Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como abordar matéria sobre mercados financeiros?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como abordar matéria sobre mercados financeiros?

por Rojas » 15/6/2017 8:14

Já agora ... (mais voltado agora para a técnica) Alguém me sabe indicar onde posso ler sobre stop loss e stop profit? Como é que sei quais os valores percentuais a que tenho de fechar os trades? Há alguma fórmula para cálcular?
"Inside every problem lies an opportunity" - Robert Kiyosaki

Registado: 29/11/2007 12:46

por Ocioso » 15/6/2017 1:01

Obrigado :) esta lista já vai grande mas tenho a certeza que embora seja o meu primeiro "investimento" vai ser o melhor que alguma vez irei fazer.

Encontras os PDF's na net…
Um site:
http://www.valuewalk.com
Outro livro:
http://www.goodreads.com/book/show/25870624-the-crowd

Registado: 14/4/2015 1:34

por Rojas » 14/6/2017 9:52

Obrigado :) esta lista já vai grande mas tenho a certeza que embora seja o meu primeiro "investimento" vai ser o melhor que alguma vez irei fazer.

por rsacramento » 13/6/2017 14:34

não te enganaste no tópico?

Registado: 29/11/2007 12:50

por rg7803 » 13/6/2017 14:30

Há aqui pessoal carregado de certezas...ainda bem!
Enquanto duram...escassas semanas/meses...sempre dão alguma animação.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Dr Tretas » 13/6/2017 13:26

GreatBear Escreveu:
Sure, o Technical Analysis of Stock Trends foi escrito em 1948. O Technical Analysis of the Financial foi escrito em 1986.
Em 2017, onde reinam os HFT's, os headge funds, esses livros são de uma utilidade do caraças!

Eu recomendo a leitura de livros como esses, não pelos métodos, mas sim pelas histórias de mercado que contêm. Em relação aos métodos de AT, têm que passar um teste:
Distinguir dados gerados pelo método random walk, como estes, de um movimento real do mercado. Se não conseguirem, não valem nada.

random_walk_2017.png

random_walk_2017.png

Já agora deixo aqui os dados do 2º gráfico caso alguém esteja interessado.
Anexos
random_walk_data.zip
(4.19 KiB) Transferido 206 Vezes

Registado: 29/10/2013 12:15

por Rojas » 13/6/2017 10:26

Bem só as avaliações e os comentários dizem tudo! Obrigado, vai já para a lista.

por Rojas » 12/6/2017 22:43

ricardmag Escreveu:Produtos complexos + alavancagem + inexperiência = Falência

O melhor conselho que te posso dar é estudares bastante e encontrares a tua forma de estar nos mercados, aquela que se encaixa no teu perfil.
Usa e abusa de simuladores depois passa para dinheiro real, mas pouco. Quando conseguir assumir a perda antes dela acontecer estás preparado.

Cumprimentos

Obrigado. O que tenho vindo a fazer ultimamente é ler sobre macroeconomia. Faço umas pausas para ler sobre os mercados em geral e sento me ao computador a exprimentar o que sei de AT (mas é muito basico) AF pouco sei, só o que li num livro generalista, nunca li nenhum apontado só para AF.

Cumps

por Rojas » 12/6/2017 22:10

@GreatBear estou a perceber o que dizes e faz todo o sentido. Algo que vou considerar no futuro. Mas sinto me um bocado desconfortável em não aprender as bases... mesmo que negociei opções... ia me sentir "às cegas" se me entendes... tenho de perceber como isto tudo funciona.

Sim também já tinha a noção que quem tem alguma palavra a dizer são os grandes.
À pouco tempo vi uma série chamada "Billions" em que demostra isso mesmo. É sobre um hedge fund e sobre o fundador também. Aconselho , é mais um entretainer mas é brutal.

por ricardmag » 12/6/2017 22:07

Produtos complexos + alavancagem + inexperiência = Falência

O melhor conselho que te posso dar é estudares bastante e encontrares a tua forma de estar nos mercados, aquela que se encaixa no teu perfil.
Usa e abusa de simuladores depois passa para dinheiro real, mas pouco. Quando conseguir assumir a perda antes dela acontecer estás preparado.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por GreatBear » 12/6/2017 21:49

Rojas Escreveu:Concordo com esta parte agora , mas... que tipo de trader serei eu se pôr me a saltar matéria e nao compreender como as coisas se desenvolvem? Serei mais um a fazer coisas que não compreendo...

Mas tu estás a partir do principio que a analise tecnica ou a analise fundamental te irão ensinar algo sobre os mercados.
Nada poderia ser mais falso.
A AT ensina-te a ler um grafico que apenas te mostra o que uma determinada empresa negociou no passado.
A AF ensina-te a ler o balance sheet de uma determinada empresa, fazendo projecções para o futuro que não há nada nem ninguém te garante que serão atingidos.
Onde é que o mercado entra aqui?

No mercado negoceia-se espectativas e as unicas que interessam são daqueles que conseguem fazer o mercado mexer, aqueles que negoceiam milhões de acções, milhares de contractos de futuros e centenas de opções.
Tu, eu, todos nós somos apenas uma gota de agua no oceano que são os mercados.
A tua opinião vale zero!
Tu pegares num grafico e dizeres que vais comprar se quebrar a resistencia nos €10 e colocas o stop loss a €8, 5 centimos abaixo do suporte vale ZERO!
Pensa o ridiculo que é colocares o teu dinheiro que tanto suor largaste para o ganhar e o colocares num negocio onde tu olhaste para um grafico e fizeste ali uns rabiscos numas quantas barras pois foi assim que um livro de 1948 te disse para fazer!

:-s

Tu com as tuas 100 acções... e um tipo que para proteger a posição que tem nessa mesma empresa, vamos imaginar que estamos na semana de fecho de opções e ele tem que ir ao mercado comprar 100.000 acções a €6. Ele vai fazer de tudo para fazer o preço dessas acções cair. O teu stop loss nos €8 vai a vida e não há grafico nenhum no mundo que te salve.

O mercado é volume. Aquele que mais volume negoceia é aquele que faz o mercado mexer.
Não interessa graficos, não interessa fundamentais.

É aqui que as opções brilham.
Tu basicamente estás a negociar o movimento espectavel para um determinado numero de dias baseado em estatisticas, em algo que é palpavel.
Podes montar estrategias onde o teu risco é controlado, baseado nessas stats.
Podes criar um vertical spread, por exemplo, onde sabes de antemão que tens 70% de probabilidade de ganhares, e dependendo dos strikes que escolhas, limitares o teu risco ao minimo.

Como disclaimer, eu por enquanto não negoceio opções pois estou demasiado investido no scalping e neste momento da minha vida, o scalping é de facto a estrategia que faz mais sentido e claro, que eu adoro.
Obviamente que isso não me deixa cego e não veja as grandes vantagens que as opções têm, daí hoje em dia aconselhar todos os que queiram aprender sobre os mercados para estudarem opções e pensar em abrir conta numa corretora que permita negociar opções americanas. Tudo o resto é paisagem.
Para quem quer negociar futuros, a EUREX é basicamente o segundo melhor mercado que existe, a seguir aos States.

Registado: 14/12/2015 13:12

por Rojas » 12/6/2017 20:56

GreatBear Escreveu:
Rojas Escreveu:Exato. Embora eu seja o benjamin aqui, não vejo o problema de conjugar AT com AF , claro que haverá situações que dará mais jeito só usar uma. Além disso mesmo que não acredita-se num desses estudos ia sempre querer aprender para ter uma "visão periférica" dos mercados maior...

:?

Eh pah, eu não bebo vinho ao jantar, como tal, tenho a certeza absoluta que eu disse que dependendo do teu time frame, podes usar a analise fundamental e a analise tecnica em conjunto.

Obviamente que é interessante aprender sobre os mercados, eu nunca disse que não o era.
O que eu acredito e que eu aconselho a todos que queiram iniciar, é que comecem a estudar o mercado hoje, ou seja, como ele funciona nos dias de hoje e não como funcionava há 20 anos atras.
O mercado hoje é governado por HFT's e os seus bots, pelos headge funds e pelos seus bots (criados pelos HFT's). Nunca o risco foi tão grande como nos dias de hoje.
Quem quer fazer dos mercados o seu ganha pão tem de estudar os mercados de hoje. Tem de se profissionalizar!

Se isto for apenas um hobbie... bem...

Concordo com esta parte agora , mas... que tipo de trader serei eu se pôr me a saltar matéria e nao compreender como as coisas se desenvolvem? Serei mais um a fazer coisas que não compreendo...

por GreatBear » 12/6/2017 20:36

Rojas Escreveu:Exato. Embora eu seja o benjamin aqui, não vejo o problema de conjugar AT com AF , claro que haverá situações que dará mais jeito só usar uma. Além disso mesmo que não acredita-se num desses estudos ia sempre querer aprender para ter uma "visão periférica" dos mercados maior...

:?

Eh pah, eu não bebo vinho ao jantar, como tal, tenho a certeza absoluta que eu disse que dependendo do teu time frame, podes usar a analise fundamental e a analise tecnica em conjunto.

Obviamente que é interessante aprender sobre os mercados, eu nunca disse que não o era.
O que eu acredito e que eu aconselho a todos que queiram iniciar, é que comecem a estudar o mercado hoje, ou seja, como ele funciona nos dias de hoje e não como funcionava há 20 anos atras.
O mercado hoje é governado por HFT's e os seus bots, pelos headge funds e pelos seus bots (criados pelos HFT's). Nunca o risco foi tão grande como nos dias de hoje.
Quem quer fazer dos mercados o seu ganha pão tem de estudar os mercados de hoje. Tem de se profissionalizar!

Se isto for apenas um hobbie... bem...

por GreatBear » 12/6/2017 20:23

Dr Tretas Escreveu:
GreatBear Escreveu:(...)
Esquece os livros escritos ha dezenas de anos.
(...)

Isto é, quase sempre, um mau conselho.

Sure, o Technical Analysis of Stock Trends foi escrito em 1948. O Technical Analysis of the Financial foi escrito em 1986.
Em 2017, onde reinam os HFT's, os headge funds, esses livros são de uma utilidade do caraças!

por GreatBear » 12/6/2017 20:20

rsacramento Escreveu:embora perceba claramente a tua ideia deixa-me deixar a minha: o objectivo daquele que utiliza a análise técnica é identificar a tendência para a seguir

Concordo contigo!
Mas sabes tão bem como eu que não é assim que a grande maioria das pessoas trata a analise tecnica.
Há toda aquela panoplia de formas geometricas aplicadas aos graficos que são usadas para abrir e fechar posições.
Há aqueles que usam o máximo de uma barra para comprar e depois colocam um stop no minimo da barra.
Ha depois os Fibonacci, as ondas de Elliot, Gann, toda uma panoplia de esquemas usados para encontrar pseudo pontos de entrada e saida de posições que me nada têm a ver com o mercado.

Já tivemos esta discusão anteriormente.
Eu não tenho nada contra os graficos (são a unica forma visual existente que nos permite ver o passado), sou sim contra toda a industria da analise tecnica que tenta vender o futuro.

Peguem num grafico, peguem no OHLC das barras e comecem a inventar todo o tipo de estatisticas a partir desses 4 valores.
Essas estatisticas sim, podem pegar nos resultados e a partir deles criar um qualquer tipo de sistema de negociação.

Agora linhas, figuras geometricas, fibonacci's e afins, tenham santa paciencia!

por Artista Romeno » 12/6/2017 20:14

Dr Tretas Escreveu:
(...)

delete
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rojas » 12/6/2017 19:56

rsacramento Escreveu:
GreatBear Escreveu:Não acredites na analise tecnica. Não acredites que uma linha num grafico vá ditar o caminho dos preços. Não acredites numa qualquer padrão grafico no formato de um hexagono que alguém um dia sonhou e que, go figure, pessoas começaram a desenhar aquilo num grafico.

embora perceba claramente a tua ideia deixa-me deixar a minha: o objectivo daquele que utiliza a análise técnica é identificar a tendência para a seguir

Exato. Embora eu seja o benjamin aqui, não vejo o problema de conjugar AT com AF , claro que haverá situações que dará mais jeito só usar uma. Além disso mesmo que não acredita-se num desses estudos ia sempre querer aprender para ter uma "visão periférica" dos mercados maior...

por Rojas » 12/6/2017 19:51

Dr Tretas Escreveu:
(...)

Também me pareceu...

por Dr Tretas » 12/6/2017 18:18

(...)

por JohnyRobaz » 12/6/2017 17:45

rsacramento Escreveu:
GreatBear Escreveu:Não acredites na analise tecnica. Não acredites que uma linha num grafico vá ditar o caminho dos preços. Não acredites numa qualquer padrão grafico no formato de um hexagono que alguém um dia sonhou e que, go figure, pessoas começaram a desenhar aquilo num grafico.

embora perceba claramente a tua ideia deixa-me deixar a minha: o objectivo daquele que utiliza a análise técnica é identificar a tendência para a seguir

Ou o timing de entrada.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por rsacramento » 12/6/2017 17:43

Registado: 29/11/2007 12:50

por GreatBear » 12/6/2017 17:11

Oh boy!

Parece-me que estás a colocar o carro a frente dos bois.
Estás a comprar livros de analise tecnica, de analise fundamantal mas que tipo de negocios queres tu fazer no mercado?
Queres apenas especular no curto prazo ou queres algo a mais longo prazo?
Queres negociar acções, o que seria o mais indicado para o longo prazo ou preferes futuros o que seria mais indicado para o curto prazo?

Se o teu interesse for o longo prazo, aí uma analise fundamental terá certamente a sua utilidade, juntamente com uma analise tecnica.
Se o teu interesse for o curto prazo, a analise fundamental é completamente irrelevante e estás simplesmente a doar dinheiro ao pessoal que escreveu os livros.

Ter conhecimentos é bom, ler sobre varios temas é bom, mas nos mercados financeiros, ter conhecimento a mais pode bloquear-te de tal maneira que não sabes o que fazer a seguir.

Adapta os teus estudos dos mercados ao tamanho da tua conta bancaria.
Se tens apenas €5000 para começar a tua aventura nos mercados é ridiculo estares a ler livros do Warren Buffet e afins.
Se pensas que com €5000 daqui a 30 anos vais ter €10M e teres uma reforma sem preocupações... open your eyes dude! Not gonna happen!

Quando menor a tua carteira, mais riscos terás que correr para fazer essa conta aumentar.
Vais ter que obrigatoriamente que negociar produtos alavancados e este tipo de produtos, terá que ser sempre no curto prazo, o que, voltamos a analise fundamental... worthless!

Estás a começar, estás ainda "virgem" de vicios.
O meu conselho é que fujas deles o mais depressa possivel.
Não acredites na analise tecnica. Não acredites que uma linha num grafico vá ditar o caminho dos preços. Não acredites numa qualquer padrão grafico no formato de um hexagono que alguém um dia sonhou e que, go figure, pessoas começaram a desenhar aquilo num grafico.
Não acredites na analise fundamental. Não acredites que os earnings da XPTO vão levar os preços subirem mais €5.

O meu conselho para ti, como ainda estás "virgem", aprende a negociar opções.
Aprende todas as estrategias que existem (iron condors, vertical spreads, calendar spreads, lizards...).
Opções é pura matematica.

Não precisas de gastar nenhum € para aprenderes tudo o que há para aprenderes sobre opções.
Basta veres o https://www.tastytrade.com/tt/live?locale=en-US e ali aprendes tudo o que há para aprender.
Aconselho a veres as series WDIS (where do I start). Podes começar pelo mais recente https://www.tastytrade.com/tt/shows/wdi ... 03-30-2017
Eles ensinam tudo, passo a passo, estrategia em estrategia, episodio em episodio.

Quer dizer, ha livros sempre bons de lermos, os Market wizards, sem sombra de duvida, os 2 do Mark Douglas pois psicologia é super importante mas tudo o resto... se realmente tiveres interesse arranja isso em pdf pois é deitar dinheiro para o lixo.
Se tiveres assim tanto dinheiro para desperdiçar em livros posso dar-te o meu email e enviares algum para a minha conta Paypal pois será muito bem recebido

por Dr Tretas » 12/6/2017 9:11

Por autores, gosto de ler Peter Lynch, Jeremy Siegel e Nassim Taleb.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Dar Adal, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, tami, Top5555, trilhos2006, Zecadiabo e 146 visitantes