Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dupla tributação de dividendos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dupla tributação de dividendos

por Newbie » 6/3/2018 13:02

Boas,

Pelo que li, há uma segunda forma de evitar a dupla tributação que é aquando do preenchimento declaração de IRS, independentemente de ter acionado a convenção internacional. Em que "basta" declarar os dividendos recebidos do estrangeiro no anexo J, sem os englobar no anexo E, é apurado um crédito de imposto.

Alguém já fez por esta forma?

Abs

Registado: 11/11/2004 20:38

por ZeNovato » 10/6/2017 17:55

Em relação ao meu ultimo post neste tópico.....

Questionei o meu intermediário financeiro acerca da tributação de dividendos de ETF's domiciliados na Irlanda. O que pretendia era, para além do conhecimento, poder comparar ETF's que dist com os acc e obviamente com os domiciliados nos USA.
A resposta demorou pois teve de ser encaminhada para um departamento especifico (dizem eles....).
Fiquei surpreendido pois disseram que aquando do pagamento dos dividendos os ETF's domiciliados na Irlanda só se retém os 28%. Não há lugar a dupla tributação. Eu engoli mas fiquei com algumas dúvidas. Alguém sabe se se confirma?
A ser verdade, quem pretende fundos com dist é trocar os habituais e muito falados domiciliados nos USA por parecidos domiciliados na Irlanda.

Registado: 8/3/2014 19:34

por ZeNovato » 9/5/2017 18:41

Desculpem utilizar este tópico mas tinha uma questão que está dentro do mesmo assunto.

Alguém me sabe dizer como é feita a dupla tributação de dividendos de ETF's domiciliados em diferentes países?
O mais conhecido é o caso dos USA que tributam em 15% + 28% PT.
Se for domiciliado na Irlanda como se processa? Gostava de saber mas não encontro nada.
Encontrei que domiciliado na Alemanha tem uma parte que não paga impostos e depois paga os 26,5% noutra (uma coisa assim estranha)

Registado: 8/3/2014 19:34

por Artista Romeno » 8/5/2017 20:47

rollingsnowball Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/dez-empresas-amigas-dos-acionistas
Vê na caixa no fundo da notícia. Tem lá duas ou três formas para minimizares a dupla tributação.

artigo interessante, mas cuidado cuidadinho, há ai empresas cujo o fluxo de caixa não cobre esses dividendos :mrgreen:
por outro lado o que interessa sempre é a shareholder yield dividendos + valorização ou desvalorização da cotação
é que dar dividendos de empresas que geram prejuizo depois de minoritarios, e propelidos com venda de filiais, não me parece que de futuro, vá ser muito proveitoso :oh:
* mas isto foi uma analise em 2 minutos que fiz a uma das escolhidas, depois de ver que outra eram os ctt, :mrgreen:
alias mesmo com dividendos, quem investiu na engie edf e outras, mesmo com os dividendos tá mais fritinho que o choco do mourrrinho :oh:
a meu ver o primeiro criterio é uma empresa gerar dinheiro, e se gera e cota a um valor justo é ver o que o management tem feito com ele :idea: se o tiver andado a aplicar bem, investe-se, os dividendos só devem ser dados em larga escala em setores com projectos com roics baixos, já viram os acionistas da google queixarem-se da falta dos dividendos :?:
querem um exemplo, a heineken, dá dividendos pequeninos como o danoninho, mas será que quem nela investiu está a chorar* :mrgreen:
* eu neste momento nao a considero barata atenção
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por rollingsnowball » 8/5/2017 12:51

http://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/dez-empresas-amigas-dos-acionistas
Vê na caixa no fundo da notícia. Tem lá duas ou três formas para minimizares a dupla tributação.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por AlfaTrader » 8/5/2017 12:48

Nightrader Escreveu:Presumo que muitos aqui tenham o mesmo problema, os dividendos das acções estrangeiras são tributados duas vezes.
Já alguém conseguiu evitar a dupla tributação? Se sim, como o fez?

Obrigado.

Precisas de pedir uma declaração na tua IF, que custa €, e envia-la á empresa antes do pagamento do dividendo.
No meu caso tentei fazer para as ações da EDPR e ficava mais caro a emissão da declaração do que o valor que tinha a receber de dividendos.
Mas para valores altos deve compensar, como dizia o outro ...é fazer as contas. :D :D :D

BN
AlfaTrader
Editado pela última vez por AlfaTrader em 8/5/2017 13:05, num total de 1 vez.

Registado: 29/4/2016 17:00

por Thoth » 8/5/2017 11:03

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

Dupla tributação de dividendos

por Nightrader » 8/5/2017 10:28

Presumo que muitos aqui tenham o mesmo problema, os dividendos das acções estrangeiras são tributados duas vezes.
Já alguém conseguiu evitar a dupla tributação? Se sim, como o fez?

Obrigado.

Registado: 28/2/2013 18:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 97 visitantes