CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Tretas, não falei em pressa de entrar, falei no que considero pontos de entrada possível. Mas o ponto aqui está em saber se a empresa consegue mudar o sentimento dos investidores de modo a quebrar a tendência que já vem dos 10 euros sempre a descer. Isto em bolsa tem dias, o Haitong (são do mais anedótico que por aqui anda) há menos de seis meses elegia os CTT como bala de prata... enfim... há aqui muita pressão do mercado para coisas como reestruturação da empresa... veremos. E há muitas posições curtas, mas vou esperar por segunda para perceber se mais algum accionista de referência aliviou. É que se foi só a Allianz entaõ dos 16% transaccionados uma parte substancial são vendas das posições curtas. E isso é muita fruta. Como disse anteriormente, se furar o suporte onde fechou, olho para um outro suporte possível num intervalo 3.40-3.20. Daqui para baixo, sendo possível, vai sendo menos provável.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Na minha opinião, e porque o cenário me parece familiar, parece-me que poderá acontecer duas coisas, ou vai a aumento de capital ( se a cotaçao continuar na descida), ou vai chegar ao ponto em que o estado não vai ter outra solução que nacionalizar os CTT de onde nunca deveria ter saido.
Àlvaro Escreveu:Percebo o raciocínio, mas não estou numa de radicalismo. Tenho uma pequena posição adquirida no intervalo 3.50-3.60 e vi os resultados e as recomendações, mas caso vá a 3.20 (suponho que pode estacionar aí) adquiro uma posição mais forte que dilua a primeira. Porque está barato? Não, porque é possível fazer melhor e acredito que a empresa vai conseguir dar a volta.
Pois, eu também tenho esperança que os CTT vão dar a volta. A diferença é que não tenho pressa nenhuma em entrar. Daqui a uns anos, se isto estiver a 1€ e já ninguém quiser ouvir falar de CTT, e se houver sinais de turnaround, aí logo penso no caso.
Mas neste momento, meus amigos, isto é só para levar no lombo e passar fins-de-semana em stress a pensar como vai abrir na 2ª feira.
Ontem de manha enviei uma encomenda por correio azul, hoje não chegou, já percebi qual a situação da empresa 
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Percebo o raciocínio, mas não estou numa de radicalismo. Tenho uma pequena posição adquirida no intervalo 3.50-3.60 e vi os resultados e as recomendações, mas caso vá a 3.20 (suponho que pode estacionar aí) adquiro uma posição mais forte que dilua a primeira. Porque está barato? Não, porque é possível fazer melhor e acredito que a empresa vai conseguir dar a volta.
Àlvaro Escreveu:Para 16% transaccionados? Isso não é nada! Nada mesmo. Pensei haver muito mais.
A sair deve ter havido muita gente com grandes posições .
A perspetiva futura para mim continua a ser difícil , porque este era o 2º maior acionista a seguir ao Champalimaud e estava na empresa desde o inicio da privatização .
Só agora decidiu sair da posição , porque deve ter achado que já chegava e poderão existir alguns destes grandes a pensar o mesmo.
E este se sair da posição toda , mesmo que vá vendendo paulatinamente , mesmo sozinho , 4.83%, é uma tonelada de títulos a pressionar a venda mesmo que espaçada no tempo.
Aqui há tempos disse num post que ficava mais positivo no titulo quando visse que todas estas entidades que poderiam estar com o foco no dividendo tivessem saído , pois eu receava a forte pressão vendedora futura se estas entidades decidissem sair .
É muito titulo e sem nenhum acionista de referencia na empresa com mais de 20-25% e com uma nova estratégia .
Nesta estratégia , neste formato, para já não acredito.
Acho que até o paradigma da empresa mudar radicalmente e saírem as entidades que possam ter posição meramente financeira , não vejo com bons olhos futuro da cotação.
E para mim a administração tem sido uma desilusão antes e agora perante estes resultados .
Mas se ainda este este ano receberam 600.000 acções como premio de desempenho deve estar tudo bem.
Já para os accionistas não vejo risonhas perspetivas .
Eu é que não vou contribuir com a minha carteira para premiar este desempenho e oferta de acções com acção a cair a pique e eu sofrer os prejuízos .
- Registado: 4/3/2008 9:17
Para 16% transaccionados? Isso não é nada! Nada mesmo. Pensei haver muito mais.
Cá está a comunicação de um dos maiores investidores a vender . ALLIANZ GOBAL
Penso que estava na empresa desde o inicio da privatização.
Estranhei desde há muito tempo pela natureza da entidade e que poderia ser uma posição meramente de investimento financeiro e perante as perspetivas há muito conhecidas não ter vendido antes .
O problema é que no dia 02 NOV ainda detinha 4.83%.
Se desejar sair da posição , é ainda uma posição muito elevada para sair do investimento neste período.
Devido ás vendas maciças nos últimos dias era expectável que alguns grandes investidores pudessem estar vendedores . Não parecia serem so curtos .
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66322.pdf
Penso que estava na empresa desde o inicio da privatização.
Estranhei desde há muito tempo pela natureza da entidade e que poderia ser uma posição meramente de investimento financeiro e perante as perspetivas há muito conhecidas não ter vendido antes .
O problema é que no dia 02 NOV ainda detinha 4.83%.
Se desejar sair da posição , é ainda uma posição muito elevada para sair do investimento neste período.
Devido ás vendas maciças nos últimos dias era expectável que alguns grandes investidores pudessem estar vendedores . Não parecia serem so curtos .
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ66322.pdf
- Anexos
-
- ctt allianz 0311.PNG (66.92 KiB) Visualizado 8820 vezes
-
- CTT QUALIFICADOS.PNG (12.24 KiB) Visualizado 8816 vezes
Dr Tretas Escreveu:
Já em Janeiro te disseram que a coisa estava com mau aspecto: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82717&start=3050#p1268340
Eu gosto de dividendos, desde que sejam sustentáveis pelo cashflow da empresa, e nos CTT não são. Não tem nada que saber, não há aqui grande mistério.
Obrigado por me relembrar. Mas não é preciso ser um grande sabichão para saber que a coisa estava com mau aspecto. Aliás toda a gente sabia que os resultados iam ser maus.
Agora, uma coisa é os lucros caírem 6%, outra é caírem 60%. Se os lucros dos CTT tivessem caído apenas 6%, provavelmente a cotação do título teria subido logo após a apresentação dos resultados.
O que acontece é que estes resultados foram muito piores do que eu estava à espera e pelos vistos muito piores do que o mercado estava à espera.
Não me recordo de ninguém a prever que os lucros iam cair 60% em um ano. Porque dar palpites que os lucros vão subir ou vão descer, isso até a minha avó dá.
É verdade: força e velocidade na queda e grande volume. Tudo condimentos para animar os ursos. É bem provável que algum accionista maior tenha reduzido bastante. Brevemente perceberemos melhor o que se está a passar. Parece-me muito volume para não haver redução de posições accionistas.
Pelo comportamento da cotada fico com a ideia que está muita gente a entrar para o ressalto desde os 4.50 euros e ela continua a cair com força e volume .
Não sei se se irá revelar uma boa estratégia
Não sei se se irá revelar uma boa estratégia
vieirah1976 Escreveu:OCTAMA Escreveu:E já agora....esta cotada tem neste momento os condimentos perfeitos para uma OPA.....
O plano estratégico foi aprovado pelos acionistas com assento na Administração, não foi? Então agora está na hora de "rodar o palco"...
Cps
Isso seria a mesma coisa que lançar uma OPA à Kodak depois de terem inventado os smartphones com camara fotográfica..![]()
![]()
O negócio destes tipos acabou, na forma como o conhecemos, e a Administração ainda não percebeu isso. E quando perceber, vai ser lenta demais a reagir e será tarde!
Mais uma razão para uma OPA! Quem propõe uma OPA traz um plano estratégico debaixo do braço....era só o que faltava, uma empresa destas não poder ser reinventada! O que não falta para aí é interessados numa empresa destas. Neste momento está a haver uma reciclagem de acionistas. Dar tempo ao tempo! E ao ressalto....
Cps
- Registado: 19/4/2016 10:08
OCTAMA Escreveu:E já agora....esta cotada tem neste momento os condimentos perfeitos para uma OPA.....
O plano estratégico foi aprovado pelos acionistas com assento na Administração, não foi? Então agora está na hora de "rodar o palco"...
Cps
Isso seria a mesma coisa que lançar uma OPA à Kodak depois de terem inventado os smartphones com camara fotográfica..
O negócio destes tipos acabou, na forma como o conhecemos, e a Administração ainda não percebeu isso. E quando perceber, vai ser lenta demais a reagir e será tarde!
- Registado: 26/5/2015 14:25
Saberemos quem vendeu que por certo há aqui alterações nas posições dos accionistas com posições qualificadas. Isto é muito volume e as vendas continuam fortíssimas. Não creio que as posições curtas conhecidas tivessem aumentado.
Shortista Escreveu:fundos vendem + retalho compra = entalados
avisos dos gurus da at e da af do caldeirão ignorados + a minha análise é melhor do que a tua = encalhados
https://www.youtube.com/watch?v=AZizRj0sb0Q
Existem muitas acções dos CTT á venda para quem quiser comprar neste nível
Eu não.
fundos vendem + retalho compra = entalados
avisos dos gurus da at e da af do caldeirão ignorados + a minha análise é melhor do que a tua = encalhados
https://www.youtube.com/watch?v=AZizRj0sb0Q
- Registado: 17/10/2017 15:36
Bom agora já estás em janeiro de 2017!!??. Isso que dizes já foi dito tb pelo Ulisses. Houve vários alertas para o evolluir das contas e para a insustentabilidade dos anteriores dividendos. Daí a proposta de redução recente que tb essa vão ter que justificar a sua sustentabilidade. E como sempre para grandes fundos saírem alguém teve de comprar as suas posições.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Flavc Escreveu:Eagle muitos gostas de baralhar as coisas. Para quê falar de 2015 se o que efetivamente despoletou estes últimos movimentos foi a ultima e recente apresentação de resultados!!??
Só para quem está distraído e não olha para as contas .
Basta ir ler os comentários que eu fiz em Janeiro deste ano nestas paginas que o dividendo e a quebra de resultados era insustentável .
Para quem andar distraído e não olhar para as contas e pelos vistos para os analistas dos Ptarget também .
Mas ninguém achou estranho grandes fundos estarem a sair de posições qualificadas há mais de 1 ou 2 anos ?
Acham que os fundos não sabem ler relatórios , nem querem ganhar ?
E já agora....esta cotada tem neste momento os condimentos perfeitos para uma OPA.....
Cps
Cps
Eagle muitos gostas de baralhar as coisas. Para quê falar de 2015 se o que efetivamente despoletou estes últimos movimentos foi a ultima e recente apresentação de resultados!!??
Flavc Escreveu:Isto na bolsa há sempre muita gente que tem muitas certezas, lol. Só que raramente (ou nunca) transformam essas certezas em "short selling". É um facto que os CTT estão com enorme pressão vendedora mas os motivos que levam a isso são para já conhecidos e o seu efeito não dura sempre penso eu de que.
Não sei se o efeito dura para sempre , mas desde 2015 muito boa gente deve ter esse pensamento e os efeitos na carteira devem ser muito maus .
Quando acaba o efeito não sei , mas a minha carteira não esteve sujeita a esse efeito de desvalorização e continuará a não estar enquanto o rumo for o mesmo.
E sinceramente esta administração na minha opinião está a ser uma desilusão e pelos vistos na opinião do mercado também.
E se o melhor que conseguem é esta reestruturação que anunciaram está tudo dito
Boa Tarde,
Atenção ao ressalto....que irá sempre acontecer! Ainda vai permitir umas alegrias a alguns....
RSI Diário = 7 and counting....
Cps
Atenção ao ressalto....que irá sempre acontecer! Ainda vai permitir umas alegrias a alguns....
RSI Diário = 7 and counting....
Cps
Isto na bolsa há sempre muita gente que tem muitas certezas, lol. Só que raramente (ou nunca) transformam essas certezas em "short selling". É um facto que os CTT estão com enorme pressão vendedora mas os motivos que levam a isso são para já conhecidos e o seu efeito não dura sempre penso eu de que.
Salpim Escreveu:p3droPT Escreveu:Se calhar nos 5 é que ja estava muito cara. Eu olhando para a capitalização da empresa vs resultados, para um negocio maduro, mesmo os 3,5 nao é um valor assim tao baixo, ainda por cima com a politica de dividendos que existia, que subtraiu varios euros ao valor da mesma nos ultimos anos. Para alem disso: quota de expresso e encomendas baixa, serviço postal salvo erro nao tem exclusividade por muito mais tempo, e o banco ctt tem sido o campeoao.. das reclamações. E se existir outra crise, pode este banco ser o campeao do malparado? Nao se sabe quao exigentes foram para ganhar quota.
Tambem vejo mais uma vez a serem referidas as compras dos tubaroes.. o Joe Berardo tambem era um tubarao..
Eu com os resultados e incognitas que vejo actualmente nos ctt, nao dava mais de 2,5 euros por ação.
2.5€? Mas isso ainda não está caro?![]()
Grandes casas internacionais dão por volta do 4.7€,
As casas internacionais acreditam em qualquer coisa , se titulo nunca mais lá for , não lhes sai do bolso.
Já os investidores que as têm em carteira tem de enfrentar uma dura realidade .
Se as casas internacionais acham que em breve vai aos 4.7 podem comprar milhões não faltam á venda no mercado .
Ainda não perceberam que PTARGET como fator de avaliação de entrada num titulo vale ZERO .
Mostrem-se os PTARGET de todas essas casas há dois anos e 1 ano. Só para eu me rir delas
O que conta é o que mercado está disposto a pagar pelo titulo.
Eu que não acredito em PTARGETS e para mim valem ZERO, pelos fundamentais até acredito que titulo a medio prazo poderá ir a níveis inferiores .
Mas eu já acredito nisso há mais de 1 ANO , independente do que casas internacionais diziam . Agora é fazer as contas á desvalorização da cotação
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 3/11/2017 16:00, num total de 1 vez.
p3droPT Escreveu:Se calhar nos 5 é que ja estava muito cara. Eu olhando para a capitalização da empresa vs resultados, para um negocio maduro, mesmo os 3,5 nao é um valor assim tao baixo, ainda por cima com a politica de dividendos que existia, que subtraiu varios euros ao valor da mesma nos ultimos anos. Para alem disso: quota de expresso e encomendas baixa, serviço postal salvo erro nao tem exclusividade por muito mais tempo, e o banco ctt tem sido o campeoao.. das reclamações. E se existir outra crise, pode este banco ser o campeao do malparado? Nao se sabe quao exigentes foram para ganhar quota.
Tambem vejo mais uma vez a serem referidas as compras dos tubaroes.. o Joe Berardo tambem era um tubarao..
Eu com os resultados e incognitas que vejo actualmente nos ctt, nao dava mais de 2,5 euros por ação.
2.5€? Mas isso ainda não está caro?
Grandes casas internacionais dão por volta do 4.7€,
- Registado: 11/1/2016 17:00
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014 e 116 visitantes