Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por bigest » 12/9/2017 11:33

Bom dia,
Esta posiçao do BCP mostra que o Banco sente-se prejudicado, mas mais do que isso, sente neste momento que terá condicoes para poder reverter este processo de venda do novo Banco, por isso fala em analise de outras formas de alienaçao dos ativos do NOVO BANCO.
Vamos ver como se pronunciam os reguladores europeus e o proprio Governo Costa!

Bons negocios

Registado: 12/2/2014 14:33

por Cem pt » 12/9/2017 11:25

As operações de short selling com ações, não me refiro a CFDs ou equivalentes, na Bolsa de Lisboa estão regulamentadas desde finais dos anos 90.

Ver aqui, com algum detalhe:
http://www.cmvm.pt/pt/EstatisticasEstud ... rigues.pdf

Em princípios deste século XXI lembro-me de ter feito uma data de operações desse tipo em várias ações, em que se destacava a PTMultimedia que registou um tombo infernal.

Basicamente assina-se um contrato de reporte de ações com a corretora que funciona como intermediária. Paga-se uma taxa de juro, que aqui há uns 10 anos atrás rondava cerca de 4%/ano, para pedir emprestadas ações, que desta forma são adicionadas à carteira do investidor/especulador.

O novo detentor quando achar conveniente pode então vender na Bolsa as ações que pediu emprestadas, através duma simples ordem de venda. Por exemplo, se quiser shortar 1.000.000 de ações do BCP por 6 meses pagaria pelo contrato de reporte: 1.000.000 ações x 0,21 €/ação x 2% = 4.200 €.

Atualmente não creio que faça muito sentido shortar em Portugal porque os reguladores muitas vezes proibem ou cancelam as operações em curso, impedindo os lucros em situações em que os movimentos de baixa, acompanhadas de muita volatilidade, são bastante acentuados.

No dia em que as recomprar devolve-as à corretora no final do período contratualizado e a operação fica concluída. Se achar que quer continuar a shortar faz novo contrato prolongado pelo período que entender.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Ulisses Pereira » 12/9/2017 11:08

Já agora, um esclarecimento adicional, quando um pequeno investidor abre posições curtas na maioria dos activos, por exemplo CFD`s, está sempre sujeito que lhe seja pedido o fecho de posição, mesmo que tenha margens para a aguentar. Não é uma situação normal mas pode acontecer.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Gil Rumor » 12/9/2017 11:06

DIXIE17 Escreveu: ...Embora a situação de venda do Novo Banco, é, na minha modesta opinião, o evento a curto-médio prazo com mais peso no desenvolvimento da tendência desta cotada. :-k
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
O BCP está servir de forma indirecta de cobaia do Banco de Portugal,
neste aspecto o BCP está coberto de razão,
a melhor solução seria o BCP e Fosun adquirirem o Novo banco, essa talvez seria a solução ideial para o sector...
BN

Pode ser que cheguem a um acordo, e encontrem outros (novos) investidores dentro do BCP a querem participar nesse sentido.
( é apenas uma ideia, exigira um esforço mas poderia dar frutos a longo prazo)

Registado: 28/8/2014 13:39

por rebelius-stock » 12/9/2017 11:03

ok. Obrigado pelo esclarecimento Ulisses.

Registado: 5/7/2017 14:38

por Ulisses Pereira » 12/9/2017 11:00

rebelius, depende do contrato que eles firmaram com quem lhes emprestou as acções para "shortarem". Normalmente, nestes casos de grandes fundos depende apenas da vontade dos curtos em fecharem.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por NaoSei » 12/9/2017 10:56

DIXIE17 Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:A aposta no BCP

2.º O fecho das posições dos curtos nesta cotada, que ascendem neste momento a 4% do capital social desta cotada, estes n brincam em serviço...

DIXIE17,

Esperas o fecho total das posições a descoberto ou uma diminuição considerável?
Se consideras que eles não brincam em serviço, também deves equacionar a possibilidade de terem protegido uma parte do seu risco através de outros produtos.
Um abraço

Caro dinamicadomercado,
quanto à posição dos curtos? consideraria a 2.ºhipotese: diminuição assinalável dos curtos: na ordem dos 2%, cm sinal positivo.
Embora a situação de venda do Novo Banco, é, na minha modesta opinião, o evento a curto-médio prazo com mais peso no desenvolvimento da tendência desta cotada. :-k

a melhor solução seria o BCP e Fosun adquirirem o Novo banco, essa talvez seria a solução ideial para o sector...

BN

foi o que eu sempre disse....para injectar dinheiro noutro banco...quanto muito ficava com ele....ou até podia cada banco ficar com a fatia correspondente...por exemplo o BCP com os 20% que lhe cabem...etc etc

Registado: 8/10/2008 11:04

por NaoSei » 12/9/2017 10:53

BCP volta a ser o preferido dos fundos
A conclusão do aumento de capital, em Fevereiro, e a melhoria dos resultados do banco levaram os gestores de acções nacionais a colocar novamente o BCP no topo das suas apostas. Os títulos captam perto de 11% do património dos fundos.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos-de-investimento/detalhe/bcp-volta-a-ser-o-preferido-dos-fundos?ref=DET_NoticiasRecomendadas

por DIXIE2020 » 12/9/2017 10:37

Dinamicadomercado Escreveu:

2.º O fecho das posições dos curtos nesta cotada, que ascendem neste momento a 4% do capital social desta cotada, estes n brincam em serviço...

DIXIE17,

Se consideras que eles não brincam em serviço, também deves equacionar a possibilidade de terem protegido uma parte do seu risco através de outros produtos.
Um abraço

Caro dinamicadomercado,
quanto à posição dos curtos? consideraria a 2.ºhipotese: diminuição assinalável dos curtos: na ordem dos 2%, cm sinal positivo.
Embora a situação de venda do Novo Banco, é, na minha modesta opinião, o evento a curto-médio prazo com mais peso no desenvolvimento da tendência desta cotada. :-k

BN

Registado: 29/11/2007 10:53

por maceirafernandesjose » 12/9/2017 10:37

Sera que vem fechar o buraco,nunca se sabe. :-k

Registado: 17/12/2013 1:15

por Gil Rumor » 12/9/2017 10:26

DIXIE17,

Um abraço

Registado: 28/8/2014 13:39

por Queijo de Figo » 12/9/2017 10:25

Com o reforço da sua posição, parece-me que a Fosun passou uma mensagem forte (e em euros).

No entanto, estamos aqui para ver se vai alterar o rumo da cotada no curto prazo.

Registado: 23/2/2014 16:11

por DIXIE2020 » 12/9/2017 9:47

A aposta no BCP
2 factores que me levariam a entrar com força nesta cotada a curto-médio prazo:
1.ºestar resolvida a posição de venda do Novo Banco e a troca das obrigações com perdas para os fundos na ordem dos 500 milhões: que dúvido q tal suceda...
e

Enquanto estes dois factores n estiverem resolvidos, a única coisa que se passa é a espuma do dia em oscilações de abertura e fecho, vamos lá ver hoje a que hora é atacada esta empresa... 8-)

Registado: 29/11/2007 10:53

por Rango » 12/9/2017 9:36

"Reforço da Fosun demonstra confiança no caminho do BCP", diz Nuno Amado

O presidente executivo do BCP, Nuno Amado, destacou o reforço da participação que o grupo chinês Fosun detém no banco, hoje anunciado, considerando que reflecte a confiança no caminho que está a ser percorrido pela instituição.

11 de setembro de 2017 às 20:21

"Este reforço está alinhado com o interesse estratégico que a Fosun oportunamente comunicou ao mercado e demonstra a confiança no caminho que está a ser prosseguido pelo Millennium bcp", considerou o gestor numa nota escrita enviada à Lusa.

Segundo Nuno Amado, o aumento da participação da Fosun, que passou a deter mais de 25% do capital social do banco, reforçando o estatuto de maior accionista, "reflecte o desempenho económico-financeiro do banco, incluindo a robustez do modelo de negócio e a redução dos NPE [activos problemáticos]".

E acrescentou: "Redução essa que está a decorrer a um ritmo mais intenso do que o apresentado ao mercado e aos supervisores. Isto confirma a continuada confiança de todos, investidores e reguladores na estratégia apresentada e na execução da mesma".

A Chiado, filial do grupo Fosun, anunciou hoje que passou a deter uma participação de 25,16% no capital social do BCP, na sequência de transacções de títulos efectuadas a 8 de Setembro.

A filial do grupo Fosun detinha 23,92% do capital social do BCP, registando-se um aumento de 1,24 pontos percentuais.

Paralelamente, foi também hoje anunciado que o Norges Bank passou a deter uma participação de 2,544% do capital social do BCP, na sequência de transacções efectuadas igualmente no dia 8 de Setembro.

O Banco Central da Noruega detinha 2,541% do capital social do BCP, registando-se um aumento de 0,003 pontos percentuais. 

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... lacionadas

Registado: 16/9/2016 15:35

por ljbk » 12/9/2017 9:05

rebelius-stock Escreveu:Obrigado. Mas para estes fundos que apostam forte, isso não é um problema. Trata-se apenas de uma decisão deles, correcto?

Isso aí já não sei como funciona.
Imagino que é possivel que façam um contrato com quem tem as acções para que estas lhes possam ser emprestadas para as poderem vender.
Haverá algum juro para quem empresta e/ou alguma garantia (de capacidade de recompra) envolvida para quem empresta ? Não sei.
Provavelmente tudo isso obedece a algum tipo de acordo entre as partes já que estamos a falar de milhões e milhões de acções e por isso mesmo de muito dinheiro.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por rebelius-stock » 12/9/2017 9:00

Obrigado. Mas para estes fundos que apostam forte, isso não é um problema. Trata-se apenas de uma decisão deles, correcto?

por ljbk » 12/9/2017 8:56

rebelius-stock Escreveu:Bons dias,

há algum limite temporal para se deter uma posição curta? Ou funciona como uma posição normal e é apenas uma questão de ter o capital disponível para comprar as acções ao valor da sua cotação?

Obrigado

Bom dia.

A ideia que tenho é que se a um determinado momento a recompra dos titulos implicar um saldo negativo, a posição é fechada pela corretora. Isto é para uma margem de 100% ou seja sem alavancagem.
Com alavancagem é mais complicado.

BN,
ljbk.

por rebelius-stock » 12/9/2017 8:47

Bons dias,

há algum limite temporal para se deter uma posição curta? Ou funciona como uma posição normal e é apenas uma questão de ter o capital disponível para comprar as acções ao valor da sua cotação?

Obrigado

por Candelstick » 12/9/2017 0:19

Boas,
Queria shortar BCP... como faço no Activobank?
Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:25

por leão2 » 11/9/2017 21:25

EAGLETRADER20 Escreveu:

Isso já é muita ansiedade.

Reforço da FOSUN é real e pontual ultrapassando os 25%.
Essa comunicação do NOrges já vi varias vezes ultimas semanas a oscilar posições entre 2.51 - 2.56 % penso . Não tem nenhum significado , devem ser pequenas alterações nas posições de trading sem significado de maior .

11 SET 2.544%
8 SET 2.541%
31 AGO 2.529%
11 AGO 2.509%
28 JUN 2.745%
12 JUN 2.645%

São pequenas alterações / reforços de trading

Eles estão a comprar tudo, será que é mesmo assim? Quem é que esta a vender forte? Sou eu? Não, porque ja não tenho nenhuma, mas amanhã vai cair mais e eu espero a preços bem mais baixo, só assim é que compro, ainda falta a sanangol reforçar, por isso vai ter que descer muito mais.

Bons negocios

Registado: 15/6/2015 16:52

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 19:46

Isso já é muita ansiedade.

Reforço da FOSUN é real e pontual ultrapassando os 25%.
Essa comunicação do NOrges já vi varias vezes ultimas semanas a oscilar posições entre 2.51 - 2.56 % penso . Não tem nenhum significado , devem ser pequenas alterações nas posições de trading sem significado de maior .

11 SET 2.544%
8 SET 2.541%
31 AGO 2.529%
11 AGO 2.509%
28 JUN 2.745%
12 JUN 2.645%

São pequenas alterações / reforços de trading

Registado: 4/3/2008 9:17

por NaoSei » 11/9/2017 19:42

Anexos
bcp.png
bcp.png (89.68 KiB) Visualizado 7241 vezes

por ljbk » 11/9/2017 19:41

PIKAS Escreveu:.
Excelente análise do Tiago Esteves ( para mim um dos homens em Portugal com quem mais me identifico nos mercados e detentor de profundo saber ) e com a qual concordo práticamente na totalidade.

sábado, 9 de setembro de 2017
Até onde pode chegar a actual desvalorização do BCP?

in: http://surfaratendencia.blogspot.pt/

Cumprimentos,

Na minha opinião, os valores indicados de 0.2080 e 0.1994 não têm qualquer relevância.

O BCP fechou hoje num ponto muito importante: a zona dos 0.2010 aos 0.2020.
Na queda de quinta feira parou aqui voltou para cima antes de quebrar para baixo.
Na subida de sexta parou aqui veio um pouco abaixo e quebrou para cima.

Este valor corresponde tambem ao valor medio das transacções de sexta e hoje e tambem está proximo do valor medio das transacções desde os 0.1855.
Este valor tambem corresponde aprox. ao valor medio das transacções desde os minimos de Fevereiro.
Assim agora temos duas possibilidades:
a) esta zona não quebra e a cotação ultrapassa o máximo intraday de hoje o que indicará que já temos inversão e que os 0.1855 foram o minimo desta correcção;
b) esta zona quebra e nesse caso é muito provavel que os 0.1855 ou um valor muito próximo sejam revisitados sendo até possivel e provavel que haja um novo minimo antes de haver a desejada e provavel inversão;

O SP está próximo de novos máximos o que poderá favorecer o caso a) mas pela minha parte inclino-me mais para o caso b) e tenho um target em mente para esse movimento.

BN,
ljbk.
Editado pela última vez por ljbk em 11/9/2017 19:44, num total de 2 vezes.

por NaoSei » 11/9/2017 19:21

EAGLETRADER20 Escreveu:Eu sou como o S.Tomé " Ver para crer " , e só info oficial , não vou em " Segundo fontes " .
E só ultrapassaram porque poderão ter comprado em força na sexta com um volume total do titulo de 200 milhões .
E tal como disse , se já tivessem antes mais de 25% já tinham pelas regras, comunicado á CMVM o que aconteceu agora e não antes .

Mas os curtos com mais de 4% não vão desistir . Penso próximos tempos poderemos assistir a forte batalha na zona 0.18-0.20.
Vamos ver a tendência do mercado.

entao estás tu a querer dizer que todas as acoes compradas no dia 8 foi apenas a fosun e a marshal (fundo curto) que foram às compras??

então e as que eu comprei,? não contam??

quanto aos Fundos...achas que se vão expor mais de 4%....hummm não me parece...quanto muito até 5%...mas a fosun tem mais 5% para comprar....
pelo menos nao se vão pôr a vender aqueles preçozitos de 0,185, porque a fosun está lá à espera para os comer, como o fez da ultima vez.....

por NaoSei » 11/9/2017 19:15

Anexos
bcp.png
bcp.png (80.99 KiB) Visualizado 7341 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Dragon56, Google [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 344 visitantes