Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Indicadores de Volume: OBV vs ADL

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Indicadores de Volume: OBV vs ADL

por Strutlander » 2/4/2018 15:56

Boas,

Relativamente ao Ouro, qual o gráfico com maior relevância para quem pretende transaccionar este ativo, o COMEX ou o XAUUSD? Ou outro?
Ambos têm linhas de acumulação não só diferentes como opostas. Como optar por uma em detrimento da outra se o ativo em causa, e o gráfico são praticamente coincidentes?
Obrigado. BN

Imagem

Imagem

Registado: 7/2/2017 23:35

por Strutlander » 13/3/2018 0:14

Sim, as divergências são também a maior credibilidade que para mim oferecem...
Geralmente quão maior o tempo gráfico, maior o movimento.
Spikes no volume são sinais adicionais que analiso com atenção, daí ter criado este tópico, na busca do melhor indicador de volume. Se o preço confirmar, são sinal para entrada.

por rg7803 » 13/3/2018 0:08

eu nunca usei com atenção indicadores; com o tempo fui-lhes dando cada vez menos atenção
fossem estes indicadores de volume, os habituais osciladores, etc fiquei sempre com a impressão que geravam demasiados falsos sinais de compra/venda
por vezes as zonas de sobrecompra e sobrevenda eternizam-se e o indígena ansioso pelos sinais compra/venda demasiado cedo, ou demasiado tarde
com os anos deixei praticamente de os usar, excepto numa situação: as célebres divergências;
aqui reconheço-lhes numa % mais significativa de casos algum poder "preditivo"; quando o verifico não significa que corra a comprar, mas desperta-me a atenção
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Strutlander » 13/3/2018 0:05

rsacramento Escreveu:
rsacramento Escreveu:nada como estudar o funcionamento interno dos indicadores para os entender como deve ser

outra questão pertinente é: afinal para que é que queremos um determinado indicador?

só para se ter (mais) uma opinião?

para negociar directamente?

como confirmação de uma ideia ou de outro indicador?

para auxílio na tomada de decisão...

Regra geral, o preço fica mais claro à luz de um indicador, excepto quando se comporta da maneira oposta à esperada :twisted:

De resto, se bem aplicado(os), podem ter maior probabilidade de sucesso do que de fracasso. As divergências podem ser uma boa ferramenta...

por rsacramento » 12/3/2018 22:14

rsacramento Escreveu:nada como estudar o funcionamento interno dos indicadores para os entender como deve ser

outra questão pertinente é: afinal para que é que queremos um determinado indicador?

só para se ter (mais) uma opinião?

para negociar directamente?

como confirmação de uma ideia ou de outro indicador?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Strutlander » 12/3/2018 21:17

O salto é evidente nos 3 indicadores de volume:

Imagem

Provavelmente tratou-se de um investidor institucional, ou talvez smart money :) pode ser um sinal positivo 8-)

por rsacramento » 12/3/2018 16:59

nada como estudar o funcionamento interno dos indicadores para os entender como deve ser

por KAWA » 12/3/2018 16:53

rsacramento,
agradeço o teu gráf do BCP, onde concluí estar em distribuição, ou pelo menos em valores decrescentes e, como tal vendi a 0,2907; está a 0,2850.
Quando vieres ao Barlavento algarvio, terei todo o prazer em oferecer uma loirinha
Abç

Registado: 20/10/2009 15:09

por KAWA » 12/3/2018 16:43

Bem visto, a tua opinião.
Ok, Acumulação = valores positivos e Distribuição = negativos.

por rsacramento » 12/3/2018 16:36

para mim, o que trouxe o indicador para a zona de acumulação foi aquele disparo gigantesco

por KAWA » 12/3/2018 15:57

rsacramento, sim, no FdS vi o tópico, fiquei curioso e fui ver o link e outros abordagens relacionadas.
desculpa a insistência:Pelo teu gráfico, posso observar que os últimos 6 dias são de acumulação mas com redução de volume ???
thoth, não consigo tirar grande informação.
Logo à noite, vou estudar mais.

por rsacramento » 12/3/2018 15:22

chegaste a ler o link para o TMF que postei mais acima?

por Thoth » 12/3/2018 15:11

KAWA Escreveu:rsacramento,
OK! não é a palavra certa!!
O que procurava era aprender a analisar 1 indicador que desse informação quanto ao momento de Acumulação Vs Distribuição. E, com possibilidade de verificar no Investing. Só tem o Money Flow.

Não é isto que queres?

Imagem
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por KAWA » 12/3/2018 14:28

Obrigado.
se possível, comenta a pergunta anterior.
Pelo teu gráfico, posso observar que os últimos 6 dias são de acumulação mas com redução de volume ???
Abraço

por rsacramento » 12/3/2018 13:57

Pois, assim sendo não te posso valer

O que posso sugerir é que te informes na net acerca do funcionamento interno de alguns indicadores de A/C para que quando usares outra aplicação percebas melhor o que se passa

Nota que o prorealtime.com é gratuito (o meu gráfico com o bcp é de lá)
Editado pela última vez por rsacramento em 12/3/2018 14:51, num total de 1 vez.

por KAWA » 12/3/2018 13:48

rsacramento,
OK! não é a palavra certa!!
O que procurava era aprender a analisar 1 indicador que desse informação quanto ao momento de Acumulação Vs Distribuição. E, com possibilidade de verificar no Investing. Só tem o Money Flow.

por Strutlander » 11/3/2018 19:37

rsacramento Escreveu:quando quero consultar um indicador de acumulação/distribuição olho para o Twiggs Money Flow[/url]

Obrigado rsacramento, não conhecia, parece uma versão reforçada do indicador de Chaikin.

Mais alguém que use outro indicador de volume?

BN

por rsacramento » 4/3/2018 14:51

quando quero consultar um indicador de acumulação/distribuição olho para o Twiggs Money Flow
Anexos
twiggs money flow BCP.png

Indicadores de Volume: OBV vs ADL

por Strutlander » 4/3/2018 11:48

Na análise do volume de um activo, os indicadores OBV e ADL usam preço e volume para detectar acumulação e distribuição de capital. No entanto, podem divergir devido a serem calculados de forma diferente. O OBV, desenvolvido por Joe Granville, sobe quando o fecho é superior ao fecho anterior e diminui quando o fecho é inferior. Num gráfico diário, o volume do período é adicionado se o dia for positivo e subtraído se o dia for negativo abaixo. Os dias negativos de grande volume, portanto, empurrarão o indicador para baixo.

O ADL, desenvolvido por Marc Chaikin, quantifica o fecho tendo em conta o intervalo máximo-mínimo do período. Um fecho acima do ponto médio do intervalo referido indica acumulação e o multiplicador de volume é positivo. Um fecho abaixo do ponto médio indica distribuição e o multiplicador de volume é negativo. Um activo, portanto, pode fechar abaixo do fecho anterior e ainda ter acumulação positiva.

O ADL é mais complexo que o OBV, e parece ter uma maior acuidade e sensibilidade ao volume. O OBV trata os volumes como um sinal, não distinguindo fortes ou fracas subidas. A situação máxima de desajuste, é a de uma pequena descida de preço do ativo, quando durante o dia de transacção o fluxo de capital foi positivo. O OBV desce, mas a acumulação está lá.

Um exemplo de resultado divergente abaixo, onde nos dois dias assinalados o fecho foi muito perto do máximo diário, mas ainda assim negativo.
O OBV desce, mas o OBV intepreta-os como dias positivos.

Imagem

Alguém tem opinião formada sobre isto, ou usa um em detrimento do outro?

Bons negócios.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, Rolling_Trader, Shimazaki_2, Top5555, VALHALLA e 154 visitantes