Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/11/2017 17:45

Aumento posições curtas qualificadas para 4.62%

Registado: 4/3/2008 9:17

por PIKAS » 3/11/2017 16:44

Investidor Escreveu:O que definiu a cotação do BCP no passado e vai definir no futuro são os seus resultados.....
....Mas a cotação tende, sempre, para o valor que os seus resultados suportam....
É sobre os resultados do BCP que a atenção dos investidores se deveria focar. O resto é ruído.

Sob o ponto de vista da AF estás corretissimo.
Sob o ponto de vista da AT não considero isso.
Na AT a cotação não tende a considerar eventos, tais como os resultados. A cotação tende a prosseguir ou retrair consoante os pontos no gráfico que " memorizou ", encontrando aí resistência ou suporte. E uma das várias explicações para isso é o efeito manada.
E como o pessoal por aqui é devotamente crente da AT, embora muitos apresentem para aí gráficos sem sequer saber o que isso é, vamos continuar a olhar para aquela zona dos 0,26 e rezar para que a cotação rebente com ela com consistência. Trend=friend fará o resto.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ulisses Pereira » 3/11/2017 15:10

Rango, a queda do BCP de hoje é ligeira e inferior à da Bolsa portuguesa. Não parece estar a ser afectada por nenhuma notícia.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rango » 3/11/2017 14:41

Até que ponto esta 'fake news' terá tido influência na queda de hoje no BCP? Com que objectivo foi lançada esta 'demissão' nas redes sociais e, mais tarde, em alguns órgãos de comunicação social? A necessidade de a Sonangol, até final do ano, ter de completar a sua posição no BCP tentando adquirir acções ao mais baixo preço possível terá algo a ver com isto? Fica a dúvida... :-k

Sonangol desmente demissão de Isabel dos Santos

Correu na rede Whatsapp uma nota de imprensa atribuída à Presidência da República de Angola, anunciando a demissão de Isabel dos Santos da Sonangol. Fonte oficial da petrolífera angolana desmente esta informação,

Isabel dos Santos foi demitida da Sonangol. A notícia desta saída correu na rede WhatsApp, dando como fonte uma nota de imprensa atribuída à Presidência da República de Angola e assinada por João Lourenço. Fonte oficial da petrolífera angolana, contactada pelo Negócios desmente esta informação.

Em Portugal esta notícia foi avançada pela RTP, mas segundo o Negócios apurou trata-se de mais uma notícia falsa, prática que tem sido habitual nas últimas semanas em Angola.

A exoneração que João Lourenço efectuou foi na Ferrangol, como consta no site da Presidência de Angola. A nota que foi colocada a circular, atribuída à Presidência da República, coloca administradores da Ferranagol como sendo da Sonangol, facto que comprova a falsidade da mesma.

Nos últimos dias a pressão sobre Isabel dos Santos e as notícias relativas à sua saída têm sido uma constante, sinal de que a gestora se encontra sob fogo cruzado e são muitas as pressões para que o presidente angolano, João Lourenço, a demita.

Nessas notícias falsas, veiculadas através do WhatsApp, a saída de Isabel dos Santos é definida como "o grito de vitória do povo oprimido que se verá livre do casulo de lusitanização do sector estratégico e nevrálgico da nação angolana" e a sua putativa demissão por parte de João Lourenço é classificada com um "acto heróico e soberano".

A realidade é que em Angola o momento político é de "mosquitos por cordas". Reina a contra-informação e o actual Presidente da República, João Lourenço, e o ex-Presidente e líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, aparentam estar numa trajectória de afastamento.

Estes rumores alimentam-se de factos, tais como as demissões de Walter Filipe e de Carlos Sumbula, dos cargos de governador do Banco Nacional de Angola e da Endiama (empresa diamantífera angolana), figuras tidas como muito próximas de José Eduardo dos Santos e desembocam na exoneração de Isabel dos Santos. E a pressão para a sua saída da Sonangol é cada vez maior.

Este clima de tensão é descrito pelo jornalista Gustavo Costa, que assina esta sexta-feira, 3 de Novembro, no Novo Jornal, a coluna de opinião "Palavra de Honra" "O sr. João [Lourenço] está metido num vespeiro de abelhas alimentado por um sistema que faz da intriga o alimento visceral da politiquice e a principal fonte de abastecimento e de sobrevivência de muitos dos seus mais altos agentes."

http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques

Registado: 16/9/2016 15:35

por DIXIE2020 » 3/11/2017 13:37

Pois e esta semana tb houve aumento da posição dos curtos 30/10:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A
:-k

BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ulisses Pereira » 3/11/2017 13:33

O BCP está 2% acima do preço com que iniciou a semana. Por isso, concluires que os resultados são maus porque está a cair hoje faz muito pouco sentido para mim.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por maceirafernandesjose » 3/11/2017 13:21

Ulisses ha pouco interesse comprador e o preco tem vindo a cair. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ulisses Pereira » 3/11/2017 13:06

maceira, pelo menos explica porque achas que vão ser maus. Atirar assim uns bitaites para o ar sem os justificar é algo que não aceitamos aqui no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Laribau » 3/11/2017 13:04

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle os resultados serao quase de certeza maus e ja sao conhecidos,eu e que ainda nao tenho acesso a eles. :-k

Os resultados serão quase de certeza bons e já são conhecidos, eu é que ainda não tenho acesso a eles 8-)

Ou então:

Os resultados serão quase de certeza razoáveis e já são conhecidos, eu é que ainda não tenho acesso a eles :|

Ou ainda:

Os resultados serão quase de certeza excecionais e já são conhecidos, eu é que ainda não tenho acesso a eles :mrgreen:

Ou alternativamente:

....

Mas o que é que este tipo de comentários acrescenta à comunidade do caldeirão ? :roll:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por maceirafernandesjose » 3/11/2017 12:57

Pikas entao querias quando. :roll:

por PIKAS » 3/11/2017 12:54

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle os resultados serao quase de certeza maus e ja sao conhecidos,eu e que ainda nao tenho acesso a eles. :-k

Então quando tiveres acesso a eles faz um favor e expõe-os aqui. Mas não vale se for na segunda-feira 13, que é o dia mais provável para teres acesso a eles.
Cumprimentos,

por Investbem » 3/11/2017 12:14

EAGLETRADER20 Escreveu:Posso estar errado .

Mas a minha expectativa com a saída dos resultados do BCP é que acontecerá mais ou menos o que está a acontecer hoje á EDP e antes com a JMT nos resultados .

Já está toda a gente dentro na cotada na expectativa que ultrapasse os 0.26 com os resultados e que faça um arranque fabuloso que proporcione valorizações muito rápidas .

Se resultados saírem nestes valores projetados não são nada de especial nem nenhum surpresa fantástica . Tinham de ser MUITO superiores para surpreender .

A minha expectativa é que com a saída dos resultados sem surpreender , e não ultrapassando os 0.26 surja muita venda e correcção do titulo, e como está em máximos , muitos investidores sairão com gordas mais valias .

É mais ou menos isto que estamos a assistir na apresentação de resultados das outras cotadas .

E pelos fracos volumes do BCP nos últimos dias se vê que não existe grande interesse comprador neste patamar.

E também se vê, que pelo menos para já, que também não existe grande interesse vendedor em patamares mais baixos! Ou isso não se vê?

Tem-se visto também, e não poucas vezes vezes este ano, que há empresas com resultados até simpáticos e em vez de subir, tombam..., o mercado é muitas vezes irracional (embora com o passar do tempo tenda para a racionalidade, mas na reação imediata à noticia é muitissimas vezes irracional)! Ela seguirá o caminho que os investidores entenderem e que mais os beneficiarem. Qual??? NINGUEM sabe, naturalmente que como há opiniões diferentes alguem irá acertar, mas neste momento dizer o que vai acontecer é dar um tiro no escuro!
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por maceirafernandesjose » 3/11/2017 11:32

Eagle os resultados serao quase de certeza maus e ja sao conhecidos,eu e que ainda nao tenho acesso a eles. :-k

por NaoSei » 3/11/2017 11:31

EAGLETRADER20 Escreveu:Posso estar errado .

Mas a minha expectativa com a saída dos resultados do BCP é que acontecerá mais ou menos o que está a acontecer hoje á EDP e antes com a JMT nos resultados .

Já está toda a gente dentro na cotada na expectativa que ultrapasse os 0.26 com os resultados e que faça um arranque fabuloso que proporcione valorizações muito rápidas .

Se resultados saírem nestes valores projetados não são nada de especial nem nenhum surpresa fantástica . Tinham de ser MUITO superiores para surpreender .

A minha expectativa é que com a saída dos resultados sem surpreender , e não ultrapassando os 0.26 surja muita venda e correcção do titulo, e como está em máximos , muitos investidores sairão com gordas mais valias .

É mais ou menos isto que estamos a assistir na apresentação de resultados das outras cotadas .

E pelos fracos volumes do BCP nos últimos dias se vê que não existe grande interesse comprador neste patamar.

sim, concordo com isso...os resultados tem de ser bem melhores que 135 Milhoes, tem de ser no minimo uns 150 Milhoes € para surpreender e permitir pensar nos possiveis +200Milhoes ao final do ano.

Registado: 8/10/2008 11:04

por EAGLETRADER20 » 3/11/2017 11:15

Posso estar errado .

Registado: 4/3/2008 9:17

por NaoSei » 3/11/2017 11:05

NÂO. resultados de 131 Milhoes, não serão bons.
o BCP tem de aumentar consideravelmente os seus lucros e se já tem em acumulado 90 Milhoes, então no minimo deveria ter +45Milhoes, mas com a pressao que ele tem em cima sob a cotação, precisará de surpreender.
Além do mais, temos o crédito malparado antigo para provisionar, cabe ao BCP gerir entre provisionar e lucrar....carrega nas provisoes, fica mais saudavel reduzindo o malparado, mas reduzindo assim também o lucro, mas os investidores gostam de LER...LUCROS.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Delaprata » 2/11/2017 20:30

Neste momento coloco três cenários para o BCP (e podem estar todos errados :lol: :lol: :lol: ).
1) Não consegue furar os 0,259 e pode ativar um duplo topo. Ainda que o potencial de queda não seja muito acentuado à que ter cautela.
2) Pode seguir a lateralizar até dia 13 de novembro a aguardar os resultados (para muitos ainda bem que não é sexta feira :mrgreen: :mrgreen: ).
3) Quebrar a resistência e depois ter um pull back à zona que se transformará em resistência.
Independentemente do cenário acredito que a probabilidade aponta para a quebra em alta dos 0,259.
Anexos
BCP Diario.png
BCP Diario.png (53.97 KiB) Visualizado 7191 vezes

Registado: 25/3/2014 18:08

por PIKAS » 2/11/2017 17:07

maceirafernandesjose Escreveu:Pikas se os resultados fossem muito bons a resistencia ja estava quebrada. :wink:

Pois, mas isto é apenas uma estimativa da casa de investimento do BPI. Poderão ser piores, melhores ou até acertarem na estimativa.
O trigger para quebrar de vez a resistência pode ser os resultados. Caso sejam muito bons, e os estimados pelo BPI já me parecem aceitávelmente bons, a resistência quebrará, como bem dizes e eu também assim penso. Vamos esperar mais alguns dias e logo veremos...
Investidor Escreveu:O BPI estima 2 coisas: lucros no 3T e price target. .

Price-targets fujo deles. Não lhes dou a menor credibilidade. São banha de cobra vendida a cêntimo.
Cumprimentos,

por maceirafernandesjose » 2/11/2017 15:13

Algaca e podias antecipar aqui as cenas dos proximos capitulos. :oh:

por ALGACA » 2/11/2017 15:06

maceirafernandesjose Escreveu:Pikas se os resultados fossem muito bons a resistencia ja estava quebrada. :wink:

Vamos lá fazer um raciocino de cabeça;
Se a Sonangol quer reforçar então o preço deve ser segurado para baixo ou para cima,
Se os curtos aumentam posição é para comprar ao mais baixo preço então forçam o preço na queda,
Se estamos na véspera do aumento do Rating da Republica e bem como o do BCP o titulo deve ser pressionado pelos especuladores para baixo ou para cima,

Cenas dos próximos capítulos,

se houver que esperamos que sim aumento do rating o titulo irá para baixo ou para cima
se a Sonangol começar a reforçar em Novembro pois a data Limite é Dezembro deste ano e se a Fosun não quiser ficar a trás e reforçar também como tem dito, o sentido é para cima ou para baixo
se os curtos virem subidas drásticas tem ou não tem de comprar para fechar posições. então o sentido será para baixo ou para cima

Agora como será o fim desta novela, penso que a cenas dos próximos capítulos dizem tudo,

Registado: 21/10/2014 20:36

por maceirafernandesjose » 2/11/2017 14:51

Pikas se os resultados fossem muito bons a resistencia ja estava quebrada. :wink:

por PIKAS » 2/11/2017 14:44

Rango Escreveu:BPI: BCP terá registado lucros de 131 milhões até Setembro
.

Pergunta simples: a acontecerem estes resultados, é bom ou é mau? estará dentro das expectativas, fica aquém ou supera?
Por mim, de forma muito simplista, acho que comparar um possível lucro com resultados substancialmente negativos no mesmo período homólogo do ano anterior não deixa de ser bom.
Aumento relevante da margem financeira e comissões também me parece bom.
Diminuir os custos, designadamente com pessoal também me parece bom.
Diminuir imparidades também me parece bom sinal e aumentar o rácio de solvabilidade também o é.
Se os resultados forem estes, teremos que concluir que serão bons, não é?
E bons resultados, normalmente, catapultam a acção para cima ( pelo menos costuma ser ), não é?
Será este o gatilho para ultrapassar a malfadada resistência?
Cumprimentos,

por Rango » 2/11/2017 12:41

BPI: BCP terá registado lucros de 131 milhões até Setembro

O aumento de receitas, o corte de custos com pessoal e a redução de provisões e imparidades deverá levar o BCP a reportar lucros de 131 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, prevê o BPI.

O BPI estima que o BCP tenha fechado os primeiros nove meses do ano com um lucro de 131 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 251 milhões de euros reportado há um ano, de acordo com uma nota de análise emitida esta quinta-feira, 2 de Novembro, a que o Negócios teve acesso.

A contribuir para a melhoria dos resultados estará o aumento das receitas do banco liderado por Nuno Amado, com a margem financeira a aumentar 13% para um total de 1,02 mil milhões de euros e as comissões a crescerem 3% para 494 milhões de euros.

Já os custos com pessoal terão baixado 7%, ao mesmo tempo que as imparidades do crédito terão diminuído 47% para 459 milhões e as provisões terão recuado 31% para 167 milhões de euros.

Por unidades, apenas Moçambique deverá registar um aumento dos lucros (12% para 58 milhões de euros). Já Portugal continuará a dar prejuízo, ainda que muito reduzido (um milhão). Na Polónia prevê-se uma queda de 10% dos lucros para 118 milhões de euros. As "outras" divisões, que inclui Angola, terão registado um prejuízo de 44 milhões de euros.

Quanto ao rácio de solvabilidade, o BPI prevê que o BCP tenha fechado Setembro com um CET1 de 11,4%, o que corresponde a uma melhoria face aos 9,5% reportados um ano antes e aos 11,3% registados em Junho.

O BCP apresenta os seus resultados dos primeiros nove meses do ano no próximo dia 13 de Novembro.

O BPI avalia o BCP em 0,33 euros, o que confere às acções um potencial de valorização de 28,76% face à actual cotação (0,2563 euros). A recomendação é de "comprar".

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... eshomepage

Registado: 16/9/2016 15:35

por Youmeu » 2/11/2017 5:23

É preciso muita fé... :-"
Anexos
BCP.png
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por afcapitao » 1/11/2017 18:46

P-Mendes Escreveu:
Investidor Escreveu:
PC05 Escreveu:
Os curtos têm aumentado a posição desde o AC, ou seja desde os 0.14€ .... e entretanto o bcp ja cota perto dos 0.26€.

Confesso que não entendo a obsessão com os curtos... que são apenas investidores que apostam na descida da ação, ao contrário dos longos que apostam na subida. Uns e outros contribuem para que a bolsa funcione. Se toda a gente tivesse a mesma opinião, não se comprava nem vendia.

E porque carga de água havemos de dar mais relevância aos curtos que aos longos? São porventura investidores mais inteligentes? Têm acesso a melhor informação ou a informação priveligiada? Têm mais capcidade de manipulação que os longos? Confesso que não entendo.

É certo que há muita gente escaldada com as quedas brutais do BCP no passado recente, mas isso não foi provocado pelos curtos. Estes apenas aproveitaram a debilidade nos resultados do BCP para ganhar, e bem, uns trocos. O BCP esteve às portas da falência (aka Resolução) caso alguem se tenha esquecido, e isto é que provocou a queda brutal no valor da companhia.

Focarmo-nos nos curtos é sempre uma perda de tempo. Mas ainda o é mais num mercado que está a subir há um ano... Se as cotaçõesdo BCP SUBIRAM quando os curtos venderam e abriram a posição, imaginem o que acontecerá quando TIVEREM que comprar para as fechar.

Não liguem aos curtos. O que vai determinar, no medio prazo, a evolução da cotação do BCP será os seus resultados. Foi assim no passado e será assim no futuro.

Este comentário merece um "Like" :clap:

:clap:

Registado: 8/3/2012 17:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, trilhos2006 e 206 visitantes