Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 14/7/2017 10:52

muita coisa aqui foi escrita, mas lanço aqui um tema: DIVIDENDOS.
se repararem os dividendos afectam as cotações e os graficos, como tal, se/quando o BCP distribuir dividendos...a resistencia dos 0,40, passará a ser nos 0,3x, isto porque se os graficos se ajustam aos dividendos/Rss/Acs e companhia.

Registado: 8/10/2008 11:04

por leão2 » 14/7/2017 9:13

Bom dia
Estou com pulga atras da orelha, estamos nas fusões e aquisições, será que BCP não irá ser opado?
Anda muitos estrangeiros as compras, impresa, media capital e altice a querer um banco digital, a ver vamos, cheira-me a qualquer coisa.
Bons negocios

Registado: 15/6/2015 16:52

por PC05 » 14/7/2017 8:56

Os resultados saem dia 27/07 e não espero surpresas.
Limpar 1.000M€/ano de NPEs não deixa margem para grandes lucros.

Registado: 5/12/2005 21:28

por manuelfaf » 14/7/2017 8:50

A todos, e em especial ao Eagle.
Tenho pouca experiência nos mercados.
Sou daqueles que fazem poucos comentários pois o conhecimento que detenho é pouco.
Julgo que todos os comentários se feitos com respeito são importantes. Mais importantes ainda, quando estes vão contra a maioria.
Estes, podem nos alertar para factos que desconhecemos, que inconscientemente descuramos, ou que procuramos que outros corroborem na nossa desvalorização desses factos.
Se tivéssemos todos a mesma analise, o mercado não existia.
Este forum tem sido uma grande escola, ainda com muita pesquisa quando aparecem termos que para mim ainda são chinês.
Cumprimentos e abraços a todos.

Registado: 1/10/2015 12:34

por EAGLETRADER20 » 14/7/2017 8:14

OCTAMA Escreveu:Boa Noite,

Não gostaria de desejar mal a ninguém, pois já chega aquilo que os mercados nos fazem todos os dias.

De qualquer forma, gostaria de deixar uma mensagem aqueles que estiveram em sentimento bear no BCP, neste período mais recente. Especialmente ao Eagletrader, uma vez que era o user mais prolífico "bear" a colocar posts aqui no fórum, e também no tópico BCP. A mensagem não é irónica ou sádica, apesar de poder ser entendida como tal. É sincera. A mensagem é de obrigado pelo seu contributo, uma vez que mesmo sem ele ter a noção, acabou por ser um de vários focos (pelo menos para mim) de confirmação "bull". Lamento dizê-lo desta forma, mas a realidade é que até houve vezes em que dupliquei ou tripliquei o investimento já programado (em pontos técnicos, claro) devido ao sentimento e à convicção que ele transmitia que as cotadas iam descer ao abismo. Sei que cada um é como é, mas foram vários os momentos em várias cotadas em que a reação foi contrária às "pretenções" dele. Esses momentos, na MHO, deviam ter sido melhor avaliados por ele mesmo. Não vou aqui entrar em considerações de perfil de investidor, pois cada um tem a sua, mas seja ela qual for, não pode estar isenta de auto-análise. O que todos pretendemos, como traders é aperfeiçoar a forma como lemos os mercados. Eu incluído! Mas estejam descansados que o Eagletrader não foi o único....ao longo dos anos repara-se que muitos deixam de pôr posts aqui no fórum depois de terem sido "humilhados " pelos mercados...é uma pena! Os mercados não têm nada a haver com ter razão, mas sim estar do lado certo da tendência do momento. Aprendi isto, após ter perdido bom dinheiro armado em parvo que achava isto ou aquilo...Try again, fail better!

Se os mercados vão inverter um dia? Óbvio. Quando ? Não sei. Neste momento vamos para Norte!

Portanto, agora que as dúvidas sobre o caminho do BCP estão dissipadas, algumas perguntas ficam na cabeça daqueles que não "entraram" até este momento:
- Para quando uma retração, por forma a poder "entrar"? E se ela ocorrer em que valores seria considerado um (ou uns) bons ponto(s) de entrada?
- O BCP que tem o RSI no gráfico horário, no de 4 horas ou até no diário a entrar em alguma sobrecarga, pode começar a aliviar....Vai aliviar agora? E se assim fosse, vai ser lateralizando ou descendo a cotação até algum ponto interessante de entrada?;

Não tendo uma bola de cristal para estas respostas, por mim consideraria/desejaria que a cotação viesse retestar esta zona de onde saiu. Assim, uma zona interessante para mim seria o range dos 0,25-0,245 para uma entrada. Abaixo destes valores poderíamos ter "alguma inversão" em curso.....Não sei se o BCP irá já disparado até aos 0,27/0,28 nos próximos dias. Claro que o desejaria, pois estou dentro, mas tenho algumas dúvidas que faça esse trajeto diretamente. Posso claro, estar errado! É o chamado "feeling da coisa" neste momento....

O mesmo se passa neste momento com a Sonae relativamente aos 0,98 (que hoje ficaram para trás), que também, na minha opinião vão precisar de um reteste. Que até admito que venha aos 0,97 (fechava um GAP e tal... :mrgreen: )....Ambas (BCP e SONAE) têm sido mestres de inúmeros retestes. E penso que não vão deixar de o fazer.

Bons negócios.

Cumprimentos

"Humilhado " pelo mercado ? ?????

Tive uma posição contraria na subida do BCP e avaliei mal o aumento de ponderação no índice que o impulsionou .
De resto não perdi um tostão no BCP embora também não tenha ganho, o que não me preocupa. Mas nunca perdi rios de dinheiro no titulo ao longo dos anos como a maioria.
Ainda estou nos quarentas e tenho a vida toda pela frente para ganhar dinheiro com o conhecimento que possuo e aperfeiçoarei ainda mais nos mercados .
E continuarei a ganhar dinheiro.

Neste momento o mercado continua BULL e por isso nunca entrei curto. O mercado irá virar a seu tempo. Não adianta adiantarmo-nos ao mercado. É aguardar que vire, os desequilíbrios e excessos estão todos lá plantados.

As zonas de resistência que eu identifiquei, só foram ultrapassadas em dois títulos , porque para já o BCP é a " queridinha " dos investidores . Se o Bull continuar até podem ser ultrapassadas.

"Zona atual de resistências até onde títulos vão e dai para já não passam :

BCP 0.24
NVG 4.00
SON 0.95-0.96
COR 13
CTT 5.60
ALTR 4.40
JMT 18
EDP 3.06-3.10
NOS 5.40-5.50"

Em Outubro volto ao mercado , para o meu período dourado, Outubro - Junho.

E não deixei de colocar posts por ter sido "humilhado " pelo mercado , mas por não ter que aturar as intervenções de acusação de alguns elementos, que de tudo me chamaram , "corvo" "abutre", "Velho restelo", quando eu coloco as opiniões e evito entrar em conversas diretas com os intervenientes para precisamente não criar posições antagónicas e conflitos .

Já passei por 2 crashes incólume, sem perder dinheiro, a maioria quando enfrentar uma inversão do mercado forte , vai perceber na carteira o que é ser " Humilhado" pelo mercado.

Bons Negocios
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 14/7/2017 8:54, num total de 1 vez.

Registado: 4/3/2008 9:17

por Rango » 14/7/2017 1:37

Finalmente o BCP chegou aos valores que marcava antes de revelada a intenção de a Fosun ser acionista. 8-)

Se a entrada da Fosun no BCP foi considerada pela generalidade dos comentadores, analistas e investidores, como muito positivo para a acção, porque só agora chegou ao valor a que estava antes? Não devia estar a um valor muito superior já que a entrada da Fosun foi considerada como uma mais valia para o título? Isto é quase a mesma coisa que eu ter um euro dentro do bolso, oferecerem-me 100 € e o total desse dinheiro, os 101 €, valerem menos que o 1€ que tinha antes no bolso.. :oh:

Talvez agora se perceba melhor porque é que o BCP desceu com a entrada da Fosum e, posteriormente, na altura do AC... era necessário garantir aos novos e velhos grande accionistas que não iriam perder dinheiro com as suas entradas e reforços no capital do BCP... para isso tinham que garantir um preço bastante baixo para que o risco fosse praticamente ausente. Daí a queda aos infernos da cotação do BCP, apesar da entrada da Fosum ser considerada bastante positiva para o futuro do BCP.

Hoje, quem não se atemorizou, nem foi em balelas e foi ao aumento de capital do BCP e quem investiu longo depois do AC, está a ganhar bastante dinheiro. É o meu caso. 8-)

Registado: 16/9/2016 15:35

por OCTAMA » 14/7/2017 0:37

Boa Noite,

Não gostaria de desejar mal a ninguém, pois já chega aquilo que os mercados nos fazem todos os dias.

De qualquer forma, gostaria de deixar uma mensagem aqueles que estiveram em sentimento bear no BCP, neste período mais recente. Especialmente ao Eagletrader, uma vez que era o user mais prolífico "bear" a colocar posts aqui no fórum, e também no tópico BCP. A mensagem não é irónica ou sádica, apesar de poder ser entendida como tal. É sincera. A mensagem é de obrigado pelo seu contributo, uma vez que mesmo sem ele ter a noção, acabou por ser um de vários focos (pelo menos para mim) de confirmação "bull". Lamento dizê-lo desta forma, mas a realidade é que até houve vezes em que dupliquei ou tripliquei o investimento já programado (em pontos técnicos, claro) devido ao sentimento e à convicção que ele transmitia que as cotadas iam descer ao abismo. Sei que cada um é como é, mas foram vários os momentos em várias cotadas em que a reação foi contrária às "pretenções" dele. Esses momentos, na MHO, deviam ter sido melhor avaliados por ele mesmo. Não vou aqui entrar em considerações de perfil de investidor, pois cada um tem a sua, mas seja ela qual for, não pode estar isenta de auto-análise. O que todos pretendemos, como traders é aperfeiçoar a forma como lemos os mercados. Eu incluído! Mas estejam descansados que o Eagletrader não foi o único....ao longo dos anos repara-se que muitos deixam de pôr posts aqui no fórum depois de terem sido "humilhados " pelos mercados...é uma pena! Os mercados não têm nada a haver com ter razão, mas sim estar do lado certo da tendência do momento. Aprendi isto, após ter perdido bom dinheiro armado em parvo que achava isto ou aquilo...Try again, fail better!

Se os mercados vão inverter um dia? Óbvio. Quando ? Não sei. Neste momento vamos para Norte!

Portanto, agora que as dúvidas sobre o caminho do BCP estão dissipadas, algumas perguntas ficam na cabeça daqueles que não "entraram" até este momento:
- Para quando uma retração, por forma a poder "entrar"? E se ela ocorrer em que valores seria considerado um (ou uns) bons ponto(s) de entrada?
- O BCP que tem o RSI no gráfico horário, no de 4 horas ou até no diário a entrar em alguma sobrecarga, pode começar a aliviar....Vai aliviar agora? E se assim fosse, vai ser lateralizando ou descendo a cotação até algum ponto interessante de entrada?;

Não tendo uma bola de cristal para estas respostas, por mim consideraria/desejaria que a cotação viesse retestar esta zona de onde saiu. Assim, uma zona interessante para mim seria o range dos 0,25-0,245 para uma entrada. Abaixo destes valores poderíamos ter "alguma inversão" em curso.....Não sei se o BCP irá já disparado até aos 0,27/0,28 nos próximos dias. Claro que o desejaria, pois estou dentro, mas tenho algumas dúvidas que faça esse trajeto diretamente. Posso claro, estar errado! É o chamado "feeling da coisa" neste momento....

O mesmo se passa neste momento com a Sonae relativamente aos 0,98 (que hoje ficaram para trás), que também, na minha opinião vão precisar de um reteste. Que até admito que venha aos 0,97 (fechava um GAP e tal... :mrgreen: )....Ambas (BCP e SONAE) têm sido mestres de inúmeros retestes. E penso que não vão deixar de o fazer.

Bons negócios.

Cumprimentos

Registado: 19/4/2016 10:08

por Àlvaro » 13/7/2017 22:17

http://observador.pt/2017/07/13/fundo-d ... ovo-banco/
Mesmo com notícias que parecem funcionar ao contrário o Bcp sobe 6%. Quando há força as notícias valem o que valem.

Registado: 31/5/2014 23:07

por ricardmag » 13/7/2017 20:21

Euro stoxx banks 600

BCP-EURO STOXX BANKS 600.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por RFPB » 13/7/2017 19:49

DIXIE17 Escreveu:O cumulo da irracionalidade dos mercados:
Sai relatório da Sonangol informando que este acionista de referência nesta cotada desde 2007 já contabiliza perdas no valor 365 milhões.
-O governador do banco de Portugal informa no Parlamento que o risco de perdas potenciais para o Fundo de resolução com o Novo Banco afinal pode ser inferior ao inicialmente calculado 3,890 milhões, atente-se q será esta cotada uma das maiores contribuintes para este Fundo.
Conclusão:
Hoje esta cotada tem a maior subida desde fevereiro deste ano. :?:

PS: sendo que a posição dos curtos no BCP, pelo menos até esta hora:se mantêm firmes e hirtos...
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A

A noticia da sonangol é irrelevante para que entrou na cotada recentemente.
A noticia das perdas para o fundo de resolução, parece-me uma boa noticia.
Os "curtos" e os "longos", é o mercado.
Agora parece-me relevante é a recente valorização dos bancos na Europa e o BCP estar estagnado. Estava com atraso.
Subiu? Que continue...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por DocinhoTrader » 13/7/2017 19:35

Mais uma a romper resistencia importante...shortar qq cotada neste momento é pura loucura
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por JohnyRobaz » 13/7/2017 19:29

DIXIE17 Escreveu:O cumulo da irracionalidade dos mercados:
Sai relatório da Sonangol informando que este acionista de referência nesta cotada desde 2007 já contabiliza perdas no valor 365 milhões.
-O governador do banco de Portugal informa no Parlamento que o risco de perdas potenciais para o Fundo de resolução com o Novo Banco afinal pode ser inferior ao inicialmente calculado 3,890 milhões, atente-se q será esta cotada uma das maiores contribuintes para este Fundo.
Conclusão:

PS: sendo que a posição dos curtos no BCP, pelo menos até esta hora:se mantêm firmes e hirtos...

Mas isto não é positivo para o BCP? :-k
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por DIXIE2020 » 13/7/2017 18:41

O cumulo da irracionalidade dos mercados:
Conclusão:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ulisses Pereira » 13/7/2017 16:31

Acredita que não têm que ter nada de novo, embora no fim da sessão alguém vai logo apresentar 1001 motivos para esta subida forte. O BCP estava ali a consolidar e quando faz novos máximos relativos, tecnicamente a demonstração de força traz compradores. Em "Bull Markets" as subidas não precisam de explicação, assim como em "Bear Market" não precisávamos de justificações para vermos as acções cairem.

É assim que os mercados são feitos. De uma simplicidade que é difícil de aceitar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por NaoSei » 13/7/2017 16:27

PC05 Escreveu:Aposto que hoje há curtos a "fugir"...

penso que em parte esses estão a ajudar fugindo claro

por manuelfaf » 13/7/2017 16:14

Boas, a que se deve esta vertiginosa subida?
Será a noticia da venda do NB?
Subidas tão grandes num só dia têm de ter algo de novo...

Registado: 1/10/2015 12:34

por PC05 » 13/7/2017 16:10

Aposto que hoje há curtos a "fugir"...

Registado: 5/12/2005 21:28

por NaoSei » 13/7/2017 16:07

Manuel_13 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Manuel, há muito mais acções e entrou muito mais dinheiro fresco no Banco. Experimenta ter um gráfico sem ajuste aos aumentos de capital e vê se é útil para alguma coisa.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, pois entrou muito dinheiro, senão falia. E porque os investidores acharam que iam recuperar o que lá meteram. Aliás, quem entrou no último AC está a ganhar muito dinheiro.
Mas quem entrou nos AC desde 2010 para cá, por exemplo, está a perder muito dinheiro.
Os gráficos sem ajuste do AC dão informação ainda pior. Por isso não percebo a tua sugestão.
Abraço.

esta foi a má interpretação de muitos... O BCP se não tivesse AC, não pagaria cocos e os cocos simplesmente se transformariam em Capital...nada mais que isso...mas a especulação é que fez muitos imaginarem os piores cenários...e cenários de tal maneira que a parte do BCP em portugal valia ZERO.... mas havia alguma racionalidade nisso??

por rtavares » 13/7/2017 15:26

Caro Manuel, se quiser concordar contigo a propósito da irracionalidade do mercado, tenho que colocar em causa tanto os 15 cêntimos a que já cotou como os 40 para onde se dirige. É um facto. Daí que um PERzinho que equacionasse uns dividendos pagos sem rapar as contas desse uma ajuda a quem quisesse ter uma ideia de quanto é que o banco vale...

Abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por AAA_ » 13/7/2017 15:26

Ulisses Pereira Escreveu:Manuel, há muito mais acções e entrou muito mais dinheiro fresco no Banco. Experimenta ter um gráfico sem ajuste aos aumentos de capital e vê se é útil para alguma coisa.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, pois entrou muito dinheiro, senão falia. E porque os investidores acharam que iam recuperar o que lá meteram. Aliás, quem entrou no último AC está a ganhar muito dinheiro.
Mas quem entrou nos AC desde 2010 para cá, por exemplo, está a perder muito dinheiro.
Os gráficos sem ajuste do AC dão informação ainda pior. Por isso não percebo a tua sugestão.
Abraço.

Registado: 21/10/2010 13:08

por AAA_ » 13/7/2017 15:20

rtavares Escreveu:
Manuel_13 Escreveu:Só para assinalar que a capitalização bolsista do BCP quando estava nos 40 cent. era muito inferior ao seu valor se atingir agora os mesmos 40 cent. A razão é simples: agora tem muito mais acções.
Capitalização bolsista actual: 3.6 mil milhões
Capitalização bolsista com cotação a 0.40€, mantendo o nº de acções que tem hoje: 6 mil milhões

Estão mesmo a ver o BCP a valer 6 mil milhões, não estão? Com aquele malparado todo, baixa rentabilidade, etc.
Pois, eu também não.

Caro Manuel, penso que o gráfico da Investing corrige essa realidade. E é com base nesse gráfico que escrevi o post que criticas.
Podes consultar as cotação do banco não corrigidas aqui: http://www.bolsapt.com/historico/BCP.LS ... 1-09-2016/
Já agora... queres tentar um valor para o BCP? Hum?
Passa bem.
Um abraço,
Raposo Tavares

Olá Raposo Tavares, não faço a mais pálida ideia de quanto vale o BCP. Acho que está claramente sobreavaliado em relação aos fundamentais mas também acho que vai continuar a subir. O mercado é irracional e como está bull, o BCP vai continuar a subir. Se inverter o sentimento, vai ser dos que mais vai cair, se não melhorar os fundamentais.
Abraço.

por Ulisses Pereira » 13/7/2017 15:09

Manuel, há muito mais acções e entrou muito mais dinheiro fresco no Banco. Experimenta ter um gráfico sem ajuste aos aumentos de capital e vê se é útil para alguma coisa.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rtavares » 13/7/2017 15:06

Manuel_13 Escreveu:Só para assinalar que a capitalização bolsista do BCP quando estava nos 40 cent. era muito inferior ao seu valor se atingir agora os mesmos 40 cent. A razão é simples: agora tem muito mais acções.
Capitalização bolsista actual: 3.6 mil milhões
Capitalização bolsista com cotação a 0.40€, mantendo o nº de acções que tem hoje: 6 mil milhões

Estão mesmo a ver o BCP a valer 6 mil milhões, não estão? Com aquele malparado todo, baixa rentabilidade, etc.
Pois, eu também não.

Caro Manuel, penso que o gráfico da Investing corrige essa realidade. E é com base nesse gráfico que escrevi o post que criticas.
Podes consultar as cotação do banco não corrigidas aqui: http://www.bolsapt.com/historico/BCP.LS ... 1-09-2016/
Já agora... queres tentar um valor para o BCP? Hum?
Passa bem.
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por AAA_ » 13/7/2017 15:03

Só mais uma achega:

A última vez que o BCP atingiu os 0.40€ (gráfico corrigido dos aumentos de capital) tinha 1/3 da acções que tem hoje, mais ou menos. Foi em junho/2016.
Ou seja, na altura valia 2 mil milhões. Hoje vale 3.6 mil milhões.
Estão portanto a ver a grande treta que são os gráficos de acções e a informação que prestam quando há grandes aumentos de capital, não estão? Eu também!
Editado pela última vez por AAA_ em 13/7/2017 15:06, num total de 1 vez.

por Ulisses Pereira » 13/7/2017 14:59

Deixo os gráficos actualizados. Quando falava que o importante eram os 0,234 e que tinham sido ultrapassados, cada vez estou mais convicto disso. A malta centra-se muito nos números redondos mas raramente são aí que estão as resistências.

Seja como for, mantenho todo o meu optimismo porque os sinais de força multiplicam-se nos últimos meses e não há qualquer sinal de fraqueza.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.png
bcp2.png
bcp3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], xeidafome e 269 visitantes