BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Apesar da quebra da ltd com volume parece_me haver optimismo a mais no topico bcp. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
- Registado: 8/10/2008 11:04
EAGLETRADER20 Escreveu:Mendix Escreveu:salvador_guru Escreveu:Seria interessante saber a opinião do EAGLE acerca da subida de rating e acerca deste retomar (sem duvidas) do bull quer no BCP, quer no PSI em particular.
Já te juntaste à tendência dominante? ou continuas pessimista como tens estado o ano todo?
O Eagle depois da chumbada que levou na sexta feira acho que se refugiou em.algum Bunker que deve ter algures ou fugiu pras montanhas, ou entao teve algum ataque nao sei. Mas era bom saber noticias dele porque ja começo a sentir saudades das previsoes apocalipticas dele....
Não percebo a chumbada pois estou fora do mercado.
O saldo da conta está exatamente igual.
Eu já dominava análise tecnica e fundamental
Faltava me perceber a fundo a psicologia da multidão no mercado para perceber determinados movimentos.
Análise concluída. Os últimos meses foram excelentes para perceber o comportamento da multidão
Obrigado.
Comentários terminados
Vais voltar para as corridas ou vais para o garimpo? Para carregar claro!!!

O BCP irá testar suporte nos 0,23€. Suporte, não resistência.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
afcapitao Escreveu:Investidor Escreveu:afcapitao Escreveu:
Apenas uma chamada de atenção: 10% de ROE não é 10% da capitalização bolsista.
Estamos a falar de 10% do Capital próprio (Activo - Passivo).
Correcto. ROE nada tem que ver com capitalização bolsista. É um rácio entre lucros e book equity.
Sendo o Book Equity do BCP cerca de 6 mil milhões, prever ter um ROE de 10% significa que estão a prever ter lucros de 600 milhões.
Ok, ainda não tinha visto que o equity era 6,9 mil milhões. Muito bom.
6.945.253.208,00€, o que dá um valor de contabilístico de 0,46€.
0,39€? Parece-me um target bem provável.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Deixo aqui um aviso à comunidade. Como sabem, eu tenho tido uma perspectiva completamente oposta à do Eagle em relação ao BCP e À maior parte das acções portuguesas. Ele tem tido uma visão bearish e eu bullish. Mas há uma coisa que ele sempre faz: JUtsifica com argumentos as suas opiniões. Cumpre aquilo que queremos no Caldeirão e é, por isso, exemplar na forma como participa.
Por isso, deixo aqui um aviso se escrevem posts só dirigidos a ele, a dizer que deve ter fugido ou outra coisa qualquer, escusam de os escrever porque serão apagados. Opinem, deixem argumentos, isso sim. Se é para gozar com este ou aquele, usem outros fóruns, Aqui não.
Abraço,
Ulisses
Por isso, deixo aqui um aviso se escrevem posts só dirigidos a ele, a dizer que deve ter fugido ou outra coisa qualquer, escusam de os escrever porque serão apagados. Opinem, deixem argumentos, isso sim. Se é para gozar com este ou aquele, usem outros fóruns, Aqui não.
Abraço,
Ulisses
Viva,
Acho que a grande luta será entre os 0,2300/0,2350, mesmo com toda esta motivação extra não será fácil romper, penso que os ursos vão querer defender esta zona a todo custo já que a sua quebra deixa muito terreno livre pela frente aos touros.
Acho que a grande luta será entre os 0,2300/0,2350, mesmo com toda esta motivação extra não será fácil romper, penso que os ursos vão querer defender esta zona a todo custo já que a sua quebra deixa muito terreno livre pela frente aos touros.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
ljbk Escreveu:Boa tarde.
Pois, por aqui continua-se a acreditar no cenario negativo no curto prazo já que:
- a zona dos 0.2150/60 continua a resistir ao assalto dos touros;
- a LTD ainda não foi vencida;
- parece estar a formar-se um padrão em cunha desde os minimos nos 0.1855 com os tipicos pontos A (0.2169), B (0.2005), C (0.2167 (ontem)), D (0.2086 (hoje)) e E que poderá ser o máximo de hoje(0.2160) ou um máximo um pouco acima dos 0.2169 nos próximos dias que seria um false-break tal como os 0.26 tambem o foram (dependendo do comportamento do SP e do sector da Banca em geral) antes do retomar da queda;
- ficou ali um buraco por negociar na abertura de terça-feira entre os 0.2020 e os 0.2050;
BN,
ljbk.
Boa tarde.
Com esta partida da S&P e o desempenho de hoje, o futuro a curto prazo que antecipo para o BCP ficou muito menos claro.
A LTD que existia foi vencida mas a tendência ascendente só será retormada com a quebra em alta dos 0.23 que são uma referência para o titulo desde 03/08/2017.
A minha expectativa é que o buraco que vai ficar por fechar hoje ainda venha a ser tapado. Já para aquele que referi junto aos 0.20, já parece menos provavel.
O preço está agora na minha perspectiva num range entre os 61.8% da retracção da queda desde os 0.26, nos 0.2285 e os 38.2% nos 0.2110 aproximadamente.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
EAGLETRADER20 Escreveu:Mendix Escreveu:salvador_guru Escreveu:Seria interessante saber a opinião do EAGLE acerca da subida de rating e acerca deste retomar (sem duvidas) do bull quer no BCP, quer no PSI em particular.
Já te juntaste à tendência dominante? ou continuas pessimista como tens estado o ano todo?
O Eagle depois da chumbada que levou na sexta feira acho que se refugiou em.algum Bunker que deve ter algures ou fugiu pras montanhas, ou entao teve algum ataque nao sei. Mas era bom saber noticias dele porque ja começo a sentir saudades das previsoes apocalipticas dele....
Faltava me perceber a fundo a psicologia a fundo da multidão no mercado para perceber determinados movimentos.
Análise concluída. Os últimos meses foram excelentes para perceber o comportamento da multidão
Obrigado.
Comentários terminados
Caro Eagle,
Como já disse antes, assumo com frequência o fato de touro. Por vezes, com demasiada facilidade.
Portanto, é com atenção que leio os teus comentários. Aprecio o teu pessimismo, não como do "contra", mas como ponderação da tua parte.
Dito isto, gostaria de saber, na tua perspectiva, o que pensas que vem a seguir.
Porque no fundo, quando não consigo contrariar os teus argumentos, é sinal que estou demasiado optimista.

Abraço
- Registado: 1/9/2017 16:27
Faltava me perceber a fundo a psicologia a fundo da multidão no mercado para perceber determinados movimentos.
Obrigado.
Comentários terminados
Da minha parte fiquei totalmente esclarecido.
Apenas um reparo: a humildade é fundamental nos mercados e na vida!
Abraço!
- Registado: 31/3/2017 13:26
Obrigado.
Comentários terminados
Claramente temos aqui o Mourinho do trading

- Registado: 5/7/2017 14:38
Mendix Escreveu:salvador_guru Escreveu:Seria interessante saber a opinião do EAGLE acerca da subida de rating e acerca deste retomar (sem duvidas) do bull quer no BCP, quer no PSI em particular.
Faltava me perceber a fundo a psicologia da multidão no mercado para perceber determinados movimentos.
Obrigado.
Comentários terminados
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 18/9/2017 15:28, num total de 1 vez.
- Registado: 4/3/2008 9:17
maceirafernandesjose Escreveu:Mendix tenho quase a certeza que o eagle esta pessimista no bcp.
Ha alguma coisa em que ele nao esteja pessimista???

- Registado: 3/3/2015 1:20
Mendix tenho quase a certeza que o eagle esta pessimista no bcp. 

salvador_guru Escreveu:Seria interessante saber a opinião do EAGLE acerca da subida de rating e acerca deste retomar (sem duvidas) do bull quer no BCP, quer no PSI em particular.
- Registado: 3/3/2015 1:20
Resistencia dificil de quebrar, nao acredito que o volume amanha aumente em relacao ao dia de hoje,mas nunca se sabe. 

Seria interessante saber a opinião do EAGLE acerca da subida de rating e acerca deste retomar (sem duvidas) do bull quer no BCP, quer no PSI em particular.
- Registado: 31/3/2017 13:26
Escrevi no fim de semana no CB o texto que se segue, e que reproduzo por clareza de exposição. Notei que o IBEX, no famoso dia 5 de Outubro - passou de 9600 a 9960 pontos - sofreu oscilações grandes ao longo das horas de negociação. Não tenho instrumentos que permitam fazer um corte fino em relação à evolução do índice no 5 de Outubro, mas era muito interessante que algum "forista" mais aliviado no trabalho pudesse fazer essa pesquisa. O gráfico do dia foi sinusoidal? O que se passou na hora do almoço com a abertura dos mercados americanos? E, mais importante, o que aconteceu na última meia hora de negociação? Em suma, como é que o gráfico evoluiu de 9600 para quase 10000 pontos.
Tremal Naik
[Post do dia 16 de Setembro de 2018]
No dia 2 de Outubro de 2015, após o fecho dos mercados, a S&P subiu o rating de Espanha em um nível.
O IBEX tinha fechado em 9600 pontos nesse dia 2. No dia útil seguinte (de sexta para segunda) abriu com 9770 pontos e fechou com 9960 pontos.
No dia 9 de Outubro (uma semana depois do anúncio) atingiu um pico de 10300 pontos. Depois, lateralizou e, mais tarde, desceu.
Como o PSI vale metade do IBEX, em pontos índice, um cenário semelhante daria uma subida de 180 pontos, na segunda, e um acumulado de 350 pontos na sexta, dia 23. Ou seja, poderia chegar aos 5400 pontos e aos 5570 pontos no início e fim da próxima semana, respectivamente.
No caso IBEX, o Santander subiu mais de 10% nessa semana.
Creio, por outro lado, que será maior o impacto da passagem do nível designado por lixo para o nível de investimento mais baixo do que o acontecimento de Espanha em 2015.
Também me parece, finalmente, que esta subida potencial do PSI na próxima semana em cerca de 7% só poderá suceder se o BCP crescer muito, dada a influência que tem no nosso índice. Diria que pode subir entre 10% a 15%.
Nota: Estou longo no banco.
Tremal Naik
Tremal Naik
[Post do dia 16 de Setembro de 2018]
No dia 2 de Outubro de 2015, após o fecho dos mercados, a S&P subiu o rating de Espanha em um nível.
O IBEX tinha fechado em 9600 pontos nesse dia 2. No dia útil seguinte (de sexta para segunda) abriu com 9770 pontos e fechou com 9960 pontos.
No dia 9 de Outubro (uma semana depois do anúncio) atingiu um pico de 10300 pontos. Depois, lateralizou e, mais tarde, desceu.
Como o PSI vale metade do IBEX, em pontos índice, um cenário semelhante daria uma subida de 180 pontos, na segunda, e um acumulado de 350 pontos na sexta, dia 23. Ou seja, poderia chegar aos 5400 pontos e aos 5570 pontos no início e fim da próxima semana, respectivamente.
No caso IBEX, o Santander subiu mais de 10% nessa semana.
Creio, por outro lado, que será maior o impacto da passagem do nível designado por lixo para o nível de investimento mais baixo do que o acontecimento de Espanha em 2015.
Também me parece, finalmente, que esta subida potencial do PSI na próxima semana em cerca de 7% só poderá suceder se o BCP crescer muito, dada a influência que tem no nosso índice. Diria que pode subir entre 10% a 15%.
Nota: Estou longo no banco.
Tremal Naik
- Registado: 10/5/2015 14:55
LTD quebrada em alta nos 0,2167, vamos ver se fecha acima dela.
Corrigido 0,2167
Corrigido 0,2167
- Anexos
-
- bcp.png (70.45 KiB) Visualizado 6717 vezes
itisi1000 Escreveu:NaoSei Escreveu:itisi1000 Escreveu:
Ola
Acompanho as posiçoes curtas no BCP e cruzo a evoluçao das mesmas, com a evoluçao spot, e o que concluo, é que a subida das posiçoes curtas antecede a queda do titulo. Na pratica, deveriam estar sincronizadas, mas o que tenho visto é um certo delay de poucos dias, entre o aumento de shorts, e a queda do titulo, por isso, acredito que o titulo corrija nos proximos dias.
Nao tenho qq posiçao no BCP para ja.
ITISI1000
pelos vistos nao podemos seguir sempre a mesma ideia....senao todos ganhavamos com situaçoes se estas fossem sempre identicas.
Ola
Nem.24h passaram desde que dei essa opinião![]()
![]()
Nao digo que seja logo hoje a queda, mas acredito que nos proximos dias possa corrigir.
A Polonia tb nao está a ajudar, e o emparelhamento das duas costuma acontecer, o que reforça a minha ideia de queda
Claro que posso estar enganado, mas a minha intuiçao/convicçao diz-me isso, tendo em conta o padrão dos ultimos aumentos de posiçoes curtas.
Estou a ponderar uma entrada curta, com um stop apertado, mas vou acompanhar o fecho hj
Vamos ver...
Abrc
ITISI1000
olha lá a tua sorte se não fizeste a tal entrada curta e baseada na tua analise histórica de que após reforço de curtos, ela cai nos dias seguintes...
eu acho que essa tua analise tem mais a ver com a cotada quando esta se encontra em BEARMARKET, mas ut não deves ter ponderado essa hipotese, e que em BULLMARKET, um reforço curto não tem interesse (ou pelo menos não é negativo) para a cotação.
Ulisses Pereira Escreveu:Dixie, desde que se anunciou aqui o aumento das posições curtas e que discutimos se isso seria ou não favorável ao título, a acção já subiu mais de 15%. Mas continuam a insistir com esse argumento...
abraço,
Ulisses
Ulisses, nos próximos meses Outubro-Novembro irei te recordar desta minha posição em relação ao BCP e se porventura a minha opinião/convição estiver errada, assumirei integralmente a minha desinteligência em relação à evolução desta cotada.
Entretanto sublinho que essas posições curtas mês de setembro e que correspondem a quase 5% do CS são detidas por 4 fundos de investimento. Não um ou dois? mas 4 fundos de investimento.
BN e
Abraço,
Dixie
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 18/9/2017 12:24, num total de 1 vez.
Investidor Escreveu:afcapitao Escreveu:
Correcto. ROE nada tem que ver com capitalização bolsista. É um rácio entre lucros e book equity.
Sendo o Book Equity do BCP cerca de 6 mil milhões, prever ter um ROE de 10% significa que estão a prever ter lucros de 600 milhões.
Ok, ainda não tinha visto que o equity era 6,9 mil milhões. Muito bom.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Dixie, desde que se anunciou aqui o aumento das posições curtas e que discutimos se isso seria ou não favorável ao título, a acção já subiu mais de 15%. Mas continuam a insistir com esse argumento...
abraço,
Ulisses
abraço,
Ulisses
DIXIE17 Escreveu:Posição dos curtos nesta cotada aumentou na passada 5.ºfeira e comunicada dia 15 para 4,21% do CS
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A
Cuidado com essas entradas hoje...
entao porquê? por causa do reforço do curto?
então não significa que ele terá de comprar mais tarde, após uma venda (reforço)?
Posição dos curtos nesta cotada aumentou na passada 5.ºfeira e comunicada dia 15 para 4,21% do CS
Investidor Escreveu:PC05 Escreveu:
600M€ de lucro em 2018 parece muito ambicioso quando ainda há 7.800M€ de NPEs na carteira do banco.
De acordo. Não vou, para já, classificar o grau de otimismo deste numero.
Apenas refiro que é o que está no plano do Banco para 2018. 10% ROE. Não tenho nenhuma informação privilegiada. Se o plano se cumprir, serão 600 milhões de lucros.
Este plano tem sido apresentado em todos as ultimas apresentações de resultados. Recentemente o CEO afirmou que o plano estava a correr como previsto e que até estavam a reduzir as NPEs a um ritmo superior ao previsto.
Mas é um plano, logo uma previsão do futuro. E, como alguém disse, fazer previsões, em particular relativamente ao futuro, é muito dificil... Além disso, não seria a primeira, nem a ultima vez, que o BCP mudaria de discurso. Mas um investidor tem de tomar decisões com informação incompleta. O que temos agora, salvo melhor opinião, são mensagens que o plano para 2018 está a correr como previsto, até acima do esperado.
Relativamente aos resultados do BCP, e resumidamente:
1. Os resultados operacionais do BCP (receitas menos custos e antes de provisões e imparidades) têm sido bastante estáveis e em torno de 1,1 mil milhões. A previsão para 2017 e 2018 é parecida, até um pouco superior.
2. O "segredo" está no que vem a seguir, as provisões e imparidades. Estas rubricas têm sido geridas de forma "politica", ou seja, são lançadas mais ou menos em função de uma estratégia interna e, acredito, até acordada com as entidades oficiais. Tê-las reconhecido todas ao mesmo tempo teria mandado o banco ao tapete (como aconteceu com Vitor Bento no BES). Relembro que em 2016 este valor foi, salvo erro de, de 1,6 mil milhões! Nunca tinham sido tão elevadas. E são problemas antigos, nao originados em 2016. Mas só foram reconhecidas quando já tinha sido anunciado um Aumento de Capital. Coincidências... Sendo assim, acho que isto está a ser gerido pelo Banco, e que vai continuar a ser pelo que podem controlá-lo. Prevejo que este ano sejam entre 700 e 800 milhões (daria cerca de 300 milhoes de lucros em 2017) e em 2018 sejam inferiores a 500 milhões. São valores altos, mas que estão dentro do plano e, a acontecerem, permitiriam atingir os lucros de 600 milhões previsto para 2018.
Vamos falando.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Heldroo, icemetal, iniciado1, JUKIMSUNG, m-m, malakas, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Rafael Abreu, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 246 visitantes