BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
EAGLETRADER20 Escreveu:
Foi o gráfico que te da jeito hoje mostrar?
Isto já roça(s) o ridículo. Pior, é que nem tudo o que dizes é disparate mas genuinamente até sinto vergonha alheia!
Ora bota lá o gráfico 2h23m12s a quebrar qualquer coisa!
Estiveste escondido que nem um rato à espera o dia todo, por acaso até virou para o teu lado (marginalmente), e reapareceste.
Mas claro, se desce o super cromo tem sempre razão, se sobe vai ser porque o mercado é parvo e irracional ou porque tu tens sempre uma "se, e se, e tal, caso contrário, porém, acredito, que talvez!"
E já nem no psi acertas, Ha meses e primeiro foram os 4600, depois os 5000, os 5150, os 5350 e nos 5475 lá admitiste que a irracionalidade podia leva lo para cima, e aí caiu! Fantástico. (quer dizer, passando aquela barreira lá virias com teorias da proxima). E não, não vou procurar os teus posts, eu acho que não anda longe do que digo, mas posso estar errado por pouco.
Acrescentando o facto que da tua altivez, de quem tudo sabe e os outros são burros, para cima ou para baixo, porque estás sempre certo do caminho, não fazes um trade ganhador. Aliás, tanto quando me lembro o último foi nos CTT, há pouco tempo, nos 5 euros e stopado, quando já tudo era conhecido, mas agora dizes que os fundamentais estão lá todos para cotar ao que cota. Lol.
Escusas de responder, provavelmente o melhor mesmo é fazeres o que fazes melhor, ignorar.
Este tópico está ridículo. Repetes, repetes, repetes e ..... talvez seja trolice mas já tenho muitos anos de fóruns e resisto a ser trolado. Faz uma pausa, reflete e pára, o bom que acrescentas por até saberes alguma coisa disto não compensa a postura insuportável, facciosa e demagoga que tens. E isto é verdade. Só mostras o que te da jeito. Até fazes sentir saudades do ativo!
- Registado: 4/9/2015 12:25
- Registado: 4/3/2008 9:17
Com fecho acima do máximo de hoje
é ir atrás 
Quando vai acontecer

Quando vai acontecer

- Anexos
-
- Your new TVC.png (33.3 KiB) Visualizado 6707 vezes
- Registado: 24/11/2010 10:03
Eagle, ao contrário do que previste ontem, os resultados foram normalíssimos e toda a negociação durante o dia mostrou que foi apenas mais um mero dia de Bolsa.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
DIXIE17 Escreveu:Caro NãoSei, payday:
que tal o balanço do dia desta cotada...quem é q estava mais perto da realidade????
( só me admiro é cm é q toda a gente confia nas contas apresentadas ontem pela administração do BCP. Sempre que me falam em contas apresentadas de Bancos portugueses lembro-me sempre daquele argumento de Ricardo Salgado para n usar aqueles 12 mil milhões da Troika do resgate para a banca: O BES está fantástico, é único banco que n precisa daquele dinheiro. kakakaka E dp foi o q se viu...)
-Quem aqui confia a sua bolsa a Nuno Amado e comp.ª?
Cada vez que olho para as contas do BCP dá-me uma vontade imensa de rir... 7500 milhões em NPE.s?( kakakaka :à boca pequena fala-se em cerca de13 500 milhões de NPE.s ocultados) Grande redução... n há dúvida?
-Alguém de dentro me informou que a operação do BCP domestica, só este ano (até agora), ficou-se num saldo negativo de - 3 milhões.
tambem saiste da toca nos ultimos minutos?
com 0,5% de queda? se amanha ou no final da semana fechar positivo que irás dizer?....ainda se ela tivesse caído 10%, agora estás a falar de 0,5% o qual em todo o dia praticamente teve sempre positivo?
na domestica -3Milhoes ? e na empresarial +47Milhoes? ou ja nao interessa isso?
só para que saibas..
EDPR e EDP
NOS
SIEMENS
SANTANDER
CORTICEIRA A.
JERONIMO M.
todas com resultados bons, todas cairam abaixo do dia anterior aos resultados, comprei todas e vendi-as nos dias seguintes....todas subiram nos dias seguintes e vendi-as logo.
- Registado: 8/10/2008 11:04
Encarar uma queda de 0,55% como uma coisa má e associá-la aos resultados é ter-se uma personalidade anancástica.
O que me agradou hoje no BCP foi não fechar abaixo de 0,2495 e o facto de ter tido mais um dia forte de consolidação.
Dito isto tudo por outras palavras, o mercado reagiu como se esperava: nem mal, nem bem :-)
O que me agradou hoje no BCP foi não fechar abaixo de 0,2495 e o facto de ter tido mais um dia forte de consolidação.
Dito isto tudo por outras palavras, o mercado reagiu como se esperava: nem mal, nem bem :-)
- Registado: 1/11/2015 12:47
DIXIE17 Escreveu:NaoSei Escreveu:DIXIE17 Escreveu:Com o prolongamento de taxas de juro a zero na zona euro pelo BCE
e com as novas regras sobre NPE impostas no próximo ano à Banca. O BCP tem reduzidas hipóteses de gerar lucros(quanto mais distribuir dividendos), com 7500 milhões euros anunciados(porém fala-se em 13500 milhões ocultados) em NPE, vai ter q recorrer a um novo AC no próximo ano, n falhando aquela velha média, que nos vem habituando desde há quase uma década (1AC/Ano).
PS: E ainda falta aquela factura sob a forma de garantia de 3,9 mil milhões da Doação do BDP do Novo Banco à Lone Star...
com tanto cenário que inventaste....já agora acrescenta a 3ª guerra mundial que nostradamus preveu para este ano.
Caro NãoSei,
amanhã veremos quem está mais perto do lado da realidade desta cotada.
BN
Caro NãoSei, payday:
que tal o balanço do dia desta cotada...quem é q estava mais perto da realidade????
( só me admiro é cm é q toda a gente confia nas contas apresentadas ontem pela administração do BCP. Sempre que me falam em contas apresentadas de Bancos portugueses lembro-me sempre daquele argumento de Ricardo Salgado para n usar aqueles 12 mil milhões da Troika do resgate para a banca: O BES está fantástico, é único banco que n precisa daquele dinheiro. kakakaka E dp foi o q se viu...)
-Quem aqui confia a sua bolsa a Nuno Amado e comp.ª?
Cada vez que olho para as contas do BCP dá-me uma vontade imensa de rir... 7500 milhões em NPE.s?( kakakaka :à boca pequena fala-se em cerca de13 500 milhões de NPE.s ocultados) Grande redução... n há dúvida?
-Alguém de dentro me informou que a operação do BCP domestica, só este ano (até agora), ficou-se num saldo negativo de - 3 milhões.
EAGLETRADER20 Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:NaoSei Escreveu:nao leves a mal, tem de se explicar tudo a ti........,
quando se falava em lucros de 150Milhoes de € nos 9 meses, não se estava ou melhor o mercado nao estava à espera que reduzisse tanto em NPES, mas se reduzisse apenas o que tem vindo a reduzir, então se reduziu mais (até ultrapassou os seus objectivos) e manteve na mesma os lucros....tchanam....compreendeste??
Não , porque eu sou lento a perceber números .
Eu depois amanhã vou ver se o mercado percebeu bem os números fantásticos e quebra em alta os 0.26.
Eu também disse que esperava que o mercado me mostrasse a força fantástica que estava e PSI ultrapassasse os 5475 para me contrariar .
Já lá vão 9 dias de queda e ainda estou á espera .
É preciso é conseguir antecipar o comportamento do mercado.
E o mercado não achou pelo comportamento de hoje , que resultados fossem tão fantásticos que justificassem uma nova subida , e era isso que estava em causa ( Não a capacidade da gestão e limpar NPE )
É obvio que já estava tudo dentro á espera dos 135 Milhões e não sendo novidade , mercado não demonstrou interesse , lança uns foguetes na primeira hora e depois vai entregando, COMPREENDIDO ?
Eu percebi perfeitamente, qual ia ser o comportamento hoje , o mercado é que parece que é lento e alguém tem de lhe explicar os ótimos resultados pois o titulo fechou abaixo dos 0.26 como eu tinha dito e NEGATIVO .
E na minha opinião a probabilidade maior é ter mais umas correcções , que eles resultados não inspiram ninguém a comprar massivamente para ultrapassar os 0.26
E o mercado não achou pelo comportamento de hoje , que resultados fossem tão fantásticos que justificassem uma nova subida , e era isso que estava em causa ( Não a capacidade da gestão e limpar NPE )
É obvio que já estava tudo dentro á espera dos 135 Milhões e não sendo novidade , mercado não demonstrou interesse , lança uns foguetes na primeira hora e depois vai entregando, COMPREENDIDO ?
Eu percebi perfeitamente, qual ia ser o comportamento hoje , o mercado é que parece que é lento e alguém tem de lhe explicar os ótimos resultados pois o titulo fechou abaixo dos 0.26 como eu tinha dito e NEGATIVO .
E na minha opinião a probabilidade maior é ter mais umas correcções , que estes resultados não inspiram ninguém a comprar massivamente para ultrapassar os 0.26
Eagle, tu guardaste essa frase para o fim do dia? então e não a disseste no principio porquê? assim já todos sabiamos o que ia acontecer.
e não é um mero possivel investiidor que tenha despachado acoes quase no final do dia que fará o mercado inverter, até porque o fecho demonstrou uma boa força final para fechar curtos ou abrir posicoes longas.
alias uma coisa que me apercebi foram poucas acoes posicionadas no mercado seja do lado vendedor ou comprador, o que fez a cotação oscilar muito com meia duzia de acoes.
- Registado: 8/10/2008 11:04
EAGLETRADER20 Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:NaoSei Escreveu:nao leves a mal, tem de se explicar tudo a ti........,
quando se falava em lucros de 150Milhoes de € nos 9 meses, não se estava ou melhor o mercado nao estava à espera que reduzisse tanto em NPES, mas se reduzisse apenas o que tem vindo a reduzir, então se reduziu mais (até ultrapassou os seus objectivos) e manteve na mesma os lucros....tchanam....compreendeste??
Eu depois amanhã vou ver se o mercado percebeu bem os números fantásticos e quebra em alta os 0.26.
Eu também disse que esperava que o mercado me mostrasse a força fantástica que estava e PSI ultrapassasse os 5475 para me contrariar .
E na minha opinião a probabilidade maior é ter mais umas correcções , que eles resultados não inspiram ninguém a comprar massivamente para ultrapassar os 0.26
E na minha opinião a probabilidade maior é ter mais umas correcções , que estes resultados não inspiram ninguém a comprar massivamente para ultrapassar os 0.26
Falar no fim do jogo é fácil.....
Durante o dia estiveste calado como um rato.....
Enfim!!! O habitual.
- Registado: 17/10/2014 16:06
EAGLETRADER20 Escreveu:NaoSei Escreveu:nao leves a mal, tem de se explicar tudo a ti........,
- Anexos
-
- bcp 1411.PNG (3.24 KiB) Visualizado 7081 vezes
- Registado: 4/3/2008 9:17
Ulisses Pereira Escreveu:Rango, olha que a volatilidade é normal. Se negociares noutros mercados, isto é coisa para meninos
Abraço,
Ulisses
Não... não negoceio noutros mercados... se calhar até é normal... mas não compreendo muito bem várias oscilações diárias de cerca de 2% em poucos segundos... enfim... dizem que é o mercado...

Rango, olha que a volatilidade é normal. Se negociares noutros mercados, isto é coisa para meninos 
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
Rango Escreveu:Rango Escreveu:E pronto... mais uma das 'brincadeiras' em que o BCP é fértil... de uma subida de mais de 1,5%, em poucos segundos, passou para uma descida de cerca de 0,15%, fazendo novos mínimos da sessão a 0,252... agora, já voltou a recuperar, mas não me admiraria se voltasse a fazer o mesmo...
Até parece que sou bruxo... voltou a fazer o mesmo mas, desta vez com uma descida mais acentuada... dos 0,2547 caiu num ápice para os 0,2501, numa descida superior a 1,7%. Quem tinha stops colocados, lixou-se... já está a recuperar e já está acima dos 0,253 novamente...
É... o BCP está impróprio para cardíacos...
Hoje temos uma sessão de bolsa com direito a relato, comentada como se de um jogo de futebol se tratasse. Tudo a ver se se marca um golo (passar os .26)
- Registado: 8/7/2014 15:25
Rango Escreveu:E pronto... mais uma das 'brincadeiras' em que o BCP é fértil... de uma subida de mais de 1,5%, em poucos segundos, passou para uma descida de cerca de 0,15%, fazendo novos mínimos da sessão a 0,252... agora, já voltou a recuperar, mas não me admiraria se voltasse a fazer o mesmo...
Até parece que sou bruxo... voltou a fazer o mesmo mas, desta vez com uma descida mais acentuada... dos 0,2547 caiu num ápice para os 0,2501, numa descida superior a 1,7%. Quem tinha stops colocados, lixou-se... já está a recuperar e já está acima dos 0,253 novamente...
É... o BCP está impróprio para cardíacos...

Aqui apenas uma simples observação. No forum do Caldeirão existem ações (por exemplo o BCP) que têm o privilégio, dado pelos seus inúmeros investidores de curto, médio e longo prazo e pelos seus não investidores, masque são uma espécie de BCP lovers, de terem sempre os seus dados muito atuais e com análises bem fundamentadas e de muita qualidade. Isso também permite maior segurança a quem está dentro ou pretende investir no BCP. Assim outras ações tivessem esse tipo de acompanhamento.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Correto Investidor, daí o BCP apresentar uma redução de 1,4 mil milhões, com umas perdas para imparidade de apenas 417 milhões, o que significa que perto de mil milhões foram "resolvidos" por venda / redução de risco.
O NA também salientou que 41% dos NPE já estavam cobertos.
Em conclusão, o problema é grande mas está a ser resolvido, (mas continua a ser um problema)
Como diz o Laribau, vamos ver se a fava sai nos resultados do 4T
O NA também salientou que 41% dos NPE já estavam cobertos.
Em conclusão, o problema é grande mas está a ser resolvido, (mas continua a ser um problema)
Como diz o Laribau, vamos ver se a fava sai nos resultados do 4T
- Registado: 29/11/2007 2:03
Penso que é unânime, que o mal parado é a grande questão do BCP
O BCP tem 7,2 mil milhões de ativos expostos (empréstimos e outros) = NPE, tendo já uma cobertura de 41% dos mesmos em imparidades (3,4 mil milhões) = reconhecimento (ou seja já está admitido nas contas que não vão recuperar esse montante). É a variação de imparidades que vai para a DR (entre outras) (perdas por imparidade)
Como salientou o Laribau, 7,2 mil milhões de NPE não significa que o BCP vá os perder todos, tanto é que só reconheceu 3,4 mil milhões como não recuperáveis, ou seja há "esperança" de recuperar parte dos restantes (3,8 mil milhões), através da venda, diminuição do risco, etc. Dado a evolução da economia, esta recuperação de NPE está agora mais fácil que há uns meses atrás.
Os resultados estão em linha com 2016, mas, e positivamente, a diminuição dos NPE é bastante mais elevada que o previsto.O BCP está a caminhar de forma segura para os objetivos traçados, embora para o ROE de 10% em 2018 há que pedalar muito.
O BCP tem 7,2 mil milhões de ativos expostos (empréstimos e outros) = NPE, tendo já uma cobertura de 41% dos mesmos em imparidades (3,4 mil milhões) = reconhecimento (ou seja já está admitido nas contas que não vão recuperar esse montante). É a variação de imparidades que vai para a DR (entre outras) (perdas por imparidade)
Como salientou o Laribau, 7,2 mil milhões de NPE não significa que o BCP vá os perder todos, tanto é que só reconheceu 3,4 mil milhões como não recuperáveis, ou seja há "esperança" de recuperar parte dos restantes (3,8 mil milhões), através da venda, diminuição do risco, etc. Dado a evolução da economia, esta recuperação de NPE está agora mais fácil que há uns meses atrás.
Os resultados estão em linha com 2016, mas, e positivamente, a diminuição dos NPE é bastante mais elevada que o previsto.O BCP está a caminhar de forma segura para os objetivos traçados, embora para o ROE de 10% em 2018 há que pedalar muito.
Os resultados foram bons na vertente de confirmar o caminho do bcp., e não são maus resultados. Contudo, nada de surpreendente, pois estão em linha com os do ano passado.
Confirmar por outro lado que se caminha para o objetivo de 1,2 mil milhões de resultados antes de imparidades e impostos, como anunciado em inícios de 2017 pelo NA.
A redução do risco, e consequentemente a melhoria da qualidade dos ativos, também será maior em 2017 e 2018 face a anos anteriores, pois economia está melhor, levando à recuperação de alguns ativos não rentáveis.
Vou aguardar valores mais baixos para entrar
Confirmar por outro lado que se caminha para o objetivo de 1,2 mil milhões de resultados antes de imparidades e impostos, como anunciado em inícios de 2017 pelo NA.
A redução do risco, e consequentemente a melhoria da qualidade dos ativos, também será maior em 2017 e 2018 face a anos anteriores, pois economia está melhor, levando à recuperação de alguns ativos não rentáveis.
Vou aguardar valores mais baixos para entrar
Investidor Escreveu:migmig Escreveu:BCP: Strong asset quality and CET1 evolution in the 3Q17
(€0.33 YE18 Price Target and Buy recommendation maintained)
Earnings trends and drivers: BCP posted a 3Q17 net profit of €43mn (vs. 2Q17 net profit of €40mn and €54mn net losses a year before). Consolidated NII was flat qoq, hampered by Mozambique while NII in in Portugal was up 3% qoq (+9% yoy). Fees rose 2% yoy (down 3% qoq) and equity income was up 40% qoq. Costs were up 3% yoy and 4% qoq (adjusted by the one-off related with labour agreement renegotiation booked in the 2Q). The FL CET1 ratio rose 34bps qoq to 11.7%, supported by retained earnings and the M2M of the sovereign portfolio. Gross NPEs were down 8% qoq to €8.1bn, with coverage improving from 41% to 42%. Foreclosed RE assets remained roughly unchanged qoq at € 1.8bn with an 11% coverage. Overall, gross NPEs and foreclosed assets were down from €10.6bn in June to €9.9bn in Sep17 (-6% qoq).
Main deviations to estimates: The main highlights from this set of results should go to the evolution of capital (FL CET1 ratio of 11.7% vs BPIF of 11.4%) and NPEs evolution, which surpassed the €1bn reduction target set by the bank for the year – actually, total NPEs evolution not only beat our forecasts for the 3Q but also for YE17. Earnings wise, NP stood 1% above consensus and 5% above BPIF. The deviation to our estimates was mainly on higher equity income and lower minorities. NII stood 1% below BPIF (in line with consensus) but this was actually caused by lower yields in Mozambique (which should be positive over the LT), while NII in Portugal performed slightly better than expected.
Expected impact in estimates: We expect an upgrade estimates on the evolution of NPEs and capital ratios. Although we do not expect major changes in our P&L forecasts for the ST, the evolution of asset quality is supportive to the expected improvements in CoR (we expect CoR to decline from 118bps in 2017 to 96bps in 2018 and c. 80bps by 2020).
Consequences to the investment case: We expect a positive stock price reaction to the reduction in NPEs and improvements in coverage and capital ratios which we see as the main drivers for the stock at this point. We have a positive stance on BCP as: (1) it trades at a discount to Iberian peers, the European sector average and its market NAV; (2) we believe that concerns regarding NPE coverage are (at least partially) priced-in, and (3) the recent evolution of asset quality indicators has been surpassing expectations. Delivery on NPE reduction is paramount for BCP to become an earnings turnaround story supported by CoR reduction and NII improvements.
Caro migmig,
Obrigado pela partilha.
quem são os autores desta análise? Eles também referem que o ponto mais positivo dos resultados é a redução, acima do previsto, dos NPEs, ainda que tenham uma estimativa de Custo do Risco (vulgo imparidades) para 2018 superior ao que prevê o plano da Administração (96bps vs 75bps).
De qualquer modo, e sem surpresas, a análise diz o que já sabemos: A rentabilidade do BCP continua a recuperar fruto da melhoria da qualidade dos activos e consequente redução de imparidades. Neste cenário, o BCP está a transacionar a desconto (ou seja está barato) quando comparado com outros bancos.
É análise do BPI.
Só uma nota: Os NPEs, para além de venda de ativos e reconhecimento de imparidades, também se reduzem através da recuperação de créditos mal parados (por exemplo !). Há também a possibilidade de venda de colaterais. Ou seja, não se espera que o BCP reduza os NPEs só à custa de Imparidades. Isso seria muito mau, mas mesmo muito mau.
Dito isto, apesar de aquém das nossas estimativas, os resultados até que não foram maus. Esperávamos um maior equilíbrio entre o 3º e 4º Trimestres. Pelos vistos o "lombo" ficou para o 4º Trimestre, tendo o 3º trimestre que se aguentar com alguns ossos. Nada de mais. O ano passado aconteceu mais ou menos o mesmo.
Dito isto, apesar de aquém das nossas estimativas, os resultados até que não foram maus. Esperávamos um maior equilíbrio entre o 3º e 4º Trimestres. Pelos vistos o "lombo" ficou para o 4º Trimestre, tendo o 3º trimestre que se aguentar com alguns ossos. Nada de mais. O ano passado aconteceu mais ou menos o mesmo.

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Laribau,
Ontem, fizeste, e bem, este cometário:
"ficou com a impressão que, a avaliar pelos comentários, muito poucos sabem o que são NPEs, sendo assim, não admira que se confundam NPEs com imparidades, NPLs com NPEs, e consequentemente se alimente o pessimismo (muito embora o pessimismo ou o otimismo aqui do Forum não conte lá muito para a cotação do banco)."
Concordo, e acrescento que os resultados do BCP são apresentados misturando no mesmo quadro dados financeiros e económicos.
Fiz um pequeno resumo dos resultados económicos, e estão muito em linha com os apresentados em 2016:
https://www.dropbox.com/s/mnjrxqxrsry8plh/DRI-BCP-3Q17.pdf?dl=0
As diferenças fundamentais estão no reconhecimento de imparidades, 1,113 mil milhoes em 9T2016, e 628,5 milhões em 2017, ou seja - 484,5 milhões.
Ou seja: se o banco tivesse apresentado o mesmo nível de imparidades que no ano passado, teria em 9T2017 um prejuízo resultado antes de imposto de -215 milhões, muito em com o resultado do mesmo periodo de 2016: -263 milhões.
Há melhoria operacional de um ano para o outro, mas da ordem de 50 milhões de euros..
Em 9T2017 o banco apresenta portanto 900 milhões de resultados antes de impostos, prevendo-se cerca 1200 milhoes em 2017, cumprindo os objetivos traçados
Vamos então para o Balanço.
O BCP tem cerca de 3,2 mil milhões de empréstimos não pagos (100 milhões a menos de 90 dias, 3,1 mil milhões a mais de 90 dias), tendo já imparidades de mais de 3,4 mil milhões para esse efeito. Estas imparidades representam 41% dos 7,2 mil milhoes de NPE, falta portanto reconhecer 3,9 mil milhões. Mas estes 3,4 mil milhões também tem que transitar para a DR: é muita pasta
Neste período, 9T2017, o banco reconheceu perdas de mais de 400 milhões através do cash flow que gerou (digamos que assumiu o prejuízo), portanto a diminuição dos restantes mil milhões fez-se através de outros mecanismos que não a geração de lucros (diminuição do risco, venda de ativos, aumento de capital). Ou seja, via resultados, o banco consegue reduzir ao ano cerca de 600 milhões. Mas para apresentar resultados de 500 milhões em 2018, não pode reconhecer tantas imparidades.
Portanto, sem venda de ativos, ou aumentos de capital, também não vejo como reduzir com esta velocidade (1.4 mil milhões em 09T2017) os NPE e apresentar lucros anuais de cerca de 500 milhões. O interessante, seria perceber como se diminuiu os NPE em mil milhões (os restantes 400 milhões foram atraves de resultados) para saber se foram medidas pontuais, ou que se podem repetir no futuro.
Em conclusão, o BCP está mais seguro, a caminhar para o equilíbrio, mas com um problema muito sensível do mal parado.
Paralelamente, concorre na Polônia para o ativos do DB.
Compreendo melhor, o porquê de 4,8% de curtos, pelo que, a este valor da cotação (<>0,25), não tenho interesse em entrar no BCP.
ps: Para os mais entendidos na análise do balanço do BCP, agradecia as devidas correções, pois não tenho muita experiência na análise de Balanços de Bancos, algo diferente do balanço de empresas industriais, nos quais estou mais habituado.
Ontem, fizeste, e bem, este cometário:
"ficou com a impressão que, a avaliar pelos comentários, muito poucos sabem o que são NPEs, sendo assim, não admira que se confundam NPEs com imparidades, NPLs com NPEs, e consequentemente se alimente o pessimismo (muito embora o pessimismo ou o otimismo aqui do Forum não conte lá muito para a cotação do banco)."
Concordo, e acrescento que os resultados do BCP são apresentados misturando no mesmo quadro dados financeiros e económicos.
Fiz um pequeno resumo dos resultados económicos, e estão muito em linha com os apresentados em 2016:
https://www.dropbox.com/s/mnjrxqxrsry8plh/DRI-BCP-3Q17.pdf?dl=0
As diferenças fundamentais estão no reconhecimento de imparidades, 1,113 mil milhoes em 9T2016, e 628,5 milhões em 2017, ou seja - 484,5 milhões.
Ou seja: se o banco tivesse apresentado o mesmo nível de imparidades que no ano passado, teria em 9T2017 um prejuízo resultado antes de imposto de -215 milhões, muito em com o resultado do mesmo periodo de 2016: -263 milhões.
Há melhoria operacional de um ano para o outro, mas da ordem de 50 milhões de euros..
Em 9T2017 o banco apresenta portanto 900 milhões de resultados antes de impostos, prevendo-se cerca 1200 milhoes em 2017, cumprindo os objetivos traçados
Vamos então para o Balanço.
O BCP tem cerca de 3,2 mil milhões de empréstimos não pagos (100 milhões a menos de 90 dias, 3,1 mil milhões a mais de 90 dias), tendo já imparidades de mais de 3,4 mil milhões para esse efeito. Estas imparidades representam 41% dos 7,2 mil milhoes de NPE, falta portanto reconhecer 3,9 mil milhões. Mas estes 3,4 mil milhões também tem que transitar para a DR: é muita pasta
Neste período, 9T2017, o banco reconheceu perdas de mais de 400 milhões através do cash flow que gerou (digamos que assumiu o prejuízo), portanto a diminuição dos restantes mil milhões fez-se através de outros mecanismos que não a geração de lucros (diminuição do risco, venda de ativos, aumento de capital). Ou seja, via resultados, o banco consegue reduzir ao ano cerca de 600 milhões. Mas para apresentar resultados de 500 milhões em 2018, não pode reconhecer tantas imparidades.
Portanto, sem venda de ativos, ou aumentos de capital, também não vejo como reduzir com esta velocidade (1.4 mil milhões em 09T2017) os NPE e apresentar lucros anuais de cerca de 500 milhões. O interessante, seria perceber como se diminuiu os NPE em mil milhões (os restantes 400 milhões foram atraves de resultados) para saber se foram medidas pontuais, ou que se podem repetir no futuro.
Em conclusão, o BCP está mais seguro, a caminhar para o equilíbrio, mas com um problema muito sensível do mal parado.
Paralelamente, concorre na Polônia para o ativos do DB.
Compreendo melhor, o porquê de 4,8% de curtos, pelo que, a este valor da cotação (<>0,25), não tenho interesse em entrar no BCP.
ps: Para os mais entendidos na análise do balanço do BCP, agradecia as devidas correções, pois não tenho muita experiência na análise de Balanços de Bancos, algo diferente do balanço de empresas industriais, nos quais estou mais habituado.
Editado pela última vez por vasco007 em 14/11/2017 13:53, num total de 1 vez.
Os shorts no BCP já fazem lembrar aquela máxima que diz que negociar contra a tendência é como mijar contra o vento. Sobretudo depois dos chineses lhe terem “fechado o short” nos 0,19, e com quase 5% a descoberto, boa sorte para o fecho da posição. Esperei anos para ver os shorts tramarem-se no BCP, mas parece que é desta...
BCP: Strong asset quality and CET1 evolution in the 3Q17
Earnings trends and drivers: BCP posted a 3Q17 net profit of €43mn (vs. 2Q17 net profit of €40mn and €54mn net losses a year before). Consolidated NII was flat qoq, hampered by Mozambique while NII in in Portugal was up 3% qoq (+9% yoy). Fees rose 2% yoy (down 3% qoq) and equity income was up 40% qoq. Costs were up 3% yoy and 4% qoq (adjusted by the one-off related with labour agreement renegotiation booked in the 2Q). The FL CET1 ratio rose 34bps qoq to 11.7%, supported by retained earnings and the M2M of the sovereign portfolio. Gross NPEs were down 8% qoq to €8.1bn, with coverage improving from 41% to 42%. Foreclosed RE assets remained roughly unchanged qoq at € 1.8bn with an 11% coverage. Overall, gross NPEs and foreclosed assets were down from €10.6bn in June to €9.9bn in Sep17 (-6% qoq).
Main deviations to estimates: The main highlights from this set of results should go to the evolution of capital (FL CET1 ratio of 11.7% vs BPIF of 11.4%) and NPEs evolution, which surpassed the €1bn reduction target set by the bank for the year – actually, total NPEs evolution not only beat our forecasts for the 3Q but also for YE17. Earnings wise, NP stood 1% above consensus and 5% above BPIF. The deviation to our estimates was mainly on higher equity income and lower minorities. NII stood 1% below BPIF (in line with consensus) but this was actually caused by lower yields in Mozambique (which should be positive over the LT), while NII in Portugal performed slightly better than expected.
Expected impact in estimates: We expect an upgrade estimates on the evolution of NPEs and capital ratios. Although we do not expect major changes in our P&L forecasts for the ST, the evolution of asset quality is supportive to the expected improvements in CoR (we expect CoR to decline from 118bps in 2017 to 96bps in 2018 and c. 80bps by 2020).
Consequences to the investment case: We expect a positive stock price reaction to the reduction in NPEs and improvements in coverage and capital ratios which we see as the main drivers for the stock at this point. We have a positive stance on BCP as: (1) it trades at a discount to Iberian peers, the European sector average and its market NAV; (2) we believe that concerns regarding NPE coverage are (at least partially) priced-in, and (3) the recent evolution of asset quality indicators has been surpassing expectations. Delivery on NPE reduction is paramount for BCP to become an earnings turnaround story supported by CoR reduction and NII improvements.
E pronto... mais uma das 'brincadeiras' em que o BCP é fértil... de uma subida de mais de 1,5%, em poucos segundos, passou para uma descida de cerca de 0,15%, fazendo novos mínimos da sessão a 0,252... agora, já voltou a recuperar, mas não me admiraria se voltasse a fazer o mesmo...
Já está a subir cerca de 0,9%...
Já está a subir cerca de 0,9%...
Rango Escreveu:SERRA LAPA Escreveu:E estamos só a 1,5% dos míticos 0,26.... Vamos ver se é desta...![]()
![]()
Pode ser que sim, mas está difícil... as ordens de venda têm aumentado e estão a constituir, por enquanto, um travão para se atingir novos máximos diários. Vai ser necessário aumentar o lado da compra ou desaparecerem algumas das centenas de milhares na venda para conseguir ir aos 0,26 e ultrapassá-los. Tudo é possível...
Rango,
Não leves em conta os milhares que estão a venda, pelo contrario, quando esse volumes são grandes, dame logo vontade de comprar, o mesmo se passa ao contrario.
Abraço
- Registado: 15/6/2015 16:52