Caldeirão da Bolsa

A grande diferença dos grandes trades é a capacidade de prev

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 11/11/2005 21:13

Também estou de acordo com a afirmação anterior, pois no meu caso que tenho meia dúzia de tostões investidos em bolsa tive quase um ano sem fazer qualquer movimento num titulo pois tinha os meus objectivos bem definidos: perder no maximo 5% e ganhar no minimo 15%.

Houve uma altura em que tive quase a vender pois o limite minimo estava a ser alcançado, no entanto não foi e o titulo começou a subir lentamente. Ao atingir e passar o limite máximo imposto de 15% coloquei um stop. Acabei por ganhar mais um pouco mas sem relevância pois fui subindo o Stop. (+ os dividendos)

Muita gente podia ter vendido e comprado dezenas de vezes, e até ter ganho mais com esse titulo, mas para mim o objectivo era este e foi o que fiz.

Com o dinheiro da venda desse titulo apostei noutro passado quase 2 meses pois esperei uma oportunidade que considerei boa para entrar e estabeleci os mesmo objectivos.

Registado: 29/7/2004 19:55

por MarcoAntonio » 11/11/2005 21:05

Só uma nota, Fernando: esta discussão não é de agora mas de há um ano e meio atrás (ressurgiu agora porque o GAB o puxou no dia de ontem).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por fproenca » 11/11/2005 20:54

Tenho andado muito ocupado e só agora reparei neste post, eu próprio já desafiei aqui a arriscarem mais, mas sempre deixei claro que a minha ideia era apenas discutir e incentivar a participação e nunca competir, aliás sempre defendi e defendo que analizar é completamente diferente de investir, já nem falo dos time-frimes de cada um de nós que muitas vezes provoca discórdias quando na realidade estão de acordo só que os prazos é que são diferentes.

O que gosto no Caldeirão é haver tanta divergência de opiniões, e muita disponibilidade de discussão, acho que todos têm uma palavra a dizer mesmo que pensem ou digam que não percebem nada de bolsa, um fórum é isto mesmo, é uma pequena comunidade que tem em comum a bolsa onde se discute um pouco de tudo, no caso especifico do Caldeirão como alguém já disse é um verdadeiro serviço público, não é à toa que é um dos sites que lidera o número de visitas !

Quanto ao trader (diferente de analista) ser bom ou mau, tal como já disse anteriormente, sou da mesma opinião que o Marco Antonio quando diz:

MarcoAntonio Escreveu:O melhor do trader não é saber entrar ou sair, é saber estar quieto quando os movimentos não são relevantes para o seu time-frame.

Abraço e deixemos discussões destas.
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Re: Re

por pedras11 » 11/11/2005 15:26

JAS Escreveu:
PLPINTO Escreveu:Uma das coisas que sempre me admirou, e só prova que a grande maioria dos investidores entra nos titulos sem qualquer base solida a apoiar a decisão, é o facto de o mercado depois de dár um sinal em AT bastante visivel muda facilmente de sentido.

O problema é que essa "grande maioria de investidores" são equilibrados por meia dúzia de tubarões que são quem controla verdadeiramente o mercado.
E que a AT só te dá a indicação a posteriori da sua nova vontade.
Por isso gosto muito de estar a olhar para os cofres... Às vezes consegue-se perceber o próximo movimento.

JAS

Penso ser a melhor ferramenta para intraday. Pelo menos é a que mais uso no curto prazo.

Já no longo prazo não tem qualquer significado.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por GAB » 11/11/2005 2:02

Gostei do conteudo,

PUXEI-O para se LER e/ou RELER
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por PLPINTO » 1/4/2004 15:26

Eu também entrei longo na quebra dos 1.2350... Já foi, já veio e eu a sofrer...

Registado: 22/5/2003 15:08

É assim mesmo...

por pergas » 1/4/2004 15:21

...e o cross parou nos 1,238x! Não deve ficar por aqui..pelo menos mais uma tentativa, a derradeira e se fura valha-me Nossa Senhora! Lembram-se aqui à tempos, quando queria fechar a posição, e fiquei com uma posição curta, quando o cross estava quase a fazer duplo topo, e eu desesperadinho aguentei, saltei com uma perda substancial, e daí até então foi sempre a cair...pois é ...e agora não aproveitei nem fiz o que já aqui havia dito, na quebra da LTD entrar longo e que fiz eu...nem vale a pena dizer...nadita...nem um €zito para amostra de lucro!
Mas tudo bem na mesma...o mercado nunca acaba, agora nós?! ...e cala-te homem, não digas mais nada!
Já agora Marco, olha que dou grande importância aos 1,235x, foi duplo fundo, isso é importante. Está bem que o range de consolidação toca nos 1,245x, mas vai daí e são mais 100 pips, e depois na quebra, para entrar mais uns pips pois pode ser falso breakout...esta vida é dura!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por MarcoAntonio » 1/4/2004 15:00

Eu não estou zangado nem me zango com facilidade...
:lol:

Quanto ao conselho do pergas, eu já o seguía... mas bora lá!
:mrgreen:

:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PLPINTO » 1/4/2004 14:55

Para Marco Ant:

Não se zangue, homem! Vamos mas é seguir o conselho do Pergas que é mais proveitoso :lol:

por PLPINTO » 1/4/2004 14:48

Para Visitante:
Não é vermelho: é castanho! Compre uns oculos.

Eu era para por tudo a azul mas não aceita duas vezes seguidas a mesma côr.

vermelho

Então...

por pergas » 1/4/2004 14:40

...vamos mas é ganhar €€€!!! Cada qual actua no mercado como quer, o dinheirito é dele...vamos mas é ver o cross do euro, que ou é da minha vista ou o duplo fundo foi perfeito! Já que não aproveitei a subida até agora, vamos esperar pelos 1,245x, se lá fôr, para tomar decisões...aiaiaiai!!!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por MarcoAntonio » 1/4/2004 14:31

Eu não disse que era mau analista mas, se fosse menos cauteloso, decerto conseguia aproveitar melhor os seus dons.

Plpinto, mas tu não conheces minimamente a performance da minha carteira. Tanto posso ser um péssimo trader como um excelente trader que sobre a forma como aproveito os meus «dons», como tu lhes chamas, nada sabes.

Sobre esse ponto, que aliás não estava em discussão e entristece-me quando as discussões se desviam do tema inicial desta forma, digo-te apenas que estou muito satisfeito com a minha performance e não tenho qualquer intenção de alterar a minha estratégia. Estou até mais interessado em manter a actual performance e tenho consciência que exigir demais do mercado pode ser pernicioso...

Quanto ao resto, sinceramente, não vou continuar a discussão porque já deu para concluir que não chegaremos a um consenso e estas discussões tornam-se desgastantes e desinteressantes para o Forum em geral.

Eu não concordo com praticamente nada do que disseste e mantenho o que disse. Não disse nenhum disparate, segundo os meus padrões de disparate e segundo os conhecimentos do mercado. Aquilo que ele me ensinou em todos estes anos...

Não deixo de sublinhar que me entristece quando vejo as discussões se desviarem ou misturarem-se alhos com bugalhos como quando referes a tipo de entradas que eu defendo para mim e usando isso para argumento contra uma teoria sobre o que os outros fazem. Ou ainda, misturar seguidores de um analista com seguidores do mercado. Enfim, argumentos e embróglios que para mim não fazem qualquer sentido nem são para aqui chamados. Nada têm a ver como assunto que estava a ser discutido.

Sobre o RSI convinha também ires verificar o que disseste no início. Pois se entretanto alterares o que disseste eu acabo por ter de concordar contigo...

Possivelmente levas estas discussões demasiado a sério ou pensas que a minha discordância se deve a alguma cisma. Não vou por isso comentar sequer determinadas afirmações ou insinuações que fizeste.

Simplesmente tenho opiniões muito diferentes das tuas e vejo o mercado de uma forma bastante diferente, o que nos faz defender por vezes praticamente o oposto. Provavelmente o que digo para ti não tem sentido. Provavelmente eu penso o mesmo de algumas coisas que tu dizes. E não vejo, por muito que continuemos a discutir, que isso se vá alterar.

Por isso, nesta discussão, que provavelmente já devia ter terminado mais cedo, fico por aqui.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 1/4/2004 14:19

n se escreve a vermelho. é falta de educaçao...
Visitante

por PLPINTO » 1/4/2004 14:18

Vamos desfazer uns maus entendidos:

{Se tens dúvidas e se achas que sou «demasiado» cauteloso, vai ver os targets que eu projectei para títulos como a EDP, o BCP, a SON, o BPI e por aí adiante, nalguns casos que funcionaram milimetricamente com meses de antecedencia e num caso ou outro que até foi considerado extravagante quando falei deles pela primeira vez (exemplos da SON e da EDP).}

Eu não disse que era mau analista mas, se fosse menos cauteloso, decerto conseguia aproveitar melhor os seus dons.

{É simples, Plpinto. Se tens uma massa de investidores que sabes mais ou menos o que estão a fazer e provocam subidas/descidas nos títulos que são visíveis, podes actuar contra eles jogando nos proprios movimentos nos papeis que eles vão gerar...}

Essa afirmação só é verdadeira se eu soubesse quando essa massa se ia movimentar. Francamente Marco, como pode defender uma teoria dessas?
Exemplo: o EUR/USD encontra-se a 1.2100 e começa a subir devido ao tal analista e seus “seguidores burros”, quando chega aos 1.2250 os “espertos ricos” (que nunca são muitos e não conseguem mexer na cotação) começam a vender mas, os “burros seguidores” aproveitam para comprar mais um pouco (afinal de contas o Marco é que defende a teoria das entradas faseadas não sou eu) e o titulo continua até aos 1.2450, onde o analista diz que chegou o momento de vender e os “burros seguidores” vendem o papel entre 1.2450 e 1.2400. Quando chega aos 1.2250 o analista diz que é altura de comprar e … deixa de haver “espertos ricos” pois eles convertem-se em “seguidores burros” Claro que com a conversão dos “espertos ricos” deixa de haver quem alimente os “seguidores burros” e os ciclos começam a ser cada vez mais pequenos mas como há tantos activos para negociar isso vai demorar muito.

{Essa meia dúzia de espertos, como são espertos, provavelmente já têm uma grande carteira e pesam tanto quanto uma dúzia de meros seguidores que quando vão vender... já é tarde.}

Errado, quem tem poder para contrabalançar o mercado ou são entidades como os bancos e gestores de fundos ou, pelo facto de gerirem montantes muito elevados, não especulam, entram baseados em fundamentais económicos ou interesses de posse estratégica.

{O facto da grande maioria entrar a favor não quer dizer que seja essa maioria que ganha.}

Pode não ganhar muito mas que vai atrás, vai! E desde que consigam tirar uns trocos continuam a ir atrás – além disso é mais fácil ir atrás do que apanhar facas em queda (e a prova é que eu, que pertenço à categoria dos que apanham facas, não me tenho dado muito bem. O Marco, que pertence á categoria dos seguidores, tem-se dado melhor)

{O Plpinto começou por dizer que as acções estagnavam quase sempre que o RSI atinge os 70pts.}

Eu nunca disse isso. Sobrecomprado não que dizer assim que passa os 70 mas sim quando faz topo acima de 70. claro que acima dos 70 a margem de lucro começa a ser muito pequena…

{a sobrevalorização do RSI e o facto de ser ele ou não que impede as acções de subir}

Nenhum indicador impede nada, senão era impedidor.

Por ultimo, quando disse que o Marco só via a metade que lhe interessava referia-me ao facto de destorcer a minha lógica global contestando apenas parte das afirmações. (como eu acabei de fazer agora, não se pode queixar: aprendi consigo!)

por MarcoAntonio » 1/4/2004 13:14

PLPINTO Escreveu:O mais engraçado no Marco é que eu escrevo um post inteiro e o Marco só vê metade (a metade que dá mais jeito).

Só não respondi à questão 6.
:lol:

PLPINTO Escreveu:1)- Eu não disse que o RSI era infalível, nenhum indicador é, é claro que como todos ele falha muitas vezes (senão todos os que o usam, e os que o iam usar, ficavam ricos. Mas como não podem ficar todos ricos tem que falhar) . Eu disse que tinha influencia na negociação de muitos traders, o que não é a mesma coisa!

O Plpinto começou por dizer que as acções estagnavam quase sempre que o RSI atinge os 70pts.

Não é verdade. As acções estagnam indepedentemente do valor do RSI (podem estagnar com o RSI nos 50 e tal, nos 60 e tal, nos 70 e tal e nos 90 e tal). Onde está ao certo a importância do RSI?

Podería pegar noutro qualquer indicador (o Estocástico) por exemplo e dizer que as acções estagnavam sempre que o SO atinge os 80pts. Era uma afirmação com a mesma validade. Aliás, provavelmente até tería mais validade porque os topos do SO tendem a dar-se em valores mais próximos entre si...

Como é óbvio as acções não param de subir por causa do RSI ou do SO. O RSI e o SO é que começam a parar de subir pois tratam-se de osciladores e já não podem ir muito mais longe. A sua gama de valores é limitada e por muito que suba o activo eles já não podem subir muito mais. Isso dá a ideia errada de que as acções não podem subir (ou dificilmente sobem) com estes indicadores sobrecomprados.

Uma leitura mais atenta dos gráficos permite concluir que não é bem assim.

PLPINTO Escreveu:2)- Outro erro: a historia de um analista de sucesso fazer com que as pessoas apostassem contra ele é errada e facilmente desmentida: Quando saí as recomendações das casas famosas , tipo Mery Linch, de compra/venda de determinado titulo, os títulos movimentam-se sempre a favor da recomendação. Embora alguns não acreditem (ou aproveitem essa subida/descida para saírem) a grande maioria entra a favor.

O facto da grande maioria entrar a favor não quer dizer que seja essa maioría que ganha.

A questão não é o que faz a maioría mas quem ganha com o quê. Muitas vezes, no mercado, quem ganha é a minoría...

PLPINTO Escreveu:3)- A Internet veio modificar muito, muito mesmo, os mercados! Essa do Marco dizer que, fundamentalmente, os mercados não mudaram nada em 150 anos tem piada! Fundamentalmente as pessoas continuam a comprar e vender títulos, e daqui a mais 150 anos também! Mas mudou muita coisa: -- a volatilidade – a rapidez de reagir – o acesso à informação e, até nos fundamentais: antes comprava-se e vendia-se, agora pode-se vender e comprar (short-selling).

Aconselho-te mesmo a ler o livro sobre Livermore. Vais ficar surpreendidíssimo. Desde o short-selling (com mais de 100 anos), à alavancagem, à volatilidade e até à velocidade da informação vais verificar que o mercado modificou-se muito menos do que se pensa!

É claro que se modificou. Mas, no essencial, muito pouco...

PLPINTO Escreveu:4)- O caro e barato é psicológico mas, que o RSI ajuda, ajuda! Muita gente fala do RSI: o próprio DJ fala imensas vezes dos indicadores sobreaquecidos.

Eu não disse se ajudava ou deixava de ajudar. Mais uma vez a discussão está a desviar-se do tema inicial (a sobrevalorização do RSI e o facto de ser ele ou não que impede as acções de subir). Plpinto, antes estavas a dizer que se não fosse o RSI como é que as pessoas sabiam se estava caro ou barato. Como é óbvio discordei desse tipo de afirmação. Agora, dizes que o RSI ajuda. Como é óbvio, agora tenho de concordar contigo. Se não ajudasse em nada, não tería qualquer utilidade...

PLPINTO Escreveu:5)- O mercado Nacional continua a não ser um bom exemplo: além de ser muito pequeno e de uma compra forte fazer mexer os indicadores têm pouca visibilidade mundial.

Não tenho tido qualquer problema a analizar um bom conjunto de papéis da nossa praça que têm um comportamento bastante técnico. Bastante mesmo...

PLPINTO Escreveu:6)- Aquela de os investidores se anteciparem ao que o analista famoso ía dizer também é falsa: 1- Não sabiam quando o ia fazer, por isso não podiam antecipar-se. 2- Tirando meia dúzia de “espertos” os outros todos iam esperar pelo ultimo momento.

Essa meia dúzia de espertos, como são espertos, provavelmente já têm uma grande carteira e pesam tanto quanto uma dúzia de meros seguidores que quando vão vender... já é tarde.

PLPINTO Escreveu: E os espertos que vendessem antes apenas iam alimentar nova entrada a preços mais competitivos dos seguidores do analista.

No exemplo que dei (obviamente simples e elementar) não alimentavam nada. Para se poder entrar novamente é preciso sair primeiro. Ora, os espertos saíam antes do analista anunciar provocando uma queda antes deste dar a ordem de venda. Ele próprio já iría vender com lucros abaixo do esperado. Mais ainda venderíam abaixo os seguidores...

Depois podíam reentrar para outro trade. Mas os espertos já estaríam a comprar de novo (mais barato) quando os seguidores estavam a vender. Voltando a equilibrar o papel.

É simples, Plpinto. Se tens uma massa de investidores que sabes mais ou menos o que estão a fazer e provocam subidas/descidas nos títulos que são visíveis, podes actuar contra eles jogando nos proprios movimentos nos papeis que eles vão gerar...

E nem precisas de entrar antes do analista, basta que te seja possível shortar (e os «espertos» podem shortar). Assim ele dá ordem de compra e vai tudo comprar, provocando a subida do papel. Antes que ele dê ordem de venda, vendes massivamente (se não o tiveres, shortas). Quando ele der ordem de venda o papel já começou a cair e cairá ainda mais quando os seguidores começarem a segui-lo. Aproveitas então para começar a fechar o teu short...

PLPINTO Escreveu:Por ultimo aconselho o Marco a ler as Historias que o Ulisses coloca na 1ª pagina: decerto irá reconhecer-se no “Sr. Cauteloso”. (ele tinha um de uma personagem que não fazia nada porque achava sempre que o mercado o ia enganar) :lol:

Bem, eu reconheço-me no Sr. Cauteloso. Sou bastante cauteloso com o que envolve capital pois ele custa-me a ganhar e ainda mais a perder...

Agora, no não fazer é que não me reconheço. Neste momento não faço nada por considero que não é de fazer nada. O mesmo não se passou há umas semanas e meses atrás quando fiz bastante (nos dois sentidos do verbo fazer).

Se tens dúvidas e se achas que sou «demasiado» cauteloso, vai ver os targets que eu projectei para títulos como a EDP, o BCP, a SON, o BPI e por aí adiante, nalguns casos que funcionaram milimetricamente com meses de antecedencia e num caso ou outro que até foi considerado extravagante quando falei deles pela primeira vez (exemplos da SON e da EDP).

Não confundas as coisas, Plpinto. Quanto à minha forma de negociar, estou muito bem com ela e não tenho a mínima vontade de alterar. Não estivesse eu a ganhar com ela...
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 1/4/2004 10:46

O mais engraçado no Marco é que eu escrevo um post inteiro e o Marco só vê metade (a metade que dá mais jeito).
Acontece que o Marco está errado, não há nada que possa dizer para contestar esse facto!

1)- Eu não disse que o RSI era infalível, nenhum indicador é, é claro que como todos ele falha muitas vezes (senão todos os que o usam, e os que o iam usar, ficavam ricos. Mas como não podem ficar todos ricos tem que falhar) . Eu disse que tinha influencia na negociação de muitos traders, o que não é a mesma coisa!

2)- Outro erro: a historia de um analista de sucesso fazer com que as pessoas apostassem contra ele é errada e facilmente desmentida: Quando saí as recomendações das casas famosas , tipo Mery Linch, de compra/venda de determinado titulo, os títulos movimentam-se sempre a favor da recomendação. Embora alguns não acreditem (ou aproveitem essa subida/descida para saírem) a grande maioria entra a favor.

3)- A Internet veio modificar muito, muito mesmo, os mercados! Essa do Marco dizer que, fundamentalmente, os mercados não mudaram nada em 150 anos tem piada! Fundamentalmente as pessoas continuam a comprar e vender títulos, e daqui a mais 150 anos também! Mas mudou muita coisa: -- a volatilidade – a rapidez de reagir – o acesso à informação e, até nos fundamentais: antes comprava-se e vendia-se, agora pode-se vender e comprar (short-selling).

4)- O caro e barato é psicológico mas, que o RSI ajuda, ajuda! Muita gente fala do RSI: o próprio DJ fala imensas vezes dos indicadores sobreaquecidos.

5)- O mercado Nacional continua a não ser um bom exemplo: além de ser muito pequeno e de uma compra forte fazer mexer os indicadores têm pouca visibilidade mundial.

6)- Aquela de os investidores se anteciparem ao que o analista famoso ía dizer também é falsa: 1- Não sabiam quando o ia fazer, por isso não podiam antecipar-se. 2- Tirando meia dúzia de “espertos” os outros todos iam esperar pelo ultimo momento. E os espertos que vendessem antes apenas iam alimentar nova entrada a preços mais competitivos dos seguidores do analista.

Por ultimo aconselho o Marco a ler as Historias que o Ulisses coloca na 1ª pagina: decerto irá reconhecer-se no “Sr. Cauteloso”. (ele tinha um de uma personagem que não fazia nada porque achava sempre que o mercado o ia enganar) :lol:

por Visitante » 1/4/2004 9:29

As famous trader and father
of the Turtles, Richard
Dennis said: “I always say
that you could publish my
trading rules in the
newspaper and no one
would follow them. The key
is consistency and discipline.
Almost anybody can make
up a list of rules that are
80% as good as what we
taught our people. What
they couldn’t do is give them
the confidence to stick to
those rules even when things
are going bad.” – from
Market Wizards, by Jack D.
Schwager.
Visitante

por MarcoAntonio » 1/4/2004 1:29

PLPINTO Escreveu:1)- eu não disse que o activo deixava logo de subir quando o RSI ficava sobrecomprado, se o motivo que levou à valorização for forte à uma tendência a ignorar o indicador.

2)- Também não considero o RSI sobrecomprado logo que atinge os 70 – vai sempre um pouco mais… alias, eu não uso este indicador nem o MACD (porque uso de fabrico caseiro, senão usava os dois)

Bem, então fica um pouco difícil defender que deixa de subir por causa do RSI, senão vejamos:

:arrow: Umas vezes deixa de subir ainda o RSI não chegou aos 70;

:arrow: Outras vezes deixa de subir quando o RSI atinge os 70;

:arrow: Outras vezes continua a subir mais um pouco após o RSI atingir os 70;

:arrow: Outras vezes sobe bastante depois do RSI atingir e ultrapasar os 70...

Portanto, como é que concluis que o mercado não sobe mais por causa do RSI e, que tal se dá por causa do RSI ser famoso?

O RSI faz topos nos 60, nos 70, nos 80 e até para lá dos 90.

Conclusão: o RSI não tem nada que ver com a decisão da esmagadora maioría dos investidores e não é por ele atingir este ou aquele valor que o mercado deixa de subir. Já era assim antes dele ser criado e continua a ser assim...

PLPINTO Escreveu:3)- Claro que este indicador serve para ver se o preço está caro ou barato demais, mas, sem olhar para o indicador como é que sabem que o preço está caro ou barato? O RSI é que diz que está caro, impedindo novas entradas e manipulando o mercado.

O caro/barato é uma questão psicológica e/ou de fundamentais. Repara bem, quantas vezes vês aqui os investidores dizerem que esta ou aquela acção está barata só porque deu um tombo de vários dias ou porque teve uma subida forte de vários dias?

Quantas vezes vês esses investidores argumentarem com o RSI?

A maioría dos investidores guia-se por notícias, rumores, fundamentais e claro, pelo feeling e pela «sensação/percepção» que tem em função da evolução do mercado.

Hoje são capazes de dizer que está barato e daqui a uns meses depois de uma descida forte e de uma nova subida forte, são capazes de, em volta dos mesmos valores, dizer que está caro. Porquê?... Porque nessa altura o que lhes vai estar gravado na memória é o ultimo movimento forte. E haverá ainda quem, trabalhando num plano temporal mais alargado argumente que está barato porque ainda se lembra do máximo que foi feito no ano de 1900 e troca o passo ou porque a OPV/IPO foi feita a não sei que valor lá em cima por alturas da Bolha...

Quantos é que se servem do RSI para justificar que está barato?

Estás a sobrevalorizar o indicador quando praticamente ninguém liga aos indicadores. Os investidores baseiam-se noutro tipo de informação para tomar as decisões e para opinarem se está caro ou barato na sua grande maioría. Os AT's são uma gota no oceano. Os Foruns é que por vezes dão outra impressão (e não me canso de dizer, mesmo nos Foruns, não são tantos quantos pode parecer que realmente usam a AT ou só a AT).

Os investidores sabem se está caro ou barato sem olhar para o RSI porque essa é a essência do mercado. Achar que está caro e vender ou achar que está barato e comprar. Não foi a AT que inventou o mercado e pôs os investidores a negociar, dando-lhe razões ou argumentos para comprar ou vender...

PLPINTO Escreveu:4)- Gráficos de títulos Portugueses não conta!

Bem, essa não percebi. De qualquer modo não coloquei apenas gráficos de acções portuguesas. Mas se insistes posso colacar-te aqui resmas de títulos não portugueses com exemplos identicos ou até piores dado que as acções portuguesas não são o cúmulo da volatilidade, tens lá por fora casos flagrandes de valorizações de 100 e 200% depois do RSI entrar em sobrecompra!...

PLPINTO Escreveu:5)- quando falei de suportes/resistências quero dizer aqueles números redondos que fizeram topos/fundo bem visíveis mesmo para quem não usa AT, o que não quer dizer que o activo tenha que inverter exactamente nesse numero.

São esses valores que mexem com as pessoas e por vezes é por essa razão que se tornam valores chave.

No entanto isso é diferente de dizer que temos uma massa de investidores a agir consertadamente (como no exemplo que deste do analista e dos seguidores). Isso poderá funcionar durante algum tempo mas assim que o resto do mercado (que não está a seguir o analista) se aperceber do padrão vai apostar contra ele e vai anulá-lo (como no exemplo que te dei no primeiro post e de onde derivou toda esta conversa).

Eu volto a recorrer ao exemplo e a elabora-lo de outra forma. Imagina que tens um analista em Portugal com uma horda de seguidores. Quando ele diz que é de comprar vai tudo comprar e quando ele diz que é de vender vai tudo vender. Quando ele diz vender, o papel cai a pique e só vendem bem os que agirem muito rapidamente. Tu se tivesses comprado ias esperar que ele dissesse para vender?

Só se estivesses muito atento e a segui-lo muito de perto é que não irías vender ANTES que ele dissesse vender só com o medo do tombo que aquilo dava depois de ele dizer vender e deveres esfumar todos os ganhos...

Volto a frizar, no mercado não há Borlas. Se houvesse um método simples de seguir e que fosse divulgado e seguido intensivamente, esse método deixaría, com o tempo, de funcionar simplesmente (pelo menos a dar alguma coisa que se veja) porque não podes ter uma grande massa de investidores a ganhar da mesma forma (com o mesmo método, a comprar as mesmas coisas nas mesmas alturas).

Se sabes o que uma grande massa de investidores vai fazer podes antecipar-te e jogar contra eles, saindo a ganhar. Eles acham que vai cair amanhã, então vendes hoje porque amanhã eles vão estar todos a vender. Se outros como tu se aperceberem do mesmo vendem hoje e eles todos que pensavam que ía só cair amanhã vêm hoje a cair contra a expectativas deles...
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 1/4/2004 0:54

Contra Tantos argumentos a coisa fica difícil de defender… o Marco deve ter algum curso de direito… mas:

1)- eu não disse que o activo deixava logo de subir quando o RSI ficava sobrecomprado, se o motivo que levou à valorização for forte à uma tendência a ignorar o indicador.

2)- Também não considero o RSI sobrecomprado logo que atinge os 70 – vai sempre um pouco mais… alias, eu não uso este indicador nem o MACD (porque uso de fabrico caseiro, senão usava os dois)

3)- Claro que este indicador serve para ver se o preço está caro ou barato demais, mas, sem olhar para o indicador como é que sabem que o preço está caro ou barato? O RSI é que diz que está caro, impedindo novas entradas e manipulando o mercado.

4)- Gráficos de títulos Portugueses não conta!

5)- quando falei de suportes/resistências quero dizer aqueles números redondos que fizeram topos/fundo bem visíveis mesmo para quem não usa AT, o que não quer dizer que o activo tenha que inverter exactamente nesse numero. Embora ache natural uma inversão uns pips antes já não acho o mesmo quando quebra o valor por 10/15 pips e só depois inverte… parece de propósito (se bem que no forex, por exemplo, é difícil conseguir manipular a cotação)

6)- Vou dormir, boa noite!

por MarcoAntonio » 31/3/2004 22:04

Eu podía continuar indefinidamente, mas parece-me escusado. Os gráfico servem apenas para substanciar o que já tinha dito quando contrariei a tua afirmação de que

O certo é que quando o RSI se encontra sobrecomprado ou sobrevendido por norma a cotação estabiliza nesses valores. Pela simples razão de que muitos, quase todos, os investidores o observam...

Enfim, o facto do RSI ser popular ou não tem pouco a ver com o facto dos activos pararem de subir. O RSI não é assim tão eficiente e a sua capacidade para pôr os investidores «todos a vender» só porque entrou em sobrecompra, como se vê, é muito diminuta...

Existe de facto uma tentação para se ver as coisas dessa forma quando se olha para o indicador. Aparentemente ele é muito eficiente pois faz topos quando o activo faz topos e depois de entrar em sobrecompra ele, RSI, sobe pouco mais. O mesmo não se pode dizer do activo, pois com o RSI praticamente estagnado no topo o activo pode continuar a subir por horas, dias ou até semanas...

E pode-se dizer: ok, mas então espera-se que o RSI começe a cair, aí é evidente que tá feito o topo. Mas a verdade é que também não ajuda muito pois, como se pode constatar nestes gráficos, em certos dias/momentos (desconhecendo o que vinha para a frente) podería parecer que o RSI ía começar a cair... para afinal voltar a subir e manter-se ali na zona de sobrecompra.

Todos os Analistas Técnicos conhecem o RSI, esse é um facto (e podemos, nesse medida dizer que é um indicador famoso). Mas não é isso que faz o RSI funcionar de forma mais precisa...

Aliás, uma boa parte dos Analistas Técnicos, já sabendo da relativa fiabilidade do RSI (e de qualquer outro indicador) acaba ligando-lhes muito pouco.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 31/3/2004 22:01

Será que grandes investidores conseguiram prever o movimento de hoje da MC?
Se sim, porque subescreveram a IPO da MC?

Marco ,
que dizer do comportamento de hoje da média capital?

Estou IN

abraço forense
vvv
Visitante

por MarcoAntonio » 31/3/2004 21:54

Outro exemplo em velas horárias, YHOO (eu nem precisei de procurar, foi só abrir dois gráficos praticamente à sorte)...
Anexos
yhoo.gif
yhoo.gif (17.52 KiB) Visualizado 1406 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 31/3/2004 21:49

Os exemplos anteriores eram em velas diárias. O exemplo seguinte é da Microsoft, em velas horárias:

Depois do RSI de entrar em sobrecompra a MSFT ainda subiu dos 24.80 e tal para os 25.50...
Anexos
msft.gif
msft.gif (19.57 KiB) Visualizado 1420 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 31/3/2004 21:35

Em Fevereiro e início de Março a EDP sobe com facilidade depois de entrar em sobrecompra...
Anexos
edp-20040331b.png
edp-20040331b.png (17.47 KiB) Visualizado 1424 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 31/3/2004 21:31

BCP, mais um caso flagrante...

O BCP continua a subir normalmente e por muito tempo (cerca de 1 mês!) depois do RSI entrar em sobrecompra.

Como se vê o RSI até consegue ser um indicador muito fraco em Bull Market. Não impede os títulos de subirem e não é ele que faz os investidores venderem ou deixarem de comprar (pelo menos a generalidade dos investidores).
Anexos
bcp-20040331a.png
bcp-20040331a.png (20.94 KiB) Visualizado 1421 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 807 visitantes