Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

LONG & SHORT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: LONG & SHORT

por Vagaroso » 4/8/2017 14:15

Os gráficos que sigo, do excel , claro :)

muito fraquitos a comparar com os grafs altamente coloridos e cheios de desenhos que andam por aí :D

hoje sem dúvida alguma é para longo DOW e curto SP500, pois DOW sobe 0,25% e SP500 0,13%
Anexos
PrtScr capture.jpg
Cross-Trading(7)(2)(1)(1)(1) - Excel.jpg

Registado: 28/4/2016 17:40

por Vagaroso » 4/8/2017 7:20

xS Escreveu:
Vagaroso Escreveu:
Tenho um amigo sacalper que o conheço a tradar à 8 anos e fico danado quando ele entra no mercado muito depois de mim e ao fim de 1 H pira-se com o dinheiro no bolso e vai à vidinha dele

Mas essa hora muitas vezes tem muitas horas/dias de trabalho por trás.

é verdade, andou anos até ter indicadores apropriados que lhe permitem fazer trades ganhadores de uma forma consistente

por bigboytrader » 4/8/2017 1:14

Vagaroso Escreveu:
Tenho um amigo sacalper que o conheço a tradar à 8 anos e fico danado quando ele entra no mercado muito depois de mim e ao fim de 1 H pira-se com o dinheiro no bolso e vai à vidinha dele

Mas essa hora muitas vezes tem muitas horas/dias de trabalho por trás.
Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém." (Alvin Toffler)

Registado: 19/7/2011 22:46

por Vagaroso » 7/7/2017 8:05

GreatBear Escreveu:
Vagaroso Escreveu:
Pessoalmente nunca achei muita piada ao spread trading porque tu basicamente tens que estar certo na tua leitura, por exemplo, vendes Nasdaq e compras Russell. Uma das posições vai-te dar lucro e a outra prejuizo. O intuito é que a que te dê lucro, compense aquela que te vai dar prejuizo.
Ora para mim, isto é a mesma coisa que comprar o Nasdaq e esperar que suba. Como estou longo, se subir ganho, se descer perco. A premissa é exactamente a mesma.
O spread dá apenas uma sensação de protecção que pode não ser real, isto, na minha maneira de ver a coisa.

Ora bem, eu acho piada a todo o sistema que me dê dinheiro a ganhar consistentemente eheheh :)

Sim, todos temos a concordar com tudo o que nos dê dinheiro mas ha sempre coisas que mexem contigo, outras não.
Eu sou um um scalper (futuros), negodeio apenas 1 mercado, that's my thing.
Spread trading entre 2 produtos para mim não dá. O meu sistema imunologico rejeita esse tipo de trading :|
Já toda a questão de negociar volatilidade é outra questão e aqui sim tenho uma enorme apetencia pelas opções e "quase" todas as estrategias existentes.

Vagaroso Escreveu:Sobre isto
porque tu basicamente tens que estar certo na tua leitura, por exemplo, vendes Nasdaq e compras Russell. Uma das posições vai-te dar lucro e a outra prejuizo. O intuito é que a que te dê lucro, compense aquela que te vai dar prejuizo.

lógicamente que a base do trade L&S é essa e falta-te falar numa coisa tão ou mais importante que a escolha dos activos, que é como entrar no trade e a gestão do trade

Imaginemos a seguinte situação:

- Quero tradar o cross DOW com SP por exemplo, que são altamente correlacionados, quer dizer se o preço sobe, sobe em ambos ou vice-versa

O normal seria, por exemplo comprar 100K de DOW e vender 100K de SP, portanto estou neutro perante o mercado.
O sentido do mercado não importa, porque o preço irá movimentar-se no mesmo sentido. Aqui o que interessa é a volatilidade com que cada preço vai variar. Portanto se eu medir a volatilidade de cada um, posso "desequilibrar " o spread a meu favor. Por exemplo o Dow sobe com menos volatilidade que o SP. Aí em vez de estar comprado 100K compro mais por exemplo 120K de DOW. Mais tarde se a volatilidade do DOW voltar ao normal, vendo esses 20K com mais valias. Atenção que é só um exemplo, pois a gestão do trade tem muitíssimo mais que isto.
Outra coisa é a própria entrada no trade, em que posso entrar logo "desequilibrado" conforme a volatilidade de cada um .
No fundo eu estou a tradar a diferença de volatilidade do preço entre dois ( ou mais , pois posso juntar mais activos de um lado ( do longo) ou do outro ( dos curtos) )

Muito bom!

Vagaroso Escreveu:Ora para mim, isto é a mesma coisa que comprar o Nasdaq e esperar que suba. Como estou longo, se subir ganho, se descer perco. A premissa é exactamente a mesma.
O spread dá apenas uma sensação de protecção que pode não ser real, isto, na minha maneira de ver a coisa.

Completamente errado.
1º - não uso stops, claro
2º - posso ir gerindo o trade sem ter que o fechar ou ser stopado
3º - se estou a tradar em hedge, estou muitissimo mais protegido

Os mini futuros obviamente que ajuda mas o problema deles é que não têm quase volume nenhum, podendo gerar slippage enormes, anulando deste modo parte dos possiveis ganhos ou priorando possiveis perdas.
Os mini futuros é uma optima ferramenta para os pequenos retail traders aprenderem negociar futuros, aprenderem como este mercado funciona mas as exchanges fazem um pessimo trabalho na educação desses pequenos traders e claro, os big players não tendo interesse, acabam por não ajudar em trazer volume.

Discordo completamente . Trado mini-futuros à anos no https://www.interactivebrokers.com/en/home.php e nunca tive os problemas que apontas.

Tudo uma questão de como cada um vê o mercado.
Um scalper não sobrevive sem stops.
No meu caso, preciso de volume. Odeio mercados como o CL ou o GC. Super iliquidos, super rapidos, optimos para os bots, pessimo para nós humanos que temos que nos socorrer dos nossos olhos :roll:

Há 3 contratos para o EURUSD. Tens o standard 6E, tens o mini E7 e tens o micro M6E.
Para quem queira aprender negociar futuros sem estar muito exposto, o M6E seria o ideal mas o volume consegue ser terrivelmente baixo o que pode provocar um enorme slippage.
Ha que adaptar o sistema aos contractos que se quer negociar. O risco por vezes não compensa.
Obviamente que não estou a fazer do ti pois é obvio que sabes bem do que falas mas para aqueles que estejam a ler isto e a ter ideias de investigar sobre o assunto, há que ter em atenção a importancia do volume que cada contracto negoceia.

Vagaroso Escreveu:Muito trabalho estatistico para encontrares os periodos onde a probabilidade esteja a teu favor.

A estatística é importante, claro, mas os períodos não percebi. A mim não me interessa a AT nem a AF . Só me interessa correlacionamentos, spreads, volatilidade e pouco mais.
Não há adivinhações, sentimentos, palpites. Matemática pura, realidade do que está a acontecer eheheh 8-)

Mas atenção, para mim, todos os sistemas são bons desde que dêem resultados positivos consistentemente. Claro que fico com um sorriso nos lábios quando vejo os grafs todos coloridos e cheios de rabiscos, forquilhas e desenhos, qual bola de cristal a querer adivinhar o que o preço vai fazer a seguir eheheh :)

2 periodos que por certo conseguem gerar bons movimentos é os non farm payrolls e as reuniões da FED nos States. Como todos têm dias especificos do mês em que saem, podes facilmente fazer stats como reagiram os diferentes mercados e a correlação entre eles nestes dias e nos dias imediatamente anteriores e posteriores.
Por exemplo, como tende a reagir o 6J em relação ao ES nestes dias

Na altura de news fortes , normalmente saio do mercado. A volatilidade nessas alturas é atípica

Começando pelo fim, obvio, minutos antes dos dados economicos sairem, não há trades para ninguém. É sentar confortavelmente e ver os bots lutarem entre si.
Depois é esperar que o volume regresse e a volatilidade volte a normalidade.

Em termos estatisticos, não tem nada a ver com AT ou AF.
Há padrões que se repetem e que se podem aproveitar.
Não é a questão se o BOJ sobe ou desce as taxas mas sim se há um padrão de movimentos antes e depois de uma decisão.
Queiras ou não, há sempre um "quê" de adivinhação/palpite em cada trade que se faça.
Jogas com a volatilidade de cada produto mas por detras dessa volatilidade existe sempre uma premissa, o sentimento dos traders para com o mercado, seja perante um dado economico que vai sair, seja pelos resultados que a APPL vai apresentar que vai influenciar todo o NASDAQ.
O pessoal da estatistica delira com todos estes testes.
Podes recolher todos os dias em que a APPL apresentou resultados e medir como a volatilidade esteve antes e depois do anuncio.
O peso da APPL no Nasdaq é muito superior que no S&P.

Resumindo, há dados pontuais que se pode aproveitar em termos estatisticos.

Sempre admirei/invejei os scalpers eheheh Tenho um amigo sacalper que o conheço a tradar à 8 anos e fico danado quando ele entra no mercado muito depois de mim e ao fim de 1 H pira-se com o dinheiro no bolso e vai à vidinha dele e eu não o posso acompanhar :) É como ter um colega de trabalho em que um tipo está ali agarrado 8H e o outro só trabalha 1H ahahahah

Quanto aos métodos de trading, como já disse, para mim são todos válidos desde que dêm dinheiro consistentemente.
Quanto ao meu método eu estou a desenvolver um EA que só funciona em 1 cross altamente correlacionados em MQL4. A ver o que sai. Isso já libertar-me-ia mais de estar em frente ao PC.

por GreatBear » 7/7/2017 6:56

Vagaroso Escreveu:
Pessoalmente nunca achei muita piada ao spread trading porque tu basicamente tens que estar certo na tua leitura, por exemplo, vendes Nasdaq e compras Russell. Uma das posições vai-te dar lucro e a outra prejuizo. O intuito é que a que te dê lucro, compense aquela que te vai dar prejuizo.
Ora para mim, isto é a mesma coisa que comprar o Nasdaq e esperar que suba. Como estou longo, se subir ganho, se descer perco. A premissa é exactamente a mesma.

Ora bem, eu acho piada a todo o sistema que me dê dinheiro a ganhar consistentemente eheheh :)

Sim, todos temos a concordar com tudo o que nos dê dinheiro mas ha sempre coisas que mexem contigo, outras não.
Eu sou um um scalper (futuros), negodeio apenas 1 mercado, that's my thing.
Spread trading entre 2 produtos para mim não dá. O meu sistema imunologico rejeita esse tipo de trading :|
Já toda a questão de negociar volatilidade é outra questão e aqui sim tenho uma enorme apetencia pelas opções e "quase" todas as estrategias existentes.

Vagaroso Escreveu:Sobre isto
porque tu basicamente tens que estar certo na tua leitura, por exemplo, vendes Nasdaq e compras Russell. Uma das posições vai-te dar lucro e a outra prejuizo. O intuito é que a que te dê lucro, compense aquela que te vai dar prejuizo.

lógicamente que a base do trade L&S é essa e falta-te falar numa coisa tão ou mais importante que a escolha dos activos, que é como entrar no trade e a gestão do trade

- Quero tradar o cross DOW com SP por exemplo, que são altamente correlacionados, quer dizer se o preço sobe, sobe em ambos ou vice-versa

O normal seria, por exemplo comprar 100K de DOW e vender 100K de SP, portanto estou neutro perante o mercado.
O sentido do mercado não importa, porque o preço irá movimentar-se no mesmo sentido. Aqui o que interessa é a volatilidade com que cada preço vai variar. Portanto se eu medir a volatilidade de cada um, posso "desequilibrar " o spread a meu favor. Por exemplo o Dow sobe com menos volatilidade que o SP. Aí em vez de estar comprado 100K compro mais por exemplo 120K de DOW. Mais tarde se a volatilidade do DOW voltar ao normal, vendo esses 20K com mais valias. Atenção que é só um exemplo, pois a gestão do trade tem muitíssimo mais que isto.
Outra coisa é a própria entrada no trade, em que posso entrar logo "desequilibrado" conforme a volatilidade de cada um .
No fundo eu estou a tradar a diferença de volatilidade do preço entre dois ( ou mais , pois posso juntar mais activos de um lado ( do longo) ou do outro ( dos curtos) )

Muito bom!

Vagaroso Escreveu:Ora para mim, isto é a mesma coisa que comprar o Nasdaq e esperar que suba. Como estou longo, se subir ganho, se descer perco. A premissa é exactamente a mesma.

Completamente errado.

Os mini futuros obviamente que ajuda mas o problema deles é que não têm quase volume nenhum, podendo gerar slippage enormes, anulando deste modo parte dos possiveis ganhos ou priorando possiveis perdas.
Os mini futuros é uma optima ferramenta para os pequenos retail traders aprenderem negociar futuros, aprenderem como este mercado funciona mas as exchanges fazem um pessimo trabalho na educação desses pequenos traders e claro, os big players não tendo interesse, acabam por não ajudar em trazer volume.

Discordo completamente . Trado mini-futuros à anos no https://www.interactivebrokers.com/en/home.php e nunca tive os problemas que apontas.

Tudo uma questão de como cada um vê o mercado.
Um scalper não sobrevive sem stops.
No meu caso, preciso de volume. Odeio mercados como o CL ou o GC. Super iliquidos, super rapidos, optimos para os bots, pessimo para nós humanos que temos que nos socorrer dos nossos olhos :roll:

Há 3 contratos para o EURUSD. Tens o standard 6E, tens o mini E7 e tens o micro M6E.
Para quem queira aprender negociar futuros sem estar muito exposto, o M6E seria o ideal mas o volume consegue ser terrivelmente baixo o que pode provocar um enorme slippage.
Ha que adaptar o sistema aos contractos que se quer negociar. O risco por vezes não compensa.
Obviamente que não estou a fazer do ti pois é obvio que sabes bem do que falas mas para aqueles que estejam a ler isto e a ter ideias de investigar sobre o assunto, há que ter em atenção a importancia do volume que cada contracto negoceia.

Vagaroso Escreveu:Muito trabalho estatistico para encontrares os periodos onde a probabilidade esteja a teu favor.

A estatística é importante, claro, mas os períodos não percebi. A mim não me interessa a AT nem a AF . Só me interessa correlacionamentos, spreads, volatilidade e pouco mais.
Não há adivinhações, sentimentos, palpites. Matemática pura, realidade do que está a acontecer eheheh 8-)

Mas atenção, para mim, todos os sistemas são bons desde que dêem resultados positivos consistentemente. Claro que fico com um sorriso nos lábios quando vejo os grafs todos coloridos e cheios de rabiscos, forquilhas e desenhos, qual bola de cristal a querer adivinhar o que o preço vai fazer a seguir eheheh :)

2 periodos que por certo conseguem gerar bons movimentos é os non farm payrolls e as reuniões da FED nos States. Como todos têm dias especificos do mês em que saem, podes facilmente fazer stats como reagiram os diferentes mercados e a correlação entre eles nestes dias e nos dias imediatamente anteriores e posteriores.

Na altura de news fortes , normalmente saio do mercado. A volatilidade nessas alturas é atípica

Começando pelo fim, obvio, minutos antes dos dados economicos sairem, não há trades para ninguém. É sentar confortavelmente e ver os bots lutarem entre si.
Depois é esperar que o volume regresse e a volatilidade volte a normalidade.

Em termos estatisticos, não tem nada a ver com AT ou AF.
Há padrões que se repetem e que se podem aproveitar.
Não é a questão se o BOJ sobe ou desce as taxas mas sim se há um padrão de movimentos antes e depois de uma decisão.
Queiras ou não, há sempre um "quê" de adivinhação/palpite em cada trade que se faça.
Jogas com a volatilidade de cada produto mas por detras dessa volatilidade existe sempre uma premissa, o sentimento dos traders para com o mercado, seja perante um dado economico que vai sair, seja pelos resultados que a APPL vai apresentar que vai influenciar todo o NASDAQ.
O pessoal da estatistica delira com todos estes testes.
Podes recolher todos os dias em que a APPL apresentou resultados e medir como a volatilidade esteve antes e depois do anuncio.
O peso da APPL no Nasdaq é muito superior que no S&P.

Resumindo, há dados pontuais que se pode aproveitar em termos estatisticos.

Registado: 14/12/2015 13:12

por Vagaroso » 6/7/2017 17:28

Thoth Escreveu:Se tens de perder uns anitos então é... eheheheh
Quando tiveres o teu e ganhar consistentemente avisa que meto lá uns milhares :lol: :lol:
Boa sorte ....

Obrigado :)

por Thoth » 6/7/2017 17:11

Se tens de perder uns anitos então é... eheheheh
Quando tiveres o teu e ganhar consistentemente avisa que meto lá uns milhares :lol: :lol:
Boa sorte ....
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Vagaroso » 6/7/2017 16:55

Thoth Escreveu:Este tipo de estratégias é para quem tem muito tempo para os mercados.
Para quem tem outro emprego, família, etc, isto é quase impossível.
Para o "comum" do mortal a estratégia "seguidor de tendência" encaixa como uma luva.

Cumprimentos e bons negócios

Não não é eheheh

Só tens que perder uns anitos a fazer um algoritmo para tradar enquanto estás a banhos eheheh :)

por Vagaroso » 6/7/2017 16:54

danieljpires Escreveu:Vagaroso

Para poupares trabalho nas correlações dos teus Pares podes usar este site

https://www.macroaxis.com/invest/market ... e--%5EGSPC

Na pratica colocas os dois pares (ações, futuros, etf, etc etc etc) que queres analisar e indica-te a correlação.

O Greal do Pair trading (quando não se usa a tecnica de correlações e cointegrações - mesmo activo em varios mercados, ou activo contra os seus sinteticos) é encontrar a combinação que permita:

Exemplo: (apostando na subida do activo A e apostando contra o activo B)

Sitação 1:

Activo A - Ação sobe
Activo B - Caia pouco quando o activo Sobe muito quando o activo desde

Situação 2:

Activo A - Acção desce
Activo b - suba pouco quando o activo desce e caia muito quando o activo sobe

O que tens aqui é um diferencial de volatilidade....

Infelizmente so consegues encontrar este tipo de situações quando o activo B é uma opção

O problema é que as opções tem limite de tempo.

POr exemplo esta estrategia que te falei é usada em protecção de carteira...A maior parte dos Calls de volatilidade que se compra é um hedge para as compras do SP500.

Este tipo de estrategias é chamada de "estrategia convexa" - é tratada por Nassi Taleb num dos seus libros (anti-fragil)....Mas para usares correctamente necessitas saber tudo sobre opções...E para isso há poucos foruns que te podem ajudar (com a excepção do Youtube e claro os foruns americanos que este tema é tratado á exaustao)

Saudo pelo uso deste tipo de estrategias que são pouco comuns, mas não são faceis de se implementar

Obrigado pelas informações prestadas Daniel :)

por Thoth » 6/7/2017 11:01

Já tinha umas ideias desse Drunkenmiller mas quando poder vou ver mais.

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por danieljpires » 6/7/2017 10:51

Bem Thot tens razao e não tens razao,

devido a que este tipo de estrategias so acabam quando o prazo da opção acaba, ou quando vez que atingiste o teu alvo, e ai ou fazes o rollover ou montas uma nova estrategia, no entanto tens que andar a "cata" deste tipo de oportunidades "estatisticas" pelo que tens que estar a frente do PC e colocar as ordens na hora e não podes pendurar as ordens...o que faz que tenhas que te dedicar a 100% aos mercados

Quanto ao seguimento de tendencia, sim tens razao, encaixa como uma luva para quem não tem tempo, mas eu prefiro para estrategias de longo prazo os ensinamentos do Drunkenmiller sobre estrategias macro-tendenciais onde o objectivo é encontrar o "driver" que faz mover um certo titulo

Exemplo:

Empresas Maritimas o driver é o Baltic Dry Index
Para empresas Bancarias - Obrigações Yields 10Anos dos USA ou Europa
Bitcoin - Quantidade de dinheiro que se está a arrecadar em corwunfundings
Empresas mineiras e metalurgicas - Preço do Ferro - e este os creditos de curto prazo na china

Ou seja Alias este tipo de tecnica fundamental com as restantes e consegues aumentar o teu grau de fiabilidade...no entanto como tudo...Nada funciona para sempre pois as correlações são temporarias e pode haver novos drivers que possam ter mais peso que os anteriores

Registado: 13/11/2008 20:09

por Thoth » 6/7/2017 10:37

Este tipo de estratégias é para quem tem muito tempo para os mercados.
Para quem tem outro emprego, família, etc, isto é quase impossível.
Para o "comum" do mortal a estratégia "seguidor de tendência" encaixa como uma luva.

por danieljpires » 6/7/2017 10:25

Vagaroso

Para poupares trabalho nas correlações dos teus Pares podes usar este site

https://www.macroaxis.com/invest/market ... e--%5EGSPC

Na pratica colocas os dois pares (ações, futuros, etf, etc etc etc) que queres analisar e indica-te a correlação.

O Greal do Pair trading (quando não se usa a tecnica de correlações e cointegrações - mesmo activo em varios mercados, ou activo contra os seus sinteticos) é encontrar a combinação que permita:

Exemplo: (apostando na subida do activo A e apostando contra o activo B)

Sitação 1:

Activo A - Ação sobe
Activo B - Caia pouco quando o activo Sobe muito quando o activo desde

Situação 2:

Activo A - Acção desce
Activo b - suba pouco quando o activo desce e caia muito quando o activo sobe

O que tens aqui é um diferencial de volatilidade....

Infelizmente so consegues encontrar este tipo de situações quando o activo B é uma opção

O problema é que as opções tem limite de tempo.

POr exemplo esta estrategia que te falei é usada em protecção de carteira...A maior parte dos Calls de volatilidade que se compra é um hedge para as compras do SP500.

Este tipo de estrategias é chamada de "estrategia convexa" - é tratada por Nassi Taleb num dos seus libros (anti-fragil)....Mas para usares correctamente necessitas saber tudo sobre opções...E para isso há poucos foruns que te podem ajudar (com a excepção do Youtube e claro os foruns americanos que este tema é tratado á exaustao)

Saudo pelo uso deste tipo de estrategias que são pouco comuns, mas não são faceis de se implementar

Registado: 13/11/2008 20:09

por Vagaroso » 6/7/2017 9:41

GreatBear Escreveu:Sweet! Muito bom!

Esse tipo de lista é muito bom para quem gere um portfolio.
Consegue-se desta forma mante-lo sempre equilibrado.
Para quem negoceia opções então este tipo de lista é obrigatorio para poderes pelo menos semanalmente ires fazendo ajustes no portfolio, seja fazendo rollover de algumas posições, seja fechando/abrindo posições.

No teu caso em concreto, estás a fazer o quê? Daytrade? Algo mais dilatado no tempo?

Obviamente que o spread dá muito mais trabalho.
Matematicamente falando, tens que fazer algumas contas para que o spread seja feito nas proporções correctas, o que tendo uma pagina Excel ajuda e depois precisas de mais capital disponivel pois tens que ter margem para teres 2 posições abertas.

A grande maioria vê o mercado de futuros como um bicho papão.

Mas estou contigo.
Força nessa tua estrategia.
Muito trabalho estatistico para encontrares os periodos onde a probabilidade esteja a teu favor.
Por exemplo, como tende a reagir o 6J em relação ao ES nestes dias?

Muitas informações/questões pertinentes :)

No teu caso em concreto, estás a fazer o quê? Daytrade? Algo mais dilatado no tempo?

Depende de qual o cross que estou a negociar. Varia entre Daytrade e Swing trade. Tenho alguns pares de futuros que duram quase os 3 meses da mudança de futuros, nos quais vou fazendo mais valias com a gestão do mesmo.

Sobre isto

Completamente errado.

Muito trabalho estatistico para encontrares os periodos onde a probabilidade esteja a teu favor.

por GreatBear » 5/7/2017 22:24

Sweet! Muito bom!

Esse tipo de lista é muito bom para quem gere um portfolio.
Consegue-se desta forma mante-lo sempre equilibrado.
Para quem negoceia opções então este tipo de lista é obrigatorio para poderes pelo menos semanalmente ires fazendo ajustes no portfolio, seja fazendo rollover de algumas posições, seja fechando/abrindo posições.

Obviamente que o spread dá muito mais trabalho.
Matematicamente falando, tens que fazer algumas contas para que o spread seja feito nas proporções correctas, o que tendo uma pagina Excel ajuda e depois precisas de mais capital disponivel pois tens que ter margem para teres 2 posições abertas.

A grande maioria vê o mercado de futuros como um bicho papão.

Mas estou contigo.
Força nessa tua estrategia.
Por exemplo, como tende a reagir o 6J em relação ao ES nestes dias?

por Vagaroso » 5/7/2017 18:57

Sobre correlação entre dois activos pode variar de +1 a -1 em que:

+0,70 a +1 - altamente correlacionados no mesmo sentido ( exemplo o DOW com o SP)
-70 a -1 - altamente correlacionados em sentido inverso ( exemplo o euro e o dolar )

+50 a +70 - bem correlacionados no mesmo sentido
-50 a -70 - bem correlacionados em sentidos opostos

0 a +30 - descorrelacionados ( o zero) a fracamente correlacionados
0 a -30 - descorrelacionados ou fracamente correlacionados

por Vagaroso » 5/7/2017 18:49

GreatBear Escreveu:Spread trading tem as suas vantagens mas sofre do mesmo problema, tens que acertar no sentido do spread pois caso contrario, perdes.
Compras Russel e vendes Nasdaq... precisas sempre de negociar o numero correcto de contractos.
Tens que ver o notional value de um e do outro e consoante a diferença, tens que negociar o numero correcto de contractos para que o spread seja correcto.
Do tipo, para cada 1 contracto do Nasdaq, preciso de negociar 2 contractos do Russel (não faço a minima ideia, é preciso fazer as contas, isto é só um exemplo).
Outro exemplo, em relação as treasuries, eu sei que por cada 1 contracto do ZB, são necessários 3 contractos do ZN, ou seja, se quiseres fazer um spread entre o ZN e o ZB, se venderes 1 ZB, tens que comprar 3 ZN.

Nas treasuries a CME tem contractos especificos, os exchange traded spreads. Tens o NOB (10s vs 30s), o FYT (5s vs 10s), o BOB (30s vs Ultra) e o TUF (2s vs 5s).

Um dos spreads mais comuns era comprar o ZB e vender o ES ou vice versa.
Hoje em dia isso já quase desapareceu, os HFT's trataram de o anular mas há dias em que se consegue negociar baseado nessa "regra".
Outra situação é encontrar mercado correlacionados para depois facilitar a leitura dos mercados inversamente correlacionados e assim fazer spreads entre eles.
Por exemplo, as treasuries e o 6J têm estado altamente correlacionadas.
Muitos traders compram/vendem o ZN ou o ZB esperando a confirmação por parte o 6J.
Outros tiram partido da correlação entre treasuries e 6J e fazem o spread deste contra o ES, em vez de usarem as treasuries.

Os spreads é um enorme mundo que é explorado pelos grandes players, ou seja, não muito acessivel ou pequeno retail trader devido as margens que necessitam ter.
Imagina que queres fazer o spread entre o ZB e o ZN. Vendes 1 contracto do ZB o que são cerca de $4000 de margem. Compras 3 contractos do ZN, o que são cerca de $6000 de margem. Precisas de ter $10k disponiveis de margem e de outro tanto para suportares as variações do trade.
Daí a CME ter criado os tais exchange traded spreads cujos custos são muito menores. O problema é que os traders continuam a preferir negociar directamente os outrigths fazendo com que o volume negociado dos exchange traded spreads fraco, o que pode gerar slippage pouco recomendável.

Ora bem, muita coisa aqui :)

Em 1º lugar sobre isto
Tens que ver o notional value de um e do outro e consoante a diferença, tens que negociar o numero correcto de contractos para que o spread seja correcto.

tenho uma folha excel ligada ao MT4 do broker que me dá os valores que pretendo, seja de X tempo e a sua evolução como o just in time o que me permite entrar com os valores correctos de cada.

Em 2º lugar também no excel tenho o historial e os valores correctos just in time da correlação entre os activos que normalmente negoceio

Em 3º lugar com a possibilidade de tradar minis futuros, não tenho os problemas que falas de capital.

Em 4º lugar posso gerir o hedge comprando ou vendendo um ou os dois activos de modo a "desequilibrar" o rácio de valor entre os activos, conforme a volatilidade de cada na altura
Anexos
PrtScr capture.jpg
Coluna A alguns cross que utilizo, Coluna M o spread entre os dois activos e coluna N o valor de correlação entre eles
PrtScr capture.jpg (131.5 KiB) Visualizado 13149 vezes
Grafs.jpg
Evolução do spread nos últimos 60 dias as bolinhas é o que está a acontecer agora

por GreatBear » 4/7/2017 23:21

Spread trading tem as suas vantagens mas sofre do mesmo problema, tens que acertar no sentido do spread pois caso contrario, perdes.
Compras Russel e vendes Nasdaq... precisas sempre de negociar o numero correcto de contractos.
Do tipo, para cada 1 contracto do Nasdaq, preciso de negociar 2 contractos do Russel (não faço a minima ideia, é preciso fazer as contas, isto é só um exemplo).
Outro exemplo, em relação as treasuries, eu sei que por cada 1 contracto do ZB, são necessários 3 contractos do ZN, ou seja, se quiseres fazer um spread entre o ZN e o ZB, se venderes 1 ZB, tens que comprar 3 ZN.

Nas treasuries a CME tem contractos especificos, os exchange traded spreads. Tens o NOB (10s vs 30s), o FYT (5s vs 10s), o BOB (30s vs Ultra) e o TUF (2s vs 5s).

Um dos spreads mais comuns era comprar o ZB e vender o ES ou vice versa.
Hoje em dia isso já quase desapareceu, os HFT's trataram de o anular mas há dias em que se consegue negociar baseado nessa "regra".
Outra situação é encontrar mercado correlacionados para depois facilitar a leitura dos mercados inversamente correlacionados e assim fazer spreads entre eles.
Por exemplo, as treasuries e o 6J têm estado altamente correlacionadas.
Muitos traders compram/vendem o ZN ou o ZB esperando a confirmação por parte o 6J.
Outros tiram partido da correlação entre treasuries e 6J e fazem o spread deste contra o ES, em vez de usarem as treasuries.

Os spreads é um enorme mundo que é explorado pelos grandes players, ou seja, não muito acessivel ou pequeno retail trader devido as margens que necessitam ter.
Imagina que queres fazer o spread entre o ZB e o ZN. Vendes 1 contracto do ZB o que são cerca de $4000 de margem. Compras 3 contractos do ZN, o que são cerca de $6000 de margem. Precisas de ter $10k disponiveis de margem e de outro tanto para suportares as variações do trade.
Daí a CME ter criado os tais exchange traded spreads cujos custos são muito menores. O problema é que os traders continuam a preferir negociar directamente os outrigths fazendo com que o volume negociado dos exchange traded spreads fraco, o que pode gerar slippage pouco recomendável.

por Vagaroso » 4/7/2017 17:50

Thoth Escreveu:Quem acho que já falou bastante deste assunto foi o daniel pires nos seus vídeos.

Sim , embora confusa a meu gosto :)

Mas ele não trada neste sistema e o que pretendo é trocar idéias, experiências, etc. com quem trada aqui no fórum. Eu não vendo livros , nem cursos, nem sinais, eheheh só vendo mesmo os activos que shorto :)

Espero que haja mais alguém aqui no fórum que utiliza este sistema para tradar, senão, fico-me por aqui na minha intervenção.

por Thoth » 4/7/2017 16:55

Quem acho que já falou bastante deste assunto foi o daniel pires nos seus vídeos.

por Vagaroso » 4/7/2017 16:36

Por exemplo hoje o ideal seria Longo Eurostoxx50 ( sobe 0,37%) e Curto Russel (que cai 0,02%)

Mas no inicio do dia seria também "adivinhação" saber que isto iria acontecer. Seria igual a eu tentar adivinhar no inicio do dia se o Russel por exemplo iria subir ou descer ?

Aparentemente sim, mas não é, por duas razões fundamentais. O rácio e o hedge.
1º não estou a tradar o preço de um activo estou a tradar o rácio entre dois activos
2º Estou a tradar em hedge
Anexos
PrtScr capture.jpg

por rtavares » 4/7/2017 16:20

Caro Vagaroso, gosto de generalidades. E gosto de bom senso. Só quis alertar as pessoas para o facto de a melhor forma de reduzir o risco em qualquer negócio ser a parcimónia.
Cá está...: cautelas e caldos de galinha...
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por Vagaroso » 4/7/2017 15:19

rtavares Escreveu:Sei que sou uma besta e até sei que tipos muito mais velhos do que eu fazem pair trading, long e short e o camandru. (Olha o Buffet que já vm do Paleolítico médio, por exemplo...).
Sei tudo isso.
Sei-o e até já fui ver o preço das corretoras para os produktus todos modernaços para o investidor se defender do mercado.
Ora devo dizer que os achei caros e nalguns casos até ridiculamente caros. Vai daí e estabeleci estratégias sofisticadíssimas mais baratas para me defender do mercado que num acto de puro altruísmo e de alto sentido cívico não posso deixar de expor por ordem crescente de eficiência.

1.- Não investir na bolsa sem a olhar com olhos de ver e a estudar durante uns tempos.
2.- Perguntarmo-nos que tipo de carga emocional estamos dispostos a acarretar e o que queremos dos mercados.
3.- Estar preparado para pensar sempre pela nossa cabeça. (É bom ter presente que se os conselhos de investimento fossem mesmo úteis ninguém perdia tempo a vendê-los e muito menos a oferecê-los...)
4.- Estudar, conhecer e ter atenção ao que se compra.
5.- Comprar pouco, se se teme.
6.- Reduzir a exposição, se se desconfia (a 2/3; a 1/3...).
7.- Abandonar a posição se se desconfia mesmo, mesmo muito; ou/e se precisamos de descansar...
8.- Regressar depois de se retomarem os passos 1, 2, 3, 4,...

E é isto.

Um abraço,
Raposo Tavares

O que dizes são generalidades para qualquer tipo de trading. Precaução e caldos de galinha nunca fizeram mal a alguém.
Gostaria de trocar idéias sobre este sistema de trading L&S, porque como disse no inicio, só encontrei no fórum a falar de AT para tradar 1 único activo.
Já à muito que me deixei de rabiscar num graf.
A matemática é como o algodão, não engana eheheheh

por rtavares » 4/7/2017 15:06

Sei que sou uma besta e até sei que tipos muito mais velhos do que eu fazem pair trading, long e short e o camandru. (Olha o Buffet que já vm do Paleolítico médio, por exemplo...).
Sei tudo isso.
Sei-o e até já fui ver o preço das corretoras para os produktus todos modernaços para o investidor se defender do mercado.
Ora devo dizer que os achei caros e nalguns casos até ridiculamente caros. Vai daí e estabeleci estratégias sofisticadíssimas mais baratas para me defender do mercado que num acto de puro altruísmo e de alto sentido cívico não posso deixar de expor por ordem crescente de eficiência.

1.- Não investir na bolsa sem a olhar com olhos de ver e a estudar durante uns tempos.
2.- Perguntarmo-nos que tipo de carga emocional estamos dispostos a acarretar e o que queremos dos mercados.
3.- Estar preparado para pensar sempre pela nossa cabeça. (É bom ter presente que se os conselhos de investimento fossem mesmo úteis ninguém perdia tempo a vendê-los e muito menos a oferecê-los...)
4.- Estudar, conhecer e ter atenção ao que se compra.
5.- Comprar pouco, se se teme.
6.- Reduzir a exposição, se se desconfia (a 2/3; a 1/3...).
7.- Abandonar a posição se se desconfia mesmo, mesmo muito; ou/e se precisamos de descansar...
8.- Regressar depois de se retomarem os passos 1, 2, 3, 4,...

E é isto.

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/

Registado: 29/11/2007 12:51

por Vagaroso » 4/7/2017 14:41

ricardmag Escreveu:Boas, como se escolhe os ativos para comprar/vender?

Cumprimentos

Isso depende de muitíssimas variáveis. Mas o que interessa e o que se realmente se vai tradar é o rácio em valor.
Enquanto num trade de um só activo estás a tradar o seu preço, no L&S estás a tradar o rácio entre os valores de ambos.

Por exemplo eu posso tradar L&S entre o ouro e o Dow que não estão sequer correlacionados.

Para simplificar

Dow $5,00 X 21459 = $ 107295,00

Gold $100 X 1223,15 = $ 122315,00

Portanto temos um rácio em valor de = 1,14

Claro que se o rácio subir é porque o Ouro se valorizou mais que o Dow e vice-versa

rsacramento Escreveu:sabes se esse método tem alguma coisa a ver com o pair trading?

O sistema Long & Short é um dos sistema de http://www.investopedia.com/university/ ... s-trading/ umas das diferença é que podes tradar no sistema Long & Short activos não correlacionados entre si enquanto no sistema Pair trading os activos têm que estar correlacionados

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, Bing [Bot], Goya777, latbal, Luzemburg, m-m, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, slbnnbobadela, trend=friend, yggy, Zguibz2 e 191 visitantes