Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP lança OPA a EDPR

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP lança OPA a EDPR

por RG49 » 30/3/2017 9:33

OPA "oportunista"

Na nota de "research" a que o Negócios teve acesso, o Haitong elogia o impacto da venda da Naturgás e classifica a OPA sobre a EDP Renováveis de "oportunista para a EDP", pois está a aproveitar "uma prestação negativa recente das acções da EDPR" e os fundos encaixados com a venda da empresa espanhola.

A venda da gasista espanhola por 2,59 mil milhões de euros ficou "substancialmente acima do consenso do mercado", salienta o banco de investimento, que apesar de classificar a OPA de "oportunista" e de a contrapartida oferecida "não reflectir o valor e potencial de crescimento da EDPR", reconhece que a EDP "deverá levar a melhor" nesta operação.

OPORTUNISTA: Quem se aproveita de outras pessoas, buscando obter vantagens pessoais, em certas situações.

Registado: 11/3/2016 19:24

por RFPB » 28/3/2017 17:32

Relativamente à EDP Renováveis pelas mesmas razões que concordei, os 6,80€ estarão garantidos. Quem aguentou 9 anos, aguenta mais um tempo, com alguma volatilidade e com "peso" dos fundos pode mexer.
A EDP postei um gráfico há dias no tópico da EDP. Ainda é válido.
Na minha opinião, é para manter e seguir de perto o SX6P (com alguma atenção!!!).
O PER, PVA, Dividend Yeld, e a minha fatura mensal de electricidade suportam o resto da minha opinião.

Cumprimentos
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Beruno » 28/3/2017 17:30

nao se fiem muito. entre os minoritarios seria necessario um com posiçao qualificada que fizesse frente a eles, negociando um preço melhor para darem o assunto por encerrado. nao havendo, a opa segue e quem quer vende, quem nao quiser fica com elas ate se fartar

Registado: 10/7/2013 21:39

por Ulisses Pereira » 28/3/2017 17:13

Por que achas isso, RFPB? Precisamos de argumentos no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RFPB » 28/3/2017 16:55

NirSup Escreveu:Eu pergunto: qual é a pressa em vender hoje as acções da EDPR a um valor ligeiramente superior a €6,80 se temos a garantia de as vendermos a €6,80 na OPA?
Acho que vale a pena correr o risco (risco irrisório) e aguardar que seja o mercado a ditar a sua lei. Tanto quanto é do meu conhecimento, os 22,5% das acções do EDPR, alvo da OPA, estão, maioritariamente, bem guardadas nas mãos de fundos. Não acredito que eles ofereçam de mão beijada as acções ao Mexia.
Já alguém disse aqui e com toda a razão: o Mexia tem dinheiro fresco na mão e quer apanhar as acções da sua participada a preço de saldo, valorizando com isso a empresa-mãe em muitos e muitos milhões para justificar os 3 milhões que ganha por ano.
Desejo bons negócios a todos. Eu não vendo a este preço.

Concordo.
É aguardar, penso que ambas valorizarão nos próximos dias.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Goya777 » 28/3/2017 15:22

Lion_Heart Escreveu:Qual é o interesse da EDP subir o valor da OPA? a empresa é dela , tem mais de 75% , ninguém vai fazer contra opa, já esta a pagar um prémio , está a ganhar dinheiro pois vendeu a 8 e compra a 6,80 .

E duvido que nao tenham já algum accionista "comprado"...

Registado: 17/7/2014 22:33

por Lion_Heart » 28/3/2017 15:17

Qual é o interesse da EDP subir o valor da OPA? a empresa é dela , tem mais de 75% , ninguém vai fazer contra opa, já esta a pagar um prémio , está a ganhar dinheiro pois vendeu a 8 e compra a 6,80 .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Goya777 » 28/3/2017 15:13

VenturaFortuna Escreveu:Boa tarde a todos

Este e o meu primeiro post neste forum que ja conheco ha alguns anos, mas que confesso interrompi as visitas durante alguns anos, enfim agora la voltei.

O que acham do seguinte cenario para um pequeno investidor: vender metade das accoes para garantir o retorno de algum capital (mesmo que com perdas) antes do fecho da OPA, e ficar com as restantes - a pensar que depois a politica de dividendos da empresa podera melhorar substancialmente, passando entao essas accoes a constituirem uma fonte de rendimentos?... Ou sera que a EDPR com esta OPA ira mesmo ser incorporada na EDP, e entao serei obrigado a vender as minhas accoes a 6,80EUR (o que me parece injusto....)?

Outro cenario que me passa pela mente, e de, ja que ha muitos analistas a darem mais valor a EDPR acima da actual OPA, nao podera acontecer vir outro tubarao e contrapropor uma OPA a um valor mais justo?

Peco desculpa por tantas questoes, mas de facto investi algum capital nesta empresa porque sempre acreditei ter valor para o futuro, e agora parece que o futuro e ser engolida....

abraco

A EDP é dona de 77.5%. Ninguém vai aparecer, sem ter a certeza que a EDP venderia a sua participaçao. O que me parece muito improvável...

Registado: 17/7/2014 22:33

por VenturaFortuna » 28/3/2017 15:02

Boa tarde a todos

Este e o meu primeiro post neste forum que ja conheco ha alguns anos, mas que confesso interrompi as visitas durante alguns anos, enfim agora la voltei.

O que acham do seguinte cenario para um pequeno investidor: vender metade das accoes para garantir o retorno de algum capital (mesmo que com perdas) antes do fecho da OPA, e ficar com as restantes - a pensar que depois a politica de dividendos da empresa podera melhorar substancialmente, passando entao essas accoes a constituirem uma fonte de rendimentos?... Ou sera que a EDPR com esta OPA ira mesmo ser incorporada na EDP, e entao serei obrigado a vender as minhas accoes a 6,80EUR (o que me parece injusto....)?

Outro cenario que me passa pela mente, e de, ja que ha muitos analistas a darem mais valor a EDPR acima da actual OPA, nao podera acontecer vir outro tubarao e contrapropor uma OPA a um valor mais justo?

Peco desculpa por tantas questoes, mas de facto investi algum capital nesta empresa porque sempre acreditei ter valor para o futuro, e agora parece que o futuro e ser engolida....

abraco

Registado: 16/9/2010 10:14

por Gil Rumor » 28/3/2017 14:26

maturidade Escreveu:devias as ter em carteira até ontem às 16h30, mas não sou BRUXO...... :oops: :oops: :oops:

o curso inclui vários níveis para ser "bruxo" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, não saltes etapas :lol: :lol:

( agora fora de bricadeira) maturidade outras oportunidades virão

Registado: 28/8/2014 13:39

por maturidade » 28/3/2017 13:55

boas.
a ver pela força que ela está a ter em mercado, que já cota quase nos 7.00€.
parece que acreditam numa revisão em alta do seu valor.
olhando para o gráfico parece querer ir até aos 7.25(+-).
Vamos ver o desenrolar das noticias.
devias as ter em carteira até ontem às 16h30, mas não sou BRUXO...... :oops: :oops: :oops:

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por Ulisses Pereira » 28/3/2017 13:23

cris.a porque, normalmente, nestas situações há sempre quem especule num valor de OPA revisto em alta.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cris.a » 28/3/2017 13:15

porque está a EDPR a negociar acima do valor da OPA?

Registado: 11/9/2014 13:05

por NirSup » 28/3/2017 12:49

AprendizFinancas Escreveu:Tenho estado a tentar ver nas várias noticias que vão aparecendo, mas não vejo em lado nenhum referências a datas concretas para nada.

Já se sabe p.ex. qual a data limite, para quem tem acções, se decidir se vende ou não?

Caro AprendizFinanças,
Se tudo correr como o Mexia deseja, a OPA ocorrerá em fins do mês de Junho. Mas se houver uma reformulação das condições da OPA, nunca será antes do fim do mês de Junho. Estou convencido que até ao lavar dos cestos ainda é vindima. :)
Bons negócios e calma.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por NirSup » 28/3/2017 12:44

Eu pergunto: qual é a pressa em vender hoje as acções da EDPR a um valor ligeiramente superior a €6,80 se temos a garantia de as vendermos a €6,80 na OPA?
Acho que vale a pena correr o risco (risco irrisório) e aguardar que seja o mercado a ditar a sua lei. Tanto quanto é do meu conhecimento, os 22,5% das acções do EDPR, alvo da OPA, estão, maioritariamente, bem guardadas nas mãos de fundos. Não acredito que eles ofereçam de mão beijada as acções ao Mexia.
Já alguém disse aqui e com toda a razão: o Mexia tem dinheiro fresco na mão e quer apanhar as acções da sua participada a preço de saldo, valorizando com isso a empresa-mãe em muitos e muitos milhões para justificar os 3 milhões que ganha por ano.
Desejo bons negócios a todos. Eu não vendo a este preço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por AprendizFinancas » 28/3/2017 12:30

Tenho estado a tentar ver nas várias noticias que vão aparecendo, mas não vejo em lado nenhum referências a datas concretas para nada.

Já se sabe p.ex. qual a data limite, para quem tem acções, se decidir se vende ou não?

Registado: 28/3/2017 9:56

por Stains » 28/3/2017 12:23

Ulisses Pereira Escreveu:pikota, eu vou dizer o que digo em 99% das OPA`s. Quando tenho uma acção debaixo de uma OPA vendo sempre na OPA ou antes dela. Não quero correr o risco de ficar com um mono em carteira, sem liquidez, onde é levada para qualquer lado. Claro que alguns me dirão que, em alguns casos, com paciência o tempo acaba por recompensar, mas são casos raros e que não compensam todos os outros.

Abraço,
Ulisses

era somente isto. obrigado. já despachei a 6,91.

Registado: 18/1/2016 23:14

por pikota » 28/3/2017 12:21

Ulisses Pereira Escreveu:pikota, eu vou dizer o que digo em 99% das OPA`s. Quando tenho uma acção debaixo de uma OPA vendo sempre na OPA ou antes dela. Não quero correr o risco de ficar com um mono em carteira, sem liquidez, onde é levada para qualquer lado. Claro que alguns me dirão que, em alguns casos, com paciência o tempo acaba por recompensar, mas são casos raros e que não compensam todos os outros.

Abraço,
Ulisses

Muito obrigado Ulisses pela tua resposta.

Registado: 4/2/2010 15:57

por Ulisses Pereira » 28/3/2017 12:04

pikota, eu vou dizer o que digo em 99% das OPA`s. Quando tenho uma acção debaixo de uma OPA vendo sempre na OPA ou antes dela. Não quero correr o risco de ficar com um mono em carteira, sem liquidez, onde é levada para qualquer lado. Claro que alguns me dirão que, em alguns casos, com paciência o tempo acaba por recompensar, mas são casos raros e que não compensam todos os outros.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por turbo team » 28/3/2017 12:01

Penso que a ideia da EDP não é retirar a EDP Renováveis de bolsa, até porque se ultrapassar os 90% dos direitos de votos a Oferente apenas "admite requerer a retirada das acções" do Mercado.

Por outro lado, se a EDP quisesse mesmo retirar a EDP Renováveis de bolsa oferecia um valor superior aos 6,80€ para ter a certeza que grande parte dos actuais acionistas aceitaria a oferta, subordinaria a oferta à condição de ter pelo menos 90% e admitia a posterior OPA potestativa.

No fundo, é uma forma de não ficar sentada em cima de tanto dinheiro com a venda da Naturgás, adquirindo a preço de saldo algumas acções da participada.

No entanto, as circunstâncias podem alterar os objectivos iniciais...
Editado pela última vez por turbo team em 28/3/2017 12:09, num total de 1 vez.

Registado: 12/9/2014 17:50

por gfaseed » 28/3/2017 11:08

A ideia da EDP é controlar o máximo da EDPr.
Como dito por outro utilizador, a EDPr, foi um excelente negócio....para a EDP. (considerando desde 2008)
:lol:

Registado: 24/2/2017 13:53

por pikota » 28/3/2017 10:28

Para quem tem ações da EDPr o que é melhor fazer, vende-las?
O que vai acontecer após a OPA às ações?
Ulisses, será que podes dar uma pequena explicação?

Registado: 4/2/2010 15:57

por AlfaTrader » 28/3/2017 10:22

RG46 Escreveu:Uma verdadeira vergonha. :twisted:
Comprei 1.260 acções em Junho de 2008 a 8€ cada, comprei-as a uma empresa pública, pensando que a avaliação dos seus activos era correcta. :-k
Ao longo do tempo, vi o meu investimento cair até 70% (Julho de 2012). :wall:
Agora ia recuperando lentamente, pensando eu que iria recuperar o capital investido dentro de algum tempo. \:D/
O mesmo "ladrão" que me vendeu a 8€, quer agora comprar-mas a 6,80€, passado quase 9 anos. :-k
Uma vergonha... bom negócio para a EDP (e para os Chineses, agora), receberam 1,6 mil milhões pela venda da participação, e agora recuperam-na por 1,3 mil milhões. :clap:
E não tenho outra alternativa que não seja vender, senão vejamos como ficou o "fantasma" do BPI :pray:
E já agora, algo semelhante se aproxima para o BCP (também são Chineses, e não dormem em serviço) :-k

Boas
Tenho exatamente o mesmo numero de ações compradas da mesma altura, na OPV de 2008, e a minha vontade era mandar um das cladas ao Mexia, mas o pequeno tem de meter a viola no saco.. :twisted: :twisted: :twisted: ladrões é o que eles são.... :oops: :oops: :oops: :oops: :evil: :evil: :evil:

AlfaTrader

Registado: 29/4/2016 17:00

por AprendizFinancas » 28/3/2017 10:18

Também tenho ainda as acções da OPV a 8€ e não me está nada a apetecer vender com prejuízo :cry:

Pergunto aos entendidos na matéria: se eu não vender e se a OPA tiver sucesso levam-nas automaticamente a 6.80€ (assumindo que o preço da oferta não vai ser alterado)? Ou seja será que mais vale tentar apanhar um pico de um pouco acima dos 6.80€ e vender antes?

Registado: 28/3/2017 9:56

por RG49 » 28/3/2017 10:06

Uma verdadeira vergonha. :twisted:
Comprei 1.260 acções em Junho de 2008 a 8€ cada, comprei-as a uma empresa pública, pensando que a avaliação dos seus activos era correcta. :-k
Ao longo do tempo, vi o meu investimento cair até 70% (Julho de 2012). :wall:
Agora ia recuperando lentamente, pensando eu que iria recuperar o capital investido dentro de algum tempo. \:D/
O mesmo "ladrão" que me vendeu a 8€, quer agora comprar-mas a 6,80€, passado quase 9 anos. :-k
Uma vergonha... bom negócio para a EDP (e para os Chineses, agora), receberam 1,6 mil milhões pela venda da participação, e agora recuperam-na por 1,3 mil milhões. :clap:
E não tenho outra alternativa que não seja vender, senão vejamos como ficou o "fantasma" do BPI :pray:
E já agora, algo semelhante se aproxima para o BCP (também são Chineses, e não dormem em serviço) :-k

Registado: 11/3/2016 19:24

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, tami e 184 visitantes