Caldeirão da Bolsa

sistemas mecânicos em linguagem de programação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Red » 5/4/2004 19:12

Eu não tenho formação em programação nem domino bem nenhuma linguagem, por isso não cumpro os requisitos... mas como acho que o projecto pode vir a ser bastante interessante, deixo também o meu contacto: (removido)
red
Editado pela última vez por Red em 1/11/2011 11:31, num total de 1 vez.

Registado: 6/11/2002 15:42

Objectivos e metodologia

por Dwer » 5/4/2004 17:12

Só agora dei com esta thread. Estive a ler atentamente e parece-me que precisaria de uma melhor definição dos objectivos.
O que se pretende com um projecto de shreware destes?
:arrow: construir um package de negociação tipo caixa negra que seria vendido/licenciado/utilizado por tempo e características da utilização (tipo ASP, paga-se o que se utiliza)
:arrow: construir um sistema de negociação cujos benefícios revertessem para os construtores.

As duas ideias são válidas e não exclusivas entre si.
Mas para concretizar a primeira teríamos que obrigatóriamente concretizar anteriormaente a segunda. Só um sistema automatizado e testado intensivamente, com um registo comprovado de negociações positivas, seria passível de ser vendido.

Por isso sugiro a concentração, para já, na segunda questão.

Quanto à construção de um sistema automático muitas outra questões se levantam:

:arrow: Aquisição de dados - históricos,intraday, streaming de dados etc. Penso que aqui começaríamos por ter vantagens na economia de escala. Um grupo suficientemente alargado poderia adquirir estes dados e depois distribui-los pelo grupo a um preço muito aceitável.
:arrow: Plataforma de desenvolvimento. Aqui a minha opinião coincide com outros camaradas foristas; não vale a pena inventar a roda. Seja Metastock, WLD ou TradeStation, qualquer destes pacotes já têm consolidada uma experiência alargada, existem foruns da especialidade e têm um desenvolvimento já de anos, com novas versões a sair com regularidade (alguém já espreitou o Meta 9.0?). O meu voto inclinar-se-ia para o WLD.
:arrow: Ideias. Aqui é que acho que muito se ganharia com um projecto de shareware. O problema seria depurar a avalanche que se produziria num brainstorming de pessoal, amante deste tema.
Deveríamos partir de metodologias utlizadas em gestão de projectos para depurar e isolar as melhores contribuições.
:arrow: Execução:
1 - gestão de projecto.
Como disse anteriormente este desenvolvimento deveria ser conduzido como um projecto de shareware. Nestes projectos,tanto quanto sei, não existem hierarquias rígidas sendo por excelência projectos organizados segundo um conceito de rede. Aqui agradecem-se contribuições de pessoal com experiência de projectos deste tipo (quanto a mim, tenho experiência de projectos de desenvolvimento e implementeção de SW, mas segundo as regras 'normais' de gestão de projectos).

2 - formação e treino
Li há algum tempo num fórum (WLD?) que o trader actual tem que saber programar. Alguns de nós não o sabem, outros tem campos específicos de know-how e alguns são profissionais de programação em linguagens estruturadas, inclusivamente em Pascal, que é a linguagem mais aproximada da utilizada no WLD. Para não cair o esforço de programação em cima de poucos, teria que se prever um programa de formação e treino (em sala, via internet, a solo ou acompanhado). Se neste momento os meios que são postos à nossa disposição para partilha de conhecimentos são sofisticados o bastante para as grande casas de Sw deslocalizarem a produção do memsmo e a controlarem remotamente penso que não teríamos grande problemas aqui. Tem no entanto que ser muito bem falado e planeado.
:arrow: programação e testes. Vale o que disse acima.

Como este arrazoado já vai longo, queria só dizer que podem contar comigo e que qq contacto poderá ser feito por MP, onde se for necessário poderemos trocar emails.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Ming » 5/4/2004 9:18

Cem (e restante pessoal... :) ):

Eu compreendo que numa área como esta é dificil procurar com atenção o que já existe e não se concluir que já existem coisas excelentes:
É claro que tinham mesmo que existir.

Assim, vejo dois rumos principais que podem valer a pena:

1.
Desenvolver um pack mais simples e "amigável" do que o poderosissimo Wealth-Lab (que ao integrar uma linguagem de programação "quase genérica", semelhante ao Pascal no pack praticamente permite, quase por definição, fazer tudo o que se deseje...).
A verdade é que o investidor típico não sabe programar (nem tem tempo, nem vontade) e se soubesse provavelmente não saberia o que programar no contexto deste género de sistema...
(Tambem é de realçar que se todos fossem investigadores destes assuntos o resto da economia parava, e por isso ainda bem que não somos todos trabalhadores destas coisas... :wink: )

2.
Desenvolver ideias de modelos/indicadores de previsão válidos para mercados específicos (por exemplo Forex, ou negociação de indices, etc.), e não tanto sistemas genéricos vocacionados para o desenvolvimento (pelo adquirente) desses modelos...

Como consideração final, deixaria a ideia de que o Wealth-Lab acaba por me parecer muito semelhante ao VBA sobre o Excel, com a vantagem de já ter muitas rotinas desenvolvidas e de ter um site/comunidade/empresa/forum a usa-lo para este assunto da previsão de mercados financeiros. Mas, por outro lado, com as desvantagens de ser um sistema muito focado, que pouca gente domina, de não ter uma folha de cálculo como o Excel a "tratar" das entradas/saidas dos dados, e de a linguagem deles (embora semelhante ao Pascal) não ter algumas ferramentas de "gestão da máquina" típica das linguagens genéricas (que me parecem úteis para, por exemplo, recolher dados on-line de forma gratuita...).

Conclusões:
No limite, desenvolver uma ferramente desse tipo seria um pouco semelhante a desenvolver um pack tipo Excel+VBA, o que nunca seria o objectivo de um grupo que pudessemos criar...
Desta forma, não vejo a existência do Wealth-Lab como desmotivante...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por costarios » 4/4/2004 23:27

Olá, amigos! Felicitações pelo tópico. Sem dúvida trata-se de um assunto muito interessante para mim, portanto, gostaria de contribuir para a evolução do tema.

Pouquíssimas vezes inseri tópicos neste Fórum, aqueles que costumam navegar pelos demais fóruns portugueses de bolsa irá descobrir que sou um dos moderadores da concorrência :mrgreen: e o (pouco) tempo que tenho costumo dedicar ao BT, e mesmo neste últimos dias estou afastado do convívio daquele fórum por questões de ordem pessoal e profissional.

Bom, mas voltando ao assunto em questão, eu sou um desenvolvedor .NET (VB.NET e C#) e também já desenvolvi vários sistemas para o Metastock 8 (considero-me um bom conhecedor daquele sistema e da sua linguagem de programação). Acredito que esta idéia tem futuro, desde que levada à sério e conduzida por alguém (ou mesmo um grupo) com um objectivo claramente traçado e, principalmente, realista!

Ultimamente estou sem tempo nenhum, mas estarei acompanhando a evolução deste tópico e, para um futuro breve, podem contar comigo também.

Boa sorte e, mais uma vez, parabéns pelo Fórum e pela iniciativa.

P.S.: Cem, o meu e-mail é costarios@ig.com.br.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por in Day » 4/4/2004 22:40

Amigo Cem:
Eu não ponho de parte que se possa fazer que muito iria ajudar os trades nacionais.

Uma sugestão que deixaria em aberto seria, como um dos visitantes disse que fez , a criação de uma ligação para uma corretora nacional de modo a que se pode-se fazer, a negociação de títulos sem a presença Humana. Se pode-se englobar uma corretora que negocia-se CFDS seria muito melhor.

A possível alimentação do sistema através de cotações em tempo real ou com diferença de 5 minutos mas sem pagar deveria ser considerada.

Outra questão a ponderar seria que o sistema, pudesse explorar, qual o titulo com mais potencial de subida, e recorrer ao modulo de AI para optimizar o sistema, em tempos fraccionados por exemplo de 3 em 3 Horas.

Deixo só mais uma dica que seria a tradução do manual para português de modo a todos os intervenientes pudessem ter mais facilidade na compreensão e programação da linguagem .
Um Abraço
InDay
in Day

por Cem » 4/4/2004 17:56

Caro In Day:
Depois de ler o seu texto e ter visitado o site do Wealth-Lab, o Red já em tempos me tinha desafiado a passar para essa nova plataforma, devo confessar que fiquei quase rendido aos argumentos para não me meter em trabalhos e aventuras desnecessários.
A ideia que eu tinha não passava contudo por inventar ou programar um novo layout para fazer concorrência ao Wealth-Lab, isso seria impossível, mas exclusivamente criar uma plataforma simples onde fosse possível criar gráficos, a partir de bases de dados existentes em Excel ou no Downloader do Metastock, e aplicar depois diversos sistemas de trading alternativos pré-fabricados!
Se calhar a ideia não tem possibilidades de vingar no nosso pequeno mercado nacional, não sei, vou ter de aprofunadar melhor a ideia e trocar umas impresões com alguns dos amigos que já manifestaram interesse em alinhar neste possível projecto comercial, vamos ver...
Um abraço e obrigado,
Cem
P.S: Dá gosto dar uma volta pela net e ver a potencialidade do site da Wealth-Lab (www.wealth-lab.com).

Registado: 18/4/2003 1:58

Mecanização de sistemas/programas

por in Day » 3/4/2004 16:38

Boa Noite:
Quero desde já felicitar os intervenientes pelo tema abordado.

Quero desde já agradecer a colaboração de um amigo especial que me tem ajudado na criação do sistema e me abriu a porta para novos conhecimentos .

Eu programo em metastock, isto porque conheço bem a fundo o programa e sua linguagem. No entanto estou consciente das suas limitações. Estive já a tomar contacto com o o Wealth-Lab Developer e posso dizer que tem um potencial muito elevado e deixa todos os outros programas a muita distância em todos os niveis.
Tem vários modulos e tem um especifico de Inteligência Artifial que muito me atrai para não falar de poder executar ordens sem a presença Humana.
Para além disso tem um forum onde todos vão dando as suas ideias, e se vai melhorando o programa.
Espero te hajá um grande grupo com coragem e conhecimento em todos os campos para criarem um programa melhor que o Wealth-Lab Developer porque, senão não vale a pena começarem a desenhar o programa, e tempo perdido a não ser que queiram partilhar ideis sobre sistemas.
Tem de hver um gupo com conhecimentos em AI, Money Managenent, Monte Carlo,Programação, tempo e restantes factores necessários para construir um programa de raiz, e bater um que já foi feito, por muitos trades que como nós trocaram as suas ideias e fisseram um programa que supera-se o Meta e o TradStatiom

Se quiserem levar essa ideia para a frente eu estou disposta a dar a minha colaboração ajudando com a minha esperiência,persistencia e tempo.

Posso acrescentar que tenho aqui un sistema que estou prestes a terminar que tem um Ganho Só em posições longas de 39% ao Ano(durante 9 anos de Historico) e nos ultimos dois anos tem um Lucro de 42%. Maxima perca de 11% E maximo Ganho de 33% Num Trade Longo (tudo ao londo de 9 Anos de HIstorico). Só negoceio em media 12 vezes por ano de modo a que tenho tempo para procurar novos titulos ou estar curto.
Dentro de pouco vou criar o mesmo sistema para posições curtas que espero que tenha o mesmo desempenho, o que vai levar muito pouco tempo visto que o mais dificil já foi criado. Foi criar o Sistema de raiz para as posições longas.
Se quiserem criar um Sistema ou um Novo programa estou do vosso lado, mas agora para mim tem de ser diferente do Meta, pois este limitou-me em algumas variaveis que podia ter tido mais lucro.

Deixo aqui uma pergunta/sugestão para quem tenha tido paciência para ler até ao fim. Agradecia a qem tivesse o manual do Wealth-Lab Developer ou estive-se disposto a traduzi-lo para portugês ou Espanhol que entra-se em contacto comigo.

Qualquer contacto:

inday2004@hotmail.com
in Day

por TerraVerde » 1/4/2004 13:11

Vejo com agrado que afinal não era só eu a sentir a necessidade de mais poder do que aquele oferecido pelo Metastock.

Já dei uma vista de olhos pelo Wealth-Lab Developer e parece um pacote vasto de soluções que permitirá programação não muito complicada, mas que tem o seu preço.

Eu não sou programador de formação, apenas sei o que aprendi às minhas custas, pelo que não estarei à altura de integrar aquela equipa.

Mesmo assim, e porque há tempos tinha decidido aprender C, fui aconselhado, e muito bem, a tentar a Python. Esta linguagem, em script, tem uma utilização tão ou mais fácil do que o Basic ou o Pascal e um potencial próximo do C.

Diz quem sabe que o tempo de desenvolvimento de uma aplicação nesta linguagem comparado com uma que seja feita em C é muito menor, dado que é simples e não sofre dos trejeitos daquela.

Noutros países a Python tem ganho atenção de muitos programadores estando a entrar em Universidades, dadas as vantagens. Para quem quiser saber mais: www.python.org. Se ainda assim for necessário fazer algo em C, a Python suporta muito bem extensões naquela linguagem. Como quase tudo, e pelo que li dos programadores que se apresentaram, o que é bom chega, mais uma vez tarde a Portugal.

Dada a participação do Cem, certamente que o projecto não falhará por falta de orientação e será mesmo certa a decisão de, não só ter umas acções na sociedade, como, posteriormente, fazer uma OPV da mesma! javascript:emoticon(':)')

Por tudo isto, e também por não viver na capital, irei continuar com a minha ideia de iniciar um projecto, necessariamente modesto, a solo, abrindo as portas naturalmente à troca de impressões com o grupo que iniciar esse projecto ambicioso.

Se os participantes chegarem à conclusão de fazer um projecto comunitário, sugiro a criação de um Wiki, onde todos poderíamos contribuir, seja com ideias, seja com implementações.
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

por Ming » 1/4/2004 13:08

DSim, suponho que o Fernando tem razão em relação à reunião não ser durante o almoço... :wink:

Por mim estou disponível para quase qualquer fim de semana e para Lisboa, Coimbra, Porto, etc....
Earthlings? Bah!

Sistema mecânico

por Fernando dos Aidos » 1/4/2004 12:53

Bem, o tema animou.

Eu estou, obviamente, interessado em participar num encontro inicial acerca deste assunto/projecto. Não sei ainda se vou poder participar, pois o meu tempo é limitadíssimo e este projecto não irá ocupar a minha prioridade mais elevada.

Mas concordo com o Ming que uma reunião inicial para discutir todas as vertentes deste projecto era fundamental. A partir daí se veria se existe uma possibilidade real de avançar e em que moldes.

Não me parece que uma reunião ao almoço seja o mais aconselhado (o almoço ou jantar seria um convívio DEPOIS da reunião).

Quanto ao dia, eu sugeria, desde já, um fim de semana, para incluir o maior número de pessoas possível.

A localização deveria ser num sítio central. Por mim, não me importo de ir a Lisboa, mas parece-me que, se houver interessados no Norte do País, faria mais sentido reunirmos no Centro. A ser assim, e se escolhermos Coimbra como local da reunião, eu poderia tratar da parte logística.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

Sistema

por Emanuel Santos » 1/4/2004 12:44

Bom, como já disse, este projecto interessa-me bastante; se houvesse disponibilidade do Cem, que penso ser de longe o mais experiente em sistemas deste género, era assim mesmo: eu trato da programação, ele do sistema em si (a ideia base) e o caldeirão da distribuição...
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Infelizmente não posso

por braap » 1/4/2004 12:05

O facto de não estar actualmente a viver em Portugal, impede-me de me comprometer com este projecto (Comercial, ou comunitário).

No entanto, terei todo a gosto em ajudar no que poder(A minha formação é programação e sistemas de informação).

Boa sorte

Bruno Pais

Registado: 18/7/2003 15:44

por D1as » 1/4/2004 11:59

Eu tb gostava de entrar nesta :)

Candidato-me ao cargo de Director Criativo, do género da posição do Bill Gates na Microsoft :lol:

Aceitam a candidatura? N tenho é um CV pra enviar... lá terei de pagar um almoço a alguém... :)

Registado: 7/11/2002 19:47

por Visitante » 1/4/2004 11:53

Para Ertai
"Já agora, o metastock embora de certa maneira limitado está mesmo feito para a AT de gráficos. Fazer um programa de raiz para desenhar gráficos e fazer AT é o mesmo que inventar a roda outra vez"

Do ponto de vista da racionalidade e do "Time to Market" isso nunca acontece, já que existem normalmente fornecedores de objectos de todo o tipo a um custo muito reduzido ou mesmo nulo(open source).

Um abraço e boa sorte para o teu curso.

BPC
Visitante

Amiga Patarocas!

por Cem » 1/4/2004 11:34

- Amiga Patarocas ( esta mulher tem mesmo jeito para a espionagem ...e para o negócio!):
Aqui tens a resposta: costuma-se dizer que a cavalo dado não se olha o dente! :lol:
Resta saber quem tem mesmo valências de créditos firmados em programação e disponibilidade para montar um projecto sério e credível.
Beijinhos,
Cem
- Para o amigo Ming:
Já recebi também a tua MP, obrigado pela disponibilidade, gostava de ter o teu contacto. A maior dificuldade que estou a ver neste momento é o facto de te encontrares fora de mão, tens de pensar bem se o facto de teres de vir frequentemente a Lisboa para coordenar e montar o projecto não seria um grande contratempo para montar algo de resultados ainda nebulosos no horizonte!
Abraço,
Cem

por Pata-Hari » 1/4/2004 11:24

Ok, o caldeirão fará a comercialização do produto, que tal, pode ser? prontooo, aqui está uma forma de aumentarmos essas participações mixurucas no projecto :lol: .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ertai » 1/4/2004 11:20

Eu sou estudante de Eng. Informática e de Computadores.

Dou-me mais com o C++, claro que também sei mexer no visual basic, entre outras..

Até gostaria de me juntar ao vosso "projecto", mas simplesmente não tenho tempo para tal. O Hobbie de Trader, entre outros juntamente com a faculdade não me deixam tempo nenhum livre para estas 'brincadeiras'. Sempre que me meto nesses projectos deixo-os inacabados por isso vou me manter afastado deste.

Já agora, o metastock embora de certa maneira limitado está mesmo feito para a AT de gráficos. Fazer um programa de raiz para desenhar gráficos e fazer AT é o mesmo que inventar a roda outra vez. Talvez usar um programa tipo Meta, mas com mais potencialidades de programação. E irem logo directamente ao assunto de programar indicadores nessa plataforma..

Apenas uma sugestão, abraços e boa sorte com isso! :mrgreen:

Registado: 11/5/2003 12:11

por Pata-Hari » 1/4/2004 11:15

Acho incrivel e inaceitável essa percentagem nas vendas para o caldeirão :lol: :lol: . Deixem o ulisses chegar que já vos apago a todos :twisted: .

Cem, portanto se bem percebi tu dás as metodologias do sistema e os programadores fazem, hehe? Como é que posso ter já uma quota da sociedade?!?!??!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Está bom, Bruno!

por Cem » 1/4/2004 11:12

Já tomei aqui nota do teu mail. :wink:
No entanto vamos ver se alguém leva para a frente o projecto comunitário programável, seria o ideal, mas se ninguém avançar lançamos então o projecto alternativo comercial! Mas atenção que esta ideia vai dar uma trabalheira dos diabos, mas que raio de ideia peregrina me fui meter... :mrgreen:
Abraço e obrigado, pode ser que seja desta que um dia vamos entrar para a Bolsa pela porta grande! :lol:
Cem

por Ming » 1/4/2004 11:07

Sugiro que não deixemos morrer estas ideias.
Que tal marcar então, já aquí, uma reunião?
Earthlings? Bah!

por Visitante » 1/4/2004 11:00

Cem,

essa ideia é fabulosa e só nunca pensei nisso porque sozinho é impossível e como nenhum dos meus colegas programadores tem interesse por mercados financeiros não via maneira.

Espero ser o primeiro candidato a uma ideia fabulosa dessas.

Cumprimentos.

BPC
Visitante

por Visitante » 1/4/2004 10:56

Concordo plenamente com o RED.

Quanto a mim neste momento a solução comercial mais poderosa e facilmente dísponível para pequenos traders é sem dúvida o Wealth-Lab.
Existem outras ferramentas poderosissimas mas muito dispendiosas(5000$)

A minha experiência pessoal com o Wealth-lab:

Tem um sem número de funções já integrados o que me permitiu dormir mais algumas horas por noite.

Baseia-se em Delphi(Object Pascal) o que me permitiu aproveitar código que já tinha criado noutras linguagens: VB.Net,VB6,VC++,C# (sou programador).
Permite ainda uma ligação fácil com Excel.

Um exemplo desta flexibilidade: antes de ter conta na interactivebrokers e de estar disponível a integração entre o Wealth-lab e a InteractiveBrokers, construi eu, através da API do Wealth-lab, um interface entre a minha correctora(BigOnline) na altura e o Wealth-lab. Não foi muito dificil, e salvo raras excepções, funcionava muito bem. Alimentava assim os meus gráficos com as cotações ao longo de todo o dia.

Permite uma aprendizagem rápida.

Já traz uma ferramenta de download de cotações incorporada que dá imenso jeito.

Há meses que tenho vindo a evoluir um sistema completamente automático que me tem vindo a dar pequenas alegrias, mas constantes.

Este sistema foi criado no Wealth-lab Developer 2 e entretanto passei para a versão 3.
O Wealth-lab integra-se com a InteractiveBrokers para permitir executar as ordens criadas pelo sistema.

Tenho o MetaStock 8 que é optimo para construir gráficos e é muito simples de usar, tem montes de exemplos de código na Net pela sua antiguidade e grande base de utilizadores(trader tips na TASC ou em www.Traders.com é um bom exemplo) mas em termos de programação é limitadissimo e demoradissimo(aqueles IF's encadeados são o terror de qualquer programador).

Para terminar, referência ao TradeStation, o qual considero muito equilibrado ao Wealth-Lab.

Espero ter contribuido, com a minha experiência pessoal, para ajudar alguém.
Se precisarem de exemplos de código em alguma destas plataformas, escrevam para brunocarlos@hotmail.com ou postem aqui no fórum.

Aproveito para agradecer via Net a uma pessoa pelo qual tenho guiado todo o meu estudo nos mercados financeiros e que me tem ajudado a evoluir bastante e que é a referência para todos que queiram seguir por este caminho:

Cem, um muito obrigado.

BPC
Visitante

por Cem » 1/4/2004 10:49

Não me levem a mal intervir novamente.
Com tantas opiniões diferentes acerca da linguagem alternativa para a criação de um sistema comunitário não acham que estão a entrar num beco sem saída?
Alguém que dê um murro na mesa e diga "Vou assumir este projecto. A linguagem vai ser a ...!" :wink: Haja liderança e passagem à acção para quem tiver disponibilidade e vontade para tal empreendimento.
Outra questão é por onde começar, como vai ser o layout de apresentação do programa, que ferramentas vão ser disponibilizadas para se adaptarem aos critérios de análise de cada um, ou vai sair um sistema de trading default sem hipóteses de modificações pelo utilizador?
Como arrancar para esse sistema de trading? Vai-se aproveitar um trabalho anterior já aqui desenvolvido anteriormente ou criar novas ideias de raiz a partir do zero? Como testar e aprovar essas ideias sabendo-se que cada um de nós poderá ter pontos de partida conceituais e temporais completamente diferenciados e com regras-base já pré-estabelecidas?
Enquanto todas estas questões não forem respondidas e não merecerem o consenso geral dificilmente tudo o resto não passará de boas intenções e boas vontades.
Como sabem, de intenções está o mundo cheio. :mrgreen:
Organizem-se e apareça o primeiro voluntário a chegar-se à frente.
Outra ideia interessante alternativa poderia ser a criação de um programa comercial de trading, aí a conversa é diferente e nesse caso aceito desde já criar uma pequena empresa tecnológica para o efeito e aceito a candidatura de programadores experientes em VisualBasic ou C++, que poderão ser também accionistas, para pôr de pé o primeiro pacote de sistemas de trading comercial alguma vez tentado em Portugal. Eu poderia dar as pistas do sistema, gerir esse projecto alternativo e os programadores tratariam de o passar à prática. Infelizmente terão de ser da zona de Lisboa para nos reunirmos temporariamente às horas de almoço para fazer avançar este projecto alternativo.
Se calhar estou a andar depressa demais, mas a ideia lançada neste tema abriu-me o apetite para um projecto deste tipo em part-time. Porque não? Aceito
desde já candidaturas de programadores e contactos...
Claro que no final podemos reservar um pequeno royalty futuro de 0,1% das vendas para o Caldeirão, pela simpatia e publicidade gratuita a este projecto. Senão a Pata ainda me estragava o arranjinho e começava a usar a tesoura do corte e costura...
Abraços,
Cem

por Ming » 1/4/2004 10:47

Bom, posso dizer que tenho andado a trabalhar neste assunto ao longo dos últimos 6 ou 7 anos, e cheguei à conclusão que só um esforço muito sério é que pode vir a valer a pena neste contexto.

Será que há pessoal interessado num esforço sério?

Penso que para percebermos isso talvez se justificasse marcar uma reunião ao vivo do pessoal interessado.

Alguém quer marcar um encontro, (por exemplo um almoço a um Sábado)?
Earthlings? Bah!

quanto ao estudo/projecto

por gonzaga » 1/4/2004 10:00

eu sou estudante de informatica de gestao, sei alguma coisa de c/c++ se puder ajudar em alguma coisa disponham...
Talvez fosse preciso alguma coisa de base de dados,nao? access ...

Cumprimentos,
Pedro Gonzaga

Registado: 11/3/2004 12:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, aiai, Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, cali010201, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, SerCyc, Simplório, TTM62 e 940 visitantes