PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
EAGLETRADER20 Escreveu:novato Escreveu:Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
E já agora na tua análise a partir deste mês não era quando os investidores passavam a olhar para "nós" com mais apetite de investir?
Obrigado
BN
Porque historicamente é um mês com elevada volatilidade e com algumas correcções mais fortes especialmente na segunda metade do mês .
No ponto em que estão os índices com todos os indicadores muito esticados e a pedir uma correcção , poderá manter-se nesta sonolência ou poderá ocorrer uma correcção mais forte . Ninguem sabe.
Em Outubro existem múltiplos fatores que tornam o mês mais volátil, final ano fiscal fundos americanos , revisão de recomendações e targets empresas para próximo ano, previsões económicas para próximo ano , perspetivas empresas ano seguinte , etç. E tudo isso neste período pesa na reavaliação de carteiras podendo existir mudanças substanciais nas carteiras e estratégias tornando o movimento dos índices mais volátil.
Quem está dentro com bons ganhos aguarda que índices subam mais um pouco a esticar a corda até ao limite .
Para quem como eu está fora , é no meu ponto de vista esta a pior altura para alocar o capital ao mercado com péssimo RISK / REWARD e com a possibilidade de uma correcção eminente.
Quem está dentro aguarda e se vir alguma correcção provavelmente aplica stop loss imediato com bons ganhos.
A única coisa que me deixa cauteloso é a ideia que todo o mercado tem que quando existir uma correcção , saem todos com bons ganhos aplicando stop loss e vão existir compradores para absorver a provável massa de vendas e todos vão sair ao mesmo tempo com bons ganhos .
Só se forem os bancos centrais a comprar, está já quase quase toda a gente dentro e com a totalidade do capital alocado , não vejo quem vai absorver vendas massivas do mercado numa correcção mais forte .
Eu não sou , primeiro deixo assentar a poeira e que ocorram as quedas mais fortes , até mercado estabilizar a níveis muito inferiores para possibilitar boas entradas.
Mas até pode ser que mercado suba ate ao infinito e nunca mais existam quedas no mercado.
NUNCA ACONTECEU na historia dos mercados. MAS DESTA VEZ É DIFERENTE .
Já há muitos meses que investidores estão com apetite de investir , por isso empresas com pobres fundamentais este ano sobem no PSI mais de 100%.
Não vai ser depois de outubro.
A mim só me interessa o SP500 e o DAX . O PSI a medio prazo vai para onde estes forem se corrigirem
Se corrigirem forte PSI corrige forte .
posso deduzir então que a partir de novembro, independentemente do PSI continuar para norte já te vai fazer apostar forte!!
- Registado: 30/3/2003 22:07
novato Escreveu:Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
E já agora na tua análise a partir deste mês não era quando os investidores passavam a olhar para "nós" com mais apetite de investir?
Obrigado
BN
Porque historicamente é um mês com elevada volatilidade e com algumas correcções mais fortes especialmente na segunda metade do mês .
No ponto em que estão os índices com todos os indicadores muito esticados e a pedir uma correcção , poderá manter-se nesta sonolência ou poderá ocorrer uma correcção mais forte . Ninguem sabe.
Em Outubro existem múltiplos fatores que tornam o mês mais volátil, final ano fiscal fundos americanos , revisão de recomendações e targets empresas para próximo ano, previsões económicas para próximo ano , perspetivas empresas ano seguinte , etç. E tudo isso neste período pesa na reavaliação de carteiras podendo existir mudanças substanciais nas carteiras e estratégias tornando o movimento dos índices mais volátil.
Quem está dentro com bons ganhos aguarda que índices subam mais um pouco a esticar a corda até ao limite .
Para quem como eu está fora , é no meu ponto de vista esta a pior altura para alocar o capital ao mercado com péssimo RISK / REWARD e com a possibilidade de uma correcção eminente.
Quem está dentro aguarda e se vir alguma correcção provavelmente aplica stop loss imediato com bons ganhos.
A única coisa que me deixa cauteloso é a ideia que todo o mercado tem que quando existir uma correcção , saem todos com bons ganhos aplicando stop loss e vão existir compradores para absorver a provável massa de vendas e todos vão sair ao mesmo tempo com bons ganhos .
Só se forem os bancos centrais a comprar, está já quase quase toda a gente dentro e com a totalidade do capital alocado , não vejo quem vai absorver vendas massivas do mercado numa correcção mais forte .
Eu não sou , primeiro deixo assentar a poeira e que ocorram as quedas mais fortes , até mercado estabilizar a níveis muito inferiores para possibilitar boas entradas.
Mas até pode ser que mercado suba ate ao infinito e nunca mais existam quedas no mercado.
NUNCA ACONTECEU na historia dos mercados. MAS DESTA VEZ É DIFERENTE .
Já há muitos meses que investidores estão com apetite de investir , por isso empresas com pobres fundamentais este ano sobem no PSI mais de 100%.
Não vai ser depois de outubro.
A mim só me interessa o SP500 e o DAX . O PSI a medio prazo vai para onde estes forem se corrigirem
Se corrigirem forte PSI corrige forte .
- Registado: 4/3/2008 9:17
Eagletrader, podes dizer o porque do fim do mês de outubro??
Obrigado
BN
Obrigado
BN
- Registado: 30/3/2003 22:07
Eagletrader,
Porque tens tanto receio do mes de Outubro?
Bons negocios
Porque tens tanto receio do mes de Outubro?
Bons negocios
- Registado: 3/3/2015 1:20
P-Mendes Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
Deste ponto de vista , mais do que em termos de fundamentais alguns questionáveis e difíceis , poderemos para já considerar estar em bull market enquanto este sentimento se mantiver .
O embelezamento da realidade neste momento é nítido , aqui e do outro lado do atlantico
Enquanto se mantiver é aproveitar .
1.
Negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais
Antes de mais, e em parte, concordo com as tuas definições.
Permite-me perguntar se podemos assim concluir que estás finalmente bull no PSI20?
A massa de investidores está ainda claramente Bull e vê se na subida exponencial de inúmeras empresas sem fundamentais que o justifiquem.
E enquanto este sentimento continuar pode continuar com subidas.
Na minha estratégia não entro neste ponto porque:
1. A maior parte empresas não têm fundamentais para estas subidas ou estão ja caríssimas em relação aos fundamentais e só sobem com sentimento e esse e efêmero na primeira correcção
2. pode continuar a subir, como pode a todo o momento ter uma correcção forte e não vou assumir o risco dessa desvalorização na minha carteira
3. os indicadores estão esticados e propensos a uma correcção
4. o meu farol e o sp500 e será essa a razão da correção
O psi com este sentimento não vai corrigir per si
Só quando sp500 corrigir
5. entro após ocorrerem 3 condições
Correcção sp500 e psi20
Indicadores técnicos aliviarem
Estar terminado mês outubro
Até lá não assumo riscos de entrada neste nível
Mas essa é a minha estratégia pessoal e só para mim
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 16/10/2017 5:22, num total de 1 vez.
EAGLETRADER20 Escreveu:Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
Deste ponto de vista , mais do que em termos de fundamentais alguns questionáveis e difíceis , poderemos para já considerar estar em bull market enquanto este sentimento se mantiver .
O embelezamento da realidade neste momento é nítido , aqui e do outro lado do atlantico
1.
2.
Não só uma luta entre medo e ganancia , mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada
3.
Bull Market , nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade
4.
Bear Market , situação em que ninguém dá um tostão furado por ativos com bons fundamentais
Antes de mais, e em parte, concordo com as tuas definições.
Permite-me perguntar se podemos assim concluir que estás finalmente bull no PSI20?
- Registado: 25/1/2017 0:43
Li num artigo hoje algumas definições claras que penso refletirem o elemento psicológico fundamental na negociação dos mercados e que refletem na perfeição a meu ver o atual momento dos mercados tanto no PSI20 como no SP500.
1.
2.
3.
4.
1.
2.
3.
4.
- Anexos
-
- psi semanal 1510.PNG (43.94 KiB) Visualizado 10816 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Mais um dia de subidas serenas no PSI. A monotonia de um "Bull Market". Os ursos vão acenando com preocupações e notícias negativas mas a poder da tendência faz-se valer. Mais um dia de "Bull Market".
Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Devagar se vai ao longe.
Cruzamento positivo da MACD no semanal e MA20 intacta com sentido ascendente.
o que vem aí de notícias com algum interesse:
16-Out amortização 6 mil milhões dívida pública (bilhetes tesouro)
20-Out rating DBRS dívida portuguesa - melhora de rating?
acredito que depois da S&P tirar do lixo seguir-se-ão as outras agências. Quando as 3 ditarem nível acima de lixo, creio que o psi vai por arrasto para norte com fundos estrangeiros a tomarem posições.
"Quem desdenha quer comprar"
Ativação do triângulo !?
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Mais um dia de subidas serenas no PSI. A monotonia de um "Bull Market". Os ursos vão acenando com preocupações e notícias negativas mas a poder da tendência faz-se valer. Mais um dia de "Bull Market".
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi1.jpg (336.18 KiB) Visualizado 5846 vezes
-
- psi2.jpg (347.98 KiB) Visualizado 5846 vezes
-
- psi3.jpg (428.54 KiB) Visualizado 5846 vezes
o grafico esta a ficar um mimo para atacar os 5500.
Continuo a achar que os 6000 ainda serão “cheirados” este ano
Continuo a achar que os 6000 ainda serão “cheirados” este ano

- Registado: 31/3/2017 13:26
Virá a desmistificação a caminho, ou ainda só comprou bilhete?
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... NegociosTV
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... NegociosTV
- Registado: 31/5/2014 23:07
Triângulo ascendente no horário !?
Falta a ativação ...
Falta a ativação ...
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
http://expresso.sapo.pt/internacional/2 ... -Catalunha
Se houver um agravamento da situação em Espanha e isso coincidir com a esperada correcção dos mercado em geral então as posições curtas irão ter motivos para festejar que o malhanço pode ser de vulto.
Se houver um agravamento da situação em Espanha e isso coincidir com a esperada correcção dos mercado em geral então as posições curtas irão ter motivos para festejar que o malhanço pode ser de vulto.
- Registado: 31/5/2014 23:07
PSI diário e semanal
PSI está neste momento a lateralizar e sem força até agora para vencer este patamar de subida .
Aguardemos para ver se sai da lateralização em subida ou em queda
PSI está neste momento a lateralizar e sem força até agora para vencer este patamar de subida .
Aguardemos para ver se sai da lateralização em subida ou em queda
- Anexos
-
- psi diario 1110.PNG (49.4 KiB) Visualizado 6718 vezes
-
- psi semanal 1110.PNG (44.48 KiB) Visualizado 6718 vezes
PSI diário e semanal.
Vamos ver como se comporta nesta zona .
Vamos ver como se comporta nesta zona .
- Anexos
-
- PSI diario 0610.PNG (50.56 KiB) Visualizado 7170 vezes
-
- psi semanal 0610.PNG (44.84 KiB) Visualizado 7170 vezes
EAGLETRADER20 Escreveu:...
O gráfico mostra SMA200.
Mas a EMA200 no semanal já foi passada.
Para quem gosta de apanhar fundos a EMA é mais expedita que a SMA.
Diferença entre EMA e SMA
http://www.investopedia.com/ask/answers/05/smavsema.asp
Eagle só te convertes quando o Psi estiver nos 6000 pontos?!
Pseudo-gap de ontem quase fechado nos 5390sh... veremos depois
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
O futuro é incerto, muito incerto, mas e se estamos perante um bull de 3/4 anos? Até que níveis poderá voltar o Psi tendo em conta as empresas que o compõem atualmente?
Ulisses Pereira Escreveu:peaners, este "Bull Market" já leva quase um ano. A notícia que indicas reforça os fundamentais deste "Bull Market" mas em nada altera o seu curso.
Abraço,
Ulisses
Certo, mas nesse período que indicas havia a questão se não estávamos em mero ressalto. Agora parece desvanecer-se a dúvida.
Olhando as ondas EMA no gráfico mensal de 2012 a 2014 tivemos um bull que para mim foi um ressalto prolongado, mas não alterou a tendência de longo prazo. Agora há-que passar a EMA50 no mensal com consistência e obrigar a fazer o swing da EMA200 (sinal de inversão definitivo) para termos um bull a sério. E quando a MACD estiver acima de zero neste time frame o psi pode ter outros voos. Desde esse bull 2012/2014 que não tínhamos o RSI acima de 50 no mensal.
ola ola
aqui está um pavao que queria ver o psi nos 4800/700 haha. bem bull bull acho que ainda não,mas não deixa de ser umas subidas expressivas.
parabéns aos longos
aqui está um pavao que queria ver o psi nos 4800/700 haha. bem bull bull acho que ainda não,mas não deixa de ser umas subidas expressivas.
parabéns aos longos
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
por EAGLETRADER20 » 14/9/2017 9:53
Eagle não leves isto como provocação mas na tua opinião o mercado já te provou que estás estavas errado ou ainda estás pessimista?
EAGLETRADER20 Escreveu:[...]
Eu mantenho a minha opinião porque uma opinião baseada em fundamentais não se altera porque os fundamentais também não , e depois vamos ver a capacidade do PSI ir muito acima dos 5350.
Como tenho dito desde junho, dificilmente o PSI ia acima dos 5350.
A opinião do mercado é irrefutável, o mercado só tem de me provar que estou errado.
Eagle não leves isto como provocação mas na tua opinião o mercado já te provou que estás estavas errado ou ainda estás pessimista?
peaners, este "Bull Market" já leva quase um ano. A notícia que indicas reforça os fundamentais deste "Bull Market" mas em nada altera o seu curso.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes