BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
É pá, só agora acabei de ler as não sei quantas páginas para trás e vai aqui uma conversa com coelhos redondos ...
Só faltam os abutres e mulheres nuas
Agora a sério, os números redondos valem pouco ou nada.
Ativo, podias quantificar quanto pesa na tomada de decisão, os preços redondos?
0,1% 5% 25% ?
Cumprimentos
Só faltam os abutres e mulheres nuas

Agora a sério, os números redondos valem pouco ou nada.
Ativo, podias quantificar quanto pesa na tomada de decisão, os preços redondos?
0,1% 5% 25% ?
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Na minha opinião a zona dos 0,24 é que tem mais relevância e marcará o virar do sentido da cotação. (avaliando o momento técnico atual)
Por enquanto ainda tranquilos os touros, mas sem sinais firmes para entradas.... aguardo...
Por enquanto ainda tranquilos os touros, mas sem sinais firmes para entradas.... aguardo...
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Num bull market de médio/longo prazo faz mais sentido comprar no suporte (28-29 suporte de curto prazo).
É mais fácil colocar stop. Entrar curto faz mais sentido se quebrar em baixa.
Quanto à fronteira bull/bear de médio prazo considero que seja na zona dos 26.
Cumprimentos
É mais fácil colocar stop. Entrar curto faz mais sentido se quebrar em baixa.
Quanto à fronteira bull/bear de médio prazo considero que seja na zona dos 26.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Andou hoje de novo pela zona de decisão, aqui entre os 0,285 e os 0,29, mais coisa menos coisa! Quem acreditar que há terceira é de vez vai de entrar curto, quem acreditar que é mais um toque antes de subir, vai de entrar longo... mas parece-me claro que é nesta zona que a luta Bull/Bear tem sido grande!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Investbem Escreveu:Rango Escreveu:Esta pressão vendedora que já se arrasta há alguns dias, não poderá estar ligada à saída de alguns fundos que, por razões várias, não podem estar investidos em acções pertencentes ao índice Europe Stocxx 600? Estou a estranhar esta dificuldade em sair da zona dos 0,29...
Rango, ao acontecer alguma coisa que tivesse a ver com a entrada do BCP no Stocxx 600, seria precisamente o contrário.
O contrário acontece em fundos que investem e não têm ainda totalmente preenchida a posição que querem adquirir no índice Europe Stoxx 600. Estava a referir-me a fundos que estando investidos em BCP e que já tendo a sua posição preenchida em investimentos no Stoxx 600, por razões de repartição de risco, não querem ver aumentada essa posição e que, por isso, tenham que vender a sua posição no BCP.
Tinha uma vaga ideia que isso podia acontecer, mas, parece que estou enganado...

Para mim o que é estranho é que se mantenha sem cair. O Bcp aguenta-se extraordinariamente bem embora incorpore qualquer coisa que ainda deve vir do céu. Não consigo meter aqui dinheiro depois de ter vendido antes de tempo a 0.29 precisamente. E não se trata de uma especial embirração. Provavelmente é dificuldade em ver para além de... a única coisa que me ocorre é que o Bcp paga para que alguém lhe tarte da saúde. No bom sentido, claro.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Rango Escreveu:Esta pressão vendedora que já se arrasta há alguns dias, não poderá estar ligada à saída de alguns fundos que, por razões várias, não podem estar investidos em acções pertencentes ao índice Europe Stocxx 600? Estou a estranhar esta dificuldade em sair da zona dos 0,29...
Rango, ao acontecer alguma coisa que tivesse a ver com a entrada do BCP no Stocxx 600, seria precisamente o contrário.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Ulisses Pereira Escreveu:ativo, tu discordas de mim, mas não me apresentas nenhum facto que comprove isso. Eu apresento-te um gráfico que mostra que os números redondos não têm tido qualquer impacto na cotação. Para ti é apenas um gráfico. Para mim está lá escarrapachado a evidência de que os números redondos têm sido completamente irrelevantes para a cotação do BCP. Se por acaso não gostares de gráficos, posso colocar uma tabela excel que vai dar ao mesmo.
Assim, aproveito e coloco já os gráficos actualizados, matando 2 coelhos de uma cajadada só.
Abraço,
UIisses
Fiquei a saber que "sou" neste momento um coelho morto.

Claro que os números, ditos "redondos", são ultrapassaveis, em sentido ascendente e em sentido descendente. Não são barreiras quase inultrapassaveis. Evidentemente que não!
Claro que um grafico é capaz de mostrar isso. Mas dizer--se, olhando para um gráfico, que a ultrapassagem desses números, num dado sentido, não condicionou, de algum modo, numa determinada altura, a negociação do respetivo ativo por determinados intervenientes no mercado, isso não consigo ver num gráfico, mas parabéns a quem consegue ver isso e tudo o resto num gráfico!!!

O facto dos números "redondos" serem ultrapassaveis e um gráfico mostrar isso, claro, não prova que na altura da ultrapassagem do número tal facto não tenha condicionado o comportamento negocial dos intervenientes no mercado!!!
Poderia-se dizer, por exemplo, especulando, porque um gráfico não mostra tudo, que se, num determinado dia, um número "redondo" não tivesse sido quebrado o caminho da cotação do ativo seria outro, nesse dia e nos seguintes, etc..
Dizer-se que a quebra de um número "redondo", nomeadamente em certas conjunturas, não tem impacto no comportamento negocial dos intervenientes no mercado e portanto na formação da cotação do ativo é negar que o ser humano negoceia, por vezes, de forma irracional, tendo por exemplo em atenção certos números "redondos". Não é por acaso que o comércio foge dos números "redondos" quando marca o preço dos artigos para venda, por exemplo, por 29,99 euros, e não por 30 euros. Porquê? Porque sabe que um preço "redondo" é suscetível de desincentivar o comprador a comprar. A verdade é que a diferença de apenas um cêntimo, de 30 euros para 29,99 euros, parece muito maior aos olhos de muitos potenciais compradores.
Não, Rango. Isso não existe.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Esta pressão vendedora que já se arrasta há alguns dias, não poderá estar ligada à saída de alguns fundos que, por razões várias, não podem estar investidos em acções pertencentes ao índice Europe Stocxx 600? Estou a estranhar esta dificuldade em sair da zona dos 0,29... 

Editado pela última vez por Rango em 7/3/2018 17:38, num total de 2 vezes.
ativo, tu discordas de mim, mas não me apresentas nenhum facto que comprove isso. Eu apresento-te um gráfico que mostra que os números redondos não têm tido qualquer impacto na cotação. Para ti é apenas um gráfico. Para mim está lá escarrapachado a evidência de que os números redondos têm sido completamente irrelevantes para a cotação do BCP. Se por acaso não gostares de gráficos, posso colocar uma tabela excel que vai dar ao mesmo.
Assim, aproveito e coloco já os gráficos actualizados, matando 2 coelhos de uma cajadada só.
Abraço,
UIisses
Abraço,
UIisses
PC05 Escreveu:As posições curtas continuam a subir:Total de posições curtas a 07/03/2018: 3.98
Sim subiram % e foi apartir das 15h hoje tou de olho
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Thoth Escreveu:ativo Escreveu:O funcionamento do mercado resulta da intervenção de pessoas. Logo o mercado é também, e muito, psicologia.
Ou não leste o que escrevi ou não queres perceber, relê por favor.
Nunca disse o contrário.
Também não afirmei que tivesses dito o contrário!
ativo Escreveu:Vir dizer, apressadamente, que a mim não me afeta nada, isso, em si, é já um sinal de que a pessoa foi afetada. A pessoa é que ainda não tomou consciência de tal!
Thoth Escreveu:Deves te achar, deves ... Como é que com esta distancia entre nós consegues concluir tal barbaridade. Deves ter o dom da clarividência...
Por vezes, tenho o dom da clarividência!

ativo Escreveu:Não tenhas dúvida quanto ao seguinte: os seres humanos que negoceiam ações são afetados psicologicamente por certos eventos do mercado, como por exemplo a quebra de um número "redondo". Quem negar isto, ou não conhece suficientemente a espécie humana, ou não está a ser intelectualmente honesto!
Thoth Escreveu:Ou não leste o que escrevi ou não queres perceber, re-lê por favor.
O que eu disse foi que as pessoas afetadas pelos números redondos são mínimas, desprezível.
Já tinha lido e até relido o que havias escrito!

Conheço o que disseste, mas não concordo com o que disseste!
ativo Escreveu:Basta ver quantas vezes, excluindo as minhas próprias referências, foram referidos os trinta cêntimos nas últimas páginas deste tópico do Fórum!
Thoth Escreveu:Aqui estás a dar razão à minha teoria, poucas amostras em relação ao universo do mercado.
E fico-me por aqui que já reparei que contigo não adianta.
Cumprimentos e bons negócios
Não me tinha apercebido que tinhas exposto uma teoria.

O BCP estava em bull marquet até há algumas semanas atrás.
Desde então têm diariamente sido descidas atrás de descidas ...
Consideram isto simples correcção ou pelo contrário terminou o bull... ??
Desde então têm diariamente sido descidas atrás de descidas ...
Consideram isto simples correcção ou pelo contrário terminou o bull... ??
- Registado: 4/2/2011 7:53
As posições curtas continuam a subir:
Total de posições curtas a 07/03/2018: 3.98
ativo Escreveu:O funcionamento do mercado resulta da intervenção de pessoas. Logo o mercado é também, e muito, psicologia.
Ou não leste o que escrevi ou não queres perceber, relê por favor.
Nunca disse o contrário.
ativo Escreveu:Vir dizer, apressadamente, que a mim não me afeta nada, isso, em si, é já um sinal de que a pessoa foi afetada. A pessoa é que ainda não tomou consciência de tal!
Deves te achar, deves ... Como é que com esta distancia entre nós consegues concluir tal barbaridade. Deves ter o dom da clarividência...
ativo Escreveu:Não tenhas dúvida quanto ao seguinte: os seres humanos que negoceiam ações são afetados psicologicamente por certos eventos do mercado, como por exemplo a quebra de um número "redondo". Quem negar isto, ou não conhece suficientemente a espécie humana, ou não está a ser intelectualmente honesto!
Ou não leste o que escrevi ou não queres perceber, re-lê por favor.
O que eu disse foi que as pessoas afetadas pelos números redondos são mínimas, desprezível.
ativo Escreveu:Basta ver quantas vezes, excluindo as minhas próprias referências, foram referidos os trinta cêntimos nas últimas páginas deste tópico do Fórum!
Aqui estás a dar razão à minha teoria, poucas amostras em relação ao universo do mercado.
E fico-me por aqui que já reparei que contigo não adianta.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Ulisses Pereira Escreveu:Olhem para o gráfico do BCP. Os números redondos têm tido alguma influência? Nenhuma! O BCP foi acima dos 0,30 isso serviu de algo para agora evitar a correcção? Não. Veio abaixo há uns dias atrás, isso impediu de voar? Não.
A questão não é as pessoas serem humanas (linda frase). O problema é vocês estarem a tentar entrar na cabeça das pessoas, quando todo o histórico da acção vos diz o contrário. Por isso, em vez de psicológos empíricos, sugiro-vos que analisem friamente os gráficos e perceberão que isso dos números redondos vale zero.
Abraço,
Ulisses
Ulisses, discordo de ti, mas não me quero alongar muito mais do que já fiz sobre o assunto.
Direi, no entanto, ainda o seguinte.
Vivemos em sociedade. Esse facto exige e obriga-nos a todos sermos psicólogos, como tu dizes, empíricos (se não formos diplomados em psicologia), para lidarmos o melhor possível com os outros.
Discordo de que um gráfico diz tudo. O mercado tem muito de psicologia e para se ser bem sucedido nele não basta olhar para um gráfico (como se fosse uma carta astrológica). Não está tudo num gráfico!!!
Os números "redondos", claro que são ultrapassáveis, mas, quer se queira, quer não, eles existem com tudo o que isso pode implicar no condicionamento da negociação!!! Basta ver quantas vezes, excluindo as minhas próprias referências, foram referidos os trinta cêntimos nas últimas páginas deste tópico do Fórum!
Editado pela última vez por Ativo em 7/3/2018 15:00, num total de 1 vez.
Ja agora Ulisses podes actualizar o grafico pf
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Olhem para o gráfico do BCP. Os números redondos têm tido alguma influência? Nenhuma! O BCP foi acima dos 0,30 isso serviu de algo para agora evitar a correcção? Não. Veio abaixo há uns dias atrás, isso impediu de voar? Não.
A questão não é as pessoas serem humanas (linda frase
). O problema é vocês estarem a tentar entrar na cabeça das pessoas, quando todo o histórico da acção vos diz o contrário. Por isso, em vez de psicológos empíricos, sugiro-vos que analisem friamente os gráficos e perceberão que isso dos números redondos vale zero.
Abraço,
Ulisses
A questão não é as pessoas serem humanas (linda frase

Abraço,
Ulisses
salvador_guru Escreveu:Eu não dou como certo que BCP não vá ainda esta semana acima dos 0.30.
Isto de quebrar números redondos tem muito que se lhe diga.
Mas a pensar assim então quando passou dos 0.30 para cima também seria improvável que viesse novamente abaixo dos 0.30.....
Na bolsa há pouca coisa que seja provável ou improvável... haverá coisas mais prováveis que outras, e haverá níveis, ou indicações, de uma maior probabilidade de subir ou descer. Não vale a pena estarmos a querer saber mais que isto, não conseguimos saber mais nada... mas, se conseguirmos ter uma boa fiabilidade nestas indicações e, sobretudo, se usarmos uma boa estratégia que permita reduzir os riscos, só isto já é mais que suficiente.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
ativo Escreveu:Fred_Invest Escreveu:ativo Escreveu:Será que o BCP está a despedir-se dos 30 centimos?
Como eu disse, o activo aparecer não costuma ser bom para a cotação. Mas com comentários destes, de resto em linha com o habitual, também julgo que nao acrescenta nada ao tópico. Nao me faças dar razão à outra senhora! A semana passada não tiveste um comentário semelhante na casa dos 0,285, e ele não passou os 0,31? Aí está, mandar bitaites é fácil, tal como o eagle, um dia estarão certos.
E fui, ainda me confundem com algum outro amante do bcp.
Não mandei, como tu dizes, um bitaite: coloquei apenas uma questão, pertinente, perante as circunstâncias atuais!
Não estou certo, também como tu dizes, que tal questão não acrescente nada. Se ela lançar a dúvida e fizer parar para pensar já terá cumprido a sua função!
Thoth Escreveu:Segundo a minha analise os 30 centimos não tem qualquer significado.
Para o curto prazo acho mais importante a zona de suporte 28-29.
ativo Escreveu:Não disse, nem pensei, que os trinta cêntimos fossem um suporte. Referi-os apenas porque é um número "redondo" e como tal a sua quebra não deixa de ter algum impacto psicológico nos intervenientes no mercado.
Thoth Escreveu:Já deves andar nisto à tempo suficiente para saber que essa dos números redondos afeta uma pequena parte dos intervenientes, logo desprezível.
Não tenho tenho números para provar isto, como tu também não tens, mas acredito que o número de afetados seja minimo.
Cumprimentos
ativo Escreveu:A quebra de números "redondos" afeta muito mais do que tu certamente pensas. E isso de se vir dizer, "Ah, a mim não me afeta", não colhe!![]()
O Fórum é apenas uma pequena amostra, mas a julgar pelo tom dos participantes de hoje neste tópico do Fórum eles parecem realmente afetados com a quebra, para já, do tal número "redondo": trinta cêntimos.
Thoth Escreveu:ativo, não sei o que te diga.
A mim não afeta nada ... se dizes o contrário deves saber mais que eu.
Mais uma vez digo, não tenho tenho números para provar isto, como tu também não tens, mas acredito que o número de afetados seja minimo.
O funcionamento do mercado resulta da intervenção de pessoas. Logo o mercado é também, e muito, psicologia.
Vir dizer, apressadamente, que a mim não me afeta nada, isso, em si, é já um sinal de que a pessoa foi afetada. A pessoa é que ainda não tomou consciência de tal!
Não tenhas dúvida quanto ao seguinte: os seres humanos que negoceiam ações são afetados psicologicamente por certos eventos do mercado, como por exemplo a quebra de um número "redondo". Quem negar isto, ou não conhece suficientemente a espécie humana, ou não está a ser intelectualmente honesto!
Os robôs que negoceiam ações, esses, têm realmente uma vantagem sobre os seres humanos que negoceiam ações: não são afetados pisicológicamente por eventos do mercado.
Eu não dou como certo que BCP não vá ainda esta semana acima dos 0.30.
Mas a pensar assim então quando passou dos 0.30 para cima também seria improvável que viesse novamente abaixo dos 0.30.....
- Registado: 31/3/2017 13:26
ativo, não sei o que te diga.
Mais uma vez digo, não tenho tenho números para provar isto, como tu também não tens, mas acredito que o número de afetados seja minimo.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
ativo Escreveu:Fred_Invest Escreveu:ativo Escreveu:Será que o BCP está a despedir-se dos 30 centimos?
Como eu disse, o activo aparecer não costuma ser bom para a cotação. Mas com comentários destes, de resto em linha com o habitual, também julgo que nao acrescenta nada ao tópico. Nao me faças dar razão à outra senhora! A semana passada não tiveste um comentário semelhante na casa dos 0,285, e ele não passou os 0,31? Aí está, mandar bitaites é fácil, tal como o eagle, um dia estarão certos.
E fui, ainda me confundem com algum outro amante do bcp.
Não mandei, como tu dizes, um bitaite: coloquei apenas uma questão, pertinente, perante as circunstâncias atuais!
Não estou certo, também como tu dizes, que tal questão não acrescente nada. Se ela lançar a dúvida e fizer parar para pensar já terá cumprido a sua função!
Thoth Escreveu:Segundo a minha analise os 30 centimos não tem qualquer significado.
Para o curto prazo acho mais importante a zona de suporte 28-29.
ativo Escreveu:Não disse, nem pensei, que os trinta cêntimos fossem um suporte. Referi-os apenas porque é um número "redondo" e como tal a sua quebra não deixa de ter algum impacto psicológico nos intervenientes no mercado.
Thoth Escreveu:Já deves andar nisto à tempo suficiente para saber que essa dos números redondos afeta uma pequena parte dos intervenientes, logo desprezível.
Não tenho tenho números para provar isto, como tu também não tens, mas acredito que o número de afetados seja minimo.
Cumprimentos
A quebra de números "redondos" afeta muito mais do que tu certamente pensas. E isso de se vir dizer, "Ah, a mim não me afeta", não colhe!

O Fórum é apenas uma pequena amostra, mas a julgar pelo tom dos participantes de hoje neste tópico do Fórum eles parecem realmente afetados com a quebra, para já, do tal número "redondo": trinta cêntimos.
luislobs Escreveu:O bcp so integra o stoxx600 apartir do dia 16, a ver o comportamento nessa semana se o suporte 28-29 aguenta![]()
Já estás com dúvidas q o suporte aguente? ... ainda há pouco entraste longo com base no gráfico!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, MP65, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 60 visitantes