Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
Boas.
o que vejo é que se ela passa os 2.45, ninguém mais a segura.
estar atento é sempre bom.
abraços
o que vejo é que se ela passa os 2.45, ninguém mais a segura.
estar atento é sempre bom.
abraços
- Anexos
-
- sonae industria.png (31.53 KiB) Visualizado 11542 vezes
- Registado: 2/3/2016 20:30
Artista Romeno Escreveu:-arauco gerou 7M de Cash flow e o WC foi negativo em 4M ->delta de AC-PC neste H1, portanto 11 M ajustados 5,5 M atribuiveis a SONI, no entanto
Acho que te esqueces-te de um factor no delta wc: tal como a soni registou um falso activo corrente (dividendo) também a arauco terá um falso passivo corrente. Assim 4+11,4=15,4, dos quais 7,7 da soni
Edit:
- onde foste buscar os 7M de cash flow?
Resultado liquido 18,5M
Depreciações 21,3M
Edit2: já percebi, é a redução da dívida líquida, assim a conta faz lógica
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Artista Romeno Escreveu:nuuuuno Escreveu:Punitor Escreveu:É preciso que se olhe para o futuro e que se deixem as sombras do passado.
Recomprar ações próprias?
Que disparate...
Disparate é nao abater divida ou distribuir dividendos para o estado vir comer 28.5%! Em worst case, caso gostem de andar atolados de divida, prefiro recompararem acções e depois, caso optem por remunerar o accionista, que façam como as holandesas e francesas que permitem optar entre dividendo em cash e em acçoes!mas claro....deve ser um disparate!
eu disse "o homem aqui não há nada para remunerar a SONI não gerou cash flow, portanto não há nada para ninguem"
Mas estava enganado![]()
fui alertado por mensagem privada e fiz uma analise mais a fundo, conforme afecta os resultados, a ciclicidade tem os seus efeitos no working capital sendo mais adequado fazer uma analise dos ultimos 12 meses e aqui o caso muda de figura
vamos agora as questoes a retificar:
-em 12 meses gerou 9M de euros de cash flow direto, mas nos ultimos 6 M de 2016 investiu apenas 2M, por isso ajustado dá 5-6M
-arauco gerou 7M de Cash flow e o WC foi negativo em 4M ->delta de AC-PC neste H1, portanto 11 M ajustados 5,5 M atribuiveis a SONI, no entanto
desde maio de 2016 a divida liquida da sonae Arauco caiu 44 M€, portanto para a SONI caiu 22M€
resumindo a queda da divida liquida ajustada foi de 27M €, bem diferente da imagem que eu passei ao olhar apenas para 6 meses no entanto convem questionar a elevada depreciação de ativos da sonae arauco e as necessidades de investimento que daí advirao eventualmente, assim como o canada e sua situação imobliaria,Mas ao contrario do que disse inicialmente a empresa não está cara

Artista envio cumprimentos pela elevação e distinção com que assumes que tinhas uma opinião menos correta ...
Sempre a considerar ... è deste tipo de carácter que precisamos no fórum !
Bons negócios a todos
- Registado: 19/11/2015 16:21
nuuuuno Escreveu:Punitor Escreveu:É preciso que se olhe para o futuro e que se deixem as sombras do passado.
Que disparate...
Disparate é nao abater divida ou distribuir dividendos para o estado vir comer 28.5%! Em worst case, caso gostem de andar atolados de divida, prefiro recompararem acções e depois, caso optem por remunerar o accionista, que façam como as holandesas e francesas que permitem optar entre dividendo em cash e em acçoes!mas claro....deve ser um disparate!
eu disse "o homem aqui não há nada para remunerar a SONI não gerou cash flow, portanto não há nada para ninguem

Mas estava enganado

fui alertado por mensagem privada e fiz uma analise mais a fundo, conforme afecta os resultados, a ciclicidade tem os seus efeitos no working capital sendo mais adequado fazer uma analise dos ultimos 12 meses e aqui o caso muda de figura
vamos agora as questoes a retificar:
-em 12 meses gerou 9M de euros de cash flow direto, mas nos ultimos 6 M de 2016 investiu apenas 2M, por isso ajustado dá 5-6M
-arauco gerou 7M de Cash flow e o WC foi negativo em 4M ->delta de AC-PC neste H1, portanto 11 M ajustados 5,5 M atribuiveis a SONI, no entanto
desde maio de 2016 a divida liquida da sonae Arauco caiu 44 M€, portanto para a SONI caiu 22M€
resumindo a queda da divida liquida ajustada foi de 27M €, bem diferente da imagem que eu passei ao olhar apenas para 6 meses no entanto convem questionar a elevada depreciação de ativos da sonae arauco e as necessidades de investimento que daí advirao eventualmente, assim como o canada e sua situação imobliaria,Mas ao contrario do que disse inicialmente a empresa não está cara
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Punitor Escreveu:É preciso que se olhe para o futuro e que se deixem as sombras do passado.
Que disparate...
Disparate é nao abater divida ou distribuir dividendos para o estado vir comer 28.5%! Em worst case, caso gostem de andar atolados de divida, prefiro recompararem acções e depois, caso optem por remunerar o accionista, que façam como as holandesas e francesas que permitem optar entre dividendo em cash e em acçoes!

- Registado: 10/11/2011 10:05
É preciso que se olhe para o futuro e que se deixem as sombras do passado.
Que disparate... A família Azevedo já tem cerca de 70% do total. Não chega? Circulam apenas cerca de 15M de títulos...
Quanto à dívida, tenho poucas dúvidas que seria insustentável no plano anterior. No atual e com as perspetivas futuras, a régua que parametriza a dívida tem de ser adaptada, parece-me óbvio.
Em relação aos resultados, honestamente contava com pior!
Que disparate... A família Azevedo já tem cerca de 70% do total. Não chega? Circulam apenas cerca de 15M de títulos...
Quanto à dívida, tenho poucas dúvidas que seria insustentável no plano anterior. No atual e com as perspetivas futuras, a régua que parametriza a dívida tem de ser adaptada, parece-me óbvio.
Em relação aos resultados, honestamente contava com pior!
- Registado: 1/11/2015 12:47
DaFunK0 Escreveu:zeanzol Escreveu:nuuuuno Escreveu:PAGAR dividendos? só se forem parvos!se nao abaterem divida que recomprem acçoes
Recomprar accoes para que ? para acabar com o free-float ?![]()
contra todas as expetativas ... eu nao tenho grandes duvidas que vao distribuir dividendos...
e mais uma vez volto a deixar o mapa de amortizacao de divida da empresa para analisarem ... que no meu entender é de grande importancia... só vao comecar a amortizar divida em 2019 !!!!!!!
http://www.sonaeindustria.com/file_bank ... _Final.pdf
pagina 24
até porque a Sonae Arauco ja distribuiu dividendos referentes aos primeiros 6 meses de parceria... nao vos parece tambem rapido de mais ?!
nao esperaram sequer que a parceria fize-se um ano para distribuir dividendos...
tudo isto é fruto de um plano bem delineado...
As dívidas líquidas elevadas são apanágio nas empresas geridas pela família Azevedo... dividendos gordos, é à vontade do freguês, sempre para engordar o accionista maioritário.
Quando a dívida se torna insustentável, em tempos de crise, quem fica a arder é o pequeno accionista.
Muito cuidado.
o problema aqui como já se viu é que esta empresa é ultraciclica... se nao limpa a divida na fase boa, e entra na ma endividada tá lixada

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
zeanzol Escreveu:nuuuuno Escreveu:PAGAR dividendos? só se forem parvos!se nao abaterem divida que recomprem acçoes
Recomprar accoes para que ? para acabar com o free-float ?![]()
contra todas as expetativas ... eu nao tenho grandes duvidas que vao distribuir dividendos...
e mais uma vez volto a deixar o mapa de amortizacao de divida da empresa para analisarem ... que no meu entender é de grande importancia... só vao comecar a amortizar divida em 2019 !!!!!!!
pagina 24
até porque a Sonae Arauco ja distribuiu dividendos referentes aos primeiros 6 meses de parceria... nao vos parece tambem rapido de mais ?!
nao esperaram sequer que a parceria fize-se um ano para distribuir dividendos...
As dívidas líquidas elevadas são apanágio nas empresas geridas pela família Azevedo... dividendos gordos, é à vontade do freguês, sempre para engordar o accionista maioritário.
Quando a dívida se torna insustentável, em tempos de crise, quem fica a arder é o pequeno accionista.
Muito cuidado.
- Registado: 17/3/2017 17:22
nuuuuno Escreveu:PAGAR dividendos? só se forem parvos!se nao abaterem divida que recomprem acçoes
Recomprar accoes para que ? para acabar com o free-float ?

pagina 24
PAGAR dividendos? só se forem parvos!
se nao abaterem divida que recomprem acçoes

- Registado: 10/11/2011 10:05
zeanzol Escreveu:Artista Romeno Escreveu:silva_39 Escreveu:Ai estão eles.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR65689.pdf
Resultados liquido de 14M!
Silva é marca de equipamentos de orientação vamos lá ver se orientamos isto![]()
O lucro foram 14M, porque?
os custos financeiros devido a reestruturação de divida cairam 7M, os resultados operacionais subiram 0.8M, e a sonae arauco com sinal + a subir muito bem de 3.2 no Q2 2016 para 5.1 no Q2 2017
mas e o sinal - qual é, a divida liquida da soni caiu apenas 0.7M y-o-y, e mesmo a divida liquida proporcional só caiu 4M nos ultimos 6 meses, dá lucros sim mas o cash nao aparace o que é pessimo sinal, a soni arruinou muitos acionistas devido a sua divida excessiva e isso deve servir de alerta....
O lucro do ano deve ser de 15 a 17M, no ultimo quarter do ano historicamente é muito mau na soni, tendo no ano passado registado-se prejuizos muito significativos nas operações correntes, de mais de 6M de euros.
Se o canada não estivesse para explodir, a soni ainda assim teria um moderado interesse, sem reduzir divida, pode servir para especular pois os lucros subiram muito nas parangonas, mas não é mais que isso esta empresa ou reduz a sua divida mesmo a serio, ou quando vier a proxima crise volta aos centimos
Artista,
Temos as nossas diferenças nas análises à Soni ... e isso é bom para o debate de ideias ...
Mas dizer que a soni não teve excelentes resultados ??!?!?! E que não reduziu dívida ??!?!?
E acima de tudo não olhas te bem para o mapa de amortizações de dívida bancária da empresa ?!? Aliás ha muito tempo atraz falei na questão do mapa de amortização da empresa ... para o ano de 2017 e 2018 praticamente não se irá amortizar dívida praticamente nenhuma ... em suma essa questão está mais que prevista !!
Quanto aos 17 milhões que falas para final do corrente ano ... esquece isso ...!!! Mínimo 25 milhões !!! Tens de ter em conta que a soni è outra empresa que está a investir em eficiência e produto de valor acrescentado que gera mais margem e o custo da dívida após reestruturação já está a mostrar poupanças fenomenais ...!
Detalhe muito importante : os dividendos que a Sonae-Arauco já pagou a Soni ... ou muito me engano ou a soni vai pagar dividendos referentes aos exercício de 2017
Bons negócios
eu falei de net debt, nao gerou cash ponto, podia nao ter amortizado divida e ter mais cash e marketable securities
a soni pagar dividendos este ano era como aqueles que diziam que em 2015 o bcp ia pagar dividendos, ( salvo seja a situação da soni é melhor hoje que o bcp naquela altura), homem se a divida liquida está na mesma vai pagar dividendos do que de mais divida....
o 25M sonhar é e sempre possivel, no entanto o Q4 é sempre fraquissiomo face aos demais, e na realidade o que conta e a empresa gerar cash e não gerou, e o cash que paga dividas e se distribui pelos acionistas....antes dos dividendos acredito mais que a sonae industria dentro de 1 a 2 anos se a JV continuar a crescer assim, venda o resto da JV a Arauco, por um preço superior e limpe ai sim grande parte da divida, já que nao o faz doutra maneira fará desta, o belmiro não é estupido, ele nao deve ter vontade nenhuma de ver a soni chegar a proxima crise com divida alta outra x.....

Artista Romeno Escreveu:silva_39 Escreveu:Ai estão eles.
Silva é marca de equipamentos de orientação vamos lá ver se orientamos isto![]()
os custos financeiros devido a reestruturação de divida cairam 7M, os resultados operacionais subiram 0.8M, e a sonae arauco com sinal + a subir muito bem de 3.2 no Q2 2016 para 5.1 no Q2 2017
mas e o sinal - qual é, a divida liquida da soni caiu apenas 0.7M y-o-y, e mesmo a divida liquida proporcional só caiu 4M nos ultimos 6 meses, dá lucros sim mas o cash nao aparace o que é pessimo sinal, a soni arruinou muitos acionistas devido a sua divida excessiva e isso deve servir de alerta....
O lucro do ano deve ser de 15 a 17M, no ultimo quarter do ano historicamente é muito mau na soni, tendo no ano passado registado-se prejuizos muito significativos nas operações correntes, de mais de 6M de euros.
Se o canada não estivesse para explodir, a soni ainda assim teria um moderado interesse, sem reduzir divida, pode servir para especular pois os lucros subiram muito nas parangonas, mas não é mais que isso esta empresa ou reduz a sua divida mesmo a serio, ou quando vier a proxima crise volta aos centimos
Artista,
Temos as nossas diferenças nas análises à Soni ... e isso é bom para o debate de ideias ...
Mas dizer que a soni não teve excelentes resultados ??!?!?! E que não reduziu dívida ??!?!?
E acima de tudo não olhas te bem para o mapa de amortizações de dívida bancária da empresa ?!? Aliás ha muito tempo atraz falei na questão do mapa de amortização da empresa ... para o ano de 2017 e 2018 praticamente não se irá amortizar dívida praticamente nenhuma ... em suma essa questão está mais que prevista !!
Quanto aos 17 milhões que falas para final do corrente ano ... esquece isso ...!!! Mínimo 25 milhões !!! Tens de ter em conta que a soni è outra empresa que está a investir em eficiência e produto de valor acrescentado que gera mais margem e o custo da dívida após reestruturação já está a mostrar poupanças fenomenais ...!
Detalhe muito importante : os dividendos que a Sonae-Arauco já pagou a Soni ... ou muito me engano ou a soni vai pagar dividendos referentes aos exercício de 2017
Bons negócios
silva_39 Escreveu:Ai estão eles.
Silva é marca de equipamentos de orientação vamos lá ver se orientamos isto

Bom resultado e o mercado dava sinais disso mesmo, apesar da correcção do índice a sonae indústria aguentou firme e hirta.
- Registado: 31/5/2014 23:07
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
21102014 Escreveu:Boas,
Alguém sabe se o resultados saem amanha antes ou depois do fecho?
Obg
Boas,
Será depois do fecho.
https://www.bancoinvest.pt/publico/mercados-e-research/invest-blog/resultados
Boas,
Obg
Obg
- Registado: 29/11/2007 11:46
Zeanzol, sim foi um bom fecho e se os resultados forem bons poderá ir mais além.
bom fecho... será que está a acordar para os resultados de dia 07 ?
Queria dar mais uma vista de olhos nas contas da Arauco... mas eles tem um site novo e as contas do 2º trimestre nao estao presentes
http://www.arauco.cl/en/este_es_arauco/inversionistas/

http://www.arauco.cl/en/este_es_arauco/inversionistas/
Poiis é, a Sonae Industria tem-me surprrendido ... pela negativa. Nesta data ainda penso ficar com todas as que tenho. Mas ... a evolução do mercado dará os conselhos mais acertados.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Àlvaro Escreveu:Zeanzol, se o euro está a subir face ao dólar há meses e a cotação não desconta é porque não são os ursos que têm a mão. Se fossem já teria malhado.
entendo o que dizes... no entanto ... uma coisa é o dollar americano outro o canadiano... no entanto ainda nao vi em detalhe a valorizacao do euro face a moeda canadiana ...
os resultados na proxima quinta feira ja vao mostrar

a verdade é que hoje esta a cair... e no meu ver ja devia de valer bem mais que 100 milhoes de market cap... mas o mercado é que sabe...
eu dentro das minhas possibilidades vou acumulando...
Zeanzol, se o euro está a subir face ao dólar há meses e a cotação não desconta é porque não são os ursos que têm a mão. Se fossem já teria malhado.
Mendix Escreveu:Artista Romeno Escreveu:Mendix,
tu ainda não viste os preços a cair, mas as casas ja nao se vendem e os preços ainda sobem, em espanha foi tal e qual até que fica um stock de casas tao grande que Katrabum https://www.bloomberg.com/view/articles ... will-burst
Isto ate era bom que viesse uma crise porque esta a ficar impossivel viver ca com estes precos e assim mantinha um certo equilibrio, na rua onde moro a 5 anos atras, uma casa vendia-se por cerca de 500 mil dolars, hoje em dia estao a ser vendidas por cerca d 1 milhao...
O problema disto é que os precos estao assim por causa dos Chineses que vem para ca com muito dinheiro, ou mandam os filhos para ca para estudar ou entao apenas investem em casas para vender mais tarde e isso faz inflacionar bastante o preco das casas, mas isto basicamente apenas acontece em Vancouver e Toronto, o resto das cidades penso que os precos se tem mantido normais, na Provincia de Alberta, nas cidades de Calgary e Edmontan, ate penso que terao baixado por causa da crise petrolifera...
O Governo tambem implementou umas novas leis este ano em Maio para a habitacao o que fez estagnar o preco das casas e tambem as vendas, é ver no que vai dar, mas penso que aqui a crise chegara quando ouver alguma crise na China ou algo do genero, porque sao eles que mexem com grande parte do mercado imobiliario aqui no Canada...![]()
De resto no dia a dia de minha casa ate ao trabalho cerca de meia hora de percurso posso contar facilmente 20 ou 30 predios em contrucao, tudo arranha ceus...
sabes que o problema em espanha foi precisamente esse, nas apresentações do santander ficou evidenciado que ficaram cerca 700 K de casas mortas no pico da crise
Artista Romeno Escreveu:Mendix,
tu ainda não viste os preços a cair, mas as casas ja nao se vendem e os preços ainda sobem, em espanha foi tal e qual até que fica um stock de casas tao grande que Katrabum https://www.bloomberg.com/view/articles ... will-burst
Isto ate era bom que viesse uma crise porque esta a ficar impossivel viver ca com estes precos e assim mantinha um certo equilibrio, na rua onde moro a 5 anos atras, uma casa vendia-se por cerca de 500 mil dolars, hoje em dia estao a ser vendidas por cerca d 1 milhao...
O problema disto é que os precos estao assim por causa dos Chineses que vem para ca com muito dinheiro, ou mandam os filhos para ca para estudar ou entao apenas investem em casas para vender mais tarde e isso faz inflacionar bastante o preco das casas, mas isto basicamente apenas acontece em Vancouver e Toronto, o resto das cidades penso que os precos se tem mantido normais, na Provincia de Alberta, nas cidades de Calgary e Edmontan, ate penso que terao baixado por causa da crise petrolifera...
O Governo tambem implementou umas novas leis este ano em Maio para a habitacao o que fez estagnar o preco das casas e tambem as vendas, é ver no que vai dar, mas penso que aqui a crise chegara quando ouver alguma crise na China ou algo do genero, porque sao eles que mexem com grande parte do mercado imobiliario aqui no Canada...

De resto no dia a dia de minha casa ate ao trabalho cerca de meia hora de percurso posso contar facilmente 20 ou 30 predios em contrucao, tudo arranha ceus...
- Registado: 3/3/2015 1:20