Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Industria - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae Industria - Tópico Geral

por Zeanzol » 21/3/2018 6:54

nupy Escreveu:boa noite a todos,

Concordo com a leitura do Zeanzol e em parte com o Artista, comparando o comparável:
1-Resultados de 2016 atribuiveis a Arauco pela JV Sonae Arauco foram sensivelmente de 11MUSD, o que quer dizer que a JV teve um resultado liquido de 22MUSD.
2-Este valor confere com os resultados apresentados pela SI em 2016, que correspondem a 50% dos lucros de 50% da JV, da ordem dos 5,5M€ (notar que no final deste exercicio o EUR/USD estav perto da paridade 1,05)
3-Comparando com os resultados atribuiveis á Arauco em 2017 que sensivelmente sao de 22MUSD, quer dizer que a JV teve um resultados liquido de 44MUSD.
4-Na parte correspondente á SI o resultado atribuivel é de 22MUSD a cambio de 1,20 teremos cerca de 18,3M€.
5-Segundo as contas do 3T2017 da SI a posiçao atribuivel era de 13,7M€, o que quer dizer que de grosso modo o resultado atribuivel ao 4T é mais coisa menos coisa de 4,6M€.

Conclusao: Seguindo a média dos 3 primeiros trimestres de 2017 confirma-se uma queda ciclica no 4T mas nao é nenhuma hecatombe. Mantenho me optimista em relaçao ao titulo e espero uns resultados liquidos a rondar os 28M€ que a um múltiplo prudente de 7 avalia a empresa em torno dos 4,35€.

Nada de pânicos e bons negòcios.

.

Finalmente alguém com objetividade e clarividência ! :clap:

Registado: 19/11/2015 16:21

por NUPY » 21/3/2018 1:31

boa noite a todos,

Concordo com a leitura do Zeanzol e em parte com o Artista, comparando o comparável:
1-Resultados de 2016 atribuiveis a Arauco pela JV Sonae Arauco foram sensivelmente de 11MUSD, o que quer dizer que a JV teve um resultado liquido de 22MUSD.
2-Este valor confere com os resultados apresentados pela SI em 2016, que correspondem a 50% dos lucros de 50% da JV, da ordem dos 5,5M€ (notar que no final deste exercicio o EUR/USD estav perto da paridade 1,05)
3-Comparando com os resultados atribuiveis á Arauco em 2017 que sensivelmente sao de 22MUSD, quer dizer que a JV teve um resultados liquido de 44MUSD.
4-Na parte correspondente á SI o resultado atribuivel é de 22MUSD a cambio de 1,20 teremos cerca de 18,3M€.
5-Segundo as contas do 3T2017 da SI a posiçao atribuivel era de 13,7M€, o que quer dizer que de grosso modo o resultado atribuivel ao 4T é mais coisa menos coisa de 4,6M€.

Conclusao: Seguindo a média dos 3 primeiros trimestres de 2017 confirma-se uma queda ciclica no 4T mas nao é nenhuma hecatombe. Mantenho me optimista em relaçao ao titulo e espero uns resultados liquidos a rondar os 28M€ que a um múltiplo prudente de 7 avalia a empresa em torno dos 4,35€.

Nada de pânicos e bons negòcios.

.

Registado: 29/11/2007 11:16

por Zeanzol » 20/3/2018 21:47

Artista Romeno Escreveu:boa noite,
então como é :mrgreen: tinha razão ou não o per não era nada desse que dizam o Q4 é sempre mais fraco, como dizia o outro nunca tinha pensado nisso, esperavam o que bastava olhar pos anos anteriores..... :-k

Artista

O quarto trimestre não foi mais fraco ... foi fortíssimo ao contrário do habitual !

Só gostava que alguém me explica se uma única coisa :

A Sonae Indústria informou que os accionistas da Sonae Arauco decidiram distribuir 50% do lucro obtido em 2016...!

Agora vejam quanto é que a Arauco reportou de ganhos na Sonae Arauco no final de 2016....!!!

Nesta lógica que a Arauco apresentou os valores no final de 2016 ... o valor que apresenta no final de 2017 deveria ser referente apenas a parte que cabe a própria Arauco e não ao total gerado pela Sonae Arauco ... não sei se me fiz entender :oh:

Agradeço as vossas análises :-k

por Artista Romeno » 20/3/2018 21:26

boa noite,
então como é :mrgreen: tinha razão ou não o per não era nada desse que dizam o Q4 é sempre mais fraco, como dizia o outro nunca tinha pensado nisso, esperavam o que bastava olhar pos anos anteriores..... :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por JbMsC » 20/3/2018 17:28

manuelfaf Escreveu:De acordo com o relatório de contas da Arauco a Sonae Arauco tem um prejuízo de 3,3M USD no 4ºT. Resta saber como evoluíram as operações da Sonae Indústria. Não é especificado o valor das perdas relativas aos incêndios nem o valor que poderá vir a ser coberto por seguros.

em relação aos incêndios houve uma notícia no negócios que o seguro cobria instalações e vendas futuras.[/quote]

Para simplificar, e já que os Chilenos não ajudam na forma como apresentam os dados, a minha leitura é:

a) A JV Sonae-Arouco perdeu 3.3M USD durante o 4T17 (por comparação com 3Q17) : 21957 vs 25266MUSD, MAS o resultado anual final foi +21957M USD!!! (não teve prejuizo, mas sim lucro anual!!);
b) Para comparar com 4T17, e verificar se não será um factor cíclico do 4T (verifico que realmente a produção de placas e aglomerados foi superior às vendas, o que não é normal nos outros trimestres), teríamos de ter dados do 4T16 vs 3T16, o que não existe, pois no 3T16 não são reportados resultados (talvez porque a JV estava no ínicio). Já li algures, que ciclicamente os resultados do 4T na SONI são sempre o pior trimestre - não sei porquê, mas a ser cíclico, deverá existir algum factor ou razão para este facto. Desconheço o setor, mas sendo industria e pelo tipo de forma produção, não será que por exemplo têm produção parada durante Dezembro para manutenção industrial, face aos feriados e ferias de Natal + Ano Novo, como existem algumas unidades industriais ?? A ser assim, não deviam produzir mais que vendiam, MAS..???
c) Os resultados trimestrais não são auditados Arauco, logo não sei qual a forma de registo de operações extraordinárias (ex. vendas de unidades ou registo dos interesses e perdas do grupo). Serão meramente resultados operacionais e depois no fecho anual, registados todos os ajustamentos??
d) Em 7 meses de 2016 os resultados anuais (apenas de só ter 7meses a JV) foram +11617M USD, não se sabendo parte correspondente a 3T e 4T;
e) Em 12 meses de 2017 os resultados anuais foram +21957M USD, logo crescimento anual superior a 10% (para quem andava com prejuízos ciclícos, digo eu, nada mau!!!;
f) Mais de 500.000 acções transaccionadas hoje, não podem de ter alguma explicação, principalmente quando ser entregam lotes de 15k, 20k e 25k ao melhor..

As minhas desculpas pelo "testamento", mas nestas coisas nunca existe lógica, mas também não como "qualquer palha"..

Registado: 16/5/2017 23:21

por Zeanzol » 20/3/2018 16:54

Eu não me quero alongar mais... mas penso que a malta esta a fazer uma grande confusao :oh: com os resultados da JV !!!

até prova em contrário ... vou aguardar !!!

** Sim a Sonae Industria tem seguro para os danos e lucros cessantes ... a propria empresa comunicou ao mercado aquando dos incendios.

por manuelfaf » 20/3/2018 16:34

De acordo com o relatório de contas da Arauco a Sonae Arauco tem um prejuízo de 3,3M USD no 4ºT. Resta saber como evoluíram as operações da Sonae Indústria. Não é especificado o valor das perdas relativas aos incêndios nem o valor que poderá vir a ser coberto por seguros.[/quote]

em relação aos incêndios houve uma notícia no negócios que o seguro cobria instalações e vendas futuras.

Registado: 1/10/2015 12:34

por Zeanzol » 20/3/2018 16:09

cmmanel Escreveu:
zeanzol Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:O problema é que no final do 3ª trimestre, segundo demonstra o relatório e contas da SONI, essa parceria valeria mais de 27M€ (os 50% da SONI equivaliam a 13,7M€) e agora ao cambio de 31/12 deve valer cerca de 9M€ em vez de 13,7M€ a 30/09.
Anexo o pdf com os resultados da Arauco, ver pagina 72.

esse é o raciocinio que leva ao erro...

vai ver com calma o report do 1ª semestre de 2017 e ves que a sonae industria informa que os accionistas da sonae arauco decidiram distribuir 50% do lucro... a soni recebeu 5.6milhoes logo... a sonae arauco em 7 meses de parceria fez a volta de 22milhoes ... certo ? para cada accionista poder receber 5.6milhoes em dividendos certo ?

a questao aqui é o seguinte :

a arauco no report das contas durante os primeiros 3 trimestres coloca o valor de lucro que pertence ao total da JV e no ultimo trimestre/fecho do ano informa apenas a parte de lucro que lhe cabe no total do ano... ok ? :mrgreen:

e para tirarem as duvidas usem o dividendo que a soni recebeu da sonaearauco refetente ao ano de 2016 e vejam quanto é que a arauco diz que ganhou em 2016 e vao concluir o mesmo que eu...

é apenas a minha analise... :roll:

De acordo com o relatório de contas da Arauco a Sonae Arauco tem um prejuízo de 3,3M USD no 4ºT. Resta saber como evoluíram as operações da Sonae Indústria. Não é especificado o valor das perdas relativas aos incêndios nem o valor que poderá vir a ser coberto por seguros.

podes indicar onde está essa informacao ?

por cmmanel » 20/3/2018 16:03

zeanzol Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:O problema é que no final do 3ª trimestre, segundo demonstra o relatório e contas da SONI, essa parceria valeria mais de 27M€ (os 50% da SONI equivaliam a 13,7M€) e agora ao cambio de 31/12 deve valer cerca de 9M€ em vez de 13,7M€ a 30/09.

vai ver com calma o report do 1ª semestre de 2017 e ves que a sonae industria informa que os accionistas da sonae arauco decidiram distribuir 50% do lucro... a soni recebeu 5.6milhoes logo... a sonae arauco em 7 meses de parceria fez a volta de 22milhoes ... certo ? para cada accionista poder receber 5.6milhoes em dividendos certo ?

a arauco no report das contas durante os primeiros 3 trimestres coloca o valor de lucro que pertence ao total da JV e no ultimo trimestre/fecho do ano informa apenas a parte de lucro que lhe cabe no total do ano... ok ? :mrgreen:

e para tirarem as duvidas usem o dividendo que a soni recebeu da sonaearauco refetente ao ano de 2016 e vejam quanto é que a arauco diz que ganhou em 2016 e vao concluir o mesmo que eu...

De acordo com o relatório de contas da Arauco a Sonae Arauco tem um prejuízo de 3,3M USD no 4ºT. Resta saber como evoluíram as operações da Sonae Indústria. Não é especificado o valor das perdas relativas aos incêndios nem o valor que poderá vir a ser coberto por seguros.

Registado: 29/11/2007 2:41

por Zeanzol » 20/3/2018 15:57

por tradermoraisbravo » 20/3/2018 15:57

manuelfaf Escreveu:Boas, essa dos 5M de prejuízo fiquei um pouco à toa. Não sei de que página vieram.
o que vejo é resultado integral total 2016 de 11619 e 2017 de 21957.

Os 50% da SONI da parceria com a Arauco valiam a 30/09, 13,7M€ (ver relatório e contas da SONI do 3ª trimestre). Se a 31/12 valem cerca de 22M de dólares (correspondem a cerca de 17,5M€), os 50% da SONi valem nessa data metade de 17,5M€ ( 8,75M€), o que resulta num prejuizo no 4ºT (não na globalidade do ano) de cerca de 5M€.

Registado: 20/1/2017 15:52

por JbMsC » 20/3/2018 15:52

zeanzol Escreveu:
JbMsC Escreveu:Da forma como vejo algumas entregas aos milhares, parece claramente que estão a baixar a cotação com toda a intenção.

Entretanto, estava a pensar que as mais valias a que se refere o @eagletrader20 (e com muita razão, pois a subida foi considerável!!) podem ser uma realidade, o que faria os investidores realizarem mais valias, se nos próximos tempos vão existir factos tão relevantes para a empresa, os quais relembro:

1) revisão PSI (19/03)
2) Resultados 2017 (05/04)
3) Call option dia (30/04)
4) AG (09/05)

Ora, em manos de 60 dias 4 datas muito relevantes... Mais valias, só com dados muito concretos.
Como não se concretizou a 1), logo aceito que alguns possam realizar mais valias e seguir outras vias, os que acompanham a SONI, esperam (E muito) pelos 3 restantes, pois claramente poderá confirmar o reverter dos problemas do passado recente.
Pelo que se consegue (ou não porque os dados dos chilenos são só para eles perceberem), não parece que os prejuízos avultados estejam de volta, logo 2) e 4) serão positivos para empresa.
Resta o 3).... Na minha teoria da conspiração : será que esse call option (se não estou errado está subjacente a cotação de 3,30€), agora que o PSI20 não se confirma, implica mudança de estratégia para os grandes accionistas?? E que tal reverter a cotação para baixos dos 3,30€ até 30/04 para alterar estratégias??

São ideias...., pois dados concretos no mercado para quedas com este volume (para a SONI) só podem ter algo subjacente, mas como até agora NADA, podemos especular!!!

entendo tudo o que escreveste no entanto nao me parece que seja possivel conhecer de forma alguma a intenção do Eng. Moreira da Silva quanto ao call option... mesmo que nao o fosse exercer nao seria do conhecimento publico de forma alguma.

se tiver a ver com o que vai ser falado na AG só estou a ver uma possibilidade... mas tambem muito remota será fazerem novo AC no entando já acredito em tudo... mas tambem pensando bem ... a empresa disse que nao precisava de AC , os resultados tambem mostram que nao precisam...

é das primeiras vezes em que nao encontro logica no movimento... bem sei que falar de logica no mercado é como falar da lógica da batata...

vamos acompanhando... :roll:

E se os outros grandes accionistas não pretenderem que seja possível exercer o call option (apenas porque a cotação não está acima dos 3,30€)???
Uma certeza tenho : As vendas constantes "ao melhor" de lotes de 15k, 20k e 25k não podem ser de "pequeno investidor"...
Uma certeza todos temos : algo não está explicado e é relevante... Claro está que as estratégias accionistas nunca serão explicadas e são "a alma" do negócio... A demora na saída de alguma notícias relevante, cada vez mais permite alimentar esta teoria da conspiração....

por manuelfaf » 20/3/2018 15:49

Boas, essa dos 5M de prejuízo fiquei um pouco à toa. Não sei de que página vieram.
o que vejo é resultado integral total 2016 de 11619 e 2017 de 21957.

por tradermoraisbravo » 20/3/2018 15:46

O problema é que no final do 3ª trimestre, segundo demonstra o relatório e contas da SONI, essa parceria valeria mais de 27M€ (os 50% da SONI equivaliam a 13,7M€) e agora ao cambio de 31/12 deve valer cerca de 9M€ em vez de 13,7M€ a 30/09.

por Zeanzol » 20/3/2018 15:42

JbMsC Escreveu:
tradermoraisbravo Escreveu:Boa tarde,

Por acaso aqueles que olham com espanto para a queda de 10% hoje, já deram uma olhadela nos resultados da Arauco de 2017, onde no 4º trimestre a parceria Sonae Arauco deu prejuizo de cerca de 5M€?
É apenas o mercado a reagir a este fato menos bom.

Pois não verifiquei este facto, mas do "pouco que consigo entender" do publicado, o acordo SONAE-ARAUCO passou de ganhos 2016 de 11.619 para 21.957, que mesmo sendo 2016 só referente a 7 meses, são sempre crescimento de mais 10% face ao ano 2016..
@tradermoraisbravo : as minhas desculpas pela pergunta, mas onde está essa informação??

é exatamente isso !

a Sonae Arauco teve um quarto trimestre muito bom ...

mas é facil ser induzido em erro pela forma como a arauco apresenta os numeros... :-k

por JbMsC » 20/3/2018 15:34

Por acaso aqueles que olham com espanto para a queda de 10% hoje, já deram uma olhadela nos resultados da Arauco de 2017, onde no 4º trimestre a parceria Sonae Arauco deu prejuizo de cerca de 5M€?

Pois não verifiquei este facto, mas do "pouco que consigo entender" do publicado, o acordo SONAE-ARAUCO passou de ganhos 2016 de 11.619 para 21.957, que mesmo sendo 2016 só referente a 7 meses, são sempre crescimento de mais 10% face ao ano 2016..
@tradermoraisbravo : as minhas desculpas pela pergunta, mas onde está essa informação??

por Zeanzol » 20/3/2018 15:23

se for isso entao é que é de rir :mrgreen:

por Zeanzol » 20/3/2018 15:22

JbMsC Escreveu:Da forma como vejo algumas entregas aos milhares, parece claramente que estão a baixar a cotação com toda a intenção.

Entretanto, estava a pensar que as mais valias a que se refere o @eagletrader20 (e com muita razão, pois a subida foi considerável!!) podem ser uma realidade, o que faria os investidores realizarem mais valias, se nos próximos tempos vão existir factos tão relevantes para a empresa, os quais relembro:

1) revisão PSI (19/03)
4) AG (09/05)

Ora, em manos de 60 dias 4 datas muito relevantes... Mais valias, só com dados muito concretos.
Como não se concretizou a 1), logo aceito que alguns possam realizar mais valias e seguir outras vias, os que acompanham a SONI, esperam (E muito) pelos 3 restantes, pois claramente poderá confirmar o reverter dos problemas do passado recente.
Pelo que se consegue (ou não porque os dados dos chilenos são só para eles perceberem), não parece que os prejuízos avultados estejam de volta, logo 2) e 4) serão positivos para empresa.
Resta o 3).... Na minha teoria da conspiração : será que esse call option (se não estou errado está subjacente a cotação de 3,30€), agora que o PSI20 não se confirma, implica mudança de estratégia para os grandes accionistas?? E que tal reverter a cotação para baixos dos 3,30€ até 30/04 para alterar estratégias??

São ideias...., pois dados concretos no mercado para quedas com este volume (para a SONI) só podem ter algo subjacente, mas como até agora NADA, podemos especular!!!

entendo tudo o que escreveste no entanto nao me parece que seja possivel conhecer de forma alguma a intenção do Eng. Moreira da Silva quanto ao call option... mesmo que nao o fosse exercer nao seria do conhecimento publico de forma alguma.

se tiver a ver com o que vai ser falado na AG só estou a ver uma possibilidade... mas tambem muito remota será fazerem novo AC no entando já acredito em tudo... mas tambem pensando bem ... a empresa disse que nao precisava de AC , os resultados tambem mostram que nao precisam...

é das primeiras vezes em que nao encontro logica no movimento... bem sei que falar de logica no mercado é como falar da lógica da batata...

vamos acompanhando... :roll:

por Thoth » 20/3/2018 15:19

Vai com volume acima da média.
Até agora 1.289.860,25 € negociados.

sonaeindustria.png
sonaeindustria.png (19.23 KiB) Visualizado 6508 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por tradermoraisbravo » 20/3/2018 15:15

Boa tarde,

por JbMsC » 20/3/2018 15:02

Da forma como vejo algumas entregas aos milhares, parece claramente que estão a baixar a cotação com toda a intenção.

1) revisão PSI (19/03)
4) AG (09/05)

por Zeanzol » 20/3/2018 14:58

estou curioso para ver a que valores vai fechar hoje :-k

estou mesmo tentado a comprar mais um bocadinho :roll:

por manuelfaf » 20/3/2018 14:37

Espero bem que seja a não entrada no PSI-20.
Não estou a encontrar nas últimas 24 horas nenhuma notícia em termos de performance económica que justifique o movimento brusco.

por EAGLETRADER20 » 20/3/2018 14:34

Sai uma Faca de Cozinha , bem afiada para a mesa do fundo.

Será que vai sair alguma noticia que mercado não gosta ?
Ou o mercado que andou meses a comprar na expectativa que só podia entrar para o índice ( Até aqui no fórum penso muitos compraram nessa expectativa ) , agora que não se concretizou a entrada para o PSI nem tão breve será pois a revisão ANUAL agora só em MArço de 2019 , poderá levar muitos a estarem a fazer mais valias .

E ENORMES mais valias para quem entrou há uns meses, diga-se de passagem
Anexos
soni 2003.PNG

Registado: 4/3/2008 9:17

por manuelfaf » 20/3/2018 13:23

Que cesto de vigia da embarcação, é que não aparece nenhuma notícia!!!
Isso está mesmo ainda a sair do forno. Custa-me a crer, mas cada vez mais inclinado para a estar a pegar sem luvas.
Editado pela última vez por manuelfaf em 20/3/2018 14:49, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014, VALHALLA e 177 visitantes