Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como abordar matéria sobre mercados financeiros?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como abordar matéria sobre mercados financeiros?

por Strutlander » 1/7/2017 17:08

Ainda sobre as sugestões de leitura, alguma que aborde a temática do imobiliário? Mais precisamente a compra e venda de imóveis em Portugal, e as questões tributárias?

BN

Registado: 7/2/2017 23:35

por GreatBear » 18/6/2017 12:29

Rojas Escreveu:A questão é esta... Com que base vou eu programar um STOP LOSS e um PROFIT TAKE automatico/mecânizado (ou lá como chamam)? Como é que posso saber quantos pips são suficientes para acionar um SL ou um TP sem ter de estar presente?

Isso depende do que tu queres fazer.
Eu volto a repetir, tu estás a por o carro a frente dos bois.
Tu estás preocupado onde vais colocar os stops mas ainda não sabes o que area queres seguir.
Se seguires AT, podes seguir um simples sistemas de swing onde tens os pontos de cada swing e depois segues a maxima de que se o anterior upswing teve 2 pontos de amplitude, o proximo upswing deverá ter uma amplitude identica ou superior se quisermos que o uptrend continue intacto, caso contrario podemos ver uma inversão e começar um downtrend.

Imagem

Poderás usar essas amplitudes como o teu stop loss e profit target.
Este é um exemplo entre milhares deles.

Pessoalmente nos dias de hoje jamais conseguiria negociar desta forma pois a minha mentalidade de scalper acha idiota arriscar 3 ou 4 pontos para saber se estou certo ou errado num trade quando posso em segundos ver como um preço está a ser negociado baseado no volume que está a negociar naquele preciso momento e apenas arriscar 3 ou 4 ticks.
Mas isso sou eu, é a minha maneira de ser e de ver as coisas.

Agora tu tens que decidir o que mais te interessa e investires nisso.
E volto a repetir isto, andares a ler Buffet e afins e andares a pensar onde vais colocar o teu stop loss... é obvio que a coisa vai correr mal.
O Buffet é um investidor de longo prazo, ele tem biliões para investir e pode esperar anos ou mesmo decadas até o seu investimento dar lucro.
Tu tens o quê (?) $5k para investir? Como é que vais distribuir os $5k para te protegeres caso um dos negocios corra mal os outros possam suportar o drawdown?
Contas pequenas, para sobreviver no longo prazo têm obrigatoriamente que negociar produtos alavancados. Têm que se expor a produtos com risco o que, não é sinonimo de loucuras.
É procurar trades onde a probabilidade está a teu favor e caso a coisa corra mal, o prejuizo seja o menor possivel.
Se é com o intuito de fazer vida deste negocio, não há volta a dar! Não interessa o que dizem os livros e outros. Contas pequenas têm que se expor ao risco para crescerem.
Se é com o intuito de hobbie, para matar o tempo livre... força aí a ler catadupa de livros que pouco ou nada te irão ajudar sobre a realidade do mercado.

Rojas Escreveu: Tinha de ganhar o euromilhoes só para pagar as comições de ordem!

Isso é daqueles mitos que alguns idiotas escrevem em livros e noutros sitios e que não fazem a menor ideia do que falam.
Se não sabem é muito melhor ficarem calados em vez que andar a atirar areia para os olhos dos outros.

Obviamente que quantos mais negocios fazes, mais comissões pagas, duh! stating the obvious!, mas daytrade não é sinonimo de muitos trades (na maioria das vezes associa-se a daytrade a dezenas de trades por dia, WRONG!).
Primeiro que tudo não estamos nos loucos anos de 1999/2000 onde um simples retail trader podia fazer, na boa, centenas de trades por dia, num unico titulo.
É incrivel como em Portugal, o pessoal que andam nos foruns parece ter parado no tempo e continuar ainda a viver naqueles loucos anos, perpetuando as ideias de há 18 anos atrás nos dias de hoje, induzindo em erro todos aqueles que querem aprender mais sobre este tema.

Estamos em 2017 e o termo daytrade é acima de tudo sinonimo de trades abertos e fechados no mesmo dia. Podes fazer 1 trade, podes fazer 5 trades, podes fazer 10 trades... basicamente fazes os trades que o mercado te permite fazer nesse dia e de acordo com o teu metodo de trading.
Se o mercado passar o dia a negociar dentro de um range de 10 ticks estarás mais limitado nos negocios do que se o dia tiver um range de 50 ticks.

E o mesmo se pode dizer do scalping puro e duro. Eu junto sempre o daytrade/scalping pois para mim podem ser a mesma coisa, com a unica diferença de que no scalping estamos a negociar a procura de meia duzia de ticks no menor espaço de tempo possivel enquanto no daytrade podemos deixar o trade correr algumas horas se se manter dentro do parametros do nosso sistema.
Mas a genese é igual, dependendo do mercado nesse dia, podemos fazer 1 scalp, como podemos fazer 10 scalps.
Volto a repetir, é o mercado que dita os negocios que tu fazes, seja um sistema discrecionario, seja um sistema mecanico.

A ideia de que não devemos fazer daytrade porque é caro devido as comissões que se paga é dos argumentos mais idiotas que se pode usar.

É claro que fazer daytrade em Portugal é caro, as comissões são aqui sim proibitivas. Mas vamos ser sinceros, quem no seu perfeito juizo faz daytrade em Portugal? O PSI está morto ha anos!
Quem quer fazer daytrade tem obviamente que procurar o melhor mercado e o melhor produto.
Como eu já referi, está tudo interligado.
A comissão standard nas corretoras nos States para futuros do ES e outros ronda os $3.00 round turn.
Vamos usar o ES como exemplo. Cada tick no ES vale $12.5. Cada ponto no ES são 4 ticks ou seja, cada ponto no ES vale $50.
Se fizeres as contas, a comissão paga por 1 contracto do ES são apenas 24% do valor de 1 tick.
Mas se quiseres melhor podes negociar o ZB cujo valor por tick é de $31.
Pagando uma comissão de $3.00 round turn por contracto, equivale apenas a 10% do valor de 1 tick.
O ZB é o produto que melhor tick to comission ratio oferece aos traders.
O problema é que se ganhar $31 por tick é super aliciante, perder $31 por tick pode ser a morte do artista.
Junta agora isto ao que eu disse anteriormente ao numero de contractos que negoceias de acordo com o tamanho da tua conta.
Se abrires uma conta com $5k, terias que negociar o produto com uma margem que a tua conta permitisse mas também de acordo com o valor por tick desse produto.
Obviamente que com uma conta de apenas $5k não poderias negociar um produto que valesse $31 por tick. Meia duzia de trades negativos e ficavas impossibilitado de negociar pois ficavas sem margem suficiente.

Resumindo, boa sorte!
Anexos
es_point.jpg

Registado: 14/12/2015 13:12

por Rojas » 17/6/2017 23:26

@GreatBear ... desculpa dizer-te isto e aproveito também para dizer aos outros, mas o meu objetivo não é o daytrade :lol:

Fiz me explicar mal com certeza.

Vou me explicar tentar explicar melhor agora, imaginemos o caso:
Eu abro uma posição na empresa XPO , que tem apresentado muita volatibilidade de preços.
Eu , Rojas, como muitos de nós, tenho um trabalho e não posso estar a monitorizar o minha posição durante o dia.
A questão é esta... Com que base vou eu programar um STOP LOSS e um PROFIT TAKE automatico/mecânizado (ou lá como chamam)? Como é que posso saber quantos pips são suficientes para acionar um SL ou um TP sem ter de estar presente?

Eu apenas referi um daytrader porque calhou ver num video a posição a fechar automaticamente.

É claro que sei que daytrading para quem tem muita bagagem! Tinha de ganhar o euromilhoes só para pagar as comições de ordem!

Mas GreatBear, obrigado pela explicação ;)
"Inside every problem lies an opportunity" - Robert Kiyosaki

Registado: 29/11/2007 12:46

por Gil Rumor » 17/6/2017 15:52

GreatBear Escreveu:..... basicamente acabei de perder 30 minutos da minha vida :wall: :-#

Acabas de investir ( e não perder) 30 minutos da tua vida a partilhar o teu conhecimento, ajudar, alertar não só uma pessoa mas possivelmente outras a terem em atenção a outras realidades ( alargar o seu campo de visão para cenários muito reais.)
:clap: :clap: :wink:

Registado: 28/8/2014 13:39

por GreatBear » 17/6/2017 15:19

Mais uma coisa que me esqueci, é obvio que terás que começar com uma conta SIM para conheceres a plataforma com que vais negociar e conheceres o mercado em si, mas negoceia tal e qual como se fosses negociar uma conta real, ou seja, com o mesmo numero de contractos. Se a tua conta real apenas te permitir negociar 1 contracto, então na conta SIM negoceia também 1 contracto.
Não inventes pois garanto-te quando fores chamado a realidade a coisa pode ser bastante feia.

Se o teu principal interesse não é de facto o daytrade........ basicamente acabei de perder 30 minutos da minha vida :wall: :-#

por GreatBear » 17/6/2017 15:08

Rojas Escreveu:A minha dúvida não é no sentido disciplina mas sim de ser rápido. Como é que um day trader consegue entrar e sair em trades e fazer 100 ou 200€ em 10, 20, 30 min ? Apenas programando as definições na plataforma não? E se eles programam na plataforma , como é que sabem a margem mais acertada ? É por esses alogaritmos que dizes?

Ui, there's a lot of confusion there.

São estas coisas que jamais se aprendem em livros.

NUNCA, JAMAIS, ACREDITES EM ALGUEM QUE TE DIZ QUE GANHA $100 EM 10 MINUTOS DE UMA FORMA CONSISTENTE! ISSO NÃO EXISTE!
Dito isto, todos nós já lemos as historias que andam em jornais como empresas de HFT ganham milhões por dia a fazer scalping, apenas a tirar 1 tick aqui, 1 tick ali.
Isso é um outro mundo com o qual tu não te deves preocupar pois está fora da tua liga. Tu jamais irás conseguir competir com essas empresas e como tal, tens que te focar na liga em que jogas, que é a liga do simples retail trader, que tenta apanhar as migalhas que os HFT's deixam cair.

Essa historia de que um daytrader/scalper pode fazer $200 por dia é MENTIRA!
Tu hoje podes ganhar $200, amanha perdes $100, depois ganhas $500, depois perdes $200, depois ganhas $50, depois perdes $200, depois ganhas $100, depois ganhas $500, depois ganhas $50, depois perdes $300..... isto diariamente até chegares ao final do mês onde o teu objectivo é obviamente um resultado positivo.
Tu estás dependente do mercado e se este não cooperar, mesmo tu sendo o melhor trader do mundo, no final do mês a tua performance irá ficar aquem de meses anteriores.

No que diz respeito a margens e ao daytrade/scalping, tu nao pode andar a medir racios de trades 2:1 ou 4:1 pois morres logo na praia, nem tens tempo de chegar ao mar e molhar os pés.
Já te fiz esta pergunta a qual penso não teres respondido.
Qual o time frame em que estás a pensar negociar? Daytrade, ie. trades que podem durar poucos minutos a algumas horas apenas?
Quais instrumentos? Acções? Futuros?
Quais os mercados que estás a pensar negociar?
Qual a quantia que estás a pensar usar para negociares?

Tudo está interligado e é perda de tempo tu estares aqui a pedir ajuda quando tu proprio não especificas o que queres fazer.
Queres negociar o quê, acções ou futuros? Pelo amor da santa não me digas que queres negociar CFD's porque eu juro que descubro quem és, vou ter contigo e dou-te um exerto de porrada (desde que não tenhas mais de 100kg e não tenhas mais de 1.60m de altura... :P )
Qual o teu time frame de negociar? Daytrade? Em que mercado?
Se queres fazer daytrade, seja em futuros, seja em acções só existe 1 mercado, que é o Americano. Esquece tudo o resto. Nem vale a pena perder mais tempo a discutir isto.
Fazer daytrade em acções nos States tens que ter na conta sempre, no minimo, $25k. Se a conta vais abaixo dos $25k e ficas impossibilitado de shortar.
Fazer daytrade em futuros podes facilmente abrir conta com uns $5k e é aqui que entram as margens (se queres shortar acções também terás conta margem mas deixo isso para quem negoceia acções, que não é o meu caso).
Aqui entra depois os produtos que queres negociar (foi dizer os mais badalados), tens os indices, ES, NQ, YM, tens as treasuries, ZF, ZN, ZB, tens os grains, ZC, ZS, ZW, tens as currencies, 6E, 6J, tens as energy, CL, NG, tens os metals, GC, SI... e penso que no que diz respeito a futuros, está tudo. Se não sabes o que é o ES ou GC... são os simbolos dos produtos... em vez de perderes tempo a ler livros do Buffet e afins, estuda antes os produtos que são negociados.

Cada produto tem uma margem associada.
Por exemplo, para negociares 1 contracto do ES precisas de ter pelo menos $5k na corretora, ou seja, se abrires uma conta de apenas $5k, é obvio que não podes negociar o ES. Das duas uma, ou abres a conta com mais $$$$ ou escolhes um produto que tenha menos margem, por exemplo, o ZF (não sabes o que é o ZF... procura no site da CME)

Resumindo e voltanto a tua pergunta inicial, como é que medes a margem? De acordo com o tamanho da tua conta.
Se a tua conta apenas te permite negociar 1 contracto de um instrumento, negoceias apenas 1 contracto.
Uma dica, no inicio, negoceia apenas 1 contracto (independente se tiveres uma conta que te permite negociar 10 contractos) pois tu vais esticar-te ao comprido no inicio e vais peder consecutivamente enquanto estiveres a aprender e se com 1 contracto podes fazer danos, por vezes irreparaveis a uma conta, imagina se negociares mais.

No daytrade/scalping tu retiras do mercado o que ele te permite tirar e não aquilo que queres tirar.
A colocação de stops tem que estar sempre interligado com o instrumento que negoceias.
Se vais negociar o ES é ridiculo usares stops de 4 ticks. És cilidrando em milesimos de segundo.
Nas treasuries podes usar 2 ticks de stop pois é um mercado mais lento, com muito mais volume e isso permite-te teres uma melhor precisão.
Know your maket!
A colocação dos stops pode ser manual ou automatica, programada num sistema de negociação 100% automatico, sem teres a necessidade de estar a seguir o mercado a cada segundo.
Depende da plataforma que uses para negociar, depende do que queres realmente fazer.

Se é daytrade que queres fazer foca os teus estudos nisso.
Se é long term investing que queres fazer, foca os teus estudo nisso.
Não te ponhas é a perder tempo a ler Buffet ou o sistema das Turtles quando o teu interesse é medido por ticks. Não faz o menor sentido.

por Rojas » 15/6/2017 23:10

SFT Escreveu:
Rojas Escreveu:Caro SFT
Eu Perguntei, como é que calculo o SL e o TP, e se há maneira de pré definir para fechar posições automaticamente.
A razão é simples. Eu trabalho e não posso estar constantemente a olhar ao computador.

Não é preciso esses filmes todos. Eu posso ser novo , mas sei perfeitamente estar com os pés acentes no chão.
Apenas perguntei porque acho estranho não ter lido nada sobre o assunto em livros.

(Estava a ficar admirado de nenhuma resposta destas me aparecer )

:) Não me leves a mal o post.

Feito com trabalho e dedicação, investir é "prazeroso". Vir à procura de 100 ou 200 EUR em 20 minutos é possível mas, antes de ser uma certeza, é uma longa ilusão.

Irão surgir muitas questões cuja respostas não serão unívocas. Investir não é uma ciência e segue, sobretudo, a estratégia de cada um. Entendi que cada um tem a sua estratégia. Não vale a pena replicar estratégias dos outros, porque elas estão feitas para a personalidade, disponibilidade e liquidez de cada um.

Para não pensares que só vim para aqui criticar, aprendi muito com o André Moraes, no Youtube.

Ele tem um conjunto de vídeos explicativos e básicos, para análise técnica. Fica a dica:

https://www.youtube.com/watch?v=63A9-XurwBU&list=PLt75-19Si-hwaJGgyIwT4cZCSmNAPR83u

Abc.

Nao levo a mal :) é normal reagirem assim ." Vem para aqui um manjerico e pensa que isto é tudo rosas." É normal pensarem assim. Talvez o que escrevi foi mal interpretado . Há muita malta a vender o sonho dourado por aí na net. E não só no trading. Se dizem que 90% das pessoas falham no trading é por alguma coisa.

Criticar é humano :) já fui assim também.

Obrigado! Grande abraço

por SFT » 15/6/2017 22:43

Rojas Escreveu:Caro SFT
Eu Perguntei, como é que calculo o SL e o TP, e se há maneira de pré definir para fechar posições automaticamente.
A razão é simples. Eu trabalho e não posso estar constantemente a olhar ao computador.

Não é preciso esses filmes todos. Eu posso ser novo , mas sei perfeitamente estar com os pés acentes no chão.
Apenas perguntei porque acho estranho não ter lido nada sobre o assunto em livros.

:) Não me leves a mal o post.

Feito com trabalho e dedicação, investir é "prazeroso". Vir à procura de 100 ou 200 EUR em 20 minutos é possível mas, antes de ser uma certeza, é uma longa ilusão.

Irão surgir muitas questões cuja respostas não serão unívocas. Investir não é uma ciência e segue, sobretudo, a estratégia de cada um. Entendi que cada um tem a sua estratégia. Não vale a pena replicar estratégias dos outros, porque elas estão feitas para a personalidade, disponibilidade e liquidez de cada um.

Para não pensares que só vim para aqui criticar, aprendi muito com o André Moraes, no Youtube.

Ele tem um conjunto de vídeos explicativos e básicos, para análise técnica. Fica a dica:

https://www.youtube.com/watch?v=63A9-XurwBU&list=PLt75-19Si-hwaJGgyIwT4cZCSmNAPR83u

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Rojas » 15/6/2017 19:07

Caro SFT

por SFT » 15/6/2017 18:40

Rojas Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Rojas Escreveu:mas esses de saída, fazem te sair dos trades automaticamente certo?

o meu sistema mecânico não está ligado a qualquer corretora, mas como sou disciplinado obedeço-lhe fielmente (ver M Douglas)

nos trades discricionários é a mesma coisa: quando entro a primeira coisa que faço é assinalar no gráfico o stop; depois é só respeitá-lo

eu uso stops mentais, o que quer dizer que apenas tomo a decisão de fechar após o fecho da sessão, mas continuo a ser 100% disciplinado

A minha dúvida não é no sentido disciplina mas sim de ser rápido. Como é que um day trader consegue entrar e sair em trades e fazer 100 ou 200€ em 10, 20, 30 min ? Apenas programando as definições na plataforma não? E se eles programam na plataforma , como é que sabem a margem mais acertada ? É por esses alogaritmos que dizes?

Oh Rojas, vais permitir.me a franqueza, mas este tópico tem tanto de caricato como de curioso.

Já vamos com 3 páginas de alguém, que pelo que me apercebo, não percebe nada sobre investir em mercados. Alguém que se diz disciplinado porque não come bolos apesar de ter tido excesso de peso quando era novo. Alguém que ficou com a pulga atrás da orelha por que um amigo lhe falou em mercados financeiros. Alguém que vem pedir conselhos a estranhos, com visões diferentes sobre o mundo dos investimentos e da especulação.

Tenho algumas questões sobre ti:
. que idade tens?
. se tens um rendimento fixo, que te dê oportunidade de investir ou que aguente as perdas que irão surgir?
. que sentes quando perdes dinheiro?
. formação académica?
. E quanto é que queres investir: 10%-20%-100% do dinheiro que tens? (não quero saber quanto tens, isso não me diz respeito)

Posso dizer.te que invisto há 7 anos. Destes, 5 anos uma miséria/risada, 2 de aprendizagem convicta e sólida porque as prioridades mudam e os objectivos também.

As perguntas que fazes são engraçadas, mas se estás à espera de uma fórmula mágica que te deixe "fazer 100 ou 200€ em 10, 20, 30 min" vais ter de comer muita sopa.

Bem sei que queres saber o final da história, aproveitar.te de anos e anos de conhecimento e experiência desta malta que se reúne aqui, mas a humildade e o facto de sermos mancebos, nesta trampa a que chamam de vida, não são suficiente para o andar à boleia que procuras.

Deves querer antes de tudo perceber o que é análise fundamental, o que é análise técnica, o que são suportes e resistências, indicadores.

Vais mesmo ter que comer muita sopa.

Vais levar muita pancada.

Já pensaste no que vais fazer quando começares a perder dinheiro?

E se vais já à procura dos 100-200 EUR por dia vais ter dissabores. Não estou a agoirar, os paraísos pessoais só são atingidos com sorte e/ou trabalho, e os bafejados pela primeira rareiam.

Em suma, os resultados que procuras, se não tens experiência, só vão ser consistentes daqui a alguns anos. Procura definir.te, primeiro, enquanto investidor. Dedica tempo ao básico. Não percas tempo com o ouro que os outros te mostram. As estratégias mudam de pessoa para pessoa. Perguntares por regras de nada serve.

Volto a dizer.te o que disse antes: desejo.te sorte.

E não estou a ser arrogante. Estou a ser honesto.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Rojas » 15/6/2017 17:41

rsacramento Escreveu:
Rojas Escreveu:A minha dúvida não é no sentido disciplina mas sim de ser rápido. Como é que um day trader consegue entrar e sair em trades e fazer 100 ou 200€ em 10, 20, 30 min ? Apenas programando as definições na plataforma não? E se eles programam na plataforma , como é que sabem a margem mais acertada ? É por esses alogaritmos que dizes?

tens de falar com um, e não sou eu, que de daytrade percebo zero, mas aqui no fórum existem alguns (arnie, p.ex.)

Okapa :) muito obrigado pela informação que me deste. Grande abraço

por rsacramento » 15/6/2017 17:37

tens de falar com um, e não sou eu, que de daytrade percebo zero, mas aqui no fórum existem alguns (arnie, p.ex.)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Rojas » 15/6/2017 17:23

rsacramento Escreveu:
Rojas Escreveu:mas esses de saída, fazem te sair dos trades automaticamente certo?

o meu sistema mecânico não está ligado a qualquer corretora, mas como sou disciplinado obedeço-lhe fielmente (ver M Douglas)

nos trades discricionários é a mesma coisa: quando entro a primeira coisa que faço é assinalar no gráfico o stop; depois é só respeitá-lo

eu uso stops mentais, o que quer dizer que apenas tomo a decisão de fechar após o fecho da sessão, mas continuo a ser 100% disciplinado

A minha dúvida não é no sentido disciplina mas sim de ser rápido. Como é que um day trader consegue entrar e sair em trades e fazer 100 ou 200€ em 10, 20, 30 min ? Apenas programando as definições na plataforma não? E se eles programam na plataforma , como é que sabem a margem mais acertada ? É por esses alogaritmos que dizes?

por rsacramento » 15/6/2017 17:17

por rsacramento » 15/6/2017 17:11

podes eventualmente ter um problema adicional, relacionado com a duração do neg´cio: caso estejas muito tempo com a mesma acção no mercado e o stop (caso exista) esteja afastado, podes vir a sofrer aquilo que se chama drawdown, e isto não é coisa de somenos (ou seja, estares negativo em 40 ou 50% do teu investimento naquele activo financeiro sem qualquer espécie de garantia de vires a recuperar o investimento inicial...)

aliás o cem pt já publicou aqui no fórum um estudo que procura mostrar que os stops usados pelos "turtle" levavam forçosamente à falência (em determinadas circunstâncias)

por Rojas » 15/6/2017 17:10

mas esses de saída, fazem te sair dos trades automaticamente certo?

por Rojas » 15/6/2017 16:52

rsacramento Escreveu:
Rojas Escreveu:mas nunca explicam como é que eu calculo a margem que devo de usar para os dois

pois :D
Rojas Escreveu:Outra coisa. Dá para programar o S/P e o T/P por pré-definição ou algo do género?

antes de entrares tens de ter um plano exaustivo que cubra tudo e mais alguma coisa, para que não tenhas de vir a tomar decisões a quente

antes de entrares é que estabeleces o valor a partir do qual não estás interessado em prosseguir com o trade

quanto à tomada de mais valias a coisa também varia muito: um stop pode estar a 1% ou a 30%, depende; pode ser fixo ou ir acompanhando os movimentos (trailing) - depende do horizonte temporal do negócio, das tuas expectativas, da tua capacidade de acompanhar os mercados, e por aí fora

os meus stops de entrada são pré-estabelecidos (por algoritmo) e os de saída são programados através de outros algoritmos (os quais forçosamente acompanham o movimento do preço)

Okapa! Thanks :)

por rsacramento » 15/6/2017 16:33

Rojas Escreveu:mas nunca explicam como é que eu calculo a margem que devo de usar para os dois

pois :D
Rojas Escreveu:Outra coisa. Dá para programar o S/P e o T/P por pré-definição ou algo do género?

antes de entrares tens de ter um plano exaustivo que cubra tudo e mais alguma coisa, para que não tenhas de vir a tomar decisões a quente

antes de entrares é que estabeleces o valor a partir do qual não estás interessado em prosseguir com o trade

quanto à tomada de mais valias a coisa também varia muito: um stop pode estar a 1% ou a 30%, depende; pode ser fixo ou ir acompanhando os movimentos (trailing) - depende do horizonte temporal do negócio, das tuas expectativas, da tua capacidade de acompanhar os mercados, e por aí fora

os meus stops de entrada são pré-estabelecidos (por algoritmo) e os de saída são programados através de outros algoritmos (os quais forçosamente acompanham o movimento do preço)

por Rojas » 15/6/2017 16:11

rsacramento Escreveu:
Rojas Escreveu:Já agora ... (mais voltado agora para a técnica) Alguém me sabe indicar onde posso ler sobre stop loss e stop profit? Como é que sei quais os valores percentuais a que tenho de fechar os trades? Há alguma fórmula para cálcular?

vou deixar a minha discutível opinião

em primeiro lugar creio ser relevante conhecer-se muito bem o terreno que se pisa

em segundo lugar, e para mim isto é o mais importante de tudo, e sobretudo nesta actividade: pensa sempre pela tua cabeça

isto não quer dizer que tenhas de inventar a roda cada vez que tens de tomar uma decisão, mas fica a sugestão

finalmente, quanto ao tema dos stops propriamente ditos, não existe, em parte alguma, um algoritmo 100% garantido: existem é trade offs: o que ganhas aqui vais perder ali

só a experiência te poderá aconselhar, a par realmente de algumas leituras abalizadas

mas caso te queiras iniciar no tema, pergunta :wink:

já agora, no meu sistema utilizo stops baseados na volatilidade (ATR(XX))

Sim , claro . Não estou cá para imitar ninguém . Estou cá na minha. Mas é que a curiosidade despertou-me .... vi no youtube alguns day traders (calma que não estou a dizer que vou fazer o que eles fizeram), até ver os trades de alguns nunca tinha pensando muito no stop profit nem no take profit, apesar de já ter lido em livros. Nos livros, sim senhora, tudo muito bonitinho, mas nunca explicam como é que eu calculo a margem que devo de usar para os dois. Sei claro que o T/P vai ser uma margem maior que o S/P , mas de resto é uma icógnita para mim.

Outra coisa. Dá para programar o S/P e o T/P por pré-definição ou algo do género?

Obrigado

por rsacramento » 15/6/2017 13:45

Rojas Escreveu:Já agora ... (mais voltado agora para a técnica) Alguém me sabe indicar onde posso ler sobre stop loss e stop profit? Como é que sei quais os valores percentuais a que tenho de fechar os trades? Há alguma fórmula para cálcular?

vou deixar a minha discutível opinião

em primeiro lugar creio ser relevante conhecer-se muito bem o terreno que se pisa

em segundo lugar, e para mim isto é o mais importante de tudo, e sobretudo nesta actividade: pensa sempre pela tua cabeça

isto não quer dizer que tenhas de inventar a roda cada vez que tens de tomar uma decisão, mas fica a sugestão

finalmente, quanto ao tema dos stops propriamente ditos, não existe, em parte alguma, um algoritmo 100% garantido: existem é trade offs: o que ganhas aqui vais perder ali

só a experiência te poderá aconselhar, a par realmente de algumas leituras abalizadas

mas caso te queiras iniciar no tema, pergunta :wink:

já agora, no meu sistema utilizo stops baseados na volatilidade (ATR(XX))

por rg7803 » 15/6/2017 13:32

VirtuaGod Escreveu:https://www.amazon.com/Way-Turtle-Ordinary-Legendary-Business/dp/007148664X/ref=pd_sim_14_2?_encoding=UTF8&pd_rd_i=007148664X&pd_rd_r=49K2RCZSDTDVTTC4PW1C&pd_rd_w=DTTna&pd_rd_wg=WzPyq&psc=1&refRID=49K2RCZSDTDVTTC4PW1C

Por acaso gostei do livro

Já somos dois; vale bem o dinheiro.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por VirtuaGod » 15/6/2017 13:17

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Rojas » 15/6/2017 12:04

JohnyRobaz Escreveu:

Pesquisa sobre Turtle Trading. Eles têm uma forma de utilizar stops interessante.

Obrigado !

por JohnyRobaz » 15/6/2017 11:31

Pesquisa sobre Turtle Trading. Eles têm uma forma de utilizar stops interessante.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Luzemburg, m-m, PAULOJOAO, peterteam2, Rafael Abreu, Shimazaki_2, silva_39, yggy, Zguibz2 e 181 visitantes