Como abordar matéria sobre mercados financeiros?
Re: Como abordar matéria sobre mercados financeiros?
Ocioso Escreveu:http://www.goodreads.com/list/show/6440.Best_Investment_Books
desses livros todos até ao 10 li todos, excepto o 7 que só há em segunda mão e o 9, mas as cartas do buffet são menos boas a meu ver que o snowball, just my two cents
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
- Registado: 14/4/2015 1:34
Alguém sabe me dar um opinião sobre este?
"The Technical Analysis Course: Learn How To Forecast And Time The Market" Thomas A.Meyers
"The Technical Analysis Course: Learn How To Forecast And Time The Market" Thomas A.Meyers
"Inside every problem lies an opportunity" - Robert Kiyosaki
- Registado: 29/11/2007 12:46
Artista Romeno Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Rojas Escreveu:Outra coisa malta.
Se eu tiver alguma dúvida sobre alguma matéria crio aqui tópico ou faço em alguma outra parte do fórum?
Como pessoa que gosta que os registos fiquem "para sempre" recomendo que uses este tópico. Não só é simples de identificar e reconhecer, como no futuro outras pessoas como tu podem ter dificuldades e têm tudo direitinho num tópico. Livros recomendados etc etc
Recomendaria-te tb o Market Wizards que são bastante bons.
Se um dia quiseres saber o que a sério o que Wall Street faz (ao invés de um ou outro trader "extraordinário") e quiseres educação formal sobre os mercados financeiros (a um nível mais alto do que uma licenciatura em Portugal) tens os livros do CFA Institute. Podes encontrar algus que já te mostraste interesse, nomeadamente economia (macro e micro) e equity evaluation (análise fundamental). Podes é achar os livros meio chatos/enfadonhos mas as finanças "reais" são assim.
Aprenderes uma qualquer linguagem de programação para fazeres os teus próprios sistemas automáticos tb seria boa ideia. Uma das opções é python e o quantopian/quantiacs por exemplo. https://www.ft.com/content/0a706330-5f2 ... 3?mhq5j=e2
pode ler sim os livros de fixed income, financial reporting e de economia do CFA, Equities não iria por aípara investir em ações há coisas bem melhores e mais simples para o comum investidor, tipo stocks for the long run, invirtiendo a largo plazo, intelligent investor, one up on wall street, common stocks and uncommon profits ou o outsiders. Já o disse aqui varias x, que com o tempo também aprendi o CAPM é uma treta, e o risco das empresas, deriva de factores macroeconomicos, da sua real posição financeira, dos mercados onde estão envolvidas, dos setores em que operam, do management que possuem, e da sua posição competitiva. coisas como marcas, licenças, margens de lucro, geração de fluxo de caixa, track record do management, sistemas internos de contablilidade e controlo de gestão, margens de lucro da empresa e do setor, relações laborais e com fornecedores, estilo de gestão, investimento em crescimento, politicas de sharebuybacks quando as ações estão baratas, são muito mais importantes que o Beta. e depois disso tudo e perceber se o preço é justo ou não. Mais se queres ler mais le coisas como " RBS, the bank that broke britain", o Snowball, o Sonho grande ou dream big em ingles, o stress test, o shoe dog ou o blue ocean strategy
Muito obrigado pelas dicas. Vou me já pôr á procura disso tudo.
VirtuaGod Escreveu:Rojas Escreveu:Outra coisa malta.
Se eu tiver alguma dúvida sobre alguma matéria crio aqui tópico ou faço em alguma outra parte do fórum?
Como pessoa que gosta que os registos fiquem "para sempre" recomendo que uses este tópico. Não só é simples de identificar e reconhecer, como no futuro outras pessoas como tu podem ter dificuldades e têm tudo direitinho num tópico. Livros recomendados etc etc
Se um dia quiseres saber o que a sério o que Wall Street faz (ao invés de um ou outro trader "extraordinário") e quiseres educação formal sobre os mercados financeiros (a um nível mais alto do que uma licenciatura em Portugal) tens os livros do CFA Institute. Podes encontrar algus que já te mostraste interesse, nomeadamente economia (macro e micro) e equity evaluation (análise fundamental). Podes é achar os livros meio chatos/enfadonhos mas as finanças "reais" são assim.
/quote]Aprenderes uma qualquer linguagem de programação para fazeres os teus próprios sistemas automáticos tb seria boa ideia. Uma das opções é python e o quantopian/quantiacs por exemplo. https://www.ft.com/content/0a706330-5f2 ... 3?mhq5j=e2[
Excelente. Esses livros do CFA Institute serão mais voltados para compreender a economia e os mercados financeiros certo?
Desculpa a minha ignorância, consegues traduzir esta ultima parte por "miúdos" ... sistemas automáticos, python, quantopian, quantics...
Obrigado
VirtuaGod Escreveu:Rojas Escreveu:Outra coisa malta.
Aprenderes uma qualquer linguagem de programação para fazeres os teus próprios sistemas automáticos tb seria boa ideia. Uma das opções é python e o quantopian/quantiacs por exemplo. https://www.ft.com/content/0a706330-5f2 ... 3?mhq5j=e2
pode ler sim os livros de fixed income, financial reporting e de economia do CFA, Equities não iria por aí

Editado pela última vez por Artista Romeno em 11/6/2017 17:31, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
rsacramento Escreveu:Rojas Escreveu:Da mesma maneira que não acredito em "talento" mas sim em trabalho
com o mesmo número de horas de trabalho, para mim o talentoso vai mais longe
entre dois igualmente talentosos, o sortudo terá mais (rapidamente) êxito
Obrigado pelos livros. Vou já procurar e pôr no carrinho.
O sortudo ... e o que é a sorte? eheh
Rojas Escreveu:Outra coisa malta.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Rojas Escreveu:Da mesma maneira que não acredito em "talento" mas sim em trabalho
com o mesmo número de horas de trabalho, para mim o talentoso vai mais longe
entre dois igualmente talentosos, o sortudo terá mais (rapidamente) êxito

Rojas Escreveu:rsacramento Escreveu:Rojas Escreveu:Vou ter de mandar vir o "How i made $2million in stock market" do Nicolas Darvas da amazon também
esse é mais entertainement
Obrigado pela dica. Alguma sugestão de algum livro com matéria?
a única matéria que me interessa é a análise técnica (AT) - a análise fundamental deixo para outros
na AT há imensos livros, alguns dos quais listados e comentados aqui
naturalmente que já li alguns; sugeriria dois do A Elder "Come into my trading room" e "Trading for a living"
se quiseres estudar AT a sério então lê o livro do Magee "Technical analysis of stock trends" ou um ligeiramente mais "light" do J Murphy chamado "Technical analysis of financial markets"
para dominar os aspectos psicológicos o M Douglas tem um livro com tradução em português mas que só me recordo do nome em inglês "Trading in the zone"
tudo o que quiseres pergunta

Outra coisa malta.
SFT Escreveu:Rojas Escreveu:Já eu sou um ciclista amador mas este desporto ajudou me a ter muita disciplina, especialmente com á mesa que era o meu grande problema desde que me lembro, uma vez que fui uma criança obesa. Hoje em dia podem me passar com bolos á frente da boca que o sentimento é nulo, indiferente. Espero conseguir levar esta disciplina e mais alguma para os mercados .
Os mercados são um excelente local para as pessoas se conhecerem melhor a si mesmas, sobretudo a nível psicológico.
Desejo.te sorte.
Acredito .
Não goste de pensar que a "sorte" existe. Gosto de pensar que existe trabalho, e quanto mais trabalho mais aumenta essa coisa de "sorte". Da mesma maneira que não acredito em "talento" mas sim em trabalho.
Mas o que conta é a intenção e muito obrigado!
Alguma recomendação?
Abraço
Rojas Escreveu:Já eu sou um ciclista amador mas este desporto ajudou me a ter muita disciplina, especialmente com á mesa que era o meu grande problema desde que me lembro, uma vez que fui uma criança obesa. Hoje em dia podem me passar com bolos á frente da boca que o sentimento é nulo, indiferente. Espero conseguir levar esta disciplina e mais alguma para os mercados .
Os mercados são um excelente local para as pessoas se conhecerem melhor a si mesmas, sobretudo a nível psicológico.
Desejo.te sorte.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
@Ocioso , já tentei ler ebooks e não me dou bem. Chama-me antiquado mas livro que é livro é em papel (com todo o respeito aos meus amigos dos verdes lol).
O Rojas é um bacano, tive oportunidade de estar a falar com ele no Algarve e foi de partir o coco a rir. Os italianos também não ficam atrás. Falem tambem com o recém falecido Scarponi (embora não conseguisse responder italiano mas minimamente precebo). O Thomas e Skys , essa malta são todos uns trombudos, percebo que não queiram ser chateados pelos fãns mas ao menos podiam-se respeitar uns aos outros lol.
Sim , assim á primeira vista dá a entender que é "entrar á campeão" , mas a "ordem" vem do cérebro só depois passa pelas "balls" (ahahah). Têm de ser grandes para entrar com frieza nos mercados.
Estava a pensar pôr esta: "In every problem lies an opportunity".
Alguma sugestão de livro? Mais voltado para o estudo.
Abraço
O Rojas é um bacano, tive oportunidade de estar a falar com ele no Algarve e foi de partir o coco a rir. Os italianos também não ficam atrás. Falem tambem com o recém falecido Scarponi (embora não conseguisse responder italiano mas minimamente precebo). O Thomas e Skys , essa malta são todos uns trombudos, percebo que não queiram ser chateados pelos fãns mas ao menos podiam-se respeitar uns aos outros lol.
Sim , assim á primeira vista dá a entender que é "entrar á campeão" , mas a "ordem" vem do cérebro só depois passa pelas "balls" (ahahah). Têm de ser grandes para entrar com frieza nos mercados.
Estava a pensar pôr esta: "In every problem lies an opportunity".
Alguma sugestão de livro? Mais voltado para o estudo.
Abraço
Rojas Escreveu:Ocioso Escreveu:Ainda não li livros em inglês, mas o meu inglês é excelente.
Quais os livros que leste?"Sometimes you don't need a plan. You just need big balls."
Quem disse isso?
---
Fizeste-me recordar o Michael "Big Balls" Thomas…
Já li:
"Bolsa Investir nos mercados Fincanceiros" Miguel Gomes da Silva
"Ganhar na Bolsa com Analise Tecnica" Miguel Gomes da SIlva
"Bolsa para iniciados" Fernando Braga de Matos
"Trading- Atitude Mental do trader de sucesso" Mark Douglas (acho que é a tradução do "Trading in the Zone" mas as capas não são iguais)
E um que gostei muito de ler embora não seja matéria de mercados financeiros mas reforçou a minha vontade de investir , "Pai Rico, Pai Pobre" Robert Kiyosaki
Tenho dois encomendados:
"Beating the Street" Peter Lynch
"The Warren Buffett way" Robert Hagstrom
Gostava de ler um mais ligado a análise fundamental. Gostava de saber interpretar os dados macroeconómicos que saiem todos os dias no calendário de eventos, entre outros dados também de empresas.
A citação desconheço o autor mas ouvi á uns tempos numa entrevista ao grande ciclista Tom Boonen no inicio deste ano antes de se reformar.
Já eu sou um ciclista amador mas este desporto ajudou me a ter muita disciplina, especialmente com á mesa que era o meu grande problema desde que me lembro, uma vez que fui uma criança obesa. Hoje em dia podem me passar com bolos á frente da boca que o sentimento é nulo, indiferente. Espero conseguir levar esta disciplina e mais alguma para os mercados .
Encontras as tuas "encomendas" em pdf na net. Parece-me que o Boonen, com essa mentalidade, rebentará rapidamente a conta de trading…

Dá-me um longo e um curto. (Se quiseres, claro está!)
----
O Boonen não era mau, mas o Cipollini era mais cool…

O Rojas, tal como o Thomas, era um "track"…

- Anexos
-
- Rojas.jpeg (15.67 KiB) Visualizado 11881 vezes
Ocioso Escreveu:Ainda não li livros em inglês, mas o meu inglês é excelente.
Quais os livros que leste?"Sometimes you don't need a plan. You just need big balls."
Quem disse isso?
---
Já li:
"Bolsa Investir nos mercados Fincanceiros" Miguel Gomes da Silva
"Ganhar na Bolsa com Analise Tecnica" Miguel Gomes da SIlva
"Bolsa para iniciados" Fernando Braga de Matos
"Trading- Atitude Mental do trader de sucesso" Mark Douglas (acho que é a tradução do "Trading in the Zone" mas as capas não são iguais)
E um que gostei muito de ler embora não seja matéria de mercados financeiros mas reforçou a minha vontade de investir , "Pai Rico, Pai Pobre" Robert Kiyosaki
Tenho dois encomendados:
"Beating the Street" Peter Lynch
"The Warren Buffett way" Robert Hagstrom
Gostava de ler um mais ligado a análise fundamental. Gostava de saber interpretar os dados macroeconómicos que saiem todos os dias no calendário de eventos, entre outros dados também de empresas.
A citação desconheço o autor mas ouvi á uns tempos numa entrevista ao grande ciclista Tom Boonen no inicio deste ano antes de se reformar.
Já eu sou um ciclista amador mas este desporto ajudou me a ter muita disciplina, especialmente com á mesa que era o meu grande problema desde que me lembro, uma vez que fui uma criança obesa. Hoje em dia podem me passar com bolos á frente da boca que o sentimento é nulo, indiferente. Espero conseguir levar esta disciplina e mais alguma para os mercados .
Ainda não li livros em inglês, mas o meu inglês é excelente.
Quais os livros que leste?
"Sometimes you don't need a plan. You just need big balls."
Quem disse isso?
---

- Anexos
-
- Big Balls.jpg (28.21 KiB) Visualizado 11913 vezes
RFPB Escreveu:Experimenta a entrar numa reversão de tendência de queda (que tú achaste que vai ser reversão) com dinheiro real, sem stop definido para o mercado, mas com stop definido na tua cabeça. E de repente, não é reversão é continuação da tendência de queda, e quando esse stop é atingido, sem dó, vendes ao melhor!
Vender? Mas e se amanhã subir?
Benvindo aos mercados...
Bom , eu no meu dia a dia consigo ser bastante disciplinado , especialmente quando tenho um objetivo em mente. Espero que consiga transferir essa disciplina para os mercados. Sou um pouco frio também em decisões.
Obrigado ! Abraço
Experimenta a entrar numa reversão de tendência de queda (que tú achaste que vai ser reversão) com dinheiro real, sem stop definido para o mercado, mas com stop definido na tua cabeça. E de repente, não é reversão é continuação da tendência de queda, e quando esse stop é atingido, sem dó, vendes ao melhor!
Benvindo aos mercados...
Benvindo aos mercados...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
rsacramento Escreveu:Rojas Escreveu:Vou ter de mandar vir o "How i made $2million in stock market" do Nicolas Darvas da amazon também
Obrigado pela dica. Alguma sugestão de algum livro com matéria?
Rojas Escreveu:Vou ter de mandar vir o "How i made $2million in stock market" do Nicolas Darvas da amazon também
ricardmag Escreveu:Não li tudo mas muito bom. Facilmente arranjas na NET este.
https://www.amazon.com/Being-Right-Maki ... ERS01WKVM9
Cumprimentos
Para adicionar à lista. Vou ter de mandar vir o "How i made $2million in stock market" do Nicolas Darvas da amazon também.
Obrigado
Não li tudo mas muito bom. Facilmente arranjas na NET este.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
VirtuaGod Escreveu:Como é que é o teu inglês? Suficiente para leres livros de 300/400 páginas sem problemas?
Ainda não li livros em inglês, mas o meu inglês é excelente.
Como é que é o teu inglês? Suficiente para leres livros de 300/400 páginas sem problemas?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.