CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
trend=friend Escreveu:"Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank."
Também me posso enganar, mas parece-me que este ponto levantado pelo Perseu tem sido grandemente negligenciado e é o melhor benchmark que existe (obviamente que descontando a diferença de dimensão dos mercados + o risco da República Portuguesa, mas isso é óbvio).
Assim que surgirem essas expectativas de receitas e lucros verticais , no gráfico os investidores levariam o titulo a quebrar a LTD com consistência, e os curtos a fechar após ultrapassado esse ponto e seria um claro sinal de entrada .
Mas não prevejo que essas expectativas sejam geradas nos próximos meses , e sem novos dados, e com grandes investidores potencialmente ainda de saída, num recuo de mercado o titulo poderia ser muito penalizado , e não estou interessado em pagar para ver essa potencial desvalorização.
Prefiro aguardar sereno a quebra da LTD com consistência e manter o capital seguro em outros investimentos .
- Registado: 4/3/2008 9:17
euro-born Escreveu:Acho melhor fechar os CTT e comprar BCP e/ou REN, conforme o perfil de risco!?
Sendo um sacrilégio escrever após analises aprofundadas, criticas e construtivas não resisto em dar um colorido ao dia que segue tanto triste na bolsa como no tempo.
Assim, a minha nota de research já saiu e o m/Top PICK, as minhas "balas de prata"os "trevos de 4 folhas", no outlook que faço para o que resta de 2017, vão para:
Far'LOL e CEMG ..
Quanto à 1.ª pelas perspectivas futuras na área em que estão. Se pensarmos bem não têm concorrência naquilo em que estão metidos.
Quanto à 2.ª pelas múltiplas áreas de investimento a que se dedica - ex: Almina, Vogais Dinâmicas, Marconi Parque e certamente muitos mais
Quanto aos CTT enquanto não enveredarem pelo negócio das Imparidades estão fora das escolhas para 2017.
nota: a cotação ser "puxada" pela perspectiva dos dividendos e que baixará após a distribuição dos mesmos parece-me inverossímil ...
Que ideia. aonde é que isso já viu?
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
"Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank."
Também me posso enganar, mas parece-me que este ponto levantado pelo Perseu tem sido grandemente negligenciado e é o melhor benchmark que existe (obviamente que descontando a diferença de dimensão dos mercados + o risco da República Portuguesa, mas isso é óbvio).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Perseu Escreveu:É essencial ter avaliações contrárias em relação a um activo, a qualquer activo (se possível Eagle, o mesmo para 3 longas, Sacyr, NAVIGATOR,JD.com e se vale a pena comprar credit Suisse pós-Ac). Só assim se pode formar a nossa opinião e definir uma abordagem Bull/Bear face ao activo e face aos benchmarks. Não existem opiniões definitivas, cânones ou leis divinas para os mercados, existe sim, uma avaliação subjectiva, evolutiva e comparativa definidora da nossa performance enquanto investidor.
A opinião alternativa é que CTT estão subavaliados e que a cotação vai continuar a recuperação dos níveis correctivos a que chegou em Fevereiro (10.5/4,79), tem potencial de crescimento em 3 negócios, que os resultados (apesar do pesado investimento) foram Bons, que o título vai corrigir menos em ex-dividend que o dividendo bruto atribuído, politica de dividendos é sustentável porque baseada nas margens core (actualização de preços), num reduzido endividamento, em dezenas e dezenas activos imobiliários non core subavaliados (e vendáveis com fortes mais valias) e num Capex bem estruturado e que será paulatinamente reduzido apartir do próximo ano. Empresa que vai conciliar Value (com DY's sempre acima dos 6%), e Growth, negócios clássicos (como correio, e-commerce, distribuição, expresso), com banca online e de retalho low cost.
Eu não sou adepto de eu ter uma avaliação contrária ao mercado em relação a 1 ativo , em termos fundamentais eu neste caso concordo com a expectativa do mercado.
No passado tentei achar que sabia mais que o mercado e entrar em ativos que eu achava subavaliados e normalmente a experiencia não corria bem e o mercado penalizava-me .
A minha máxima é " THE TREND IS YOUR FRIEND", neste caso de médio prazo é negativa e para já os fundamentais corroboram esta tendência .
Expectativas podem existir muitas mas enquanto não vir resultados trimestrais diferentes ou a LTD de médio prazo quebrada em alta , acredito que após dividendos título poderá continuar a corrigir.
Não vou arriscar o meu dinheiro numa posição contraria á do mercado, e que é corroborada em termos fundamentais , ( especialmente num titulo sem nenhum accionista forte como existe agora no BCP a fosun ) , com fundos institucionais ainda com pelo menos com 10% , com potencial de venda , conforme se vê pela diminuição do BNP , com 70% de free float e com habituais correções fortes em momentos de recuo do mercado.
Aceito que outros possam ter expectativas elevadas e estarem investidos no titulo , mas a minha expectativa de médio prazo neste momento para o titulo não é de subida .
Mantenho-me BEAR até que Gráfico ou resultados trimestrais me provem o contrario.
É essencial ter avaliações contrárias em relação a um activo, a qualquer activo (se possível Eagle, o mesmo para 3 longas, Sacyr, NAVIGATOR,JD.com e se vale a pena comprar credit Suisse pós-Ac). Só assim se pode formar a nossa opinião e definir uma abordagem Bull/Bear face ao activo e face aos benchmarks. Não existem opiniões definitivas, cânones ou leis divinas para os mercados, existe sim, uma avaliação subjectiva, evolutiva e comparativa definidora da nossa performance enquanto investidor.
A opinião alternativa é que CTT estão subavaliados e que a cotação vai continuar a recuperação dos níveis correctivos a que chegou em Fevereiro (10.5/4,79), tem potencial de crescimento em 3 negócios, que os resultados (apesar do pesado investimento) foram Bons, que o título vai corrigir menos em ex-dividend que o dividendo bruto atribuído, politica de dividendos é sustentável porque baseada nas margens core (actualização de preços), num reduzido endividamento, em dezenas e dezenas activos imobiliários non core subavaliados (e vendáveis com fortes mais valias) e num Capex bem estruturado e que será paulatinamente reduzido apartir do próximo ano. Empresa que vai conciliar Value (com DY's sempre acima dos 6%), e Growth, negócios clássicos (como correio, e-commerce, distribuição, expresso), com banca online e de retalho low cost.
1º TRIMESTRE POSITIVO: O indicador cash flow das actividades operacionais (excluindo a variação líquida de credores de serviços financeiros), aumentou de 17,6 M€ no 1º trimestre de 2016 para 70,6 M€ no 1º trimestre de 2017". (free cash flow operacional ajustado de 17,2 M€). Activo aumentou 2,7%, capital próprio aumentou 4,7%, passivo só aumentou 2,3% (sobretudo devido ao aumento de depósitos de clientes). DY9,2%/dividend 48 cents, é passível de manter-se em 2018 (ver importante ponto 6).
Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank.
A vantagem do excesso de captação de depósitos actual e de ter uma base de clientes com 4,6 mil milhões de certificados do Tesouro é que o crédito à habitação, nunca conseguirá exaurir a rúbrica dos recursos disponíveis in house.
(12,5 meses de time span para 96 cents de dividendo): Dividendo 2018 é sustentável e deverá manter-se próximo dos 48 cents, uma vez que a décallage entre resultado líquido e dividendos atribuídos é mais do que absorvida pela venda por 25 milhões€ (mais valia de 16 milhões) de um único activo - Palácio/sede.
Metade da minha posição deve-se manter, pelo menos, até Maio de 2018, porque acredito na estratégia de crescimento, de investimento e aprecio o nível do DY/payout ( em CTT obtenho 17% de taxa de juro anualizada). Outros investidores farão o mesmo.
O facto de 2% do capital se manter Shortado durante a fase dos dividendos, é uma das premissas para que a correção ex-dividend seja mitigada, bem como a rotação de Investidores no capital CTT só demonstra a vitalidade da ação. A actual correção dos CTT (-1,5%), explica-se não tanto pela correção dos mercados mas sobretudo por ter imediatamente acima resistências definidoras do longo Prazo (Bull de médio prazo acima do SF1 5.66€ e MMS100). Se e quando acima da MMS200 e da trendline descendente (hoje a 5.87) e dos 6.10€ (confirmação de inversão), vou enquadrar CTT como Bull de Longo prazo.
1º TRIMESTRE POSITIVO: O indicador cash flow das actividades operacionais (excluindo a variação líquida de credores de serviços financeiros), aumentou de 17,6 M€ no 1º trimestre de 2016 para 70,6 M€ no 1º trimestre de 2017". (free cash flow operacional ajustado de 17,2 M€). Activo aumentou 2,7%, capital próprio aumentou 4,7%, passivo só aumentou 2,3% (sobretudo devido ao aumento de depósitos de clientes). DY9,2%/dividend 48 cents, é passível de manter-se em 2018 (ver importante ponto 6).
Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank.
A vantagem do excesso de captação de depósitos actual e de ter uma base de clientes com 4,6 mil milhões de certificados do Tesouro é que o crédito à habitação, nunca conseguirá exaurir a rúbrica dos recursos disponíveis in house.
(12,5 meses de time span para 96 cents de dividendo): Dividendo 2018 é sustentável e deverá manter-se próximo dos 48 cents, uma vez que a décallage entre resultado líquido e dividendos atribuídos é mais do que absorvida pela venda por 25 milhões€ (mais valia de 16 milhões) de um único activo - Palácio/sede.
Metade da minha posição deve-se manter, pelo menos, até Maio de 2018, porque acredito na estratégia de crescimento, de investimento e aprecio o nível do DY/payout ( em CTT obtenho 17% de taxa de juro anualizada). Outros investidores farão o mesmo.
O facto de 2% do capital se manter Shortado durante a fase dos dividendos, é uma das premissas para que a correção ex-dividend seja mitigada, bem como a rotação de Investidores no capital CTT só demonstra a vitalidade da ação. A actual correção dos CTT (-1,5%), explica-se não tanto pela correção dos mercados mas sobretudo por ter imediatamente acima resistências definidoras do longo Prazo (Bull de médio prazo acima do SF1 5.66€ e MMS100). Se e quando acima da MMS200 e da trendline descendente (hoje a 5.87) e dos 6.10€ (confirmação de inversão), vou enquadrar CTT como Bull de Longo prazo.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
E vou deixar também um escrito, menos técnico e mais terra a terra.
Tendo comprado com um preço médio superior ao da cotação, e por forma a evitar perder 28% do dividendo, decidi vender a posição, e descontar a menos valia nos impostos no próximo ano.
Os CTT, deixaram de uma vaca de dinheiro, pois para tal, deveria distribuir dividendos menores do que o lucro que tem, o termo técnico atual é a meu ver "Spanish Ass", vai morrendo de fome.

Tendo comprado com um preço médio superior ao da cotação, e por forma a evitar perder 28% do dividendo, decidi vender a posição, e descontar a menos valia nos impostos no próximo ano.
Os CTT, deixaram de uma vaca de dinheiro, pois para tal, deveria distribuir dividendos menores do que o lucro que tem, o termo técnico atual é a meu ver "Spanish Ass", vai morrendo de fome.
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
E para quem possa pensar que titulo possa estar já " Demasiado Barato", penso que preço reflete as expectativas futuras e empresa vai ainda ter de demonstrar que aposta no banco é uma aposta ganhadora, o que ainda não está neste momento refletido nos números , apesar de todas as expectativas que se possam ter .
A avaliação fundamental da empresa para privatização em 2013, oscilava entre 4.10 e 5.52, e a OPV foi feita no valor máximo devido forte interesse especialmente pelos institucionais nos bons resultados e generosos dividendos .
Agora que capacidade de gerar resultados para manter dividendos começa a ser uma incógnita , empresa tem de demonstrar com números e resultados que aposta de tantas dezenas de milhões no bancoCTT vai ser rentável e vencedora .
2013-
"Governo fixa preço de venda das acções dos CTT entre 4,10 e 5,52 euros
Acções dos Correios de Portugal serão alienadas por um preço compreendido no intervalo entre 4,1 e 5,52 euros, o que faz oscilar o encaixe potencial para o Estado entre 430 e 579,6 milhões de euros. Para os pequenos accionistas fica destinada uma tranche de 20% da oferta.
O Governo anunciou esta segunda-feira, num comunicado publicado no seu site, o intervalo de preços da oferta pública de venda (OPV) de 70% do capital dos CTT, que ficou fixado entre 4,1 e 5,52 euros."
A avaliação fundamental da empresa para privatização em 2013, oscilava entre 4.10 e 5.52, e a OPV foi feita no valor máximo devido forte interesse especialmente pelos institucionais nos bons resultados e generosos dividendos .
Agora que capacidade de gerar resultados para manter dividendos começa a ser uma incógnita , empresa tem de demonstrar com números e resultados que aposta de tantas dezenas de milhões no bancoCTT vai ser rentável e vencedora .
2013-
"Governo fixa preço de venda das acções dos CTT entre 4,10 e 5,52 euros
Acções dos Correios de Portugal serão alienadas por um preço compreendido no intervalo entre 4,1 e 5,52 euros, o que faz oscilar o encaixe potencial para o Estado entre 430 e 579,6 milhões de euros. Para os pequenos accionistas fica destinada uma tranche de 20% da oferta.
O Governo anunciou esta segunda-feira, num comunicado publicado no seu site, o intervalo de preços da oferta pública de venda (OPV) de 70% do capital dos CTT, que ficou fixado entre 4,1 e 5,52 euros."
Não é garantido que exista um movimento de inversão de l/p mas nessa perspetiva nunca existiam.
Temos um bom exemplo na J. Martins em que na altura também ninguém parecia acreditar, e cotava a cerca de 7,18€.
Temos um bom exemplo na J. Martins em que na altura também ninguém parecia acreditar, e cotava a cerca de 7,18€.
- Registado: 25/3/2014 18:08
A expectativa do mercado no crescimento futuro no valor dos CTT , penso que está bem expressa no gráfico abaixo, e vem desde finais de 2015.
Porque no final do dia o que interessa é o incremento de resultados líquidos e Cash flow ( Ver como exemplo Navigator e JMT ).
Expectativas têm de ser consubstanciadas com resultados no balanço, mercados não vivem só de promessas .
JMT também quando fez no passado grande expansão internacional sem resultados líquidos visíveis foi fortemente penalizada, e só quando resultados da expansão na polonia começaram a ser evidenciados no balanço, ela fez um fantástico percurso ascendente nos últimos anos .
Acredito que um dia CTT possa mudar ( E deverá ser visível no gráfico de medio prazo quebrando o canal descendente ) , mas penso que o mercado tal como eu , vai querer ver uma inversão nos resultados trimestrais e geração de riqueza e cash flow crescente .
Acredito que também acção provavelmente não será vista como cash cow nos próximos tempos, e que quando grandes investidores que estiveram investidos na expectativa de elevado dividendo, tenham saído definitivamente do titulo, visto a estratégia da empresa se ter alterado e provavelmente não poder proporcionar dividendos futuros tão generosos, o titulo tenha menos pressão vendedora e mais possibilidades de subir.
Mas não me parece que grandes fundos tenham já terminado as suas posições de venda .
Porque no final do dia o que interessa é o incremento de resultados líquidos e Cash flow ( Ver como exemplo Navigator e JMT ).
Expectativas têm de ser consubstanciadas com resultados no balanço, mercados não vivem só de promessas .
JMT também quando fez no passado grande expansão internacional sem resultados líquidos visíveis foi fortemente penalizada, e só quando resultados da expansão na polonia começaram a ser evidenciados no balanço, ela fez um fantástico percurso ascendente nos últimos anos .
Acredito que um dia CTT possa mudar ( E deverá ser visível no gráfico de medio prazo quebrando o canal descendente ) , mas penso que o mercado tal como eu , vai querer ver uma inversão nos resultados trimestrais e geração de riqueza e cash flow crescente .
Acredito que também acção provavelmente não será vista como cash cow nos próximos tempos, e que quando grandes investidores que estiveram investidos na expectativa de elevado dividendo, tenham saído definitivamente do titulo, visto a estratégia da empresa se ter alterado e provavelmente não poder proporcionar dividendos futuros tão generosos, o titulo tenha menos pressão vendedora e mais possibilidades de subir.
Mas não me parece que grandes fundos tenham já terminado as suas posições de venda .
EAGLETRADER20 Escreveu:Obviamente que espero que os próximos resultados semestrais a apresentar sejam maus na linha destes, porque com Free cash operacional negativo no 1º TRI em 26 Milhões e a pagarem mais umas largas dezenas de milhões em dividendos no trimestre atual, obviamente que o Free Cash Flow, não deve ser um bom numero nas próximas contas .
Como os grandes fundos e investidores institucionais também sabem bem ler balanços e demonstrações de resultados ( Até melhor que eu ) , espero uma fraca performance do titulo nos próximos meses , após a distribuição do dividendo, que na minha opinião é o que está no imediato a sustentar esta subida .
Para os entendidos, qual é o peso do crescimento futuro no valor dos CTT (à data de hoje) considerando um Ke de 10%?
Compara bem ou mal com o BPI, REN, e os demais?
http://www.cmvm.pt/pt/EstatisticasEstudosEPublicacoes/Publicacoes/supervisaoatividadeanalisefinanceira/Documents/2An%C3%A1lise%20descritiva%20da%20atividade%20de%20Research%20no%20mercado%20portugu%C3%AAs.pdf
- Anexos
-
- VAOC.JPG (28.63 KiB) Visualizado 7999 vezes
-
- VAOC 2.JPG (30.89 KiB) Visualizado 7999 vezes
- Registado: 29/11/2007 10:27
Obviamente que espero que os próximos resultados semestrais a apresentar sejam maus na linha destes, porque com Free cash operacional negativo no 1º TRI em 26 Milhões e a pagarem mais umas largas dezenas de milhões em dividendos no trimestre atual, obviamente que o Free Cash Flow, não deve ser um bom numero nas próximas contas .
Como os grandes fundos e investidores institucionais também sabem bem ler balanços e demonstrações de resultados ( Até melhor que eu ) , espero uma fraca performance do titulo nos próximos meses , após a distribuição do dividendo, que na minha opinião é o que está no imediato a sustentar esta subida .
Acho melhor fechar os CTT e comprar BCP e/ou REN, conforme o perfil de risco!?
- Registado: 29/11/2007 10:27
afcapitao Escreveu:EAGLETRADER20 Escreveu:Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...
Penso que o que tem estado a impulsionar os CTT após ter estado com perdas no ano de 20% é :
1. A recente ascensão do PSI, tendo os CTT sido praticamente o ultimo titulo a reagir quando todos os outros já tinham subidas bem pronunciadas.
2. A expectativa eminente de serem recebidos quase 10% em dividendos .
A minha expectativa após distribuição dos dividendos que é o beneficio imediato que alimenta esta subida é provavelmente novo recuo perto ou inferior aos níveis anteriores .
Razões :
1 . Passado o dividendo desvanece-se o potenciador imediato e com a potencial correcção dos 48 cêntimos .
2 . Vejo como pouco sustentável o dividendo atual com investimento crescente no banco
3. Se quiserem crescer muito no credito habitação como se vê na publicidade bancoCTT, deverá exigir recursos muito maiores , pouco compatível com cash cow anterior que era
4. Grandes fundos que estavam pelo dividendo poderão potencialmente afastar-se e vender ( Dos grandes iniciais já só resta BNP e ALLIANZ, BNP já baixou dos 5% para 4.85% e potencialmente poderá continuar reduzir posição)
5 . Os últimos resultados a nível fundamental apesar de em linha com o esperado a meu ver foram maus e no seguimento do habitual.
6. Ainda não vi nenhuma comunicação da parte da gestão que me faça ver que o enorme consumo de cash no banco terminou e uma nova estratégia com grande crescimento imediato nos resultados
7. Ainda não vi curtos a diminuir posição, e grandes volumes transacionados ultimas sessões parece-me mais grandes posições a ser vendidas que curtos a fechar
8. Com mercados quase todos em máximos e sobrevalorizados, poderá ocorrer correcção próxima . Em correcções anteriores tem sido dos títulos com desvalorizações mais fortes tal como dia apos Brexit e outros , talvez pela forte dispersão bolsista.
A nível fundamental continuo BEAR no titulo e a nível técnico no medio e longo prazo também o panorama é bear .
No gráfico abaixo podemos visualizar 2 padrões recentes , não iguais mas com semelhanças , sendo que no anterior após ultrapassada esta ascensão, a queda foi rápida, acutilante e dura fazendo novos mínimos .
Como é que se pode dizer que os resultados foram maus, quando as vendas até cresceram 1,5% em comparação com o trimestre homologo??
Será que não se vê que os CTT estão a investir? Os gastos operacionais aumentaram principalmente devido ao banco ctt, numa fase em que banco ainda não está a ter rendibilidade. Será que a perspetiva não é o driver para a subida das ações? Ou o EAGLE acha que a melhor altura para investir nesta ação será só quando os resultados sejam visivelmente melhores?
Em relação ao ponto 3. e às necessidades de capital, até que ponto isso prejudica uma empresa como os CTT, que tem pouca dívida bancária e pode muito bem contrair dívida? Digo eu!
Em termos fundamentais para mim como investidor, o crescimento das vendas não tem grande significado, se vender muito e consumir o dinheiro todo na empresa , não fica nada para mim como investidor nem riqueza acumulada na empresa .
A mim o que me interessa , é o Resultado Liquido, EBITDA e Free Cash Flow. Vendas per si não geram automaticamente riqueza acumulada na empresa .
Na minha opinião resultados foram maus porque recorrentemente começam a ter este formato :
Resultado Liquido ( REAL ) ( Ajustado para mim não deixa dinheiro na empresa )
- 50%
EDITDA ( REAL )
- 27,2%
Free Cash flow operacional ( dinheiro real gerado na atividade operacional )
Negativo em 26 Milhões de Euros
A empresa não gera no momento nem vai gerar no futuro próximo previsivelmente Cash Flow nem resultados , que permitam pagar dividendos desta natureza, pelo que para os pagar ou recorre medidas extraordinárias ou endivida-se e acho que para quem está a investir forte no banco não faz sentido distribuir dividendos enormes que ainda por cima taxados para os pequenos a 28%.
Grandes fundos investiram em grandes dividendos e antes da criação BancoCTT, esse não é o objetivo deles , e se continuarem a sair e venderem posições enquanto a pressão vendedora for muito superior á compradora num recuo de mercado a possibilidade de visitar níveis muito inferiores é ENORME.
Mas isto é só a minha leitura da situação.
Mas a análise fundamental dos dados permitiu-me acompanhar a situação nos últimos meses e nunca ser apanhado em nenhuma grande queda neste titulo e pretendo continuar a não permitir que enquanto na minha perspetiva os dados fundamentais não mudarem, o titulo não possa constituir nenhuma desvalorização á minha carteira .
EAGLETRADER20 Escreveu:Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...
Penso que o que tem estado a impulsionar os CTT após ter estado com perdas no ano de 20% é :
1. A recente ascensão do PSI, tendo os CTT sido praticamente o ultimo titulo a reagir quando todos os outros já tinham subidas bem pronunciadas.
A minha expectativa após distribuição dos dividendos que é o beneficio imediato que alimenta esta subida é provavelmente novo recuo perto ou inferior aos níveis anteriores .
Razões :
1 . Passado o dividendo desvanece-se o potenciador imediato e com a potencial correcção dos 48 cêntimos .
2 . Vejo como pouco sustentável o dividendo atual com investimento crescente no banco
3. Se quiserem crescer muito no credito habitação como se vê na publicidade bancoCTT, deverá exigir recursos muito maiores , pouco compatível com cash cow anterior que era
4. Grandes fundos que estavam pelo dividendo poderão potencialmente afastar-se e vender ( Dos grandes iniciais já só resta BNP e ALLIANZ, BNP já baixou dos 5% para 4.85% e potencialmente poderá continuar reduzir posição)
5 . Os últimos resultados a nível fundamental apesar de em linha com o esperado a meu ver foram maus e no seguimento do habitual.
6. Ainda não vi nenhuma comunicação da parte da gestão que me faça ver que o enorme consumo de cash no banco terminou e uma nova estratégia com grande crescimento imediato nos resultados
7. Ainda não vi curtos a diminuir posição, e grandes volumes transacionados ultimas sessões parece-me mais grandes posições a ser vendidas que curtos a fechar
8. Com mercados quase todos em máximos e sobrevalorizados, poderá ocorrer correcção próxima . Em correcções anteriores tem sido dos títulos com desvalorizações mais fortes tal como dia apos Brexit e outros , talvez pela forte dispersão bolsista.
A nível fundamental continuo BEAR no titulo e a nível técnico no medio e longo prazo também o panorama é bear .
No gráfico abaixo podemos visualizar 2 padrões recentes , não iguais mas com semelhanças , sendo que no anterior após ultrapassada esta ascensão, a queda foi rápida, acutilante e dura fazendo novos mínimos .
Como é que se pode dizer que os resultados foram maus, quando as vendas até cresceram 1,5% em comparação com o trimestre homologo??
Será que não se vê que os CTT estão a investir? Os gastos operacionais aumentaram principalmente devido ao banco ctt, numa fase em que banco ainda não está a ter rendibilidade. Será que a perspetiva não é o driver para a subida das ações? Ou o EAGLE acha que a melhor altura para investir nesta ação será só quando os resultados sejam visivelmente melhores?
Em relação ao ponto 3. e às necessidades de capital, até que ponto isso prejudica uma empresa como os CTT, que tem pouca dívida bancária e pode muito bem contrair dívida? Digo eu!
- Registado: 8/3/2012 17:31
Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...
Razões :
Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...
- Registado: 31/5/2014 23:07
O tiro de partida de médio prazo foi dado ao romper a resistência na casa dos 5.50/5.55, contudo a aproximação do pagamento de dividendos, estar a cotar junto à linha superior do canal descendente de longo prazo e ainda cotar próximo da MM200 pode fazer com que a cotação lateralise alguns dias ou faça uma visita a resistência
Que nunca por vencidos se conheçam!
Desde o mínimo feito em 10 de março temos uma valorização de 22% o que não é desprezível.
Creio que o tiro de partida foi dado com a ativação do IHS e, até quebra em baixa, do valor que agora funciona como suporte o cenário mantêm-se.
É também natural que nesta fase o título possa lateralizar ou mesmo sofrer uma desvalorização para depois voltar ao seu caminho (desde que mantenha o pressuposto acima referido). Era muito difícil superar, logo à primeira, as fortes barreiras já enunciadas noutros posts.
Creio que o tiro de partida foi dado com a ativação do IHS e, até quebra em baixa, do valor que agora funciona como suporte o cenário mantêm-se.
É também natural que nesta fase o título possa lateralizar ou mesmo sofrer uma desvalorização para depois voltar ao seu caminho (desde que mantenha o pressuposto acima referido). Era muito difícil superar, logo à primeira, as fortes barreiras já enunciadas noutros posts.
- Registado: 25/3/2014 18:08
Sim, mesmo essa diagonal vai ser difícil passar no curto prazo. Os CTT descontado o dividendo ficariam abaixo do preço da OPV! E com o mercado a subir...
Penso que os mal amados só deveram começar a recomprar em força com a quebra em alta da LTD.
Sinais de longo prazo só com a quebra dos 6,60 €.
Cumprimentos
Sinais de longo prazo só com a quebra dos 6,60 €.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Exacto, as posições curtas têm impedido os CTT de maiores valorizações. E sabemos como fazem mossa nas cotações quando estão activos
O meu palpite, depois de ver a não passagem dos 5.88 em duas tentativas é o de que as posições curtas tentarão ir roendo o preço para aproveitarem um dia de pânico para reduzirem posições.
O meu palpite, depois de ver a não passagem dos 5.88 em duas tentativas é o de que as posições curtas tentarão ir roendo o preço para aproveitarem um dia de pânico para reduzirem posições.- Mensagens: 10547
Perseu Escreveu:Àlvaro Escreveu:Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.
De facto, a price action CTT (Bull de médio prazo na superação dos 5.66€), está muito congestionada abaixo dos 5,9€, na confluência de 4 Resistências mais ou menos relevantes e "1 psicológica" - A Tentativa de passagem a Bull de Longo Prazo passa por:
MMS200 5,88€ » Superação da Média Móvel a 200 dias traduz a superação táctica de uma resistência móvel, lato sensu,a inversão da tendência de longo prazo de uma ação.
Trendline descendente com 17 meses, nos 5.9€ » resistência móvel que define a rutura com uma antiga linha, como fronteira gráfica Bear/Bull.
RF1 5.96€ (pouco relevante): Traduz o final "limpo" do Gap down anterior
RF1b (nada relevante): resistência psicológica dos 6€ (apenas por ser round number)
RF2 6.10€ (muito relevante) Origem do Gap down, ponto de confirmação do Bull de Longo prazo e da criação de uma Trendline ascendente de médio prazo. A memória do preço diz-nos que acima deste nível, apenas a RF3 nos 6.62€ » target primordial desta recuperação recente (queda desde os 10.5€), devendo originar o primeiro grande teste ao movimento ascendente.
Em termos fundamentais os 8 pontos fortes CTT para o curto prazo (meu post anterior), dão cobertura a esta interpretação.
Ola Ulisses,
Podes fazer update do grafico da CTT?
Obrigado
- Registado: 7/4/2011 15:21
Concordo inteiramente e é nítida a falta de força para subir neste nível de 5.80. Os curtos estão fazer pela vida e estão a conseguir.
Àlvaro Escreveu:Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.
De facto, a price action CTT (Bull de médio prazo na superação dos 5.66€), está muito congestionada abaixo dos 5,9€, na confluência de 4 Resistências mais ou menos relevantes e "1 psicológica" - A Tentativa de passagem a Bull de Longo Prazo passa por:
MMS200 5,88€ » Superação da Média Móvel a 200 dias traduz a superação táctica de uma resistência móvel, lato sensu,a inversão da tendência de longo prazo de uma ação.
Trendline descendente com 17 meses, nos 5.9€ » resistência móvel que define a rutura com uma antiga linha, como fronteira gráfica Bear/Bull.
RF1 5.96€ (pouco relevante): Traduz o final "limpo" do Gap down anterior
RF1b (nada relevante): resistência psicológica dos 6€ (apenas por ser round number)
RF2 6.10€ (muito relevante) Origem do Gap down, ponto de confirmação do Bull de Longo prazo e da criação de uma Trendline ascendente de médio prazo. A memória do preço diz-nos que acima deste nível, apenas a RF3 nos 6.62€ » target primordial desta recuperação recente (queda desde os 10.5€), devendo originar o primeiro grande teste ao movimento ascendente.
Em termos fundamentais os 8 pontos fortes CTT para o curto prazo (meu post anterior), dão cobertura a esta interpretação.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Quem está ligado: