que ficou na falência faz uns 3 ou 4 anos durante a sua Presidência se não estou em erro.
Nunca tive grande confiança na gestão do Engº sinceramente.
Gostava de ter acesso ao que diz o Borja sobre o assunto mas não tenho o seu serviço, se alguém souber que dê aqui umas dicas.
Boa sorte aos que estão dentro.

por Zeanzol » 30/4/2018 18:06

Nuno_Castanheira Escreveu:Zéanzol, era o que ainda no outro dia aqui falávamos. Os resultados não devem ser grande coisa, caso contrário a decisão não teria sido esta. E uma call option a 4,20 daqui a 3 anos também não indicia uma confiança assim tão grande no futuro. Há 2 ou 3 meses andava a cotação bem perto desses valores... Vamos ver...

Tenho de concordar ... contra factos não há argumentos...

Até começo a acreditar que a empresa irá sair de bolsa ... senao vejamos... este novo call option alem de reduzir o "potencial" investimento, tendo em conta que agora já não se fala em 15% apenas 4% do capital do capital da empresa e com mais uma particularidade... " pode exigir a diferença de valor entre o valor exercivel e o valor de mercado" ... para mim a Soni tem os dias contados na bolsa... nao faço ideia como nem quando... é a minha analise !

sendo os resultados fracos no 1º trimestre... só me resta... vender a totalidade da posição ...

por Nuno_Castanheira » 30/4/2018 17:58

Zéanzol, era o que ainda no outro dia aqui falávamos. Os resultados não devem ser grande coisa, caso contrário a decisão não teria sido esta. E uma call option a 4,20 daqui a 3 anos também não indicia uma confiança assim tão grande no futuro. Há 2 ou 3 meses andava a cotação bem perto desses valores... Vamos ver...

por Zeanzol » 30/4/2018 17:52

já só falta a apresentação de resultados dia 9 de maio para tirar todas as ilações que tenho a tirar do investimento que tenho na Soni...

por Nuno_Castanheira » 30/4/2018 17:43

A leitura que faço é que foi isso mesmo que o Eagle disse. Não exerceu e chutou para 2021 à nova cotação... Ou seja, afinal acabou por ser o que o amigo Zé Manel disse há dias: a call option acabou por ser "adiada"! Não me parece que isto seja muito bom para a cotação... Vamos ver a reacção na 4a feira...

por Zeanzol » 30/4/2018 17:12

Não consigo tirar conclusão alguma... :-k

http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... eak_PT.pdf

aceitam-se ideias :idea: :shock:

por EAGLETRADER20 » 30/4/2018 17:08

Muito bom 8-)

Não exerce e chuta para a frente a valor mais elevado para 2021
Anexos
soni opção.PNG
soni opção.PNG (118.52 KiB) Visualizado 8361 vezes

Registado: 4/3/2008 9:17

por freitax » 30/4/2018 9:25

zeanzol Escreveu:
freitax Escreveu:
zeanzol Escreveu:Artista

O call option está feito para 15% nem mais nem menos ... 15%.

se for exercido o capital da soni ficará mais ou menos assim :

EFANOR : +- 54%

TEAK CAPITAL ( Eng. Moreira da Silva e vice presidente da Soni) : 15%

Free Float : 30% +-

vamos aguardar :-k

eu penso que ele vai exercer

Zeanzol, tens ideia em que momento do dia poderemos ter notícias sobre a call option?

Durante o horario de negociação nao me parece que tenhamos qualquer noticia... julgo que só apenas depois do fecho do mercado :-k

Era o que me parecia também.. vamos aguardar :-k

Registado: 16/4/2011 14:51

por Zeanzol » 30/4/2018 8:45

freitax Escreveu:

Zeanzol, tens ideia em que momento do dia poderemos ter notícias sobre a call option?

Durante o horario de negociação nao me parece que tenhamos qualquer noticia... julgo que só apenas depois do fecho do mercado :-k

por freitax » 30/4/2018 8:38

Registado: 16/4/2011 14:51

por Zeanzol » 30/4/2018 8:32

Artista

por Artista Romeno » 29/4/2018 22:12

zeanzol Escreveu:Em relação ao facto de a cotação estar 10% abaixo do valor do call option ... na minha opinião não é esse facto que mostra que vai ou não exercer ...

Notar que aquando da comunicação da existência deste call option a cotação estava mais ou menos 137% abaixo do valor do exercício ... pelo que agora já só está a 10% :-k ... e inclusive já esteve bem acima :mrgreen:

nisso concordo, pois ele nao consegue comprar aquilo tudo em mercado a esse preço, esclareçam so de uma situação era até 15%, pode portanto comprar so uma parte certo? :-k

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56 e 191 visitantes