Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Valor percentual do IMI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Valor percentual do IMI

por vaskom1973 » 28/3/2017 16:03

Amigos peço a v/ajuda.
Alguém me consegue explicar a razão de Vila Nova de Poiares cobrar IMI a uma taxa de 0,50% , quando a taxa máxima passou para 0,45%. Existe alguma lei que permita cobrar uma taxa superior à taxa máxima? Se alguém me conseguir responder agradecia...

Registado: 14/5/2014 18:48

por ferreira10 » 17/1/2013 22:32

mais_um Escreveu:Este principio de Janeiro não tem sido fácil, as minhas escolhas para as acções no PSI20 para 2013 a subir desalmadamente e eu de fora a ver, a maquina de lavar roupa que avaria, a TV da cozinha que avaria, o ferro de engomar sofisticado que avaria e (...) :mrgreen:

Cum caneco; afinal não é só comigo.Exceptuando essa da carta das finanças que não recebi!Neste principio de ano avariaram aqui em casa um "cem numero" de coisas.A multi-funções deu-lhe o badagaio.

No dia seguinte, fui para ligar o televisor, daqueles analógicos com ficha scart ligada à meo box, e, vai dai, não dava sinal.Eu sou dos que mudo de aparelho só quando eles dão o berro.LOL.Vai de comprar uma dessas Smart TVs.Como era para colocar na cozinha dava jeito que fosse em suporte de parede.Comprei o suporte; quando vou para fazer os furos dá o badagaio ao berbequim.Lá fui eu comprar um martelo pneumático para ser usado uma vez por ano; em momentos em que necessite de pendurar alguma coisa.

Eu sempre vou dizendo para mim próprio que as desgraças estão todas a acontecer agora no principio do ano; para que o restante ano seja em beleza.Mas Vá lá, a coisa boa é que assim a consumir o abrandamento económico vai ser uma miragem!Exceptuando para o meu bolso; fica mais leve. LOL
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por mais_um » 17/1/2013 22:12

Este principio de Janeiro não tem sido fácil, as minhas escolhas para as acções no PSI20 para 2013 a subir desalmadamente e eu de fora a ver, a maquina de lavar roupa que avaria, a TV da cozinha que avaria, o ferro de engomar sofisticado que avaria e hoje recebo uma carta das finanças, agora AT. :wall: :wall:

Pensei, deve ser a nova avaliação da casa, mais uma má noticia.... abro o envelope e...fico em estado de choque!!

Vou pagar menos de IMI do que pagava! Ainda não acredito que fiquei contente por receber uma carta da AT. :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por andfigueiredo » 6/12/2012 13:46

Não é bem faltar o sinal...

A taxa correcta seria de 0,7% ou 0,007...

E como disse o Luxor, para imóveis já reavaliados pelas novas regras do CIMI a taxa máxima será de 0,5%.

Registado: 15/3/2011 14:49

por 654235 » 6/12/2012 13:40

Madofi Escreveu:Boas
Como sou leigo nesta matéria, agradeço informação de quanto irei pagar de IMI, estive isento até 2011 e ontem recebi uma notificação sobre a avaliação da minha casa e fiquei na dúvida de quanto irei pagar.

VT. 138.700,00 €

Taxa:
Moradia: 0,070
Garagem: 0,040

O valor a pagar será 138.700 x .070 = 9.709,00€, algo está mal nas minhas contas e quanto à garagem como calculo o valor?

Muito obrigado

Falta-te aí o sinal % :mrgreen:
e se foi avaliada já não é esse nr. O máximo será 0,50
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por djovarius » 6/12/2012 12:31

Olá caro Madofi,

Não sei como se chega lá, mas um amigo meu estava chateado porque com um VT semelhante a esse, pagará na ordem dos quinhentos e tal euros por ano, mas isso depois depende dos detalhes, inclusive a Câmara Municipal que pode cobrar 0,4% de IMI ou menos... ou mais, porque a tendência é sempre para aumentar, como bem sabemos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por AmgMaia » 6/12/2012 12:25

Boas
Como sou leigo nesta matéria, agradeço informação de quanto irei pagar de IMI, estive isento até 2011 e ontem recebi uma notificação sobre a avaliação da minha casa e fiquei na dúvida de quanto irei pagar.

VT. 138.700,00 €

Taxa:
Moradia: 0,070
Garagem: 0,040

O valor a pagar será 138.700 x .070 = 9.709,00€, algo está mal nas minhas contas e quanto à garagem como calculo o valor?

Muito obrigado

Registado: 14/3/2008 18:27

por artista_ » 5/12/2012 15:33

artista Escreveu:
Eu também achei estranho, e até consultei a DECO (sou sócio) por causa disso. Por incrível que pareça deram-me uma série de respostas descabidas, uma delas é que tinha de pagar 200 e tal euros para fazer a reclamação! :roll:

Ao último e-mail nem me chegaram a responder, pelo menos em tempo útil, responderam agora:

Acusamos a recepção do seu contacto via e-mail, o qual mereceu toda a nossa melhor atenção e agradecemos a confiança depositada nos nossos serviços.
Antes de mais as nossas desculpas pela demora na resposta, o que se deve ao elevado acréscimo de solicitações que temos recebido por parte dos nossos associados.
Relativamente ao teor do mesmo, informamos que, nos termos do artigo 15º D do CIMI, os valores patrimoniais tributários dos prédios urbanos objecto da avaliação geral são determinados por avaliação directa. Para efeitos da avaliação geral, o valor base dos prédios edificados (Vc), o coeficiente de localização (Cl) e o coeficiente de vetustez (Cv), são os vigentes e determináveis em 30 de Novembro de 2011.
Esperamos ter esclarecido V. Exa., e informamos que nos encontramos à disposição para quaisquer esclarecimentos que entenda por necessários.

Ou seja, eles confirmam a data de Novembro de 2011 para efeitos de cálculo. De qualquer forma já entreguei a reclamação, quando tiver informação da mesma darei aqui conta disso... palpita-me que também aqui dependerá de quem estiver a ver as coisas!

Curiosamente, tenho outro imóvel que reavaliado esta semana. Aqui a idade foi considerada em 2012 e não em 2011 como no caso anterior, que é de outro município... pena pois neste caso era indiferente considerarem um ano ou o outro.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Overnight » 28/11/2012 18:35

artista Escreveu:... e, em grande parte, da pessoa que te atender! :)

pois é... :roll:

Registado: 27/5/2008 16:55

por artista_ » 28/11/2012 18:12

Overnight Escreveu:agradecendo ao luxor, foi no post do artista que me baseei e consultando a tabela muda de escalão aos 25 anos.

não tenho é a certeza das datas certas a considerar.

afinal qual é a data de avaliação ?

se for a da assinatura, entre esta e a de construção vão 26 anos e lá irei reclamar no tal impresso.

nota: ainda não simulei

Acho que deves reclamar, não perdes nada. Eu sei que conta a data da emissão la licença de utilização pela Câmara Municipal, é essa que deves verificar. Eu telefonei para a camara e num instante disseram-me o dia em que essa licença foi emitida, mas dependerá do edifício, do município e, em grande parte, da pessoa que te atender! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Overnight » 28/11/2012 15:58

agradecendo ao luxor, foi no post do artista que me baseei e consultando a tabela muda de escalão aos 25 anos.

não tenho é a certeza das datas certas a considerar.

afinal qual é a data de avaliação ?

se for a da assinatura, entre esta e a de construção vão 26 anos e lá irei reclamar no tal impresso.

nota: ainda não simulei

por artista_ » 28/11/2012 15:41

Luxor Escreveu:O meu tb tem a diferença de 1 ano, mas se fores ao simulador a diefrença de 1 ano não tem qq impacto

Isso não é verdade Luxor, já te respondi lá atrás. Se a idade do edifício estiver a um ano de mudar o coeficiente de vetustez faz bastante diferença... no meu caso, a idade do imóvel são 9 anos e eles consideraram 8. Como o coeficiente muda, dos 8 para os 9 anos de idade, de 0.9 para 0.85, a diferença na avaliação do imóvel é de mais 5%!

EDIT: Aliás, eu já fiz a simulação no Portal das Finanças e o valor é exatamente menos 5% do que a avaliação que eles fizeram! :wink:

por 654235 » 28/11/2012 13:28

Overnight Escreveu:
zaq1 Escreveu:
artista Escreveu:
zaq1 Escreveu:
artista Escreveu:Já que falas nisso... avaliaram-me um imóvel como tendo 8 anos, quando a escritura foi efetuada em 2003, ou seja, tem neste momento 9 anos.

Nas finanças aqui do sítio disseram-me que aquilo que conta é a idade do imóvel em Novembro de 2011, data em que a legislação foi publicada. Alguém me consegue confirmar ou não isto?!

Tens que ver a data de participação às finanças do imóvel para inscrição na matriz, normalmente, isso consta no modelo 129 de participação (data de emissão da licença de utilização ou a data da conclusão das obras de edificação).
Se a avaliação que recebeste foi anterior a Novembro e se a inscrição que referi anteriormente tiver data de Novembro, consideram apenas 8 anos, dado que, os anos para efeitos de avaliação são anos completos. :!:

Zaq, eu confirmei isso tudo, a data da emissão da licença é de Julho de 2003, a data da avaliação é de Outubro de 2012. Nas finanças disseram-me é que para todas as avaliações o que conta é a idade do edifício em Novembro de 2011, quando saiu a legislação sobre o assunto. É este pormenor que eu tenho dúvidas...

Se a data de emissão da licença de habitabilidade é de Julho de 2003 e a avaliação foi em Outubro de 2012 a habitação tem 9 anos completos. Deves apresentar reclamação e anexar cópia da licença de habitabilidade.
O impresso para reclamação tens neste link:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/dg ... INT=Guest#

"Modelo: Reclamação dos elementos constantes da Matriz Predial"

no campo aonde diz "Fundamento" colocas "Idade do Prédio = 9 anos" e é só o que deves fazer e não tens que pagar nada.

Nas finanças estão a querer dar-te a volta. :P

Amigos peço a v/ajuda.

Recebi esta semana a avaliação da minha casa que diz que o predio tem 25 anos.

Onde vejo a data da avaliação, dado que não tem campo especifico e só consta uma data na assinatura digital ("não validada") de 16.11.2012 ? é esta ?

Na caderneta predial diz:
- data conclusão das obras: 30.01.1986.
- inscrição na matriz:1988

para os 25 anos que dizem, não chego lá com estas datas.

obrigado.

- data conclusão das obras: 30.01.1986 = ano construção.
O meu tb tem a diferença de 1 ano, mas se fores ao simulador a diefrença de 1 ano não tem qq impacto
Youtube

por Overnight » 28/11/2012 10:33

zaq1 Escreveu:
artista Escreveu:
zaq1 Escreveu:
artista Escreveu:Já que falas nisso... avaliaram-me um imóvel como tendo 8 anos, quando a escritura foi efetuada em 2003, ou seja, tem neste momento 9 anos.

Nas finanças aqui do sítio disseram-me que aquilo que conta é a idade do imóvel em Novembro de 2011, data em que a legislação foi publicada. Alguém me consegue confirmar ou não isto?!

Tens que ver a data de participação às finanças do imóvel para inscrição na matriz, normalmente, isso consta no modelo 129 de participação (data de emissão da licença de utilização ou a data da conclusão das obras de edificação).
Se a avaliação que recebeste foi anterior a Novembro e se a inscrição que referi anteriormente tiver data de Novembro, consideram apenas 8 anos, dado que, os anos para efeitos de avaliação são anos completos. :!:

Zaq, eu confirmei isso tudo, a data da emissão da licença é de Julho de 2003, a data da avaliação é de Outubro de 2012. Nas finanças disseram-me é que para todas as avaliações o que conta é a idade do edifício em Novembro de 2011, quando saiu a legislação sobre o assunto. É este pormenor que eu tenho dúvidas...

Se a data de emissão da licença de habitabilidade é de Julho de 2003 e a avaliação foi em Outubro de 2012 a habitação tem 9 anos completos. Deves apresentar reclamação e anexar cópia da licença de habitabilidade.

no campo aonde diz "Fundamento" colocas "Idade do Prédio = 9 anos" e é só o que deves fazer e não tens que pagar nada.

Amigos peço a v/ajuda.

Recebi esta semana a avaliação da minha casa que diz que o predio tem 25 anos.

Onde vejo a data da avaliação, dado que não tem campo especifico e só consta uma data na assinatura digital ("não validada") de 16.11.2012 ? é esta ?

Na caderneta predial diz:
- data conclusão das obras: 30.01.1986.
- inscrição na matriz:1988

para os 25 anos que dizem, não chego lá com estas datas.

obrigado.

por artista_ » 27/11/2012 22:45

mais_um Escreveu:Artista,

Recebi a avaliação da minha casa de Lisboa com 3 erros:
morada,
ano de construção e
falta de elevador num prédio de 5 andares.

Fui às finanças, fiz um requerimento por escrito e passado 6 semanas tinha a correcção efectuada sem pagar um cêntimo.

Obviamente que reclamei no ultimo dia do prazo. :mrgreen:

Pois, no meu caso acho que só o ano é que está mal. Eu também acho que foi perto do último dia, foi no final da semana passada... uma amiga minha também tem um erro mas que a beneficia bastante! :roll:

por mais_um » 27/11/2012 22:41

Artista,

Recebi a avaliação da minha casa de Lisboa com 3 erros:
morada,
ano de construção e
falta de elevador num prédio de 5 andares.

Fui às finanças, fiz um requerimento por escrito e passado 6 semanas tinha a correcção efectuada sem pagar um cêntimo.

Obviamente que reclamei no ultimo dia do prazo. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 27/11/2012 22:16

Obrigado Zaq, eu fiz outra coisa, para experimentar fui a outra repartição de finanças, tinha ido à do Seixal, fui à de Almada. Lá disseram-me para fazer uma reclamação, com um pedido ao chefe de finanças de Portimão (local do imóvel), achas que serve essa reclamação ou devo fazer também outra on-line?!

Eu também achei estranho, e até consultei a DECO (sou sócio) por causa disso. Por incrível que pareça deram-me uma série de respostas descabidas, uma delas é que tinha de pagar 200 e tal euros para fazer a reclamação! :roll:

por zaq1 » 27/11/2012 14:03

artista Escreveu:
zaq1 Escreveu:

Registado: 2/10/2012 12:22

por artista_ » 27/11/2012 12:25

Luxor Escreveu:

O meu tb tem diferença de 1 ano, mas se fores ao simulador é irrelevante.
O valor patrimonial é o mesmo

Ola Luxor, mas os casos não são sempre iguais. No meu 1 ano faz diferença porque de 8 para 9 muda o coeficiente de Vetustez, de 0,9 para 0,85... como este coeficiente não muda a cada ano, a diferença de um ano de idade do edifício só altera o valor da avaliação se estiver a um ano de um limite em que muda o coeficiente, que é o meu caso...

por artista_ » 27/11/2012 12:21

zaq1 Escreveu:

por 654235 » 27/11/2012 12:11

O meu tb tem diferença de 1 ano, mas se fores ao simulador é irrelevante.
O valor patrimonial é o mesmo
Youtube

por zaq1 » 26/11/2012 19:58

Registado: 2/10/2012 12:22

por setas » 26/11/2012 19:34

Registado: 29/11/2007 13:17

por setas » 26/11/2012 19:31

Registado: 29/11/2007 13:17

por artista_ » 26/11/2012 18:31

Já que falas nisso... avaliaram-me um imóvel como tendo 8 anos, quando a escritura foi efetuada em 2003, ou seja, tem neste momento 9 anos.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, bpcolaco, darkreflection, GalegoPT, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, jcpequeno, karaya75, latbal, m-m, macau5m, MXMX, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1 e 238 visitantes