Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por lotr » 6/12/2017 16:45

Boas,

curtos fecharam posições
"Total de posições curtas a 06/12/2017: 4.66
(total das posições individuais declaradas superiores a 0.50%)"

@ EAGLEnonTRADER - já toda a gente sabe que tu só escreves realidades, números sempre certos, que tu estás sempre certo mas que o Mercado às vezes se engana...olha que uma verdade dita muitas vezes pode virar mentira...ou é ao contrário?, já não sei bem...

abraço

Registado: 8/11/2016 9:46

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 16:28

Investbem Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Em termos técnicos , claro que sei que se estivesse vários dias bem acima dos 0.26, para quem atua na base da AT , a resistência estava superada .

Mas em termos fundamentais , não acredito que se justifiquem valores acima dos 0.26. E por isso sem momentum ou noticias titulo não consegue estar acima disso .

Se em termos fundamentais estivesse barata , os grandes fundos compravam e ficava facilmente acima dos 0.26

A questão é que para mim resultados são pelo demonstrado até aqui pelo banco e com milhares de milhões ainda por limpar :

2017 Lucros 180 - 200 milhões
2018 Lucros 240 milhões

E se lucros forem estes não justifica valorizações acima de 0.26

Sei que muitos acreditam em lucros de 600 Milhões , mas eu não, e resultados banco têm de demonstrar isso , não se trata de embirrar com titulo, é analise de histórico e fundamentais .

2017 45 x 4
2018 60 x 4 = Mesmo assim é crescimento dos lucros de 33% , seria consistente e Muito bom , face ao que foi no passado.
E claro com lucros excedentes a limpar milhares de milhões em imparidade , que BCE cada vez vai imprimir mais urgência na limpeza do balanço

Faz-me lá as contas para, a nivel fundamental, justificar esses valores. Mas de preferencia sem "ses", crenças ou suposições, apenas com factos.
Já agora faz també a relação do estado do banco nestes ultimos 3 ou 4 anos (dividas, lucros, esqueletos existentes e atuais, juros pagos com emprestimos estatais, lixo texico onde estava envolvida e que se desfez, etc, etc, etc) não esquecendo de analisar a melhoria de resultados em termos percentuais que tem tido de ano para ano no periodo indicado.

Em relação a ter ou não quebrado a resistencia, já deves ter lido a minha opinião e visão em posts atras.

As contas são muito simples :

1. é necessário limpar rapidamente o balanço como toda a gente sabe , acima de determinado nível, todos lucros vão para limpar imparidader , se bem que lucros antes de limpeza sejam muito superiores , e estão a aproveitar bom momento BCE e economia, ou acham que BCE nestes níveis e economia assim vai durar muitos mais anos ??

Lucros 2017 1 TRI 50 Milhões
Lucros 2017 2 TRI 39.9 Milhões
LUcrros 2017 3 TRI 43.1 milhões

Acham que estes números caem do ceu depois de limpar imparidades ?

Onde está o grande crescimento dos lucros em trimestres consecutivos para os 600 Milhões ????
Ainda não perceberam que vai tudo para limpar imparidades e balanço ?
E no próximo ano ainda tem mais impostos para pagar .

Eu ao calcular 180-200 Milhões para 2017 até estou a ser simpático, a não ser apareçam aquelas rubricas esquisitas de ganhos extraordinários em impostos e mais não sei o quê , mas que são mais ganhos contabilísticos que outra coisa .

Ao prever 240 Milhões para 2018 até acho estou a ser simpático face aos trimestres de 2017.
E ainda estão lá para limpar em 2018 muitos milhares de milhões
E no balanço ainda não vi nada diferente disto . O resto para mim são para já sonhos .

Estes números são a realidade .

Registado: 4/3/2008 9:17

por PC05 » 6/12/2017 16:23

As taxas forward da Euribor apontam para taxas positivas para daqui a ~18meses ..... a margem financeira do banco agradece

Registado: 5/12/2005 21:28

por Thoth » 6/12/2017 16:19

Para investidores de médio/longo prazo não interessa se uma vela fecha acima ou abaixo de determinado valor.
Interessa sim é que a tendência dominante continue a vigorar. É o que tem acontecido no BCP... É ingenuidade tua acreditar que vai subir sempre sem recuar algumas vezes.

Não devia ser problema para ti admitir que tens estado errado no BCP faz muito tempo. Parece que só tu é que vês...
Na tua opinião as quedas fortes deveriam ter sido em abril, depois passou para outubro e agora passa para abril de 2018.
Quando chegar-mos lá, vai ser para outubro de 2018?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Investbem » 6/12/2017 16:17

EAGLETRADER20 Escreveu:Em termos técnicos , claro que sei que se estivesse vários dias bem acima dos 0.26, para quem atua na base da AT , a resistência estava superada .

Mas em termos fundamentais , não acredito que se justifiquem valores acima dos 0.26. E por isso sem momentum ou noticias titulo não consegue estar acima disso .

Se em termos fundamentais estivesse barata , os grandes fundos compravam e ficava facilmente acima dos 0.26

A questão é que para mim resultados são pelo demonstrado até aqui pelo banco e com milhares de milhões ainda por limpar :

2018 Lucros 240 milhões

Sei que muitos acreditam em lucros de 600 Milhões , mas eu não, e resultados banco têm de demonstrar isso , não se trata de embirrar com titulo, é analise de histórico e fundamentais .

2017 45 x 4
2018 60 x 4 = Mesmo assim é crescimento dos lucros de 33% , seria consistente e Muito bom , face ao que foi no passado.
E claro com lucros excedentes a limpar milhares de milhões em imparidade , que BCE cada vez vai imprimir mais urgência na limpeza do balanço

Faz-me lá as contas para, a nivel fundamental, justificar esses valores. Mas de preferencia sem "ses", crenças ou suposições, apenas com factos.
Já agora faz també a relação do estado do banco nestes ultimos 3 ou 4 anos (dividas, lucros, esqueletos existentes e atuais, juros pagos com emprestimos estatais, lixo texico onde estava envolvida e que se desfez, etc, etc, etc) não esquecendo de analisar a melhoria de resultados em termos percentuais que tem tido de ano para ano no periodo indicado.

Em relação a ter ou não quebrado a resistencia, já deves ter lido a minha opinião e visão em posts atras.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 16:09

Thoth Escreveu:
Investbem Escreveu:Alias, estás com esse discurso talvez 1 ano e o mercado sempre a seguir o seu caminho, mas o mais curioso é que 1 ano a subir e consegues sempre arranjar justificações para as subidas, sempre! Nunca é um movimento normal de mercado e da cotada. Como queres que te levem a serio e por vezes até pouco simpáticos contigo?

Tiraste-me as palavras da boca.
Eagle andas praticamente desde o último aumento de capital a apregoar a desgraça e tens no preço a melhor prova de que tens estado errado.
Admitires que estavas/estás errado não é um problema mas sim uma virtude.

Não podemos esquecer que o preço incorpora não só os fundamentais atuais mas também as perspectivas futuras.
O preço na maioria das vezes não engana enquanto que os fundamentais podem enganar e muito.

"Mantenho a visão Bearish até final 1º TRI 2018 para uma correcção nos índices em geral , pois período Natalicio poderá ser soft ."

Mas não era até outubro de 2017? Em que ficamos afinal?

Para já ficamos nos 0.2588 neste momento e abaixo dos 0.26.

Os mercados estão todos hiperinflacionados , claro que especulação pode continuar mais algumas semanas, mas a correção mais forte é só uma questão de alguma paciência .

Se vai ser Dezembro, Janeiro , Fevereiro , momento exato não sei , só se fosse bruxo .

Em JUNHO 2017 PSI estava nos 5350 , hoje está 5362.
SUBIDA FANTASTICA e a demonstrar a pujança do mercado .

BCP em JULHO 2017 estava 0.26 HOJE está a 0.26. Subida fantástica para níveis muito superiores passado meio ano .

Mercado recua e volta aos mesmos níveis de há meio ano e volta a recuar .
Continuo a dizer para mim PSI esta a fazer um TOPO.

por Thoth » 6/12/2017 16:05

Investbem Escreveu:Alias, estás com esse discurso talvez 1 ano e o mercado sempre a seguir o seu caminho, mas o mais curioso é que 1 ano a subir e consegues sempre arranjar justificações para as subidas, sempre! Nunca é um movimento normal de mercado e da cotada. Como queres que te levem a serio e por vezes até pouco simpáticos contigo?

Tiraste-me as palavras da boca.
Eagle andas praticamente desde o último aumento de capital a apregoar a desgraça e tens no preço a melhor prova de que tens estado errado.
Admitires que estavas/estás errado não é um problema mas sim uma virtude.

Não podemos esquecer que o preço incorpora não só os fundamentais atuais mas também as perspectivas futuras.
O preço na maioria das vezes não engana enquanto que os fundamentais podem enganar e muito.

"Mantenho a visão Bearish até final 1º TRI 2018 para uma correcção nos índices em geral , pois período Natalicio poderá ser soft ."

Mas não era até outubro de 2017? Em que ficamos afinal?

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por DIXIE2020 » 6/12/2017 16:03

Preparado para reentrar nesta menina mal ela faça mínimos, talvez ainda este mês ou lá para janeiro-fevereiro-março...a questão de um milhão é: qual será os próximos mínimos???? :?:

BN

PS: Se hoje fechar abaixo dos 0,26, talvez n tenha que esperar muito tempo para reentrar....
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 6/12/2017 16:07, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:53

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 15:58

Em termos técnicos , claro que sei que se estivesse vários dias bem acima dos 0.26, para quem atua na base da AT , a resistência estava superada .

2018 Lucros 240 milhões

2017 45 x 4

por maturidade » 6/12/2017 15:57

Boas.
Esta ação não é o meu forte, mas entrei agora a 0.2583€, só mesmo para day trader.
para vender até ás 16h30, seja positivo ou negativo.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por Investbem » 6/12/2017 15:50

EAGLETRADER20 Escreveu:Na minha opinião o mercado neste momento é só "especulação" e "MOMENTUM".
E compras na esperança da teoria do "Greatest Fool", em que haverá sempre alguém que estará disposto a pagar um preço mais elevado que o meu para eu poder vender , independentemente do Preço e Nivel de valorização atual.

Ontem vendiam 8 Milhões BCP a 0.2630 e o mercado comprou-as todas com uma avidez enorme na esperança que eventualmente fossem aos 0.27 para as poderem vender a nível mais elevado.

Hoje mercado podia comprar muito mais barato a 0.2600 e ninguém quer comprar.

Claramente ninguém está a olhar para ótimo valor da compra ( Mais barata que ontem ), e esta tudo na especulação e MOMENTUM, quando sentimento titulo e mercado ( Especialmente quando sair noticia vista pelo mercado como positiva ) indicarem que dá para comprar e vender mais caro a alguém no mercado .

É por isso que não acredito neste titulo neste nível.
Quando valor é mais baixo , se sentimento não for otimista , já ninguém quer comprar.

Eagle, não leves a mal mas estes dois comentários mostram algum desconhecimento técnico e todo o post acaba por não fazer sentido.

É naturalíssimo que junto aos 0,26 poucos queiram arriscar, ligeiramente acima, como so ontem passou este valor, têm receio de ainda não ter furada a resistência (também é esta a minha opinião, falta a confirmação), abaixo deste valor também não porque está junto a uma forte resistência.

Não adianta, embirras-te com o BCP e nada te faz mudar de ideias (umas paginas atras disseste algo do género de que só um fecho acima do suporte te levaria a mudar de ideias ou a repensar a tua opinião, fechou bem acima e com volume, mas o discurso é o mesmo, apenas mudou a justificação).

Alias, estás com esse discurso talvez 1 ano e o mercado sempre a seguir o seu caminho, mas o mais curioso é que 1 ano a subir e consegues sempre arranjar justificações para as subidas, sempre! Nunca é um movimento normal de mercado e da cotada. Como queres que te levem a serio e por vezes até pouco simpáticos contigo?

Numa coisa tenho que te dar razão relativamente ao que escreves-te no ultimo ou penúltimo post "...é uma questão de tempo..." aí vais acertar, o mercado vai inverter certamente, é de facto uma questão de tempo! Pode é ser pouco ou muito tempo!

O mercado seguirá o seu caminho, completamente alheio aos comentários, sejam eles de desgraça ou euforia (se bem que euforia, ao contrario do que seria de esperar, não tenho visto por aqui).

NOTA: Atualmente a responsabilidade da supervisão não é apenas do BP, sabes que existe o MUS, não sabes? Até porque ainda estamos intervencionados, mas nem que não estivessemos.

Grande agraço!
Editado pela última vez por Investbem em 6/12/2017 15:58, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 15:34

Rango Escreveu:Relatório do Banco de Portugal afasta risco de uma bolha imobiliária rebentar no balanço dos bancos

Maria Teixeira Alves
13:23

Saiu o Relatório de Estabilidade Financeira onde o Banco de Portugal alerta para vulnerabilidades e riscos da banca. Uma das mensagem é a necessidade crucial de prosseguir o esforço de redução da dívida pública, assente no reforço do caráter estrutural da consolidação orçamental, e o esforço de desalavancagem das famílias e das empresas em Portugal, tirando partido do enquadramento macroeconómico. e financeiro favorável.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... cos-241300

EU por acaso tenho ideia que o Banco de Portugal tem uma capacidade de previsão fantástica.

Facilmente comprovada nos casos anteriores , BES , BANIF , BPN, BPP

Identificaram os problemas com grande antecedência .

Até existiam aqueles comentários, quando disserem que está tudo bem , fujam .

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 15:32

Na minha opinião o mercado neste momento é só "especulação" e "MOMENTUM".
E compras na esperança da teoria do "Greatest Fool", em que haverá sempre alguém que estará disposto a pagar um preço mais elevado que o meu para eu poder vender , independentemente do Preço e Nivel de valorização atual.

Ontem vendiam 8 Milhões BCP a 0.2630 e o mercado comprou-as todas com uma avidez enorme na esperança que eventualmente fossem aos 0.27 para as poderem vender a nível mais elevado.

Hoje mercado podia comprar muito mais barato a 0.2600 e ninguém quer comprar.

Claramente ninguém está a olhar para ótimo valor da compra ( Mais barata que ontem ), e esta tudo na especulação e MOMENTUM, quando sentimento titulo e mercado ( Especialmente quando sair noticia vista pelo mercado como positiva ) indicarem que dá para comprar e vender mais caro a alguém no mercado .

É por isso que não acredito neste titulo neste nível.
Quando valor é mais baixo , se sentimento não for otimista , já ninguém quer comprar.

por Rango » 6/12/2017 15:28

Relatório do Banco de Portugal afasta risco de uma bolha imobiliária rebentar no balanço dos bancos

Maria Teixeira Alves
13:23

Saiu o Relatório de Estabilidade Financeira onde o Banco de Portugal alerta para vulnerabilidades e riscos da banca. Uma das mensagem é a necessidade crucial de prosseguir o esforço de redução da dívida pública, assente no reforço do caráter estrutural da consolidação orçamental, e o esforço de desalavancagem das famílias e das empresas em Portugal, tirando partido do enquadramento macroeconómico. e financeiro favorável.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... cos-241300

Registado: 16/9/2016 15:35

por rsacramento » 6/12/2017 14:56

maceirafernandesjose Escreveu:Talvez,mas so com o nome. 8-)

o que é que queres dizer com isso?

Registado: 29/11/2007 12:50

por maceirafernandesjose » 6/12/2017 14:55

Talvez,mas so com o nome. 8-)

Registado: 17/12/2013 1:15

por rsacramento » 6/12/2017 14:46

maceirafernandesjose Escreveu:Exactamente rui

olha que estás enganado com o meu nome

por PIKAS » 6/12/2017 14:44

amgi Escreveu:Tal como disse ontem gostava que me dissesem se rompeu mesmo os 0.26,
porque na minha ignorância parece-me que os americanos jpmorgan e sp deram um empurrão junto a resistência.

Dividi a pergunta para melhor fazer entender a minha opinião.

1ª - Rompeu a resistência? Quanto a mim não, isto é, ainda não.
Mas que deu um passo de gigante para a cilindrar lá isso deu. Precisamos que hoje ( vai ser difícil... ), amanhã, ou quanto muito sexta-feira a cotação se afaste razoávelmente da zona da resistência e se for com muito volume ainda melhor. Ou, na pior das hipóteses, que fique a lateralizar com queda de volume.
Com intenção digo " zona de resistência ". Porque os suportes e resistências não são números certos, tipo 0,26, são antes zonas, a zona dos 0,26. E a zona também não é delimitada a régua e esquadro. Podemos dizer que andará entre os 0,2575 e os 0,2620. Portanto, quando fugir daqui com consistência a resistência estará quebrada. Até lá, quanto a mim, não está quebrada. Mas que parece estar no bom caminho, parece.

2ª - Houve um empurrãozinho junto à resistência? Mas é sempre assim. A cotação só mexe para cima ou para baixo com notícias, rumores, anúncios, OPA's e por aí a fora. Caso contrário é aquele marasmo do hoje sobe 0,5% e amanhã desce 0,5%.
São esses eventos que trazem compradores ao título, e aí sobe, ou fazem vendedores se o evento for mau, e aí desce.
Se dia 15 o rating da República for mexido será um evento que muito provavelmente trará compradores.

Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 6/12/2017 14:47, num total de 1 vez.

Registado: 23/8/2006 18:53

por maceirafernandesjose » 6/12/2017 14:19

Exactamente rui,estas mesmo curto na resposta. 8-)

por rsacramento » 6/12/2017 14:12

amgi Escreveu:gostava que me dissesem se rompeu mesmo os 0.26

a resposta curta é não

por Investbem » 6/12/2017 14:07

maceirafernandesjose Escreveu:Para ja nao ha qualquer sinal de quebra de resistencia,mas se fechar acima de 0,26 por mais dois dias,o que nao me parece. :oh:

Não há qualquer sinal??? Essa é boa...! Que me digas que preferes, tal como eu, a confirmação de mais 1 ou 2 dias, ok, estou de acordo, agora dizer que não há qualquer sinal depois de ontem fechar a 0,2663, isso não faz qualquer sentido maceira.

amgi, a minha opinião acerca disso está no meu ultimo post acima.
Editado pela última vez por Investbem em 6/12/2017 14:13, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por maceirafernandesjose » 6/12/2017 14:03

Para ja nao ha qualquer sinal de quebra de resistencia,mas se fechar acima de 0,26 por mais dois dias,o que nao me parece. :oh:

por amgi » 6/12/2017 13:54

Tal como disse ontem gostava que me dissesem se rompeu mesmo os 0.26, porque na minha ignorância parece-me que os americanos jpmorgan e sp deram um empurrão junto a resistência.

Registado: 11/2/2011 12:59

por EAGLETRADER20 » 6/12/2017 13:33

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, antes eram as resistências que iam impedir isto de subir. Como foram ultrapassadas, agora é a questão externa. E pegas num dia isolado para justificares isso... Olhemos para as últimas 4 semanas: O Dax caiu quase 4% e o PSI subiu cerca de 1%. Aqui está a bela da correlação... Tu pegas num dia e tiras a tua conclusão, agora que a história das resistências está ultrapassada. Noutro dia justificavas a subida das acções com o fecho de contratos quando estatisticamente isso não tem relação nenhuma.

Temos sempre que nos agarrar a qualquer coisa.

Abraço,
Ulisses

EU sou consistente na minha opinião , e não vou mudar só porque a maioria assim pensa .

Na minha opinião o BCP não tem fundamentais demonstrados , para ir muito acima disto.

1. Subiu momentaneamente acima dos 0.26 ( Se se mantem , veremos ) , com empurrão do Ptarget 0.30 e subida Outlook , sem mais noticias, vai ter dificuldade ir aos 0,30
2. Não acredito nos 600 Milhões lucros 2018, nem banco demonstrou ainda nada disso, e tem muito para limpar , nem nos 0.40.
Para mim são final 2017 180-200 Milhões e 2018 240 Milhões
3. Vale já mais de 16% do índice , o que lhe dá vantagem relativa , pois fundos que estão com ganhos confortáveis poderão não querer oscilações fortes para baixo e BCP é uma ancora com mais de 16% do índice .
4. Acredito que máximo inicio de 2018 CHINA , USA e DAX vão corrigir mínimo 5-10% , e PSI e BCP terão desvalorização significativa .

Mantenho a visão Bearish até final 1º TRI 2018 para uma correcção nos índices em geral , pois período Natalicio poderá ser soft .

A minha visão tem como base os fundamentais , e todos sabem que isto está quase tudo hiperinflacionado, Bitcoin, tecnológicas , 10 Y Yield , Pharol, MOTA , etç.

É uma questão de tempo, a especulação pode continuar mais algum tempo, mas os fundamentais não desaparecem.

A minha visão de correcção índices continua a ser para período semanas / meses próximos .

Com base nos fundamentais e valorização atual das cotadas a minha opinião é que PSI está a fazer um TOPO de meses que terminará quando se iniciar a correção nos índices americanos .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 6/12/2017 14:22, num total de 2 vezes.

por Ulisses Pereira » 6/12/2017 13:12

Eagle, antes eram as resistências que iam impedir isto de subir. Como foram ultrapassadas, agora é a questão externa. E pegas num dia isolado para justificares isso... Olhemos para as últimas 4 semanas: O Dax caiu quase 4% e o PSI subiu cerca de 1%. Aqui está a bela da correlação... Tu pegas num dia e tiras a tua conclusão, agora que a história das resistências está ultrapassada. Noutro dia justificavas a subida das acções com o fecho de contratos quando estatisticamente isso não tem relação nenhuma.

Temos sempre que nos agarrar a qualquer coisa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Opcard33 e 289 visitantes